famílias Silva,Lopes,Rodrigues,Costa e Medeiros

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias | Brasil

famílias Silva,Lopes,Rodrigues,Costa e Medeiros

#128509 | eldercunha2002 | 14 set 2006 22:05

GENEALOGIA da família RODRIGUES, COSTA E MEDEIROS

Minha avó é nascida em portugal casou- se teve e criou todos aqui no RJ-RJ a maioria é nascido e criado em Jacarepaguá ( Filhos daminha avó) eu gostaria de saber mais sobre o ancestrais dela (Pais, avós, tios, cunhados e outros) o nme dela é: ALEXANDRINA RODRIGUES MEDEIROS É DE PORTUGAL NÃO SEI DE QUE ESTADO, NASCIDA EM 15 1 1897 CASA COM ANTONIO RODRIGUES DA COSTA NASCIDO EM PETROPOLIS, RJ, BRASIL.

Resposta

Link directo:

RE: famílias Silva,Lopes,Rodrigues,Costa e Medeiros

#128540 | rmfrp | 15 set 2006 00:29 | Em resposta a: #128509

Cara Ana Paula:

Verifiquei que colocou mensagens em muitos tópicos deste Fórum pedindo informação sobre os seus familiares. Apenas com os elementos que nos indicou será praticamente impossível avançar.

António da Silva Lopes, Deolinda da Silva, António Rodrigues da Costa, Alexandrina Rodrigues Medeiros: as famílias dos três primeiros poderiam ser originários de qualquer lugar de Portugal, de tal forma comuns são os seus apelidos (sobrenomes). Não vale a pena continuar a responder a tópicos existentes sobre Silvas, Rodrigues e Costas de qualquer lugar como até agora fez, pois não dará qualquer resultado. Apenas no caso de Alexandrina o nome pode dar uma pequena pista: Medeiros é um nome um pouco menos comum que os restantes. Creio que os Açores são a região de Portugal onde há mais Medeiros, mas também existem bastantes no Alentejo e, creio, em algumas regiões do Norte de Portugal.

Com tão poucas indicaçõs geográficas não é possível ir pelos registos paroquiais, como sugeriu a alguns colegas. Teria milhares de paróquias para pesquisar (nos Medeiros, talvez "apenas" centenas). Por este motivo, recomendo-lhe que comece por nos indicar, em tópico próprio, que pode muito bem ser este que já abriu, o que sabe. Eu próprio tentarei ajudar, reunindo as informações que colocou dispersas por vários tópicos. O que tem é o seguinte:

Os seus avós paternos são:
- António da Silva Lopes, que nasceu cerca de 1886, e Deolinda da Silva, que nasceu cerca de 1892. Nasceram em Portugal? (pelas suas mensagens não tenho a certeza)

Os seus avós (maternos, presumo) são:
- António Rodrigues da Costa nasceu em Petrópolis, no Estado do Rio de Janeiro (*), e os seus antepassados eram "provavelmente" (porquê?) de Portugal. Casou com Alexandrina Rodrigues Medeiros, que nasceu a 15 de Janeiro de 1897 em Portugal, em local desconhecido (**).

(*) - note que os portugueses reconhecem facilmente RJ como Rio de Janeiro e SP como São Paulo mas em geral não conhecem as abreviaturas dos estados brasileiros.
(**) - Portugal não está dividido em "estados" como o Brasil.

Que dados adicionais tem? Em que época chegaram ao Brasil? Já tem cópia dos seus registos de casamento e óbito? E dos registos de nascimento dos filhos (de todos os filhos, se possível)? Sabe se tinham alguns irmãos? Não sabe nada sobre os nomes dos pais dos seus avós?

Em função das respostas que der a estas questões talvez possamos ajudá-la um pouco mais. Boa sorte!

Com os melhores cumprimentos,

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

RE: famílias Silva,Lopes,Rodrigues,Costa e Medeiros

#128659 | eldercunha2002 | 16 set 2006 01:05 | Em resposta a: #128540

Caro Amigo Rui Pereira

Minha avó Paterna (Otilia Rodrigues Costa) antes de Morrer me disse os nomes dos pais dela que são Portugueses (Antonio Rodrigues da Costa e Alexandrina Rodrigues Medeiros) mas ela não sabia de onde eles eram.

Quando perguntei a ela sobre os sogros dela, ela me disse que também eram Portugueses (Antonio da Silva Lopes e Deolinda da Silva) esses são também meus avós paternos, pois são pais de meu avô (Carlos da Silva Lopes), que nasceu em Petropolis.

Minha esperança é ter acesso a listagem de navios Portugueses para encontrar os nomes de Bisavós e assim encontrar o local onde eles nasceram para pedir um microfilme mórmon.
Sou apaixonada pela minha Família, e esse Trabalho é mais que uma curiosidade é uma Paixão.

Grata pela sua ajuda

Ana Paula

Resposta

Link directo:

famílias Silva,Lopes,Rodrigues,Costa e Medeiros

#128663 | Lourval | 16 set 2006 02:08 | Em resposta a: #128659

Cara Ana Paula,
Todos os estrangeiros tiveram de se cadastrar a partir de 1938 se tinham menos de 65 anos. Este me parece que é o caso de seus avós. Escreva para consultas@arquivonacional.gov.br e dê a eles todos os elementos necessários (nome do estrangeiro, filiação e cidade onde residia em 1938) que eles enviarão a você o prontuário deles. Eu já pedi vários e eles localizaram.
Lourval

Resposta

Link directo:

RE: famílias Silva,Lopes,Rodrigues,Costa e Medeiros

#128708 | eldercunha2002 | 16 set 2006 20:18 | Em resposta a: #128663

Caro Lourval

Sou muito grata pela sua ajuda, pois você me deu mais esperança

Muito Obrigada

Ana Paula

Resposta

Link directo:

RE: famílias Silva,Lopes,Rodrigues,Costa e Medeiros

#128762 | rmfrp | 17 set 2006 19:12 | Em resposta a: #128659

Cara Ana Paula:

Muito obrigado pela sua resposta.

Tanto quanto sei, não existe "a listagem de navios portugueses". Existem muitas listagens, em locais diferentes, e que mesmo no seu conjunto não corresponderão à listagem completa dos portugueses que viajaram para o Brasil (foram certamente centenas de milhar entre os fins do século XIX e os inícios do século XX). Para a pesquisa desse tipo de listagens é muito importante saber a data de chegada ao Brasil, que - suponho - a Ana Paula não tem. Por este motivo penso que as listagens não serão o caminho a seguir, pelo menos por agora.

Siga os conselhos do colega Lourval, que tem experiência de pesquisa a partir do Brasil (eu sou português). Boa sorte!

Com os melhores cumprimentos,

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

famílias Silva,Lopes,Rodrigues,Costa e Medeiros

#452206 | AlexsandroM07 | 25 jan 2024 00:31 | Em resposta a: #128509

Caros colegas do fórum:

Meu sobrenome é "Medeiros" e gostaria de saber dos senhores(as) informações acerca dessa família, podem ser informações gerais acerca do sobrenome no Brasil e no Ceará que é de onde sou.

De antemão agradeço a todos(as) que puderem me ajudar com essa dúvida.

Alexsandro Medeiros

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 27 abr 2024, 23:32

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen