Família Barros Freire no Brasil-Ajuda

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias | Regiões | Brasil

Família Barros Freire no Brasil-Ajuda

#127598 | Epcoutinho | 06 set 2006 18:01

Caros confrades:
Alguém conhece descendentes de irmãos de José de Barros Freire Júnior,oriundos da cidade de Vila Real (Trás-os-Montes)-Portugal,que foram para o Brasil nos finais do Século XIX?
Aguardo os vossos contactos.
Obrigada.
Emília Barros

Resposta

Link directo:

RE: Família Barros Freire no Brasil-Ajuda

#274494 | jjbfa1945 | 13 abr 2011 14:36 | Em resposta a: #127598

Ex.ma Senhora
D. Emilia Barros

Os Barros Freire de Vila Real, descendem, como eu, de António Freire e de Margarida de Barros (finais do século XVII), naturais de Vila Boa de Quires.

Com os melhores cumprimentos


Joaquim Jaime Barros Ferreira-Alves

Resposta

Link directo:

RE: Família Barros Freire no Brasil-Ajuda

#302775 | agostinhofreire | 13 abr 2012 17:12 | Em resposta a: #274494

Boa tarde,

Por mero acaso acedi a este fórum e sou um dos poucos descendentes da família Barros Freire de Vila Boa de Quires. Não tinha conhecimento de família oriunda do Brasil, nem de Vila Real. O nome mais antigo que temos conhecimento é de João de Barros Freire, que tem o seu nome gravado na atual "Casa do Freire" (na Travessa de Quires - freguesia de Vila Boa de Quires) com a data de finais do séc. XVII.

Com os melhores cumprimentos,

Agostinho Freire

Resposta

Link directo:

RE: Família Barros Freire no Brasil-Ajuda

#303028 | jjbfa1945 | 16 abr 2012 10:12 | Em resposta a: #302775

Bom dia

Existem vários descendentes dos Barros Freire de Vila Boa de Quires, entre eles, eu, pelo lado materno. Vários Barros Freire vieram para o Porto nos finais do século XVIII e principios do século XIX. Destes, eu descendo de Bártolo de Barros Freire, irmão de Jerónimo de Barros Freire, que vai dar origem ao ramo de Vila Real, ambos nascidos em Vila Boa de Quires. Alguns filhos de Bártolo de Barros Freire, foram para o Brasil, deixando aí descendentes.
O João de Barros Freire (ou João Freire de Barros) era padre, e filho de António Freire e Margarida de Barros. Estes tiveram vários filhos, entre os quais Jerónimo de Barros Freire de quem descendo.Os Barros Freire que vieram para o Porto, viviam já no século XVIII na rua dos Mercadores e alguns estiveram muito ligados à Ordem Terceira de São Francisco.

Com os melhores cumprimentos

Joaquim Jaime Barros (o que me restou de Barros Freire) Ferreira-Alves

A partir António Freire e de Margarida de Barros usaram sempre o nome Barros Freire.

Resposta

Link directo:

RE: Família Barros Freire no Brasil-Ajuda

#312218 | JoaquimFC | 20 ago 2012 22:26 | Em resposta a: #303028

Boa tarde,

Sou Joaquim Agostinho Teixeira Freire de Carvalho, e sou da família que vem sido citada neste tópico. Sou natural de Vila Boa de Quires, nasci e cresci na casa do "freire", nome pelo qual é conhecida esta antiga casa na freguesia e como ja fora citado por uma outra descendente neste tópico, no caso minha prima. O fundador da referida casa foi João Freire Barros no ano de 1772.
O meu pai ( José Boaventura Freire de Carvalho) é a quarta geração do referido fundador da casa. Acontece, que este afima que João Freire de Barros não era padre, mas sim proprietário abastado. O seu neto é que foi padre "José de Barros Freire" com residencia na "casa dos campinhos na ferguesia de Vila Boa de Quires", foi páraco nas freguesias de Vila Boa de Quires e Constance, ambas do concelho de Marco de Canaveses, falecendo em 1954. Tinha como irmãos: Emília de Barros Freire (propeitária da Quinta do Freire - onde hoje se localiza a casa e alguns terrenos adjacentes), Francisca de Barros Freire ( proprietaria da casa da Devesa), Maria de Barros Freire (Proprietária das "Terras do Monte" sito no alto de Quires), Isabel de Barros Freire ( Propietária das quintas de Aguelas e Roubão).
Todas estão sepultadas no cemitério paroquial de Vila Boa de Quires, a única identificável é a do referido Padre José de Barros Freire.
A minha linhagem descende directamente de Maria da Luz Freire bisneta de João Freire de Barros e minha falecida avó paterna, mãe de José Boaventura Freire de Carvalho (meu pai), Filomena da Luz Barros Teixeira (tia) e Agostinho Alberto Freire de Carvalho (tio).
A ultima actual geração desta família descendente desta linhagem de Vila Boa de Quires comporta "Joaquim Agostinho Teixeira Freire de Carvalho e José Miguel Teixeira Freire de Carvalho" Liliana Albina Santana Freire e Tiago Armindo Santana Freire ...
Gostaria que visitassem este link na wikipedia feito por mim, dentro dos meus conhecimentos "in loco" ...podem editar ao vosso gosto, se for do vosso desejo e interesse.

Com os melhores cumprimentos
Joaquim Freire de Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Família Barros Freire no Brasil-Ajuda

#312219 | JoaquimFC | 20 ago 2012 22:34 | Em resposta a: #127598

O link que mencionei e por lapso me esqueci de "colar":
http://pt.wikipedia.org/wiki/Casa_do_Freire

Em breve colocarei fotos da casa assim como tentarei fazer uma pesquisa mais aprofundada da família "freire"...

Tudo para que os nossos "parentes " do "novo mundo" possam conhecer melhor as suas oriegens e quem sabe um dia um reencontro de família :)


Joaquim A. T. Freire de Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Família Barros Freire no Brasil-Ajuda

#312246 | jjbfa1945 | 21 ago 2012 11:11 | Em resposta a: #312218

Bom dia

Desde o século XVIII que membros da família Barros Freire, de Vila Boa de Quires, vieram para o Porto, como por exemplo António de Barros Freire e Bártolo de Barros Freire, de quem descendo. Um irmão deste Bártolo, Jerónimo de Barros Freire, vai dar origem ao ramo de Vila Real.
O João Freire de Barros (que no início aparece como João de Barros Freire) era padre de Vila Boa de Quires, como se pode ver nos livros paroquiais (século XVIII) de Vila Boa de Quires. António Freire e Margarida de Barros, os antepassados mais antigos que encontrei até agora, casaram em finais do século XVII, e tiveram vários filhos, entre os quais o João Freire de Barros e um Jerónimo de Barros Freire (1716-1793), que vem a ser avô do referido Bártolo, filho de outro Jerónimo de Barros Freire (1762-1827), todos nascidos em Vila Boa de Quires.
Os Barros Freire do Porto e de Vila Real eram abastados cirieiros (viviam na rua dos Mercadores, onde eram proprietários), e muitos deles, eram irmãos da Ordem Terceira de São Francisco do Porto. Do ramo do Porto, alguns foram para o Brasil.
Eu ainda não tenho o levantamento completo dos Barros Freire, mas já tenho muitas informações. Só não consegui encontrar o casamento, no século XVII, do António Freire e da Margarida de Barros, ponto de partida dos Barros Freire.
O caso do padre João Freire de Barros é curioso. Ele no início assina João de Barros Freire, como o irmão Jerónimo. Depois, muda para Freire de Barros, o que está correcto, já que nessa altura, como mantiveram os espanhóis, o primeiro sobrenome era o do pai seguido do da mãe. O Jerónimo e os seus descendentes aparecem algumas vezes só com Barros (muito raramente), mas usam sempre Barros Freire, sobrenome que se manteve até hoje e usado ainda pela minha mãe.
No século XIX-XX existem mais dois padres Barros Freire, como se pode ver nas Inquirições de Vila Boa de Quires, já publicadas. Infelizmente, não referem o João Freire de Barros, onde deveria aparecer o nome dos pais do António Freire e da Margarida de Barros, e assim conseguir-se recuar na investigação familiar.
Com os melhores cumprimentos

Joaquim Jaime Barros Ferreira-Alves

Resposta

Link directo:

RE: Família Barros Freire no Brasil-Ajuda

#312251 | jjbfa1945 | 21 ago 2012 14:51 | Em resposta a: #312246

Nos meus apontamentos sobre a familia Barros Freire encontrei que o padre João Freire de Barros (1695-1770) morreu em 15 de Outubro de 1770, e deixou por herdeira a sua irmã Verónica (1711-1784), casada com Domingos de Sousa.

Cumprimentos.
J. Ferreira-Alves

Resposta

Link directo:

RE: Família Barros Freire no Brasil-Ajuda

#328060 | mtcb | 25 abr 2013 23:34 | Em resposta a: #303028

Tenho conhecimento de um António de Barros Freire que terá ido para o Brasil (temos uma fotografia dele tirada no Rio de Janeiro em 1872, sendo ele um jovem adulto). Era irmão do meu bisavô José de Barros Freire Junior, que era comerciante e fabricante de velas (?) em Vila Real (filhos de José de Barros Freire).
José de Barros Freire Junior só teve uma filha que era mãe do meu pai também filho único.

Resposta

Link directo:

RE: Família Barros Freire no Brasil-Ajuda

#328075 | anatengner | 26 abr 2013 01:49 | Em resposta a: #302775

Até há dias nem sabia que havia uma terra chamada Vila Boa de Quires. Agora sei que tenho lá uma parte dos meus antepassados.
O meu trisavô era José de Barros Freire, de Vila Boa de Quires, e vivia em Vila Real, onde nasceu o meu bisavô, José de Barros Freire Júnior e a sua filha única Alice de Barros Freire que também só teve um filho, Albertino da Costa Barros, meu pai.
O meu bisavô tinha muitos irmãos.Só sei alguns nomes: Jerónimo, António, Augusto, Bártholo, Adelaide, Ana de Jesus e Maria das Dores. O António foi para o Brasil, não sei se lá ficou nem o que lhe aconteceu. Do Brasil não há respostas, por enquanto.
Foi bom saber que ainda há família, mesmo que distante, por aí.

Ana Maria Tengner da CostaBarros

Resposta

Link directo:

RE: Família Barros Freire no Brasil-Ajuda

#328080 | jjbfa1945 | 26 abr 2013 10:08 | Em resposta a: #328075

O ramo Barros Freire que foi para Vila Real, descende de Jerónimo de Barros Freire, que nasceu em Vila Boa de Quires em 17 de Março de 1815, e irmão de Bártolo de Barros Freire (um dos ramos do Porto; já existiam Barros Freire no Porto desde o século XVIII), de quem descendo. Eram ambos cerieiros (negócio muito lucrativo) bem sucedidos pelas doações que encontrei na Venerável Ordem Terceira de São Francisco do Porto, da qual eram todos irmãos. Tanto o Bártolo, como o Jerónimo, eram filhos de Jerónimo de Barros Freire (1762-1827) e de Ana Maria Rodrigues (1779-1858), que viveram e morreram em Vila Boa de Quires. Como tive ocasião de escrever neste fórum, os Barros Freire, de Vila Boa de Quires, descendem de António Freire e de Margarida de Barros, casal que viveu em Vila Boa de Quires, entre os séculos XVII e XVIII. Já consegui recuar até inícios do século XVII, chegando à conclusão que o sobrenome Freire, vem de uma Ana Freire, que morreu em 1641, e o sobrenome Barros, de uma Antónia de Barros. Ainda me faltam muitas informações e, infelizmente, para resolver algumas dúvidas, faltam livros paroquiais.
Do meu lado o nome extingue-se, sendo a última a usar Barros Freire a minha mãe, com 94 anos. Foram vários os Barros Freire a irem para o Brasil, onde devem existir descendentes dos Barros Freire de Vila Boa de Quires.

Com os cumprimentos de

Joaquim Jaime Barros (infelizmente não colocaram o Freire) Ferreira-Alves

Resposta

Link directo:

RE: Família Barros Freire no Brasil-Ajuda

#328081 | jjbfa1945 | 26 abr 2013 10:14 | Em resposta a: #328060

Remeto o texto que enviei para anatengner.

O ramo Barros Freire que foi para Vila Real, descende de Jerónimo de Barros Freire, que nasceu em Vila Boa de Quires em 17 de Março de 1815, e irmão de Bártolo de Barros Freire (um dos ramos do Porto; já existiam Barros Freire no Porto desde o século XVIII), de quem descendo. Eram ambos cerieiros (negócio muito lucrativo) bem sucedidos pelas doações que encontrei na Venerável Ordem Terceira de São Francisco do Porto, da qual eram todos irmãos. Tanto o Bártolo, como o Jerónimo, eram filhos de Jerónimo de Barros Freire (1762-1827) e de Ana Maria Rodrigues (1779-1858), que viveram e morreram em Vila Boa de Quires. Como tive ocasião de escrever neste fórum, os Barros Freire, de Vila Boa de Quires, descendem de António Freire e de Margarida de Barros, casal que viveu em Vila Boa de Quires, entre os séculos XVII e XVIII. Já consegui recuar até inícios do século XVII, chegando à conclusão que o sobrenome Freire, vem de uma Ana Freire, que morreu em 1641, e o sobrenome Barros, de uma Antónia de Barros. Ainda me faltam muitas informações e, infelizmente, para resolver algumas dúvidas, faltam livros paroquiais.
Do meu lado o nome extingue-se, sendo a última a usar Barros Freire a minha mãe, com 94 anos. Foram vários os Barros Freire a irem para o Brasil, onde devem existir descendentes dos Barros Freire de Vila Boa de Quires.

Com os cumprimentos de

Joaquim Jaime Barros (infelizmente não colocaram o Freire) Ferreira-Alves

Resposta

Link directo:

RE: Família Barros Freire no Brasil-Ajuda

#328092 | mtcb | 26 abr 2013 14:11 | Em resposta a: #328080

Encontrei algumas referências a Barros Freire no Brasil, pesquisando no Google.

Uns deles são uma família de advogados que, julgo eu, não se importariam de nos responder se têm alguma ligação à nossa família:
http://www.barrosfreire.com.br/socio01.php?id=5 Site de Barros Freire advogados. O sócio mais velho, pai de outros sócios é José Ernesto de Barros Freire que além de advogado foi magistrado.

Julgo que o telefone pode ser acessado através de :
http://www.123achei.com.br/telefones-residenciais/sao-paulo-2/jose/11-3088-6411/jose-ernesto-de-barros-freire.html

Tel: (11) 3088-6411

Alguém se atreve a tentar?

Margarida T. C. Barros

Resposta

Link directo:

RE: Família Barros Freire no Brasil-Ajuda

#328098 | MICHELRIO32 | 26 abr 2013 20:40 | Em resposta a: #127598

Caros Confrades,aqui no Rio de Janeiro constam muitos Barros Freire,bem como documentos antigos dos mesmos,tais como processo de habilitações matrimoniais,inventários e outros.

Com os melhores cumprimentos,

Michel do N.G.Corrêa

Resposta

Link directo:

RE: Família Barros Freire no Brasil-Ajuda

#328109 | mtcb | 27 abr 2013 01:16 | Em resposta a: #328081

O ramo da família de Vila Real deve ter começado com o casamento de José de Barros Freire (nosso trisavô), com Vitorina dos Santos (nascida na freguesia de S Pedro de Vila Real). Parece que teve ainda um segundo casamento.

Tiveram inúmeros filhos, um dos quais o nosso bisavô José, o António que foi para o Brasil e ainda Maria das Dores, Augusto, Bártolo, Adelaide, Ana de Jesus e outros.
Nota: Sou irmã da Ana Maria Tengner da Costa Barros e cunhada de Emília Barros, que iniciou este fórum, e entretanto falecida.

Na transcrição do assento de baptismo do nosso bisavô José de Barros Freire Júnior consta:

José filho legítimo de José de Barros Freire, natural de Villa Boa de Quires, comarca de Penafiel, e de Victorina dos Santos natural desta freguesia de S. Pedro Vila Real e residente na Rua Direita desta mesma Villa, nepto paterno de Jerónimo de Barros Freire da dita freguesia de Villa Boa de Quires e de Anna Maria Rodrigues da freguesia de Perozello do dito termo Penafiel (?); nepto materno de António Lettra natural de Sanguinhêdo, freguesia de Mouçós e de Theresa dos Santos natural de S. Cosme freguesia de São Thomé do Castelo, nasceo em o dia dous do mês de Dezembro do anno de mil oitocentos e cincoenta e seis. Foi solemnemente Baptizado e houve os Santos óleos por mim abaixo assignado em o dia dez do mesmo mez e anno. Sendo padrinhos José de Barros Freire da cidade do Porto e Rosa de Jesus Barros da mesma e para constar fiz este termo que assigno
O Parocho Domingos José de Carvalho


Transcrição do Registo de Baptismo de Alice de Barros Freire, nossa avó (também a última a usar o apelido de Barros Freire, depois acrescentado com da Costa, pelo casamento. Segundo nos contaram o meu pai ficou com os apelidos Costa Barros (Albertino), e não Freire da Costa, a pedido do nosso bisavô)

No primeiro dia do mez de Dezembro do anno de mil oitocentos e oitenta e quatro, nesta parochial egreja de São Pedro de Villa Real, concelho da mesma Villa, archidiocese de Braga, o Reverendo Bento Augusto Ferreira de Carvalho, Coadjunto (?) desta feguesia, baptizou solennemente, uma creança do sexo feminino a quem deu o nome de Alice, nascida nesta freguesia na Rua Direita, pelas duas horas da manhã do dia vinte e seis de Novembro último, filha legítima de José de Barros Freire Júnior, armador e carieiro, desta freguesia, e de D. Gilda Adélia Alves Pereira de Barros, da de Santo Ildefonso, recebidos na de Cedofeita, ambas da cidade do Porto, moradores nesta de São Pedro, nepta paterna de José de Barros Freire, da de Villa Boa de Quires(?), concelho de Marco de Canaveses, e de sua primeira mulher Dona Victorina dos Santos, desta de São Pedro, e materna de Manuel Alves de Basto, e Dona Rosa Pereira da dita de Santo Ildefonso. Foram padrinhos Bartholo de Barros Freire , solteiro, negociante, e sua irmã Dona Adelaide de Barros Freire, casada, proprietária, moradores na referida cidade do Porto, representados por seus bastantes procuradores o dito avô paterno José de Barros Freire,casado, proprietário¸ morador na Freguesia de Folhadella d’este concelho, pae d’estes e sua filha Dona Maria das Dores Barros de Almeida, casada, proprietária, moradora nesta de São Pedro, E, para constar, se lavrou em duplicado este assento que, depois de ser lido e conferido perante os procuradores, com ambos assigno.

Com os meus melhores cumprimentos
Margarida T da Costa Barros

Resposta

Link directo:

RE: Família Barros Freire no Brasil-Ajuda

#328118 | mtcb | 27 abr 2013 09:39 | Em resposta a: #328098

Sr Michel Corrêa

Muito obrigada pelo seu cuidado.
Precisávamos de encontrar uma "ponta do fio" para começar a "desenrolar a meada", como se costuma aqui dizer.
Se por acaso conhecer algúem destas famílias que tenha antepassados em Portugal poderia pô-las em contacto aqui connosco. Seria muito interessante.

Mais uma vez obrigada

Os meus melhores cumprimentos

Margarida T da Costa Barros

Resposta

Link directo:

RE: Família Barros Freire no Brasil-Ajuda

#328120 | jjbfa1945 | 27 abr 2013 09:45 | Em resposta a: #328109

O Jerónimo de Barros Freire casado, em 29 de Outubro de 1798, com Ana Maria Rodrigues tiveram os seguintes filhos: Bártolo, de quem descendo, n. em 1799; Maria, n. em 1802; António, n. em 1804; Ana, n. em 1808; Vicente, n. em 1812; Jerónimo, n. em 1815; Bento, n. 1818; e José, n. em 1821, e afilhado do irmão Bártolo. Então é este José que vai para Vila Real. Eu sou um dos autores do livro, publicado recentemente, sobre a Misericórdia de Vila Real, e recordo que durante a investigação encontrei na documentação referências a Barros Freire em Vila Real, o que eu desconhecia completamente.

O Jerónimo de Barros Freire era filho de outro Jerónimo de Barros Freire, casado em 5 de Setembro de 1740, com Adriana Luísa de Sousa. É este Jerónimo, que é filho de António Freire e de Margarida de Barros, a origem dos Barros Freire.

Tanto o primeiro Jerónimo como o segundo, assim como o pai (António Freire) tiveram muitos filhos. É também uma família com muitos padres, nos seus diversos ramos.

Com os melhores cumprimentos.

Joaquim Jaime B. Ferreira-Alves

Resposta

Link directo:

RE: Família Barros Freire no Brasil-Ajuda

#328148 | mtcb | 27 abr 2013 21:43 | Em resposta a: #328120

Dr Joaquim J B Ferreira-Alves

Muito obrigada por todas estas informações.

Não fazíamos idéia nenhuma da história da família antes da chegada a Vila Real. Estive a fazer um simulacro de árvore genealógica para conseguir perceber melhor pois há muitos nomes que se repetem.

Do que eu depreendo os nossos antepassados eram irmãos. Bártolo e José. Sendo o Bártolo o 1º filho, bastante mais velho e padrinho do meu trisavô.
Lembro-me muito bem de a minha avó falar de um tio Bártolo mas suponho que seria sobrinho do seu antepassado (e filho do José de Barros Freire).

Sei que o meu bisavô José de Barros Freire Junior era comerciante. Tinha uma loja/armazém na Rua Direita onde sei que vendiam tecidos, rendas, etc... e havia referências nos seus papéis ao fabrico/venda de velas (?). Também na certidão de nascimento da minha avó refere que era "armador e cirieiro".
A minha avó era filha única e casou com Albertino Augusto Rodrigues da Costa que se formou em Direito em Coimbra e foi notário em Vila Real. Também só tiveram só um filho, Albertino da Costa Barros (24-06-1910), que se formou em Medicina na Universidade de Coimbra em 1933. O meu pai só voltou a Vila Real por pouco tempo tendo sido convidado para assistente da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra. Não conheço outros familiares em Vila Real mas provávelmente existem pois o meu trisavô teve muitos filhos (segundo diziam 13 vivos).

Há uma mensagem neste fórum de um parente (Joaquim Freire de Carvalho) que ainda mora em Vila Boa de Quires e refere uma casa fundada em 1772. O fundador da referida casa foi João Freire Barros. Pela data ele seria provavelmente irmão do 1º Jerónimo e filho de Margarida de Barros e de António Freire.

Foi para mim muito interessante verificar que a minha família, agora conhecida, se inicia com uma Margarida de Barros...

A nossa família, julgo que até ao José de Barros Freire (este com poucos dados), está no Genneall. Seria interessante completá-la com estes dados que nos forneceu.

É uma pena só nos interessarmos por conhecer estes pormenores da história das nossas famílias quando já não temos a quem perguntar.

Mais uma vez agradeço o seu interesse e disponibilidade

Os meus melhores cumprimentos

Mrgarida Barros

Resposta

Link directo:

RE: Família Barros Freire no Brasil-Ajuda

#328163 | jjbfa1945 | 28 abr 2013 10:38 | Em resposta a: #328098

Caro Confrade

Vários Barros Freire de Via Boa de Quires foram para o Brasil. Do meu lado foram vários para São Paulo. Como existem muitos sobrenomes iguais a dificuldade é associar os Barros Freire, cuja origem está em Vila Boa de Quires (com ramos no Porto e também em Vila Real) com alguns do Brasil.

Com os melhores cumprimentos.

J. J. B. Ferreira-Alves

Resposta

Link directo:

RE: Família Barros Freire no Brasil-Ajuda

#328164 | jjbfa1945 | 28 abr 2013 11:21 | Em resposta a: #328148

Ex.ma Senhora D. Margarida Barros

Os Barros Freire do século XIX (talvez mesmo antes) que viviam no Porto, eram quase todos armadores e cerieiros. Os de Vila Boa de Quires seriam proprietários (provavelmente, no século XVIII, abastados). Uma das figuras mais conhecidas no século XVIII, foi o padre João de Barros Freire, que muda depois para João Freire de Barros, pároco de Vila Boa de Quires. É interessante ele usar Freire de Barros, que é o que deveria ser o nome da família, já que na altura usava-se (como ainda acontece em Espanha) o nome do pai em primeiro lugar (neste caso António Freire), e depois o da mãe (Margarida de Barros). O irmão Jerónimo (Jerónimo I) usa logo Barros Freire, e assim ficou. Como o Jerónimo I e o Jerónimo II tiveram muitos filhos devem existir muitos descendentes que, no caso das filhas, perderam o nome.

Eu já tenho uma recolha familiar (tronco Barros Freire) com muitas informações. É um trabalho lento, mas fascinante. Os vários grupos familiares vão aumentando e as origens vão sendo diferentes, o que vai obrigar-me a deslocar a vários arquivos. Eu sempre trabalhei em arquivos, devido à minha profissão como professor da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, e é um trabalho que faço com gosto. Só depois de reformado iniciei esta pesquisa, partindo de muitas informações familiares, e para o caso Barros Freire, de alguma informação recolhida por uma tia materna.

Como acontece com todas as famílias, depois da terceira geração as pessoas afastam-se e entram no mundo dos desconhecidos. Esta é uma forma de recrear uma teia que eu tenho conseguido, nalguns casos, montar até aos anos 70/80 do século XVI.

Com os melhores cumprimentos.

Joaquim Jaime Barros Ferreira-Alves

Resposta

Link directo:

Família Barros Freire no Brasil-Ajuda

#350690 | MMBFG | 28 set 2014 23:25 | Em resposta a: #127598

Olá . Sou MARIA MANUELA BARROS FREIRE GRAÇA, sei que a origem da família está em Vila Boa de Quires. Fiquei encantada com todo este dialogo que estive a ler. Moro no Porto . manuela.graca@gmail.com

Resposta

Link directo:

Família Barros Freire no Brasil-Ajuda

#350691 | MMBFG | 28 set 2014 23:28 | Em resposta a: #127598

Sou MARIA MANUELA BARROS FREIRE GRAÇA , sei que este ramo da família veio de Vila Boa de Quires, e estou encantada com todo es assunto. E acima de tudo interessadíssima. manuela.graca47@gmail.com

Resposta

Link directo:

Família Barros Freire no Brasil-Ajuda

#353308 | MariaBarrosFreire | 31 dez 2014 18:55 | Em resposta a: #127598

Sou Mariá A parecida de Barros Freire Giuliese, moro no Brasil cidade de Sãp Paulo . Sou neta de José de Barros Freire e Isabel de Barros Freire e filha de Milton de Barros Freire e Delza Picossi de Barros Freire. Tenho tres irmãos : José Ernesto de Barros Freire (Advogado), Waldir de Barros Freire ( Engenheiro) e Milton de Barros Freire Júnior ( Administrador de Empresas). Sou Psicanalista e gostaria de conhecer as origens de meus familiares. Meu avo teve treze filhos 7 homens e seis mulheres. Vou buscar os documentos originais de todos eles e dos irmãos de meu avo que residiam no Rio de Janeiro. Tenho planos de ir para Portugal e fazer contato pessoal com os descendente dos Barros Freire.

Mariá Aparecida de Barros Freire Giuliese

Resposta

Link directo:

Família Barros Freire no Brasil-Ajuda

#353337 | jjbfa1945 | 02 jan 2015 11:20 | Em resposta a: #127598

Ex.ma Senhora D. Maria Aparecida

Como já deve ter lido neste fórum os Barros Freire aqui referidos têm origem em Vila Boa de Quires (Norte de Portugal). De Vila Boa de Quires alguns fixaram-se no Porto desde o século XVIII (o meu ramo) outros foram para Vila Real. Dos do Porto (e talvez outros) alguns foram para o Brasil, principalmente para São Paulo.
Com os melhores cumprimentos.

Joaquim Jaime B. Ferreira-Alves

Resposta

Link directo:

Família Barros Freire no Brasil-Ajuda

#353730 | MariaBarrosFreire | 18 jan 2015 14:45 | Em resposta a: #127598

Exmo Senhor,

Nessa ultima semana consegui identificar meus bisavós pais de meu avo José de Barros Freire que teve como irmãos Jubert de Barro Freire , Amália de Barros Freire e Mariquita de Barros Freire. Meu bisavó Duarte de Barros Freire casado com Maria Seide de Barros Freire. Meu avo se estabeleceu em Sao Paulo e seus irmãos Jubert, Amália e Mariquita no Rio de Janeiro. Meu avo José de Barros Freire era comerciante de tecidos e era sócio de uma loja na rua direita.
Estou encantada com as descobertas e tenho grande interesse em saber o nome completo do Barros Freire do qual nossa Familia descende. Quem foi o Barros Freire pai de meu bisavó Duarte de Barros Freire.

Agradeço a quem me fornecer mais informações.

Mariá Aparecida de Barros Freire Giuliese

Resposta

Link directo:

Família Barros Freire no Brasil-Ajuda

#353749 | jjbfa1945 | 18 jan 2015 20:51 | Em resposta a: #127598

Maria Aparecida de Barros Freire Giuliese

Somos primos, meu avô Jaime de Barros Freire era primo direito do Jubert, Amalia e Mariquita. Junto envio o meu email para conversarmos sobre o assunto: njferreiraalves@netcabo.pt
Cumprimentos.
Joaquim Jaime Barros Ferreira-Alves

Resposta

Link directo:

Família Barros Freire no Brasil-Ajuda

#353894 | MariaBarrosFreire | 22 jan 2015 13:50 | Em resposta a: #353749

Bom dia Joaquim,

Fico feliz ao saber que somos primos.Vou fazer contato poe email para conversarmos sobre a família.

Maria Aparecida de Barros Freire Giuliese

Resposta

Link directo:

Família Barros Freire no Brasil-Ajuda

#354782 | JoaquimFC | 15 fev 2015 22:39 | Em resposta a: #127598

Olá Confrades
Sou José Boaventura Freire de Carvalho, um dos descendentes dos Barros Freire, filho de Maria da Luz Barros Freire e de Agostinho Teixeira de Carvalho, neto de Emília de Barros Freire e José Barbosa Ribeiro e bisneto de José de Barros Freire e Margarida, último nome da qual não me recordo. Pai de Joaquim Agostinho Teixeira Freire de Carvalho que já participou neste fórum. Este forneceu algumas informações incorretas, pelo facto de desconhecermos que José Freire de Barros era padre. Agradeço, portanto, ao estimado Jaime Barros Ferreira-Alves a gentileza prestada no útil esclarecimento que em muito enriqueceu este fórum de discussão. -Atualmente sou proprietário da Quinta do Freire, onde se encontra uma casa do ano de 1772 com a inscrição de “José de Baros Freire, anno de 1772”. Na pedra mestra da porta principal, debaixo da mencionada inscrição, encontra-se gravado o número “25”siginifcado que ignoro. Segundo a informação fornecida pelo parente Joaquim Jaime Barros Ferreira-Alves, pertencerei muito provavelmente à 8ª ou 9ª geração a partir do padre José Freire de Barros, visto cada geração rondar 30 anos aproximadamente. Fico feliz por saber que há muitos descendentes desta família interessados na genealogia da família. Desde já, estão convidados a visitar a casa dos vossos antepassados em Vila Boa de Quires. Deixo abaixo algumas informações que vos podem auxiliar, caso do vosso interesse for, uma deslocação à casa do Freire.

Coordenadas:
41˚12’48.18 N 8 ˚ 12’19.92 O
Email de contacto: Boaventura.freire.carvalho@gmail.com
deixo também o contacto da rede social facebook: Joaquim Freire de Carvalho

Em breve disponibilizo algumas fotos.

Um bem haja para todos,
Atenciosamente José Boaventura Freire de Carvalho

Resposta

Link directo:

Família Barros Freire no Brasil-Ajuda

#364572 | JoaquimFC | 24 dez 2015 18:36 | Em resposta a: #354782

Por lapso indiquei erradamente as coordenadas da casa dos Barros Freire de Vila Boa de Quires.

As corretas são as seguintes:

41°12'48.3"N 8°12'19.9"W

Resposta

Link directo:

Família Barros Freire no Brasil-Ajuda

#389130 | Bartholo | 07 fev 2018 19:22 | Em resposta a: #312246

Gostaria saber em que ano nasceu Bartholo Barros Freire
Tinha a indicação de 1850, mas deve estar errado dada a sua descrição em que o pai Jerónimo de Barros Freire nasce em 1762 e vem a falecer em 1827
Tenho a indicação que o Bartholo Barros Freire casou com Teresa Alves da Silva Pereira que tiveram um filho Daniel e outro Henrique Carlos Moreira
Este último avô de um primo de meu pai

Grato
Bártolo Valle Pereira
(do Porto)

bartolovale@gmail.com

Resposta

Link directo:

Família Barros Freire no Brasil-Ajuda

#421141 | Pfcc55 | 29 jan 2020 06:20 | Em resposta a: #127598

Vivam!
Não sei se este fórum está activo...
Alguém me pode ajudar a identificar os antepassados de Maria Rosa de Barros (minha trisavó), nascida na Rua dos Mercadores/Porto mas de família oriunda de Vila Real?
Foi casada com António José da Silva Cunha , e era filha de Bártolo de Barros Freire e neta de Gerónimo de Barros Freire.
Também tenho uma referência que seria descendente (neta) do (?) Morgado de Canto, casa de S. Cristóvão.
Obrigado,
Pedro.Cunha.Coimbra@gmail.com

Resposta

Link directo:

Família Barros Freire no Brasil-Ajuda

#421142 | Pfcc55 | 29 jan 2020 06:47 | Em resposta a: #127598

Algumas informações complementares: - Bártolo de Barros Freire era casado com Margarida Rosa da Encarnação (filha de Domingos de Barros Guimarães e de Maria Rosa do Couto)
- Jerónimo de Barros Freire era casado com Ana Maria Rodrigues
Obrigado,
Pedro.Cunha.Coimbra@gmail.com

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 02 mai 2024, 13:43

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen