registros p/ certidão nascimento

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Regiões

registros p/ certidão nascimento

#136913 | r8c9j17f28f20 | 10 dez 2006 23:13

Eu sou brasileira, meu filho está querendo adquirir a cidadania portuguesa.Mas está difícil conseguir a certidão de nascimento dos bisavós portugueses.Já entrei em contato com as conservatórias afins, arquivo do Tombo, de Lisboa,mas não obtive sucesso.Tenho os locais que eles nasceram em portugal.O Bisavô nasceu na freguesia de campánha, distrito do Porto, em 1892, e a bisavó na freguesia de S. Bento, distrito da Guarda em 1902, Portugal.Estou precisando muito desta ajuda.Qualquer informação, favor avisar-me.Mto obrigada, MCristina.

Resposta

Link directo:

RE: registros p/ certidão nascimento

#137519 | CesarPaulo | 17 dez 2006 17:25 | Em resposta a: #136913

Tente localizar na Igreja dos Mormons, há uma enorme quantidade de arquivos.

Resposta

Link directo:

RE: registros p/ certidão nascimento

#137541 | r8c9j17f28f20 | 17 dez 2006 21:50 | Em resposta a: #137519

Olá Paulo, eu já entrei na igreja dos Mormons e não encontrei.Mesmo assim, muito obrigada pela força. MCristina

Resposta

Link directo:

Dispensa de Documentos nacionalidade

#137572 | judiaria | 18 dez 2006 11:32 | Em resposta a: #136913

Carissima MCristina
Quanto ao bisavô, o nascimento está arquivado no Arquivo Distrital do Porto, mas quanto à avó poderá estar ainda na Conservatória de Registo Civil do concelho onde pertence S. Bento (?) ou no Arquivo Distrital da Guarda, de acordo com as datas que indica.
Em Portugal existe o serviço publico directo via internet, e tais certidões encontram-se isentas de emolumentos pela alínea t do artº 10 do Decreto Lei 237-A/2006. No entanto, desde que você indique ao consulado as datas de nascimento locais e nomes certos, o próprioo consulado pedirá as certidões a Portugal pelas vias oficiais, de acordo com o "artigo 37 (do dito diploma legal) , 4 - Os interessados estão dispensados de apresentar as certidões de registo referidas no nº3 do artº 4, no nº 1 do artº 5e no nº2 do artº 70, desde que indiquem elementos que permitam identificar os assentos, designadamente o local de nascimento ou de casamento, a respectiva data e , se for do seu conhecimento, a conservatória do registo civil português onde se encontram arquivados, e o respectivo numero e ano, caso em que essas certidões são oficiosamente obtidas."

Aconselho a ler todo o artigo 37 pois tambem existe dispensa de apresentar o registo criminal português e a comprovação de residência legal em Portugal (se aplicável), e a dispensa de apresentar documentos que já existam noutros processos da Conservatória dos Registos Centrais.

Cumprimentos

Joaquim Reis

Resposta

Link directo:

RE: Dispensa de Documentos nacionalidade

#137637 | r8c9j17f28f20 | 18 dez 2006 21:42 | Em resposta a: #137572

Olá Joaquim Reis, hoje estou muio feliz, recebi a resposta do Arquivo Distrital do Porto.Eles encontraram os registros do bisavô Seraphim da Silva Coelho.Agora eles vão enviar a certidão de nascimento.Muito obrigada pela sua solidariedade.Gostaria que me informasse o seguinte: Meu filho, que é bisneto , e está estudando na França.É possivel ele conseguir a cidadania portuguesa da França, ou este processo deve ser feito aqui no Brasil.? Gostaria que me esclarecesse qual é o proximo passo que devo tomar.Muito obrigada, MCristina

Resposta

Link directo:

RE: Dispensa de Documentos nacionalidade

#137658 | judiaria | 19 dez 2006 00:32 | Em resposta a: #137637

Carissima MCristina
O pedido de nacionalidade pode ser efectuado em qualquer consulado, por isso poderá fazê-lo mesmo em França, juntando os documentos necessários.

O seu próximo passo será ir ao consulado com a certidão e tirar um registo criminal seu. O seu filho tambem necessitará de um registo criminal do Brasil para poder avançar com o processo, mas em vez de pedir a certidão, indique no consulado todos os dados ou cópia autenticada da mesma, ou se o seu processo entrar primeiro, depois de saber qual o numero de processo na conservatória dos registos centrais, fazer a menção de que o documento se encontra no processo dito.

Cumprimentos
Joaquim Reis

Resposta

Link directo:

RE: Dispensa de Documentos nacionalidade

#137733 | r8c9j17f28f20 | 19 dez 2006 21:45 | Em resposta a: #137658

Prezado Joaquim Reis, mais uma vez muito obrigada pela ajuda.Agora vou fazer tudo conforme informou-me.Qualquer dúvida que eu tiver, não exitarei em pedir o seu favor novamente. Desde já desejo-lhe um Natal feliz cheio de paz, e um ano novo de realizações. Muito Obrigada . MCristina

Resposta

Link directo:

RE: Certidão de nascimento

#145443 | tiagoarioni | 25 fev 2007 19:00 | Em resposta a: #137733

Me desculpe relatar isso aqui, é que meu caso é muito parecido, estou a procura da certidão de nascimento de minha bisavó portuguesa, tenho os dados completo dela, como nome, data de nascimento e falecimento, nome dos pais, apenas me falta saber em qual distrito e freguesia ela nasceu, apenas sei que foi em Lisboa. Com essas informações não consigo de jeito algum achar essa certidão?

Por favor me ajude, ja estou perdendo as esperançãs.

Desde ja obrigado.
Tiago Arioni

Resposta

Link directo:

RE: Certidão de nascimento

#145592 | cverde | 26 fev 2007 18:46 | Em resposta a: #145443

Experimente colocar aqui os dados que dispõe; quem sabe surge alguma ajuda. Assim, em abstracto, é praticamente impossível dado o n.º de freguesias de Lisboa http://genealogia.netopia.pt/mapas/nivel.php?id=173

Luis Figueira

Resposta

Link directo:

RE: Certidão de nascimento

#152641 | pachancho | 17 abr 2007 08:32 | Em resposta a: #145443

Tiago,


Pergunte para o Arquivo de Lisboa se existe algum "pedido de passaporte" em nome de sua avó. Eles pelo nome vão lá. Se souber mais ou menos o ano em que ela foi para o Brasil acrescenta essa informação. Nos pedidos de passaporte constam a localidade de nascimento.
envie todos os dados e explique a situação.

Tenho conseguido chegar a certidões de nascimento para compatriotas seus através do pedido de passaporte.

Arquivo de Lisboa:
rfonseca@iantt.pt

Paula

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 21 mai 2024, 21:34

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen