Prisao de caxias

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias

Prisao de caxias

#130425 | kayteeh | 08 out 2006 14:35

Ola,

Estou a escrever porque preciso de um poco de ajuda. Desculpem os erros mas sou francesa e nao sae escrever portugues muito bem.

Entoa vamos la:

Descubri a poco que o meu bisavo er communista e foi denunciado cuando o Salazar estava no governo. A minha avo disse-me que o meu bisavo foi levado para a prisao de caxias onde fico 6 meses. Eu gustava de saber se a maneira de descubrir onde posso encontrar uma lista de prisoneiros en forte caxias para poder ficar com certeza que isso aconteceu mesmo. E possivel???

A minha avo tambem me disse que o meu bisavo era proprietario de duas minas e de muitas casa, e tudo foi confiscado pelo estado cuando o meu bisavo morreu (1 ano depois de ter sido emprisonado pela PIDE). Alguem sabe come encontrar algo sobre isso???

Obrigado por ajudar...

Resposta

Link directo:

RE: Prisao de caxias

#130437 | mtavares | 08 out 2006 16:14 | Em resposta a: #130425

boa tarde:
na torre do tombo estão depositados os arquivos da PIDE/DGS.
alguns documentos apenas podem ser acedidos por familiares directos,o que é o seu caso.
infelizmwnte só é possivel aceder a esses arquivos presencialmente.
cptos
luis

Resposta

Link directo:

RE: Prisao de caxias

#130441 | aeiou2 | 08 out 2006 17:04 | Em resposta a: #130425

Se o seu bisavô era comunista tente escrever para o Partido Comunista Português, pois talvez lhe saibam dizer alguma coisa.Procure a morada em www.118.pt

Resposta

Link directo:

RE: Prisao de caxias

#130450 | JM | 08 out 2006 18:05 | Em resposta a: #130441

Isso das "confiscações", foi uma catástrofe, para muitas famílias e especialmente para o País, mas só aconteceu depois do 11 de março de 1975 - também pode perguntar ao PCP...

Resposta

Link directo:

RE: Prisao de caxias

#130564 | ramos | 09 out 2006 14:14 | Em resposta a: #130450

Já cá faltava este sujeito, que como de costume só diz alarvices
Zé Maria

Resposta

Link directo:

RE: Prisao de caxias

#130659 | dhelena | 10 out 2006 01:39 | Em resposta a: #130425

Olá confrade francesa

Tem de nos dar mais dados para ajudarmos, pois conheço investigadores que tiveram acesso a listas de pessoas presas pela pide e que a podem ajudar, mas preciso saber o nome do seu bisavô e mais ou menos a data em que se deu esse facto e talvez aqui de longe a possamos ajudar.
Cumprimentos
Dulce José

Resposta

Link directo:

RE: Prisao de caxias

#130683 | Mavasc | 10 out 2006 11:11 | Em resposta a: #130425

Cara senhora

Os arquivos da Pide/DGS, na Torre do Tombo, podem ser consultados por familiares, e nem exigem grande proximidade. Se tiver família em Portugal tem a questão resolvida. Há muita documentação sobre o assunto e vários livros escritos, para além dos arquivos do Partido Comunista Português. Diga o nome de seu avô e talvez seja mais fácil do que pensa essa busca.

Melhores cumprimentos

Maria Benedita

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 30 abr 2024, 21:21

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen