Casa Portuguesa na Argentina

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Hispânia

Casa Portuguesa na Argentina

#131155 | posadasanbras | 14 out 2006 01:37

Está a ser construída na Argentina a primeira pousada portuguesa. “San Bras de Alportel” foi o nome escolhido por uma família de emigrantes algarvios que há cinquenta anos escolheu o outro lado do oceano para fixar raízes.

A residir na Argentina, mais precisamente em Buenos Aires, há 49 anos, a família Lopes atravessou o oceano à procura de novas oportunidades, como tantos outros portugueses na vaga de emigração dos anos 50. Naturais de S. Brás de Alportel, Maria Luísa Conceição Viegas dedicava-se ao trabalho no campo e à costura, e António Lopes era músico e sapateiro, arte que lhe viria a ser útil mais tarde, com a abertura de um pequeno negócio de sapataria na Argentina, onde a esposa ajudava.

Maria Luísa e António, falecido há dois anos, rumaram à Argentina com o sonho debaixo do braço. Ela com 25 anos e ele com 35, jovens e sem nada a perder, atravessaram o oceano em busca de uma vida melhor.

Actualmente, a família Lopes é proprietária de um pequeno quiosque e pretende avançar com o projecto da pousada “San Bras Alportel”, que deverá estar pronta em 2007.

A ideia de construção da pousada “San Bras de Alportel” surgiu há dois anos, como uma forma de homenagem de Victor Lopes, o mentor deste projecto, aos seus pais, António Lopes e Maria Luísa Conceição Viegas, ambos naturais daquele município algarvio e emigrantes na Argentina.

A pousada “San Bras de Alportel” é a primeira pousada portuguesa de Villa General Belgrano, localidade turística localizada na zona central da Argentina, a 86 km de Córdoba, capital de distrito, e a 780 km de Buenos Aires.

Uma das localidades mais procuradas para o turismo na Argentina, Villa General Belgrano é enquadrada num cenário serrano pelas Sierras Grandes e Sierras Chicas e é caracterizada por um estilo da Europa central, fruto dos muitos emigrantes alemães, suíços e austríacos que se fixaram naquela zona.

http://groups.msn.com/POSADASANBRAS
posadasanbras@hotmail.com
TE: 011 03546 463220

Resposta

Link directo:

RE: CASA PORTUGUESA NA ARGENTINA

#131156 | JoãoGaspar | 14 out 2006 02:14 | Em resposta a: #131155

Tem informação de mais Algarvios que foram para a argentina no inicio do seculo XX?
O pai de minha avó Eliza , foi para a Argentina, no inicio do seculo XX, 191o , mais ou menos, ter com uma irmã que ja la vivia! temos fotos dos seus sobrinhos com o meu avô, e pedidos de coisas de Portugal, tão simples como uma Flauta.
Mas nada mais sei sobre estes parentes , o meu bisavô , Manuel Miguel da Costa ( diz a minha mãe mas não tem a certeza) veio da Argentina , e foi para Paris, combater na 1ª Grande Guerra Mundial, sobreviveu, e faleceu, mais tarde em loulé.

Se tiver alguma ajuda para me dar sobre estas pessoas, ou de que maneira é que eu poderei investigar as familias que sairam do Algarve para estas paragens Sul Americanas, eu agradeço-lhe desde ja.

Atenciosamente

João da Silva Gaspar

Resposta

Link directo:

Casa Portuguesa na Argentina

#372233 | nc19852a | 20 jul 2016 14:22 | Em resposta a: #131156

Caro Joao Gaspar, venho por este meio enviar lhe este link que lhe podera ser util na sua Pesquisa na Argentina, http://cemla.com/buscador/ ; no family search tambem encontrara muitos registos alguns já digitalizados, se puder ajudar em alguma coisa disponha, aviso que sou um curioso nesta materia..Melhores cumprimentos

Alberto Xavier de Brito

Resposta

Link directo:

Casa Portuguesa na Argentina

#372274 | JoãoGaspar | 21 jul 2016 02:47 | Em resposta a: #372233

Caro Alberto Xavier de Brito,

Muito agradeço pela sua resposta e disponibilidade.
Vou consultar os link's que me deu.

Com os melhores cumprimentos,

João Gaspar

Resposta

Link directo:

Casa Portuguesa na Argentina

#373394 | Sophiabreu | 25 ago 2016 16:24 | Em resposta a: #372233

Já procurei o familiar no cemla.com e nao encontro nada com o nome dele. será que terei outras ferramentas? Sabemos que teve uma fábrica de Vidro na Argentina

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 28 abr 2024, 18:24

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen