Famílias Vila Nova de Cerveira, Sopo

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias | Regiões

Famílias Vila Nova de Cerveira, Sopo

#133812 | luis262 | 12 nov 2006 03:31

Boa noite,

Procuro elementos sobre a ascendência de Domingos Pereira , casado com D.Maria Madalena, naturais de Vila Nova de Cerveira, Sopo, que tiveram,

João António da Rocha Pereira, natural do mesmo concelho e freguesia, nascido de 1835/ 1840.Este teve de D. Maria Antónia Gomes de Barros,

Maria Antónia Pereira, nascida em Sopo, Vª Nª de Cerveira a 28.07.1866, que casou a 19.10.1884 no Porto, na Igreja Paroqial da freguesia de Santo Ildefonso, com Manuel Ferreira da Silva Couto, nascido a 12.08.1859 no Porto, médico cirugião, e proprietário em Vila Nova de Cerveira, Lovelhe c.g.

Sei que João António da Rocha Pereira, era proprietário de casas e quintas no concelho.

Como existem hiatos nos livros de Sopo, não tem sido fácil encontrar alguns assentos paroquiais no A. D. Porto, na Conservatória de Vila Nova de Cerveira e mesmo recorrendo a um contacto telefónico com o pároco de da Igreja paroquial de São Tiago do Sopo ( que aliás foi prestável mas não possía a documentação pedida).

Por isso agradeço desde já, a quem possua elementos e os possa disponibilizar.

Cordialmente

Luís Piçarra

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Vila Nova de Cerveira, Sopo

#133813 | luis262 | 12 nov 2006 03:41 | Em resposta a: #133812

Corecção: Onde escrevi D. Maria Antónia Gomes de Barros, devia terescrito D. Maria Rita Gomes de Barros, que é pois a mãe de D. Maria Antónia Pereira.
Desculpem algumas gralhas.

Luís Piçarra

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Vila Nova de Cerveira, Sopo

#133904 | luis262 | 13 nov 2006 01:14 | Em resposta a: #133812

Renovação de pedido.

Luís Piçarra

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Vila Nova de Cerveira, Sopo

#133932 | João Pinho | 13 nov 2006 14:00 | Em resposta a: #133904

Boa tarde amigo Luís Piçarra

Já esperimentou procurar no Arquivo Distrital de Viana do Castelo? Eu acho que os assentos que procura devem estar lá. Basta pedri os assentos paroquiais de Sôpo.

Um abraço.

João Nuno Amorim de Pinho.

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Vila Nova de Cerveira, Sopo

#133951 | Fmaia | 13 nov 2006 17:13 | Em resposta a: #133812

Caro confrade

Estive hoje no Arquivo Distrital e realmente é como diz - não existe o livro da paróqia de São Tiago de Sopo para os anos de 1795/1853.
Existe o de 1737/1795 e 1853 em diante.
Uma funcionária, por sinal de uma simpatia a todos os títulos de louvar, disse-me que provavelmente ainda se encontraria perdido algures nas catacumbas da paróquia ou então teria sido emprestado a algum paroquiano (???).
Agora vamos a factos. Ou eu não percebi bem a sua mensagem ou há por aí algum engano. A Maria Antónia Pereira nascida a 28/7/1866 ??? é filha de quem?

Cordiais cumprimentos,
Maia da Fonseca

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Vila Nova de Cerveira, Sopo

#133954 | Fmaia | 13 nov 2006 17:24 | Em resposta a: #133812

Caro confrade,

Continuo, porque não acabei o raciocínio.
Existe, para 28/7/1866 o baptismo de uma "...Maria Antónia filha natural de Maria Pita,solteira, natural de lugar incógnito, parochiana desta freguesia moradora no lugar do Carreiro. Neta paterna de avós incógnitos, neta materna de avós incógnitos. Foi padrinho António Joaquim Pereira, solteiro, e madrinha Maria Antónia Pereira, solteira, e as quais todas conheço serem as próprias".
Por isto aqui transcrito exitirá provavelmente alguma gralha.

Mcumptos
Maia da Fonseca

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Vila Nova de Cerveira, Sopo

#133964 | luis262 | 13 nov 2006 18:38 | Em resposta a: #133932

Caro João Nuno Amorim de Pinho,

O brigado pela sua sugestão, mas houve um lapso meu, ao redigir a mensagem, uma vez que escrevi escrevi "Arquivo Distrital do Porto", quando efectivamente o meu pedido foi feito para o Arquivo Distrital de Viana do Castelo e, foi desse mesmo Arquivo, posteriormente encaminhado para a Conservatória de Vila Nova de Cerveira.

Desculpe a minha curiosidade, mas tenho ascendentes Pinho da região de Vila da Feira. Será que têm família nessas paragens ?

Cordialmente,

Luis Piçarra

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Vila Nova de Cerveira, Sopo

#133985 | luis262 | 13 nov 2006 20:33 | Em resposta a: #133954

Caro Maia da Fonseca,

Tenho todo o gosto em esclarecer a sua dúvida, que é pertinente, uma vez que Maria Antónia Pereira foi filha de Maria Rita e de João António da Rocha Pereira, reconhecida e perfilhada pelo seu Pai.

Quando pedi o respectivo assento de nascimento pedi também o assento de perfilhação , que aliás o complementa, e que estão no mesmo livro nº 3 . de batizados da paróqia de Sopo ( Vila Nova de Cerveira), livro esse que tem as datas extremas de 1853-1873 .

O assento de baptismo , que foi o que certamente consultou , com o nº 11 e, que consta a folhas 57 vº, diz basicamente aquilo que refere na sua intervenção, exceptuando o nome da mãe que é Maria Rita.

Nste memo assento nº 11, à margem esquerda , por baixo do nome Maria Antónia, ( na fotocópia que me enviaram do AD Porto ), consta um averbamento que passo a transcrever : " Este assento acha-se legitimente rectificado por outro novo assento de perfilhação, passado a Fls. 77 vº deste livro sob o nº 16, do anno de 1869." Segue-se uma rúbrica, Valle.

Quanto ao referido assento de perfilhação, que consta a páginas 77 vº do mesmo livro 3 - cota 3.21.5.17, que está no ADPorto, tem o seguinte teor, que passo a transcrever:

" Aos dezasseis dias do mês de Maio do anno de mil oitocentos e sessenta e nove nesta freguesia de Sam Tiago de Sopo e casas da minha residência parochial, me foi apresentada por João António da Rocha Pereira, solteiro desta mesma freguesia uma escriptura publica de perfilhação outorgada pelo mesmo em relação a tres filhos naturais, feita pelo tabelião José Carlos (apelido ilegível) , em sua respectiva nota neste julgado de Villa Nova de Cerveira em data de dezassete de Novembro de mil oito centos e sessenta e oito, da qual consta ter o dito João António da Rocha Pereira, reconhecido e perfilhado como sua filha natural na forma do Código Civil Artigo cento e vinte e tres ao individuo mencionado na escriptura Maria Antónia Pereira, que nasceu nesta freguesia como consta do assento primitivo do seu baptismo, aos vinte e oito dias do mes de Julho do anno de mil oitocentos e sessenta e seis, e que é filha natural de Maria Rita solteira exposta e residente nesta mesma freguesia e delle reconhecente João António da Rocha Pereaira, solteiro tendo sido baptizada solemnemente nesta mesma freguesia no dia onze do mês de Agosto do dito anno de mil oiyo centos e sessenta e seis, pelo Reverendo Abade desta freguesia Luís Rodrigues Pereira em que forão padrinhos António Joaquim Pereira solteiro e Maria Antónia Pereira solteira, ambos desta Freguesia , é neta paterna de Domingos Pereira e de Maria Magdalena desta freguesia e de avós incognitos o qual assento aqui vai rectificado novamente em virtude da mencionada escriptura e portaria do Excelentissimo Prelado Dyocesano datada do primeiro de Fevereiro do corrente anno. E para constar farei um duplicado deste novo assento de rectificação, reconhecimento e perfolhação perante o mencionado pai reconhecente e as testemunhas João Aniceto Esteves, cazado e José Domingues Oliveira cazado e ambos lavradores desta freguesia que conheço serem os próprios, e depois de lida e conferida perante os mesmos comigo asignam. Era ut supra" . Seguem-se as assinaturas

Á mrgem, lê-se que vem rectificar o assento a Fls. 57 deste livro e também está avebado o óbito de Maria Antónia Pereira, ocorrido em Lobêlhe, a 22 de Agosto de 1930.

Transcrevi textualmente o assento, pois me parece interessante como documento da época.

Quanto aos apelidos Gomes de Barros, mais tarde usado por Maria Rita, mãe da batizada Maria Antónia Pereira, não sei de onde vêm, ou se houve em relação à mesma, alguma perfilhação e reconhecimento posteriores que os justifiquem
O que sei e escrevo, baseia-se, como sempre, apenas nos documentos que possuo ou no constante em livros de Genealogia.

Sobre esse aspecto, só posso referir, que no assento de casamento de Maria Antónia Pereira , com Manuel Ferreira da Silva Couto, Médico Cirurgião, celebrado no Porto, Stº Ildefonso a 19 de Outubro de 1884, a noiva aparece como " filha reconhecida e perfilhada por João António da Rocha Pereira e de Maria Rita Gomes de Barros".
Com os mesmos apelidos aparece referida nos assentos de nascimento dos três netos, (filhos pois deste último casal ), possuindo eu fotocópias de todos os assentos dessas pessoas, que me foram passadas pelo AD Porto.

Cordialmente

Luís Piçarra

Sei apena , que no

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Vila Nova de Cerveira, Sopo

#134042 | Fmaia | 14 nov 2006 12:35 | Em resposta a: #133812

Caro Luís Piçarra

Fiquei de facto elucidado.
Para quem só queria ajudar como eu, ia uma grande confusão.
Quanto à ascendência e casamento do Domingos Pereira, na falta do dito livro, torna-se bastante difícil a não ser recuando e procurando Pereiras antes de 1795.

Cordiais cumprimentos
Maia da Fonseca

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Vila Nova de Cerveira, Sopo

#134166 | João Pinho | 15 nov 2006 13:47 | Em resposta a: #133964

Boa tarde!!
O meu apelido Pinho é de Paços de Ferreira. Contudo a pessoa mais antiga que encontrei chamava-se Mariana de Pinho e era natural da Freguesia de Burgo, Concelho de Arouca.

Um Abraço,
João Nuno Amorim de Pinho.

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Vila Nova de Cerveira, Sopo

#134171 | aguerreiro | 15 nov 2006 14:29 | Em resposta a: #134042

Domingos Pereira era um abastado proprietário enriquecido no brasil e que fez construir a lindíssima casa e quinta de Santiago em Sopo que está a ser objecto de cuidadoso restauro. era tambem proprietario do actual edifício da câmara de Cerveira, que origináriamente foi construido em Sopo e depois transferida pedra a pedra para a sede do conselho, quanto a antecedentes do Domingos, será difícil saber pelas razões apontadas, falta de registos paroquiais.

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Vila Nova de Cerveira, Sopo

#134253 | luis262 | 16 nov 2006 01:57 | Em resposta a: #134171

Caro aguerreiro,

Antes de mais quero agradecer a sua colaboração.

Conheço a casa que refere, mas não sabia da transferencia pedra a pedra para Cerveira da outra casa, e muito meno que era o edifício da actual camâra...

O meu interesse sobre Domingos Pereira deve-se ao facto de ter sido trisavó , pelo lado materno, da minha mulher e de eu estar a estudar esse seu ramo familiar.

É talvez possível descobrir alguma coisa, se Domingos Pereira tiver nascido no concelho de V.N.de Cerveira e, se como julgo, tiver alguma relação familiar com os Ramos Pereira de Vila Praia de Âncora, primos da mãe da minha mulher, entre os quais se contavam o Vice Almirante Jorge da Maia Ramos Pereira, falecido há alguns anos, o seu pai médico e político Luís Ramos Pereira e seu avô o comendador Bento Jósé Ramos Pereira, que tinha casa no Porto, na Rua do Bonjardim.

É curioso que a família do avô materno da minha mulher, Manuel Ferreira da Silva Couto, médico (nascido no Porto, mas proprietário em Gondarém , e também em Vila Praia de Âncora), que casou com a já referida Maria Antónia Pereira, filha de João António da Rocha Pereira e de Maria Rita Gomes de Barros e neta de Domingos Pereira, também tinha casas e propriedades no Brasil , que acabaria por vender.

Cumprimentos

Luís Piçarra

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Vila Nova de Cerveira, Sopo

#134255 | luis262 | 16 nov 2006 02:06 | Em resposta a: #134253

Aditamento:
- Alíás, consta assento de reconhecimento e perfilhação de Maria Antónia Pereira, que os Avós paternos, Domigos Pereira e Maria Magdalena eram naturais de V.N.de Cerveira , o que poderá facilitar a tarefa de descobrir os assentos de baptismo, com alguma sorte e...paciência.
Luís Piçarra

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Vila Nova de Cerveira, Sopo

#134268 | aguerreiro | 16 nov 2006 09:32 | Em resposta a: #134253

Caro Luís Piçarra

Vou tentar esclarecê-lo dentro do que me é poss´vel pois são estórias familiares. Uma tia do almirante Ramos Pereira, irmã do pai do almirante e filha do dr Ramos Pereira de V. P. Ancora casou com Rafael Pedreira, cuja mãe deste, era filha de Domingos Pereira e donos da Quinta do Forte junto á nova Ponte, tambem conhecida por quinta da Água Branca e que fazia parte das propriedades do mesmo Domingos Pereira. Ainda existem descendentes o mais conhecido é o engenheiro Pedreira director do projecto Galileo (GPS europeu).que é bisneto do Domingos Pereira. A quinta pertence hoje ao ministério da Agricultura.
Penso que o comendador Ramos Pereira era brasileiro de torna viagem, tal como Domingos Perteira e daí o conhecimento e casamento que uniu famílias.

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Vila Nova de Cerveira, Sopo

#134285 | luis262 | 16 nov 2006 11:55 | Em resposta a: #134268

Caro aguerreiro,

Mais uma vez lhe agradeço essas informações.

Embora moremos em Carcavelos, concelho de Cascais, mantemos sempre uma relação com a família da miha mulher, que vive na sua maioria no Porto.

Dentro de dias vem estar conosco uma sua irmã, mais velha onze anos, que nasceu e viveu alguns anos, em casa casa do seu avô na Breia, Gondarém e se lembra perfeitamente dos seus primos do Sopo.
Pode ser que consigamos esclarecer um pouco mais as coisas....

Como disse a minha sogra foi a filha mais nova do médico Manuel Ferreira da Silva Couto, nascido em 1859. Do seu casamento com Maria Antónia Pereira nascida em 1866, que tiveram :

1. Emilio Tito Ferreira da Silva Couto (1886), oficial do Exército, que esteve na 1ª Guerra Mundial , sendo feito prisioneiro na Alemanha, c.g

2. Manuel Ferreira da Silva Couto, (1888) que foi General do Exército e Comandante da Região Militar Norte, c.g.

3. Maria Helena Pereira da Silva Couto (1905), que casou com Francisco Alves Carneiro (1906). Esta tinha pois uma diferença de quase menos vinte anos em relação ao irmão mais velho.

Dos muitos filhos e filhas que os meus sogros tiveram , a minha mulher (1946) é a filha mais nova e, por isso há que recorrer a familiares mais velhos , felizmente vivos, para recolher algumas informações .

Cordialmente

Luís Piçarra

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Vila Nova de Cerveira, Sopo

#134449 | luis262 | 17 nov 2006 13:53 | Em resposta a: #134268

Caro aguerreiro

De momento a informação que possuo e que já em tempos referi no tópico deste fórum, família Ramos Pereira é a seguinte:

O Vice -Almirante Jorge Maia Ramos Pereira, nasceu em Vila Praia de Âncora , Caminha, a 6 de Abril 1901.
Era filho do médico e político Luís Ramos Pereira, que foi eleito às constituintes de 1910, pelo círculo de Viana do Castelo. Senador, político, foi por várias vezes eleito até ao 28 de Maio de 1926.
Quanto ao Almirante Ramos Pereira, se procurar no Google, encontra um extenso artigo sobre a sua importante carreira militar bem como a sua intervenção de critica ao regime de Salazar, na senda das ideias de seu pai. A notícia surge ligada à homenagem que lhe foi prestada, pelo centenário do seu nascimento.

Casou em 11 de Maio de 1939, com D. Maria da Graça Lopes de Mendonça e veio a falecer no Hospital da Marinha , em dezasseis de Março de 1974. O casal morreu
sem descendência , como já antes referi.

Quanto a seu pai, Luís Inocêncio Ramos Pereira , nascido no Porto em 18 .9.1870 e falecido em Lisboa a 22.7.1938, foi filho do comendador José Bento Ramos Pereira, e sua mulher Dona Maria Gertrudes da Silva Pereira , proprietários, moradores no Porto, na Rua do Bonjardim.

Nota : ver http://cartasportuguesas.blogspot.com/2005_01_01.cartasportuguesas

É curioso que o referido comendador, aparece como padrinho de baptismo, em Bonfim, Porto, 1888, de um tio da minha mulher, Manuel Ferreira da Silva Couto, que já referi na mensagem anterior, e a mulher de Bento, como madrinha de um outro tio, Emílio Tito Ferreira da Silva Couto , também já mencinado antes.

Espero em breve conseguir mais dados.

Cordialmente,

Luís Piçarra

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Vila Nova de Cerveira, Sopo

#134453 | luis262 | 17 nov 2006 14:15 | Em resposta a: #134449

caro a guerreiro

Peço desculpa pois o endreço não está correcto, mas se procurar no Google Luis Ramos Pereira (1870-1838) deputado e clicar Em cache, tem acesso , entre outras informações, à sua biografia ( datas e locais de nascimento e óbito, nomes dos pais, e a uma descrição da sua carreira médica e política.

Cordialmente,

Luís Piçarra

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Vila Nova de Cerveira, Sopo

#134471 | luis262 | 17 nov 2006 15:59 | Em resposta a: #134042

Caro Maia da Fonseca,

Nas duas mensagens que lhe endreçei, sempre que escevi "A.D.Porto " fi-lo por lapso pois deveria ter escrito "Arquivo Distrital de Viana do Castelo".
Penso que o dito lapso terá a ver com o facto de estar a receber, nestes últimos dias, muita documentação do Arquivo do Porto.
Aqui fica pois a rectificação, com as minhas desculpas pelo facto.

Cordialmente,

Luís Piçarra

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Vila Nova de Cerveira, Sopo

#134513 | Fmaia | 17 nov 2006 20:34 | Em resposta a: #133812

Caro Luís Piçarra

Eu já tinha percebido por uma msg sua na qual mencionou o dito lapso.
Esta Quinta e Sexta - Feiras, por motivos de ordem diversa, não me foi possível deslocar ao Arquivo. Talvez na Segunda dê lá um salto, mas, como lhe tinha dito, vai ser um pouco difícil dar andamento à questão, porquanto os livros anteriores a 1795 estão em muito mau estado, e, a sua leitura, torna-se morosa e por vezes erra-se facilmente.
De qualquer forma vou continuar a tentar.

Cordiais cumprimentos
Maia da Fonseca

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Vila Nova de Cerveira, Sopo

#134524 | luis262 | 17 nov 2006 21:45 | Em resposta a: #134513

Caro Maia da Fonseca

Agradeço desde já, a sua disponibilidade.

Cordialmente

Laís Piçarra

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Vila Nova de Cerveira, Sopo

#134776 | luis262 | 20 nov 2006 00:46 | Em resposta a: #134268

Caro aguerreiro,

Por acaso não sabe qual era o nome dessa Senhora, filha de Domingos Pereira e mãe de Rafael Pedreira ?

A minha dificuldade em avançar neste ramo dos ascendentes da minha mulher, deriva do hiato existente nos registos paroquiais da freguesia de Sopo, que não me permite conseguir o assento de nascimento de João António da Rocha Pereira, seu trisavô e, deste modo, conhecer os nomes dos seus avós entre os quais o se contam os pais de Domingos Pereira...
O conhecimento de elementos sobre essa irmã de João António da Rocha Pereira . tal como este filha do dito Domingos, poderia eventualmente ajudar nesse sentido.

Ficava-lhe muito agradecido por qualquer informação que me pudesse disponibilizar , aqui no fórum ou para o meu e-mail luispicarra25@sapo.pt

Cordialmente,

Luis Piçarra

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Vila Nova de Cerveira, Sopo

#135812 | luis262 | 28 nov 2006 19:04 | Em resposta a: #134513

Renovação de pedido.
LP

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Vila Nova de Cerveira, Sopo

#136785 | luis262 | 08 dez 2006 18:14 | Em resposta a: #134268

Caro aguerreiro,

Depois de ter uma conversa com a minha cunhada mais velha, consegui mais alguns dados , sobre a família da minha mulher, por parte da mãe, que se relacionam com a sua última intervenção.

Essa minha cunhada refere que conheceu , quando vivia em casa do seu avô na Breia, Lovêlhe, uns primos direitos da sua mãe , Regina e Rafael Pedreira, quemoravam na Casa da Quinta junto ao rio. Confirma que essa quinta pertence agora ao Ministério da Agricultura.

Apesar de os pais terem vindo viver para o Porto em 1942, tinha ela então oito anos , recorda-se perfeitamente desses primos pois as famílias devam-se e, visitavam-se com frequência.
Pensa que essa prima Regina terá nascido cerca de 1900/1903.
O casal tinha um filho, José da Encarnação Pedreira, que julga ter nascido em 1928, com quem manteve algum contacto e que, casou com uma filha de um Eng.º Preza, que , segundo ela, era Presidente da Câmara do Porto, nos anos 50 , quando da Construção Do Pavilhão dos Desportos, actual Pavilhão Rosa Mota.

Eu próprio conheci esse casal ( José e Regina) , num encontro de família na Estalagem da Boega, quando os meus sogros fizeram 50 anos de casados.
Acrescenta que se lembra que o casal teve , pelo menos duas filhas, mas não se recoda ao certo dos nomes.

E é tudo o que consegui saber , por hora.

Gostaria de saber se estes nomes lhe dizem alguma coisae, se assim for, ficava-lhe agradecido que comunicasse comigo aqui no fórum ou para luispicarra25arrobasapopontopt

Cordialmente

Luís Piçarra

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Vila Nova de Cerveira, Sopo

#137089 | luis262 | 13 dez 2006 00:16 | Em resposta a: #136785

Caros Participantes do Fórum,

Graças a José Alves dos Santos, que tem um exemplar da "Monografia de Vila Nova de Cerveira-Freguesia de Sopo" e fez o favor de me enviar um mail com excertos da obra, nos quais são referidos Domingos Pereira e seu filho José António da Rocha Pereira, pude reunir mais algumas informações sobre estes.

Assim, segundo consta na "Monografia", Domingos Pereira foi mestre canteiro e foi ele quem dirigiu as obras do Palácio da Brejoeira , em Monção e mais tarde a obra das torres da Igreja dos Remédios, em Lamego. Não existe qualquer referência a ter emigrado parao Brasil.

Terá sido o seu filho, João António da Rocha Pereira, (nascido no Sopo, Carreiro, em 1810 e falecido em Junho de 1879) que muito jovem ainda emigrou para o Brasil, onde pemaneceu por cerca de 20 anos e, citando o livro ,"(...) Regressou a Portugal com uma fortuna avaliada em mais de 600 contos de reis (...) Transformou a humilde casita em que nasceu , que era no meio de rochedos num esplêndido palacete, com jardins, pomares, etc.
Para isso comprou aos vizinhos, a peso de ouro, as suas casas e hortas (...)", fim de citação.
Mais adiante, sobre essa quinta, a QTª do Carreiro, refere a obra, e passo de novo a citar "(...) O antigo palacete da Quinta do Carreiro, mandado construir no século XIX por João António da Rocha Pereira, situando-se em frente à Quinta de Santiago, era um edifício tão imponente, em que só na fachada principal, segundo se diz, contava vinte luzes, entre portas e janelas(...)", fim de citação.

O dito livro, menciona ainda entre outras coisas, que o mesmo, era proprietário também da Quinta do Forte, em Lobelhe, que já fora pertença dos Jesuítas e é hoje um Centro Agrícola.
Na obra, não existe contudo qualquer referência ao facto de ele ou seu pai terem sido proprietários da Quinta de Santiago.

Cordialmente

Luís Piçarra

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Vila Nova de Cerveira, Sopo

#137594 | aguerreiro | 18 dez 2006 17:06 | Em resposta a: #135812

caro Luís: Desculpe-me só agora contacta-lo, a referência que é feita na monografia de Sopo em que se refere Domingos Pereira, canteiro e construtor do Palácio da Brejoeira e das torres do Santuário dos Remédios em Lamego, não eram a mesma pessoa embora pudessem ser contemporâneos e com o mesmo nome, mas um fez fortuna no Brasil (o antepassado da sua esposa) o outro fê-la cá e só teve um filho que depressa a espatifou, que foi o bem conhecido cavaleiro tauromáquico do início do séc XX -o Morgado de Covas, que tanto quanto sei não teve descendentes.
Quanto ao nome que pretende saber da esposa de Rafael pedreira, não será difícil, mas tenho que encontrar as pessoas certas o mque não é fácil, pois vou relativamrnte pouco a Vilanova de Cerveira, mas logo que saiba algo eu comunico.
Li agora a sua mensagem anterior e confirmo tudo o que diz e é certo, o Dr Pedreira faleceu há meses, a esposa é viva, com as duas filhas que fala e o filho engenheiro Pedreira, director do projecto Galileo (GPS europeu)

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Vila Nova de Cerveira, Sopo

#137613 | aguerreiro | 18 dez 2006 17:41 | Em resposta a: #137594

C aro Luís .
A D. Regina era a irmã do Almirante Ramos Pereira casada com Rafael.
Odr José da Encarnação Ramos Pereira Pedreira, foi notário de V. N. Cerveira e co fundador do jornal Cerveira Nova e Presidente da Câmara de Cerveira de antes do 25 abril 74, casado efectivamente com D, Hermínia Preza, filha do coronel Preza que foi Presidente da Câmara do Porto

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Vila Nova de Cerveira, Sopo

#137618 | aguerreiro | 18 dez 2006 17:48 | Em resposta a: #137613

Caro Luís
Outra achega, como sou extremamente desorganizado e estou com tempo, embora não possa ir á minha querida Vilanova, é para lhe transmitir, caso o não saiba que a quinta do dr Couto, avô da sra. sua mulher, se encontra a funcionar como restaurante e turismo de habitação , com o nome de Malaposta, encontra-se restaurada com gosto e não se come,mal.
Um abraço

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Vila Nova de Cerveira, Sopo

#137773 | luis262 | 20 dez 2006 12:49 | Em resposta a: #137618

Caro aguerreiro,

Obrigado por mais estas achegas.

Para além de ter visto, por fôra, a antiga casa do avô da minha mulher, ( quando da passagem dos 50 anos de casados dos meus sogros, houve uma missa na igreja, a mesma onde tinham casado, que fica junto à quinta, existindo um pequeno portão que comunica directamente com o trerreiro fronteiro à referida igreja), uns anos mais tarde com alguns dos meus cunhados, cheguei a visitar a casa .
Na altura só lá viviam os caseiros e desconheço quem fosem os proprietérios. Estava a precisar de obras , mas ainda se conservava o jardim , ao gosto romantico da segunda metade do séc. XIX, ,com um bonito lago, alamedas e as cavalariças... sem cavalos.
Estou curioso em ver o restauro, e como diz que se come lá bem...

Quanto aos elementos constantes dos extractos da Monografia de Sôpo , se me quiser indicar o seu e-mail , posso envia-los e assim poderá analisá-los melhor, bem como as suas contradições com os dados que conhece. Para além disso têm mais algumas referências que não cheguei a transcrever, nomeadamente em relação à tal casa que foi transportada pedra a pedra para Cerveira.

Um abraço
Luís Piçarra

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Vila Nova de Cerveira, Sopo

#138366 | flordealecrim | 28 dez 2006 11:51 | Em resposta a: #137594

Caro Luís Piçarra

Agradecia se pudesse verificar se na referida monografia, consta algo sobre a família "Marinho" e "Ayala".

Antecipadamente grata.

Desejo-lhe um Bom Ano de 2007.

Com os melhores cumprimentos

Isabel Roque

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Vila Nova de Cerveira, Sopo

#138376 | luis262 | 28 dez 2006 14:07 | Em resposta a: #138366

Cara Isabel Roque,

Infelizmente não possuo essa Monografia.
Foi José Alves dos Santos, que possui um exemplar, quem enviou para o meu e-mail as passagens que se relacionavam com ascendentes da minha mulher.
Será melhor contactar com ele no tópico Monografia de Vila Nova de Cerveira, aqui no fórum.

Um Bom Ano para si, também!

Cordialmente,

Luís Piçarra

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Vila Nova de Cerveira, Sopo

#138379 | flordealecrim | 28 dez 2006 14:42 | Em resposta a: #138376

Caro Luís Piçarra

Agradeço a amabilidade de me responder.

Com os melhores cumprimentos.

Isabel Roque

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Vila Nova de Cerveira, Sopo

#138487 | margaridapb | 29 dez 2006 09:51 | Em resposta a: #137773

Poderá ver imagens da quinta da Malaposta em http://malapostahotelrural.com. Relativamente ao restaurante, julgo ser confusão, pois realmente não existe. Tentarei dar resposta a outras das questões que coloca e consultar o livro de sopo para responder à questão colocada pela outra participante do forum.
Saudações do Alto Minho
Margarida Pinto Barbosa

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Vila Nova de Cerveira, Sopo

#138489 | margaridapb | 29 dez 2006 10:18 | Em resposta a: #137613

Nos primeiros contactos com familiares meus, que conhecem bem estas famílias, indicam-me que a D. Regina, da qual também tentarei dar o nome completo, era filha única e prima do Almirante Ramos Pereira. O Dr. José Pedreira, casado com Maria Celeste...Preza, teria completado este ano 80 anos, ou seja, teria nascido em 1926...Será?
Continuação de boas pesquisas.

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Vila Nova de Cerveira, Sopo

#138497 | aguerreiro | 29 dez 2006 12:08 | Em resposta a: #138489

Confirme por favor se a Margarida é filha do Luís Pedro e da D. Branca
um abraço

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Vila Nova de Cerveira, Sopo

#140526 | Francisco Queiroz | 17 jan 2007 20:46 | Em resposta a: #138497

Em complemento a um tópico que criei no Genea sobre Manuel Domingos da Costa Barreira (o homem responsável pelo acabamento do Santuário dos Remédios em Lamego), gostaria de saber se refere-se a este mestre canteiro
Quando diz "o outro fê-la cá e só teve um filho que depressa a espatifou, que foi o bem conhecido cavaleiro tauromáquico do início do séc XX - o Morgado de Covas, que tanto quanto sei não teve descendentes".
Em caso afirmativo, tem mais dados sobre esta família de Sopo?
Sei o nome do pai de Manuel Domingos da Costa Barreira: o também mestre canteiro Rafael Domingos Barreira ou Rafael Domingues Barreira. Não sei ainda o nome da mãe, se tinha irmãos, onde residiam em Sopo, etc. Também não sei (e gostava muito de saber) quem são hoje os descendentes do mestre Manuel Domingos da Costa Barreira. Ao que parece deixou descendência em Lamego.
Qualquer referência, mesmo que aparentemente insignificante, pode ajudar-me a colmatar uma importante lacuna sobre o conhecimento da biografia desse mestre construtor.
Grato.
Francisco Queiroz

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Vila Nova de Cerveira, Sopo

#140986 | mfpedreira | 21 jan 2007 01:47 | Em resposta a: #133812

Estimado Senhor:
Só hoje tomei conhecimento das suas mensagens. Sou neta de Regina Ramos Pereira, prima direita de sua sogra, Maria Helena Couto, que ainda conheci e visitei na sua casa do Porto,para conversar sobre a família.
Deixe-me informa-lo de que Domingos Pereira era de Riba d'Ancora, por isso nunca o encontraria nos arquivos de Sopo. A Maria Magdalena, essa sim, era de Sopo.
A origem do Domingos explica álias o facto de os Rocha Pereira (Sopo) serem primos dos Ramos Pereira (Riba d'Ancora) e assim já não o espantará que José Bento e Gertrudes tenham sido padrinhos dos irmãos de sua sogra.
Lamento informa-lo ainda de que as informações prestadas por aguerreiro contêm confusões e incorrecções tremendas.
Fico ao seu dispor para a eventualidade de necessitar de mais esclarecimentos.
Cordialmente,
Fátima Pedreira

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Vila Nova de Cerveira, Sopo

#141017 | luis262 | 21 jan 2007 13:19 | Em resposta a: #140986

Cara Senhora D. Fátima Pedreira,

Tive muito gosto em receber a sua mensagem, que aliás vem inteiramente ao encontro da informação da munha cunhada Maria Antónia , que sempre disse ser a sua avó Regina, prima direita da minha sogra.
É pois prima da minha mulher , visto casado com a Maria Teresa, a filha mais nova

http://genealogia.netopia.pt/pessoas/pes_show.php?id=131984

Como me manifestaram interesse em conhecer a família do seu lado, tenho andado em busca de elementos, quer através de assentos paroquiais e doutros documentos, quer na participação neste fórum do Genealogia Portugal e também em contactos com familiares .

Por vezes,surgem informações erradas e contraditórias, que tento sempre que possível esclarecer, e por isso também não quero deixar de lhe agradecer a sua intervenção bem como a sua disponibilidade em esclarecer algumas dúvidas,através deste fórum , ou se preferir através do meu e-mail picarras23@clix.pt

No assento de nascimento da avó minha mulher, Maria Antónia Pereira, nascida no Sopo a 28.7.1866 e casada com o médico Manuel F. da S. Couto, é referido ser filha de João António da Rocha Pereira e "neta paterna de Domingos Pereira e de Maria Magdalena desta Freguesia", o que me levou a interpretar, pelo que se vê agora, incorrectamente , que Domingos também teria nascido no Sopo, o que realmente não está lá escrito...

Sabendo que minha sogra, por quem eu sempre tive grande amizade e tratei como uma mãe e a sua avó Regina eram primas direitas, gostaria que me confirmasse se esta era casada com Rafael Pedreira, bem como a ascendência de Regina.

Fico assim ao seu dispôr para o esclarecimentoquaisquer outras questões e agradecendo desde já a sua possível colaboração.

Cordialmente,
Luís Piçarra

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Vila Nova de Cerveira, Sopo

#141427 | aavlfm | 24 jan 2007 01:49 | Em resposta a: #133812

caro luís

tenho antepassados pereira leite e actuais leite em vila nova de cerveira.
será ainda família?
cordialmente
ana

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Vila Nova de Cerveira, Sopo

#141429 | aavlfm | 24 jan 2007 01:58 | Em resposta a: #137618

caro antónio

tenho antecedentes de v. n. de cerveira.
que me sabe dizer da família leite , martins vicente???
cordialmente agradecida
ana

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Vila Nova de Cerveira, Sopo

#141472 | luis262 | 24 jan 2007 11:43 | Em resposta a: #141427

Cara Ana

Lamemento não lhe saber responder mas, se entretanto deparar com alguma referência, comunico neste tópico.

Cordialmente
Luís

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Vila Nova de Cerveira, Sopo

#141488 | luis262 | 24 jan 2007 13:07 | Em resposta a: #138489

Cara S.ª D. Margarida Pinto Barbosa,

Vejo agora que não respondi às suas duas msgs. e nem sequer lhe agradeci as belas fotografias que me enviou, da antiga casa e quinta dos avós da minha mulher, na Breia...
Peço-lhe imensa desculpa pelo facto, pois estava completamente convencido que já lhe teria respondido.

Entretanto posso agora confirmar, o que refere na sua última mensagem , devido a posteriores contactos com D. Fátima Pedreira, neta de D. Regina Ramos Pereira, prima direita da mãe da minha mulher, Maria Helena Pereira da Silva Couto.
Cordialmente

Luís Piçarra

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Vila Nova de Cerveira, Sopo

#141500 | margaridapb | 24 jan 2007 15:09 | Em resposta a: #141488

Fico contente se de alguma maneira fui útil. Não procurei mais informações pois pareceu-me que o contacto directo com a família Pedreira, sem intermediários, seria mais eficaz. Assim, contactei com a D. Fátima Pedreira pondo-a ao corrente do fórum. Continuação de Boas pesquisas.
Margarida Pinto Barbosa

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Vila Nova de Cerveira, Sopo

#141691 | pintoc | 25 jan 2007 17:22 | Em resposta a: #141427

Cara Ana,
Entrei hoje no fórum pela primeira vez por indicação de outra participante, minha prima direita. Penso que poderei ter encontrado outra prima, uma vez que sou neta de Inocêncio João Pereira Leite (falecido infelizmente há dois anos), parente também por via directa da família Martins Vicente, da qual apenas conheço as primas direitas do meu avô e descendentes respectivos.
Qual o grau de parentesco da Ana relativamente a estas duas famílias?

Melhores cumprimentos,
Marina

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Vila Nova de Cerveira, Sopo

#142349 | aavlfm | 30 jan 2007 13:50 | Em resposta a: #141691

olá marina

penso que é filha da prima marilete . eu sou filha da nini , prima direita do seu avô.
estarei correcta?

melhores cumprimentos
ana

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Vila Nova de Cerveira, Sopo

#243432 | mafs | 04 nov 2009 00:40 | Em resposta a: #141017

ex.mo sr

desejava consultar essa obra Monografia Vila Nova Cerveira onde e como posso fazer? tenho como antepassados da freguesia Sopo Tome Vale casado com Dionisia Lourença cujo filho Antonio casou em 1735. è possivel saber me alguma coisa deste casal?

Obrigado.

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Vila Nova de Cerveira, Sopo

#247032 | mafs | 03 jan 2010 23:04 | Em resposta a: #137613

ex.mo sr

desejava consultar essa obra Monografia Vila Nova Cerveira onde e como posso fazer? tenho como antepassados da freguesia Sopo Tome Vale casado com Dionisia Lourença cujo filho Antonio casou em 1735. è possivel saber me alguma coisa deste casal?

Obrigado.

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Vila Nova de Cerveira, Sopo

#261675 | mmtprpinto | 07 set 2010 12:33 | Em resposta a: #133812

Boa tarde

Estou sem esperança de obter alguma informação sobre meu bisavô, peço que se alguém souber alguma informação que me pudesse ajudar, ficaria muito agradecida.
Meu Bisavô João Adraino Pinto nasceu na freguesia de São Cipriano, Vila Nova de Cerveira onde foi baptizado como filho de incógnitos.Casou em Alfândega da Fé.
Deve ter nascido por vlta de 1850. Não sei se haveria alguma instituição que tomasse conta de orfãos.
Alguém saberá algo?
Muito obrigada
Margarida

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 05 mai 2024, 14:21

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen