Frei Luis das Chagas de Portimão

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Bibliografia

Frei Luis das Chagas de Portimão

#142877 | AlferesPereira | 03 fev 2007 21:12

Caros Confrades

Algum dos Senhores me sabe informr onde posso encontrar documentos sobre o convento franciscano, antigo "Convento de Nossa Senhora de Jesus" em Lisboa?
Gostava de consultar documentos de inícios do séc XVII (1606+-)

Também gostava de saber que convento era o de S. Francisco "junto da Cidade de Silves em o Reyno do Algarve", e onde poderá parar documentação sobre os irmãos da Ordem 3ª desse mesmo convento (1636 +-)

Estará alguma coisa na TT? e se estiver, como devo procurar?

Grato pela V/ atenção e sempre ao dispor

António Alferes Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Frei Luis das Chagas de Portimão

#152273 | nunoinacio | 13 abr 2007 16:47 | Em resposta a: #142877

Boa tarde.

Só agora vi a sua mensagem.

O Convento a que se refere é o Convento de S. Francisco, em Portimão.

Caso tenha algum dado biográfico relativo a Frei Luís das Chegas, agradeço que me faculte, pois o mesmo tem topónimo em Portimão e eu estou a escrever um livro sobre as figuras da toponimia de Portimão.

Se necessitar de mais alguma informação, disponha

Cumprimentos

Nuno Inácio

Resposta

Link directo:

RE: Frei Luis das Chagas de Portimão

#152332 | SUÃO | 13 abr 2007 23:48 | Em resposta a: #152273

Caro Nuno Inácio:

Permita-me a seguinte correcção. O convento a que se refere o Confrade Alferes Pereira não é o de S. Francisco de Portimão mas sim o de S. Francisco de Silves, que se situa na quinta de Mata Mouros da mesma cidade. Ouvi dizer que muito pouco ou quase nada resta do antigo convento.

Cumprimentos,

Miguel Côrte-Real

Resposta

Link directo:

RE: Frei Luis das Chagas de Portimão

#152336 | nunoinacio | 14 abr 2007 00:05 | Em resposta a: #152332

Boa noite, caro Miguel

Correcção aceite!

Fui levado pela expressão "termo de Silves" pois, de facto, quando o Convento de S. Francisco, em Portimão, foi construído, esse local era um dos termos de Silves.

Desconhecia por completo a existência de um convento de franciscano em Silves.

O facto de a mensagem fazer referência a Frei Luís das Chagas, que esteve no convento de Portimão, também me ajudou ao lapso.

Cumprimentos

Nuno Inácio

Resposta

Link directo:

RE: Frei Luis das Chagas de Portimão

#152432 | A-Pereira | 15 abr 2007 13:47 | Em resposta a: #152336

Caros Senhores

Agradeço a Vossa resposta.
Na realidade creio que o cnvento que procuro não é o de Portimão (Nª Srª da Esperança), mas também não sei se será o de Mata-Mouros.
Falando com alguns sacerdotes sobre este assunto, apontava-se para o Falacho ou para o "Calvário". Nada de concreto.

Era interessante explorar essa ideia de que foi em Mata-Mouros. É uma hipótese. Poderá o Caro Senhor Miguel Corte-Real partilhar mais dados sobre este assunto?

Quanto à toponímia de Portimão, não conheço nenhuma rua ou lugar com o nome "Luís das Chagas". Sei que foi um ilustre "contra pontista" segundo a Monografia de Vieira, de 1911 e segundo a Bibliotheca Lusitana. Não sei mais nada.
Também eu agradeço alguma luz que possa ser lançada sobre este ilustre portimonense.

Cumprimentos
António Alferes Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Frei Luis das Chagas de Portimão

#152472 | nunoinacio | 15 abr 2007 19:42 | Em resposta a: #152432

Boa tarde, caro António.
Vou ver o que encontro sobre o convento que procura.
Relativamente ao Frei Luís das Chagas, o mesmo tem topónimo em POrtimão e tenho algumas referências sobre o mesmo.
Se tiver interesse posso transmiti-las.

Cumprimentos.

Nuno Inácio

Resposta

Link directo:

RE: Frei Luis das Chagas de Portimão

#152520 | AlferesPereira | 16 abr 2007 10:30 | Em resposta a: #152472

Caro Nuno

Obrigado pela resposta.
Frei Luís das Chagas tem rua em Portimão? onde? Estou a pensar nos Três Bicos, mas nunca dei com ela.

Quanto ao convente...bem o convento em si, a sua localização, não é muito importante. O importante é sabre onde para o espólio desses conventos. Aí poderiamos saber masi sobre o "nosso" Frei.
Já contactei os Franciscanos de Faro que não deram saida. A casa do Porto também não... Estou num impasse, mas não desisto.

Já agora, à parte deste assunto, os microfilmes ainda não chegaram. É normal?

Cumprimentos
António Alferes Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Frei Luis das Chagas de Portimão

#152610 | SUÃO | 16 abr 2007 21:53 | Em resposta a: #152432

Caro Senhor António Alferes Pereira:

Veja a obra de J. D. Garcia Domingues, Silves- Guia Turístico da Cidade e do Concelho, Região de Turismo do Algarve, 1989, p. 47, sobre o milagre das refeições no Convento do Paraíso, situado em Matamouros, no final do séc. XVI.

Diz-se em fonte de 1768 ao falar-se do Moinho da Metade de Silves: “que algum dia se chamou também do Ferro, e de prezente tem o nome da Metade que constava de três aferidos, duas cazas e seu logradouro á parte” “que he sito defronte da CERCA DOS FRADES DE S. FRANCISCO, de que Manuel Telles Côrte-Real fez reconhecimento no ano de 1697 no foro de 300 réis". Em 1765 achava-se de todo arruinado.

Cumprimentos,

Miguel Côrte-Real

Resposta

Link directo:

RE: Frei Luis das Chagas de Portimão

#152614 | nunoinacio | 16 abr 2007 22:53 | Em resposta a: #152520

Boa noite, ilustre!
Só agora percebi com quem tenho estado a falar...
Nas freguesias pequenas, por vezes demoram mais tempo. Tive filmes do Alferce que chegaram em 3 semanas e outros, da mesma freguesia que chegaram ao fim de dois meses, porque tiveram que vir dos Estados Unidos.
No último fim-de-semana, a lâmpada da máquina onde tenho estado a ver o microfilme fundiu-se. Não sei se já estará arranjada.
Relativamente à Rua Frei Luís das Chagas, fica nos Três Bicos e tem ligação com duas ruas sem nome, o que dificulta uma localização espacial.
Penso que deve ter lido os artigos do TIL, do Júlio Amaro. No Nº 10 tem o artigo "A Ignóbil Expulsão dos Frades de Portimão". Aí faz referência ao inventário feito aos bens do convento, dirigido pelo Júdice Biker.
Se esse inventário existe, deverá estar no Arquivo Distrital ou naquelas instalações a que a Câmara orgulhosamente chama de "Museu".

Cumprimentos

Nuno Inácio

Resposta

Link directo:

RE: Frei Luis das Chagas de Portimão

#152630 | A-Pereira | 17 abr 2007 01:19 | Em resposta a: #152610

Caro Senhor Miguel Côrte-Real

Muito agradeço a sua resposta. Bem haja.

Vou fazer a consulta que propõe.

Cumprimentos
António Alferes Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Frei Luis das Chagas de Portimão

#152633 | A-Pereira | 17 abr 2007 01:39 | Em resposta a: #152614

Caro Nuno Inácio

Obrigado pela resposta.
Efectivamente hoje mesmo andei pelos Três Bicos à procura da bendita da Rua Frei Luís das Chagas e não a pude encontrar. Mas se diz que ela existe, vou indagar melhor.

Em relação aos filmes, parece-me que o meu fado é esperar...pois paciência. Esperemos que não há outro remédio.

Quanto ao TIL, de Júlio Amaro, confesso que não li. Mas tenho "desculpa" para isso. Considero o TIL muito pobre em referências e sobretudo de fontes primárias. Não consigo dar muita credibilidade ao material exposto. Que o Senhor Júlio (Deus o tenha) me perdoe. Seguramente o fez de forma apaixonada e sem o intuito de publicar imprecisões históricas. Talvez fosse essa paixão que o levava a escrever assim. Às vezes (diria, na grande maioria dos casos), é necessário um distanciamento que o amigo Júlio não mostrava.

Ainda assim, como já tive a ocasião de lhe dizer, o que importa mesmo é saber: a) Quem foi Frei Luís das Chagas?
b) Onde está a sua obra?

Os bens do Convento a que se refere são os do Convento de S. Francisco? de Portimão?
Sei onde estão algumas peças. Duas são bastante conhecidas: uma, é o magnífico Cristo Crucificado que está à direita do Altar Mor da Matriz de Portimão, mesmo junto ao cruzeiro, no transepto; a outra peça, é o arcaz que se encontra na sacristia da mesma igreja, e que também é uma bela peça.
Vou ver o que haverá pelo museu, mas o que lá deve haver é outra coisa: é o inventário da antiga Ordem Terceira de S. Francisco. Não sei...isto sou eu a falar. Mas a esses inventários (a existirem), tenho eu acesso.
Ainda assim, vou indagar.

Cumprimentos
António Alferes Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Frei Luis das Chagas de Portimão

#152649 | nunoinacio | 17 abr 2007 09:40 | Em resposta a: #152633

Bom dia, caro António

Aqui fica uma lista dos conventos franciscanos do Algarve

Convento de São Francisco (Portimão) ou Convento de Nossa Senhora da Esperança, em Portimão.
Convento de São Francisco (Lagoa), em Lagoa.
Convento de São Francisco (Estombar) ou Convento do Praxel, Estombar, Lagoa.

Recordo-me de ter ouvido falar em peças do Convento de Portimão que estão no Museu de Faro.

Cumprimentos

Nuno Inácio

Resposta

Link directo:

RE: Frei Luis das Chagas de Portimão

#156650 | nunoinacio | 19 mai 2007 21:23 | Em resposta a: #152630

Caro António

Estive hoje na igreja.
Os microfilmes tiveram que ser pedidos aos Estados Unidos porque estão esgotados na Alemanha.
Em principio estarão cá dentro de 2 semanas

Cumprimentos

Nuno Inácio

Resposta

Link directo:

RE: Frei Luis das Chagas de Portimão

#156690 | judiaria | 20 mai 2007 14:23 | Em resposta a: #152520

Carissimos
Sobre o convento de São Francsico em Silves, sei que o mesmo se situava defronte do Moinho do Bispo (mais tarde moinho do Rosário e por ultimo moinho da palmeira), uma azenha que pertenceu a meus ancestrais e que fica em frente da Quinta de Mata Mouros. Nas minhas pesquisas na Torre do Tombo, apenas encontrei os seguintes registos:
20/2/1792 Mercê para que o Convento de São Francisco em Silves, receba na Casa da India, de esmola dada por SM El Rei, 12 arrateis de pimenta, 6 de cravo, 6 de canela, 4 de gengibre, 5 de malagueta e 6 de incenso.

15/10/1779 Convento da Ordem Terceira de São Francisco em Silves
Carta de El Rei. - Cadeira de Gramática Latina com a ordinária de 60.000 reis pagos na folha dos professores régios.
Escola de Ler, escrever e contar com a ordinária de 40.000 reis pagos na folha dos professores régios.
Professor de Latim com a ordinária de 20.000 reis
Professor de ler e escrever com a ordinária de 20.000 reis

Existe ainda uma referência em 15/1/1549 a um Mosteiro da Nossa Senhora da Piedade em Silves.

Quanto ao Convento de São Francisco, em 1850 já náo existia, pois a fls. 44 do SGU 582 "faleceram dois mendigos que moravam nas casas do demolido convento".

É o que sei.

Cumprimentos

Joaquim Reis

Resposta

Link directo:

RE: Frei Luis das Chagas de Portimão

#156723 | A-Pereira | 20 mai 2007 20:26 | Em resposta a: #156650

Ora viva caro Nuno

Boas notícias me dá. Já não tinha muitas esperanças de os ver.
Obrigado bor esta boa nova.

Cumprimentos
António Alferes Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Frei Luis das Chagas de Portimão

#162228 | nunoinacio | 09 jul 2007 09:20 | Em resposta a: #156723

Bom dia, caro António

Estive ontem na igreja e os seus microfilmes já chegaram

Cumprimentos

Nuno Inácio

Resposta

Link directo:

RE: Frei Luis das Chagas de Portimão

#162309 | AlferesPereira | 10 jul 2007 00:52 | Em resposta a: #162228

Amigo Nuno

Boas notícias! Obrigado
Logo eu tenho concertos este fim-de-semana fora da terra!
Mais uma vez obrigado pelas boas notícias. Excelentes!

Cumprimentos
António Alferes Pereira

P.S.
Que me diz a este novo visual? XPTO, como diz a nova geração!
Saúde.

Resposta

Link directo:

RE: Frei Luis das Chagas de Portimão

#174647 | nunoinacio | 28 nov 2007 23:36 | Em resposta a: #162309

Caro António

O que tens feito? Há muito que não nos encontramos...

O meu professor de História do Direito é o dono do Convento Franciscano de Estômbar. Tem uma séria de documentação relativa ao convento que te poderá interessar.

Por acaso tens a heráldica da Ordem Francisca da Provincia do Algarve?

Cumprimentos

Nuno Inácio

Resposta

Link directo:

RE: Frei Luis das Chagas de Portimão

#174648 | AlferesPereira | 28 nov 2007 23:43 | Em resposta a: #174647

Ora viva.

Cá estou...com muito trabalho. Cada vez mais

Estou realmente interessado no Convento de S. Francisco de Estômbar... Quem sabe se se pode chegar ao Frei Luís...

Quanto à heráldica, não sei de nada mas posso tentar saber. Tenho um amigo que é entendido no assunto. Vou-me inteirar e depois digo-te

Nunca mais foste à igreja dos Mormones? Eu, raramente.

Um abraço
António Alferes Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Frei Luis das Chagas de Portimão

#174650 | nunoinacio | 28 nov 2007 23:51 | Em resposta a: #174648

Olá novamente

Tenho ido, mas só aos domingos.
Agora com o curso tenho o tempo muito mais limitado para a quantidade de actividades que tenho em mãos.

O meu professor está a restaurar o convento e, acho, que a intensão será a de colocar o simbolo heráldico que já teve no edificio. Acontece que, até hoje, nunca encontrou esse símbolo em lado nenhum.

Um abraço

Nuno Inácio

Resposta

Link directo:

RE: Frei Luis das Chagas de Portimão

#174652 | AlferesPereira | 28 nov 2007 23:58 | Em resposta a: #174650

Amigo Nuno

Vou efectivamente tentar saber o mai breve que me for possível acerca da heráldica dos Franciscanos e dir-lhe ei.
Amanhã não prometo, mas até ao fim-de-semana saberei algo mais.

Pergunte lá ao seu professor se a obra se pode visitar... Era interessante, iamos os dois ver aquilo. Eu gostava imenso.

Um abraço
António Alferes Pereira

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 04 mai 2024, 22:14

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen