Morgados de Alvellos em Figueiredo de Alva

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias | Regiões

Morgados de Alvellos em Figueiredo de Alva

#129894 | HGFEDCBA9 | 01 out 2006 15:11

Os morgados de Alvellos provenientes de Ferreira de Aves, segundo Manuel Abranches de Soveral, em "Ascendêndias Visienses" Vol. I e II, ensaios genealógicos, sobre a nobreza de Viseu, Séculos XIV a XVII. Porto 2004. "É de supor que Estêvão Martins de Alvellos tenha casado com uma descendente de D. Vermudo o Velho, detentor da grande propriedade "figueiredo", herdando assim a Quinta do Paço de Figuieiredo(de Alva), concelho de S. Pedro do Sul", onde governaram, desde o sec. XIII ao sec. XIX.

Resposta

Link directo:

RE: Morgados de Alvellos em Figueiredo de Alva

#129908 | Nuno Oliveira | 01 out 2006 21:58 | Em resposta a: #129894

Caríssimo Confrade:
Vermudo, o velho, aparece citado nas Inquirições de 1258 como detentor da honra de "Figueiredo", mas trata-se, creio, de Figueiredo das Donas, que ao tempo fazia parte do território de S. Pedro do Sul e não de Figueiredo de Alva. Ou será que as duas "Figueiredo" (Donas e Alva) pertenciam ao mesmo Vermudo?
Também já li algures em Manuel Soveral (creio que em textos publicados no seu site) que, efectivamente, os senhores de Alvelos detinham as torres de Ladreda, Paço de Figueiredo de Alva e Alva, todas com alcance visual entre si. E, de facto, Ladreda é lugar de Figueiredo de Alva, onde desconheço vestígios da existência de qualquer construção medieval fortificada, Em Fig. de Alva há algumas tradições que apontam para a existência de um paço antigo junto á actual Igreja e quanto a Alva, hoje freguesia do concelho de Castro Daire, nada sei.
Também sei que, em S. Pedro do Sul, a antiga Quinta da Negrosa foi pertença dos morgados de Alvelos, que lhe terá chegado por casamento com uma senhora de apelido Campos Coelho.
Esperando ter sido útil,
Cordialmente:
E. Nuno Oliveira

Resposta

Link directo:

RE: Morgados de Alvellos em Figueiredo de Alva

#130001 | HGFEDCBA9 | 03 out 2006 11:58 | Em resposta a: #129908

Caríssimo Confrade:
Nas Inquirições de 1258, chamam "Figueyredo" (de Alva), mas este determinativo encontra-se escrito a título de parágrafo, o qual só foi oficializado no sec. XVII. É alí referido que o próprio padroado da Igreja era dos Figuyredos: "de patronatu eclesie de Sanctii Salvatoris de Figueyredo" (Sanctii Salvatoris era e é de Figueiredo de Alva e não de Figueiredo das Donas). No reinado de D. Afonso Henriques, Vermudo, o Velho, pai de D. Fernando Vermudes governava as Terras de Mangualde, Viseu e Lafões. A D. Vermudo ficou a honra e paço de Figueyredo para seus descendentes(milites), mas essa honra caiu, ficando escrito que uma parte ficou nas "Donas" e a outra, crê-se que por herança de casamento teria passado para Estêvão Martins(Figueiredo), seguindo os seus "milites" Morgados de Alvellos, que Soveral descobriu serem provenientes de Ferreira de Aves. A Quinta da Negrosa era dos Alvellos, que a 13.ª Morgada de Figueiredo de Alva, Joana de Alvellos, casou com o dr. António de Campos Coelho, doando à freguesia de Figueiredo de Alva, em 24-07-1655, a Capela de S. João Baptista, por doc umento loavrado pelo Tabelião Nuno Vaz de Brito. Quanto às Torres que refere, na altura, a Ladreda abrangia a Ucha, onde se contra, desde o sec. V. a.C. o Castro do Mau Vizinho, actualmente em ruinas e que na altura seria encimado com a torre para residência do rei Calta. Quanto à torre de Alva, é de crer que Figueyredo incluisse uma parte de Alva porque a 13.ª Morgada de Alvellos, na doação da Capela refere que doa também "11 alqueires de pão, meado milho e centeio" pagos por um caseiro que tem em Pepim de Alva. Os Morgados de Alvellos foram senhores do Paço e Torres de Figueiredo de Alva e da aldeia da Ladreda, desde Estêvão Martins(Morgado de Alvellos), Sec. XIII ao Sec. XIX, com Henrique de Mello Pereira Coutinho de Lemos e Alvellos, 19.º Morgado. A explicação é longa e penso que não há espaço... ... desculpe.

Resposta

Link directo:

RE: Morgados de Alvellos em Figueiredo de Alva

#130008 | Nuno Oliveira | 03 out 2006 14:00 | Em resposta a: #130001

Caro Confrade:
Agradeço-lhe os esclarecimentos e acrescentos à mensagem que deixei, mas, peço-lhe, continue com mais explicações sobre este assunto. Sou um apaixonado pelas coisas antigas do meu concelho (S. Pedro do Sul) e tenho todo o gosto e interesse em saber sempre mais acerca da sua história e pessoas.
Já agora, esses Alvelos são os que deram nos Viscondes do Serrado, não é?
Cordialmente:
E. Nuno Oliveira

Resposta

Link directo:

RE: Morgados de Alvellos em Figueiredo de Alva

#130157 | HGFEDCBA9 | 04 out 2006 23:18 | Em resposta a: #130008

Caro Confrade E.Nuno Oliveira
Os morgados de Alvellos eram senhores da Quinta do Paço e Torres de Figieredo de Alva e da aldeia da Ladrteda e simultaneamente Viscondes do Serrado, onde, a partir de certa altura passaram a residir nessa frondosa Quinta do Serrado, situada ainda hoje no coração da cidade de Viseu. Moraram aqui, nomeadamente:

Francisco de Mello e Lemos de Alvellos, 1.º Visconde do Serrado.

Bernardo de Alvellos Coelho de Lemos e Mello..

A família morgados de Alvellos ainda hoje esporadicamente habita a Quinta do Serrado, que exploram. É viva a 2.ª Viscondessa do Serrado, neta materna do 1.º Visconde do Serrado, com a bonita idade de 86 anos e tem ainda uma outra irmã c. g.

Quanto ao nosso concelho de S. Pedro do Sul: Fernando de Alvellos e morgado da Quinta e Paço das Torres de Figueiredo de Alva e da aldeia da Ladereda foi fidalgo da Infanta D. Beatriz e morava em Lafões, quando a 2-11-1481, D. Afonso V lhe perdoara a pena de 10 anos de degredo em Ceuta...

Heitor de Alvelloos, fidalgo da Casa Real, em 1455 vivia em Lafões e nasceu em Figueiredo de Alva.

Pedro Homem de Alvellos, viveu em Figueiredo de Alva e casou com sua prima, Genebra de Figueiredo

Como já disse anteriormente a D. Joana de Alvellos era proprietária da Quinta da Negrosa, onde morava.

Henrique de Mello e Lemos de Alvellos, nasceu em 1626, morou na Quinta da Negrosa, nos Coutos do Banho, pelos ano de 1626. Casou com uma irmã de João de Campos Coelho. Era cidadão nobre da governança de Viseu.

Nota: todos estes morgados eram senhores da Quinta do Paço e Torres de Figueiredo de Alva e da aldeia da Ladreda e de outros bens.

PS.Espero que dentro de seis meses possa satisfazer a sua curiosidade ao dar à estampa um opúsculo referente à história dos senhores de Alvellos que governaram a freguesia de Sanctii Salvatoris de Figueiredo de Alva, como já fiz refência na Tribuna de Lafões.

Cordiais saudações: M. Sargento

Resposta

Link directo:

RE: Morgados de Alvellos em Figueiredo de Alva

#130246 | Nuno Oliveira | 06 out 2006 14:55 | Em resposta a: #130157

Caro M. Sargento:
Agradeço mais estes contributos e acrescentos que deu para o estudo dos Morgados de Alvelos.
Mas conhece algum documento onde se afirme taxativamente que o paço e torre de Figueiredo de Alva, antes de ser dos Alvelos, era dos senhores do paço e torre de Figueiredo das Donas, nomeadamente do Vermudo o velho? A existir um documento que o prove é, para mim, uma grande novidade!
Espero que continue com as suas publicações nos jornais locais, cujas vou seguindo atentamente, e fico ansiosamente à espera que saia o opúsculo com o estudo sobre estes Morgados de Alvelos. Quando sair dê notícia!
Respeitosamente:
E. Nuno Oliveira

Resposta

Link directo:

RE: Morgados de Alvellos em Figueiredo de Alva

#158042 | Nuno Oliveira | 01 jun 2007 17:55 | Em resposta a: #130157

Caro M. Sargento:
Tomando conhecimento que, domingo próximo, vai lançar o seu estudo sobre os Morgados de Alvelos e a sua ligação a Figueiredo de Alva, pedia-lhe o favor de me informar a hora da apresentação.
Grato pela consideração.
Atenciosamente,
Eduardo Nuno Oliveira

Resposta

Link directo:

RE: Morgados de Alvellos em Figueiredo de Alva

#318194 | clfr | 26 nov 2012 19:14 | Em resposta a: #158042

Caro Sr. M. Sargento,

Pesquisando sobre os Alvellos, dos quais descendo pelo meu 5o avô, encontrei essa notícia do lançamento de seu livro. Onde poderia encontrá-lo? Moro no Brasil, portanto seria interessante se pudesse indicar-me uma livraria on-line onde pudesse adquiri-lo.

Muitíssimo obrigado.

Cláudio.

Resposta

Link directo:

RE: Morgados de Alvellos em Figueiredo de Alva

#318211 | jaferro | 26 nov 2012 21:19 | Em resposta a: #130157

Caro Confrade M. Sargento,

Na leitura dos paroquiais de São João de Areais, Santa Comba Dão, encontrei diversos Alvellos. Entre outros, Joana dÁlvellos, mulher de Belchior de Paz, falecida em 21.12.1599.

O referido Belchior (ou Melchior) de Paz é padrinho de baptismo de dois dos meus 12ºs avós: Micia Nunes, b.06.01.1585, filha de Rodrigo Anes e de Francisca Nunes, de São de Areias e Manuel Simões,b.29.07.1588, filho de Simão Afonso e de Catarina Pires, da Parada, Carregal do Sal.

Qual a relação destes Alvellos com os de São Pedro do Sul? E dos Alvellos com os Paz? Destes também temos vários em São João de Areias.

Obrigado pela sua atenção.

Cumprimentos,

José Fernandes Rodríguez

Resposta

Link directo:

RE: Morgados de Alvellos em Figueiredo de Alva

#318225 | Nuno Oliveira | 27 nov 2012 09:48 | Em resposta a: #318194

Caro Cláudio,
Reparei que dirigiu a sua pergunta ao meu comentário, em vez de a dirigir directamente ao confrade M. Sargento, motivo pelo qual recebi a notificação com o seu pedido.
Neste particular, não lhe posso ser de grande valia... Sugiro antes que contacte o confrade M. Sargento.
Contudo, se o livro não existir em qualquer livraria virtual, volte a contactar-me, porque sempre acabamos por "dar um jeitinho".
Com os melhores cumprimentos
Eduardo Nuno Oliveira

Resposta

Link directo:

RE: Morgados de Alvellos em Figueiredo de Alva

#318237 | clfr | 27 nov 2012 13:13 | Em resposta a: #318225

Prezado Eduardo Nuno Oliveira,

Peço desculpas pelo equívoco; ainda estou me familiarizando com os recursos do fórum... Ao mesmo tempo, agradeço-lhe a gentileza de seu oferecimento.

Vou republicar a postagem com o "endereçamento" correto.

Como diziam os antigos, "que Deus guarde a Vossa Senhoria por muitos e mui felizes anos".

Cláudio.

Resposta

Link directo:

RE: Morgados de Alvellos em Figueiredo de Alva

#318238 | clfr | 27 nov 2012 13:15 | Em resposta a: #130157

Caro Sr. M. Sargento,

Pesquisando sobre os Alvellos, dos quais descendo pelo meu 5o avô, encontrei essa notícia do lançamento de seu livro. Onde poderia encontrá-lo? Moro no Brasil, portanto seria interessante se pudesse indicar-me uma livraria on-line onde pudesse adquiri-lo.

Muitíssimo obrigado.

Cláudio.

Resposta

Link directo:

RE: Morgados de Alvellos em Figueiredo de Alva

#318242 | clfr | 27 nov 2012 13:33 | Em resposta a: #318225

Estimado Eduardo Nuno,

Esquici-me de fazer-lhe um "convite". Se não lhe for incômodo "passar" pelo tópico "Um fidalfo português no Maranhão Colonial", talvez o confrade possa contibuir para aclarar algumas dúvidas que expus ali.

Grande abraço.

Cláudio.

PS: Espero que a mensagem para o M. Sargento tenha ido para o destinatário correto.

Resposta

Link directo:

RE: Morgados de Alvellos em Figueiredo de Alva

#318269 | cardosodoamaral | 27 nov 2012 20:41 | Em resposta a: #130246

Caro Confrade Nuno Oliveira

Antes de mais peço desculpa pela intromissão neste tópico, mas também eu estou interessado nas gentes de S. Pedro do Sul, porque uma avoenga minha ai nasceu de seu nome Joana d’Amaral filha de Domingos António já defunto e de sua mulher Joana do Amaral da vila de S. Pedro do Sul. Seu marido era de Canas de Sabugosa e chamava-se António Vaz filho de António Vaz e de Maria Simões. O casamento dele deu-se em 9 de Abril de 1692, logo são anteriores a essa data. Estes dados foram cortesia de uma nossa Confreira Vera Videira, que pesquisou no ADVISeu.o
Também é desse distrito parte da minha família paterna - Viseu propriamente dito, Fail e Tondela-Sabugosa.

Perguntava qual o jornal a que se refere quando diz "com as suas publicações nos jornais locais".

O opúsculo de que fala pode ser adquirido onde. Já o tem?

Tenho num assento de nascimento de Ana, minha avoenga um seu padrinho com o nome de Diogo Lopes Alvellos. Ela nasceu em Sabugosa.

Deixei um pequeno excerto somente como curiosidade e até onde me leva a minha curiosidade em correlacionar as situações.

Peço mais uma vez desculpa pela intromissão.

Grato por tudo

Cordiais cumprimentos

Adelino Cardoso do Amaral

Resposta

Link directo:

RE: Morgados de Alvellos em Figueiredo de Alva

#318296 | Nuno Oliveira | 28 nov 2012 09:54 | Em resposta a: #318269

Caro Adelino Cardoso do Amaral:
É para mim um prazer se, de qualquer forma, conseguir ser útil nas suas pesquisas.
1. - No caso dessa família de Amarais, em concreto, não possuo uma informação objectiva. Contudo, tenho uma pergunta a fazer: a geração dessa Joana de Amaral passou a viver em S. Pedro do Sul e a usar os apelidos Vaz do Amaral? Se sim, pode haver a possibilidade de se relacionarem com uma família que viveu nesta vila durante o século XIX e que usava esses apelidos. Vou ficar atento e tentar procurar mais alguma informação relevante.
2. - O tal jornal a que me referia é a "Gazeta da Beira", publicação regional que envolve os concelhos da região de Lafões e Castro Daire.
3. - O opúsculo, creio, seria a publicação que entretanto saiu e pode ser adquirida, talvez, nas livrarias locais (S. Pedro do Sul) ou na Biblioteca Municipal de S. Pedro do Sul, ou então junto do autor: SARGENTO, M. "A Freguesia de Figueiredo de Alva (A Raiz e a História de um Povo)", Viseu, 2007.
4. - Sobre as gerações de Alvelos, sugiro a consulta do livro: SOVERAL, Manuel Abranches, "Ascendências Viseenses", 2 volumes, 2004.

Sempre ao dispor.
Cordialmente
Eduardo Nuno Oliveira

Resposta

Link directo:

RE: Morgados de Alvellos em Figueiredo de Alva

#318297 | Nuno Oliveira | 28 nov 2012 10:08 | Em resposta a: #318242

Caro confrade Claudio:
Querendo facilitar a comunicação e envio de documentação, vou deixar-lhe aqui o meu contacto de e-mail, pedindo que me contacte para lá:
e.nunoliveira@hotmail.com
Entretanto, sobre os Alvelos, já consultou a obra "Ascendências Viseenses", publicada em 2 volumes, em 2007, pelo genealogista Manuel Abranches de Soveral?
Creio que nessa obra constará vasta informação, assim como no site pessoal do autor, que pode encontrar através de uma pesquisa no google.
Cumprimentos e sempre ao dispor,
Eduardo Nuno Oliveira

Resposta

Link directo:

RE: Morgados de Alvellos em Figueiredo de Alva

#318298 | cardosodoamaral | 28 nov 2012 11:49 | Em resposta a: #318296

Caro Eduardo Nuno Oliveira

Vou prepara um pequeno texto que lhe envio de seguida para o seu mail se não houver objeção alguma.

Grato por tudo

Cordiais cumprimentos

Adelino

Resposta

Link directo:

RE: Morgados de Alvellos em Figueiredo de Alva

#318299 | Nuno Oliveira | 28 nov 2012 12:50 | Em resposta a: #318298

Caro Adelino,
Cá aguardo pelo contacto via e-mail.
Sempre ao dispor.
Cordialmente
Eduardo Nuno Oliveira

Resposta

Link directo:

RE: Morgados de Alvellos em Figueiredo de Alva

#318301 | cardosodoamaral | 28 nov 2012 12:58 | Em resposta a: #318299

Caro Eduardo

Já seguiu e desculpe o incómodo.

Grato

Cordiais cumprimentos

Adelino

Resposta

Link directo:

RE: Morgados de Alvellos em Figueiredo de Alva

#318422 | cardosodoamaral | 30 nov 2012 11:52 | Em resposta a: #130157

Caro Fonfrade M. Sargento

Entre outras situações e não sei se vem a propósito, tenho num assento de nascimento de Ana, minha avoenga um seu padrinho com o nome de Diogo Lopes Alvellos. Ela nasceu em Sabugosa.

Aproveito a oportunidade para expor e sem querer ser abusador, o seghuinte:

- Joana d’Amaral filha de Domingos António já defunto e de sua mulher Joana do Amaral da vila de S. Pedro do Sul. Seu marido era de Canas de Sabugosa e chamava-se António Vaz filho de António Vaz e de Maria Simões. O casamento dele deu-se em 9 de Abril de 1692, logo são anteriores a essa data.

- Esta Joana, veio a casar mas desta feita já em Viseu com António Vaz em 1692.

Como li o que escreveu, aventurei-me a perguntar se por acaso conhece alguns destes.

Desde já os meus agradecimentos antecipados e desculpe-me a ousadia de tal situação

Cordiais cumprimentos

Adelino Cardoso do Amaral

Resposta

Link directo:

RE: Morgados de Alvellos em Figueiredo de Alva

#318428 | mpa | 30 nov 2012 15:00 | Em resposta a: #318422

Caro Confrade,

Li este tópico porque acabei de apanhar uma Alvelos na minha árvore (apesar de não directa) - e em Sabugosa.

Poderá estar relacionada com a sua - já identifico abaixo - mas mais importante foi o facto de estar a estudar Sabugosa - onde tenho muita gente , incluindo um Amaral - também explico abaixo.

Assim, gostaria saber se também tem Abranches, Barreto e Gomes na sua pesquisa (muito têm ligações com Lobão e Outeiro). Se sim, gostaria de trocar informações consigo.

Alvelos:
Baptista Abranches casou com Maria Alvelos em 18/12/1711. Ele, filho de Manuel Barreto e Paula Abranches e ela filha de Manuel Almeida e Doroteia Almeida. Testemunhas: Manuel Gomes Coelho, Manuel .... o Novo, Julião Abranches (irmão do noivo) e o Padre José Almeida.

Tiveram pelo menos dois filhos: Paula, 7/7/1712 e Pedro que faleceu em 12/3/1742


Amaral:

Tenho um Apolonia (Polónia) Henriques Barreto que casa com Sebastião do Amaral Beltrão. Ela faleceu em 12/6/1670


Estou a tentar entender a relação entre os Abranches em Sabugos, Lobão (Alcouce, Varzea dos Cavalos, Outeiro do Conde, São Miguel do Outeiro e Vila Cova de Sub-Avô.

E quem é o Cap. Feliciano de Carvalho que está tão ligado a estas famílias - particularmente os Barreto?

Pode ajudar?

Obrigada
mpa

Resposta

Link directo:

RE: Morgados de Alvellos em Figueiredo de Alva

#318458 | cardosodoamaral | 30 nov 2012 22:10 | Em resposta a: #318428

Caro Confrade MPA

O Alvello que "tenho" em meu poder chama-se Diogo Lopes Alvello, mas está somente como padrinho num assento de batismos duma avoenga minha de Sabugosa, chamada Ana. Penso que em nada me pertencerá.

Ela é Lavanha de apelido.

Em Sabugosa tenho outro avoengo de seu nome João Pedro Peixoto da Silva Meneses Alarcão, Dr. Foi Juiz de Fora na Figueira, entre outras situações. Ana era sua avó paterna.

Ana nasceu a 1 de Novembro do ano de 1727, filha de Manuel Figueiredo Lavanha e de sua mulher "carcomido o assento", mas sei pelo assento de seu filho Luís Peixoto da Silva (Meneses e/ou Alarcão) tratar-se de Ana Francisca ou Antónia Francisca de Loureiro Figueiredo, conforme vem no NFP de Felgueiras Gaio.

O meu Pai, nascido em Fail, dizia-me que em Lobão tínhamos um parente chamado Seabra que era Morgado de Lobão e Fail. Aliás tenho uma avoenga que tem o apelido de Seabra, nascida em Fail, de seu nome Maria Porfíria de Seabra e Oliveira, filha de António Luís Peixoto de Oliveira e Ana Joaquina Bernarda Seabra de Figueiredo.

Tenho também alguns parentes diretos de outrora em S. Miguel de Outeiro. Se por ventura quiser mandar-lhe ei os nomes.

Para já e tudo o que se me apraz partilhar. Disponha

Cordiais cumprimentos

Adelino

Resposta

Link directo:

RE: Morgados de Alvellos em Figueiredo de Alva

#318511 | cardosodoamaral | 01 dez 2012 21:20 | Em resposta a: #318428

Caro Confrade MPA

Tenho uma retificação a fazer relativamente ao quarto parágrafo quando escrevo NFP de Felgueiras de Gaio, devia ter escrito Memórias Historico-genealógicas dos Duques do séc. XIX de Sanches Baena (inicialmente de Feio).

Peço desculpa que não respondi à sua pretensão, mas infelizmente nada tenho sobre os "seus".

Sobre os Alvelos, com a devida certeza, o confrade M. Sargento é que lhe poderá eventualmente ter alguma informação.

Sobre os Barretos ainda não me "esbarrei" até agora com nenhum.

Cordiais cumprimentos

Adelino

Resposta

Link directo:

RE: Morgados de Alvellos em Figueiredo de Alva

#318613 | mpa | 03 dez 2012 17:49 | Em resposta a: #318511

Boa tarde,

Muito obrigada pelas respostas.


mpa

Resposta

Link directo:

Morgados de Alvellos em Figueiredo de Alva

#415900 | jliberato | 27 jun 2019 16:07 | Em resposta a: #129894

Caros confrades,
Venho chamar a atenção para o tópico que lancei intitulado "Árvore de costados de Francisco Paiva Campos, de Reriz, Castro Daire", que talvez seja de interesse para vós por conter informação sobre Figueiredo de Alva.
https://geneall.net/pt/forum/186863/arvore-de-costados-de-francisco-paiva-campos-de-reriz-castro-daire/#a415839
Cumprimentos
JLiberato
Lisboa

Resposta

Link directo:

Morgados de Alvellos em Figueiredo de Alva

#444464 | portingal | 29 nov 2022 12:32 | Em resposta a: #318428

Olá,

Este capitão FC de Almeida, vº, morador em Sabugosa, de 82 anos, aparece em 1741 como ttª numa LB.
Creio que poderá ser fº de outro FC de Abranches cc Mariana de Castelo Branco de Almeida, moradores na Qª do Guardão.

Saudações,

Carlos da Fonte

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 29 abr 2024, 01:01

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen