Arquivo Distrital do Porto

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos

Arquivo Distrital do Porto

#142090 | basiliohz | 28 jan 2007 19:38

Caros confrades.

Por e-mail solicitei ao ADP pesquisa de duas certidões de nascimento.
Forneci as datas exatas de nascimento.
Forneci corretamente o Conselho e Distrito.
Apenas não forneci as freguesias.
Solicitei a Cúria do Porto que me informasse quantas Paróquias existiam no ano de 1871, com suas respectivas freguesias.
Gentilmente fui atendido com presteza e rapidez.
O informado foram 6 freguesias e suas respectivas paróquias.
A saber:
1. Sé - Nossa Senhora da Vitória
2. Bomfim - Senhor da Boa Morte
3. Cedofeita - São Martinho
4. Massarelos – Nossa Senhora da Boa Viagem
5. Miragaya – São Pedro
6. Vitória – Nossa Senhora da Vitória


Passei por e-mail ao ADP solicitando que pesquisassem por data, nome e freguesias.
Alguém com experiência desse tipo saberia informar se essa consulta demanda muito tempo.
Pois até o momento não fui contactado pelo ADP. Se aceitaram o meu pedido de pesquisa, ou se demanda muito tempo o que solicitei.
Também não sei como proceder ao pagamento dos custos que essa solicitação incorrer.
Teria o ADP já entrado em contacto sinalizando seus trabalhos.
Acho que se ficar pedindo explicações posso aborrecê-los.
Ficaria muito grato se algum confrade com experiência em pesquisas no ADP pudesse me esclarecer.
Atenciosamente,
Basiliohz

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo Distrital do Porto

#142102 | fertelde | 28 jan 2007 21:26 | Em resposta a: #142090

É um Serviço Público e nâo vejo porque se teriam que aborrecer...
Podem passar duas semanas, mas responderâo, se nâo volte a insistir, normalmente devem responder.

Cumprimentos,
Fernando de Telde

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo Distrital do Porto

#142218 | fercar | 29 jan 2007 14:38 | Em resposta a: #142102

Caro Confrade,

A experiência diz-me que por média poderemos esperar 15 dias pela primeira resposta, onde nos é dito os custos do mesmo.
Posteriormente o trabalho será efectuado, mas primeiro terá de efectivar o pagamento.
No entanto não deve esquecer que em caso de nada ser encontrado não terá direito a qualquer reembolso.
No seu caso, ao apresentar datas precisas os custos deverão apenas ser para fotócopias ou certificados e custas de envio.

Depende muito de quem pegou no processo. Terá de ser paciente!

Cordialmente
Peixoto Cardoso

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo Distrital do Porto

#142228 | fertelde | 29 jan 2007 15:54 | Em resposta a: #142218

Meu Caro Confrade:
Nunca me debitaram por nâo encontrar o que pedia, só me debitaram quando encontraram...
E nâo poderia ser de outra forma, pois a serviço dado serviço pago, mas como me poderiam cobrar por algo que nâo serviram? E en tal caso que garantias teria como usuàrio de um serviço Publico, de que efectivamente teriam efectuado as pesquizas?? Transparência è neste caso cobrar, quando obtenham resultados... Aliàs, a mim só me apresentam a factura depois dos resultados, e me o comunicam antes que eu envie o dinheiro...
Cumprimentos
Fernando de Telde

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo Distrital do Porto

#142229 | fercar | 29 jan 2007 16:06 | Em resposta a: #142228

Caro Fernando de Telde,

Devo informar que no passado mês de Dezembro fiz um peido ao ADP de um tataravô. Não tinha datas certas e por essa razão estendi o pedido a um intervalo de dez anos. Fui informado que para a pesquisa de 10 anos teria de pagar 15 euros (QUINZE EUROS).
Ao fim de algum tempo recebi pelo correio a seguinte resposta. "Quanto ao pedido... informamos que nada foi encontrado...), dentro do envelope não recebi qualquer reembolso.
Mas agradeço aquilo que me refere. Vou entrar em contacto com o ADP e expor a situação.
Só não o fiz pois consultei o site do IANTT e lá estão mencionados os preços das pesquisas e fotópias, etc.
Mas sendo como o senhor me diz vou reclamar o meu dinheiro.

Grato pela informação.
Cumprimentos
Peixoto Cardoso

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo Distrital do Porto

#142235 | fertelde | 29 jan 2007 16:26 | Em resposta a: #142229

claro que sim, reclame...mas má sorte, nunca se deu comigo esse caso, pelo contrário tem sido bem simpáticos e amáveis, tendo recebido alguma documentaçâo enviada, reclamada pela qualidade das fotocopias e reenviada novas fotocópias, sem preço adicional. O que me parece louvável e de bom profissional. A semana passada fiz um pedido e apenas responderam que investigaram um prazo de dez anos e que nada tinham encontrado, mas nâo cobraram nada...-
Cumprimentos,
Fernando de Telde

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo Distrital do Porto

#142236 | mtt | 29 jan 2007 16:29 | Em resposta a: #142090

Caro Basiliohz
Na lista falta-lhe aquela que, na época, era a mais populosa freguesia portuense: Santo Ildefonso.
Cumprimentos,
Manuel.

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo Distrital do Porto

#142287 | Suomi | 29 jan 2007 23:00 | Em resposta a: #142090

Caro Basiliohz,

Minha 1ª experiençia: Contactei o ADP no ínicio do Dezembro: localização de assento do baptismo, dei nome, filiação, freguesia, só ano de nascimento não sabía, diz mais ou menos 1880, mas o ano óbito sim.
Depois de 3 semanas pediram 15 euros para a pesquisa, e mandei o cheque.
Passando 2 semanas pediram 17 euros para a certidão, também mandei isso.
Agora estou 1 semana e meia á espera de chegada de certidão.
Fui minha estupidez não ter mencionado a razão de pedido á reproducão ou uma
simples cópia. Proxima vez já sei isso.

Era bom se os confrades mais experientes explicavam como solicitar os pedidos.

Atentamente,
Maarit

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo Distrital do Porto

#142362 | fercar | 30 jan 2007 14:56 | Em resposta a: #142235

Caro Confrade Fernando de Telde,

Conforme lhe disse, fiz a reclamação em jeito de informação ao ADP. Para que não restem dúvidas transcrevo em seguida a resposta obtida:

"Exmo. Senhor
Fernando Cardoso

O pagamento de qualquer pesquisa solicitada a este Arquivo Distrital ou a
qualquer outro, tem um custo que está regulamentado, de acordo com o
Despacho 55/GD/2002, homologada pelo Senhor Ministro da Cultura em
2002/08/12.
Como deve ser do seu conhecimento a 1ª hora tem um valor de 15 euros e a 2ª
hora e seguintes o valor de 20 euros. Independentemente de ser encontrado ou
não o registo, o pagamento das pesquisas é sempre uma importância a pagar.

Esperamos ter esclarecido a sua dúvida, e caso necessite de mais alguma
informação adicional, não hseite em nos contactar.

Ao nossos melhores cumprimentos,"

Como vê eu sou mesmo azarento.
Cordialmente
Peixoto Cardoso

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo Distrital do Porto

#142364 | fercar | 30 jan 2007 15:02 | Em resposta a: #142287

Caros Confrades,

Nada tenho contra os Arquivos Distritais, pelo contrário, o AD Porto sempre me prestou o serviço com simpatia e inteira disponibilidade.
No entanto eles regem-se por normas estipuladas por Sua Excelência o nosso Ministro da Cultura, mais concretamente pelo Despacho 55/GD/2002, homologado em 2002/08/12.
Este despacho não é mais que uma machadada no serviço público transformando a genealogia numa indústria lucrativa para o Estado Português.
Coisas de um Portugal desenvolvido!!!

Cordiais cumprimentos
Peixoto Cardoso

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo Distrital do Porto

#142639 | basiliohz | 01 fev 2007 20:01 | Em resposta a: #142102

Prezado Fernando.

O ADP já contestou a minha solicitação, informando até o numero identificador da pesquisa e o nome da tec. Sup. de arquivo.
Forneci para as pesquisas de certidões, os nomes, as datas exatas, o distrito e o concelho, apenas não informei as freguesias.
O ADP informou que necessita 2 horas para as pesquisas e isso equivale 35,00 Euros.
No site do ADP entre outras informações, eles apresentam uma seção de buscas a informações nas suas bases de dados.
Nessas buscas o internauta tem acesso aos documentos, ou apenas acusa a existência de referencias as buscas nas bases de dados?
Como o confrade mencionou, que nunca debitaram quando não foi atendido, mas no meu caso, estão primeiramente solicitando o envio da quantia estipulada, para depois se fazer à pesquisa. Sem a remessa não se inicia a pesquisa.
Duas horas para a pesquisa seria o tempo razoável nesse caso?
Grato pos sua atenção,
basiliohz

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo Distrital do Porto

#142845 | fertelde | 03 fev 2007 17:31 | Em resposta a: #142362

Que raro, acabo de receber até da Espanha a informaçào de que encontraram um documento de 1841, referenciado com o meu pedido, mas nâo o que pretendia, e que efectuaram pesquizas entre 1825 e 1850, e nâo me pedem nada por adiantado, sei que encontraram um documento, sei o nome da pessoa, e agora se me interessa encomendarei, mas de pagar por adiantado e ainda por cima sem saber se ha ou nâo resultados, me parece algo fora do comum. O Director do Arquivo do Porto estará a interpretar demasiado à letra o Despacho que indica...
Fernando de Telde

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo Distrital do Porto

#142846 | fertelde | 03 fev 2007 17:34 | Em resposta a: #142639

No acesso á ADP on line apenas há acesso às referencias, nâo aos documentos em si...
Cumprimentos
Fernando de Telde

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo Distrital do Porto

#142848 | fertelde | 03 fev 2007 17:43 | Em resposta a: #142287

Voçê está a pedrir certidôes ou fotocópias simples dos documentos? È que as fotocópias simples saiem bastante mais baratas, 0,25€ por cada...
Esse ADP, esta a pedir demasiado dinheiro pelos seus serviços...
Acabo de pagar 4€ por 6 fotocópias referentes a 4 registros...

Fernando de Telde

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo Distrital do Porto

#142849 | fertelde | 03 fev 2007 17:48 | Em resposta a: #142364

Estimado Confrade Peixoto Cardoso:
Pode indicar- me a direcçâo da página com o referido Despacho Ministerial? È que nâo consigo aceder desde um motor de busca a esse Documento.-
Agradecido de antemâo,
Fernando de Telde

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo Distrital do Porto

#142861 | Suomi | 03 fev 2007 19:33 | Em resposta a: #142848

Caro Sr. Fernando,

Pois, é. Como já disse foi a minha 1ª experiençia e não mencionei a copía. Alias na primeira e-mail pedi só a localização, resposta do ADP: pesquisa 15 euros.
Na segunda e-mail pediram 17 euros para o certidão (16,50 + 0,50 /correio).
Foi totalmente a minha estupidez, mas na proxima vez já sei como fazer os pedidos. Então no meu caso os preços eram totalmente conforme do lei. A pesquisa 10 anos (15 euros) e certidão.

O certidão chegou ontem pelo correio.

Maarit

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo Distrital do Porto

#142863 | fertelde | 03 fev 2007 19:44 | Em resposta a: #142861

Fico satisfeito por ter recebido a sua certidâo, já tem agora bases mais concretas para seguir as suas pesquizas.-
Cumprimentos,
Fernando de Telde

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo Distrital do Porto

#142999 | fercar | 05 fev 2007 09:45 | Em resposta a: #142849

Caro amigo Fernando

Poderá ver os preços no site
3wpontoianttpontopt

Lá terá tudo bem explicado.
Cumprimentos
Peixoto Cardoso

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo Distrital do Porto

#143043 | fertelde | 05 fev 2007 17:16 | Em resposta a: #142999

Estimado:
Agradeço a informaçâo. Sim que aí está a tabela, mas nunca me colocaram os preços máximos, se bem também sempre tentei aproximar- me ao máximo às datas mais prováveis. Mas quando isso nâo consigo, sempre me avisam que procuraram sem encontrar o pretendido naquela meia hora grátis... e se insisto, entâo estou a assumir os tais gastos de 15€ a 1ª hora e 20€ a 2ª. Ora neste caso o que me sai mais barato è ir passito a passito e ir de filho para pai, sem saltar geraçôes, que entâo sim, me acarretam esses gastos extraordinários.-

Melhores Cumprimentos,

Fernando

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo Distrital do Porto

#143066 | papainoel | 05 fev 2007 21:25 | Em resposta a: #142090

Prezado Senhor,
Vendo seu comentário no Fórum, gostaria de saber qual o e-mail do Arquivo Distrital do Porto e também do de Aveiro, se possível.Muiuto Obrigado.

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo Distrital do Porto

#143135 | basiliohz | 06 fev 2007 11:28 | Em resposta a: #143066

Prezado papainoel.

ADP = info@adporto.org adprt@adporto.iantt.pt
Aveiro = arquivo-aveiro@clix.pt

Espero ter ajudado.
Cordialmente,
basiliohz

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo Distrital do Porto

#144727 | shigueno3 | 19 fev 2007 12:09 | Em resposta a: #143066

Alguem sabe quanto tempo leva para o Arquivo distrital do porto responderem os emails?

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo Distrital do Porto

#144732 | papainoel | 19 fev 2007 12:31 | Em resposta a: #143135

Caro Basíliohz, Muito grato por sua informação recebida em 19/02/07 por notificação da GENEA. Estou às suas ordens para qualquer informação aqui do Brasil que eventualmente eu possa ajudar. Saudações.PAPAINOEL.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 17 mai 2024, 21:55

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen