Família da Veiga Cabral - Brasil

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Brasil | Regiões | Património | Cargos

Família da Veiga Cabral - Brasil

#133596 | isabelveigacabral | 09 nov 2006 12:40

Gostaria de saber se me podem ajudar em duas buscas:

1 - encontrar os descendentes e o percurso de meu tio Avô :

Francisco de Faria da Veiga Cabral, que foi para o Brasil, Rio de Janeiro (?) entre 1910/20.
- Nasceu na Casa da Picota (a antiga), freguesia da Teixeira, Concelho de Baião, Distrito do Porto. Foi baptizado no dia 8 de Setembro de 1887.

- FILHO de: Francisco da Veiga Cabral (N. 1840 ? na Teixeira ) casado em 1886, na Teixeira com D. Adelaide Sofia de Brito Freire de Gusmão (N. 1849, em Samodães na Casa do Cimo de Vila).
- NETO PATERNO de: Caetano da Veiga Cabral ( N. 1809, na Casa das Areiras, na Teixeira) e de D. Josefa Cândida Soeiro de Faria (N. 1825, FILHA de João José Soeiro de Faria e de D. Maria José Bernarda Teixeira Madeira ( N. 1796, FILHA de Manuel José Teixeira de Carvalho, lugar de Santa Comba do Vale da Ermida; JOSÉ era FILHO do DR. Manuel Teixeira de Carvalho e de D. Josefa Maria Loureiro).

- BISNETO PATERNO de Alexandrre Luís Teixeira de Queirós ( N. 1777 na Casa das Areiras, Teixeira), casado em 1803 com D. Margarida Ludovina da Veiga Cabral, (FILHA n. ? de - D. Francisca Marcelina de Morais Sarmento Pimentel (da Veiga CAbral) e do Governador da Índia, seu parente, Francisco da Veiga Cabral da Câmara;
D. Francisca Marcelina era FILHA de José Constantino Lobo Tavares de S. Payo ( senhor da Casa da Porta da Vila de Vila Real de Trás-os- Montes) e de D. Maria Joaquina Teixeira de Buytrão de Morais Sarmento Pimentel (senhora da Casa da Costa Grande em Bragança, dos morgados de Santa MArta de Bornes, S. Bartolomeu de Rabal, de Lagoas, entre outros).

- NETO MATERNO de António de Brito Freire de Gusmão, natural de Sedielos ( FILHO DE José Joaquim de Freitas e de D. Antónia de Brito Freire de Gusmão) casado, em 1839, na Capela de Nossa Senhora das Boas Novas - Cambres, Quinta de Sella, com D. Ana Carolina Adelaide de Brito Freire de Gusmão, FILHA de Jorge de Carvalho (N: Gogim, S. Martinho de Chãs) e de D. Gertrudes Maria Pinto ( Freguesia de Samudães, Lamego), tendo por padrinhos de casamento : Bernardo de Lemos Teixeira de Aguilar; Jorge Correia Pinto da Fonseca ( Angures); D. Inácia Adelaide Cardozo Barato?

Foram padrinhos de nascimento, seu tio materno - Francisco de Brito Freire de Gusmão, Tabelião de Direito e proprietário em Lamego e D. Elvira Duarte Fonseca Lobo, proprietária em Santa Maria da Feira, Lamego.

2 - Gostaria de entrar em contacto com os descendentes que, parece morarem agora no Rio de Janeiro, de:
António de Faria da Veiga Cabral,
(N. 1859, e foi para o Brasil, Pelotas, entre 1870 e 1895 onde casou com D. Teresa Amaro de Faria. (Era filho de Caetano da Veiga CabraL e irmão do pai da minha Avó, Francisco de Faria da Veiga Cabral). Com Geração. A filha, D. Maria Amaro da Veiga Cabral, N. 1896, em Pelotas, veio para Portugal, cerca de 1924, para casar com seu primo irmão Arnaldo da Veiga Cabral, oficil do exército. Tiveram duas filhas: Eunice, N. 1926 e F. solteira em 1999, no Porto) e Lourdes que ainda vive.

Resposta

Link directo:

RE: Família da Veiga Cabral - Brasil

#136032 | Renati | 30 nov 2006 01:22 | Em resposta a: #133596

Fiquei muito surpresa ao tomar conhecimento de sua pesquisa sobre a familia Veiga Cabral.Com satisfação quero comunicar que sou neta de Antoniode Faria Veiga Cabral e D. Tereza Amaro de Faria.No Brasil Antonio de Faria da Veiga Cabral adotou o nome Antonio Veiga Faria.Tiveram dois filhos Antonio Veiga Faria( meu pai) e Marina Veiga Faria que casou-se com seu primo Arnaldo da Veiga Cabral que tiveram duas filhas Maria Eunice (Nice, já falecida em 2002 ) e Maria de Lourdes que mora no Porto, sendo minhas primas irmãs. Antonio Veiga Faria casou-se com Wanda Regis Costa e teve 3 filhos Thales(falecido) Déa de Loudes e Rejane (quem lhe escreve)Déa mora no Rio de Janeiro e Rejane (eu) em Porto Alegre.Portanto somos primas e espero ter notícias suas:

Resposta

Link directo:

RE: Família da Veiga Cabral - Brasil

#142663 | Jotri | 01 fev 2007 22:59 | Em resposta a: #136032

Veiga Cabral
Morgados da Torre do Lumiar
(Lisboa, 1525)
3. D. MARIA TRIGUEIROS (c. 1636), filha de João Trigueiros (c. 1580), e de sua mulher D. Brites Dias Caldeira, no § ....
Casou com seu primo TRISTÃO VAZ DA VEIGA CABRAL (c. 1525) , 2.º senhor do morgado da Torre do Lumiar, então um arrabalde de Lisboa, o qual foi à Índia em 1525 capitaneando a nau Santa Maria, assim como foi capitão de uma das companhias de Ordenanças de Lisboa.
Seu marido era filho de Jerónimo da Veiga Cabral, 1.º senhor do morgado da Torre do Lumiar, e de sua segunda mulher D. Leonor Caldera ; descendendo pelo lado paterno de João Gonçalves Zarco (c. 1380) , o descobridor da Ilha da Madeira, assim como de Diogo Cabral «o Velho», da casa dos senhores de Azurara, e dos alcaides da Guarda e de Belmonte.
Tristão Vaz da Veiga distinguiu-se pela bravura e inteligência de estratega no comando de uma pequena armada durante o cerco que o sultão do Achem, poderoso inimigo dos portugueses, fez a Malaca em 1573, com 7.000 homens e 95 velas. Devido ao seu heroísmo, os sitiados portugueses, em virtude do falecimento de D. Francisco de Meneses acabaram por lhe confiar o comando da citada fortaleza, repelindo no ano seguinte um ataque do sultão de Japara com 15.000 homens . Porém, em Agosto de 1580, durante a invasão de Portugal pelo do Duque de Alba ao serviço de Filipe II de Espanha, e encontrando-se ao comando da fortaleza de São Julião junto a Lisboa, fiel ao Prior do Crato, entrega-se sem disparar um único tiro . Este comportamento foi comum a grande parte da nobreza portuguesa que vivia desmoralizada e arruinada pela derrota de Alcácer-Quibir (1578) e pelo resgate dos familiares cativos. Grande parte das classes proeminentes em Portugal, antes preferiu apoiar a candidatura de Filipe II ao trono deste reino, do que embarcar em novas e prolongadas aventuras militares com uma das maiores potências de então.
Tiveram:
4. D. CATARINA.
4. D. BRITES DA VEIGA CABRAL, casada com LUÍS DE BARROS HENRIQUES , fidalgo da Casa Real, filho de Francisco Lopes de Barros, provedor das Valas, e de D. Luísa Henriques.
Tiveram:
5. FRANCISCO LOPES DA VEIGA BERMUDES , fidalgo da Casa Real, senhor do morgado da Torre do Lumiar.
Casou com D. ANTÓNIA FRANCISCA XAVIER DE SOUSA COUTINHO, filha de Nuno de Sousa Coutinho de Mariz , fidalgo da Casa Real, e de sua mulher D. Maria de Lima e Sousa.
Tiveram:
6. LUÍS JOSÉ DA VEIGA BERMUDES DE MARIZ COUTINHO, fidalgo da Casa Real, senhor do morgado da Torre do Lumiar.
Casou com D. JOANA INÊS DE CASTELO BRANCO E MELO, filha de António Luís de Madureira Parada (c. 1733), fidalgo da Casa Real, cavaleiro da Ordem de Cristo, governador de Chaves, coronel do Regimento de Dragões de Beja em 1733, sargento-mor de Batalha, governador das Armas do Alentejo, e de sua mulher D. Margarida Gerarda da Cunha Mourão e Lemos, de Setúbal.
Tiveram:
7. D. MARGARIDA RITA DE SOUSA, senhora do morgado da Torre do Lumiar. Falecida sem geração.

Resposta

Link directo:

Família da Veiga Cabral - Brasil

#142681 | Lourval | 02 fev 2007 00:49 | Em resposta a: #136032

Cara Renati,
É o Prof. Mário Vasconcelos da Veiga Cabral nascido em 26.9.1894 no Rio de Janeiro seu parente? Ele lançou um livro, Lições de Cosmografia, em maio de 1931. Tenho em casa a edição de 1959. Ele era professor catedrático de Geografia e lecionou na Escola de Engenharia do Rio de Janeiro e na Universidade do Distrito Federal.
Cumprimentos
Lourval

Resposta

Link directo:

RE: Família da Veiga Cabral - Brasil

#177893 | isabelcabral | 27 dez 2007 03:42 | Em resposta a: #136032

Cara Renati:

Fuei muito contente por ter ( FINALMENTE) obtido resposta por parte da família mais directa, que sabia existir no Brasil ( Rio de Janeiro).

A Eunice e Lurdes foram primas irmãs da minha avó Josefa Cândida Henriqueta de Faria da Veiga Cabral ( da Casa da Picota).
Estou até dia 30 deste mês em São Paulo passando férias com a minha família. O telefone (da casa da minha irmâ) é o 01511( indicativo) 41534171 ( fixo); móvel 96488700. O meu e-mail - isabelveigacabral@gmail.com.


Um abraço e até breve

Isabel

Resposta

Link directo:

RE: Família da Veiga Cabral - Brasil

#177981 | isabelcabral | 27 dez 2007 23:57 | Em resposta a: #136032

Boa noite Renati::

Mandei-lhe ontem um e-mail. Espero que o tenha recebido.

Esperando a sua resposta despeço-me.

Maria Isabel da Veiga Cabral

Resposta

Link directo:

RE: Família da Veiga Cabral - Brasil

#180521 | isabelveigacabral | 15 jan 2008 15:42 | Em resposta a: #136032

Cara Renati insisto para que netre em contacto, pois é uma pena que nos fquemos por aqui. Mande mensagem.

Abraço e até breve,

Isabel da Veiga Cabral

Resposta

Link directo:

Família da Veiga Cabral - Brasil

#180534 | Lourval | 15 jan 2008 16:57 | Em resposta a: #180521

Cara Isabel,

Há muito tempo deixei esta mensagem que aqui repito:

"É o Prof. Mário Vasconcelos da Veiga Cabral nascido em 26.9.1894 no Rio de Janeiro seu parente? Ele lançou um livro, Lições de Cosmografia, em maio de 1931. Tenho em casa a edição de 1959. Ele era professor catedrático de Geografia e lecionou na Escola de Engenharia do Rio de Janeiro e na Universidade do Distrito Federal."

Eu fiz um arquivo digital do livro. Tive esta paciência pois eu o ganhei de minha avó Teresa Teixeira em 1967 e o livro já estava amarelando muito.

Cumprimentos
Lourval

Resposta

Link directo:

RE: Família da Veiga Cabral - Brasil

#218429 | isabelveigacabral | 14 jan 2009 17:40 | Em resposta a: #180534

Caro Confrade

Não tenho nenhuma indicação sobre esse assunto, no entanto vou pô-lo em contacto com dois primos que moram no Rio de Janeiro - Pedro de Faria e Ana Cristina da Veiga Cabral. Espero que isso ajude.

Com os meus cumprimenos,

Isabel da Veiga Cabral

e-mail - ac.pinto@globo.com ( parece-me ser este o e-mail)
e-mail de Pedro Faria - veigafaria@yahoo.com.br

Resposta

Link directo:

RE: Família da Veiga Cabral - Brasil

#238189 | P A | 04 set 2009 15:29 | Em resposta a: #133596

Sou filho de Dea de Lourdes Veiga Faria, filha de Antonio Veiga Faria e neta de Antonio Veiga Cabral de Faria.
Minha mãe casou-se com José Carneiro Dias e teve dois filhos: Flavia e Paulo Antonio.
Ela faleceu este ano em Petrópolis, Rio de Janeiro, onde residem seus dois filhos.

Resposta

Link directo:

RE: Família da Veiga Cabral - Brasil

#251770 | isabelveigacabral | 16 mar 2010 20:10 | Em resposta a: #142663

Caro Confrade

Não vejo como estes Veiga Cabral, Morgados do Lumiar estão ligados à minha (nossa) família. Com efeito, a indicação que tenho é de que o nome da Veiga Cabral virá por via directa do primeiro Visconde de Mirandela Francisco Xavier da Veiga Cabral da Câmara Pimentel, Governador Geral da Índia de 1794 a 1806 e. até à sua morte em 1910, Governador das Armas do Rio de Janeiro que de D. Antónia Marcelina de Morais Sarmento Pimentel, filha dos senhores da Casa da Porta da Vila, de Vila Real teria tido uma filha ilegítima D. Margarida Ludovina de Morais Sarmento, a qual vai casar na Teixeira com Alexandre Luís Teixeira de Queiroz,. Os filhos deste casal, quando adultos vão adoptar o nome de Veiga Cabral, nomeadamente Caetano da Veiga Cabral que será o avô da minha Avó D. Josefa Cândida Henriqueta de Faria da Veiga Cabral.
Esta INFORMAÇÃO infelizmente não está apoiada em documentos que eu tenha consultado em virtude destes estarem na posse da minha prima Lurdes da Veiga Cabral, que os herdou do seu pai, o meu primo Arnalado da Veiga Cabral, o qual teve acesso aos documentos da livraria da casa da Picota, na Teixeira. Este primo com base neste documento e noutros que estavam na casa e noutros ainda que encontrou nos cartórios da região, fez a árvore genealógica da família e confirmou a procedência do nome Veiga Cabral como tendo a sua origem no Visconde de Mirandela, que, no entanto, morreu como solteiro e sem descendência conhecida.
O meu pai quando o visitou a Picota, em 1954/55 terá visto o pergaminho que confirmava esta paternidade, que o primo Arnaldo leu e mostrou . Com a morte deste último os documentos bem como o estudo genealógico passou para as mãos das duas filhas, Eunice e Lurdes. A última, que ainda vive, recusa-se a deixar-me consultar os documentos declarando que os enviou aos primos do Brasil, coisa que estes não confirmaram.
Este, Caro Jordi, é o meu problema e interesse e não é bem a genealogia que teve a amabilidade de me enviar.
Com os meus melhores cumprimentos
Isabel da Veiga Cabral

e-mail - isabelveigacabral@gmail.com

Resposta

Link directo:

RE: Família da Veiga Cabral - Brasil

#251771 | isabelveigacabral | 16 mar 2010 20:15 | Em resposta a: #238189

Por favor prima pode-me enviar a informação que aqui neste texto pretendo, ou seja a confirmação de que somos descendentes do 1º Visconde de Mirandela, e que os documentos que a Lurdes herdou do pai estão ou com ela ou com algum de vós e que confirmam isto? Como posso consultar a árvore genealógia que o Primo Arnaldo fez? Como conseguir da Lurdes estas informações?

A propósito de um Veiga Cabral do séc. XVI de que me enviaram a genealogia respondi o seguinte:
"Não vejo como estes Veiga Cabral, Morgados do Lumiar estão ligados à minha (nossa) família. Com efeito, a indicação que tenho é de que o nome da Veiga Cabral virá por via directa do primeiro Visconde de Mirandela Francisco Xavier da Veiga Cabral da Câmara Pimentel, Governador Geral da Índia de 1794 a 1806 e. até à sua morte em 1910, Governador das Armas do Rio de Janeiro que de D. Antónia Marcelina de Morais Sarmento Pimentel, filha dos senhores da Casa da Porta da Vila, de Vila Real teria tido uma filha ilegítima D. Margarida Ludovina de Morais Sarmento, a qual vai casar na Teixeira com Alexandre Luís Teixeira de Queiroz,. Os filhos deste casal, quando adultos vão adoptar o nome de Veiga Cabral, nomeadamente Caetano da Veiga Cabral que será o avô da minha Avó D. Josefa Cândida Henriqueta de Faria da Veiga Cabral.
Esta INFORMAÇÃO infelizmente não está apoiada em documentos que eu tenha consultado em virtude destes estarem na posse da minha prima Lurdes da Veiga Cabral, que os herdou do seu pai, o meu primo Arnalado da Veiga Cabral, o qual teve acesso aos documentos da livraria da casa da Picota, na Teixeira. Este primo com base neste documento e noutros que estavam na casa e noutros ainda que encontrou nos cartórios da região, fez a árvore genealógica da família e confirmou a procedência do nome Veiga Cabral como tendo a sua origem no Visconde de Mirandela, que, no entanto, morreu como solteiro e sem descendência conhecida.
O meu pai quando o visitou a Picota, em 1954/55 terá visto o pergaminho que confirmava esta paternidade, que o primo Arnaldo leu e mostrou . Com a morte deste último os documentos bem como o estudo genealógico passou para as mãos das duas filhas, Eunice e Lurdes. A última, que ainda vive, recusa-se a deixar-me consultar os documentos declarando que os enviou aos primos do Brasil, coisa que estes não confirmaram.
Este, Caro Jordi, é o meu problema e interesse e não é bem a genealogia que teve a amabilidade de me enviar.
Com os meus melhores cumprimentos
Isabel da Veiga Cabral

e-mail - isabelveigacabral@gmail.com

Resposta

Link directo:

RE: Família da Veiga Cabral - Brasil

#251773 | isabelveigacabral | 16 mar 2010 20:35 | Em resposta a: #238189

Caro Primo

A indicação que tenho é de que o nome da Veiga Cabral virá por via directa do primeiro Visconde de Mirandela Francisco Xavier da Veiga Cabral da Câmara Pimentel, Governador Geral da Índia de 1794 a 1806 e. até à sua morte em 1910, Governador das Armas do Rio de Janeiro que de D. Antónia Marcelina de Morais Sarmento Pimentel, filha dos senhores da Casa da Porta da Vila, de Vila Real teria tido uma filha ilegítima D. Margarida Ludovina de Morais Sarmento, a qual vai casar na Teixeira com Alexandre Luís Teixeira de Queiroz,. Os filhos deste casal, quando adultos vão adoptar o nome de Veiga Cabral, nomeadamente Caetano da Veiga Cabral que será o avô da minha Avó D. Josefa Cândida Henriqueta de Faria da Veiga Cabral.
Esta INFORMAÇÃO infelizmente não está apoiada em documentos que eu tenha consultado em virtude destes estarem na posse da prima Lurdes da Veiga Cabral, que os herdou do seu pai, o meu primo Arnaldo de Faria da Veiga Cabral, o qual teve acesso aos documentos da livraria da casa da Picota, na Teixeira. O nosso primo com base neste documento e noutros que estavam na casa e noutros ainda que encontrou nos cartórios da região, fez a árvore genealógica da família e confirmou a procedência do nome Veiga Cabral como tendo a sua origem no Visconde de Mirandela, que, no entanto, morreu como solteiro e sem descendência conhecida.
O meu pai quando o visitou a Picota, entre 1954/55 terá visto o pergaminho que confirmava esta paternidade, que o primo Arnaldo leu e mostrou. Com a morte deste último os documentos bem como o estudo genealógico passaram para as mãos das duas filhas, Eunice e Lurdes. A última, que ainda vive, recusa-se a deixar-me consultar os documentos declarando que os enviou a vocês os primos do Brasil, coisa que vocês não confirmaram.
Este é o meu problema e interesse.

O que podem fazer para me ajudarem? Como poderei obter as informações que confirmem não só a origem do nome - Veiga Cabral- como da parte do Visconde de Mirandela, como também as origens da restante família que entretanto foi entrando por casan´mento na família Veiga CAbral, nomeadamente os ascendentes de C^ªandida Soeiro de Fraia casada com Caetano da Veiga Cabral; os ascendentes do primeiro da família o Alexandre Luís de Queiós casado com a Margariad Ludovida ( ver referência no início), ou seja a oriegem dos pais deste Alexanf«dre Luís. Estas informações constam da àrvore genealógica e dos estudos do Arnaldo.
Com um abraço, a prima

Isabel da Veiga Cabral

e-mail - isabelveigacabral@gmail.com

Resposta

Link directo:

RE: Família da Veiga Cabral - Brasil

#264700 | Prispinto | 02 nov 2010 11:49 | Em resposta a: #251773

minha avó chama-se Lélia da veiga cabral Pinto, o nome de solteira não tenho conhecimento.
ela tem 80 e poucos anos filha do Bancário Rodrigo da veiga Cabral, não sei o nome completo dele, a família vivia no Grajaú rj rj Brasil onde minha ví mora ainda com netos e sete filhos, todos Veiga Cabral. Minha avó tinha um irmão Leoardo que vivia em Porto Alegre que já morreu e deixou uma filha a Léinha.
mais informações da família no Orkut - família Veiga Cabral, todos os parentes diretos da Lélia da Veiga Cabral estão na comunidade.
boa pesquisa.

Resposta

Link directo:

RE: Família da Veiga Cabral - Brasil

#271037 | Tania mara | 21 fev 2011 01:07 | Em resposta a: #264700

Minha avo materna chamava-se Maria da veiga cabral quando solteira e filha de antonio da veiga cabral, irmao de francisco da veiga cabral e ambos filhos de antonio francsico da veiga cabral que era general e expulsou os franceses do amapa do brasil. Soube que tem a historia dele no museuvirtusl do amapa. Em belem do para tem uma rua com o nomedafamilia.Todos na familia tem um prato rendado com a foto dele dizendo que era um visconde. Alguem sabe desta informacso? Grata tania

Resposta

Link directo:

Família da Veiga Cabral - Brasil

#380737 | ANDRADE, J. S. | 07 mai 2017 21:47 | Em resposta a: #271037

Olá Tânia.

Veja isso: https://pt.wikipedia.org/wiki/Francisco_Xavier_da_Veiga_Cabral

Você então está dizendo que Francisco Xavier da Veiga Cabral era seu tio-avô?

Grato

Resposta

Link directo:

Família da Veiga Cabral - Brasil

#380745 | ANDRADE, J. S. | 07 mai 2017 23:04 | Em resposta a: #380737

Francisco Xavier da Veiga Cabral é primo bisavô seu????

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 26 abr 2024, 16:12

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen