Família Quartin - informações coligidas

Este tópico está classificado nas salas: Bibliografia | Famílias | Hispânia | Regiões | Cargos

Família Quartin - informações coligidas

#129476 | pasargada | 26 set 2006 02:08

Veio às minhas mãos um apanhado sobre a Família Quartin sob o título:
Pequena Investigação acêrca das Origens da Família Quartin, colligida por Antonio Thomas Quartin.

Este é um pequeno documento [uma fotocópia] de duas páginas datilografadas e com grafia de português mais antigo do que o atual, [talvez dos anos 20?] que depois do título mencionado acima, tem o seguinte texto na primeira página:

"Ricardo Leão Quartin, nasceu em 1789, em Gibraltar, filho de António Thómas Quartin , de Gibraltar e de D. Francisca del Puerto e Aumada, de naturalidade hespanhóla. Casou em 19 de agosto de 1817, em Vianna do Minho, com D. Anna Joaquina de Almeida, natural da mesma Villa de Vianna, filha de Manuel José de Almeida e de D. Maria Theresa D'Almeida. Foi negociante em Lisboa. Coadjuvou o Tenente-Coronel Bernardo José de Maya, na criação e formação do Regimento de Infantaria dos Voluntários Reaes do Commercio, dando nessa ocasião decidasprovas[sic] do interesse que tinha pelo bem de sua Pátria. Assentou praça nesse Regimento e Jurou Bandeira, em 29 de Janeiro de 1809. No assento que lhe diz respeito, diz ter 62 pollegadas, cabellos castanhos e olhos pardos. Passou a Tenente de Granadeiros do mesmo Regimento, em 3 de Fevereiro de 1809. Pelos serviços prestados e ainda por saber a língua inglesa, se lembrou o Governo do prestimo deste Official, removendo-o para a tropa de Linha, na qualidade de Ajudante de Campo do General Carlos Miler, General da Provincia do Minho, no dia 21 de Janeiro de 1810. Foi promovido a Tenente, por proposta do Marechal Commandante em chefe do Exército, Conde de Trancoso, ao Príncipe Regente D. João, no dia 3 de Junho de 1813, com exercício de Ajudante de Ordens do Governo das Armas da Provincia do Minho. Promovido a Capitão, por decreto de 12 de Outubro de 1815, e a Major e Governador do Castello de Insua, em 22 de junho de 1821. Foi nomeado Sargento-Mór e Governador do dito Castelo de Insua, no dia 4 de Abril de 1826, por carta patente de D. Pedro. Sir John Wilson, Marechal de Campo, em documento passado a 19 de Setembro de 1823, attesta que o Major Ricardo Leão Quartin, Governador da Praça de Insua e Dependencias, no tempo em que o teve por Ajudante de Ordens, no Corpo do Governador das Armas da Província do Minho, sempre se portou com zêlo e honra no desempenho de suas funcções, como na execução de varias diligencias de que por elle fora incumbido. Attesta mais que quando succedeu a Revolução de 24 de Agosto de 1820, não deixou de dar próvas evidentes de lealdade, que sempre manifestou para com seu Soberano, merecendo por isso desconfiança do Governo Revolucionário daquelle tempo, que o mandou sahir da Provincia, para a Cidade do Porto, com o dito Marechal Wilson, ficando junto delle até que o Marechal, para evitar que fosse ainda mais compromettido com systema então novamente acclamado, julgou justo dispensar a sua assistencia."

[Fim da Primeira Página]. Colocarei a transcrição da Segunda Página amanhã.
Este documento acabamos de encontrar com papéis de meu pai [Celso Pinto Lopes]. Este Antonio Thomas Quartin, -- acredito que seja o último dos Barões de Quartin -- era padrinho e primo de minha avó Sara Quartin Pinto. Não tenho receio quanto ao documento. No entanto achei-o interessante o suficiente para transcrevê-lo. Há por exemplo o nome da mãe de Ricardo Leão Quartin que ainda não tínhamos na Genealogia. Agradeço desde já qualquer comentário.

Pasárgada

Resposta

Link directo:

RE: Família Quartin - informações coligidas

#129512 | aguerreiro | 26 set 2006 16:27 | Em resposta a: #129476

Nesta cidade de Viana doCastelo, foi demolido aí pelos anos sessenta o edíficio da Casa dos Pescadores que estava sediafda no chalet QUARTIN, que era um edifício do séc XIX de traça á francesa, onde viveu essa família e que provavelmente teria sido construida por um filho do referido major que era comerciante por grosso de import-export.

Resposta

Link directo:

RE: Família Quartin - informações coligidas

#204174 | Daimyo | 27 jul 2008 01:34 | Em resposta a: #129512

Ilustres Parentes e Amigos;
Pertenço ao ramo Quartin Pinto do Rio de Janeiro (Brasil), tenho muito interesse em Heráldica, e tenho realizado pesquizas diversas de ambos os lados de minha ascendência.
Observei alguma incorreções no que diz respeito a minha origem quando descrita por parentes distantes do ramo "Quartin Pinto" do Rio de janeiro.
Apresento-me assim com humildade e respeito, a fim de completar o conhecimento de VSas, caso desejem, a respeito de minha ramificação.

Saudações;
Daimyo.

Resposta

Link directo:

RE: Família Quartin - informações coligidas

#204175 | Daimyo | 27 jul 2008 01:36 | Em resposta a: #204174

Errata: ..."pesquisa"...
..."Rio de Janeiro"...

Resposta

Link directo:

Família Quartin - informações coligidas

#388428 | joaomarque | 16 jan 2018 00:39 | Em resposta a: #129476

Prezados (as) senhores (as),
Boa noite,

Me chamo João Carlos Marques, sou historiador e investigador pelo Centro de Estudos Internacionais do Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL), e no momento estou realizando um estudo sobre imigração no Brasil e em Portugal nos finais do século XIX e início do XX. Sobretudo a partir da trajetória do jornalista António Tomás Pinto Quartin (1887-1970), natural do Rio de Janeiro. Porém, até o momento não consegui contacto com familiares. Desta forma, gostaria, se possível, saber mais sobre a família Quartin, sobre tudo seu papel na sociedade carioca nos finais do século XIX, ou então como posso entrar em contacto com familiares ainda vivos de Pinto Quartin, no Brasil ou em Portugal.
Desde já agradeço a atenção e ajuda.

Atenciosamente,
João Marques

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 01 mai 2024, 19:08

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen