Francisco Xavier, Alvor

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias | Regiões

Francisco Xavier, Alvor

#142172 | pvilar | 29 jan 2007 10:08

Bom dia,

Procuro informações sobre Francisco Xavier, natural de Alvor, filho de João de Ataíde e de Laurência Josefa. Terá nascido cerca de 1745.

Melhores cumprimentos,
Paulo Vilar

Resposta

Link directo:

RE: Francisco Xavier, Alvor

#142231 | melisa | 29 jan 2007 16:16 | Em resposta a: #142172

Caro Paulo Vilar

Francisco Xavier nasceu em Alvor em 19/11/1742, filho do ajudante e depois capitão João de Ataíde de Morais e de sua 3º esposa Laurência Josefa.
Neto paterno de João do Touro de Morais e de s/ m.er Catarina Guerreira,
e neto materno de Manuel Pereira cc Inês Maria.

Deste Francisco Xavier apenas tenho o baptismo, não sabendo se se casou e onde nem qual a sua descendência nem percurso de vida, pelo que agradeço que me informe o que se lhe oferecer.

Cumprimentos
M.Elisa

Resposta

Link directo:

RE: Francisco Xavier, Alvor

#142237 | rafael | 29 jan 2007 16:59 | Em resposta a: #142231

Caros Paulo Vilar e Melisa

´Lembrei-me das Monografias de Alvor e do Algoz , de onde era natural o Pad. Dr. Francisco Xavier Ataíde de Oliveira ( primo direito de minha avó mat. ), autor como sabeis das ref. Monografias.

Cumprimentos.
Rafael Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Francisco Xavier, Alvor

#142241 | pvilar | 29 jan 2007 17:14 | Em resposta a: #142231

Cara M.Elisa,

Desde já o meu agradecimento pelas informações preciosas que me enviou.
Francisco Xavier, meu 7º avô, casou no Seixal (ainda não sei a data) com Josefa Maria da Conceição. Tiveram pelo menos um filho, José Ignácio Ferreira que nasceu a 28-12-1768. Deste meu avô (José Ignácio Ferreira), sei que era marítimo de profissão e que nasceu, foi baptizado e casou no Seixal.
Quanto a Francisco Xavier, quando tiver algum tempo livre, deslocar-me-ei ao Arquivo Distrital de Setubal para ver o que mais descubro.

Espero que não me leve a mal, mas algumas dúvidas se me colocam desde já:
-De onde eram naturais João de Ataíde e sua mulher ?
-Quando diz "Capitão", a que hierarquia se está a referir ?

Caso esteja interessada no que tenho para já, (baptismo e casamento do filho de Francisco Xavier) poderei enviar-lhe em formato digital.
Para tal, deixo-lhe o meu e-mail: paulopontovilararrobasiemenspontocom.

Melhores cumprimentos,
Paulo Vilar

Resposta

Link directo:

RE: Francisco Xavier, Alvor

#142242 | melisa | 29 jan 2007 17:15 | Em resposta a: #142237

Caro Rafael

Seja bem aparecido! Então como está?

O Dr Francisco Xavier de Ataíde de Oliveira não era natural de Alvor embora tivesse ligações familiares com estes Ataídes.
Infelizmente referente aos Ataídes de Alvor "romanceou" um bocado.

Os meus cumprimentos
M.Elisa

Resposta

Link directo:

RE: Francisco Xavier, Alvor

#142247 | rafael | 29 jan 2007 17:49 | Em resposta a: #142242

Cara Melisa

Felizmente, por enquanto, não tem havido muita razão de queixa, muito obrigado pela sua amabilidade. Espero tb. que se encontre bem.Leio sempre com muito agrado as suas msgs e sempre à espera de encontrar família tb. minha.

É de lamentar que Ataíde de Oliveira falhe muito, de certa gravidade para quem não domina estes assuntos, porque muito boa gente julga que por ter um certo apelido que são todos parentes, como ele dá a entender e outras confusões genealógicas e heráldicas.
Todavia, mesmo com os tais defeitos ,quem me dera haver um Ataíde de Oliveira para algumas vilas e aldeias do B.XO Alentejo e de algumas do concelho de Pedrógão Grande, como as de São Domingos de Castanheira (Castanheira de Pera e outras , de que sinto a falta para saber das famílias desta região e limítrofes.
Mas a Maria Elisa tem razão, deve haver algum cuidado com ele, sem lhe retirarmos o mérito de amar o seu, nosso tb., Algarve.

Cumprimentos amigos
Rafael

Resposta

Link directo:

RE: Francisco Xavier, Alvor

#142271 | melisa | 29 jan 2007 19:32 | Em resposta a: #142241

Caro Paulo Vilar

João Ataíde de Morais ( nem sempre aparece com o nome completo) nasceu em Lagos freguesia de Santa Maria em 11/1/1699 onde os pais eram assistentes embora moradores em Portimão ( conforme consta no seu baptismo em 1699).

Seu pai João do Touro de Morais era oficial de carpinteiro sendo natural de Portimão e sua mãe Catarina Guerreiro natural de Alvor onde provavelmente casaram cerca de 1696/7.

A inexistência de registos de casamento em Alvor para estas datas não permite confirmá-lo.

Anteriormente fora casado ( em S.Sebastião - Lagos em ../10/1695) com Maria do Espírito Santo, natural de Lagos e filha de L.. Domingues cc Maria Rodrigues.

Julgo que o apelido Ataíde de João de Ataíde de Morais viria por sua mãe Catarina Guerreiro, pois só a partir desta geração os irmãos o usam.

João de Ataíde de Morais casou primeiro em Portimão a 18/3/1719 com Maria Josefa tendo morado em Portimão.
Maria Josefa faleceu em Portimão a 22/12/1721.

Antes tiveram:

- Catarina Maria nascida em Portimao a 4/11/1719

- José de Ataíde nascido em Portimão a 10/11/1720

Teria depois casado em Alvor(?) com Maria Ribeira, onde aparece a partir de 1725, sendo pai de varios filhos até 1739 (deste casamento).

Sou descente dele por este casamento.

Casou depois (3º casamento) com Laurência Josefa (provavelmente em Alvor pois não encontrei o registo deste casamento).

Teria certamente ocorrido cerca de 140/41, pois em foram pais de :

- Francisco em 19/11/1742

-Maria Bernarda nascida em Alvor a 26/1/1744 e aí baptizada.
Neste baptismo é referido como ajudante ( julgo que das ordenanças) bem como consta o nome dos avós.

- Pedro , nascido em 28/6/1749.
A partir de 1748 aparece como capitão (provavelmente de ordenanças).

Os meus cumprimentos
M.Elisa

Resposta

Link directo:

RE: Francisco Xavier, Alvor

#142281 | melisa | 29 jan 2007 22:04 | Em resposta a: #142247

Caro Rafael

Claro que tem mérito!

Relativamente a Alvor os dados mais recentes (da época em que escreveu ) são correctos.

Quanto aos Ataídes a falta de paroquiais de Alvor para tempos mais recuados limita muito a pesquisa.

Sabemos no entanto que viveram em Alvor no século XVII Ataídes, só que todos os que aparecem no séulo XVIII têm como ascendentes o casal João do Touro de Morais e Catarina Guerreira.

Do marido não virá pois conhecemos -lhe os ascendentes restará portanto a Catarina Guerreira como transmissora dos apelidos Xavier de Ataíde.

A Maria Bernarda, irmã inteira de Francisco Xavier, referida na minha mensagem das 19h 32 é a referida na Monografia de Alvor como D.Maria Bernarda de Ataíde (que nunca vi assim referida em documentos da época).

Sabemos de um Álvaro de Ataíde, pai de Tristão de Ataíde, cuja pedra tumular existe na Igreja Matriz de Alvor.

Também temos conhecimento de um Álvaro de Ataíde pai de Nuno Fernandes de Ataíde que foi capitão e governador de Safim e que em 1515 tinham propriedades em Alvor, mas desconheço qualquer ligação aos do século XVII e XVIII.


Renovados cumprimentos

M.Elisa

Resposta

Link directo:

RE: Francisco Xavier, Alvor

#142330 | pvilar | 30 jan 2007 11:46 | Em resposta a: #142271

Cara M.Elisa,

Mais uma vez, não sei como lhe agradecer a gentileza das suas informações.
Por favor não estranhe o meu entusiasmo e a quantidade de perguntas que lhe coloco, mas para além de ser o meu primeiro "avô" da zona do Algarve, é a primeira vez que encontro aqui no Genea alguém com ascendentes comuns.

Quanto aos dados que gentilmente enviou, estive a ver no site do ADFaro e os casamentos de Alvor apenas estão disponíveis a partir de 1773. Poderá dizer-me qual a razão ? O que aconteceu com os livros anteriores ?

Quanto ao capitão João de Ataíde de Morais, procurou informações sobre ele no livro "As Ordenanças e as Milícias em Portugal" ? Embora a primeira edição comece no ano de 1756, é possível que esteja lá.
Desculpe o meu desconhecimento, mas que outras fontes existirão que possam ajudar a procurar os avós de João de Ataíde de Morais (Rois de confessados, nascimento de outros filhos, etc.), pressupondo, claro está, que ainda não o fez.

Melhores cumprimentos,
Paulo Vilar

Resposta

Link directo:

RE: Francisco Xavier, Alvor

#142421 | melisa | 30 jan 2007 22:07 | Em resposta a: #142330

Caro Paulo Vilar

É um prazer poder partilhar informações sobre nossos antepassados comuns.
Coloque todas as questões que entender que eu responderei se souber.

Na realidade é uma pena que apenas possamos encontrar em Alvor casamentos a partir da data que indicou.

Já os baptismos existem sem falhas a partir de 1723, e como a partir de 1744 vêm mencionados os avós dos batizados conseguimos ir um pouco mais atrás cruzando a informação.

O que aconteceu aos anteriores livros não se sabe, agora que os mesmos existiram é um facto, pois não só os primeiros que se conhecem referem a existência de anteriores, pela sua numeração, como inclusivamente numa habilitação para FSO de um outro antepassado meu, o inquiridor menciona que vindo a Alvor mandou vir os livros de registo (isto em de 1699) e que quanto ao livro em que estaria registado um baptismo de cerca 1630 estava muito deteriorado pelo que não conseguiu encontrar o referido registo, tendo no entanto encontrado em 1631 o registo no rol de crismados ( que provavelmente se acharia no mesmo livro).
Transcreve ainda o registo de casamento dos pais da referida criança ocorrido em 1623.
Portanto os livros teriam existido não se sabe é o que lhes aconteceu.

Relativamente ao livro "As Ordenanças e as Milícias em Portugal" folhei-o há algum tempo, e se bem que não me lembre de ter procurado o capitão João Ataíde de Morais, relativamente a outros nada achei ou o que achei pouco adiantava.

Até agora tenho-me limitado à pesquisa em registos paroquiais, relativamente a este meu ramo, quer em Alvor, de que tenho os microfilmes , quer em Portimão e outras freguesias limítrofes.

No entanto haveria um irmão de João de Ataíde de Morais de seu nome Francisco Xavier de Morais, também ele oficial de carpinteiro e depois capitão de ordenanças, nascido em Portimão a 27/2/1714 e depois morador em Alvor sendo casado com Isabel Teresa da Costa, natural de Alvor cujos filhos, nomeadamente João Xavier de Ataíde ou João Xavier de Ataíde de Morais ou o Capitão Francisco Xavier de Morais que eventualmente poderiam ter-se habilitado a FSO podendo assim dar-nos mais informações sobre os nossos comuns antepassados.

Poderiam no entanto e caso o tenham feito, ter habilitação incompleta, tendo-se de procurar nestas, pois suspeito que tenham antepassados cristão-novos.

Melhores cumprimentos
M.Elisa

Resposta

Link directo:

RE: outro assunto

#142672 | rafael | 01 fev 2007 23:49 | Em resposta a: #142281

Cara M.Elisa

Enviei-lhe um mail,ontem,pedindo uma informação técnica. Parece-me que não o terá recebido, porque o endereço talvez seja outro.?! do que tenho.

Uma boa noite!
Rafael Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: outro assunto

#142683 | melisa | 02 fev 2007 01:14 | Em resposta a: #142672

Caro Rafael

Mil desculpas mas ainda não tinha visto o mail.

Acabei de lhe responder.

Boa noite também para si!
M.Elisa

Resposta

Link directo:

RE: Francisco Xavier, Alvor

#142844 | pvilar | 03 fev 2007 17:28 | Em resposta a: #142421

Cara M.Elisa,

Eis o que encontrei na obra "As Ordenanças e as Milícias em Portugal":

Portimão - Pedro Xavier de Morais, Capitão da 3ª Companhia de Ordenanças. Em 19-5-1832.

Alvor - Francisco Xavier de Morais, Capitão de Ordenanças da Companhia de Cavalos do lugar de Alvor, que vagou por morte de Francisco Xavier Malveiro. Em 22-9-1790.

Alvor - Jacinto Xavier de Ataíde - Capitão de Ordenanças do lugar de Alvor, termo da Vila Nova de Portimão, mandado dar por vago em atenção à incapacidade de Francisco Xavier de Morais. Em 7-12-1793.

Quanto à ascendência de João Touro de Morais, sabe dizer-me alguma coisa ?
Uma última pergunta: sabe onde se encontram os processos de FSO que nos podem interessar para averiguar da ascendência de Catarina Guerreira ?

Melhores cumprimentos,
Paulo Vilar

Resposta

Link directo:

RE: Francisco Xavier, Alvor

#142866 | melisa | 03 fev 2007 20:08 | Em resposta a: #142844

Caro Paulo Vilar

Este fim de semana não estou em casa pelo que não tenho os dados comigo.

Claro que lhe posso já dizer que o Francisco Xavier de Morais é sobrinho de João de Ataíde de Morais nosso antepassado, nascido na década de 40.

Tenho praticamente como certo que João do Touro de Morais seria neto de João do Touro casado com Maria Fernandes, não sei é por qual dos filhos.

A propósito veja o tópico TOUROS DO ALGARVE.

Atenção , não sei se teria havido alguma candidatura a FSO!
Agora na TT poder-se-á fazer a pesquiza.

Melhores cumprimentos

M.Elisa

Resposta

Link directo:

RE: Francisco Xavier, Alvor

#142867 | melisa | 03 fev 2007 20:11 | Em resposta a: #142172

ressalvo
" ...Luís do Touro cc Maria Fernandes."

Resposta

Link directo:

RE: Francisco Xavier, Alvor

#143008 | pvilar | 05 fev 2007 10:45 | Em resposta a: #142866

Cara M.Elisa,

Quando se refere aos avós de João do Touro de Morais, queria dizer "João do Touro casado com Maria Fernandes" ou "Luis do Touro casado com Maria Fernandes" ?

Melhores cumprimentos,
Paulo Vilar

Resposta

Link directo:

RE: Francisco Xavier, Alvor

#143030 | pvilar | 05 fev 2007 14:58 | Em resposta a: #142866

Cara M.Elisa,

Tenho mais uma dúvida:

Na sua mensagem de 2-2-2005 às 00:26 (tópico "Touros do Algarve"), refere "Também filho de Francisco de Morais e Maria Morela (?) seria João do Touro cc Catarina Guerreira."
e em 25-3-2005 às 00:31 refere "Francisco de Morais que casa aos 10/1/1650 com Maria Fernandes filha de Domingos ..... e de Luzia Fernandes".
A minha dúvida é a seguinte: Maria Morela e Maria Fernandes são a mesma pessoa, e este casal é pai de João do Touro de Morais que casou com Catarina Guerreira ?

Mais uma vez obrigado pela paciência que tem demonstrado para comigo.

Melhores cumprimentos,
Paulo Vilar

Resposta

Link directo:

RE: Francisco Xavier, Alvor

#143100 | jvaldeira | 05 fev 2007 23:57 | Em resposta a: #142844

Caro Paulo Vilar,

Só para informar que quando pesquisei Alvor fiquei com a nota que existiram pelo menos dois Cap. Francisco Xavier de Morais; creio que um deles foi Capitão-Mor.

Cumprimentos,
J.Valdeira

Resposta

Link directo:

RE: Capitães Francisco Xavierde Morais

#143113 | melisa | 06 fev 2007 02:27 | Em resposta a: #143100

Caros Jorge Valdeira e Paulo Vilar

Realmente existiram dois capitães Francisco Xavier de Morais.

O mais velho filho de João do Touro de Morais e Catarina Guerreira , nasceu em Portimão aos 27/2/1714 (era portanto irmao do Capitão João Ataíde de Morais), foi oficial de carpinteiro, casou em com Isabel Teresa da Costa natural de Alvor, filha de Domingos Fernandes cc Brízida da Costa

O outro foi seu filho também Francisco Xavier de Morais, nasceu em Alvor a 2/2/1748, tendo aí falecido solteiro em 2/2/1818.

O mais antigo foi também pai de João Xavier de Ataíde de Morais, nascido em 5/4/1744 e que casou (Alvor 31/1/1770) com D.Mariana Paula Vitória, natural de lagos , fª do Sargento mor António da Costa e Paiva e de sua m.er D.Antónia Inácia Rosa.

Já viúvo voltou a casar (Alvor 12/1/1786) com Matilde Teresa de Sousa filha do capitão Manuel Luís Antão cc Maria de Sousa, sendo a noiva irmã da sua Leocadia Joaquina.

Do 1º casamento foi, João Xavier de Morais, pai de D.Ana Paula Vitória que casou (Alvor 30/11/1797) com o nosso tio ( meu e do Jorge Valdeira) Capitão Vicente Dias da Costa, já viuvo de Catarina Rosa.


Relativamente às restantes questões responderei amanhã, pois acabei de chegar a casa e estou um bocado cansada

Cumprimentos
M.Elisa

Resposta

Link directo:

RE: Ainda os Touros de Portimão

#143218 | melisa | 06 fev 2007 21:52 | Em resposta a: #143030

Caro Paulo Vilar

A minha dúvida é precisamente essa.

Seria a Maria Fernandes a mesma pessoa que Maria Morela ou Martela (não se lê bem)?

Se assim fosse o Francisco de Morais estava completamente identificado. Agora se fosse outra pessoa poder-se ia tratar de um 2º casamento de Francisco de Morais ou até um parente próximo.

Neste momento estou a passar a pente fino os baptismos em Portimão entre 1640 e 1690.

Vou depois ver o livro de óbitos para a dita época. Pode ser que se tire alguma conclusão.

Cumprimentos
M.Elisa

Resposta

Link directo:

RE: Ainda os Touros de Portimão

#143286 | pvilar | 07 fev 2007 15:19 | Em resposta a: #143218

Cara M.Elisa,

Afinal a minha dúvida fazia sentido. É que interpretar as diversas intervenções e passá-las para uma formato mais perceptível, não é fácil nem está isento de erros.
Quanto a Francisco Xavier, já tenho comigo o seu casamento.

Consta assim:

Francisco Xavier, natural de Alvor, casou com Josefa Maria da Conceição, natural da Arrentela, na Igreja de Nossa Senhora da Conceição do Seixal em 2-11-1768.
Ambos moradores no Seixal, ele filho de João de Ataíde e Laurência Josefa, já defuntos e ela filha de António Ferreira Teodósio e de Rosa Maria.
Foram testemunhas Lourenço de Fontoura Carneiro (boticário) e José da Silva Troquenno(?) (oficial de carpinteiro), ambos moradores no Seixal.

Melhores cumprimentos,
Paulo Vilar

Resposta

Link directo:

RE: Ainda os Touros de Portimão

#143854 | melisa | 13 fev 2007 00:26 | Em resposta a: #143286

Caro Paulo Vilar

Grandes novidades!

A Maria Fernandes é mesmo a Maria Martela (não é Morela como inicialmente pensei).

Como cheguei a esta conclusão?

Bem, procurei todos os filhos de Francisco de Morais com Maria Fernandes e ainda com a Maria Martela.

Com Maria Fernandes foi pai entre 1654 e 1671 .
Aparecia com Maria Martela apenas uma vez a ser pai 1678.

Procurei nos obitos e nao constava o obito de Maria Fernandes.

Por outro lado sabendo que João do Touro de Morais era irmão de Luís do Touro (nos casamentos de ambos aparecem como filhos de Francisco de Morais e Maria Martela) e também de Manuel Fernandes Cascão de quem foi testamenteiro (e onde diz ser irmão) e que faleceu em Portimão em 8/1/1726 com testamento.

Procurei todos os baptismos de crianças de nome João bem como dos que tinham o nome de Luís e os denominados Manuel, desde 1650 a 1685.

Apenas num caso havia casais com filhos com estes 3 nomes: Francisco de Morais cc Maria Fernandes.

Mas havia outro casal de nome Francisco Fernandes casado também com uma Maria Fernandes, com filhos de nome Luis e João, mas não encontrei nenhum filho Manuel e embora felizmente os registos paroquiais de Portimão não tenham falhas, poderia o mesmo ter nascido por casualidade noutra freguesia.

Voltei a ver o registo de casamento de Francisco de Morais com Maria Fernandes e consegui decifrar o nome dos pais da noiva : DOMINGOS LUÍS e LUÍSA FERNANDES.
Restava ter a boa sorte do casamento deles se ter realizado em Portimão, o que realmente aconteceu em 6/7/1627.

Assim:
Domingos Luís à data do casamento era natural e morador em Portimão filho de António Fernandes e de Inês Fernandes, já falecidos e Luísa Fernandes natural de Ourique filha de João Calça e MARIA MARTELA.

O apelido da avó materna justifica que Maria Fernandes fosse também chamada de Maria Martela sendo mais provavelmente MARIA MARTELA FERNANDES.

Peço desculpa da minha euforia, mas acabei agora de encontrar este casamento o que me deixou muito contente por finalmente poder resolver este enigma.

Como calcula com estas recentes pesquisas a “árvore” cresceu e alargou-se bastante, pelo que mais tarde lhe transmitirei os restantes elementos.

Os meus melhores cumprimentos
M.Elisa


Nota: já acrescentei os dados que me transmitiu relativamente a Francisco Xavier, se por acaso tiver mais alguma coisa nomeadamente nos descendentes agradeço

M.Elisa

Resposta

Link directo:

RE: Ainda os Touros de Portimão

#143865 | pvilar | 13 fev 2007 06:33 | Em resposta a: #143854

Cara M.Elisa,

Partilho da sua euforia!
Que trabalho fantástico tem vindo a realizar. Todos os dados que eu lhe puder transmitir serão sempre uma gota de água perante o que tem conseguido.
Os meus parabéns!

Quanto aos descendentes de Francisco Xavier, apenas tenho o seguinte:

José Ignácio Ferreira que nasceu a 28-12-1768 no Seixal e aí foi baptizado em 16-01-1769. Deste meu avô, sei que era marítimo de profissão e que casou no Seixal em 16-02-1795 com Joana Maria da Conceição (nascida a 25-06-1769 no Seixal e filha de Joaquim José de Macedo e de Ana Maria Joaquina, ambos do Seixal).

Não conheço mais nenhum filho do casal, mas é possivel que exista, pelo que o colocarei na minha lista para quando me deslocar ao Arquivo Distrital de Setúbal.

Melhores cumprimentos,
Paulo Vilar

Resposta

Link directo:

RE: Ainda os Touros de Portimão

#145226 | melisa | 23 fev 2007 19:10 | Em resposta a: #143865

Caro Paulo Vilar

Continuo de volta dos paroquiais de Portimão, sem no entanto conseguir recuar mais.

O que entretanto apurei é que Domingos Fernandes Cascão sabia assinar conforme se verifica quando é testemunha (1/11/1616 em Portimão testemunha o casamento de João Gonçalves viúvo de Maria Dias com Catarina Fernandes Viúva de Fernão Rodrigues sendo a outra testemunha Henrique Moniz Barreto que pertence a uma família fidalga do Algarve).

Seria algum dos anterior nubentes familiares de Domingos Fernandes Cascão?

Por outro lado à data da sua morte em 24/10/1635 exploraria uma pedreira, pois do registo do seu óbito consta : "... não fez testamento por vir de sua pedreira sem fala ..."

Entretanto em Portimão há vários Domingos Fernandes na mesma época mas o casado com Brites de Paiva é sempre referido como Cascão.
Poderia no entanto ter tido outro casamento anterior e não aparecer com o apeldo Cascão, mas até agora nada leva a crer que tal tivesse acontecido.

Um neto, filho da sua filha Maria Fernandes (com Luis do Touro), chama-se José Vieira sem que nenhum dos pais ou avós usem tal apelido, teria o mesmo vindo de seus bisavós?
É o que procuro agora saber.

Também a Brites de Paiva me intriga dado os muito poucos Paivas existentes na altura em Portimão.

Vou continuar de volta destas famílias a fim de tentar saber algo mais.

Cumprimentos
M.Elisa

Resposta

Link directo:

RE: Ainda os Touros de Portimão

#146548 | pvilar | 05 mar 2007 10:54 | Em resposta a: #145226

Cara M.Elisa,

Domingos Fernandes Cascão era casado com Brites de Paiva ou com Maria de Paiva ? Pelo menos foi essa a leitura que retirei do tópico "Touros do Algarve".

Melhores cumprimentos,
Paulo Vilar

Resposta

Link directo:

RE: Francisco Xavier, Alvor

#147236 | pvilar | 09 mar 2007 17:00 | Em resposta a: #142866

Cara M.Elisa,

Hoje passei pela TT para ver os índices das candidaturas a FSO mas infelizmente nada encontrei.
Como o tempo não era muito e foi a primeira vez que lá me desloquei, pode ser que algo me tenha escapado, mas...
Procurei nas candidaturas completas e naquelas incompletas que estão disponíveis (informaram-me que esse trabalho ainda está a decorrer).

Sendo assim, continuamos sem conhecer a ascendência da nossa Catarina Guerreira.

Melhores cumprimentos,
Paulo Vilar

Resposta

Link directo:

RE: Francisco Xavier, Alvor

#149914 | melisa | 23 mar 2007 20:33 | Em resposta a: #147236

Caro Paulo Vilar

Desculpe só agora responder mas tive de férias onde não tinha acesso à Net.

Também eu tive essa informação de que as candidaturas incompletas ainda não estavam todas inventariadas. isto há dois ou três anos atrás.

Aguardemos o que possa surgir.

Relativamente a esta família e embora graças ao seu nteresse últimamente tenha avançado alguma coisa , julgo que ainda haverá bastante para pesquisar nomeadamente em relação aos colaterais.

Claro que será trabalho demorado e que ainda não tive tempo de começar.
Mesmo as últimas descobertas ainda não consegui informatizá-las por absoluta falta de tempo.

Quanto à mãe de Maria Fernandes, casada com Domingos Fernandes Cascão se nos registos de baptismo dos filhos é sempre referida como Brites de Paiva, no casamento da filha em 1616 é chamada de Maria de Paiva ( casada com Domingos Fernandes Cascão). ambos naturais de Portimão.

Ora o único Domingos Fernandes Cascão que aparece (com excepção deste registo) é sempre casado com Brites de Paiva.
Também não encontrei qualquer outra referência a uma Maria de Paiva.

Concluo assim tratar-se de uma mesma pessoa tendo havido erro do padre no registo de casamento.

Também menciona o dito que ambos são naturais de Portimão.

Também a estes dados ponho algumas reservas.
Que aí foram moradores algum tempo não restam dúvidas. Pois encontro-os a baptizar filhos entre 1602 e 1617, e também a apadrinhar.

Não encontrei no entanto o registo de Baptismo de Maria Fernandes nem o óbito de Brites de Paiva.

Os meus cumprimentos
M.Elisa

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 13 mai 2024, 23:31

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen