Aos confrades do Brasil- Belém do Pará

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Regiões | Famílias | Brasil

Aos confrades do Brasil- Belém do Pará

#130999 | C.Laranjeira | 12 out 2006 20:17

Solicitava aos confrades residentes em Belém do Pará, caso fosse possível, informações sobre meu avô que residiu nesta localidade e aí faleceu.
Trata-se de António Santos Laranjeira, natural de Ovar, Portugal, nascido em 10.01.1882 e faleceu em 25.03.1930 (+/-). Embarcou para o referido destino no ano de 1923.Casado c/ Maria do Céu Pereira Resende Laranjeira.
Informação sobre:
Data de embarque e desembarque, navio em que viajou, morada em Belém,cemitério onde foi sepultado e essencialmente as causas do óbito.
Aguardo notícias, e os meus agradecimentos,

Resposta

Link directo:

RE: Aos confrades do Brasil- Belém do Pará

#131339 | FGJ | 16 out 2006 16:13 | Em resposta a: #130999

Prezado C.LARANJEIRA,
Sugiro que consultes o sitio http://www.riolistas.com.br onde encontrarás 27 telefones em nome de pessoas com o nome LARANJEIRA em Belém-PA.
Atenciosamente,
Frederico
Rio de Janeiro/Brasil

Resposta

Link directo:

RE: Aos confrades do Brasil- Belém do Pará

#131375 | C.Laranjeira | 16 out 2006 23:02 | Em resposta a: #131339

Amigo Frederico
Estou bastante grato pela informação que me enviou, pois já obtive listagem das referidas pessoas, através do SITE que me indicou.
De seguida vou procurar ajuda para poder contactar parte dessas pessoas no sentido de obter as informações pretendidas. Pois, estou a iniciar a construção da minha árvore genealógica e dar resposta a algumas curiosidades.
Os meus agradecimentos,
Carlos Laranjeira
Porto/Portugal

Resposta

Link directo:

RE: Aos confrades do Brasil- Belém do Pará

#131377 | C.Laranjeira | 16 out 2006 23:06 | Em resposta a: #131339

Amigo Frederico
Estou bastante grato pela informação que me enviou, pois já obtive listagem das referidas pessoas, através do SITE que me indicou.
De seguida vou procurar ajuda para poder contactar parte dessas pessoas no sentido de obter as informações pretendidas. Pois, estou a iniciar a construção da minha árvore genealógica e dar resposta a algumas curiosidades.
Os meus agradecimentos,
Carlos Laranjeira
Porto/Portugal

Resposta

Link directo:

RE: Aos confrades do Brasil- Belém do Pará

#131395 | FGJ | 17 out 2006 02:27 | Em resposta a: #131377

Prezado CARLOS,
Desejo-lhe sucesso!
FGJ
Rio/BR

Resposta

Link directo:

RE: Aos confrades do Brasil- Belém do Pará

#131447 | CBBC3 | 17 out 2006 20:19 | Em resposta a: #130999

Prezado Laranjeira,
Só agora vi seu pedido. Sou paraense de Belém e seria de muito gosto ver isso para você. Só quero que entenda que provavelmente vai demorar até que possa dar-lhe alguma informação. É que além da minha própria pesquisa, já tenho uma vasta lista de procuras para efetuar e ainda não consegui atender a todos. Mas, fico a seu inteiro dispor. Acho que não vai ser tão difícil já que o período a pesquisar é mais recente. Mas, gostaria que acrescentasse mais alguns dados que por acaso possua. Isso facilita as buscas em cartório. Saudações,
Celina - Belém - Pará - Brasil

Resposta

Link directo:

RE: Aos confrades do Brasil- Belém do Pará

#131471 | C.Laranjeira | 17 out 2006 22:50 | Em resposta a: #131447

Prezada Celina
É com muita satisfação que recebo a sua informação e disponibilidade para o assunto.
Quanto aos elementos de pesquisa, apenas disponho dos indicados na minha mensagem de 12.10.2006.
Caso consiga obter os elementos solicitados, ficaria bastante grato que os enviasse para o fórum ou para o e-mail laranjeiraa@iol.pt
Despeço-me com as melhores saudações,
Carlos Laranjeira
Porto - Portugal

Resposta

Link directo:

RE: Aos confrades do Brasil- Belém do Pará

#132506 | C.Laranjeira | 29 out 2006 16:58 | Em resposta a: #130999

renovo pedido

Resposta

Link directo:

RE: Aos confrades do Brasil- Belém do Pará

#132507 | C.Laranjeira | 29 out 2006 16:59 | Em resposta a: #132506

renovo pedido

Resposta

Link directo:

RE: Aos confrades do Brasil- Belém do Pará

#132757 | C.Laranjeira | 01 nov 2006 10:46 | Em resposta a: #130999

Prezada Celina:
Continuo a aguardar pela sua amável disponibilidade para me informar dos elementos que ansiosamente aguardo.
No entanto, surgiram algumas alterações de última hora, ou seja:
O António dos Santos Laranjeira (meu avô) embarcou para o Belém de Pará no ano de 1924, na situação de 2º casamento com a minha avó que não tinha o sobrenome LARANJEIRA.
No entanto, pelo que acabei de constatar,(sem grande segurança) ele já teria estado emigrado no Brasil em data anterior a 1924 na situação de 1º casamento com Rosa Silva, desconhecendo-se qualquer descendencia durante esse período.
Quanto ao segundo casamento, tenho a informação completa, de que nasceram três filhos que vieram para Portugal com a minha avó.
Queria acrescentar ao pedido a indicação da actividade profissional durante o período que aí viveu.
Saudações amistosas,
C.Laranjeira / Porto - Portugal

Resposta

Link directo:

RE: Aos confrades do Brasil- Belém do Pará

#132781 | luis262 | 01 nov 2006 13:45 | Em resposta a: #131447

Cara Celina,

Desculpe estar aincomodá-la , mas estou a procurar a ascendência de Prudêncio Olympio Pereira Macambira.
Dele só sei o que consta do assento de nascimento da avô paterna de minha mulher, Maria da Conceição Megre Macambira, que passo a transcrever.

Registo N.º72/1864 da Paróquia de São Mamede de Infesta, Porto.

Foi baptizada uma menina de nome MARIA, no dia 3-Dez-1864, e que havia nascido pelas 10h da manhã do dia 26-Nov-1864, filha legitima e quinta deste nome de Prudêncio Olympio Pereira Macambira, Médico Cirurgião, natural da Provincia do Pará - Império do Brasil, e de Maria Torquata Megre Pereira Macambira, natural da Rua do Germalde, freguesia de Cedofeita, Porto.Ambos recebidos e paroquianos em Cedofeita, moradores na Rua da Estrada Nova - Cedofeita.
Neta paterna de Francisco José Pereira cc D. Maria Margarida Pereira; e materna de Thomáz Megre Restier cc D. Anna Gonçalves de Jesus Megre.
Foram padrinhos, o tio materno, Thomáz Megre Restier Junior, Estudante, solteiro, morador na Rua de Germalde - Cedofeita, e D. Maria Torquata Pereira Macambira, irmã da baptizada, solteira, moradora com seus pais; apenas assinou o padrinho dado a madrinha não saber.
O referido registo não possui qualquer averbamento.

É de salientar, que o pai de Prudêncio , não aparece no registo com o apelido Macambira, mas na época acontecia frequentemente os párocos "cortarem " apelidos dos pais ou dos avós do registado.

Atendendo a que esta Maria já foi a quinta do casal, não sabendo eu se houve ou não filhos com outros nomes, antes do seu nascimento, e podemos apontar o nascimento de Mª Torquata Megre, para cerca de 1840 e o de Prudêncio para c. de 1845, claro que como simples hipóteses...

Neste momento vou ter de interromper a mensagem mas, mais logo terminarei acrescentando elementos sobre alguns Macambira e mesmo Pereira Macambira, que encontrei nos "mormons", que são naturais de Belém do Pará e Santarém do Pará.

Cordialmente,

Luís Piçarra

Carcavelos-Lisboa-Portugal

Resposta

Link directo:

RE: Aos confrades do Brasil- Belém do Pará

#132783 | luis262 | 01 nov 2006 13:59 | Em resposta a: #132781

Aditamento:
As datas nde nascimento , deverão ser anteriores,fazendo bem as contas...
Assim penso que será mais provavel apontar para c. de 1835, para o nascimento de Maria Torquata Megre e para Prudêncio Macambira, talvez 1830.

Saudações
Luís

Resposta

Link directo:

RE: Aos confrades do Brasil- Belém do Pará

#132784 | bandeira | 01 nov 2006 14:14 | Em resposta a: #132757

Carlos Laranjeira
Não sei se é do seu conhecimento uma família Santos Laranjeira em Viseu.Serão seus parentes?
Gonçalo Calheiros

Resposta

Link directo:

RE: Aos confrades do Brasil- Belém do Pará

#132800 | luis262 | 01 nov 2006 17:05 | Em resposta a: #131447

Cara Celina,

Vou terminar a mensagem que tive de interromper há pouco.
Assim tenho:

Macambiras naturais do Pará, Belém:

-Francisco Pereira Macambira , nascido cerca de 1875 e falecido na mesma cidade.
Casou com Policarpa Macambira.
Tiveram,
-Hermogenes Macambira nascido c. de 1890.
Casou c. Maria da Silva Macambira, n. c. 1904.
Faleceu em 18.02.1942 em Belém, Pará.


-José Paulo Pereira Macambira nasceu cerca de 1884.
Casou cerca de 1909, com Francisca Franco Macambira e tiveram uma filha,
-Maria, nascida a 05. 04.1910.

Todas estas pessoas, nasceram, casaram, faleceram, em Belém do Pará.


Macambiras de Santarém, Pará:

-Francisco Inácio Pereira Macambira, nascido cerca de 1831.
- Casado cerca de 1835 com Maria Cardoso Monteiro, nascida cerca de 1835.

Este último, pela datas prováveis de nascimento até podia, muito hipotéticamente, ser um irmão de Prudencio Olympio Pereira Macambira. Para o comprovar teria de saber os nomes de seus pais.

Entretanto, seguindo uma sugestão de um outro participante deste tópico, fui consultar as" telelistas " e procurei Macambiras em Belém e em Santarém, do Estado do Pará e, encontrei largas dezenas de pessoas.

Por sinal, foi em Santarém que dei com Maria Dolores Pereira Macambira, única Pereira Macambira que, por ora, descobri e tomei nota do endereço e nº de telefone.

Infelizmente, só sei que Prudêncio Olympio naceu no Pará, mas a localidade é desconhecida.

Acho que vou escrever uma carta à tal senhora de Santarém, pois vale a pena tentar...

Entrentanto, se a Celina ou qualquer outro participante, tivesse alguma pista e me pudesse ajudar, ficava muito agradecido.

Com um abraço de Portugal,

Luís Piçarra.

Resposta

Link directo:

RE: Macambira de Belém do Pará - Aditamento

#132955 | luis262 | 03 nov 2006 01:51 | Em resposta a: #132800

Corecção:

-Francisco Inácio Pereira Macambira, nascido em Santarém, Pará cerca de 1831, casou cerca de 1855 ( e não c. de 1835, como por lapso escrevi ), com Maria Cardoso Monteiro nascida c. de 1835, em Santarém, Pará.

Cumprimentos

Luís Piçarra

Resposta

Link directo:

RE: Aos confrades do Brasil- Belém do Pará

#133142 | CBBC3 | 05 nov 2006 15:06 | Em resposta a: #130999

Para Carlos e Luis:
Desculpem, mas só agora li as últimas mensagens sobre o assunto porque estive fora da cidade por uns dias. Vamos ver o que consigo. Reitero o meu desejo de sempre fazer todo o esforço para obter bom êxito. Fico muito feliz quando consigo atender a um pedido. Com um pouco de sorte aliada a minha boa vontade em ajudar, acho que conseguiremos responder as suas questões. Quanto a você Luis, confesso que obter informações em Santarém é muito mais difícil. Mas, acho mesmo que é uma ótima opção entrar em contato com Maria Dolores Pereira Macambira. Vai lá é exatamente o que você procura. De minha parte, podem estar certos de que tudo farei para ajudá-los. Saudações,
Celina - Belém - Pará - Brasil

Resposta

Link directo:

RE: Aos confrades do Brasil- Belém do Pará

#140757 | C.Laranjeira | 19 jan 2007 01:53 | Em resposta a: #130999

Amiga Celina
Ficaria-lhe bastante grato caso obtivesse as informações solicitadas.Caso não lhe seja possivel em tempo útil fico-lhe na mesma agradecido, mas gostaria que me informasse através do meu e-mail.
Cumprimentos,
A.Laranjeira
.

Resposta

Link directo:

RE: Aos confrades do Brasil- Belém do Pará

#162775 | A.Laranjeira | 15 jul 2007 19:16 | Em resposta a: #140757

Renovo o pedido

Resposta

Link directo:

RE: Aos confrades do Brasil- Belém do Pará

#162776 | luis262 | 15 jul 2007 19:31 | Em resposta a: #132781

Renovação de pedido.
Luís Piçarra

Resposta

Link directo:

RE: Aos confrades do Brasil- Belém do Pará

#162871 | CBBC3 | 17 jul 2007 14:24 | Em resposta a: #162776

- Para Luis:
Se bem estou lembrada, coloquei você em contato com um ex-aluno meu, que é um Macambira. Verdadeiramente, como você não mais me retornou, estava pensando que já tinha conseguido as informações que desejava. Mas, como havia prometido, estive na Curia de Belém procurando os Macambiras de Belém. Você mencionou o Francisco casado com Policarpa e seu filho Hermógenes, c/c Maria da Silva e ainda José Paulo c/c Francisca. Infelizmente não consegui encontrar nada. Porém, não havia entrado em contato com você a respeito, porque não considero minha pesquisa concluida. Como as informações não estão todas numa mesma fonte, e tenho vários pedidos para atender, tenho visitado outros locais. Não pense que esqueci de você.
- Para Carlos Laranjeira: Ainda nada consegui para você. A mais recente tentativa feita por mim, foi no arquivo da Beneficente Portuguesa do Pará. Entendi que o seu Antonio poderia ter falecido no Hospital daquela Sociedade, mas, não encontrei seu óbito. Também não consta do registro de óbitos que se encontram no Arquivo Público de Belém. Da mesma forma, não tenho a pesquisa que realizo para você encerrada, porque ainda existem outras fontes a serem visitadas.
Peço desculpas se tenho deixado de me comunicar porém o fato de nada ter de concreto me deixa pouco à vontade para contatá-los. Apesar de já se terem passado muitos meses desde as primeiras mensagenes de vocês, peço que tenham mais um pouco de paciência.
Na tentativa de encontrar respostas para todos as indagações que são feitas para o Pará estou empreendendo uma coleta de dados sobre os portugueses que aqui aportaram. É bem verdade que nem todos se registraram, porém é um caminho a percorrer.
Espero contar com a compreensão de vocês. Cordiais saudações,
Celima - Belém - Pará - Brasil

Resposta

Link directo:

RE: Aos confrades do Brasil- Belém do Pará

#163259 | A.Laranjeira | 24 jul 2007 02:43 | Em resposta a: #162871

Prezada Celina

É com satisfação que recebo de novo o seu contácto e a sua disponibilidade para continuar com a recolha de dados.
Face às informações que de momento dispõe, fizeram aumentar as minhas expectativas sobre o "mistério" que rodeou a morte do meu avó e a vinda apressada para Portugal da minha avó e filhos (já todos infelizmente falecidos).
Assim, agradeço que logo que possível, sobre dados, me informe, pois estou ancioso por saber algo de concreto.
Posso acrescentar, que uma das informações de que disponho,foi que no dia da morte do meu avó, a minha avó estava no hospital a ter o seu terceiro filho de nome Raquel Pereira Laranjeira, no dia 25.03.1930.

Despeço-me com as melhores saudações,
C. Laranjeira
Porto - Portugal

Resposta

Link directo:

RE: Aos confrades do Brasil- Belém do Pará

#240414 | Paulo Angelo | 27 set 2009 14:49 | Em resposta a: #132781

Prezado Luis,

Sou Macambira de Canindé, Estado do Ceará, Brasil. Meu antecedente mais antigo é Antônio Xavier Macambira, nascido em 1834. Haveria registros sobre seus antecedentes? Grato.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 15 jun 2024, 16:17

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen