Barão de Almeida (Almeida e Silva)

Este tópico está classificado nas salas: Títulos | Famílias | Pessoas

Barão de Almeida (Almeida e Silva)

#13661 | LCM | 03 dez 2001 18:41

António Tomás de Almeida e Silva c. 2ª vez com D. Constança Emília Jaques de Vasconcelos e Menezes, de quem teve, quatro filhos: José de Menezes de Almeida e Silva, D. Ana (3ª Baronesa de Almeida), João Jaques de Almeida e Silva e Tomás de Menezes de Almeida e Silva. Alguns destes filhos usaram "Dom".

Procuro notícias sobre a sua eventual descendência.
Lourenço Correia de Matos

Resposta

Link directo:

RE: Barão de Almeida (Almeida e Silva)

#13967 | aeiou2 | 09 dez 2001 10:01 | Em resposta a: #13661

Ex.mo Senhor
Tenho uma D. Gertrudes Rosa do Carmo Almeida e Silva que terá cas.1839 Lisboa ,Benfica?com Francis Wheelhouse(de nação inglesa m.1841 em Benfica,mas sepultado em jazigo no British Cemetery,Lisboa)Não sei se ele se terá convertido à Igreja Católica para se casar,como aconteceu com o seu irmão mais novo Abraão,mas nem no assento de casamento do filho consta qualquer nota .Uma das hipóteses que tenho é que esteja ligada ao Sanches de Baena,que viviam em Benfiva.Auguardo notícias e desde já agradeço a sua ajuda.
Maria

Resposta

Link directo:

RE: Barão de Almeida (Almeida e Silva)

#13971 | LCM | 09 dez 2001 11:28 | Em resposta a: #13967

Maria,

Infelizmente acho que não a poderei ajudar. Os Almeida e Silva do Barão de Almeida são do Porto e só me interessaram pelo 2º casamento do titular, com uma senhora da Merceana.
Os Wheelhouse que refere são antepasados dos Almeida Lima, certo? Além de não ajudar ainda faço perguntas :-)

Obrigado.
Lourenço

Resposta

Link directo:

RE: Barão de Almeida (Almeida e Silva)

#13987 | aeiou2 | 09 dez 2001 20:21 | Em resposta a: #13971

Olá
São primeiro antepassados de um ramo dos Oom e só depois dos Almeida Lima,uma Oom Wheelhouse que casa-se com um Almeida Lima e depois tornam-se a casar entre eles durante várias gerações. O meu ramo é Oom,mas não é,nem Wheelhouse nem Almeida Lima.
Tem dados sobre os Wheelhouse?E dos Almeida Lima?
Mas aqui vai uma "ajudinha":segundo a Grande Enc.Luso Brasileira,p.39 Vol.II o1º Barão casou duas vezes mas não teve descendência dos dois casamentos.Foi 2º Barão de Almeida Francisco de Paula de Oliveira militar.Não tem qualquer relação com o primeiro.
Foi 3º Barão de Almeida,António Tomaz de Almeida e Silva,n.28 jun 1798 em.8 out 1857,filho de António Tomaz de Almeida e Silva,tesoureiro geral das tropas das três províncias do norte e de sua mulher D.Ana Margarida Vieira da Cunha.Foi fidalgo da casa real,por sucessão,por alvará de 9 mar 1824,do conselho de sua majestade fidelíssima e inspector fiscal do exército,no qual tinha ashonras da patente de brigadeiro.Por decreto 13 mai 1851,a rainha D.Maria II agraciou-o com o titulo em sua vida de 3º barão de Almeida (Não tendo nada com os dois barões anteriores)
Casou duas vezes a 1ª 15 jan 1829 D.Maria Elisa Ganhado Vieira Pinto filha do negociante da praça de Lisboa José Vieira Pinto e de sua mulher D.Maria da Luz Ganhado; a segunda com D.Constança Emília Jacques de Vasconcelos e Menezes:foi 4º barão de Almeida ,o filho do precedente e de sua 1ª mulher, António Tomaz Vieira Pinto de Almeida e Silva,elevado a 1ºvisconde do mesmo título,onde é tratado;
foi 5ªbaronesa,D.Ana Vieira Pinto de Almeida n 1836 que era FILHA do 3º barão Ant T.de Almeida e Silva e sua SEGUNDA mulher D.Constança Emília Jacques de Vasconcelos e Menezes .Por seu irmão o 4ºbarão e 1º visconde de Almeida não ter tido filhos varões do seu casamento foi-lhe concedido o título de 5ªbaronesa ao tempo em que era já viuva.
foi 6ºbaronesa de Almeida D.Ana de Menezes de Almeida e Silva n.1853 sendo filha legítima da 5ªbaronesa.Faleceu com 82 anos solteira 27 fev 1935.por decreto 11 agt 1904 D.Carlos I concedeu-lhe o título em sua vida de 6ªbaronesa.
G.E.L.B.Vol II,p.67
Foi 1ºvisconde António Tomaz Vieira Pinto de Almeida e Silva 4ºbarão de Almeida n 20 dez 1829 m.6 mai 1879 sendo filho único do primeiro cas.do 3ºbarão.Casou D.Maria Amélia de Nápoles Noronha e Veiga filha dos 1ºos viscondes de alenquer.Do seu casamento houve 7 filhas (como já se referiu).
No entanto houve um filho natural Paulo Martins de Almeida que foi visconde de Almeida no Brasil,por dec.brasileiro 14 mar 1846 e teve por dec. de 14 jun 1872 o título de visconde com grandeza,também no Brasil.Foi este o pai do 1º conde de Almeida (título português).Já agora vai também o conde :foi 1º conde de Almeida Carlos Augusto de Almeida n.10 mai 1846 Lisboa ,sendo filho do brasileiro visconde de Almeida,Paulo martins de Almeida e de sua mulher a viscondessa D.Sofia Francisca ,condessa de Bauerstorff,filha do príncipe Carlos Teodoro,da Baviera.Era subdito brasileiro e serviu na legação brasileira junto à côrte de Viena de Áustria.Faleceu em Lisboa 24 set 1834.Não diz nada sobre a sua descendência talvez na árvore da condessa Bauerstorff saiba alguma coisa.Se souber alguma coisa mais digo-lhe.É um presente para pôr no seu sapatinho,só que já está aberto,mas pode também só " abri-lo "à meia noite de 24 de Dez.O que interessa é a alegria com que o damos..
Beijinhos
Maria

Resposta

Link directo:

RE: Barão de Almeida (Almeida e Silva)

#14000 | LCM | 09 dez 2001 23:35 | Em resposta a: #13987

Maria,

Muito obrigado pelas informações sobre os Viscondes de Almeida. A família de que estou a tratar é a da mulher 2ª mulher do Barão, D. Constança Jaques.
Sobre os Wheelhouse e os Almeida Lima nada tenho. A pergunta foi apenas por curiosidade genealógica.

Lourenço

Resposta

Link directo:

RE: Barão de Almeida (Almeida e Silva)

#14010 | aeiou2 | 10 dez 2001 09:38 | Em resposta a: #14000

Olá!Bom dia!
Encontra bastante informação na Grande Enciclopédia Luso Brasileira ,Vol.II,ps.41 e 67.Tentei enviar -lhe os dados mas hoje constatei que não chegara.Espero não a ter dado como resposta a outro assunto.Logo se verá.Se não tiver acesso rápido à G.E.L.B. diga se faz favor.Sabe "muito" sobre wheelhouse? E Almeida Lima ?Os Wheelhouse aparecem 1ºligados aos Oom cas.de uma Oom com o 2ºfilho do 1ºWheelhouse a chegar a Portugal.Uma filha deste casal casa com um Almeida Lima e depois casam-se entre si durante várias gerações, uma Oom casa com um O.W.A.Lima e um Oom casa com uma O.W.A.Lima.Eu sou Oom mas nada tenho com os referidos.
Beijinhos
Maria

Resposta

Link directo:

RE: Barão de Almeida (Almeida e Silva)

#14968 | Portuguez | 31 dez 2001 01:34 | Em resposta a: #13661

Caro Lourenço
O nome que citas acordou-me na memoria o de Jose de Almeida e Silva, conhecido pintor de finais do sc. XIX, principios do sc. passado, salvo erro beirao, de Viseu, que conheço por ter executado um retrato de meu Avo Antonio Tavares Festas. Claro esta que ignoro completamente se pertenceria aos Almeida e Silvas que te interessam, ou se haverá varias familias com o mesmo nome composto. Este poderas encontra-lo no Sapo.
Bom Ano e um abraço do
Alexandre

Resposta

Link directo:

RE: Barão de Almeida (Almeida e Silva)

#14977 | doria_gen | 31 dez 2001 08:38 | Em resposta a: #13987

Bom, primeiro conheço vários Almeidas e Silvas aqui no Brasil. Tinham até uma corretora de valores (que faliu...), a Almeida e Silva. Um deles é meu amigo e mora aqui em Petrópolis.

Do Conde de Almeida, casado na alta nobreza centro-européia, já vi descendências detalhadas. Não sabia que era bastardo de um Almeida e Silva.

fa

Resposta

Link directo:

RE: Barão de Almeida (Almeida e Silva)

#15124 | bbarahona | 02 jan 2002 18:54 | Em resposta a: #13987

Cara Maria,
em tempos fiz um pequeno estudo sobre a zona de Alenquer e acabei por me debruçar sobre os Viscondes dessa designação. Dado o casamento duma filha dos mesmos com o 4º Barão e 1º Visconde de Almeida, muito gostaria de saber quais as datas de concessão dos títulos do
* 3º Barão de Almeida (1º na sua família)
* 1º Visconde de Almeida (ao 4º Barão)
* 5ª Baronesa de Almeida
Obrigado
Bernardo de Barahona

Resposta

Link directo:

RE: Barão de Almeida (Almeida e Silva)

#15131 | aeiou2 | 02 jan 2002 19:34 | Em resposta a: #15124

Caro Bernardo Barahona
"* 3ºbarão de Almeida,António Tomaz de Almeida e Silvafoi agraciado com o título,em sua vida por decreto de 13 de maio de 1851,da rainha D.Maria II.
* 1º visconde,António Tomaz Vieira Pinto De Almeida e Silva, por decreto 18.1.1877,em sua vida do rei D.Luís I.e 4ºbarão,em sua vida por dec 9.8.1865 do mesmo soberano.
* 5ªbaronesa de Almeida,D.Ana Vieira Pinto de Almeida n.1836,que era filha do 3ºbarão de Almeida António Tomaz de Almeida e Silva e sua 2ª mulher, a baronesa D.Constança emília jacques de vasconcelos e Menezes por seu irmão ,o 4º barão e 1º visconde de Almeida não ter tido filhos varões do seu casamento,foi-lhe concedido o título de 5ªbaronesa ao tempo em que já era viúva."
Isto diz a G.E.Luso Brasileira,Vol.II,p.39 e 67.
Beijinhos
e um Grande Ano 2002
Maria

Resposta

Link directo:

RE: Barão de Almeida (Almeida e Silva)

#15132 | bbarahona | 02 jan 2002 19:41 | Em resposta a: #15131

Maria,
muito obrigado pela informação e pela rapidez da resposta!
Já comparou as datas desses decretos com o "Nobreza de Portugal e do Brasil" (não o tenho agora aqui comigo)ou com o "Resenha das Famílias Titulares de Grandes de Portugal" do Sanches Baena?
Já tive casos em que as datas não coincidiam entre si nas várias publicações, ou, coincidindo entre si, depois não coincidiam com o ANTT, quando se queria pedir cópias de originais (e neste caso é mais difícil de encontrar).
Bernardo

Resposta

Link directo:

RE: Barão de Almeida (Almeida e Silva)

#15138 | doria_gen | 02 jan 2002 21:26 | Em resposta a: #15124

Acabo de tomar um café expresso no centro de Petrópolis (sem chuvas, felizmente, hoje) com José Mariano d'Almeida e Silva, que vem da mesma região, em Minas, de onde vêm todos os demais Almeidas e Silvas brasileiros. Conhece pouco da sua família, mas acha-se parente de todos os demais.

fa

Resposta

Link directo:

RE: Barão de Almeida (Almeida e Silva)

#15153 | LCM | 03 jan 2002 10:41 | Em resposta a: #15124

Caro Bernardo,

Antes de mais Bom Ano para todos aí em casa!
Estive sem acesso à net desde o Natal e só agora vi a tua mensagem.
Fiquei curioso sobre o que é quu investigaste em Alenquer pois é exactamente o que me interessa em relação a esta família: a 2ª mulher do 1º Barão (essa coisa de contar os titulares seguidos para mim não faz sentido), D. Constança Jaques de Meneses Lobo de Torneio é que era de Alenquer. É esta família, sobre a qual tenho já bastantes elementos, que me interessa saber mais.

Um grande abraço
Lourenço

Resposta

Link directo:

RE: Barão de Almeida (Almeida e Silva)

#15154 | aeiou2 | 03 jan 2002 10:44 | Em resposta a: #15132

Bernardo,
Não comparei com nada,pois o que tenho em casa e sempre à mão,fora outras pequenas obras è a Grande Enc.Portuguesa Luso Brasileira da qual só tenho a parte portuguesa e a actualização,pois esta obra levou anos a sair,começou em 1936 e acabou à relativamente pouco anos e os meus pais não se interessaram pela parte brasileira o que eu lamento mas que é cara e ainda não tive coragem em a adquirir.
talvez algum expert,lhe possa dar essas informações.
Beijinhos
Maria

Resposta

Link directo:

RE: Barão de Almeida (Almeida e Silva)

#18543 | Paulo Camelo | 15 mar 2002 03:05 | Em resposta a: #15138

Prezados senhores.
Intrometo-me na conversa, pois me interessa a ascendência dos Almeida no Brasil.
Procuro elos da família Camelo, mas em um ponto de minha genealogia, cruzaram-se Camelo Pessoa com Camelo de Almeida. Prosseguiu o ramo Camelo Pessoa, e depois de 2 gerações, apareceu novamente Camelo de Almeida, meu pai.
Agradeço desde já qualquer informação a respeito.

Paulo Camelo

Resposta

Link directo:

RE: Barão de Almeida (Almeida e Silva)

#243318 | fsc | 02 nov 2009 15:28 | Em resposta a: #15153

Gostaria de saber se falam no Barão de Almeida e Silva (D. Francisco Tomás Elvas Meneses de Almeida e Silva) casado com uma senhora de Merceana Concelho de Alenquer
Obrigado

Resposta

Link directo:

RE: Barão de Almeida (Almeida e Silva)

#243320 | LCM | 02 nov 2009 15:36 | Em resposta a: #243318

Aqui vai o que publiquei, com José Bénard Guedes Salgado, na revista "Genealogia e Heráldica" n.º 7/8, "A Carta de Brasão de Armas e a família de Tomás de Aquino e Almeida":

III - D. CONSTANÇA EMÍLIA JAQUES DE VASCONCELOS E MENESES, Baronesa de Almeida pelo casamento, n. em Aldeia Galega da Merceana a 7-9-1820 ; f. em Lisboa, na Rua dos Caetanos n.º 11, a 28-7-1896 e foi sepultada no Jazigo de seu marido .
D. Constança viveu no Bairro Alto, na Rua da Barroca n.º 49-59, num palácio da segunda metade do séc. XVIII e ampliado no séc. XIX, conhecido por Palácio da Baronesa de Almeida. Em 1839 e 1840 viveu numa parte desta casa, no 1º andar, o escritor Almeida Garrett . Em 1938 o Palácio pertencia a um descendente da Baronesa, a quem Norberto de Araújo chama D. José de Meneses de Almeida e Silva .
Júlio de Castilho refere-se em 1902 à Baronesa de Almeida, “minha saudosa amiga” , e descreve em seguida: “A casa da sr.ª Baronesa de Almeida era, há quinze anos ainda, uma das pouquíssimas em Lisboa, que todas as noites recebiam; um centro, onde se reunião (sic), como a descansar em terreno neutro, os homens de letras e os homens politicos. Diante da proverbial bondade das amáveis donas da casa não havia partidos, não havia escolas antagonistas, não havia ódios; todos ali eram irmãos, todos encontravam, entre os fingimentos da Capital, uma boa amostra de franqueza leal do Portugal antigo, e abençoavam aquêle oásis delicioso, onde, como em poucas partes, a boa conversação e a boa música se entremeiavam muita vez com a melhor poesia. Tudo isso são saudades.” . Quando da sua morte o Diário de Notícias escreveu: “Foi uma dama de elevadas qualidades e figura saliente na sociedade elegante.” .
C. em Lisboa, Encarnação, no Oratório das Casas de sua tia D. Maria Violante de Menezes, a 20-1-1849 com ANTÓNIO TOMÁS DE ALMEIDA E SILVA, 1.º Barão de Almeida, n. no Porto, Cedofeita, a 28-6-1795 e f. em Lisboa, Benfica, no lugar de Travassos, a 8-10-1857 , sem Sacramentos. Foi sepultado no dia seguinte no Cemitério dos Prazeres embora não conste do registo do Jazigo de família que mandou construir.
Inspector da Repartição Fiscal do Exército e Brigadeiro honorário. Foi passado bilhete para ser armado Cavaleiro da Ordem de Cristo (decreto de 26-2-1822) na Catedral do Porto a 17-3-1825 . Foi Conselheiro de Sua Majestade (25-7-1845) , Fidalgo Cavaleiro da Casa Real (9-3-1824) , Comendador da Ordem de N.ª Sr.ª da Conceição de Vila Viçosa, Comendador da Ordem de Cristo. Condecorado com a Medalha Portuguesa de 4 Campanhas da Guerra Peninsular e com diversas Medalhas de Honra de várias batalhas .
Justificou a sua Nobreza em 1827 , sendo-lhe passada Carta de Brasão de Armas a 27-10-1827, registada no Cartório da Nobreza, Livro 8, fl.210v.º-212v.º: escudo esquartelado, Almeidas, Silvas, Cunhas e Carvalhos, timbre de Almeidas e por diferença uma brica de azul com um farpão de prata .
Mandou construir um Jazigo no Cemitério dos Prazeres, Rua 21, n.º 348, antes de 1844, onde mandou colocar as suas referidas armas, com a diferença, elmo e paquife. Não tem qualquer epigrafe. Estão sepultados diversos membros da família, mas o próprio não consta do registo .
Estas mesmas armas, com coronel de Barão, encontram-se num painel de azulejos policromo colocado sobre uma porta na Quinta da Grila, em Aldeia Galega da Merceana, comprada por José de Almeida e Silva a seu primo Visconde de Merceana.
Foi agraciado com o título de Barão de Almeida, em sua vida, por decreto de 13-5-1851 e carta de 2-7 .
O Barão fez testamento a 8-6-1857. Deixa um número elevado de missas. Nomeia um Prazo no lugar dos Gonçalvinhos, Mafra, em seu filho do primeiro casamento, foreiro ao Hospital de S. José, e dois outros em sua filha D. Ana, do 2º casamento, no Lumiar e Odivelas, foreiros ao Mosteiro de S. Dionisio de Odivelas. Tinha propriedades em Mafra, Azueira e Odivelas. Nomeia a mulher como tutora e administradora na menoridade dos filhos, e no caso de sua falta ou de se casar 2ª vez, passará a tutoria para D. Maria Violante de Meneses, tia da mesma Baronesa (irmã de José de Meneses Vasconcelos Lobo de Torneio Jaques de Magalhães, acima referida em nota), “de cujas singulares qualidades tenho as mais decididas provas” .
Foram testamenteiras a mulher e a sua citada tia, D. Violante, e para as auxiliar nomeou João de Sousa Pinto de Magalhães, e na sua falta o irmão António de Sousa Pinto de Magalhães, e seu primo António Joaquim de Bandeira .
António Tomás tinha casado 1ª vez em Lisboa, Sacramento, com D. Maria Elisa Ganhado Vieira Pinto, f. em Lisboa, Alcântara, de quem teve um filho que foi 2º Barão e 1º Visconde de Almeida e uma filha solteira. Era filho de António Tomás de Almeida e Silva, n. em Lisboa, Pena, a 29-12-1756 , Coronel de Infantaria graduado, Tesoureiro Geral das Tropas das 3 Províncias do Norte, Escrivão do Donativo de 4 por cento na Alfândega do Porto, Fidalgo Cavaleiro da Casa Real (28-2-1816) , Cavaleiro professo da Ordem de Cristo (1804) , etc, e de sua mulher D. Ana Margarida Vieira da Cunha, n. no Porto, Sé, a 23-6-1769 .
Os Barões de Almeida moraram no citado Palácio da Rua da Barroca, onde o Barão fez o seu testamento.
Filhos :
IV - JOSÉ DE MENESES DE ALMEIDA E SILVA, n. em Lisboa, Encarnação, a 27-12-1849 e f. de meningite, em Lisboa , Rua das Gáveas, n.º 71, 1º, a 22-12-1890 , e foi sepultado no dia seguinte, saindo o enterro da Igreja da Encarnação para o referido Jazigo . No baptismo de sua irmã Ana é referido com Dom. Era Oficial de Administração Militar; s.m.n..
IV - D. MARIA VIOLANTE DE MENESES DE ALMEIDA E SILVA, n. em Lisboa, Encarnação, a 8-3-1851 e f. a 21-2-1852 e foi sepultada no Jazigo de família .
IV - D. ANA DE MENESES DE ALMEIDA E SILVA, 3.ª Baronesa de Almeida, n. em Lisboa, Encarnação, a 26-6-1852 e f. solteira em Lisboa, na Rua do Loreto n.º 34, a 27-2-1935 , com todos os Sacramentos, e foi sepultada no mesmo Jazigo .
Foi Baronesa de Almeida por decreto do Rei D. Carlos de 9-7-1904, e carta de 6-8 , em sucessão a seu meio irmão, António Tomás Vieira Pinto de Almeida e Silva, que foi 2º Barão e único Visconde de Almeida . É referida no catálogo da Colecção Júlio de Castilho como uma das pessoas que ofereciam objectos diversos ao distinto Olisipógrafo .
IV - JOÃO JAQUES DE ALMEIDA E SILVA, n. em Lisboa, Encarnação, a 18-8-1853 e f. a 19-2-1890, sendo sepultado no referido Jazigo ; s.m.n..
IV - TOMÁS DE MENESES DE ALMEIDA E SILVA, n. em Lisboa, Encarnação, a 13-8-1855 e f. a 7-4-1924, sendo sepultado no Jazigo de família. No livro de registo do Cemitério dos Prazeres figura com Dom .
Foi sócio do Real Club Tauromáquico Português admitido a 3-1-1916 (n.º 552). Em 1878 foi testemunha de um casamento em Aldeia Galega da Merceana, sendo solteiro e morador na Ermigeira, Torres Vedras .

Um dos irmãos, João ou Tomás, de quem não encontrei os óbitos nos jornais pelas datas indicadas no registo do Jazigo, casou e teve descendência. Foi sua filha, entre outros , D. Maria Violante de Meneses de Almeida e Silva, f. menor, vitima de Tísica, em Lisboa, na Rua dos Caetanos n.º 11, a 23-4-1893 , sendo sepultada no dia seguinte no Jazigo da família .

Resposta

Link directo:

RE: Barão de Almeida (Almeida e Silva)

#243329 | fsc | 02 nov 2009 16:25 | Em resposta a: #243320

D. Francisco Tomas Elvas Meneses de Almeida e Silva, primogénito, casado em Alenquer tem 2 irmãos Dona Ana Maria Elvas de Meneses de Almeida e Silva e Noronha (falecida) e D. Jose Elvas Meneses de Almeida e Silva ainda vivo. li uma vez neste forum que se procurava a senhora com quem D. Francisco tinha casado, gostaria de saber se ainda a procuram

Resposta

Link directo:

Barão de Almeida (Almeida e Silva)

#421933 | jafcsm | 20 fev 2020 23:40 | Em resposta a: #243318

Boa noite

Também eu me interessa essa senhora Constança, tem informações sobre a sua ascendência?
Se tiver agradeço .

José António

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 27 abr 2024, 18:40

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen