Óbidos

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Regiões

Óbidos

#1419 | fsomr | 21 dez 2000 21:45

Gostaria de contactar alguém que tenha elementos sobre famílias de Óbidos e arredores.

Resposta

Link directo:

RE: Óbidos

#1420 | fsomr | 21 dez 2000 21:46 | Em resposta a: #1419

Gostaria de contactar alguém que tenha elementos sobre famílias de Óbidos e arredores.

Resposta

Link directo:

RE: Óbidos

#1423 | NISGM | 22 dez 2000 12:46 | Em resposta a: #1420

não tenho, mas experimente ir aqui ano fórum ao tópico Pedra

Resposta

Link directo:

RE: Óbidos

#1426 | fsomr | 22 dez 2000 21:33 | Em resposta a: #1423

Obrigado

Resposta

Link directo:

RE: Óbidos

#1560 | fsomr | 05 jan 2001 01:38 | Em resposta a: #1419

Famílias de Óbidos

Resposta

Link directo:

RE: Óbidos

#5569 | Diogo Corrêa | 06 jun 2001 02:06 | Em resposta a: #1560

Estou a investigar as famílias Vieira de Matos das Gaeiras, Soares, Silva, Luiz, Rego, etc., do concelho de Óbidos, mais concretamente da Dagorda e Amoreira.

Resposta

Link directo:

RE: Óbidos

#5640 | fsomr | 08 jun 2001 14:06 | Em resposta a: #5569

Família Rebello de Moura de Óbidos

Resposta

Link directo:

RE: Óbidos

#93469 | Conde | 14 jun 2005 17:10 | Em resposta a: #5569

Caro Senhor:
Interessam-me muito as famílias de Amoreira designadamente Ferreiras, Monteiros, Aguiares, Hortas, Leitões, Andrades, Cunhas, Lopes, sobretudo séculos XIX e anteriores. Tem alguma coisa que possa partilhar? Eu tenho.
Cumprimentos.

Resposta

Link directo:

RE: Óbidos

#93618 | dcorrea | 15 jun 2005 23:59 | Em resposta a: #93469

Tenho alguma coisa sobre famílias de Amoreira, ainda não tão investigadas como pretendia.

Tenho dados sobretudo sobre a família Luís, Soares e Andrade. Estas três famílias eram muito ligadas nos séculos XVI e XVII, consideradas nas habilitações de génere as mais importantes nessa época. Os dados de que disponho resultam sobretudo de pesquisas na Câmera Eclesiástica. Tenho aliás cópia de uma árvore de parentesco sacerdotal entre vários sacerdotes e monges naturais dessa freguesia, árvore por sinal muito bonita. Nessa árvore figuram uns Andrades, que investiguei por eventual ligação a uns outros Andrades do Cadaval do século XVII.

Sobre os Monteiro, penso que ainda existe a casa cabeça do morgado, no centro da aldeia, para além das sepulturas na igreja de N. S. de Aboboriz. Virá dessa família uma senhora - Rita Monteiro de Carvalho, n. Amoreira 1790 - cuja filha casa com um Sepúlveda da Quinta dos Loridos.

Tenho facilidade no acesso ao arquivo orfanológico existente no Arquivo Municpal de Óbidos, fonte preciosa para os séculos XVII e XVIII, por isso se necessitar de algo referente a este fundo basta contactar-me.

Os melhores cumprimentos

Diogo Corrêa

Resposta

Link directo:

RE: Óbidos

#93640 | Conde | 16 jun 2005 09:51 | Em resposta a: #93618

Caro Diogo Corrêa;
Muito agradeço o interesse. Os meus Andrades descendem de um Estevão de Andrade casado com uma Cunha. Uma vez que se vai publicar um livro sobre estas famílias talvez queira colaborar connosco. Como posso contactá-lo?
Cumprimentos.

Resposta

Link directo:

RE: Óbidos

#93686 | dcorrea | 16 jun 2005 19:05 | Em resposta a: #93640

Pode contacatar-me para:

diogocorreaarrobaclix.pt

Os melhores cumprimentos

Diogo Correa

Resposta

Link directo:

RE: Óbidos

#98549 | Filipe Reis | 26 ago 2005 00:52 | Em resposta a: #93618

Caros Diogo Corrêa

Pode dar-me mais alguns elementos sobre estes meus familiares:
Catarina de Aguiar nasceu na Freguesia de S. João em Óbidos ( 1645 /1650 ?) e casou em Sacavém, Loures, com Manoel Gonçalves em 1673. Era filha de Antonio Leal e de Maria de Aguiar que presumo fossem residentes na vila de Óbidos. Foi padrinho de casamento o Capitão Francisco Borges
Leal. Seria parente da noiva?

Catarina de Aguiar e Manoel tiveram em Sacavém: Valentim de Aguiar (nasceu em 1674)
e Antónia da Assunção (nasceu em 1680 e casou com Manoel Francisco em 1697).

Cumprimentos

Filipe Reis
Cascais

Resposta

Link directo:

RE: Óbidos

#111559 | tania24 | 08 fev 2006 11:37 | Em resposta a: #98549

Caro Confrade,

Também tenho familia de óbidos. Deixo-lhe aqui, para ja, 2 transcrições dos assentos de nascimento. 1 da São Pedro e outro de A-dos-Negros.
Assento N. 50

Aos trinta do mês digo e um dias do mês de Outubro do ano de mil oitocentos e oitentas nesta Egreja Parochial de São Pedro desta Villa d´Óbidos, Diocese de Lisboa, baptizei solemmemente um indivíduo do sexo masculino a quem dei o nome de Franscisco, e que nasceo nesta freguesia as onze horas da noite, de quatorze do mes d´Outubro do anno de mil oitocentos e oitenta, filho legitimo e primeiro deste nome de Jerónimo Francisco, trabalhador natural desta freguesia de São Pedro e de Anna Victorina, governo de casa, natural e recebida na freguesia sw Santa Maria desta Villa d´Óbidos, Diocese de Lisboa e parochia mor desta freguesia de São Pedro, moradores no lugar das Gaeiras desta freguesia; neto paterno de João Francisco e de Francisca Rosa, e materno de João Duarte e de Maria Victorina. Foi Padrinho Francisco dos Santos, solteiro, trabalhador, e madrinha, Maria da Conceição, solteira. Os quaes todos sei serem os próprios. E para constar louvei em duplicado este assento que dpois de lido e conferido perante os padrinhos, não assinaram por não saberem escrever.

O Prior Encommendado
José Gregório de Castro

1) Casou com Eugénia da Piedade, então de 26 anos, natural da freguesia de A-Dos-Negros deste Concelho, filho de Augusto Vieira Cascão e de Felismina de Jesus, na Igreja Paroquial de São Pedro desta Vila no dia 11 de Novembro de 1907. Assento n.º13.96. Este casamento foi dissolvido por óbito do conjuge Eugénia da Piedade, falecida em Cercal-Cadaval no dia Nove do corrente. Averbamento nº1 ao casamento um. 12 de Outubro de 1966.

Assento N.º 20
A-Dos-Negros

Aos dez dias do mez de Outubro do anno de mil oitocentos e oitenta e um nesta Egreja a Parochial de Santa Maria Magdalena, A-Dos-Negros, Concelho de Óbidos, Patriarchado de Lisboa de minha licença o Presbiptero Manoel D´Almeida Branco, Capellão do Hospital Rial da Villa das Caldas da Rainha, baptizou solennemente um individuo do sexo femenino, a quem deu o nome de Eugénia e que nasceu n´esta freguesia as nove horas da manha do dia dezoito do mes de Setembro proximo passado e do anno corrente , filha legitima primeira deste nome de Augusto Vieira Cascão, profissão moleiro,, natural da freguesia de São Pedro da Villa de Óbidos e de Felismina Roza natural desta freguesia de A-Dos-Negros aonde foram recebidos, são parochianos e moradores no logar de A-dos-Negros; Neta paterna de Joaquim Vieira Cascão e de Jacintha Roza, materna de José da Silva e de Felicidade dos Reis. Foi Padrinho Veríssimo d´Almeida Coelho, casado, proprietário, e Madrinha Eugénia da Piedade, solteira, os quais todos sei serem os próprios. E para constar louvei em duplicado este assento que depois de ser lido e conferido perante os padrinhos. Comigo assina o padrinho e não a madrinha por não saber escrever.

O Párocho
António João d´Almeida


1) Casou com Francisco Jerónimo, então de 27 anos, natural da freguesia de São Pedro deste Concelho, filho de Jerónimo Francisco e de Ana Victorina na Igreja Parochial de São Pedro desta Vila, no dia 11 de Novembro de 1907. Assento 13. E este casamento foi dissolvido por óbito do conjuge; digo, e faleceu em Cercal, Cadaval, pelas 23h do dia 9 do corrente. Averbamento nº1 ao casamento referenciado. Em 12 de Outubro de 1966.

Resposta

Link directo:

RE: Óbidos

#111562 | Conde | 08 fev 2006 12:53 | Em resposta a: #5569

Sobre Luizes de Amoreira ligados a Monteiros e outros vai sair um livro da autoria do confrade Rui Portugal.
Cumprimentos.
ASL

Resposta

Link directo:

RE: Óbidos

#111617 | chartri | 08 fev 2006 22:08 | Em resposta a: #111562

Caro confrade

Interesso-me por algumas famílias de St Maria, São João e São Tiago, freguesias de Óbidos que viviam em Dagorda. Cheguei, para já, a um Alferes António Marques (das Milicias), casado com Maria do Rego Moreira nos finais de 1600s. Tenho Monteiros, Rodrigues, Henriques e Pereiras da Costa.

Consequentemente interesso-me pelo livro do confrade Rui Portugal
Cumprimentos

Ricardo Charters d'Azevedo

Resposta

Link directo:

RE: Óbidos

#111628 | Conceicao | 08 fev 2006 23:16 | Em resposta a: #98549

Caros Confrades, a minha familia materna e precisamente dessa area, sendo Leal principalmente de Tras do Outeiro, proprietarios de moinhos e portanto moleiros, familias Penha, da Costa, da Roza, dos Santos, Rodrigues, Granja, Cordeiro, Custodia, Coelho, etc. Estarei tambem interessada no tal livro. Como sera possivel comprar? Se por acaso encontrassem os meus nomes nas terras circunvizinhas, agradecia a vossa ajuda. Obrigada, Maria da Conceicao

Resposta

Link directo:

RE: Óbidos

#111675 | tania24 | 09 fev 2006 11:43 | Em resposta a: #5569

Exmº Confrade

também tenho familia do lado materno nas Gaeiras. Pode deixar aqui os apelidos para saber se ha alguma ligação ou possivel ligação com os meus ascendentes?
com os melhores cumprimentos,
Tânia Matos

Resposta

Link directo:

RE: Óbidos

#113243 | Pean | 02 mar 2006 13:06 | Em resposta a: #93469

Caro Senhor,

Tenho em Óbidos a referência ao casal Francisco Gomes e Francisca da Nazareth, moradores no lugar de Trás do Outeiro, freguesia de São Tiago, casados cerca de 1690, ela filha de André Monteiro, natural do Vau, freguesia de N.S. de Aboboriz da Amoreira, e de Maria Soares, natural de Trás do Outeiro, neta paterna de António Alvares (Madeira) e de Maria Monteiro, naturais do Vau e neta materna de Domingos Antunes, natural de Trás do Outeiro, e de Antónia Soares (filha de Julião Figueira), natural de Atouguia da Baleia.
Será que tem alguma informação mais sobre estes?

Cumprimentos,
Pean

Resposta

Link directo:

RE: Óbidos

#113257 | josefdasilva | 02 mar 2006 17:11 | Em resposta a: #93469

Caro confrade:

Terá alguma informação sobre famílias do Sobral da Lagoa, Óbidos, no final do séc. XVIII e princípio do séc. XIX?
Ando em busca de alguns dados mas não estou a conseguir muito sucesso.
Agradeço a sua ajuda.

José Fernandes da Silva

Resposta

Link directo:

RE: Óbidos

#113292 | chartri | 02 mar 2006 23:21 | Em resposta a: #113257

Caro confrade

As freguesias de St Maria e S João em Óbidos, tem dos registos (de baptismo, casamento e óbitos) dos mais antigos pois existem desde 1534 para S. João, e 1562 para St Maria. De resto a Torre do Tombo está desde há algum tempo a informatizar estes registos. Daqui uns anos será possível fazer pesquisas “on line” nessas freguesias (e talvez em outras do mesmo distrito como já acontece em outras zonas do país).

Tenho me deslocado, todas as semanas, ao A D de Leiria, onde tenho passado algumas horas a folhear esses livros. Existem igualmente microfilmes desses livros que podem ser solicitados, em Lisboa, à Igreja dita dos "mórmons".

A pesquisa é sempre demorada e por vezes demoro mais de 2 horas até "encontrar alguém". Mas já encontrei, naqueles registos, os que me são antepassados (e agora dedico-me a outras freguesias, também do distrito de Leiria). Uma das peculiaridades nesses tempos era a "criação" e o "desaparecimento" de apelidos. Tal situação está muito bem reportada no artigo "Apelidos em Portugal" de Carlos Lourenço Bobone que está incluído no nº 3 de Raízes & Memórias" de Outubro 1988 (que se pode encontrar na Livraria do Genea). Mas o que resulta é que a pesquisa se torna mais difícil pois os filhos podem não ter os apelidos dos país e os avós podem ter ainda outros apelidos. Mas com cuidado vai-se lá!

Por último devo referir que (1) se encontram muitos abandonados naquelas freguesias e com nomes "peculiares" e (2) encontram-se alguns escravos de cor ! Tudo assuntos que merecem um estudo mais apurado.

Cumprimentos

Ricardo Charters d'Azevedo

Resposta

Link directo:

RE: Óbidos

#113318 | josefdasilva | 03 mar 2006 11:53 | Em resposta a: #113292

Caro Ricardo Charters d'Azevedo,

Agradeço vivamente a sua resposta. Como poderei contactá-lo em particular? Gostaria de pedir-lhe ajuda sobre um assunto que não gostaria de publicar.
Espero a sua resposta.

José Fernandes da Silva

Resposta

Link directo:

RE: Óbidos

#113321 | chartri | 03 mar 2006 12:07 | Em resposta a: #113318

Caro José Fernandes da Silva

Segundo as regras do Forum não poderei colocar o meu e mail aqui. Poderá no entanto ir à página da minha família "chartersdeazevedo.com" e tem forma de me contactar por lá

Cumprimentos
Ricardo Charters d'Azevedo

Resposta

Link directo:

RE: Óbidos

#113322 | josefdasilva | 03 mar 2006 12:23 | Em resposta a: #113321

Caro Ricardo Charters d'Azevedo,

Acabei de o contactar pela página que me indicou, mas parece que ocorreu um erro. Espero que tenha chegado bem o meu texto.
Se não chegou, diga-me por favor.
Obrigado pela sua gentileza.

José Fernandes da Silva

Resposta

Link directo:

RE: Óbidos

#113376 | chartri | 04 mar 2006 00:52 | Em resposta a: #113322

Caro José Fernandes da Silva

Nada chegou. Envie para perimearrobagmailpontopt

Cumprimentos

Ricardo Charters d'Azevedo

Resposta

Link directo:

RE: Óbidos

#113377 | chartri | 04 mar 2006 01:03 | Em resposta a: #111675

Coloco aqui o meu ramo de "Óbidos" pois poderá entroncar em outros


Ahnentafel do Cor. Alexandre Batista Costa Pereira meu bisavô
--- 1st Generation ---

1. Cor. Alexandre Batista1 Costa Pereira Oficial do exercito (AHM Cx n 3521). He was born on 25 Mar 1866 at Dagorda, Obidos, Leiria. He was baptized on 28 Mar 1866 at Santa Maria, Óbidos, Leiria. He married Maria da Conceiçao Monteiro, daughter of João Monteiro and Maria da Glória (--?--), on 12 May 1892 at Santa Maria, Obidos, Leiria. He married Maria do Carmo Marques on 12 Jul 1947 at Bombarral. He died on 17 Jan 1961 at 11 h, S José, Lisboa, Lisboa, aged 94. He was buried on 19 Jan 1961 at Óbidos, Leiria.


--- 2nd Generation ---

2. Pe João Batista Alvares Figueiredo Comprou a Quinta da Penha entre Obidos e a Dagorda. He was born at Santa Maria Maior, Viana do Castelo, Viana do Castelo. He witnessed Data da realização do inquerito de genere (Processo 26976, pasta 1190 no Arquivo Distrital de Braga) on 18 Apr 1847. Ja era padre da paroquia de Santa Maria de Obidos in 1863. A partir desta data passou a assinar os registos paroquiais com "figueiredo" que juntou aos nomes anteriores in 1875. Foi padre na paroquia de Santa Maria de Obidos até 1889 in 1889.

3. Maria Perpétua Batista Monteiro was born on 28 Mar 1847 at Dagorda, Obidos, Leiria. She was baptized on 18 Apr 1847 at Santa Maria, Obidos, Leiria. She died on 6 Jun 1937 at S. Pedro, Obidos, Leiria, aged 90.


--- 3rd Generation ---

4. Pedro José Alvares married Maria Rosa Guerreira.

5. Maria Rosa Guerreira married Pedro José Alvares.

6. Joaquim Pereira da Costa was living at Obidos. He was born on 16 Feb 1816 at S. Pedro, Obidos, Leiria. He was baptized on 24 Feb 1816 at S Pedro, Óbidos, Leiria. He married Joaquina Maria Monteiro, daughter of José Monteiro and Ana Maria (--?--), on 28 Jun 1841 at S. Pedro, Óbidos, Leiria.

7. Joaquina Maria Monteiro was living at Obidos, Leiria. She was born on 12 Sep 1816 at Dagorda, Obidos, Leiria. She was baptized on 29 Sep 1816 at Santa Maria, Óbidos, Leiria. She married Joaquim Pereira da Costa, son of Agostinho Pereira da Costa and Ana Maria (--?--), on 28 Jun 1841 at S. Pedro, Óbidos, Leiria.


--- 4th Generation ---

12. Agostinho Pereira da Costa was living at Obidos, Leiria. He married Ana Maria (--?--), daughter of José Pereira da Costa and Vicência Maria (--?--). He married Ana Joaquina (--?--).

13. Ana Maria (--?--) was living at Obidos, Leiria. She married Agostinho Pereira da Costa, son of Vitorino Pereira and Rita Joaquina (--?--). She was also known as Ana Joaquina.

14. José Monteiro was living at Obidos, Leiria. He was born on 9 Nov 1792 at Dagorda, Obidos, Leiria. He was baptized on 18 Nov 1792 at Santa Maria, Òbidos, Leiria. He married Ana Maria (--?--), daughter of Caetano Henriques and Quitéria do Desterro (--?--), on 27 Nov 1815 at Santa Maria, Óbidos, Leiria. He died on 21 Nov 1841 aged 49.

15. Ana Maria (--?--) was living at Obidos, Leiria. She was born on 10 Feb 1790 at Dagorda, Obidos, Leiria. She was baptized on 14 Feb 1790 at Santa Maria, Óbidos, Leiria. She married José Monteiro, son of Francisco Monteiro Henriques and Maria Quitéria (--?--), on 27 Nov 1815 at Santa Maria, Óbidos, Leiria. She died on 18 Dec 1841 aged 51.


--- 5th Generation ---

24. Vitorino Pereira was born at Gaeiras, Óbidos, Leiria. He married Rita Joaquina (--?--) on 23 Nov 1789 at Santa Maria, Óbidos, Leiria.

25. Rita Joaquina (--?--) witnessed Filha de país incógnitos. She was born at Lisboa. She married Vitorino Pereira, son of Francisco Pereira and Mariana do Espírito Santo (--?--), on 23 Nov 1789 at Santa Maria, Óbidos, Leiria.

26. José5 Pereira da Costa was born at Porto de Mós. He married Vicência Maria (--?--).

27. Vicência Maria (--?--) married José Pereira da Costa.

28. Francisco Monteiro Henriques was born at Quinta da Papeleira, S Tiago, Obidos, Leiria. He was also known as Francisco Monteiro. He married Maria Quitéria (--?--), daughter of José Rodrigues and Quitéria Maria de S José (--?--), on 7 Jan 1788 at Santa Maria, Óbidos, Leiria.

29. Maria Quitéria (--?--) was born on 19 Jan 1760 at Dagorda, Óbidos, Leiria. She was baptized on 12 Feb 1760 at St Maria, Óbidos, Leiria. She married Francisco Monteiro Henriques, son of Tomé Monteiro and Antónia Joaquina (--?--), on 7 Jan 1788 at Santa Maria, Óbidos, Leiria.

30. Caetano Henriques married Quitéria do Desterro (--?--), daughter of António Pedro (--?--) and Catarina Maria (--?--), on 22 Feb 1781 at Santa Maria, Óbidos, Leiria.

31. Quitéria do Desterro (--?--) was born on 23 May 1755 at Óbidos, Leiria. She was baptized on 6 Jun 1755 at Santa Maria, Óbidos, Leiria. She married Caetano Henriques on 22 Feb 1781 at Santa Maria, Óbidos, Leiria.


--- 6th Generation ---

48. Francisco Pereira married Mariana do Espírito Santo (--?--), daughter of José da Costa and Maria do Espírito Santo (--?--), on 12 Feb 1752 at Santa Maria, Óbidos, Leiria.

49. Mariana do Espírito Santo (--?--) was born at Santa Maria, Óbidos, Leiria. She married Francisco Pereira, son of António Barreto and Francisca Pereira, on 12 Feb 1752 at Santa Maria, Óbidos, Leiria.

56. Tomé6 Monteiro married Antónia Joaquina (--?--), daughter of Manuel Henriques and Maria Henriques. He was born at S Tiago, Óbidos, Leiria. He died before 1787.

57. Antónia Joaquina (--?--) married Tomé Monteiro, son of António Monteiro and Antónia Maria (--?--).

58. José Rodrigues was born at Dagorda, Óbidos, Leiria. He was baptized at Santa Maria, Óbidos, Leiria. He married Quitéria Maria de S José (--?--), daughter of Alferes António Marques Leitão and Maria do Rego Moreira, on 18 Jan 1747 at S. João, Óbidos, Leiria.

59. Quitéria Maria de S José (--?--) was born on 17 May 1727 at Sobral da Lagoa - S João, Óbidos, Leiria. She was baptized on 25 May 1727 at São João, Óbidos, Leiria. She married José Rodrigues, son of João Rodrigues and Apolónia Maria do Nascimento (--?--), on 18 Jan 1747 at S. João, Óbidos, Leiria.

62. António Pedro (--?--) married Catarina Maria (--?--), daughter of José Monteiro and Maria Francisca (--?--). He was born at Dagorda, Óbidos, Leiria.

63. Catarina Maria (--?--) married António Pedro (--?--), son of Pedro da Silva and Antónia Maria (--?--). She was born at Sobral da Lagoa, Óbidos, Leiria. She was baptized at São João de Macharro, Óbidos, Leiria.


--- 7th Generation ---

96. António Barreto was born at Gaeiras de Sao Marcos, Óbidos, Leiria. He married Francisca Pereira.

97. Francisca Pereira was born at Gaeiras de Sao Marcos, Óbidos, Leiria. She married António Barreto.

98. José da Costa was born at Gaeiras de Sao Marcos, Óbidos, Leiria. He married Maria do Espírito Santo (--?--).

99. Maria do Espírito Santo (--?--) was born at Gaeiras de Sao Marcos, òbidos, Leiria. She married José da Costa.

112. António Monteiro was baptized at Santa Maria, Óbidos, Leiria. He married Antónia Maria (--?--), daughter of António Francisco (--?--) and Maria Clara (--?--), on 8 Jan 1719 at Santa Maria, Óbidos, Leiria. He died before 24 Feb 1770.

113. Antónia Maria (--?--) married António Monteiro, son of Vicente Dias and Catarina Monteiro, on 8 Jan 1719 at Santa Maria, Óbidos, Leiria.

114. Manuel Henriques married Maria Henriques. He died before 1943.

115. Maria Henriques married Manuel Henriques. She died before 1743.

116. João Rodrigues married Apolónia Maria do Nascimento (--?--), daughter of Alferes António Marques Leitão and Maria do Rego Moreira. He was born at Dagorda, Óbidos, Leiria. He was baptized at Santa Maria, Óbidos, Leiria. He died before 1747.

117. Apolónia Maria do Nascimento (--?--) was born at Encarnação, Lisboa, Lisboa. She married João Rodrigues. She died on 9 Sep 1728 at Dagorda, Óbidos, Leiria.

118. Alferes António Marques Leitão was born at Sobral da Lagoa, òbidos, Leiria. He was baptized at Santa Maria, Óbidos, Leiria. He married Maria do Rego Moreira. He was also known as Alferes António Marques. He died before 1749.

119. Maria do Rego Moreira was born at Amoreira - N S de Aboboriz, Óbidos, Leiria. She married Alferes António Marques Leitão. She died before 1749.

124. Pedro da Silva was born at Dagorda, Óbidos, Leiria. He was born at Dagorda, Óbidos, Leiria. He married an unknown person. He married Antónia Maria (--?--). He was also known as Pedro da Silva.

125. Antónia Maria (--?--) was born at Anadia. She was baptized at Freg de S. Gregório. She married Pedro da Silva.

126. José7 Monteiro was born at Sobral da Lagoa - S João, Óbidos, Leiria. He married Maria Francisca (--?--).

127. Maria Francisca (--?--) was born at Sobral da Lagoa - S João, Óbidos, Leiria. She married José Monteiro.


--- 8th Generation ---

224. Vicente Dias married Catarina Monteiro. He died before 1719.

225. Catarina Monteiro was baptized at S. Tiago, Óbidos, Leiria. She married Vicente Dias.

226. António Francisco (--?--) married Maria Clara (--?--) at Casais do Alentejo, Santa Maria, Óbidos, Leiria.

227. Maria Clara (--?--) married António Francisco (--?--) at Casais do Alentejo, Santa Maria, Óbidos, Leiria.

234. Alferes António Marques Leitão was born at Sobral da Lagoa, òbidos, Leiria. He was baptized at Santa Maria, Óbidos, Leiria. He married Maria do Rego Moreira. He was also known as Alferes António Marques. He died before 1749.

235. Maria do Rego Moreira was born at Amoreira - N S de Aboboriz, Óbidos, Leiria. She married Alferes António Marques Leitão. She died before 1749.

Como se pode ver ainda me faltam alguns dados sobre os meus antepassados. Peço desculpa de vir em inglês mas não fiz a transformação do meu software para português. Lá chegarei

Cumprimentos

Ricardo Charters d'Azevedo

Resposta

Link directo:

RE: Óbidos

#113379 | chartri | 04 mar 2006 01:28 | Em resposta a: #113322

Caro José Fernandes da Silva
Pois enganei-me : Termina em COM em vez de pt

Resposta

Link directo:

RE: Óbidos

#113441 | chartri | 05 mar 2006 14:33 | Em resposta a: #113377

Meus Caros,

Vale a pena ver no "Dicionário Geografíco" de 1758 o relato feito sobre cada uma das paróquias de Òbidos. Encontra-se no Torre de Tombo on line (TTonline.pt) bastando pesquisar a palávra "dicionário".

Cumprimentos

Ricardo Charters d'Azevedo

Resposta

Link directo:

RE: Óbidos

#113483 | josefdasilva | 06 mar 2006 12:38 | Em resposta a: #113377

Caro Ricardo Charters d'Azevedo,

Tentei de novo contactá-lo e deu sinal de erro.
Acha que poderiamos pedir autorização ao moderador para eu lhe dar o meu contacto? Creio que poderá ajudar-me num assunto que não quero partilhar com o Fórum. Peço desculpas ao Fórum por isto.
Desculpe estar a aborrecê-lo. Cumprimentos.

José Fernandes da Silva

Resposta

Link directo:

RE: Óbidos

#113514 | chartri | 06 mar 2006 20:10 | Em resposta a: #113483

Meu caro

Experimente perime@gmail.com

Resposta

Link directo:

RE: Óbidos

#113555 | Luis da Silveira | 07 mar 2006 12:08 | Em resposta a: #113514

Caros Confrades,

Descendo de uma familia de òbidos, da qual pouco sei : Andrade
A minha 5ª avó Mariana Rita da Silveira, nasceu em Óbidos em 1747. Era filha de João Pedro de Andrade e de D. Maria Joaquina da Silveira.

D. Maria Joaquina da Silveira era filha do Dr. Martinho Cardoso Pereira, médico natural de Sacavém, filho de João Cardoso Pereira e Ana Maria Ribeiro Colaço.

João Pedro de Andrade suponho ser filho de Manuel de Andrade e de Luiza Madeira.

tenho as certidões de nascimento de Mariana Rita e de seus irmãos (destes não sei se houve descendentes)
Mariana Rita casou em Castelo Branco com seu primo Dr. António da Silva Pereira da Silveira e Andrade. Destes tenho todos os deascendentes.

Cumprimentos,

Luis da Silveira

Resposta

Link directo:

RE: Óbidos

#113594 | chartri | 07 mar 2006 23:52 | Em resposta a: #113555

Meu caro

De qual freguesia eram os seus antepasados de Óbidos ?

Cumprimentos

Ricardo Charters d'Azevedo

Resposta

Link directo:

RE: Óbidos

#113634 | Conde | 08 mar 2006 18:33 | Em resposta a: #113555

Mais uma vez informo que o trabalho do Rui Portugal inclui Andrades, Monteiros, Leitões e outros de Óbidos, designadamente da Amoreira.
Cumprimentos.

Resposta

Link directo:

RE: Óbidos

#113646 | chartri | 08 mar 2006 21:33 | Em resposta a: #113634

Caro "Conde"

E para quando o livro de Rui Portugal ?. Qual a editora?

Cumprimentos

Ricardo Charters d'Azevedo

Resposta

Link directo:

RE: Óbidos

#113647 | chartri | 08 mar 2006 21:34 | Em resposta a: #113634

Caro "Conde"

E para quando o livro de Rui Portugal ?. Qual a editora?

Cumprimentos

Ricardo Charters d'Azevedo

Resposta

Link directo:

RE: Óbidos

#113679 | Conde | 09 mar 2006 11:24 | Em resposta a: #113647

Deve estar pronto em termos de composição em Maio ou Junho. Quanto à editora ainda não se sabe ao certo, mas já há contactos.
Cumprimentos.

Resposta

Link directo:

RE: Óbidos

#113686 | Luis da Silveira | 09 mar 2006 12:14 | Em resposta a: #113594

Caro R. Charters d´Azevedo,

Como não estou habituado a participar no Forum ao ler este tópico de Óbidos resolvi responder, só não me apercebi que tinha respondido directamente para si.
Por essa razão dirigi-me a todos. Aceite as minhas desculpas.

Agradeço a sua resposta e se me puder ajudar, agradecia muito.

As únicas cópias de registos que possuo são da minha antepassada Mariana Rita da Silveira e seus irmãos que nasceram na freguesia de São Pedro entre 1746 e 1753.

Do Pai, João Pedro de Andrade tenho uma cópia de um registo da freguesia de São Tiago de 2 de Maio de 1717 de um João , filho de Manuel de Andrade e Luisa Madeira.

Penso que poderia confirmar pelo casamento deste com Maria Joaquina da Silveira, mas a ínico elento que tenho é que se realizou na Igreja de Nossa Senhora do Carmo (talvez 1740-45), não sabendo a que freguesia pertence.

Se me puder ajudar, agradeço

Cumprimentos

Luis Silveira

Resposta

Link directo:

RE: Óbidos

#132144 | duarte1968 | 25 out 2006 14:54 | Em resposta a: #93469

sou descendentes dos hortas e monteiros da Amoreira, que procura e que informaçoes pode dar? como contacta-lo?
cumprimentos

Resposta

Link directo:

RE: Óbidos

#138368 | josefdasilva | 28 dez 2006 12:31 | Em resposta a: #93618

Ex.mo Senhor
Diogo Corrêa,

Vi esta sua resposta. Investigo os Monteiros do lugar do Sobral, perto da Amoreira; bem como os Rego Moreira, do lugar da Amoreira; e os Luíses, do Sobral.
Procuro, ainda, notícias de um Luís de Melo da Silva e Sá, da Amoreira, que vivia ali no início do século XVIII.
Poderá ajudar-me?

Obrigado.

José Fernandes da Silva

Resposta

Link directo:

RE: Óbidos

#138369 | josefdasilva | 28 dez 2006 12:35 | Em resposta a: #132144

Ex.mo Senhor,

Investigo os Monteiros e os Hortas, mas do Sobral, perto da Amoreira. Seriam parentes... Podemos trocar informações, se quiser.

Cumprimentos,

José Fernandes da Silva

Resposta

Link directo:

RE: Óbidos

#138371 | josefdasilva | 28 dez 2006 12:42 | Em resposta a: #113634

Caro Conde,

Quando sairá o livro de Rui Portugal? EStou a investigar Monteiros, Leitões, Marques, Luíses, Hortas e outros, de Óbidos, mais concretamento do Sobral da Lagoa.
Terá alguma notícia destes?

Muito obrigado, cumprimentos,


José Fernandes da Silva

Resposta

Link directo:

RE: Óbidos

#138411 | Conde | 28 dez 2006 17:09 | Em resposta a: #138371

Vai lá ver isso tudo. Acho que em 2007, segundo me informa. Está quase...
Cumprimentos.

Resposta

Link directo:

RE: Óbidos

#138413 | josefdasilva | 28 dez 2006 17:17 | Em resposta a: #138371

Caro Conde,

Queria pedir-lhe um favor, se possível. Tenho alguns dados sobre essas famílias e queria contactar o autor desse livro, Rui Portugal. Como poderei contactá-lo?
Poderá o confrade Conde ajudar-me?
Fico à espera da sua resposta.
Com os meus agradecimentos e cumprimentos,

José Fernandes da Silva

Resposta

Link directo:

RE: Óbidos

#138414 | josefdasilva | 28 dez 2006 17:20 | Em resposta a: #138413

Caro Conde,

Queria pedir-lhe um favor, se possível. Tenho alguns dados sobre essas famílias e queria contactar o autor desse livro, Rui Portugal. Como poderei contactá-lo?
Poderá o confrade Conde ajudar-me?
Fico à espera da sua resposta.
Com os meus agradecimentos e cumprimentos,

José Fernandes da Silva

Resposta

Link directo:

RE: Óbidos

#144192 | duarte1968 | 15 fev 2007 14:40 | Em resposta a: #138368

Luis de Melo era filho natural (depois perfilhado) de Lourenço de Melo, o pretenso alcaide da Amoreira. Faleceu solteiro, tendo deixado os seus bens a Joao da Silva.
Curioso que esteja interessado em Luis de Melo. Serà que ele desempenhou algum cargo imortante, o que eu desconheço? Se tem outras informaçoes alem destas, havera possibilidadde de compartilha-las? Obrigado pela sua resposta.

Resposta

Link directo:

RE: Óbidos

#144198 | josefdasilva | 15 fev 2007 15:10 | Em resposta a: #144192

Muito obrigado pela sua ajuda. Nesse caso, Luís de Melo da Silva e Sá era irmão de Dona Bárbara Teresa de Melo, também filha natural de Lourenço de Melo?
Tenho todo o gosto em partilhar o que tenho deste senhor, que não é nada de especial. Foi padrinho de baptismo de uma menina da minha família, em Óbidos, em 1775, ano em que morava na Amoreira. A madrinha foi uma senhora da vila. Como queria colocar em nota de rodapé alguns dados biográficos, pedi ajuda.
Muito obrigado pela sua ajuda. Se tiver algo mais para me dizer - e que puder - agradeço muito.
Com os meus cumprimentos,

José Fernandes da Silva

Resposta

Link directo:

Freg São Pedro, Concelho de Óbidos

#145809 | obidos | 27 fev 2007 22:48 | Em resposta a: #144198

Meus Amigos e confrades

É com imensa tristeza que solicito a vossa colaboração.

Quando andava em pesquizas pessoais, descobri numa Igreja,em Óbidos, o livro de baptismos do Seculo XVIII que FALTA no Arquivo Distrital.

Passei a informação a quem de direito, mas, e como fui, nessa altura candidato à Câmara de Óbidos, por um partido da oposição, parece que o dito livro "desapareceu".

Dado toda esta situação ser absolutamente surreal, peço-vos que enviem um mail para gap@cm-obidos.pt, com conhecimento a geral@cm-obidos e adlra@adleiria.iantt.pt a pedir para consultar o livro de baptismos da freguesia de São Pedro, concelho de Óbidos, século XVIII.

Hoje é este livro que não existe no arquivo, amanhã pode ser um livro que vos faz falta nas vossas consultas.

Ao enviarem este mail, estão a ajudar todos os investigadores!

Obrigado

Resposta

Link directo:

RE: Óbidos

#210338 | abento | 11 out 2008 17:36 | Em resposta a: #93469

Caro Confrade Conde,

Mais uma vez necessito da sua preciosa ajuda.

Da freguesia da Amoreira, Óbidos tenho:

António Lopes Monteiro, Capitão de Infantaria. Consta do processo de habilitação TSO do seu neto Miguel Serrão Diniz ( Maço 12 doc 198 de 1745 ). Desconheço a ascendência. Tem mais alguma informação?

http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=1054259

Manuel Pereira de Andrade. Segundo registo de casamento com Maria da Crux a 07.01.1666 ( Lourinhã, Nª Sra da Anunciação, livro Mistos nº 7 fls 15 ). Filho de António Dias e Maria Pereira, do Casal da Arruda na freguesia da Amoreira.

Tiveram pelo menos 3 filhas, baptizadas e casadas também na Lourinhã, Nª Sra da Anunciação

Isabel da Crux Pereira c.c. Manuel Fialho do Quental 08,01,1701 Livro C-1 fls 35; Leonarda Pereira c.c. Manuel Pires 03,02,1707 Livro C-1 fls 51
Joana Baptista c.c. José Leitão 30,09,1703 Livro C-1 fls 43

Deste ultimo casal descendem entre outros:

Manuel Leitão

http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=1118613

Filipe Pereira de Andrade

http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=35223

Tem alguma informação adicional sobre ascendência do Manuel Pereira de Andrade?


Desde já agradeço qualquer informação adicional.

Melhores cumprimentos

António Bento

Resposta

Link directo:

RE: Óbidos

#210339 | abento | 11 out 2008 17:39 | Em resposta a: #93469

Caro Confrade Conde,

Mais uma vez necessito da sua preciosa ajuda.

Da freguesia da Amoreira, Óbidos tenho:

António Lopes Monteiro, Capitão de Infantaria. Consta do processo de habilitação TSO do seu neto Miguel Serrão Diniz ( Maço 12 doc 198 de 1745 ). Desconheço a ascendência. Tem mais alguma informação?

http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=1054259

Manuel Pereira de Andrade. Segundo registo de casamento com Maria da Crux a 07.01.1666 ( Lourinhã, Nª Sra da Anunciação, livro Mistos nº 7 fls 15 ). Filho de António Dias e Maria Pereira, do Casal da Arruda na freguesia da Amoreira.

Tiveram pelo menos 3 filhas, baptizadas e casadas também na Lourinhã, Nª Sra da Anunciação

Isabel da Crux Pereira c.c. Manuel Fialho do Quental 08,01,1701 Livro C-1 fls 35; Leonarda Pereira c.c. Manuel Pires 03,02,1707 Livro C-1 fls 51
Joana Baptista c.c. José Leitão 30,09,1703 Livro C-1 fls 43

Deste ultimo casal descendem entre outros:

Manuel Leitão

http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=1118613

Filipe Pereira de Andrade

http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=35223

Tem alguma informação adicional sobre ascendência do Manuel Pereira de Andrade?


Desde já agradeço qualquer informação adicional.

Melhores cumprimentos

António Bento

Resposta

Link directo:

RE: Óbidos

#210626 | dhelena | 15 out 2008 12:31 | Em resposta a: #210339

Caro Confrade

Terá alguma informação sobre a familia Quental ou Quintal que è originária da zona de Leiria.

Eu ando em busca de Manuel Jorge do Quintal, natural de Castanheira cerca de 1625.

Agradeço qualquer informação sobre esta familia.

Melhores cumprimentos
Dulce José

Resposta

Link directo:

RE: Óbidos

#210680 | abento | 16 out 2008 08:00 | Em resposta a: #210626

Cara Confrade,

Lamento mas não possuo informação da Familia Quental/Quintal.

Cumprimentos

António Bento

Resposta

Link directo:

RE: Óbidos

#271040 | MFMG | 21 fev 2011 01:30 | Em resposta a: #93618

Boa noite

Caro confrade Diogo

Tenho ascendência de apelido Monteiro, na freguesia da Amoreira.

O que tenho é pouco mas gostaria de saber se teria algumas informações sobre:

Luis Manuel Monteiro (* em 27.04.1803 Vale Benfeito, Amoreira) cc Ana Maria de Jesus (+ Serra d'el Rei, Peniche).

Este Luis era filho de Francisco Monteiro (* em 16.9.1768, Vale Benfeito, Amoreira) cc Teresa de Jesus (* em Serra d'el Rei).

Este Francisco era filho de Manuel Monteiro e de Francisca Inácia, ambos de Vale Benfeito, Amoreira (moradores na Ribeira de Vale Benfeito, Amoreira).

Segundo consegui apurar no TIME LINK parece que tb tiveram uma filha Mariana Rosa cc Félix Lopes.

Apesar de ter casa de férias na Serra d'el Rei, vivo nos Açores e como tal, tenho muita dificuldade em aceder aos arquivos para avançar na minha investigação.

Se me puder ajudar com alguma informação...
Com os melhores cumprimentos.
Miguel Gonçalves

PS. A que livro da autoria do Sr. Rui Portugal, se referem os confrades ?

Resposta

Link directo:

RE: Óbidos

#271067 | Conde | 21 fev 2011 15:45 | Em resposta a: #271040

Para já podem adquirir aqui no site o livro anunciado sobre Ferreiras de Alcântara, que tem ascendentes dos Monteiros da Amoreira e de outros (Andrade, Aguiar, Horta,etc.)da mesma freguesia.

Resposta

Link directo:

RE: Óbidos

#271068 | Conde | 21 fev 2011 15:49 | Em resposta a: #138371

Saiu entretanto esse livro dos Ferreiras de Alcantara que refere estas famílias de Amoreira. Sobre Marques e Leais veja as obras do Dr. Luis Filipe Marques da Gama, Tecnico- Superior Principal da Torre do Tombo.

Resposta

Link directo:

RE: Óbidos

#271207 | duarte1968 | 23 fev 2011 12:10 | Em resposta a: #271040

Caro senhor

Se por acaso estiver na Serra entre 1 Junho e 1 Agosto talvez nos possamos encontrar, nao moro longe, e mostrar-lhe-ei o que tenho sobre os 'seus' Monteiros.
A nao ser que entretanto tenha conseguido o livro do Sr. Rui Portugal e ja nao precise de mais informaçoes
Cumprimentos

Resposta

Link directo:

RE: Óbidos

#271215 | MFMG | 23 fev 2011 15:12 | Em resposta a: #271207

Caro confrade Conde

Agradeço-lhe a sua amabilidade e terei muito prazer em me encontrra consigo.
Só não sei exactamente quando será, pois aínda não tenho férias marcads e terão de ser obrigatoriamente em Agosto.
(como sou professor estou dependente da correcção de exames nacionais)

De qualquer forma gostaria de saber o título do livro e editora para ver se conseguiria adquiri-lo.

Com os melhores cumprimentos
Miguel Gonçalves

Resposta

Link directo:

RE: Óbidos

#271217 | MFMG | 23 fev 2011 15:18 | Em resposta a: #271207

Caro Duarte 1968

Peço-lhe imensa desculpa pela mensagem anterior dirigida ao confrade Conde.
Baralhei os remetentes.

De qualquer modo a resposta é identica e terei muito prazer em me encontrar consigo.
Só não sei exactamente quando será, pois aínda não tenho férias marcads e terão de ser obrigatoriamente em Agosto.
(como sou professor estou dependente da correcção de exames nacionais)

De qualquer forma gostaria de saber o título do livro e editora para ver se conseguiria adquiri-lo.

Com os melhores cumprimentos
Miguel Gonçalves

Resposta

Link directo:

RE: Óbidos

#282038 | MFMG | 17 jul 2011 23:15 | Em resposta a: #271207

Caro confrade Duarte

Afinal estarei na Serra d'el Rei a partir de 27 de Julho próximo.

Gostaria de saber da sua disponibilidade para nos pudermos encontrar.

Deixo-lhe o meu mail miguelgoncalves70arrobasapo.pt para contacto.

Obrigado
Miguel Gonçalves

Resposta

Link directo:

RE: Óbidos- Andrade, Pestana e Vasconcelos, Vaz Horta, Camelo Pereira

#326789 | jpro | 06 abr 2013 18:58 | Em resposta a: #113686

Caro Luís Silveira
Só sete anos depois é que dei com este post.Gostaria de saber se avançou mais na ascendência de João pedro de Andrade. A minha filha é descendente de António José Madeira, irmão de João Pedro de Andrade , filhos de Manuel de Andrade (alcaide de Óbidos) e de Luísa Madeira. Os outros filhos do casal foram, Agostinho Madeira, Manuel de Andrade, José, Mariana, Filipe e Carlos.
Manuel de Andrade era filho de João Pereira (de Faro) e de Francisca de Andrade (de Óbidos), como consta da Habilitação para familiar do Santo Ofício de António José Madeira. Luísa Madeira era filha de Bernardo Madeira (da Amoreira, Óbidos) e de Catarina Madeira (de Peniche)
Qualquer informação acerca da ascendência destes, será apreciada.
Também tenho interesse nas famílias Pestana e Vasconcelos, Vaz Horta, Horta Veloso e Camelo Pereira nessa região
Cumprimentos,
José Rocha de Oliveira

Resposta

Link directo:

RE: Óbidos

#346069 | Isabelprat | 10 mai 2014 11:05 | Em resposta a: #271067

Caro Conde:

Membro recente deste fórum só agora cheguei a este tópico. Tenho numerosos ascendentes em Sobral da Lagoa e Amoreira, pelo que o livro que refere neste seu post, ser-me-ia de grande utilidade. Pode indicar-me o título e autor para eu o poder comprar?

Cumprimentos cordiais

Isabel Prata

Resposta

Link directo:

RE: Óbidos

#346071 | Isabelprat | 10 mai 2014 11:10 | Em resposta a: #113257

Caro senhor:

Ainda que alguns anos tenham passado sobre este seu post, é com gosto que lhe comunico que tenho alguma informação sobre os meus ascendentes de Sobral da Lagoa, sécs. XVIII e XIX, como solicita e também XVII.

Ao dispôr para partilha de informações,

Cumprimentos cordiais,

Isabel Prata

Resposta

Link directo:

RE: Óbidos

#346072 | Isabelprat | 10 mai 2014 11:26 | Em resposta a: #138371

Caro José Silva:

Não sei se já comuniquei consigo, ou se me estou a repetir. Como o senhor tenho ascendentes no Sobral da Lagoa com os mesmos apelidos que indica neste seu post.

Ao dispôr para partilha de informações,

Isabel Prata

Resposta

Link directo:

RE: Óbidos

#346074 | Isabelprat | 10 mai 2014 11:35 | Em resposta a: #113292

Caro Ricardo C.Azevedo

Para o caso de ainda o interessar, dado que já se passaram 8 anos, comunico-lhe que os meus ascendentes de Sobral da Lagoa foram todos baptizados e casados na freguesia de S. João do Mocharro de Óbidos, pelo que tenho alguma informação que por agora remonta à 1ª metade do séc. XVII.

Cumprimentos cordiais,

Isabel Prata

Resposta

Link directo:

RE: Óbidos

#346232 | Isabelprat | 13 mai 2014 21:47 | Em resposta a: #271067

Caro Senhor:

Pode indicar o autor e o título do livro a que faz referência no seu post?

Antecipadamente grata,

Isabel Prata

Resposta

Link directo:

RE: Óbidos

#346267 | Conde | 14 mai 2014 11:47 | Em resposta a: #346232

Para já só saiu o livro FERREIRAS DO VALE DE ALCANTARA que vêm do Vimieiro e vão para Obidos cruzando-se lá com familias como Monteiros, Andrades, Aguiares, Leitões e outras.

Resposta

Link directo:

Óbidos

#378211 | Conde | 02 mar 2017 11:25 | Em resposta a: #93618

Caro Confrade:
Depois de tantos anos enviei um email para falar sobre este mesmo tema. Não sei se recebeu. Por favor se sim avise-me, o que muito agradeço. Creio que o email do clix já não funciona.Obrigado e cumprimentos.

Resposta

Link directo:

Óbidos

#379311 | lizzykatze | 30 mar 2017 01:04 | Em resposta a: #1419

Caros amigos tenho ascendentes em Sobral da Lagoa, freguesia de Óbidos que chamava-se José Rodrigues Leitão (07/1698 - 04/1773), filho de Manuel Leitão e Maria Ferreira.

Agradeceria receber informaçoes

Com os cumprimentos

Resposta

Link directo:

Óbidos

#387946 | Conde | 30 dez 2017 12:42 | Em resposta a: #93618

Caro Confrade:
Volvidos longos anos, volto a incomodá-lo sobre o mesmo tema de Amoreira e suas famílias. Ainda está disponível para uma troca de impressões? Conhece o livro "Ferreiras do Vale de Alcantara" onde estão os meus costados desta freguesia?
Bom Ano e cumprimentos cordiais.

Resposta

Link directo:

Óbidos

#407178 | rogeriomatosothierry | 05 set 2018 06:42 | Em resposta a: #1419

Meu nome é Rogerio Matoso Nogueira sou tataraneto de Francisco da Costa Matoso (Pedro Thierry). Pedro Thierry filho da francesa Noemi Thierry e Dom Pedro 1 imperador do Brasil. Noemi foi expulsa por Dom João 6 e sua esposa Carlota Joaquina do Rio de Janeiro. Noemi Thierry casou na igreja com Dom Pedro 1 e o casamento foi desfeito para que Dom Pedro 1 pudesse casar com Maria Leopoldina da Austria. Noemi Thierry estava gravida de 6 meses de Dom Pedro 1, recebeu de Dom Pedro 1 dinheiro e de Dom João 6 mais dinheiro e enxoval. Pedro Thierry nascia em 1818. Mas com Dom Pedro 1 tinha inimigos e Noemi tambem decidiram que seu filho teria um outro nome para que pudesse esconder dos inimigos dos pais. Quando Pedro Thierry nasceu Dom Pedro 1 falou a Leopoldina que os filho tinha morrido, mas na verdade não. Dom Pedro 1 combinou com o Governador da Província de Pernambuco Luiz Barreto do Rego que enviasse ao rio de janeiro o corpo de uma criança da mesma idade de morte natural para mostrar a Maria Leopoldina que o filho com Noemi estava morto. Pedro Thierry cresceu e constituiu família e para a esposa e parentes era Pedro Thierry e para os inimigos Francisco da Costa Matoso. Pedro Thierry casou com Maria Victoria da Silva nascida em Óbidos Portugal filha de João Francisco da Silva dono de uma quinta. Pedro Thierry (Francisco da Costa Matoso) com Maria Victoria da Silva teve os filhos Joaquim e Edwiges que usaram o matoso em vez do Thierry para esconderem dos inimigos. Maria Victoria tinha uma filha do primeiro relacionamento que era Custodia Francisca de Jesus. Joaquim casou com Luisa Francisca de Lima e teve a filha Amanda e depois casou com Maria Pereira da Conceição e teve o filho Barnabé e Barnabé casou com Maria Synphorosa e tiveram o filho José Barnabé pai do meu avo Jorge e de mais 12. João Francisco da Silva no Brasil casou com Maria Custódia Nogueira sua segunda esposa. Meu telefone para contato +55 31 985289464

Resposta

Link directo:

Óbidos

#411858 | stephanesantos | 03 fev 2019 19:44 | Em resposta a: #1419

Caros confrades genealogistas,

Procuro o registo de casamento de um antepassado que casou na Misericordia de Obidos. Estes registos nao se encomtram nos arquivos paroquais.

Sabera alguem onde se encontram?

Atentamente,

Stephane

Resposta

Link directo:

Óbidos

#411898 | tmacedo | 05 fev 2019 02:24 | Em resposta a: #411858

Caro confrade

O assento estará certamente no livro da paróquia à qual pertencia a igreja da Misericórdia. Estas não tinham autonomia. Só com autorização das entidades eclesiásticas e do pároco é que nelas se podia celebrar casamentos. Como em qualquer capela no interior de uma paróquia. Cumprimentos. António Taveira

Resposta

Link directo:

Óbidos

#453242 | palmajac | 31 mar 2024 12:00 | Em resposta a: #1419

Caros confrades
Procuro informações sobre Gil Caeiro Palma, antigo presidente da Câmara Municipal de Óbidos, entre os anos de 1953 e 1960.
Cumprimentos
Jacinto Palma

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 30 abr 2024, 17:57

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen