Francisco Pinto da Mota General de Divisão

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Regiões

Francisco Pinto da Mota General de Divisão

#139816 | prosperos | 10 jan 2007 18:11

O General de Divisão Francisco Pinto da Mota era natural de Penamacôr. Gostaria de saber a sua da sua descendência. Será que alguèm me pode ajudar.
Próspero

Resposta

Link directo:

RE: Francisco Pinto da Mota General de Divisão

#276568 | f4b2 | 17 mai 2011 19:27 | Em resposta a: #139816

Caro Prospero


Tenho um documento militar,datado de 28 de Janeiro de 1847 e enviado de Penamacor,quem assina a missiva é ANTÓNIO PINTO daMOTTA - Tenente do Quadro do Exército

Os melhores cumprimentos

João Barroca - Fundão

Resposta

Link directo:

RE: Francisco Pinto da Mota General de Divisão

#276569 | NISGM | 17 mai 2011 19:39 | Em resposta a: #139816

Caro Próspero,

Possivelmente não lhe digo nada de novo mas como não acrescentou muito à informação que pede...

Já consultou o processo do militar no arquivo Histórico Militar? Poderá ter informação sobre a família mais imediata ou dar pistas para os locais por onde andou colocado, permitindo-lhe fazer buscas dirigidas na sua eventual descendência imediata (que, lá está, não sei se é a que procura).

atentamente, nuno de m.

Resposta

Link directo:

RE: Francisco Pinto da Mota General de Divisão

#277711 | f4b2 | 05 jun 2011 00:26 | Em resposta a: #139816

Caro Prospero

Tenho um nome que talvez ajude:

ANTÓNIO PINTO da MOTTA - Tenente Ajudante do Batalhão de Caçadores nº 4 e Tenente no Batalhão de Caçadores
nº 8 em 21 de Janeiro de 1822.

Os melhores cumprimentos

João Barroca

Resposta

Link directo:

RE: Francisco Pinto da Mota General de Divisão

#277773 | prosperos | 05 jun 2011 19:30 | Em resposta a: #277711

Caro João Barroca

O general Francisco Pinto da Mota era filho de António Pinto da Mota, que chegou a coronel, e era casado em Penamacôr.
Teve alguns irmãos alguns dos quais militares também. Da descendência só conheço o ramo de Penamacôr, de uma das suas irmãs que casou com um Ferreira Galhardo. Ainda não pedi os assentos militares pois achava que não tivesse interesse na descendência.
Falha minha?

Cumprimentos

João Manuel Próspero dos Santos

Resposta

Link directo:

RE: Francisco Pinto da Mota General de Divisão

#277777 | prosperos | 05 jun 2011 19:40 | Em resposta a: #276569

Caro Nuno de M.

Obrigado pela sua dica. Não fazia ideia de que a descendência imediata lá estivesse, até porque o livro dos Generais não permite tirar essa conclusão.

Como não vivo em Lisboa, a facilidade de me deslocar ao Arquivo Histórico Militar é escassa para consultas. Terei que pedir a cópia do processo.

Obrigado
Cumprimentos
João Manuel Próspero dos Santos

Resposta

Link directo:

RE: Francisco Pinto da Mota General de Divisão

#289322 | motalopes | 16 out 2011 12:48 | Em resposta a: #277773

O general de divisão FRANCISCO ANTONIO PINTO DA MOTA,nasceu em Idanha a Nova ( e não Penamacôr ) a 3 de
junho de 1826. Era filho de António Pinto da Mota,natural de Miomães,no antigo concelho de Aregos,hoje Resende,
major de Caçadores,e de Helena de Brito do Couto Loureiro,natural de S. Tiago de Penamacôr. O citado general foi Governador da Praça de Valença do Minho,terra onde constituiu familia e faleceu a 17 de Março de 1897.Foi casado
com Dª MARIA JOAQUINA DE AZEVEDO E ALMEIDA. Dessa união nasceram: ANTÓNIO JOAQUIM DE ALMEIDA PINTO DA
MOTA,deputado da Nação,diretor e fundador do jornal Noticias do Coura e Valença, oficial da arma de engenharia,
administrador do concelho e Presidente da Camara Municipal de Valença, cargo durante o qual recebeu no Municipio o americano Charles Lindberg,pioneiro da aviação,que fez uma aterragem forçada no rio Minho a 12 de Novembro de
1933; FRANCISCO ANTÓNIO DE ALMEIDA PINTO DA MOTA,capitão do exército,e MARIA DAS DORES DE ALMEIDA PINTO
DA MOTA. Casou esta senhora com JOSÉ AUGUSTO PINTO LOPES,e foram pais de FRANCISCO JOSÉ PINTO DA MOTA
LOPES,LUIS ARMINDO PINTO DA MOTA LOPES,MARGARIDA DAS DÔRES PINTO DA MOTA LOPES E VALERIANO PINTO DA
MOTA LOPES,todos nascidos no sobredito Municipio de Valença,e todos com geração.
Cumprimentos

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 11 mai 2024, 21:13

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen