sobre os meus Côrte-Reais

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias | Hispânia

sobre os meus Côrte-Reais

#132479 | Rainer | 29 out 2006 01:40

Caros amigos
Este Francisco da Costa de Sousa Côrte-Real encontrei-o no www.genealogia. sapo.pt. Fiz a pesquisa de uma linhagem dos Côrte-Real que me conecta a mim com esta ilustre família e que inicialmente provém de Canelas, Estarreja; Aveiro. O meu trisavô chamava-se Francisco Joaquim de Quadros Côrte-Real e era irmao de um Sebastiao Maria de Quadros Côrte-Real que foi um violinista muito conhecido na côrte do Rei D. Luís. Pesquisei estes dados nos livros paroquiais além de outras fontes como por exemplo "Familiares do Santo Ofício" até quase 1600 logo depois, conectei-os a alguns nomes de antepassados meus encontrados no referido banco de dados geneológicos.

Aqui lhes passo o esquema geneológico:

FRANCISCO DA COSTA DE SOUSA CORTE-REAL terá nascido (supostamente) em 1550 e teve a seguinte filha.

ADRIANA DE SOUSA que terá nascido por volta de 1575 e que casou com PEDRO TAVARES nascido por volta de 1560 e que era filho de FRANCISCO TAVARES (4º senhor de Mira) e de JOANA DE TÁVORA( descendente dos senhores de Mogadouro, filha de Bernardim de Távora e neta de Álvaro Pina de Távora). Tiveram a:

MANUEL TAVARES ( Fidalgo da Casa Real) que casou com BERNARDA PACHECO que por sua vez tiveram a:

MANUEL TAVARES PACHECO, de Aveiro, licenciado em Leis, fidalgo da Casa Real(alvará de 13-01-1689) e casado com BRITES PINTO DE MACEDO (filha de MARIA PINTO e FERNANDO CARDOSO). Este casal foi pai de:

PEDRO TAVARES PACHECO (fidalgo da Casa Real), casado com MARIA PINTO COUTINHO CARDOSO, sua parenta. Este PEDRO foi também fidalgo da Casa Real e administrador de um vículo instituído em 24 de Março de 1700 da Quinta da Póvoa de Recardaes, Águeda, Aveiro. Foram os pais de:

D. INOCÊNCIA MARGARIDA VIOLANTE TAVARES PACHECO PINTO CÔRTE REAL nascida na Casa da Póvoa de Recardaes e que casou com JACINTO BERNARDO DE QUADROS COUTINHO TEIXEIRA DE ESCOBAR da Quinta de Sao Pedro, em Arouca, distrito de Aveiro. Este Jacinto justificou nobreza em 1732 e o rei D.JOAO V atribuiu-lhe um brasao onde se podiam ver as armas dos Teixeira, Coutinho e Quadros . Foram os pais de:

BERNARDO JACINTO DE QUADROS PACHECO CÔRTE -REAL casado com D. RAQUEL MARIA PINTO CÔRREA E CALVOS nascida em Salreu, Estarreja e filha de JOAM DE AMARAL CÔRREA DE ALMEIDA E CALVOS natural de Anreade e de MARIANA IGNÁCIA D' ALMEIDA E MACEDO natural de Sao Martinho do Bispo). Tiveram a:

FILIPE JOSÉ DE QUADROS CÔRTE-REAL nascido em Salreu, casado com DOROTHEIA EDUARDA ADELAIDE DE ALMEIDA CABRAL DE FIGUEIREDO E CARVALHO (natural da Vila da Feira). Foram os pais de:

FRANCISCO JOAQUIM DE QUADROS CÔRTE-REAL nascido em CANELAS en 1847 e que foi casado com NÁRCISA AUGUSTA DA GLÓRIA. Foram os pais de:

FILIPE DE QUADROS (emigrado no Brasil e sem mais notícia)
ROSALINA AUGUSTA DA GLÓRIA, nascida em Palmaz, Oliveira de Azemeis.
e que casou com JOSÉ DE OLIVEIRA CRESPO (natural de Salreu). Pais de:

JOSÉ DE OLIVEIRA CRESPO JÚNIOR nascido em Canelas e casado com HORÁCIA RODRIGUES DE SOUSA (Natural de Fermela, Estarreja, Aveiro).
Foram os pais de.

MANUEL ANTÓNIO DE SOUSA CRESPO, nascido a 23 de abril de 1950 em Canelas. Casou com ZULAY DE JESUS HERNÁNDEZ MARTÍNEZ (nascida a 1 de Dezembro de 1952 na cidade de Caracas, Venezuela filha de PEDRO JOSÉ HERNÄNDEZ RULLO e de ATILIA INÉS MARTINEZ POLANCO). Pais de:

RAINER MANUEL SOUSA HERNÁNDEZ (nascido a 11 de Sep. de 1976 em Caracas, Venezuela)
RENATO SEBASTIAO HERNANDEZ DE SOUSA (nascido a 9 de Fev de 1983 em Aveiro)
ROMINA DANIELA HERNÁNDEZ DE SOUSA (nascida a 16 de Out de 1984)

Como podem ver eu sou o Rainer Sousa.

Obviamente tenho muitas datas mas para nao ser extensivo remeti-me somente aos dados principais para assim "construir" uma linhagem.

Persiste a dúvida. Quem seria o FRANCISCO DA COSTA DE SOUSA CÔRTE-REAL? Como é que ele "encaixa" na família dos Côrte-Reais?

Cumprimentos desde Caracas, Venezuela

Rainer Sousa

Resposta

Link directo:

RE: sobre os meus Côrte-Reais

#132495 | ngipedroso | 29 out 2006 14:30 | Em resposta a: #132479

Caro Rainer Sousa,
Muito lhe agradecia que me facultasse os elementos que dispõe comprovando o casamento de Francisco Joaquim de Quadros Côrte-Real.
Com os meus agradecimentos antecipados,
Norberto Infante Pedroso

Resposta

Link directo:

RE: sobre os meus Côrte-Reais

#132496 | ngipedroso | 29 out 2006 14:48 | Em resposta a: #132479

Caro Rainer Sousa,
Muito lhe agradecia que me facultasse os elementos que dispõe comprovando o casamento de Francisco Joaquim de Quadros Côrte-Real.
Com os meus agradecimentos antecipados,
Norberto Infante Pedroso

Resposta

Link directo:

RE: sobre os meus Côrte-Reais

#132512 | Rainer | 29 out 2006 18:39 | Em resposta a: #132495

Caro Norberto

O Francisco Joaquim de Quadros Côrte-Real que nasceu em Canelas no ano de 1847 viveu durante muito tempo com a Narcisa Augusta da Glória com a qual teve ao menos dois filhos que eram :
A Rosalina Augusta da Glória nascida em Palmaz, Concelho de Oliveira de Azemeis no dia 19 de Março de 1884 e um Filipe que ainda nao encontrei o seu registo mas sei da sua exitència por via oral no seio familiar nomeadamente pelo meu avô JOSË DE OLIVEIRA CRESPO JÚNIOR e a minha tia-avó CUSTÓDIA DE OLIVEIRA QUADROS. Este Filipe emigrou para o Brasil, salvo erro, nos anos vinte do século XX. A Rosalina sai no seu registo como filha de pai incógnito. Mas o Francisco decide casar com a Narcisa no dia 28 de Maio de 1901. Este registo encontra-se nos livros de matrimónios de Canelas. Há 11 anos encontrava-se no registo Civil de Estarreja. Desconheço se já terá sido remitido para o arquivo distrital de Aveiro.

Infelizmente numa das minhas mudanças perdi esse registo e o registo de nascimento da Narcisa que era filha exposta na roda. Nao me lembro bem de onde era a Narcisa mas essa informaçao está no registo de casamento. Nessa acta se me recordo bem, sao legitimados todos os filhos do casal. Por essa razao em 1903 quando a ROSALINA AUGUSTA DA GLÓRIA se casa com o JOSÉ DE OLIVEIRA CRESPO já aparece como filha do Francisco assim como o meu avô aparece como neto da pessoa em questao.

O meu avô contava-me que o Francisco Côrte-Real era escrivao do tribunal e tinha uma quinta em Canelas conhecida como a Quinta da Carvalha. A mesma profissao tinham o seu pai FILIPE JOSÉ, o seus irmaos SEBASTIAO MARIA e JOSÉ FORTUNATO. Da descendência do Sebastiao Maria sei bastante, mas do JOSÉ nao, assim como das irmas dele. Será que o senhor tem informaçao ao respeito?

Também nao conheço a ascendência materna do Francisco. Sei que a Doroteia Cabral nasceu na Vila da Feira e era filha de um doutor de nome Francisco Xavier d'Almeida Cabral e de uma D. Maria Bernarda Vilela. Este Francisco Xavier era por sua vez filho de outro médico do mesmo nome. Nada mais sei.

Gostaria ainda de saber se o senhor é descendente desta família e se tem mais dados para completar os meus.

Em caso de alguma pergunta, nao hesite em escrever-me.

cumprimentos

Rainer Sousa

aguardo resposta

Resposta

Link directo:

RE: sobre os meus Côrte-Reais

#132515 | ngipedroso | 29 out 2006 19:27 | Em resposta a: #132512

Caro Rainer Sousa,

A família Quadros Côrte-Real é algo complicada de estudar e parece estar sempre a reservar surpresas a quem se mete nisso. Assim tentarei primeiro encontrar o assento de casamento de F. J. de Q. Côrte-Real de que fala , pedindo-lhe para aguardar até então.

Cumprimentos,
Norberto Pedroso

Resposta

Link directo:

RE: sobre os meus Côrte-Reais

#136611 | pscr | 06 dez 2006 17:32 | Em resposta a: #132512

Boa tarde,

eu chamo-me Pedro Sanches de Albuquerque e Côrte-Real sou bisneto e representante por varonia de Sebastião Maria de Quadros Côrte-Real, neto de Eduardo de Quadros Côrte-Real e filho de Sebastião Côrte-Real. Nasci em 1977 e sou o único varão deste ramo da família. Somos parentes.
Onde leu que o meu bisavô era um conhecido violinista da côrte de Dom Luís?

Saudações do Porto

Resposta

Link directo:

RE: sobre os meus Côrte-Reais

#136615 | pscr | 06 dez 2006 17:40 | Em resposta a: #132515

Caro Norberto Infante Pedroso,

chamo-me Pedro Sanches Gomes de Albuquerque e Côrte-Real sou bisneto e representante por varonia de Sebastião Maria de Quadros Côrte-Real, neto de Eduardo de Albuquerque de Quadros Côrte-Real e filho de Sebastião Côrte-Real. Nasci em 1977 e sou o único varão deste ramo da família. Conheci a sua irmão Emília que foi casada com um primo meu o José Cid Ferreira Tavares (o meu bisavô por parte da minha avó paterna era Manuel Luiz Ferreira, irmão do visconde dos Lagos e do Barão do Cruzeiro).

Saudações familiares,

Pedro Côrte-Real

Resposta

Link directo:

RE: sobre os meus Côrte-Reais

#136671 | Rainer | 07 dez 2006 03:20 | Em resposta a: #136611

Olá

Parece que somos primos. O meu nome é Rainer Manuel Sousa Hernández e moro na Venezuela que é o meu país natal. O Francisco Côrte-Real é meu trisavô que por sua vez era irmao do Sebastiao Maria nascido em Canelas (Estarreja) no dia 20 de Janeiro de 1853. Tenho muitos dados geneaológicos sobre esta família por muitas geraçoes atrás. Este Sebastiao foi un insigne violinista na corte do Rei Don Luís. Esta informaçao encontra-se na obra " CASA E CAPELA DE SANTO ANTONIO EM ALBERGARIA-A-VELHA (século XVIII)" de Delfim Bismark Ferreira, onde há uma referencia a ele e à sua esposa de nome D. MARIA CARLONIA ÁLVARES DE ARAÚJO E ALBUQUERQUE e toda a sua ascendência para trás. Os descendentes desta família encontram-se(até onde eu sei) por três países além de Portugal: Brasil, Venezuela, Estados Unidos e Alemanha. O Sebastiao e o Franciscon tinham ainda outro irmao de nome António Joaquim de Quadros Côrte-Real cuja descendência está toda no Brasil até onde eu sei. Neste momento estou a trabalhar nos ascendentes de D. DOROTEIA DE ALMEIDA CABRAL, mae de SEBASTIAO MARIA.

o meu mail é sousarainer@hotmail.com (se quiser pode-me adicionar ao messenger, teria muito gosto em "conversar" consigo)

Um abraço, qualquer pergunta estou às suas ordens

Rainer Sousa

Resposta

Link directo:

RE: sobre os meus Côrte-Reais

#136686 | pscr | 07 dez 2006 09:53 | Em resposta a: #136671

Bom dia,

fui eu quem deu essa informação ao Delfim Bismarck, pois tal informação encontra-se em Portugal, Dicionário Histórico. Eu também apareço no livro Casa e Capela de Santo António. Que informações tem mais acerca da nossa família? Que livros devo consultar?

Abraço,

Pedro Côrte-Real

Resposta

Link directo:

RE: sobre os meus Côrte-Reais

#136689 | DBismarck | 07 dez 2006 10:37 | Em resposta a: #132479

Caros Rainer, Norberto e Pedro,

Muitas das vossas dúvidas estão já esclarecidas no livro "Memorial de Família" da autoria de Mário Pedro Gonçalves. Também ele é descendente de um ramos Quadros Côrte-Real. Os ramos Tavares e Teixeira estão em "As Doze Portas de Gerações de Arouca", de Fernando Abrunhosa de Brito.
Abraços a todos.

D. Bismarck

Resposta

Link directo:

RE: sobre os meus Côrte-Reais

#136699 | mgorjaoh | 07 dez 2006 11:50 | Em resposta a: #132515

Caro Norberto Pedroso,

Desculpe a pergunta, que há algum tempo queria fazer-lhe: descende de Tomás de Vila Nova Infante, que está em http://genealogia.netopia.pt/pessoas/pes_show.php?id=278403?
Se sim, gostaria de entrar em contacto, pois tenho interesse em reconstituir a descendência deste, até à actualidade.
Se preferir responder pessoalmente, o meu endereço é igual ao meu username, pertencendo ao gmail.
Cordiais cumprimentos,
Miguel Gorjão-Henriques

Resposta

Link directo:

RE: sobre os meus Côrte-Reais

#136711 | ngipedroso | 07 dez 2006 14:11 | Em resposta a: #136699

Caro Miguel Gorjão-Henriques,
De facto minha avó paterna Isabel Infante da Câmara era trineta de Tomás de Vilanova Infante, este por sua vez primogénito de Tristão Nunes Infante de Sequeira e Maria Antónia Lobo de Sequeira, pais ainda, entre outros, de Simão Nunes Infante que é o tronco da sua linha Infante, ao que julgo.
Com paciência fui introduzindo aqui no Genea o que sabia sobre os descendentes de Nuno Tristão mas subsistem ainda muitas "brancas" pelo que penso que seria talvez interessante abrir um tópico sobre Infantes. Penso também que pelo trabalho já por si realizado deveria caber-lhe essa tarefa.
Entretanto se me quiser contactar directamente pode fazê-lo para nipedrosoarrobasapopontopt.
Melhores cumprimentos,
Norberto

Resposta

Link directo:

Sebastião Maria de Quadros Corte Real

#245863 | abribas | 11 dez 2009 11:30 | Em resposta a: #136611

Caro confrade,
Tive ontem em mãos um lindíssimo livro encadernado com lombada e portada em pele, com edições impressas portuguesas e francesas de Nicolau Ribas. Na capa do livro pode-se ler: Nicolau Ribas/ DUETTOS/ para / Piano e Rebéca (sic)/ Parte de Piano; o álbum traz a assinatura do seu último possuidor: Sebastião Maria de Quadros Corte Real.
Nicolau Medina Ribas foi um virtuoso violinista do sec XIX, que nasceu em Madrid em 1832 e faleceu no Porto em 1900.
Consta que o seu avô foi também violinista. Tem conhecimento de mais algum espólio musical pertencente ao seu avô e relacionado com Nicolau Ribas?
Cumprimentos,
António

Resposta

Link directo:

RE: Sebastião Maria de Quadros Corte Real

#246038 | pscr | 15 dez 2009 10:23 | Em resposta a: #245863

Caro António,

gostaria que me informasse onde viu esse livro. Tenho alguns livros de música para violino que pertenceram ao meu bisavô. Irei verficar se algum está relacionado com Nicolau Ribas.


Cumprimentos,

Pedro

Resposta

Link directo:

RE: Sebastião Maria de Quadros Corte Real

#246046 | abribas | 15 dez 2009 12:36 | Em resposta a: #246038

Caro Pedro,
Pertence a um musico que o adquiriu recentemente, num alfarrabista penso eu.
Agradeço a sua disponibilidade para verificar se existirá mais alguma coisa relacionada com Nicolau Ribas.
Cumprimentos,
António

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 24 mai 2024, 20:40

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen