Gungunhama

Este tópico está classificado nas salas: Bibliografia | Pessoas

Gungunhama

#139395 | Scátola | 06 jan 2007 11:43

Espero ter escrito correctamente o nome do lider da revolta em Moçambique,no principio do sec 20.Tenho 33 anos,em 50 anos apenas nasci eu na minha familia.Agora,ja todos faleceram e apenas ficaram as historias,fotos e papeis.Uma delas seria que um familiar meu estaria na luta para abafar a revolta em Africa,onde poderia encontrar registos das pessoas que la estiveram nessa demanda?Nomes como Manuel de Jesus(2),Capitao Joaquim da Silva Lima,Jose Augusto de Lima,Antonio Francisco da Silva,etc...
Desde ja grato por possiveis esclarecimentos.

Resposta

Link directo:

RE: Gungunhana

#139419 | Vieira-SimõesIII | 06 jan 2007 16:00 | Em resposta a: #139395

Caro(a) Scátola

O seu familiar era oficial? tenho alguma bibliografia posso ver se aparece o seu nome. por curiõsidade o meu trisavÔ Tenente Manuel Luis Alves também participu nas Campanhas de Moçambique, tendo inclusive recebido a Torre e Espada por serviçoes prestados.

Cmpts
Edmundo Simões

Resposta

Link directo:

RE: Gungunhana

#139458 | Canavarro | 06 jan 2007 23:30 | Em resposta a: #139419

Caro Scátola
Em princípios do Sec. XX já Gungunhana estava prisioneiro nos Açores, onde veio a falecer.
Para encontrar traços do seu ancestral, sugiro-lhe a leitura (muito interessante, aliás) dos livros de António Enes "A Guerra de África de 1895" e "Moçambique - Relatório do Comissário Régio".
Alem do excelente nível literário têm uma objectividade e exactidão notáveis. è possível que aí obtenha pistas para o nome que procura.
Saudações cordiais.
Luis Canavarro

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 02 mai 2024, 22:01

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen