historia de quinta da pousada v.n.famalicao?

Este tópico está classificado nas salas: Património | Regiões

historia de quinta da pousada v.n.famalicao?

#129016 | joseareal | 20 set 2006 15:49

gostaria de saber qual a historia da quinta da pousada em s. pedro do bairro v. n. famalicao, sei q tem um brazao antigo mas nao sei de q familia nem d q seculo...

Resposta

Link directo:

RE: historia de quinta da pousada v.n.famalicao?

#129023 | ajflt | 20 set 2006 17:28 | Em resposta a: #129016

Caro José Areal

A Quinta de Pousada em S. Pedro do Bairro, pertencia á família Pinheiro de Lacerda, descendentes do Solar de Pouve, em Ceide e do Solar dos Pinheiros,em Barcelos. Calculo que o brasão seja do século XVIII. Se desejar informações mais detalhadas sobre esta família e sobre a sua descendência, fiz um estudo sobre a familia Pinheiro de Lacerda, que lhe posso disponibilizar. Basta contactar-me por e-mail para trigueiros@gmail.com
Cumprimentos amigos

António Júlio Limpo Trigueiros

Resposta

Link directo:

RE: historia de quinta da pousada v.n.famalicao?

#129327 | eduardocarneiro | 23 set 2006 17:43 | Em resposta a: #129016

Consultar obra "Personalidades de V.N.Famalicão" de Eduardo Manuel Santos Carneiro, investigador nas áreas da História de Portugal...

Resposta

Link directo:

RE: historia de quinta da pousada v.n.famalicao?

#137149 | veludo | 13 dez 2006 16:39 | Em resposta a: #129016

Caro José,
Esta quinta não pertence à família de origem.O brasão é de Rodrigo Pinheiro de Lacerda que casou com a dona da quinta,este Rodrigo era o representante da família Pinheiro de Barcelos ( solar dos Pinheiros,morgado de Pouve etc....).
As armas são Pinheiro( de Barcelos ) no 1º quadrante, La Cerda ( antigo dos Reis de Castela e de França ) no 2º, Pereira ( dos senhores de Mazaferes ) no 3º e Lobo ( dos Senhores de Sousa vulgo Marqueses do Alvito ) no 4º com o timbre de Pinheiro.A quinta em si não têm história especial mas o brasão sim pois pertence a esta família medieval muito importante na históriaSe precisar de mais informações disponha,pois sei bastante pois sou descendente do dito Rodrigo.
Miguel Nunes de Matos

Resposta

Link directo:

RE: historia de quinta da pousada v.n.famalicao?

#140279 | joseareal | 15 jan 2007 10:53 | Em resposta a: #137149

Sr Miguel,

Muito agradeço a sua resposta. Poderia me indicar qual era o nome da dona da quinta com quem Rodrigo casou? Estou a tentar descobrir o ano de inicio da casa senhorial.

Resposta

Link directo:

RE: historia de quinta da pousada v.n.famalicao?

#142135 | antoniolacerdabarros | 28 jan 2007 23:40 | Em resposta a: #140279

Prezados,

Sou descendentes de Albino Pinheiro de Lacerda, que veio de Famalicão para o Brasil por volta de 1825 junto com os irmãos.
Vitorino voltou a Portugal e assumiu o Solar dos Pinheiros em Barcelos, como acertadamente informa o culto genelogista Antonio Trigueiros, que me enviou todos os dados de meus ancestrais.

Cordialmente cumrimenta-os
Antonio Lacerda de Barros

Resposta

Link directo:

RE: historia de quinta da pousada v.n.famalicao?

#142646 | santoscarneiro | 01 fev 2007 21:02 | Em resposta a: #142135

Professor de História

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 02 mai 2024, 05:47

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen