Familia Mendes - Marco de Canaveses

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Regiões

Familia Mendes - Marco de Canaveses

#136235 | Metalbrain | 02 dez 2006 11:24

Bom dia,

Gostaria de saber se alguém sabe a origem da Familia Mendes em Marco de Canaveses?
N aminha árvore genealógica, existem 3 vertentes de Mendes. A 1ª (que ainda existe actualmente) é de Avessadas, e para já o 1º elemento dessa vertente que tenho data de +/- 1775 (apenas tenho uma data do neto).
A 2ª vertente, também é de Avessadas que data de +/- 1750, desta vertente apenas tenho um elemento, pois o filho ficou com outro sobrenome diferente.
A 3ª vertente e última é de Sº Lourenço do Douro e data de +/- 1690, tendo o seu filho ido para Magrelos e depois houve alteração de sobrenome para Machado (sem motivo aparente...).

Atenciosamente,

Vitor Silva

Resposta

Link directo:

Família Mendes - Marco de Canaveses

#136243 | Lourval | 02 dez 2006 14:36 | Em resposta a: #136235

Caro Vitor,
Tenho uma antepassada, Antónia Mendes, de São Lourenço do Douro, que se casou em 22-9-1701 com António Vieira, de Santa Maria do Freixo. Antónia era filha de António Mendes e Domingas Pereira, ambos de São Lourenço do Douro.
Cumprimentos
Lourval

Resposta

Link directo:

RE: Família Mendes - Marco de Canaveses

#136244 | Metalbrain | 02 dez 2006 15:08 | Em resposta a: #136243

Caro Lourval,
O antepassado que tenho de São Lourenço do Douro é Manoel Mendes Cc Maria Vieira, de Magrelos. Depois o filho deles ja nasceu em Magrelos e chama-se Manoel Mendes nasceu a 06-02-1713 e casou com Clara Maria, também de Magrelos.
Provávelmente esse deu antepassado seria da familia do meu antepassado, mas infelizmente não consegui encontrar nada mais, até ao momento sobre Manoel mendes de São lourenço do Douro.
E do Freixo parece que tem alguns antepassados com o sobrenome Vieira, também tenho antepassados do Freixo com sobrenome Vieira, de 1775 +/-.

Atenciosamente,

Vitor Silva

Resposta

Link directo:

Família Mendes - Marco de Canaveses

#136248 | Lourval | 02 dez 2006 15:44 | Em resposta a: #136244

Caro Vitor,
Pelas datas, pode ser que seu antepassado Manoel Mendes, casado com Maria Vieira, seja irmão da minha antepassada Antónia Mendes, cujos pais já conheço e são António Mendes e Domingas Pereira.
Cumprimentos
Lourval

Resposta

Link directo:

Vieira - Freixo

#136263 | Metalbrain | 02 dez 2006 19:54 | Em resposta a: #136248

Caro Lourval,

Em relação aos meus antepassados da Freguesia do Freixo, tenho:
António Vieira Motta, nasceu a 30-01-1840 (pais: José Vieira da Motta (pais incognitos) Cc Maria Rita Sousa Monteiro (pais: António Monteiro Cc Maria Thomásia de Sousa), casaram a 11-04-1839()) Cc Maria Roza de Jesus, nasceu a 21-07-1836 (pais: Francisco da Silva (pais: eram de Alpendurada) Cc Anna Maria Roza (pais: Francisco José Vieira Cc Águeda Roza Maria), casaram a 25-08-1834 )

Tenho mais uma ou outra pessoa do Freixo (por exemplo: Pereira e Monteiro).

Atenciosamente,

Vitor SIlva

Resposta

Link directo:

RE: Vieira - Freixo

#137225 | rickon | 14 dez 2006 12:09 | Em resposta a: #136263

Tenho na minha genealogia alguns Mendes e Vieiras do Marco de Canavezes (Tabuado). Se estiver interessado terei todo o gosto em diponibilizar-lhe essa informação, via email.

Cumprimentos,
Rickon

Resposta

Link directo:

RE: Vieira - Freixo

#137229 | Metalbrain | 14 dez 2006 12:44 | Em resposta a: #137225

Caro Rickon,

Seria interessante me enviar essa informação para vitor_dsilva@clix.pt
Apesar de não ter não minha árvore genealógica ninguém de Tabuado (para já), na árvore da minha Cunhada há muita gente e poderá, quem sabe, haver algum cruzamento de familias!
Depois de me enviar, também lhe envio a informação que tenho de Tabuado.

atenciosamente,

Vitor Silva

Resposta

Link directo:

RE: Vieira - Freixo

#137233 | rickon | 14 dez 2006 13:00 | Em resposta a: #137229

Já enviei os ficheiros e fico então á espera. Vamos ver o que dá.

Cumprimentos,
Rickon

Resposta

Link directo:

RE: Familia Mendes - Marco de Canaveses

#170412 | nfmsoares | 19 out 2007 09:19 | Em resposta a: #136235

Bom dia,

Caro amigo Metalbrain, fiquei a conhecer parte da origem da minha família esta semana e que era procurada pela minha mãe e irmãs á muitos anos. Elas nunca conheceram a sua família (apenas o Pai) que também este nunca conheceu o pai nem ninguém da família, mas que descobri a poucos dias que seria filho legitimo e primeiro de uma família Mendes de Avessadas. Creio tratar-se das mesmas origens de que se refere e gostaria muito de ter a sua ajuda para conhecer aquilo que busco à já alguns anos, mas que consegui agora disponibilidade e estou já bem encaminhado para conseguir mais informações sobre as minhas origens.

Sou também eu assim um Mendes, e gostaria de poder contar com a sua ajuda. Poderei enviar-lhe informações de um ramo dessa arvore mais recente dos Mendes de avessadas, que vive actualmente no Porto.

Neste momento, apenas tenho informações do meu avô, meu visavo que nasceu em 1897, e o nome do pai e mãe do meu trisavo.

Aguardo resposta para poder trocar informações se estiver interessado.

Resposta

Link directo:

RE: Familia Mendes - Marco de Canaveses

#259231 | mayermendes | 24 jul 2010 02:20 | Em resposta a: #170412

tenho um antepassado que veio para o Brasil, Rio de Janeiro. Sua origem era de marco de canaveses. Seu nome era José Moreira Mendes, seu irmao que veio com ele era Antonio .... Moreira Mendes.
Meu bisavô José veio a falecer em 1957, e seu ano de nascimento tenho a informação de ser de 1906.
Soube da informação que seu pai tb se chamava antonio.
Veio para o Brasil por volta dos 1920, solteiro ele e seu irmao que parece que era o mais velho. Tinham grandes poderes financeiros devido a fortuna da familia, e que qdo faleceu seus filhos ainda tinham muitas terras a receber ai na regiao de canaveses.
Casou-se aqui no Brasil com uma Italiana Constantina de Nigris.
Saõ essas informações que colhi com minha avó portuguesa do Porto que era sua Nora.
No mais tenho revirados os arquivos da familia nada tenho achado espero que alguem me ajude a encontrar meus patricios e terminar minha arvore

Resposta

Link directo:

RE: Familia Mendes - Marco de Canaveses

#330939 | Metalbrain | 15 jun 2013 13:32 | Em resposta a: #170412

Boa tarde,

Apenas agora vi a sua mensagem, como não recebi nenhuma notificação, calhou agora a ter visto...

Caso ainda pretenda, poderá me enviar a informação de que dispõe para o meu e-mail: vitor.d.silva@gmail.com, assim poderei ver se o poderei ajudar (ou você a mim!).

Atenciosamente,
Vitor Silva

Resposta

Link directo:

RE: Familia Mendes - Marco de Canaveses

#330944 | jmmoreira | 15 jun 2013 14:29 | Em resposta a: #330939

Boa tarde,

Este tópico tinha-me passado despercebido.
Tenho Mendes de Vila Boa de Quires, Marco de Canaveses com ligações a Mendes de Santa Marta e Marecos, ambas de Penafiel.
Caso haja interesse nesses Mendes posso disponibilizar. Viveram em Vila Boa de Quires nos séculos XVII e XVIII.

Cumprimentos,
jmmoreira

Resposta

Link directo:

Familia Mendes - Marco de Canaveses

#363990 | Vianes1973 | 02 dez 2015 14:05 | Em resposta a: #136235

Ola boa tarde eu sou da familia mendes do marco de canaveses filho de adriano mendes os nomes do meu avo nao me lembram qualquer coisa que eu possa ajudar meu e-mail e o vianes1973@gmail.com

Resposta

Link directo:

Familia Mendes - Marco de Canaveses

#363991 | jmmoreira | 02 dez 2015 14:08 | Em resposta a: #363990

Boa tarde,

Só tenho informação de Mendes de Vila Boa de Quires nos séculos XVII e XVIII.
Depois disso não tenho nada.

Boa sorte nas pesquisas,
jmmoreira

Resposta

Link directo:

Familia Mendes - Marco de Canaveses

#377367 | Conde | 26 jan 2017 17:04 | Em resposta a: #136235

António Mendes de Vasconcelos n. Avessadas casou com Domingas Ribeiro, de V.B.Bispo, pais de Antónia Ribeiro cc Ricardo Pinto de Azevedo filho de Manuel Pinto de Azevedo, de Tuias e de sm Joana Vieira de Avessadas, que tiveram Josefa Pinto da Conceição cc Aliviada 22/2/1766 António Pinto Ribeiro, sendo já viúva de Amador Pinto Basto, de Aliviada.

Resposta

Link directo:

Familia Mendes - Marco de Canaveses

#377370 | nfmsoares | 26 jan 2017 17:59 | Em resposta a: #136235

Boa tarde,
procuro encontrar ligação para a familia Mendes de (Avessadas - Marco Canaveses)
Tenho ligação ao ramo do meu visavô "Amadeu Pereira Mendes" que veio para o Porto no inicio do século.
Era filho de Manuel Pereira Mendes, neto de Francisco Mendes dos Santos pelo que percebi. Tenho nomes de (mãe - Ana da Costa Leite), (Avó- Ana Pereira de Jesus).
Se alguém conseguir completar, conhecer informações, teria todo gosto em conhecer.
Obrigado

Resposta

Link directo:

Familia Mendes - Marco de Canaveses

#394248 | palmaz | 19 mai 2018 23:13 | Em resposta a: #377370

Caros Amigos
Por mero acaso, descobri aqui no geneall através de um tópico sobre "Moreiras de Marco de Canaveses" que toda a minha ascendencia desde mil seicentos e tal está aqui referida, especialmente as refrencias ao lugar de Palmaz, sito no concelho de Oliveira de Azemeis.Tenho realizado o estudo da minha arvore genealogica e foi com enorme surpresa que verifico esta situaçao, para mim completamente surpreendente.
Será que alguém me pode ajudar?
Muito obrigado
Eduardo. (emoinho@gmail.com)

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 04 mai 2024, 07:50

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen