Certidão de nascimento

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias | Brasil | Arquivos

Certidão de nascimento

#138054 | Winston Neves | 23 dez 2006 11:33

Meu avô chamava-se Joaquim José das Neves; era casado com Maria Julia da Fonseca. Era filho de Alexandre Amado e Maria do Rozario. Desembarcaram no Brasil, creio que, por volta de 1900, talvez antes. Essas são as únicas informações de que disponho. Preciso obter a Certidão de Nascimento de meu avô, porém não sei de que cidade ou província ele era. Gostaria de saber quais as opções eu tenho para pesquisar.

No aguardo de qualquer informação, antecipadamente agradeço.

Winston de Freitas Neves

Resposta

Link directo:

RE: Certidão de nascimento

#138083 | judiaria | 24 dez 2006 00:57 | Em resposta a: #138054

Carissimo Winston
Se seu pai ou mãe nasceu no Brasil, poderá ter acesso ao registo de nascimento.
Ou até no seu próprio registo de nascimento, estará mencionado o sitio de onde eram os avôs. Também poderá pesquisar no registo de óbito de seu avô, donde ele era natural.
Só com a localidade de nascimento poderá avançar mais. Portugal divide-se em distritos, estes em concelhos e ainda os ultimos em freguesias ou paróquias.
Pesquisando o óbito saberá também a data provável do seu nascimento.

Cumprimentos

Joaquim Reis

Resposta

Link directo:

RE: Certidão de nascimento

#138091 | Winston Neves | 24 dez 2006 10:42 | Em resposta a: #138083

Ilustríssimo Sr. Joaquim Reis,
Encantado com tão pronto atendimento ao meu pedido. Desejo-lhe, ao senhor e seus familiares um Feliz Natal. Realmente, posso obter, como já o fiz, a cert. de nasc. de meu pai porém, nela consta tão sòmente que meus avós são portugueses, sem mencionar o sitio ou quaisquer outros dados. Irei em busca da documentação de desembarque, retornando com o senhor assim que tiver maiores informações. Por ora fica aqui os meus mais profundos agradecimentos.

Winston de Freitas Neves

Resposta

Link directo:

Certidão de nascimento

#138094 | Lourval | 24 dez 2006 13:49 | Em resposta a: #138054

Caro Winston de Freitas Neves,

Por quê você não solicita ao Arquivo Nacional do Rio de Janeiro o prontuário de estrangeiro de seu avô? Todo estrangeiro teve de se cadastrar a partir de 1938 se tivesse menor de 65 anos. Eu já pedi por vários prontuários que já me foram enviados. Mas é claro que, de repente, esta informação pode estar no registro ou batismo de seu pai (mãe) ou de um dos irmãos dele (dela) ou ainda nos óbitos deles. O endereço do Arquivo Nacional do Rio de Janeiro é consultas@arquivonacional.gov.br
Transmita a eles o maior número de informações possível e principalmente qual a cidade onde os seus avós moravam aqui no Brasil. Eles fazem a pesquisa por cidade.
Agora, tenho um sentimento de que seus avós são da Guarda pois eles tem nomes característicos desse distrito. Mas é só um palpite. Tenho antepassados com o sobrenome Neves. Eles eram da Freguesia do Aveloso, Concelho de Meda, Distrito da Guarda. Também tenho antepassados Fonseca na Freguesia do Aveloso e em outras freguesias de Meda. Você mora em que estado do Brasil?
Cumprimentos
Lourval

Resposta

Link directo:

RE: Certidão de nascimento

#138118 | Winston Neves | 24 dez 2006 20:54 | Em resposta a: #138094

Caro amigo Sr. Lourval,

A mim me espanta o tão pronto atendimento aos pedidos; fico-lhe imensamente grato antecipadamente.
Descobri que meu avo Joaquim Josá das Neves era de Almalaguês, nascido por volta de 1874, era solteiro quando deixou Portugal; casou-se no Brasil com Maria Julia da Fonseca, tambem portuguesa, mas, de Cestas, nascida em 27/04/1879, filha de Alexandre Amado e Maria do Rozario. Como estas a ver, estamos chegando perto. Como devo proceder para conseguir as certidões de nascimento?
O senhor acha que se eu conseguir alguem que mora em Portugal, será mais fácil de obter tais documentos?
Agradeço sua prestimosa ajuda.

Deste seu criado,

Winston

Resposta

Link directo:

Certidão de nascimento

#138121 | Lourval | 24 dez 2006 22:02 | Em resposta a: #138118

Caro Sr. Winston,

Escreva para o Arquivo Distrital de Coimbra, cujo endereço de e-mail eu lhe passei em outra mensagem e peça o seguinte:

1) Batismo de Joaquim José das Neves, filho de Cândido José das Neves e Maria de Jesus, nascido cerca de 1874 na Freguesia de Almalaguês, Concelho de Coimbra;

2) Batismo de Maria Júlia da Fonseca, filha de Alexandre Amado e Maria do Rosário, nascida em 27.04.1879, na Freguesia de Almalaguês (lugar de Cestas), Concelho de Coimbra.

Cumprimentos
Lourval

Resposta

Link directo:

RE: Certidão de nascimento

#138122 | RA | 24 dez 2006 23:18 | Em resposta a: #138054

Eu pretendia indicar que tirasse a certidão de óbito de seu avô, mas, ao examinar a do meu, vi que nela não consta a cidade de nascimento, apenas a nacionalidade portuguesa. Sugiro que você pergunte a seus parentes, e tente pelo menos identificar a região. Se seu avô nasceu há mais de 100 anos, a certidão estará num arquivo distrital. Você pode também indagar ao Instituto dos Arquivos Nacionais Torre do Tombo, www.iantt.pt. Lá você encontrará o endereço postal, o endereço electrónico e o telefone do Instituto.

Resposta

Link directo:

RE: Certidão de nascimento

#138154 | marisaf | 26 dez 2006 04:30 | Em resposta a: #138054

Olá senhores
Sou de São Paulo, Brasil, e precisaria localizar a certidão de nascimento do meu avô, português, nascido em Rio Frio, Bragança, em 25/outubro/1886. Pai,Francisco Manuel Ferreira e mãe, Candida A. Lopes.
Gostaria de saber se podem me auxiliar, e me disponho a pagar todos os custos.
Desde já muito obrigada.
Marisa F

Resposta

Link directo:

RE: Certidão de nascimento

#138160 | Winston Neves | 26 dez 2006 09:41 | Em resposta a: #138154

Já que seu avô nasceu há mais de 100 anos, a certidão estará num arquivo distrital. Você pode também indagar ao Instituto dos Arquivos Nacionais Torre do Tombo, www.iantt.pt. Lá você encontrará o endereço postal, o endereço electrónico e o telefone do Instituto

Winston

Resposta

Link directo:

RE: Certidão de nascimento

#138171 | marisaf | 26 dez 2006 14:24 | Em resposta a: #138160

Caro Wisnton

Agradeço muito a sua atenção. Já entrei em contato com o instituto iantt e solicitei a certidão. Agora é aguardar para ver se tenho algum retorno.
Um ótimo 2007!
marisaf

Resposta

Link directo:

RE: Certidão de nascimento

#138173 | Winston Neves | 26 dez 2006 14:44 | Em resposta a: #138171

Srta. Marisaf,

Se equando obtiver sucesso com a certidão, por favor, avise-me pois, ainda estou correndo atrás de vários dpcumentos. Um feliz 2007 a voce tambem (Já que somos sangue da mesma terrinha).

Abraços, Winston

Resposta

Link directo:

RE: Certidão de nascimento

#138242 | marisaf | 27 dez 2006 02:54 | Em resposta a: #138173

Caro Winston

Avisarei sim. Espero que seja rápido.
Mais uma vez obrigada.
Abraços

Marisa

Resposta

Link directo:

Certidão de nascimento

#138245 | Lourval | 27 dez 2006 03:11 | Em resposta a: #138154

Cara Marisa,
Também poderá escrever para o Arquivo Distrital de Bragança geral@adbraganca.org
Cumprimentos
Lourval

Resposta

Link directo:

RE: Certidão de nascimento

#138270 | marisaf | 27 dez 2006 12:35 | Em resposta a: #138245

Caro Lourval
Vou tentar também nesse site.
Muito obrigada pela sua atenção.
Feliz 2007
Marisa

Resposta

Link directo:

RE: Certidão de nascimento

#138760 | jm25100 | 01 jan 2007 04:47 | Em resposta a: #138054

meu avo chamava jose de sousa pai manoel de sousa mae maria rosa de jesus meu avo nasceu em 20.01.1895 gostaria de localizar a certidao de nascimento que foi para brasil entre 1895 a 1902 parada porto de santos sp saiu da ilha da madeira aguardo qualquer informacao. obrigado jose maria...

Resposta

Link directo:

RE: Certidão de nascimento

#138808 | judiaria | 01 jan 2007 23:55 | Em resposta a: #138760

senhor jm25100

se consegui entender a vossa mensagem, seu pai jose de sousa nasceu em 20.01.1895 e foi para o Brasil com os pais dele entre 1895 e 1902. Para obter certidão de nascimento, terá que saber o local de nascimento, pois Portugal divide-se em freguesias e concelhos e os registos com mais de 100 anos encontram-se nos arquivos distritais.

Espero ter ajudado

Cumprimentos

Joaquim Reis

Resposta

Link directo:

Para o Winston Neves

#138821 | Pedro França | 02 jan 2007 02:05 | Em resposta a: #138173

Caro Winston:

Se não tiver sucesso junto do AUC diga alguma coisa.
Esperando que a freguesia de eleição esteja correcta, poderei ajudá-lo nas suas buscas.
Já sabe que vai ter de pagar as custas das pesquisas junto do AUC, não sabe? Caso o assento de baptismo/nascimento de seus avós seja localizado, a despesa fica toda por junto.
Mas primeiro espere a resposta do AUC, 'tá?
Um abraço.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Para o Winston Neves

#138900 | Winston Neves | 02 jan 2007 20:15 | Em resposta a: #138821

Caríssimo Sr. Pedro França,

Estou no aguardo de umas certidões pedidas aqui no Brasil, com o escopo de enriquecer o rol de informações. Tão logo as obtenha, entrarei em contato com o Sr.
Por acaso o Sr. tem o endereço eletronico do AUC? Tem a a ver com a Universidade de Coimbra? (Desculpe me pela ignorância).

Poderia informar em números redondos, o custo das pesquisas junto ao AUC? E de que modo eu poderia estar pagando por esse serviço?

DEsde já, soulhe grato

Winston

Resposta

Link directo:

RE: Para o Winston Neves

#138910 | Pedro França | 02 jan 2007 21:59 | Em resposta a: #138900

Caro Winston:

O custo das pesquisas no AUC, para lá do custo fixo das reproduções, depende, a mais, do número de anos das buscas. Mas, isso não há nada como ser o próprio AUC a informá-lo.
Pois, o e-mail do AUC (Arquivo da Universidade de Coimbra) é como segue:

auc@ci.uc.pt

Boa sorte.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Certidão de nascimento

#139024 | cunha_brasil | 03 jan 2007 18:17 | Em resposta a: #138154

Cara Marisa,
eu também passei por isso. Mas em Portugal, para você conseguir esse documento é tão fácil como ser assaltado ou multado em São Paulo.
Existe um site, chamado portal do cidadão, onde você se cadastra, o site é: www.portaldocidadao.pt. Nesse site existe um link "certidões on line", onde voc~e faz a solicitação ao arquivo distrital de Bragança. Eu paguei, pelo registro do meu avô 16,50 euros.
Boa sorte

Resposta

Link directo:

RE: Certidão de nascimento

#139038 | marisaf | 03 jan 2007 20:56 | Em resposta a: #139024

Caro Cunha

Agora fiquei otimista com relação à busca do documento, pois se é tão fácil quanto ser asssaltado ou multado em São Paulo, com certeza conseguirei.
Obrigada pela indicação do site, vou entrar agora para enviar a solicitação.

Um abraço e um ótimo ano.

Marisa

Resposta

Link directo:

RE: Certidão de nascimento

#139163 | kyron33 | 04 jan 2007 21:35 | Em resposta a: #138760

Meu avô, Germano Alves Ceita, imigrou para o Brasil em 1941 para Salvador no estado da Bahia. O unico documento que possuo dele e a sua carteira de imigrante onde costa ele ser natural de Freineda e nascido em 28 de maio de 1882, filho de Antonio Alves Ceita e Maria Alves Ceita.

Enviei uma carta ao Arquivo Distrital de Guarda com esses dados e recebi a resposta informando que "apos exaustivas buscas entre os anos 1878-1886, nao foi encontrado o assento de batismo de Germano Alves Ceita, na freguesia de Freineda, concelho de Almeida".

Com essa resposta nao sei o que fazer, pois esse e o unico documento que possuo dele. Gostaria de saber qual seria o seguinte passo.

Agradeco antecipadamente qualquer informacao.

Com os melhores cumprimentos,

Miguel

Resposta

Link directo:

RE: Certidão de nascimento

#158351 | mapa | 04 jun 2007 20:36 | Em resposta a: #139163

Caros,
Gostaria de saber como e onde posso obter a certidão de nascimento de meu avô,que era do Porto. Ele se chamava David Pinto de Almeida, filho de Custódio Pinto de Almeida e Margarida Pinto de Almeida, nascido em 27/05/1880, registrado na freguesia de Vandoma, diocese do Porto.
Agradeço qualquer informação de como devo proceder.
Obrigado
Marco Antonio Pinto de Almeida

Resposta

Link directo:

RE: Certidão de nascimento

#159721 | papainoel | 16 jun 2007 23:25 | Em resposta a: #158351

Sr. Marco, não resta dúvida que o senhor deve se dirigir ao Arquivo Distrital do Porto, a saber,www.ad.porto.org.pt, ou pessoalmente, consultando os arquivos de lá. Saudações, Sílvio

Resposta

Link directo:

RE: Certidão de nascimento

#212399 | Wanda 13 | 03 nov 2008 22:56 | Em resposta a: #138091

Meu pai, António Pimentel Bico, filho de António Pimentel Bico e Maria de Jesus, nas-
cido no dia 19 de novembro de 1907 na Ilha de São Miguel nos Açores.
Gostaria de obter a certidão de nascimento do meu pai.
O que devo fazer para consegui-la?
Estou a sua inteira disposição,
Agradeço antecipadamente,
Wanda Pimentel de Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Certidão de nascimento

#212400 | Wanda 13 | 03 nov 2008 22:59 | Em resposta a: #138091

Meu pai, António Pimentel Bico, filho de António Pimentel Bico e Maria de Jesus, nas-
cido no dia 19 de novembro de 1907 na Ilha de São Miguel nos Açores.
Gostaria de obter a certidão de nascimento do meu pai.
O que devo fazer para consegui-la?
Estou a sua inteira disposição,
Agradeço antecipadamente,
Wanda Pimentel de Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Certidão de nascimento

#236169 | FerGoldi | 10 ago 2009 18:05 | Em resposta a: #159721

ola, Winston! preciso de um auxilio, meu avô nasceu em Portugal, porém, não localizei a sua certidao de nascimento, minha avó sabe que ele nasceu no dia 20/06/1922, em Cinfães Do Douro, o nome dele é Antero Ferreira e conforme aparece na certidao de casamento sua filiaçao é Ayres Ferreira e Gloria Ferreira. Preciso localiza-la para encaminhar o pedido de minha cidadania. Obrigada, FerGoldi.

Resposta

Link directo:

RE: Certidão de nascimento

#236221 | amrr | 11 ago 2009 10:29 | Em resposta a: #236169

Caro(a) "FerGoldi",

Deve contactar:

Conservatória do Registo Civil de Cinfães
Praça 25 de Abril - Palácio da Justiça
4690-031 CINFÃES

Telef.: 255 560 050
Fax: 255 560 059
E-mail: crcpcom.cinfaes@dgrn.mj.pt

Cumprimentos,
Arlindo Rodrigues

Resposta

Link directo:

RE: Certidão de nascimento

#236262 | FerGoldi | 11 ago 2009 16:09 | Em resposta a: #236221

Caro, Arlindo!Agradeço a sua opinião eficaz e segura, vou enviar um e-mail agora mesmo solicitando a certidão! Cumprimentos, Fernanda Goldani Ferreira.

Resposta

Link directo:

RE: Certidão de nascimento

#236746 | FerGoldi | 18 ago 2009 00:09 | Em resposta a: #236262

Caro, Arlindo! Enviei o e-mail que voce forneceu e já faz uma semana que nao obtive nenhum retorno; gostaria de saber se voce já utilizou igual serviço ou serviço semelhante e se tens ideia de quanto tempo demora... confesso que estou muito ansiosa e não vejo a hora de conseguir a certidao para conseguir minha cidadania. Mais uma vez muito obrigada! Fernanda Goldani Ferreira.Ah!Minha avó conseguiu encontrar a carteira de estrangeiro do meu avô, com ela, fica mais fácil localizar a certidao?Att.

Resposta

Link directo:

RE: Certidão de nascimento

#241652 | Ana-Maria | 10 out 2009 20:57 | Em resposta a: #236746

Meu nome é Ana Maria, moro no Rio de Janeiro. Estou precisando da certidão de nascimento de meu avô, para dar entrada no processo de nacionalidade. Como é superior a 100 anos estou encontrando dificuldades. Já entrei no arquivo distrital do Porto, e não consegui.
Preciso de ajuda.
Meu avô se chamava Alvaro Rodrigues Maio. Nascido em 25 de maio de 1892 em Povoa de Varzim, Porto.
Filho de Joaquim Rodrigues Maio e Arminda dos Santos Maio. O nº da nacionalidade portuguesa: 2509.
Passaporte: nº 352 lv:171 fl: 59N.

Resposta

Link directo:

RE: Certidão de nascimento

#241660 | M.Ribeiro | 10 out 2009 21:55 | Em resposta a: #241652

Cara Ana Maria

Você deve estar se referindo à Póvoa do Varzim porque deve ser o que consta no passaporte. Mas é preciso saber se é à freguesia de Póvoa do Varzim ou ao concelho de Póvoa do Varzim. Porque para se encontrar registros de nascimento em Portugal é necessário saber o nome da freguesia, que no Brasil são os nossos bairros. Os concelhos lá correspondem às nossas cidades. Antes de 1910 são chamados de registros de batismo. Na linguagem de Portugal, registos de baptismo.

Quando diz que "entrou" no Arquivo Distrital do Porto está se referindo ao site do ADP, onde se pode fazer pesquisas online?

Se o concelho de Póvoa do Varzim já estiver online você pode pesquisar pela data nas 12 freguesias, porque o Concelho da Póvoa de Varzim é constituído por 12 freguesias: Aver-o-Mar, Aguçadoura, Amorim, Argivai, Balasar, Beiriz, Estela, Laúndos, Navais, Póvoa de Varzim, Rates e Terroso.

Pode também pedir ao ADP a pesquisa do registro de nascimento nas 12 freguesias do concelho de Póvoa do Varzim, de Álvaro, nascido em 25 de maio de 1892, filho de Joaquim Rodrigues Maio e Arminda dos Santos Maio. Eles só precisarão pesquisar em 12 livros já na data indicada.

Marli Ribeiro

Resposta

Link directo:

RE: Certidão de nascimento

#241750 | Ana-Maria | 11 out 2009 22:25 | Em resposta a: #241660

Marli muito obrigada pelas dicas. Estou começando o processo de nacionalidade por interesse dos meus filhos.
Já agendei no Consulado Portugues do Rio de Janeiro, e preciso conseguir todos os documentos necessários.
A sua ajuda foi ótima, já estava desanimada. Já pedi a pesquisa na ADP do jeito q vc falou, agora é só esperar.
Um grande abraço
Ana Maria

Resposta

Link directo:

RE: Certidão de nascimento

#243613 | Ana-Maria | 06 nov 2009 19:03 | Em resposta a: #241660

Cara Marli Ribeiro

Desculpe a demora em responder e agradecer, mas fiquei muito atarefada esses dias.
Pesquisei nos 12 livros no site etombo.com e não encontrei, qual o próximp passo?
No ADP encontrei dificuldade em fazer o pedido de pesquisa. Como me ajudar?
Agradeço pela boa vontade e atenção.
Ana Maria

Resposta

Link directo:

RE: Certidão de nascimento

#243683 | M.Ribeiro | 07 nov 2009 20:55 | Em resposta a: #243613

Cara Ana Maria

Que dificuldade você está encontrando para pedir ao ADP pesquisaeleitura@adporto.pt a sua pesquisa? É só dar o nome, a filiação, a data e pedir a pesquisa nas 12 freguesias do concelho de Póvoa do Varzim. Talvez tenha um custo, que eles informarão qual é. Eles poderão alargar a pesquisa caso você não tenha feito isto.

Você fez a pesquisa "por imagem", tendo acesso aos registros, e não o encontrou o do seu antepassado, foi isto?

Marli

Resposta

Link directo:

RE: Certidão de nascimento

#243700 | amrr | 08 nov 2009 00:36 | Em resposta a: #236746

Cara Fernanda Goldani,

Chegou a obter resposta ao que solicitou?

Cumprimentos,
Arlindo Rodrigues

Resposta

Link directo:

RE: Certidão de nascimento

#243847 | FerGoldi | 09 nov 2009 22:49 | Em resposta a: #243700

Olá, Arlindo!

Já estou com a certidão de meu avô em mãos! Agora tenho q dar continuidade ao processo de cidadania, porém, moro em Caxias do Sul-RS e não localizei nenhum escritório q trabalhe com cidadanias portuguesas aqui... Gostaria de pedir desculpas por não tê-lo informado antes, agradeço a sua atenção e preocupação, e peço q se tiveres mais alguma dica q facilite e agilize o processo de cidadania, q por favor, me informe.

Desde já agradeço,
Abraços,
Fernanda Goldani Ferreira

Resposta

Link directo:

RE: Certidão de nascimento

#252906 | CarlaPereira | 09 abr 2010 19:39 | Em resposta a: #138083

Boa Tarde,

Tenho bisavós portugueses, avô já falecido e pai vivo. Tenho 26 anos, e gostaria de saber como localizar a certidão de nascimento do meu bisavô.Tenho nome completo e mais nada, do meu avô ainda tenho RG e carteira de trabalho.
O que eu preciso fazer?

Obrigada

Resposta

Link directo:

RE: Certidão de nascimento

#288255 | crgonzaga | 30 set 2011 16:12 | Em resposta a: #138118

Oi, boa tarde Winston Neves.
Você pode me dizer como conseguiu tudo? Estou lutando para conseguir a certidão de nascimento de meu avô que também era português, mas até agora não consegui nada. E pra piorar não tenho muitos dados. Quase nenhum além do nome.
Podes me ajudar?

Resposta

Link directo:

Certidão de nascimento/obito

#376630 | Katemiranda | 05 jan 2017 14:46 | Em resposta a: #138054

Por favor preciso de ajuda urgente
Estou em Portugal para tentar ver a certidão de meu bisavô, ele é Albano de Miranda Pinto de Cinfães Douro. Onde vou? O que faço? Preciso de uma luz. Peço gentilmente a ajuda de alguém pra dar início a isso e tentar a cidadania

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 29 mai 2024, 03:02

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen