Família Pimentel Barbosa - do Norte de Portugal

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Regiões

Família Pimentel Barbosa - do Norte de Portugal

#130222 | gparacatu | 05 out 2006 23:57

Olá pessoal do fórum,

Será que alguém poderia me ajudar a localizar genealogias dos Pimentéis Barbosa da região Norte de Portugal?

Resposta

Link directo:

RE: Família Pimentel Barbosa - do Norte de Portugal

#147361 | zdb | 10 mar 2007 09:51 | Em resposta a: #130222

bom dia.
conheço uma familia no Porto que usa o apelido Pimentel barbosa mas creio q nao deva ser a familia que pretende.
Estes usam o apelido da mãe com o do pai e dá nesse pimentel barbosa. Por sua vez há um outyro casamento na mesma geraçao entre irmaos dos acima referidos, embora seja neste caso a mãe que é Barbosa e o pai Pimentel (creio...) pelo q o apelido Pimentel Barbosa ficou mais estabelecido, digamos.
Foram casamentos celebrados nos anos 40 / finais de 30 e que tiveram larga descendencia.
Caso seja esta a familia que se refere posso tentar obter o que pretende através de uns primos comuns.
zdb

Resposta

Link directo:

RE: Família Pimentel Barbosa - do Norte de Portuga

#147384 | gparacatu | 10 mar 2007 17:32 | Em resposta a: #147361

Prezado zdb - obrigado pelo contato.
Olha, eu descendo do Português Domingos José Pimentel Barbosa, que veio para o Brasil cerca de 1770, onde se fixou em Paracatu - Minas Gerais, casando lá com extensa descendência, inclusive eu próprio. Infelizmente não descobri nenhum documento sôbre ele, nem oficiais, nem eclesiasticos. Sabe-se apenas que os portugueses que emigravam para essa região eram oriundos do Norte de Portugal.
Eu descobri aqui no Genea uma Família, cujo patriarca era Ambrósio P. Barbosa, de Geme, Vila Verde, Arcebispado de Braga, mas não consegui estabelecer ligações com ele.
O que você puder me ajudar fico -lhe grato, e espero que essas informacões sejam positivas.

Aluísio Botelho.

Resposta

Link directo:

RE: Família Pimentel Barbosa - do Norte de Portuga

#147598 | gparacatu | 11 mar 2007 22:02 | Em resposta a: #147384

Meu caro zdb, ví sua mensagem em relação aos Farias Barbosa, do Porto e me chamou a atenção a referência a Paulo Rodrigues Barbosa, filho de Mariana. Em Paracatu, aqui no Brasil, além dos Pimentel Barbosa, havia a família Rodrigues Barbosa, iniciada por Maximiano R. Barbosa, Português. Eles casavam entre si com certa constância e podem ser que sejam parentes desde aí em Portugal. Os sobrenomes compostos, como você sabe surgem exatamente com a união pelos casamentos familiares. Estou aguardando notícias suas com boas notícias.
Aluísio Botelho.

Resposta

Link directo:

RE: Família Pimentel Barbosa - do Norte de Portuga

#262683 | Ajc.oliveira | 22 set 2010 22:24 | Em resposta a: #147384

Caro Aluísio Botelho

Procura Domingos José Pimentel Barbosa.

Esta família, muito provavelmente, é de Geme, Vila Verde. Família de Tabeliães de Pico de Regalados, a antiga sede do concelho.
Tenho o levantamento integral dos paroquiais da freguesia de Geme.

Nesta família, o único Domingos que encontro que possa ter emigrado para o Brasil por volta de 1770, é filho de Bento Luís Sá Pimentel, e Luísa Sousa Veloso (ou Luísa Sousa Ribeiro), nascido em Geme a 26-03-1746.
Acontece que este Domingos veio morrer a Geme, sua terra Natal, solteiro (?!), a 03-03-1826.

Não sei se isto esclarece ou confunde ainda mais.

Cumprimentos

Resposta

Link directo:

RE: Família Pimentel Barbosa - do Norte de Portuga

#262690 | gparacatu | 23 set 2010 01:41 | Em resposta a: #262683

Prezado AJc. Oliveira,

obrigado pelo interesse em me ajudar,pois até a presente data nada descobrí.
Eu também desconfio ser ele de Geme, Vila Verde. As datas sâo aproximadas,porém ele faleceu aqui em 1846, já bastante idoso, e deixou quatro filhos.Havia também outro emigrado de nome Antonio Pimentel Barbosa, que acredito eu, seja irmão do Domingos.
Não esclarece, nem confunde; continuamos sem respostas.
Se você descobrir outras pistas me avise.

Abraço brasileiro,
Aluísio Botelho.

Resposta

Link directo:

RE: Família Pimentel Barbosa - do Norte de Portuga

#262694 | Fernando do Vabo | 23 set 2010 03:17 | Em resposta a: #262683

Caro confrade Ajc.oliveira,

diante do seu conhecimento em relação ao antigo concelho de Pico de Regalados,hoje freguesia, gostaria de perguntar o que pode me ajudar sobre os "VABO" daquela região.

Segundo NFP-vol.X-pg10 encontramos:

nome de raízes toponímicas, é êle derivado do da honra de São Martinho de Vabo, na antiga comarca de Pico de regalados, e foi adoptado como apelido pela família proprietária da tal honra, senhores do Paço de Carude.

A genealogia daquelas pode traçar-se a partir de Rui de Vabo, que vivia em meados do século XV.


Caso o confrade tenha outros nomes e dados a respeito dos VABO daquela região, agradeceria.

Grato


Fernando do Vabo

Resposta

Link directo:

RE: Família Pimentel Barbosa - do Norte de Portuga

#262765 | Ajc.oliveira | 24 set 2010 00:36 | Em resposta a: #262690

Caro Aluísio Botelho

Parece que estamos no bom caminho.
Vou repetir parte da minha última mensagem, por razões óbvias.

"Procura Domingos José Pimentel Barbosa.
Esta família, muito provavelmente, é de Geme, Vila Verde. Família de Tabeliães de Pico de Regalados, a antiga sede do concelho.
Tenho o levantamento integral dos paroquiais da freguesia de Geme.
Nesta família, o único Domingos que encontro que possa ter emigrado para o Brasil por volta de 1770, é filho de Bento Luís Sá Pimentel, e Luísa Sousa Veloso (ou Luísa Sousa Ribeiro), nascido em Geme a 26-03-1746.
Acontece que este Domingos veio morrer a Geme, sua terra Natal, solteiro (?!), a 03-03-1826."

primeira rectificação: o pai do Domingos é Bento Luís Pimentel (Sá é o nome da quinta/casa-mãe da família);
segunda rectificação (embora com algumas reservas): o óbito de 03-03-1826, não é deste Domingos, mas de um seu sobrinho, filho de Manuel José Pimentel Barbosa, e de Joana Teresa Mota.

Este Domingos tem um irmão, António José, nascido a 04-05-1748.

Já agora, pode ajudar, Bento Luís Pimentel é filho do capitão Teotónio Pereira Araújo, e de Mariana Pimentel.

Cumprimentos.

Alberto Oliveira

Resposta

Link directo:

RE: Família Pimentel Barbosa - do Norte de Portuga

#262766 | Ajc.oliveira | 24 set 2010 01:00 | Em resposta a: #262694

Caro Fernando Vabo

A freguesia de São Martinho de Valbom é-me familiar. Fui professor na Secundária de Vila Verde durante 15 anos.

Mas é a primeira vez que vejo o apelido Vabo.
Carvalho da Costa, na sua Corografia Portuguesa, diz alguma coisa, mas, para mim, é novidade absoluta, o que é raro no que respeita a Vila Verde.

Lamento não o poder ajudar

Cumprimentos

Alberto Oliveira

Resposta

Link directo:

RE: Família Pimentel Barbosa - do Norte de Portuga

#262767 | gparacatu | 24 set 2010 01:17 | Em resposta a: #262765

Olá Alberto Oliveira,

Muito bom o caminho. o meu antepassado Domingos José Pimentel Barbosa, adquiriu enorme fortuna com a extração do ouro e se tornou o manda-chuva de Paracatu: foi coronel de milícias, Capitão de Ordenanças, Ouvidor interino, Juiz de òrfãos, e também Cavaleiro da Ordem de Cristo etc.Com todos esses cargos, em nenhum dos documentos encontrei sua filiação. Finalmente agora o caminho está aberto.
Segundo consta faleceu em 1844 em idade provecta (no caso 98 anos).
Pois bem, do António Pimentel Barbosa, que viveu em Paracatu na mesma época, nunca encontramos mulher e filhos dele,e a última referência a ele foi em 1821 - talvez seja ele que voltou à sua terra natal, não?
Qualquer acréscimos que você puder me passar da ascendência,fico grato.

PS - Se for de vosso interesse, d~e uma olhada na minha genealogia, onde irá encontrar a descendência de Domingos Josè P. Barbosa aqui no Brasil.O site - http://geocities.ws/geneabotelho.

Abraços,
Aluisio Botelho.

Resposta

Link directo:

RE: Família Pimentel Barbosa - do Norte de Portuga

#262769 | Fernando do Vabo | 24 set 2010 02:22 | Em resposta a: #262766

Caro Alberto,

agradeço pela atenção de responder.

Quem sabe, a partir deste contato, possa me ajudar, sem compromisso de me dar respostas.

É que estou a algum tempo fazendo minha árvore genealogica, que por sinal esta bem adiantada.

Esta parte de Vila Verde, por ser a mais antiga(1400), encontro certa dificuldade, devido a falta de documentos.

Existem varias referências quanto a São Martinho de VABO, e não sei porque, virou São Martinho de Valbom.

"Familia cujo solar é a honra de São martinho do Vabo,, no concelho de pico de regalados, e tinha a Torre de Carude.
A pessoa mais antiga que se conhece do apelido é Rui de vabo,senhor do referido Paço, que fica na freguesia de Escariz, Termo de prado, que deixou filhos, pelos quais se continuou o apelido, tendo o mais velho casado em 1480.

Armas(Brasão) nº1650 e 1651)pag 164 do Plano do Brasionário de Portugal)

Nobiliario das familias de portugal-Gayo, Felgueiras.Vol.27 e 28- pag.11-tomo 28º.

Aqui mesmo, pesquisando "VABO" vai encontrar referencia de São martinho de Vabo.

Caro confrade, desculpe a insistência, mas como professor e estudioso e conhecedor da região de vila verde, talvéz possa se apronfudar nessa nova descoberta.

Desde já agradeço pela atenção, me colocando a sua disposição aqui no Brasil.


Fernando do Vabo

Resposta

Link directo:

RE: Família Pimentel Barbosa - do Norte de Portuga

#263604 | gparacatu | 07 out 2010 19:03 | Em resposta a: #262765

Prezado Alberto,

Tenho aqui a imigração de um Amaro Pereira de Araújo na primeira metade do século XVIII, que posteriormente poderia ter dado hospedagem aqui no Brasil ao Domingos Pimentel Barbosa quando ele chegou. Você tem referências a esse Amaro?

2 - Qual seria o parentesco entre Bento Luís Pimentel e Ambrósio Pimentel barbosa?

3 - Você teria a ascendência de Mariana Pimentel?

Abraços,
Aluísio Botelho.

Resposta

Link directo:

RE: Família Pimentel Barbosa - do Norte de Portuga

#263618 | Ajc.oliveira | 07 out 2010 22:11 | Em resposta a: #263604

Caro Aluísio Botelho

Bento Luís Pimentel é filho de Teotónio Pereira de Araújo, e de Mariana Azevedo Pimentel.

os seus irmãos são:

1. Leonardo Pimentel Barbosa, nascido a 11-06-1702
2. Américo, nascido a 27-04-1704 (será que há adulteração do nome?)
3. Jacinta Pimentel, nascida a 15-11-1705, faleceu solteira a 20-11-1782
4. António José Pimentel Barbosa, padre, nascido a 05-02-1708, falecido a 22-05-1789
5. Teresa Maria, nascida a 26-09-1710, falecida a 06-07-1723
6. é o nosso Bento

Bento Luís Pimentel é bisneto de Ambrósio da Rocha Pimentel e de Isabel Barbosa.

Gostaria de lhe enviar mais dados sobre esta família, mas não gostaria de os enviar por este meio.
Envie uma mensagem, ainda que em branco, para

ajc[ponto]oliveira[arroba]mail[ponto]pt

cumprimentos

Alberto Oliveira

Resposta

Link directo:

RE: Família Pimentel Barbosa - do Norte de Portuga

#274539 | CA 123 | 14 abr 2011 00:14 | Em resposta a: #147384

Gparacatu
Meu avô Irineu Pimentel Barbosa era filho de Domingos José Pimentel.
Vc tem alguma coisa sobre meu bisavô?
Um abraço

Resposta

Link directo:

RE: Família Pimentel Barbosa - do Norte de Portuga

#274642 | gparacatu | 15 abr 2011 15:41 | Em resposta a: #274539

Prezado CA 123

Gostaria que vc aprofundasse mais em seus dados. Por ex.: Quando e onde nasceu Irineu P. Barbosa? Quando e onde nasceu Domingos José?
Eles eram aqui do Brasil ou eram portugueses?

Abraços, gparacatu.

Resposta

Link directo:

RE: Família Pimentel Barbosa - do Norte de Portuga

#274656 | CA 123 | 15 abr 2011 19:15 | Em resposta a: #274642

Obrigada
Meu avô Irineu Pimentel Barbosa, viveu em Abadia dos Dourados - era farmacêutico e músico. Morreu assassinado. Teve 5 filhos: meu pai "Ibraim Pimentel Barbosa"
Sei que o bisavô viveu em Paracatu. Vou coletar alguma coisa e posteriormente retornarei.
Um abraço

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 14 mai 2024, 22:24

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen