Visconde de Valverde

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Títulos

Visconde de Valverde

#133532 | chartri | 08 nov 2006 20:05

Meus caros

Alguem saberá a quem foi concedido (ou prometido) este título?
As minhas notas apontam para que Joaquim Ferreira de Sousa (Marrazes, 6 de Setembro de 1833 – Leiria, 9 de Junho de 1918), obteve várias mercês de D. Luís I, por serviços prestados à Coroa, nomeadamente pelo saneamento das finanças de Castelo Branco. Foi-lhe então concedido o título de Visconde de Valverde, mas Joaquim Ferreira de Sousa preferiu não aceitar tal honraria.

Como não encontro nenhum traço na TT (nomeadamente vendo o TT on line) sobre isto.

Joaquim Ferreira de Sousa foi importante proprietário . Interveio também na Administração do Hospital de Leiria e nos destinos da cidade em geral, tendo sido Escrivão da Fazenda do Concelho (1866) e Delegado do Tesouro do Distrito de Leiria, para além de Presidente da Comissão Distrital (em 1894). Em 1898, quando do baptizado do seu neto José Maria, era Inspector da Fazenda reformado.

Cumprimentos
Ricardo Charters d'Azevedo

Resposta

Link directo:

RE: Visconde de Valverde

#133590 | chartri | 09 nov 2006 11:24 | Em resposta a: #133532

Meus Caros

Joaquim Ferreira de Sousa casou com Maria Emília Botelho Torreira. Esta mais tarde (1897 casou-se com um tio-bisavô meu, o Eng José Maria Charters Henriques d'Azevedo.

Mao o que eu pretendia saber era sobre a credibilidade da "história" sobre a atribuição de Visconde de Valverde ao Joaquim Ferreira de Sousa (ver minha inicial mensagem de 8.11.2006)

Cumprimentos

Ricardo Charters d'Azevedo

Resposta

Link directo:

RE: Visconde de Valverde

#133597 | GML | 09 nov 2006 12:42 | Em resposta a: #133590

Caro Ricardo Charters d'Azevedo,

Infelizmente nada posso acrescentar ao que sabe sobre Joaquim Ferreira de Sousa, nem tão pouco confirmar a eventual mercê recusada. O que me chamou a atenção na sua mensagem foi referir a freguesia de Marrazes e parecer ter bom conhecimento da sociedade leiriense do século XIX.

O que procuro são dados sobre a família Diniz Goes (à qual pertencem os cantores de Coimbra Armando e Luiz Goes) que viveram no lugar da Gândara dos Olivais, actual freguesia de Marrazes mas cujas origens (no início do século XIX) estão em Amor e Regueira de Pontes.

Qualquer informação seria muito bem vinda.

Agradeço desde já a sua atenção.

Melhores cumprimentos,

Gui Maia de Loureiro

Resposta

Link directo:

RE: Visconde de Valverde

#133605 | chartri | 09 nov 2006 14:56 | Em resposta a: #133597

Caro Gui Maia de Loureiro

Muito obrigado

Efectivamente tenho hoje muita informação sobre Leiria século XIX, mas não toda, pois só me tenho preocupado com a minha família e "aparentados". Como a mobilidade naquele tempo era muito reduzida, "tenhos todos" em duas ou tres freguesias (Sé de Leiria, Cortes, Barreira). Assim comprei uma cópia em DVD dos registos paroquiais dessas freguesias o que me permitiu obter cerca de 1500 individuos, que foram "engrandecer" a minha base de dados.

Não tenho cópia dos paroquiais de Amor, nem de Reguengos. Tive de os consultar no Arquivo Distrital de Leiria para obter as informações sobre alguns dos meus familiares que por lá ficaram registados..

Se souber datas, peça ao Arquivo Distrial de Leiria, pois lá são bastantes simpaticos, mas tem uma tabela, função do tempo, para consulta.

Cumprimentos

Ricardo Charters d'Azevedo

Resposta

Link directo:

RE: Visconde de Valverde

#133611 | GML | 09 nov 2006 15:41 | Em resposta a: #133605

Caro Ricardo Charter's d'Azevedo,

Agradeço muito a sua pronta resposta. Já esgotei os paroquiais do Arquivo Distrital de Leiria, sendo que o último registo que encontrei diz respeito ao casamento de Pedro Diniz Goes e que tem a curiosidade de ambos os noivos serem já viúvos, não constando pois os nomes dos seus pais.

A minha esperança é conseguir recuar através de notariais ou de habilitações da Câmara Eclesiástica (quando souber onde estão), mas neste momento não tenho possibilidade de me dedicar a este estudo. Por isso vou tentando contactar os pesquisadores que possam eventualmente "tropeçar" nos meus Goes.

A minha avó (cujo pai António Diniz Goes terá sido Professor Régio do ensino primário em Leiria) contava algumas histórias sobre os seus antepassados, mas tudo muito disperso e sem grande consistência. Aquilo que mais me chamou a atenção e que poderá ser mais importante para um eventual sucesso na continuação da pesquisa é que o seu bisavô Pedro Diniz Goes era já conhecido como "o letrado", não sei se por alcunha se pelo facto de ter estudado.

Agradeço uma vez mais a sua atenção.

Melhores cumprimentos,

Gui Maia de Loureiro

Resposta

Link directo:

RE: Visconde de Valverde

#133615 | chartri | 09 nov 2006 16:01 | Em resposta a: #133611

Meu caro Gui Maia Loureiro
Fui ao TT online, procurei Goes e encontrei:

Processo de Bartolomeu Goes
Datas 16/10/1620
NívelDescrição Documento Composto
CódigoReferAlternCota Tribunal do Santo Ofício, Inquisição de Lisboa, proc. 1312
ÂmbitoConteúdo Estatuto Social: Padre
Crime/Acusação: Sadomia
Naturalidade: Lisboa
Morada: Lisboa
Pai: Bartolomeu de Goes
Mãe: Beatriz Soares
Estado Civil: Solteiro
Data da Prisão: 16/10/1620

Por achar piada aqui fica o registo, mas nada tem com os Goes de Leiria.

Sobre os inqueritos de genere para entrada no seminário, estão em Coimbra no Arquivo da UL. Tem um indice e é facil de procurar , se la fôr.

Cumprimentos

Ricardo Charters d''Azevedo

Resposta

Link directo:

RE: Visconde de Valverde

#133617 | GML | 09 nov 2006 16:34 | Em resposta a: #133615

Caro Ricardo Charters d'Azevedo,

Mais uma vez agradeço a sua mensagem e dica sobre as inquirições de genere de Leiria. Já tinha ouvido dizer que estavam em Coimbra, mas nunca lá encontrei os índices!

Quanto ao Padre Bartolomeu de Goes e dada a acusação que sobre ele pendia, posso pressupor que não tenha deixado descendência. :-)

Mas "felizmente" tenho alguns antepassados que tiveram problemas com o Santo Ofício como é o caso de Brás de Mira (tio-antepassado) cujo processo merece bem uma vista d'olhos. Fica a dica!

Processo de Brás de Mira
Datas 02/03/1634-27/03/1635

Tribunal do Santo Ofício, Inquisição de Évora, proc. 6724
Estatuto Social: Lavrador
Crime/Acusação: Blasfémia e palavras escandalosas.
Naturalidade: Freguesia de S. Brissos
Situação Geográfica (Naturalidade): Termo da Cidade de Beja
Morada: Freguesia de S. Brissos
Situação Geográfica (Morada): Termo da Cidade de Cidade
Pai: Luís de Mira
Mãe: Maria Rodrigues
Estado Civil: Casado
Nome do Cônjuge: Maria da Fonte
Data da Prisão: 02/03/1634
Data da Sentença: 27/03/1635

Melhores cumprimentos,

Gui Maia de Loureiro

Resposta

Link directo:

RE: Visconde de Valverde

#133621 | chartri | 09 nov 2006 16:58 | Em resposta a: #133617

Meu Caro,

Efectivamente encontra no Arquivo da Universidade de Coimbra uns ficheiros onde, por nomes, encontramos os numeros dos processos a consultar. O problema é que muitas vezes os nomes variavam.

No Arquivo da Univ de Braga, tem as inquerições de genere "on line". Dá-nos datas e filiação, alem do numero do processo.

No TT online as buscas são mais rápidas, e encontram-se processos muitos "interessantes" representativos da época.

Cumprimentos

Ricardo Charters d'Azevedo

Resposta

Link directo:

RE: Visconde de Valverde

#133623 | A.Godinho | 09 nov 2006 17:21 | Em resposta a: #133605

Caro Ricardo Charters

Acaso sabe algo mais da ascendência de Joaquim Ferreira de Sousa e de D. Maria Eimilia Botelho Torreira? Teria interesse em saber pois os meus sobrinhos (filhos de minha irmã) descendem desse casal por serem tb filhos do seu primo Vasco Luis Vieira Botelho de Sousa, que foi casado com a minha irmã.

Aproveito para lhe perguntar em quanto pode importar o custo de um DVD com 1500 registos.

Cumprimentos
António Godinho de Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Visconde de Valverde

#133634 | chartri | 09 nov 2006 19:09 | Em resposta a: #133623

Caro António Godinho de Carvalho

Se consultar o site da Torre do Tombo (a quem deve ser pedida a copia dos paroquiais) encontra o preço de 6€ por CD mais 0,15 € por fonograma (se existir microfilme). Assim pode fazer as suas contas.

A isto deve acrescer um ano a ano e meio para que lhe forneçam as cópias! Foi quanto demoraram para mim....

Sobre antecedentes do Joaquim Ferreira de Sousa ou da sua mulher Maria Emilia, nada tenho. Como não pertencem aos meus costados não me preocupei em saber mais. Só procurava saber qq coisa mais sobre eles.

Cumprimentos

Ricardo Charters d'Azevedo

Resposta

Link directo:

RE: Visconde de Valverde

#212937 | iplcamara | 10 nov 2008 14:23 | Em resposta a: #133634

Prezado Ricardo,


Não sei se conhece o livro "Oito Séculos de História Luso-Alemã". Aí encontrei algumas informações (poucas) sobre os Niemeyer e os Giffenig, nossos ancestrais comuns. Se interessar, posso "scanear" as páginas correspondentes e lhe enviar por e-mail.

Aguardo notícias.

Abraço,

Irene.

Resposta

Link directo:

RE: Visconde de Valverde

#212947 | chartri | 10 nov 2008 16:43 | Em resposta a: #212937

Cara Irene
Mas muito obrigado se o fizer e se me mandar para o meu e mail : Ricardo.Charters@gmail.com

Cumprimentos
Ricardo Charters d'Azevedo

Resposta

Link directo:

RE: Visconde de Valverde

#212953 | iplcamara | 10 nov 2008 18:32 | Em resposta a: #212947

Ricardo,


Já enviei por e-mail para seu endereço as informações de que lhe falei.


Cordialmente, Irene.

Resposta

Link directo:

RE: Visconde de Valverde

#212958 | chartri | 10 nov 2008 19:03 | Em resposta a: #212953

Cara Irene
Muito obrigado.
Ja recebi e estou a digerir..
Já lhe respondi
Cumprimentos amigos
Ricardo

Resposta

Link directo:

RE: Visconde de Valverde

#304480 | small | 29 abr 2012 18:02 | Em resposta a: #133621

Prezado Ricardo Charters d'Azevedo

Mais uma vez recorro à sua prestimosa colaboração. Será que esta situação em relação às inquirições de genére ainda se encontra assim? Como entretanto passaram 6 anos! Procuro um padre oriundo de Ourém, mas que em 1826 é mencionado como Reverendo....,assistente em Leiria. Já fiz a pesquisa na TT/Lisboa Câmara Eclesiástica onde já encontrei outros mas não constava, presumo assim que deva estar em Coimbra.
Gostava de saber a sua opinião, o que desde já agradeço.
Cumprimentos

Stella Aleixo

Resposta

Link directo:

RE: Visconde de Valverde

#304481 | chartri | 29 abr 2012 18:06 | Em resposta a: #304480

Cara Stella

As inquirições de genere de Leiria estão no Arquivo da Universidade de Coimbra.
Mas diga-me o nome do reverendo Padre pois como tenho uma lista de padres em Leiria pode ser que la figure
Cumprimentos
Ricardo Charters d'Azevedo

Resposta

Link directo:

RE: Visconde de Valverde

#304495 | chartri | 29 abr 2012 19:42 | Em resposta a: #212937

Cara Irene
Só agora me dei conta desta nossa troca de informação. Entretanto consegui comprar o livro que refere.
Passaram-se una anos...
Será que já viu o livro que publiquei o ano passado com a árvore genealógioca quase completa dos Giffenig e dos Niemeyer?
Trata-se de : http://www.guardamor.com/livro.php?id=1542

Também encontra a mesma árvore em www.familiasdeleiria.com

Cumprimentos
Ricardo Charters d'Azevedo

Resposta

Link directo:

RE: Visconde de Valverde

#304557 | small | 30 abr 2012 14:32 | Em resposta a: #304481

Caro Ricardo Charters d'Azevedo

Muito obrigada pela informação. Os dados do Reverendo:

António Pedro dos Santos, natural de Ourém, filho Pedro José dos Santos e Luisa da Graça.

Cumprimentos

Stella Aleixo

Resposta

Link directo:

RE: Visconde de Valverde

#304568 | chartri | 30 abr 2012 16:06 | Em resposta a: #304557

Cara Sara Aleixo
Tenho pena, mas no livro de 1984 do Pe José Carreira, "OClero da Dioceses de Leiria e o seu passado" não contem o nome dele. Talvez por não ter sido padre na diocese de Leiria...
No entanto existem vários padres António dos Santos

Antonio dos Santos, cura em Monte Redondo
Antonio dos Santos que se diz que em 1838, tinha 68 anos era egresso de S. Bernardo, residia em Ourém e capelão de N S da Ajuda, Seiça
Antonio dos Santos, coadjutor da Vieira
Antonio dos Santos, cura em Carvide
António dos Santos, paroco do Juncal

Mas em nenhum deles se mencionam os pais, sendo muito resumida a ficha de cada um deles
Cumprimentos
Ricardo Charters d'Azevedo

Resposta

Link directo:

RE: Visconde de Valverde

#304573 | small | 30 abr 2012 16:24 | Em resposta a: #304568

Caro Ricardo Charters d'Azevedo

Muito obrigada, pela sua colaboração. Num dos assentos menciona que ele é assistente em Leiria, mas pode efectivamente ter usado só o António dos Santos e assim será dificil sabermos se é um dos mencionados. Excluo já o de Seiça, pela idade. Ele aparece a ser padrinho de sobrinhas, filhas de um irmão, e em 1823 é padrinho de casamento do mesmo e ainda não é mencionado como padre.

Vou seguir o seu conselho do AUC.
Cumprimentos

Stella Aleixo

Resposta

Link directo:

RE: Visconde de Valverde

#304575 | iplcamara | 30 abr 2012 16:38 | Em resposta a: #304495

Surpresa boa o seu e-mail. Há muito não nos falávamos. Espero esteja bem. Tenho visto o "familiasdeleiria". Belo trabalho, Ricardo. Vou tentar entrar no site do guardamor. Estou bem interessada. Qualquer comentário, volto a contact-a-lo. Tenho em minha árvore a foto do Olimpio Giffenig von Niemeyer, ainda quando criança e, também, a de sua mãe, Olímpia de Aguiar Giffenig. Se quiser, pode copiá-las.

Abraço amigo,

Irene Pessôa de Lima Câmara

Resposta

Link directo:

RE: Visconde de Valverde

#304607 | chartri | 30 abr 2012 20:06 | Em resposta a: #304575

Ora viva

Se estiver disposta, mande-me as fotos para o meu e mail : ricardo.charters@gmail.com
Ficar-lhe ei muito agradecido
Cumprimentos amigos
Ricardo Charters d'Azevedo

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 08 mai 2024, 00:37

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen