Família Gama Lobo (Olivença)

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Regiões

Família Gama Lobo (Olivença)

#12717 | Lobo | 11 nov 2001 21:29

Caros Amigos
Tenho procurado encontrar quando e através de quem se juntaram os dois apelidos referidos no tópico. Quem poderá dar uma ajuda?
Cumprimentos
A. Sepúlveda

Resposta

Link directo:

RE: Família Gama Lobo (Olivença)

#12736 | bbarahona | 12 nov 2001 16:05 | Em resposta a: #12717

Exmo. Senhor A. Sepúlveda,
também eu tenho esta dúvida e julgo haver até mais do que 1 ramo da família c/ este nome, sem que eu até agora tenha conseguido entroncá-los.
Por ex. os Gama Lobo Salema Saldanha e Sousa parece nada terem a ver com o 1º Conde da Esperança José Maria de Barahona Fragoso Cordovil Gama Lobo.
Os 1ºs. são, 2º Anuário Nobreza POrtugal, descendentes de Paulo da Gama, irmão de Vasco da Gama, mas recentemente comprei 1 livro intitulado "Gamas e Condes da Vidigueira" e ainda não tive tempo para tentar entroncar a descendência Gama Lobo Salema com os descendentes descritos neste livro.
Será que os Gama Lobo de Olivença têm algo a ver c/ o 1º Conde Esperança?

Bernardo Barahona

Resposta

Link directo:

RE: Família Gama Lobo (Olivença)

#12739 | Rui Portugal | 12 nov 2001 16:42 | Em resposta a: #12717

Caro A. Sepúlveda,
Tenho a ascendência materna e paterna do morgado de Olivença Bernardo Manuel Mexia de Matos da Gama Lobo e Costa Pimentel, casado (com geração) com D. Teresa de Jesus Maria de Portugal da Silveira.
Se por acaso lhe interessar esta ascendência por pertencer aos Gama Lobo que estuda, terei gosto em enviar-lhe estes elementos.
Rui Portugal

Resposta

Link directo:

RE: Família Gama Lobo (Olivença)

#12741 | Lobo | 12 nov 2001 16:52 | Em resposta a: #12736

Exmº. Senhor Bernardo Barahona
Agradeço a sua pronta resposta. Como não estudei ainda a ascendência dos Condes de Esperança não me é possível estabelecer qualquer ligação com os Gama Lobo de Olivença que no fim do Séc. XVII usavam Gama Lobo Coelho.
Caso venha a ter mais notícias agradeço a sua informação. Garanto a recíproca.
Cumprimentos
A. de Sepúlveda

Resposta

Link directo:

RE: Família Gama Lobo (Olivença)

#12742 | bbarahona | 12 nov 2001 17:10 | Em resposta a: #12739

Exmo. Senhor Rui Portugal,
acabo de ler a sua mensagem embora não me seja dirigida; poderá disponibilizar-me a mesma informação que pôs à disposição do Sr. A. Sepúlveda?
a minha morada é
Av. Ressano Garcia, nº 6 - 4º esq., 1070 Lx
mail: bbarahona@eurovida.pt

Como não sei se trata de documentação pequena ou de muita informação, claro que estou desde já na disposição de suportar as despesas em que incorra eventualmente c/ sua cópia.



Exmo. A: Sepúlveda,
eu estudei a ascendência dos Condes da Esperança no ramo Barahona até ao final do séc. XVI (antes disso julgo que estariam em Espanha).
Dos outros ramos de onde derivam os nomes do 1º Conde conheço em pormenor os Fragosos (Morgados das Alcáçovas e mais tarde também do Torrão) e os Cordovis (de Évora) até bem mais atrás. O ramo Gama Lobo é o que permanece mais nebuloso.
Pode ser que o 1º a usar este nome e a juntá- lo ao de Barahona tenha ido buscá-lo a um avô ou bisavô do seu ramo de Olivença, pelo que resulta difícil entroncar.
Continuo a aguardar o resultado das suas pesquisas. Se quiser a ascendência do 1º C.E. não hesite em pedir.

Bernardo Barahona

Resposta

Link directo:

RE: Família Gama Lobo (Olivença)

#12743 | Lobo | 12 nov 2001 17:13 | Em resposta a: #12739

Caro Rui de Portugal
Agradeço a sua resposta e também a amável oferta que faz e que, desde já, aceito.
Antecipadamente, me confesso grato pelo incomodo que vou dar.
Tanto quanto encontrei, apercebi-me que os Gama Lobo eram senhores de mais de um morgado em Olivença.
Caso queira enviar por mail os elementos disponíveis, o endereço é: sepulveda@netcabo.pt
Cumprimentos
A. de Sepúlveda

Resposta

Link directo:

RE: Família Gama Lobo (Olivença)

#12745 | Lobo | 12 nov 2001 17:20 | Em resposta a: #12742

Exmo. Senhor Bernardo Barahona
"A pobre não prometas, a rico não devas", assim, aceito a sua oferta gradecendo, desde já, a sua amável oferta e o incomodo que vai ter.
Do nosso estimado e erudito colega Nuno Borrego já obtive preciosas informações que remontam ao século XVI.
Cumprimentos
A. de Sepúlveda

Resposta

Link directo:

RE: Família Gama Lobo (Olivença)

#12748 | bbarahona | 12 nov 2001 17:40 | Em resposta a: #12745

Exmos. senhores A. Sepúlveda e Rui Portugal
agradeço pois que me informem antes da entrega da documentação que simpaticamente se disponibilizaram enviar qual o montante que devo pagar e a forma como nos deveremos encontrar p/ trocar estes elementos.
Obrigado
BB

Resposta

Link directo:

RE: Família Gama Lobo (Olivença)

#12765 | JCC | 12 nov 2001 23:15 | Em resposta a: #12748

Caro Berbardo Barahona

Não há como dar uma olhada nos nomes que nos dizem algo...

Relativamente ao Conde de Esperança, tanto quanto sei o Cordovil vem dos Sovereira Cordovil do Algarve, não é verdade? Ora eu não tenho mais informação sobre estes do que a que consta das "Famílias Nobres do Algarve" e, salvo erro, Sanches de Baena não os entronca nos de Évora.

É óbvio que serão apenas uma família mas terá você esta ligação?

A única ligação que tenho actualmente é muito recente quando o Tio Francisco Barahona casa com a Tia Conceição,irmã do meu avô Rui. E, claro, quando na actualidade, a minha prima Helena casa com o Dr. Barahona Arez.

Um abraço

João Cordovil Cardoso

Resposta

Link directo:

RE: Família Gama Lobo (Olivença)

#12794 | bbarahona | 13 nov 2001 12:28 | Em resposta a: #12765

Caro parente João Cordovil Cardoso,

creio que tive já a oportunidade de o ver numa reunião no Colégio S. João Brito no ano lectivo 2000-2001, mas os meus filhos este ano mudaram este ano de escola e não houve oportunidade de chegarmos a falar.

Quanto ao avô Esperança, a ligação aos Cordovis de Évora julgo que é por vários ramos, não só através do ramo Sovereira do Algarve; é possível de facto entroncá-los e depois subir no ramo Cordovil até cerca de 1300 (estou a citar a data de cor).
Envie-me a sua morada e enviar-lhe-ei uma árvore bastante pormenorizada dos Cordovis, c/ todos ramos colaterais, incluindo Esperança.
Tenho de facto a ligação que lhe falta.
Tenho até 1 cópia duma carta/diário da 1ª Condessa da Esperança (D. Maria Margarida de Barahona Fragoso da Fonseca Pessanha, filha dos morgados da Alcáçovas e do Torrão - em rigor não chegou a ser Condessa, pois morreu cedo e antes da concessão do título ao marido), na qual descreve com pormenores pitorescos o seu prematuro casamento c/ o 1º Conde, descrevendo-o como "o Cordovil" e não como "o Barahona". Esta carta foi-me dada pelo primo José Miguel Potes Cordovil num almoço de família organizado em Évora pela prima Mª. Helena (?) Cordovil Jordão.
A ligação do tio Francisco com a tia Conceição também a conheço, aliás como o casal não teve filhos, julgo que o meu ramo ainda herdou algo desse lado, o meu avô era próximo da tia Conceição e assistiu à morte de ambos.
Sabia que o tio Francisco herdou parte/totalidade do recheio da casa do Torrão e que pertencia aos Morgados das Alcáçovas e do Torrão, onde se incluía uma boa colecção de tapeçarias e panos de arrás? Eram enormes e nunca foram usados, pois nem na casa Barahona Mira de Évora onde ele vivia nem no Monte de S. Domingos havia salas suficientemente grandes p/ os estender. Assim, as tapeçarias eram usadas nos dias de feira como tapete p/ os saltimbancos fazerem as suas acrobacias! Eram famosas e muito bonitas. Além disso, muitas pessoas tocavam à porta da casa de Évora pedindo p/ ver os tapetes. A tia Conceição sempre teve um feitio misantropo e doente e essa insistência muito a incomodava. Um dia, estando o tio Francisco ausente e tocando mais uns turistas americanos à porta para verem as tapeçarias, a tia Conceição pegou nelas e entregou-as aos americanos à revelia do marido e a quem estas pertenciam. De Évora voaram para os EUA e estão actualmente expostas num museu de Boston; eu próprio visitei o museu há cerca de 15 anos e pude confirmar isso.
Paciência!

Quanto ao Dr. Barahona Arez, não o conheço, mas já me falaram da sua existência. Mas não o consigo entroncar na árvore que tenho e muito menos no ramo Esperança. Há cerca de 2 semanas encontrei outro parente Barahona cujo nome próprio não recordo e que me disse ser dum ramo de ao pé de Santiago do Cacém. Era engraçado podermos entroncar todos estes parentes dispersos, mas não sei se haverá qualquer ligação.

Abraço

Bernardo

Resposta

Link directo:

RE: Família Gama Lobo (Olivença)

#12823 | JCC | 13 nov 2001 18:01 | Em resposta a: #12794

Caro Bernardo

Obrigado pela sua resposta. Claro que estou interessadíssimo nessa árvore. Se puder mande-me um email para cordovil@mail.telepac.pt e eu mando-lhe de volta o meu endereço postal.

A história das tapeçarias, bem como todas as outras desse género, são interessantíssimas e complementam o estudo genealógico. Aliás a minha irmã está sempre a repreender-me por obter muitos nomes e poucos dados. Ela gosta imenso de saber o que as pessoas faziam, como viviam, com quem se davam, etc.

Eu já não conheci os tios Francisco e Conceição, nasci em 1955, mas a minha mãe falava bastante deles e a ideia que me ficou é que seriam pessoas austeras, pouco dadas a diversões. Pelo contrário o meu avô (irmão da tia Conceição) era um músico, poeta, fazia truqyues de magia com os seus 5 filhos, etc. Creio que o tio José, o mais velho, também era desta índole. Já a restante "mana" a tia Tuta - Gertrudes de sua graça - (que por acaso casou com outro tio meu, pelo lado paterno e que também não tem descendência) lembro-me vagamente dela, creio que morreu teria eu 5 anos, como uma senhora de figura elegante, de preto, e que vivia num lar, em Lisboa, salvo erro na R. S. Filipe Nery. Consta que o marido lhe gastou os bens ao jogo.

Decsulpe esta memórias mas sairam-me.
Um abraço

João

Resposta

Link directo:

RE: Família Gama Lobo (Olivença)

#12979 | Rui Portugal | 15 nov 2001 15:50 | Em resposta a: #12717

Ex.mos Senhores A. Sepúlveda e Bernardo Barahona

Tenho que lhe pedir que me desculpe ter dado a indicação errada de que possuía a ascendência pelo lado Gama Lobo do Morgado de Olivença, assim conhecido como os seus descendentes, por antonomásia. Enganei-me por ter confiado demais na minha memória. Tenho de facto a carta de brasão de armas de chefe dos Frades de Olivença que descreve a ascendência até ao séc.XV de António josé de Matos Mexia de Magalhães Frade, 9.º senhor do morgado de Olivença, tio materno do já citado 11.º morgado Bernardo Manuel Mexia de Matos da Gama Lobo e Costa Pimentel, senhor do morgado dos Pimenteis em Évora e d outros vínculos em Arraiolos e Fronteira. A ascendência materna por varonia é toda de Olivença, mas de apelidos Cam Frade e Mexia de Mattos; descende por essa via apenas de uma Catarina da Gama, de Olivença, tia de D. Vasco da Gama, descobridor.
O apelido Gama Lobo aparece porque o dito 11.º morgado era filho de Manuel Eustáquio da Gama Lobo, FCR (1723), monteiro-mor da Vila de Fronteira e da comarca de Aviz, meirinho propritário da correição da cidade e comarca de Portalegre; filho de Pedro António da Gama da Fonseca Lobo,FCR, natural de Portalegre e aí administrador da capela de D. Bento e do vínculo da Fazenda de Sa.ta Luzia, e de sua mulher D. Brites Cardoso de Vide; este Pedro António não sei de quem é filho, mas parece ser neto por varonia de António da Fonseca Viegas, cav. fid., cav. da Ordem de Cristo, sargento-mor da cidade do Porto.
Como poderão constatar, estes Gamas Lobos não são de Olivença e acabo por não saber muito sobre eles; pelo facto, peço desculpa.
Se estiverem interessados na ascendência materna dos ditos morgados de Olivença, posso enviá-la.
Os cumprimentos do
Rui Portugal

Resposta

Link directo:

RE: Família Gama Lobo (Olivença)

#13006 | Carlos Silva | 15 nov 2001 21:41 | Em resposta a: #12717

Caro A. Sepulveda,


Talvez se trate de trabalho ja amplamente conhecido e sem interesse para si, mas eu queria assinalar o excelente trabalho de Humberto Baquero Moreno (mais uma vez) : “Bandos nobiliarquicos em Olivença nos fins do século XV”, publicado em “Exilados, Marginais e Contestatarios na sociedade Portuguesa Medieval” Estudos de Historia, Editorial Presença, 1990 (ISBN 972-23-1205-7).

O estudo relata os violentos confrontos entre os partidarios dos Melos (do Alcaide-mor) e os dos Gamas e Lobos (principalmente escudeiros tendo por chefe Vasco da Gama, cavaleiro, alcaide das sacas de Olivença e Terena ) em 1489-1490

Alem do artigo contem um quadro muito interessante sobre os acontecimentos e pessoas referenciados e documentados, e em anexo 4 documentos de 1490 a 1501 com muitos pormenores quanto aos parentescos (e acontecimentos).

Curioso é notar que a contenda alastrou para toda a sociedade e chegou a dividir a comunidade Judaica de Olivença, por exemplo entre Abraào Pintado (do bando dos Gamas e Lobos) e Ysac Gabay (chegado a Manuel de Melo).

Talvez seja de algum proveito a referencia?

Melhores cumprimentos

Carlos Paulo da Silva

Resposta

Link directo:

RE: Família Gama Lobo (Olivença)

#13308 | Lobo | 21 nov 2001 16:49 | Em resposta a: #13006

Caro Caro Paulo da Silva
Tenho estado ausente de Lisboa pelo que só hoje tomei conhecimento da sua informação pela qual estou muito grato.
Com os mehores cumprimentos
A. de Sepúlveda

Resposta

Link directo:

RE: Família Gama Lobo (Olivença)

#13309 | Lobo | 21 nov 2001 16:56 | Em resposta a: #12979

Meu caro Rui de Portugal
Tenho estado ausente de Lisboa o que me impediu de mais cêdo ter tomado conhecimento da sua informação.
Agradeço e aceito a sua oferta de envio da ascendência materna do morgados de Olivença.
No caso de preferir enviar por mail
aqui lhe envio o respectivo enedereço:sepulveda@netcabo.pt
Cumprimentos
A. de Sepúlveda

Resposta

Link directo:

RE: Família Gama Lobo (Olivença)

#13342 | rmfrp | 22 nov 2001 01:01 | Em resposta a: #12823

Caros colegas:

Relativamente aos Gama Lobo ligados aos Cordovil, gostaria de apresentar o que sei da ascendência Lobo de Manuel José da Gama Lobo, Capitão-Mor de Loulé (avô materno de Manuel Mascarenhas Zuzarte Lobo de Vasconcelos Coelho da Silveira e Sande, marido de Maria do Carmo de Azevedo Barahona Sovereira Cordovil - este casal está no GP) referido nomeadamente em "Famílias Nobres do Algarve", do Visconde de Sanches de Baena, e na "Monografia do Concelho de Loulé", de Ataíde Oliveira.

Dele tenho a seguinte ascendência Lobo:

1. CATARINA (?) LOBO c. c. Diogo Fernandes de Sampaio. Tiveram:
2. JOÃO LOBO DE SAMPAIO c. c. D. Isabel Álvares Pereira. Tiveram:
3. JERÓNIMO BORGES LOBO c. c. D. Maria da Fonseca. Tiveram:
4. DIOGO LOBO PEREIRA c. c. D. Genebra Maria da Fonseca. Tiveram:
5. NUNO MASCARENHAS PESSANHA c.c. D. Josefa Teresa Marreiros de Oliveira. Tiveram:
6. MANUEL JOSÉ DA GAMA LOBO.

João Lobo de Sampaio casou com D. Isabel Álvares Pereira em 1618 em Tânger. No registo do casamento JLS e seus pais são indicados como sendo de Lisboa. O nome da mãe aparece - na transcrição "Registos Paroquiais da Sé de Tânger", de José Maria Rodrigues e Pedro de Azevedo - como Tomásia Lobo.

Por outro lado, por um documento - original - relativo a uma mercê aparece João Lobo de Sampaio, de Tânger, sem dúvida o mesmo, filho de um Diogo Fernandes de Sampaio que tinha por sua vez herdado o cargo de Alfaqueque em Tânger do sogro, João Varela, pai da sua esposa Catarina Lobo.

Parece portanto que a mãe de João Lobo de Sampaio se chamava Catarina Lobo e era filha de João Varela (quis consultar os originais dos registos de Tânger para ver se tinha havido erro na transcrição, só que ninguém sabe onde esses registos estão).

Através da página WWW de António Carlos Godinho Janes Monteiro (http://www.ip.pt/~ip246866/index.html) tive conhecimento de dois processos de habilitação para Ordens Eclesiásticas existentes no Arquivo Distrital de Évora, relativos a João Lobo de Sampaio (Prima tonsura - 1637) e Luís Lobo de Sampaio (Ordens do Evangelho - 1635). Ambos são naturais de Estremoz. Portanto, esta família Lobo terá mesmo origem no Alentejo.

As questões são muitas. De onde vem o apelido Gama? De Lobos mais antigos? Ou de outro ramo de antepassados de Manuel José da Gama Lobo? Será que os Lobo de Sampaio entroncam nos Gama Lobo?

Agradeço desde já qualquer informação sobre este assunto.

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Família Gama Lobo (Olivença)

#14251 | jobe00 | 14 dez 2001 09:53 | Em resposta a: #12979

Relativamente a Gamas de Olivença, tenho uma Mécia Nunes Cardosa da Gama filha de Manuel Álvares Frade e Leonor Cardosa da Gama. Tenho a ascendência do Frade que é bisneto de Álvaro Afonso Frade Alcaide-mor de Olivença e Comendador de Santa Maria Madalena, este filho do armigerado por D.Afonso V Álvaro Afonso Frade. - (Tem esta carta de armas?).A Leonor Cardosa da Gama é filha de António Privado da Gama, da Quinta da Várzea em Tavarede e de Francisca Cardosa. Mais não sei e gostava muito de saber.Tenho noutra ascendência um Luís Carlos Monteiro Lobo também de Tavarede. Será esta a origem dos Gamas?
João Bettencourt

Resposta

Link directo:

RE: Família Gama Lobo (Olivença)

#14401 | Lobo | 17 dez 2001 23:31 | Em resposta a: #14251

Caro João Bettencourt
Por motivos imprevistos só hoje me foi possível ler a sua mensagem, que agradeço e que respondo.
lº. não tenho a carta de armas que refere;
2º. a origem dos Gama, tanto quanto sei, ´reposta-se a Álvaro Anes da Gama, cavaleiro que viveu em Olivença no reinado de D. Afonso III
Felgueira Gayo tem muita informação sobre esta famíla. Na TT existem Genealogias manuscritas sobre a famíla.
Caso disponha de alguma informação extra que queira dispensar agradeço. A recíproca é valida. Disponho de alguma informação que, eventualmente, lhe poderá interessar.
Estou ao seu dispor.
Cumprimentos
A. de Sepúlveda

Resposta

Link directo:

RE: Família Gama Lobo (Olivença)

#14430 | jobe00 | 18 dez 2001 21:29 | Em resposta a: #14401

Meu Caro A. de Sepúlveda

Obrigado pela resposta mas de facto não consegui nessas fontes dar com este Gama.A tal Mécia Nunes Cardosa da Gama foi casada com Gaspar de Eça Pessoa de Amorim de Faria de Tentúgal Pais do Cap. mor do Rabaçal João de Amorim Pessoa de Aragão e Faria em 1647.
Tenho na mesma árvore uma D. Antónia Loba da Gama casada com Gonçalo Varela Raposo Cap. mór de Santiago do Cacém e filha de Luís Lobo da Gama de Setúbal (meados do Sec. XVI). Destes também não sei a ascendência. Todos são ascendentes de minha mulher. Se me puder dar alguma pista ficava muito grato.
João Bettencourt

Resposta

Link directo:

RE: Família Gama Lobo (Olivença)

#14441 | S.João de Rei | 18 dez 2001 23:12 | Em resposta a: #12717

José de Azevedo Coutinho

Torres Vedras, 2001-12-18


Caros Senhores

Gostaria de saber se Maria do Carmo de Azevedo Coutinho da Gama Lobo, nascida em Castelo Branco, a 3 de Fevereiro de 1817, filha de António de Azevedo Coutinho e Maria Jacinta da Gama Lobo Botelho irmã do 1º barão de Argamassa, Francisco da Gama Lobo Botelho, tenha sido irmã de Francisco de Azevedo Coutinho da Gama Lobo, nascido a 13/2/1828 e general de brigada, cuja filha, Maria Amália de Azevedo Coutinho se casou com o meu tio bisavô João Veloso de Azevedo Coutinho, sem geração.


Cumprimentos,

“S. João de Rei”

Resposta

Link directo:

RE: Família Gama Lobo (Olivença)

#14457 | LCM | 19 dez 2001 13:15 | Em resposta a: #14441

Caro "S. João de Rei",

D. Maria do Carmo era de facto irmã de Francisco de Azevedo Coutinho da Gama Lobo, pai este de D. Maria Amália c.c. o General João Veloso de Azevedo Coutinho "com que não tinha parentesco, embora usassem os mesmos apelidos", como diz o "Livro de Oiro da Nobreza". É verdadeira esta afirmação? Não havia parentesco entre estes Veloso de A.C. e os A.C. Fragoso de Sequeira?

Já agora, aproveito para perguntar se dispõe de elementos sobre a ascendência do Barão de Argamassa?

Cumprimentos
Lourenço Correia de Matos

Resposta

Link directo:

RE: Família Gama Lobo (Olivença)

#14482 | S.João de Rei | 19 dez 2001 22:10 | Em resposta a: #12717

José de Azevedo Coutinho

Torres Vedras, 2001-12-19


Caro Lourenço Correia de Matos

Realmente o parentesco é o do tronco de S. João de Rei. Estes Azevedo Coutinho Fragoso de Siqueira tem origem no ramo colateral Lucena – S. João de Rei (final do século XV) .
No século XIX período em que viveu João Veloso de Azevedo Coutinho, acredito que não tinham sequer a ideia da origem dos Azevedo Coutinho Fragoso de Siqueira, só conhecida nessa altura até ao final do século XVII. De qualquer forma um parentesco bastante longínquo.
Um novo parentesco surgiu então dos A C. Fragoso de Siquera com os A C. de S. João de Rei, com o casamento a 1898 de Pedro A C. (Fragoso de Siqueira) com Maria Isabel Zuzarte Sárrea, herdeira do morgado da Donalda, Portimão pelo facto de Rita de Cássia de Azevedo Coutinho ter sido sua Bisavó paterna, Rita de Cássia A C. era por sua vez tia de João Veloso A C.

De Sanches de Baêna, o 1º Barão de Argamassa, Francisco da Gama Lobo Botelho, marechal de campo, foi filho de Manuel da Gama Lobo Botelho, major de Infantaria e de sua mulher Maria do Carmo da Cunha Soares de Miranda.

Cumprimentos,

“S. João de Rei”

Resposta

Link directo:

RE: Família Gama Lobo (Olivença)

#14488 | alentejo | 19 dez 2001 23:49 | Em resposta a: #14482

Caro José de Azevedo Coutinho,

Alto lá!!!! Os Fragosos de Sequeira conheço-os eu, e de gingeira (estudei-os desde o séc. XIV para cá, em Portalegre, onde foi o morgado mais antigo «1320» dessa então vila). A união com os Azevedo Coutinho dá-se em 1830 e daí para cá a descendência é conhecida e hoje representada pelo MArquês de Angeja.

Cumprimentos

Nuno Borrego

Resposta

Link directo:

RE: Família Gama Lobo (Olivença)

#14489 | alentejo | 19 dez 2001 23:56 | Em resposta a: #14482

Caro José de Azevedo Coutinho,

Li o seu post na diagonal pelo que a msg anterior não tem qq razão de ser. As minhas desculpas.

Cumprimentos,

NB

Resposta

Link directo:

RE: Família Gama Lobo (Olivença)

#14493 | arezdasilva | 20 dez 2001 00:42 | Em resposta a: #12741

veja a pedatura lusitana tem a ascendencia dos gama lobo um ramo dos quais entronca nos slema lobo de saldanha meuas antepassados dos lobos de monsaraz ramo dos dos lobos da silveira
por outro lado estou interessado nos sepulvedas os sousa de sepulvedas pra india sec 18 militares com descendencias em goa sec 18 e 19

Resposta

Link directo:

RE: Família Gama Lobo (Olivença)

#14494 | arezdasilva | 20 dez 2001 00:43 | Em resposta a: #12739

interessa me a mim agradeço

Resposta

Link directo:

RE: Família Gama Lobo (Olivença)

#14495 | arezdasilva | 20 dez 2001 00:52 | Em resposta a: #12742

meu caro
por acso e sou amigo dum familiar seu agora a viver em evora descendente dos condes da esperança e agradecia algumas informaçoes os meus ascendentes eborenses sao
lobo de saldanha ,salemas ,cardoso moniz ,mesquitas pimenteis .sou dou descendente de maria inacia salema saldanha menezes noronha e evangelho filha de carlos cardoso moniz e irma de bernarda salema saldanha .outro assuntou existe eu sou duma famila luso descendente dae goa aquela senhoa casou na india com com um lobato faria de lemos,entres essas familias aparencem uns barahona sec 18

Resposta

Link directo:

RE: Família Gama Lobo (Olivença)

#14497 | arezdasilva | 20 dez 2001 00:56 | Em resposta a: #12765

joão
essa do barahona arez interessa-me
um abraço
jorge

Resposta

Link directo:

RE: Família Gama Lobo (Olivença)

#14499 | arezdasilva | 20 dez 2001 01:05 | Em resposta a: #12979

caro senhor esses gama lobo sao os de que faço referencia anteriormnte com ascendencia dos mesquitas pementeis de evora cuja ascendencia é dos moutinhos mesquitas e o pimentel que poderia indicar uma ascendencia dos mesquitas pimenteis de tras os montes um pouco nebulosa

Resposta

Link directo:

RE: Família Gama Lobo (Olivença)

#14507 | hugodacunhaesa | 20 dez 2001 10:17 | Em resposta a: #14482

Exmo. Sr. José de Azevedo Coutinho,

Ao lêr a sua mensagem permita-me que faça a seguinte correcção;

D. Maria Isabel Zuzarte de Sarrea de Azevedo Coutinho, nunca foi a herdeira do Morgadio da Donalda, mas sim seu pai o Dr. Luis Simões de Sarrea, que foi o último administrador. Pediu em partilhas para ficar com a uinta da Donalda bem como o palácio de Portimão, entretanto vendido. A representante da casa vínculos e do título de Conde da Donalda, foi sua irmã primogénita D. Maria da Piedade Zuzarte de Sarrea D'Orey
hugodacunhaesa

Resposta

Link directo:

RE: Família Gama Lobo (Olivença)

#14540 | S.João de Rei | 20 dez 2001 23:11 | Em resposta a: #12717

José de Azevedo Coutinho

Torres Vedras, 2001-12-20


Caro hugodacunhaesa

Muito grato, pelos seus esclarecimentos relativos a Maria Isabel Zuzarte de Sárrea.
Cumprimentos,

“S.João de Rei”

Resposta

Link directo:

RE: Família Gama Lobo (Olivença)

#15702 | S.João de Rei | 14 jan 2002 18:35 | Em resposta a: #12794

José de Azevedo Coutinho
Torres Vedras, 2002-01-14



Caro Bernardo Barahona

Procuro a ascendência e descendência de Maria Joana Rodarte da Gama Lobo que foi casada no Brasil com João Baptista de Azevedo Coutinho Ramos de Montaury, nascido no Rio de Janeiro ? - Brasil a 1814 e fidalgo da Casa Real (alvará de 1817/12/17).
Caso tenha esta informação, peço-lhe que me a disponibilize.
Estou a fazer o mesmo pedido a Luís Freire de Andrade, “Família Rodarte”.
Obrigado,



“S. João de Rei”

Resposta

Link directo:

RE: Família Gama Lobo (Olivença)

#15706 | rafael mião | 14 jan 2002 19:05 | Em resposta a: #14540

Em aditamento à minha informação dada no tópico família Rodarte,que servirá para quem desconheça,segue o nome de algumas famílias de Olivença:Encerrabodes,Lobos,Gamas,Coelhos,Mexias,Migueis,Vieiras,Mendes,Gastões,Cabreiras,Frades,Cabeças,Galegos de Magalhães,Abegões,Ávilas,Carnicas,Matos,,Marçais,Vinagres,Sandes,Cordeiros,Vidigais,Pegados,Restolhos,Pestanas e outros.
Rafael Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Família Gama Lobo (Olivença)

#83857 | JCC | 10 fev 2005 09:49 | Em resposta a: #12717

Caro Augusto

Estava há dias na TT à procura de um baptismo em Santa Engrácia quando encontrei o seguinte:

"5/2/1853 - Maria que nasceu a 27/1/1853, filha legítima dos Ilustríssimos Francisco de Azevedo Coutinho da Gama Lobo, tenente do Regimento de Infantaria dez e de sua mulher Dona Ana Augusta Curvo Semedo, recebidos nesta mesma freguesia onde são moradores na Rua do Cais dos Soldados, nº 45.

Foram padrinhos os Ilustríssimos João António d'Azevedo Coutinho, tio paterno da baptizada e Dona Maria Ana Loduvice Curvo Semedo, avó materna da baptizada."

Baptismos de Santa Engrácia - Lisboa - Lv 17 - Fl. 102v/103 -Rolo 1087 SGU

Só agora notei que não tem os avós. Nâo posso jurar que não estjam lá mebora me pareça ter transcrito o que encontrei...

Este não são de Olivença mas serão certamente da fmília.

Um abraço

João Cordovil Cardoso

Resposta

Link directo:

RE: Família Gama Lobo (Olivença)

#83861 | Lobo | 10 fev 2005 11:00 | Em resposta a: #83857

Caro João

Agradeço a sua atenção. Tinha conhecimento da ligação Azevedo Coutinho com Gama Logo mas este Francisco escapava-me. Tornou-se-me mais interessante esta informação na medida em que sei que havia relações de amizade com o meu bisavô e o meu avô (além das familiares que agora me descobriu).

Um grande obrigado.

Um abraço amigo.

Augusto Victor de Sepúlveda

Resposta

Link directo:

RE: Família Gama Lobo (Olivença)

#83871 | mgorjaoh | 10 fev 2005 13:47 | Em resposta a: #83857

Caro Confrade,

Em primeiro lugar, as minhas desculpas por não ter respondido ao mail sobre o curso nem ter procedido à inscrição nem ter conseguido estar presente ontem, na primeira sessão, ainda que para me certificar das consequências das minhas omissões.

Em relação ao assento que descobriu, é do maior interesse. É justamente o do baptismo da mulher do General João Veloso de Azevedo Coutinho, descrita no Livro de Oiro da Nobreza (creio que vol. I, pág. 144). O padrinho era tio paterno, ainda que apenas meio irmão do Pai (era filho do 1.º casamento do Pai, António de Azevedo Coutinho, com D. Maria da Luz Pereira de Lacerda).

O Pai desta Maria, cujo assento nos mostra, era filho do segundo casamento de António de Azevedo Coutinho, em Abril de 1816, com a irmã do 1.º Barão de Argamassa, «D. Maria Jacinta da Gama Lobo Botelho, n. 15.3.1789 e f. 12.3.1836, filha de Manuel da Gama Lobo Botelho, Senhor da Casa da Argamassa, no termo de Elvas e da Casa Vinculada em Olivença, Major de Infantaria, etc.,» n. 30.1.1761 e f. 1810, e de sua mulher D. Maria do Carmo da Cunha Soares de Miranda, n. 7.10.1760 e f. 29.4.1826, filha de Timóteo José de Miranda Soares e de sua mulher D. Josefa da Cunha Corrêa.

Cordiais cumprimentos,

Miguel Gorjão-Henriques

Resposta

Link directo:

RE: Família Gama Lobo (Olivença)

#83874 | JCC | 10 fev 2005 14:12 | Em resposta a: #83871

Caro Miguel Gorjão-Henriques

Agradeço os seus complementos que certamente serão também do maior interesse para o nosso confrade e meu amigo Augusto de Sepúlveda.

Quanto ao curso não tem que se desculpar e, se estiver interessado, penso que ainda irá a tempo. Bastará passar por lá nos dias curso, creio eu.

Cumprimentos

João Cordovil Cardoso

Resposta

Link directo:

RE: Família Gama Lobo (Olivença)

#83973 | JCPimentel | 11 fev 2005 15:42 | Em resposta a: #83874

Caro João Cordovil

Estes Gama Lobo de que fala são os mesmos que se ligaram aos Cunha Pimentel da Casa da Calçada em Provezende?
Obrigado
JCP

Resposta

Link directo:

RE: Família Gama Lobo (Olivença)

#84048 | JCC | 11 fev 2005 23:57 | Em resposta a: #83973

CAro JCPimentel

Confesso que desconheço. Quem tem estudado os Gama Lobo é o meu amigo Augusto Sepúlveda. O que fiz foi enviar-lhe um assento que descobri, por acaso, ao procurar outros na mesma freguesia.

Talvez ele lhe possa responder.

Cumprimentos

João Cordovil Cardoso

Resposta

Link directo:

RE: Família Gama Lobo (Olivença)

#84132 | vbriteiros | 12 fev 2005 21:39 | Em resposta a: #12717

Caro Confrade
Veja também pf. no site do ADB a obra digitalizada completa de Ignacio José Peixoto, MEMÓRIAS PARTICULARES, que cita a pgs. 10,11,12,13,14,32,33,34,40, um adjunto do Arcebispo de Braga (1755) de nome João da Gama Lobo, que teria acompanhado D. José de Bragança de Lisboa para Braga. Julgo que voltou para Lx. depois da morte dde D. José.
Cumprimentos
Vasco Briteiros

Resposta

Link directo:

RE: Família Gama Lobo (Olivença)

#84198 | JCPimentel | 13 fev 2005 18:29 | Em resposta a: #83861

Caro Augusto Sepúlveda

Saberá informar-me se estes Gama Lobo de Olivença são os mesmos que se ligaram aos Cunha Pimentel da Casa da Calçada de Provezende.
Obrigado
JCP

Resposta

Link directo:

RE: Família Gama Lobo (Olivença)

#84202 | Lobo | 13 fev 2005 19:07 | Em resposta a: #84132

Caro Vasco Briteiros

Tenho procurado entroncar este João da Gama Lobo, secretário (?) de D. José, Aracebispo de Braga mas... ,com os dados que tenho colhido, a verdade é que não tenho uma certeza absoluta com os meus oliventinos.

Se é que que pode dar uma ajuda, eu agradeço.

Cumprimentos

A. de Sepúlveda

Resposta

Link directo:

RE: Família Gama Lobo (Olivença)

#84203 | Lobo | 13 fev 2005 19:10 | Em resposta a: #83871

Caro Miguel Gorjão-Henriques

Agradeço a sua mensagem.
Permita-me uma pergunta: tem ligação com os Gorjão Henriques de Alenquer?

Cumprimentos,

A. de Sepúlveda

Resposta

Link directo:

RE: Família Gama Lobo (Olivença)

#84233 | vbriteiros | 13 fev 2005 23:20 | Em resposta a: #84202

Caro A. Sepúlveda
Agora só quando voltar ao ADB no próximo mês.
Cumprimentos
Vasco Briteiros

Resposta

Link directo:

RE: Família Gama Lobo (Olivença)

#84265 | Lobo | 14 fev 2005 14:35 | Em resposta a: #84233

Caro Vasco Briteiros

Agradeço a sua boa vontade.

Cumprimentos

A. de Sepúlveda

Resposta

Link directo:

RE: Família Gama Lobo (Olivença)

#84361 | mgorjaoh | 15 fev 2005 15:14 | Em resposta a: #84203

Caro Augusto de Sepúlveda,

Só agora vi a mensagem. Não sei a que Gorjão Henriques se refere, em particular, mas por certo tenho ligação. A minha Família é dessa zona, tendo começado pelo Turcifal e Freiria (XIV-XV) e continuado a deixar sinais ao longo dos anos por muitas terras dessa região: Roliça (XV-XVI), Bombarral (XVII-XX) ou Abrigada (XVI-XXI).

Se puder ser útil, poderá contactar-me no meu mail pessoal, que o Moderador poderá fornecer, se não se importar de pedir.

Cumprimentos,

Miguel Gorjão-Henriques

Cumprimentos,

Miguel Gorjão-Henriques

Resposta

Link directo:

RE: Família Gama Lobo (Olivença)

#84471 | JCPimentel | 16 fev 2005 19:23 | Em resposta a: #84265

Caro A. Sepúlveda
Gostaria de contar com a sua ajuda. Gostaria de saber se Maria Antónia da Gama Lobo Pina e Melo - filha de Nicolau da Gama Lobo, tenente coronel e ajudante de ordens do general de provincia de Olivença casado com Ana Isabel Pina da Silva e Melo-, que casou no século XIX com Francisco António da Cunha Leite Pereira de Melo da Casa da Calçada de Provezende é dos Gama Lobo de Olivença.
Obrigado
JCPimentel

Resposta

Link directo:

RE: Família Gama Lobo (Olivença)

#84539 | LAV2 | 17 fev 2005 14:34 | Em resposta a: #12794

Meu caro Bernardo Barahona

Só agora deparei com esta sua mensagem que muito me interessa pois nunca consegui entroncar os "meus" Sovereira Cordovil e os Cordovis de Évora.

Sou parente, e essa ligação está estabelecida (pode aliás ver-se no GP), da mulher do 1º Conde da Esperança (e tb. da mulher do filho do 2º Casamento do 1º Conde) precisamente pelo lado Sovereira Cordovil, mas desconheço essa longínqua ligação dos Cordovis.

Será que tb. me poderia enviar enviar essa árvore dos Cordovis? E não querendo abusar, cópia dessa carta que refere que além de ter imensa graça tem tb. muito interesse pois como disse sou parente da 1ª mulher do 1º Conde da Esperança. A minha morada e-mail é lavarrobamailboxpontohu. Será preciso a morada de correio ou um nº de fax?

Comos melhores cumprimentos.

Luiz de Albuquerque Veloso

Resposta

Link directo:

RE: Família Gama Lobo (Olivença)

#84602 | bbarahona | 18 fev 2005 10:35 | Em resposta a: #84539

Caro Luis Albuquerque Veloso,
posso evidentemente enviar-lhe essa árvore, caso me dê a sua morada, embora julgue que é possível fazer a ligação através da base de dados do GP. De qualquer forma a árvore em termos de visibilidade permite uma melhor compreensão do parentesco.

Resposta

Link directo:

RE: Família Gama Lobo (Olivença)

#84610 | Lobo | 18 fev 2005 11:41 | Em resposta a: #84471

Caro JCPimentel
Desculpe só hoje responder à sua questão mas tenho estado ausente do computador.

Sobre o assunto o que lhe posso dizer é que Nicolau da Gama Lobp era natural de Estremoz e as suas origens estão de facto em Olivença.

Faço votos para que leve por diante o seu projecto que, de certo, vai dar uma forte ajuda a muitos de nós.

Com os melhores cumprimentos e ao seu dispor.

A. de Sepúlveda

Resposta

Link directo:

RE: Família Gama Lobo (Olivença)

#84619 | LAV2 | 18 fev 2005 13:45 | Em resposta a: #84602

Caro Bernardo Barahona

Agradeço-lhe muito a sua disponibilidade e gentileza. A minha morada na Hungria onde vivo é a seguinte:
Brassó utca, 5
1028 Budapeste
Hungria

Se preferir, pode enviar em meu nome para a seguinte morada em Portugal:
Ministério dos Negócios Estrangeiros
Serviço do Expediente (Embaixada em Budapeste)
Palácio das Necessidades
Largo do Rilvas
1350-276 Lisboa

Com os melhores e mais gratos cumprimentos.

Luiz de Albuquerque Veloso

Resposta

Link directo:

RE: Família Gama Lobo (Olivença)

#84640 | bbarahona | 18 fev 2005 18:07 | Em resposta a: #84619

Enviarei cópia da àrvore na 2ª-f. p/ Ministério

Resposta

Link directo:

RE: Família Gama Lobo (Olivença)

#84837 | LAV2 | 21 fev 2005 07:33 | Em resposta a: #84640

Muito lhe agradeço.
Luiz de Albuquerque Veloso

Resposta

Link directo:

Gama Lobo em São Clemente de Loulé

#86038 | jliberato | 12 mar 2005 13:42 | Em resposta a: #12717

Caros confrades,
Encontrei um assento relativo a uma Gama Lobo. Transcrevo-o no tópico "Famílias de São Clemente de Loulé"
http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=40845#lista
Cumprimentos
JLiberato
Bruxelas

Resposta

Link directo:

RE: Família Gama Lobo (Olivença)

#86486 | BBC | 18 mar 2005 19:45 | Em resposta a: #12742

Exmo Sr. Bernardo Barahona,

li recentemente e apesar de não me ser dirigida uma mensagem sua em que fazia referência à ascendência Barahona do 1º Conde de Esperança. Talvez me saiba esclarecer num ponto que há muito me desperta alguma curiosidade: esta ascendência entronca de algum modo na descendência de Andres de Varona, natural de Burgos e que na segunda metade do Séc. XVI veio para Portugal? Um filho seu, Genes de Varona, instituiu, se não me engano em 1627, o morgadio dos Varonas (ou Barahonas) que perdurou até à extinção dos morgadios. Deixou vasta descendência de Barahonas.

Com os melhores cumprimentos,

Bernardo Barahona Corrêa

Resposta

Link directo:

RE: Família Gama Lobo (Olivença)

#139379 | Rodarte | 06 jan 2007 00:03 | Em resposta a: #15702

Prezado Senhor,

Parece-me que Maria Joana Rodarte da Gama Lobo era filha do Capitão João Rodarte da Gama Lobo, nascido em Lisboa por volta de 1783 e falecido em Montevidéu aos 17 de março de 1826, e de Maria Rita da Silva Rodarte. O casal deixou três filhos - destes, no entanto, possuo o nome de apenas dois:

1) José Egídio Rodarte da Gama Lobo, natural de Lisboa, batizado na freguesia de Nossa Senhora da Pena e falecido na ação do Fanfa, no Rio Grande do Sul, aos 4 de outubro de 1836 (será o primeiro marido de Maria da Conceição Neves Cordero, mencionado no Genea Portugal?).

2) João Rodarte da Gama Lobo, professor público em Parati, onde faleceu aos 13 ou 14 de maio de 1899, deixando um filho homônimo e filhas.

É o que, do lado de cá do Atlântico, me foi possível apurar. Espero que os dados ainda sejam úteis.

Mui cordialmente (e feliz 2007),

Claus Rodarte

Resposta

Link directo:

RE: Família Gama Lobo (Olivença)

#139398 | S.João de Rei | 06 jan 2007 11:51 | Em resposta a: #139379

Caro Claus Rodarte

Encontro-me a viver já há algum tempo em Terras de Vera Cruz.
Obrigado pela sua gentileza.
Folgo em saber que esses primos, mantiveram a carreira das armas, a única nobilitante, já em tempos “iluministas”! Nomeadamente no grande “palco” que foi a Colônia do Sacramento.
Estes dados teriam que me envia, teriam sido também do interesse de Sacadura Falcão, falecido há dias e referido aqui neste fórum, a constar na sua obra de “Os Lucenas”.
Igualmente um venturoso 2007.
Um abraço,

José de Azevedo Coutinho
Santos SP

Resposta

Link directo:

RE: Família Gama Lobo (Olivença)

#139408 | Jotri | 06 jan 2007 13:50 | Em resposta a: #84610

Aí vai um ramo GAMA LOBO, do qual agradecia dados que o completassem :
(Joao Trigueiros - jotri + arroba + sapo.pt)

----------------------------------------
10. D. MARIA RITA DA MADRE DE DEUS LEITE DE SOUSA (n. 1817), 2.ª Viscondessa de Veiros por Decreto de 8-VIII-184, e herdeira da casa de seu pai. Nasceu a 31-VIII-1817.
Casou a 20-I-1836 com seu primo JOÃO DE SOUSA e Melo DA CUNHA SOTOMAIOR (1793-1854), 2.º Visconde de Veiros pelo seu casamento, nascido a 14-VII-1793, e falecido a 27-XI-1854.
Seu marido era filho primogénito de João Joaquim Cardoso de Sousa e Melo (c. 1770), bacharel formado em Leis pela Universidade de Coimbra (1783), major de Cavalaria em Santarém, governador do castelo de Matosinhos, fidalgo-cavaleiro da Casa Real, cavaleiro da Ordem de São Bento de Avis, e de sua mulher e prima D. Bernarda Rita da Cunha Sotomaior; neto paterno de Manuel de Sousa e Melo, cavaleiro professo da Ordem de Cristo, e de sua mulher D. Ana Marcelina Cardoso; neto materno do sargento-mor Agostinho da Cunha Soutomaior, e de sua mulher D. Francisca Ludovina de Melo.
Descendente por varonia de Martim de Melo Soares, 7.º senhor de Melo, e de sua mulher D. Brites de Sousa, era 5.º senhor do prazo da Quinta de Santo António das Águas Férreas na cidade do Porto, e de vários outros prazos, fidalgo-cavaleiro da Casa Real por Decreto de 14-VIII-1823, comendador da Ordem de Cristo, capitão de Voluntários Realistas do Porto, e governador do Castelo do Queijo em São João da Foz, no Porto. Por concessão de 3-VII-1815 foi-lhe passad carta de brasão de armas, esquarteladas, de: MELO, SOUSA, CUNHA e SOUTOMAIOR.
Tiveram:
11. D. MARIA DE SANTO ANTÓNIO LEITE DE SOUSA (1837-1907), que segue abaixo.
11. D. MARIA DA MADRE DE DEUS (1840-1842), nasceu a 13-II-1840, e faleceu em 1842.
11. JOSÉ DE LEITE DE SOUSA (n. 1841), 3.º Visconde de Veiros por Decreto de 5-IX-1878, e moço-fidalgo com exercício. Nasceu a 31-V-1841 em Lisboa, cidade onde foi baptizado na freguesia de São Mamede.
Casou a 12-II-1869 com D. MARIA JOSÉ OLIVAL DE GOUVEIA (n. 1840), nascida a 30-V-1840 e baptizada na freguesia de Santa Maria de Loures, filha de António Higino de Gouveia, e de sua mulher D. Maria do Carmo Pinto Teles Olival e Andrade. Sem geração.
11. D. JOAQUINA LEITE DE SOUSA (n. 1843), nascida a 14-V-1843. Faleceu solteira, sem geração.

11. D. MARIA DE SANTO ANTÓNIO LEITE DE SOUSA (1837-1907), nasceu a 30-III-1837 e foi batizada a 12-IV-1837 no oratório da casa da residência dos pais, na freguesia de São José, em Lisboa, tendo por padrinhos José de Sousa de Melo, fidalgo-cavaleiro da Casa Real, comendador da Ordem de Cristo, e Nossa Senhora, por que tocou com prenda Diogo da Cunha Sotomaior, moço-fidalgo com exercício na Casa Real, com procuração a D. Joaquina da Madre de Deus Leite de Sousa irmã da mãe da baptizada. Falecido a 12-II-1907.
Casou a 6-VIII-1859 na freguesia de Santa Isabel, Lisboa, com FERNÃO MARIA DA GAMA LOBO (1825-1870), oficial superior da Armada Real, baptizado na freguesia de Santa Maria Madalena, em Olivença, Espanha, filho de Manuel da Gama Lobo, coronel do Exército, e de sua mulher D. Lúcia da Gama Lobo.
Tiveram:
12. FERNANDO (n. 1860), nasceu a 29-V-1860 e foi baptizado a 22-IX-1860 na freguesia de São Mamede, em Lisboa, sendo padrinho Francisco Maria da Gama Lobo, casado, porta-bandeira do Regimento de Infantaria N.º 16, tio do baptizado. Faleceu menino.
12. LÚCIO CAROLINO DE MELO LEITE DA GAMA LOBO, que segue.

12. LÚCIO CAROLINO DE MELO LEITE DA GAMA LOBO (n. 1868), representante do titulo de Visconde de Veiros, oficial superior do exército, nascido a 29-VIII-1868.
Casou a 12-IV-1892 com D. JÚLIA FELICIDADE DA CUNHA MOURA (n. 1871), nascida a 3-VI-1871, filha de João Alberto de Moura e de sua mulher D. Isabel Felicidade da Cunha.
Tiveram:
13. ALBERTO LÚCIO DE MELO LEITE DA GAMA LOBO (n. 1893), que segue abaixo.
13. GUSTAVO ADOLFO DE MELO LEITE DA GAMA LOBO (n. 1825), nasceu a 28-X-1895. Oficial do Exército.
Casou a 5-VIII-1914 com D. AURORA DA CONCEIÇÃO DA CUNHA BARRETO ALÃO DE ALPOIM (n. 1892), nascida a 5-V-1892, filha de António Maria Tristão de Alpoim da Silva e Meneses e de sua mulher D. Vitória Adelaide da Cunha Barreto Alão de Morais Pimentel, actual representante do morgado de Alijó, em Barcelos.
Tiveram:
14. ADOLFO BARRETO ALÃO DA GAMA LOBO (n. 1915), nasceu a 23-5-1915.
14. D. BENILDE BARRETO ALÃO DA GAMA LOBO (n. 1920), nasceu a 18-VII-1920.
13. D. LÚCIA DE MELO LEITE DA GAMA LOBO (n. 1900), nasceu a 28-III-1900.
Casou com SEMIÃO NUNES VITÓRIA (n. 1893), nascido a 15-VIII-1893, oficial do Exército, professor do Colégio Militar.
Tiveram:
14. NUNO DE MELO LEITE DA GAMA LOBO VITÓRIA (n. 1926), nasceu a 12-V-1926.

13. ALBERTO LÚCIO DE MELO LEITE DA GAMA LOBO (n. 1893), nasceu a 2-III-1893 e casou duas vezes.
As primeiras núpcias foram a 14-V-1924 com D. MARIA LUÍSA DE MACEDO (n. 1903), filha de João Baptista Macedo, proprietário, e de sua mulher D. Aurora Coelho Pereira.
As segundas núpcias foram a ?-III-1934 com D. MARIA JOÃO DE SOUSA VAHIA DA CUNHA LIMA (n. 1895), nascida a 18-III-1896 em Nevogilde, Porto, filha de José da Cunha e Lima (1858-1921), contra-almirante, e de sua mulher D. Maria da Ascenção de Sousa Vahia Rebelo de Morais (1861-1935), a qual era filha de Luís de Sousa Vahia Rebelo de Morais (1816-1979), 2.º Visconde de São João da Pesqueira. Faleceu sem geração.

Resposta

Link directo:

RE: Família Gama Lobo (Olivença)

#139592 | pulquéria | 08 jan 2007 11:25 | Em resposta a: #14441

Caro Senhor , J.A.C.,
Poderei até estar equivocado, depois de uma sua intervenção relacionada com os Gama Lobo, mas talvez possa explicar que Francisco de Azevedo Coutinho da Gama Lobo nascido 13FEV828, segundo estudos e consultas feitas, foi casado com, D. Ana Augusta Curvo Semedo Delgado (1829), deste casamento nasceram 8 (oito) irmãos, sendo uma das filhas, Maria da Madre de Deus de Azevedo Coutinho da Gama Lobo, nasc. 13DEZ1857 e casada com Dr. João José Correia de Freitas Abreu Carreira de Gouveia, (nasc. 1844) assim , Francisco Azevedo Coutinho da Gama Lobo, é filho de António de Azevedo Coutinho e de Maria Jacinta da Gama Lobo Botelho (1789) portanto, D. Maria do Carmo de Azevedo Coutinho da Gama Lobo nasc.1817/1841) foi casada com Pedro Maria Pinto Rebelo Guedes de Carvalho.
Maria Amália de Azevedo Coutinho da Gama Lobo (1853) casou realmente com João Veloso de Azevedo Coutinho, em relação a outra questão colocada, concluiu-se que, Maria do Carmo é na realidade Irmã de Francisco de Azevedo Coutinho da Gama Lobo.
Adianto ainda que, D. Francisco teve ainda mais uma irmã (Maria da Graça de Azevedo Coutinho da Gama Lobo ) e mais um irmão (João António de Azevedo Coutinho Pereira de Lacerda (1806) este casado com D. Helena Antónia Caldeira de Mendanha Fragoso de Sequeira este irmão resulta de um primeiro casamento de seu pai António com Maria da Luz Pereira de Lacerda.

Com todo respeito, Sr. JAC/S.João Rei,
Caso possua dados que me possa esclarecer, referentes a D. MARIA DE MADRE DEUS DE AZEVEDO COUTINHO DA GAMA LOBO, nasc. 13.12.1857, filha de Francisco A.C.Gama Lobo, portanto sobrinha da Maria do Carmo, ou de um dos seus filhos de nome, José de Azevedo Coutinho Correia de Freitas, nasc. 29.10.1880 casado com D.Laurinda Pinheiro de Vasconcelos.
Grato pela atenção.

Resposta

Link directo:

RE: Família Gama Lobo (Olivença)

#139603 | pulquéria | 08 jan 2007 13:38 | Em resposta a: #139408

Caro Sr. Jotri.

Reparei que têm conhecimentos mt avançados sobre familia Gama Lobo.

Então o que me sabe adiantar sobre José de Azevedo Coutinho Correia de Freitas, Nasc. 29.10.1880, filho de Dr. João José Correia de Freitas Abreu Carreira de Gouveia e de Maria de Madre de Deus de Azevedo Coutinho da Gama Lobo, esta filha de Francisco de Azevedo Coutinho da Gama Lobo .

Na realidade desejava saber algo sobre este José de azevedo Coutinho Correia de Freitas, depois do seu casamento com D. Laurinda Pinheiro de Vasconcelos.

Agradecido.

Resposta

Link directo:

RE: Família Gama Lobo (Olivença)

#139621 | Jotri | 08 jan 2007 17:47 | Em resposta a: #139603

Caríssima Pulquéria
Não tenho elementos sobre o que pediu
Atentament

Resposta

Link directo:

RE: Família Gama Lobo (Olivença)

#139989 | aniset | 12 jan 2007 03:45 | Em resposta a: #15706

Acrescento a famílias de Olivença.
Nunes Canhão e Infante
cumprimentos
M.Cristina Albuquerque

Resposta

Link directo:

Família Gama Lobo na Ilha de Moçambique

#176086 | jliberato | 11 dez 2007 23:28 | Em resposta a: #83871

Caro Miguel Gorjão-Henriques,
Encontrei um assento interessante no livro de óbitos da Ilha de Moçambique sobre Gamas e Lobos.
Aos 03-07-1858 faleceu o Major Teobaldo António da Gama, de 44 anos solteiro, de Moçambique, filho de Francisco antónio da Gama e Lobo e de D. Maria Martiniana Teles de Sampaio.
Talvez interesse a este tópico.
Cumprimentos
JLiberato
Lisboa

Resposta

Link directo:

RE: Família Gama Lobo (Olivença)

#237873 | mfcr | 31 ago 2009 02:14 | Em resposta a: #83857

Caro João Cordovil

Quanto aos avós da Maria, se ainda interessar, são pelo lado paterno: Ilustrissimo Senhor Dom António de Azevedo Coutinho e Dona Maria Jacinta da Gama Lobo. Pelo lado materno : Ilustrissimo Senhor Desembargador António Delgado da Silva e Dona Maria Amália Loduvina Curvo Semedo.
Esta informação, foi óbtida num R.P. de uma outra Maria, B. 9.01.1858, na Freguesia de São Braz do Samouco, e nasceu a 13.12.1857. O R.P., está na página nr. 48, dos baptismos de Aldeia Galega do Ribatejo, actual cidade de Montijo.

Com os melhores cumprimentos
Manuel Rufino

Resposta

Link directo:

RE: Família Gama Lobo (Olivença)

#237886 | JCC | 31 ago 2009 10:31 | Em resposta a: #237873

Caro Manuel Rufino

Muito obrigado pela indicação mas, de fcato, quem estudava esta família era o meu saudoso amigo Austo Sepúlveda, que Deus haja.

Mas como sei que a sua filha continuou por aqui, usando o mesmo nick, pode ser que ela receba esta notícia.

Cumprimentos

Resposta

Link directo:

RE: Família Gama Lobo (Olivença)

#237887 | JCC | 31 ago 2009 10:32 | Em resposta a: #83861

Ver http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=237886

Resposta

Link directo:

RE: Família Gama Lobo (Olivença)

#273270 | MontDias | 24 mar 2011 11:14 | Em resposta a: #14251

Ex.mo senhor João Bettencourt,

Tem a certeza de que Manuel Álvares Frade (almoxarife do conde de Tentúgal), pai de D. Mécia Cardoso da Gama descendia do armigerado Álvaro Afonso Frade? Onde colheu esta informação?
Tenho muito interesse nesta ascendência, se pudesse desvelar as fontes, agradecia.

Com os melhores cumprimentos,
Tiago Monteiro Dias.

Resposta

Link directo:

Família Gama Lobo (Olivença)

#363678 | jbarez | 20 nov 2015 23:44 | Em resposta a: #14497

Boa noite,
O que é que lhe interessa?
João Barahona Pinto de Castro Arez

Resposta

Link directo:

Família Gama Lobo (Olivença)

#363683 | aniset | 21 nov 2015 18:05 | Em resposta a: #12717

Eu gostava de ter mais informação sobre esta família de Olivença. Estou a fazer um estudo sobre a familia Infante, de Olivença que se cruza com a familia Gama Lobo.
Antecipadamente agradecida,
M.Cristina Albuquerque

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 06 mai 2024, 21:55

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen