Presidente Dr. António José de Almeida

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias | Cargos

Presidente Dr. António José de Almeida

#131464 | PMVMAC | 17 out 2006 21:45

Procuro informações sobre a descendência do Dr. António José de Almeida, antigo Presidente da República Portuguesa.

Cumprimentos,
Pedro Amaral.

Resposta

Link directo:

RE: Presidente Dr. António José de Almeida

#131605 | Luis K. W. | 19 out 2006 11:53 | Em resposta a: #131464

O meu amigo "TóZé" de Almeida, antigo nadador da Briosa e ex-treinador de natação do Sporting é bisneto desse Presidente.
Luis K W
Lisboa-Portugal

Resposta

Link directo:

RE: Presidente Dr. António José de Almeida

#131652 | PMVMAC | 19 out 2006 20:57 | Em resposta a: #131605

Agradeço a sua útil resposta! Sabe dizer-me onde vive esse seu amigo?
Cumprimentos,
Pedro Amaral.

Resposta

Link directo:

RE: Presidente Dr. António José de Almeida

#131664 | Luis K. W. | 19 out 2006 23:35 | Em resposta a: #131652

Caro Pedro,
Da última vez que o vi, num almoço de nadadores, ele (que tem mais de 50 anos) estava a viver em Lisboa, creio que perto da Praça do Chile.
Luis K W
Lisboa-Portugal

Resposta

Link directo:

RE: Presidente Dr. António José de Almeida

#131684 | luis262 | 20 out 2006 11:24 | Em resposta a: #131464

Bom dia,

O Dr. Antonio José de Almeida, casou em Dezembro de 1910, com D. Maria Joana Queiroga.

Tiveram uma filha ( que cheguei a conhecer em miúdo mas não me recordo do seu nome ), que casou com o Dr. Jorge de Abreu, médico.
Este casal tinha uma casa, a Vila Irene (?), junto à estação de comboio da Parede. Neste momento, existe no memo local um condomínio.

Tiveram três filhos , netos portanto do Dr. António José de Almeida:

-António José de Almeida de Abreu, nascido em 1943, que após ter frequentado o Liceu de Oeiras ( actual Escola Sec. Sebastião e Silva), onde foi meu colega de turma alguns anos, julgo ter feito Medecina.

- Maria Manuel de Almeida de Abreu, nascida c. 1942, que frequentou também o dito Liceu.

- Uma terceira filha, mais nova alguns anos, Teresa (?).

Nada mais posso adiantar, visto ter perdido há muito tempo contacto com esse antigo colega, não sabendo também se algum dos três casou ou tem descendentes.

Cumprimentos
Luís Piçarra

Resposta

Link directo:

RE: Presidente Dr. António José de Almeida

#131700 | Mavasc | 20 out 2006 14:18 | Em resposta a: #131684

Caro confrade Luís Piçarra

Desculpe esta abordagem á má fila mas vi que está a investigar Caeiros, do Alentejo. Sabe se estão ligados ao falecido Almirante Francisco Ferrer Caeiro?

Melhores cumprimentos

Maria Benedita

Resposta

Link directo:

RE: Presidente Dr. António José de Almeida

#131729 | Luis K. W. | 20 out 2006 19:25 | Em resposta a: #131684

Caro Luis Piçarra,
Quanto ao dr António José de Almeida (que eu suponho que deveria ser o "de Abreu" que foi seu colega de liceu), penso que ele seria mais de 1950-55 (e não de '43). Mas posso estar enganado.
Estamos portanto, possivelmente, a falar de pessoas diferentes.
Luis K W

Resposta

Link directo:

RE: Presidente Dr. António José de Almeida

#131749 | luis262 | 20 out 2006 22:03 | Em resposta a: #131729

Caro Luis K.W.,

Pela parte que me toca, pouco mais posso acrescentar àquilo que referi na minha mensagem.

O António José de Almeida de Abreu, foi de um dos colegas do liceu com quem me dei mais , tinha a mesma idade que eu ( agora já provecta...), e frequentamos a mesma turma, desde o 1º ao antigo 5º ano do liceu, ocasião em que este se inscreveu n um colégio privado.

Por puro acaso o pai, Jorge de Abreu, já era conhecido de meu pai antes de eu me tornar colega do filho.

Por outro lado, recordo-me de ouvir dizer lá em casa, que a família do meu avô paterno, Luís da Costa de Aguilar Barbosa Piçarra , conhecia os Queirogas, a cuja família pertencia a mulher do Dr. António José de Almeida , que penso terem sido abastados proprietários de terras no Alentejo.

Só posso acrescentar que era não só do meu conhecimento, como da comunidade escolar, professores, alunos, que o ditoAntónio José e a sua irmã, Maria Manuel eram netos do antigo presidente...

Cordialmente,

Luís Piçarra

Resposta

Link directo:

RE: Presidente Dr. António José de Almeida

#131788 | luis262 | 21 out 2006 11:12 | Em resposta a: #131700

Bom dia

Lamento não a poder ajudar mas, de momento, não conheço nenhuma ligação com esses Caeiros.
Apenas sei que , o referido Almirante, terá nascido a 22.10.1910 e que era casado com D. Cármen Vasconcelos, com descendência : dois filhos e netos . Isto segundo uma notícia sobre a homenagem que lhe foi prestada quando fêz 90 anos de idade.

Cordialmente

Luís Piçarra

Resposta

Link directo:

RE: Presidente Dr. António José de Almeida

#131844 | Mavasc | 21 out 2006 20:21 | Em resposta a: #131788

Caro confrade Luís Piçarra

Bem haja pela sua resposta. O Almirante Francisco Ferrer Caeiro , grande amigo de meu Pai e que, em sua substituição ( meu Pai faleceu em 1992) fez questão de impor a boina de fuzileiro a meu filho, era realmente casado com D. Carmen Vasconcelos, irmã do pintor, poeta, etc Mário Cesariny de Vasconcelos. Uma das suas netas ( filha do também Almirante Pedro Caeiro) foi Secretária de Estado da Segurança Social e é, actualmente, deputada-Teresa Margarida Vasconcelos Caeiro. Como sei que o Almirante Ferrer era alentejano ...e Caeiro, tentei. Não deu, vou passar ao Clube Militar Naval.
Com os meus melhores cumprimentos

Maria benedita

Resposta

Link directo:

RE: Presidente Dr. António José de Almeida

#131856 | luis262 | 21 out 2006 22:48 | Em resposta a: #131844

Cara Sra. D.Maria Benedita,

Só tenho pena de não a ter podido ajudar, mas se souber mais alguma coisa sobre o Almirante Ferrer Caeiro ou a sua ascendência, não deixarei de colocar no fórum.
Pela parte que me toca, também lhe ficaria agradecido se comunicasse o
que conseguir encontrar, pois é possível que seja parente dos Caeiros que ando estudar.

Ao seu dispôr.

Cordialmente,

Luís Piçarra

Resposta

Link directo:

RE: Presidente Dr. António José de Almeida

#131981 | aquadros | 23 out 2006 17:46 | Em resposta a: #131464

Caro confrade:
António José de Almeida, filho de José António de Almeida e de Maria Rita das Neves, n. em Vale da Vinha - Penacova a 17.07.1866. Casou, a 14.12.1910, com D. Maria Joana Morais Queiroga, n. em Redondo cerca de 1885, filha de Joaquim José de Perdigão Queiroga e D. Maria Cândida de Morais Queiroga. Tiveram uma única filha: D. Maria Teresa Queiroga de Almeida, n. a 27.12.1911 e casou em 23.12.1938 com o dr. Júlio Gomes da Cunha de Abreu, médico-radiologista e tiveram:
António José de Almeida de Abreu, n. 11.03.1943
Maria Manuel de Almeida de Abreu, n. 05.08.1944
Maria Teresa de Almeida de Abreu, n. 18.04.1946

São estes os registos que disponho, esperando que lhe sejam úteis
Com os cumprimentos do
Américo de Quadros

Resposta

Link directo:

RE: Presidente Dr. António José de Almeida

#132042 | mgorjaoh | 24 out 2006 11:00 | Em resposta a: #131464

Ex.mo Senhor,
Apenas sei que o irmão do meu bisavô materno (avô paterno da minha Mãe) casou com uma irmã de António José de Almeida. Julgo que tiveram vários filhos, mas nunca aprofundei o tema.

O irmão do meu bisavô chamava-se "Joaquim Tavares Festas" e está aqui na BD em http://genealogia.netopia.pt/pessoas/pes_show.php?id=28947.
Cumprimentos,

Miguel Gorjão-Henriques

PS - Em Coimbra, estive muitas, muitas vezes em casa da minha Tia Maria Almeida Festas (filha deste casal e, portanto, prima co-irmã de meu Avô), que foi licenciada pela UC nos anos 50 e era pessoa extremamente válida e interessante. Com ela vivia a Tia Alice Almeida, que veio a morrer em Coimbra, julgo que por volta de 1994/95 com quase cem anos.

Resposta

Link directo:

RE: Presidente Dr. António José de Almeida

#132161 | PMVMAC | 25 out 2006 18:26 | Em resposta a: #131749

Caro Luís Piçarra,

Agradeço a sua útil colaboração!
Cumprimentos,
Pedro Amaral.

Resposta

Link directo:

RE: Presidente Dr. António José de Almeida

#132162 | PMVMAC | 25 out 2006 18:27 | Em resposta a: #131981

Caro Sr. Américo de Quadros,

Agradeço a sua útil colaboração!
Cumprimentos,
Pedro Amaral.

Resposta

Link directo:

RE: Presidente Dr. António José de Almeida

#132163 | PMVMAC | 25 out 2006 18:28 | Em resposta a: #131729

Caro Luís,

Agradeço a sua útil colaboração!
Cumprimentos,
Pedro Amaral.

Resposta

Link directo:

RE: Presidente Dr. António José de Almeida

#132518 | ADACLS | 29 out 2006 19:40 | Em resposta a: #131464

Sr. Pedro Amaral

Sobre a descendência de António José de Almeida nada sei dizer. Apenas sei que o meu avô paterno(António de Almeida Coimbra) era primo direito deste senhor; ou seja filho de uma irmã do pai dele.
Posso tentar saber algo mais através do meu pai
Cumprimentos

Resposta

Link directo:

Presidente Dr. António José de Almeida

#453431 | Marce87 | 09 abr 2024 22:55 | Em resposta a: #131464

Sou sobrinho tataraneto dele, você também é familiar dele?

Resposta

Link directo:

Presidente Dr. António José de Almeida

#453432 | Marce87 | 09 abr 2024 23:02 | Em resposta a: #132042

Minha tataravó era irmã do Antônio José de Almeida se chamava Justina de Almeida nascida em Penacova

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 02 mai 2024, 00:51

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen