Profissão maritimo

Este tópico está classificado nas salas: Cargos | Formação

Profissão maritimo

#133439 | tuga1 | 07 nov 2006 23:55

Caros amigos,

Deparei-me com um registo no qual a profissão é maritimo. Alguem sabe m que consistia esta profissão?

Desde já agradecido,
Daniel

Resposta

Link directo:

RE: Profissão maritimo

#133455 | melisa | 08 nov 2006 03:17 | Em resposta a: #133439

Caro Daniel

Maritímo é o pescador que trabalha a bordo de um barco de pesca.

Pelo menos no Algarve é assim que ainda hoje se designam os pescadores de bordo.
Cumprimentos
M.Elisa

Resposta

Link directo:

RE: Profissão maritimo

#133463 | MariaDavid | 08 nov 2006 11:25 | Em resposta a: #133439

Independentemente das conotações regionais que possa adquirir, o termo marítimo aplica-se aos homens que trabalham nos barcos, sobretudo na classe de marinhagem. É igualmente sinónimo de "embarcadiço"- aquele cuja vida profissional é andar embarcado -, aquele que anda nos barcos, como antigamente se designavam os homens que tinham profissões ligadas à condução de barcos, ao nível de várias vertentes. Há diferenciações nos vários escalões de responsabilidades, que vai desde o comandante ao marinheiro.
Ao nível da pesca, digamos que o topo é o mestre da embarcação e o termo marítimo (designação regional) o pescador.

Espero ter dado uma pequena ajuda.

maria

Resposta

Link directo:

RE: Profissão maritimo

#133466 | Mavasc | 08 nov 2006 11:51 | Em resposta a: #133463

Caras confrades

No regulamento da Junta Central das Casas dos Pescadores, já revogado, marítimo é todo o "embarcadiço", indiferentemente da profissão que desempenha dentro do barco. Por exemplo, o cozinheiro de bordo é também um marítimo abrangido pela respectiva Casa dos Pescadores.

Melhores cumprimentos

Maria Benedita

Resposta

Link directo:

RE: Profissão maritimo

#133505 | A. Varela Remígio | 08 nov 2006 17:11 | Em resposta a: #133439

Caríssimos,

Este tópico foca precisamente uma questão que eu próprio tinha. Em registos da mesma altura e freguesia, encontro referências a pescador, marítimo e mareante.

É tudo a mesma ocupação ou serão escalões diferentes?

Cumprimentos,

André Varela Remígio

Resposta

Link directo:

RE: Profissão maritimo

#133507 | artur41 | 08 nov 2006 17:39 | Em resposta a: #133505

Caro André Varela Remígio,

Como adjectivo- aquele que mareia; como substantivo masculino do singular- navegante, marinheiro.

Melhores cumprimentos

Artur Camisão Soares

Resposta

Link directo:

RE: Profissão maritimo

#133637 | A. Varela Remígio | 09 nov 2006 19:23 | Em resposta a: #133507

Caro Artur Camisão Soares,

Muito lhe agradeço pelo seu esclarecimento, mas felizmente sei o que é um marítimo desde tenra idade. O que não sei é a diferença, caso ela exista, entre os termos avançados.

Com os meus melhores cumprimentos,

André Varela Remígio

Resposta

Link directo:

RE: Profissão maritimo

#133642 | RCR | 09 nov 2006 19:59 | Em resposta a: #133505

Caro André Varela Remigio
Embora o que vou avançar resulte de apenas algumas observações, registei, nas pesquisas que fiz em Sesimbra, algumas consistências no uso diferenciado do termo maritimo e mareante. O segundo é sinónimo de navegante e até de mestre de navios - as designações variam conforme a formalidade dos documentos e as fontes, mas via-as aplicadas às mesmas pessoas. Já no caso do termo maritimo, nunca encontrei ninguém que fosse designado com esse termo num dado documento e noutro tipo de documento fosse designado, por exemplo, como navegante.
Espero ter ajudado.
Cumprimentos
Rita

Resposta

Link directo:

RE: Profissão maritimo

#133645 | artur41 | 09 nov 2006 20:45 | Em resposta a: #133642

Cara Rita,

A definição que dei foi, em boa verdade, para mareante. A fonte foi o "KingHost".

Os meus melhores cumprimentos

Artur Camisão Doares

Resposta

Link directo:

RE: Profissão maritimo

#133652 | set1405 | 09 nov 2006 21:56 | Em resposta a: #133505

Caro André Varela Remígio
Salvo melhor opinião, compêndios, dicionários, etc, penso que não errarei se lhe disser que quem desenvolve a sua actividade profissional no mar ( temos de pensar em termos muito latos !) será seguramente marítimo; aquele que para alem de ser marítimo a sua profissão é a pesca, então este será o pescador e se a sua actividade se desenvolve no mar e lá passa muito tempo, percorrendo normalmente grandes distâncias sem aportar (a terra), teremos então o mareante. Normalmente conotava-se este termo (indivíduo ) com estrangeiros. Cumprimentos
Ricardo Silva

Resposta

Link directo:

RE: Profissão maritimo

#133685 | pbpn | 10 nov 2006 12:34 | Em resposta a: #133439

Maritimo é todo o cidadão que possua Cédula Maritima, condição obrigatória para exercer qualquer função a bordo de uma embarcação (seja um navio mercante, seja uma traineira, seja um arrastão). Ou seja, desde o Capitão da Marinha Mercante (categoria profissional) ao 2º Marinheiro ou ao pescador (ambas categorias profissionais, sendo a primeira para navios mercantes), todos são Maritimos.

Embarcadiço, é o termo popular para quem anda no mar. Normalmente usado para quem anda em navios mercantes de longo curso, e eventualmente para quem embarca em navios de pesca longinqua.

Mareante, é o termo mais poetico ou mais "polido" para quem anda no mar.

Cabe, já agora esclarecer, que existem normalmente algumas confusões entre as categorias profissionais, e as funções exercidas a bordo.

Por exemplo, o termo "Comandante", designa, na Mar. Mercante, uma função, que habitualmente é exercida por um "Capitão da Mar. Mercante".

No entanto, se um maritimo com a categoria profissional de "Piloto de 1ª Classe" estiver a comandar um navio, será igualmente reconhecido a bordo como o "Comandante".

Ambas as categorias profissionais (entre outras), são apenas reconhecidas pela Capitania e averbadas na Cédula Maritima, se o maritimo tiver completado o Curso Geral e o Curso Complementar da Escola Nautica, e tiver feito tirocinios correspondentes a "x" horas de navegação comulativamente com "x" anos de embarque.

As categorias de "Mestre" (Costeiro ou do Alto), são reconhecidas a quem haja completado o curso de Mestrança na Escola Prof. de Pesca. EstesMestres podem, "Governar" uma embarcação, ou seja, não são reconhecidos como "Comandantes", já que nunca "comandam", apesar de poderem ser a maxima autoridade a bordo.

A diferença entre um navio ser Comandado ou Governado, tem a ver com a sua tonelagem, e portanto com a habilitação necessária para o fazer.

Tanto assim, que normalmente encontramos "Mestres" a governarem navios de pesca de medio porte, Capitães a comandar navios de pesca de grande porte (navios de pesca do bacalhau por ex.), e apenas Capitães (ou outros Of. da Mar. Mercante com categorias inferiores) a comandar navios mercantes.

Espero ter sido esclarecedor, e não demasiadamente extenso. Muito mais haveria a escrever acerca do assunto, mas receio ser demasiadamente maçador. Assim, por aqui me fico, colocando-me no entanto à disposição para quaisquer esclarecimentos complemaentares que os confrades achem, eventualmente, necessários.

Cumprimentos

P.Noronha

Resposta

Link directo:

RE: Profissão maritimo

#133696 | JoãoGaspar | 10 nov 2006 15:06 | Em resposta a: #133685

Caros confrades,

Gostava de saber tambem em que consistia a profissão de Mestre de Marinha e Barqueiro.

Cumprimentos,

João da Silva Gaspar

Resposta

Link directo:

RE: Profissão maritimo

#133721 | rmfrp | 10 nov 2006 22:31 | Em resposta a: #133439

Caros Colegas:

Da experiência que tenho com registos do Algarve, "marítimo" é um termo utilizado apenas em época mais recente (século XIX), enquanto "mareante" era utilizado em épocas mais remotas. Ambos são muito comuns nas respectivas épocas, mas nunca vi "marítimo" no século XVII nem "mareante" no final do século XIX. Assim, creio que neste contexto "marítimo" e "mareante" seriam ambos designações genéricas para quem andava no mar. Aliás, em datas mais antigas aparecem mesmo pessoas referidas como "do mar".

Neste tema como em outros semelhantes, creio que os significados rigorosos definidos pelos dicionários actuais e pela legislação moderna não devem ser tidos em conta pois não se aplicam às épocas em estudo.

Com os melhores cumprimentos,

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Profissão maritimo

#133731 | MariaDavid | 11 nov 2006 00:44 | Em resposta a: #133685

Caro Noronha

Pela parte que me toca, fico-lhe grata pelos seus esclarecimentos. Foram claros e revelam conhecimentos aprofundados sobre a questão. Eu aprendi algo mais.

Cumprimentos

maria

Resposta

Link directo:

RE: Profissão maritimo

#133738 | melisa | 11 nov 2006 03:48 | Em resposta a: #133721

Caros colegas

Estando totalmente de acordo com o Rui Pereira quero apenas referir que no Algarve que em meados do séc XVIII encontrei um indíviduo referido como: "fora cativo quando era mareante " e no mesmo assento a mulher volta a casar com Fulano pescador, pelo que julgo que havia alguma diferença no estatuto destas 'profissões.

Também encontrei proprietários de barcos designados como mareantes.

Cumprimentos

M.Elisa

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 06 mai 2024, 19:35

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen