familia pereira de moraes

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias | Regiões | Arquivos

familia pereira de moraes

#144152 | sandri43 | 15 fev 2007 03:01

Procuro ancestrais: Apolinario Pereira de Moraes,nasceu em Vila Flor,Arcebispado de Braga, casou em torno de 1750 no Bispado do Porto, com Bernarda Maria de Paiva nascida em Alfena, Bispado do Porto. Um dos filhos ou filho unico do casal é José Apolinario Pereira de Moraes nascido em 1757, pelo testamento em Aguiar, Bispado do Porto e pelo inventário em Azurana.Quem puder ajudar agradeço.

Resposta

Link directo:

E que tal explorar melhor o site?...

#144159 | salen | 15 fev 2007 09:29 | Em resposta a: #144152

As suas informações estariam mais correctas se se tivesse dado apenas ao trabalho de explorar um bocadinho as potencialidades deste site.
Quanto aos locais, indo ali em cima à barra verde, escrevendo os nomes dos locais no espaço em branco, mudando a caixa para 'Mapas' e mandando pesquisar, consegue mesmo 'ver' onde ficam as Freguesias nos mapas detalhados que lá aparecem. Com um bocado de paciência até pode vê-las "mesmo" no Google Earth. Dizer 'Bispado' disto ou daquilo (com excepção de Lamego) nem sempre ajuda:
- se tivesse escrito 'Vila Flor' ficava a saber que é uma Freguesia e sede de Concelho (Município) do Distrito de Bragança, e que provavelmente os livros estarão no Distrital de Bragança e não de Braga. E também que tem que se certificar se o seu ancestral é mesmo da Freguesia, porque se não, terá que procurar em todas as freguesias do Concelho;
- se escrevesse Alfena, descobriria que é uma Freguesia do actual Concelho de Valongo. Mas tem que se certificar de que o concelho já existisse na altura. Se for à wickipédia fica a saber, e já agora pesquise o de Vila Flor;
- se escrevesse Aguiar, ficava a saber ... que não sabia nada e teria que deduzir que esse Aguiar seria provavelmente Aguiar de Sousa, o mais provável Aguiar no Bispado do Porto;
- e que para estes dois terá que ir, ou escrever um mail, ao Arquivo Distrital do Porto;
- e que "Azura'n'a" é erro de leitura: é Azura'r'a, muito provavelmente a que fica no Concelho de Vila do Conde, Distrito do Porto.
Boas pesquisas. Victor Ferreira

Resposta

Link directo:

RE: E que tal explorar melhor o site?...

#144189 | sandri43 | 15 fev 2007 14:02 | Em resposta a: #144159

Caro Vitor Ferreira
Embóra seu comentário irônico sobre a minha procura, aliás me parece ser seu estilo. Pois , em outras respostas à outros pesquisadores usas o mesmo sarcasmo.
Coloquei os nomes dos ancestrais porque aqui no Brasil os participantes dos grupos de genealogia são extremamente solidários. Assim, as vezes, com apenas um ou dois nomes e sem citar locais, consegue-se fazer a conexão com outros pesquisadores que trabalham a mesma familia.
Contudo,agradeço tuas informações, sobre a localidade de Aguiar e de Azurara que no inventário do meu 4º avô José Apolinario Pereira de Moraes estava como Azurana (erro,por certo de grafia).
Tens alguma obra escrita sobre genealogia ou algum site que possa ser acessado com instruções sobre como fazer pesquisas genealógicas. Pois,pois...
Obrigado pelo sermão
João Carlos Pires

Resposta

Link directo:

Reciclagem

#144200 | salen | 15 fev 2007 15:25 | Em resposta a: #144189

Caro João Carlos Pires,
A sua resposta pareceu um pouco "touchy". Mas é compreensível.
E não deixou de me dar uma vontade de rir daquelas.
Revela uma conhecida postura em relação a Portugal e os portugueses por parte de alguns cidadãos transatlânticos. Postura essa que não generalizo, mas que registo com conhecimento de causa: é que, embora português, nasci no Brasil e aí vivi muito tempo, veja lá ...
Por isso conheço muito bem, por um lado a dificuldade de alguns brasileiros de perceber o humor 'não brasileiro' - e portanto discernir outros humores de ironia e de 'sarcasmo' -, e por outro conseguir perceber quando não é humor nem ironia de todo, e sim responder de uma forma directa, mas com estilo, o que tem que fazer.
Para bom entendedor meia palavra deveria bastar, e quando respondo assumo que o meu interlocutor seja um entendedor pelo menos médio (como eu) e que sobretudo não se sinta melindrado por não receber uma papinha feita, coisa que se dá aos bébés, mas orientações para prosseguir ... Mas às vezes me engano.
O seu comentário, caro João Carlos, não revela mais que aquela muito típica susceptibilidadezinha do brasileiro em relação ao português, sobretudo quando pensa que está a ser gozado - o que é obviamente inadmissível, claro está, ora veja! - e que se detecta bastante bem mesmo entre os brasileiros que por aqui labutam honradamente, sobretudo nos primeiros meses de estadia.
E isso radica na tal internacionalmente conhecida noção muito arraigada no subconsciente colectivo da esmagadora maioria dos brasileiros: pensar que os portugueses têm forçosamente que se integrar no prototipo do imigrante roceiro da segunda metade do século XX, e que se há alguém a ser gozado, será obviamente o português (inapelavelmente 'Manuel' ou 'Joaquim' - nomes por acaso mais raros em Portugal do que poderia parecer à primeira: devem ter ido todos para o Brasil ...).
Recicle-se meu caro, e renove o seu humor dos anos 50 'tipo pois-pois'. Olhe, escolha os venezuelanos, esses sim cada vez mais ridículos (devem dizer 'pués-pués', talvés ...)
À sua pergunta sobre 'instruções' ... explore o site que tem páginas inteiras de explicações. Onde? No o site.
Boas pesquisas. Victor Ferreira

Resposta

Link directo:

RE: Reciclagem

#144234 | sandri43 | 15 fev 2007 20:00 | Em resposta a: #144200

Caro Victor Ferreira
Pelo jeito és bastante inteligente pois está induzindo e generalizando ,a resposta que enviei ao Senhor, como se fosse dirigida aos portugueses de um modo geral.
Ledo engano meu caro, eu respondi para Victor Ferreira seja êle brasileiro,portugues, frances etc....
Não vou entrar nesta arapuca.
Encerro o assunto: "Quem escreve o que quer não pode se melindrar de ler o que não quer".
Saudações
João Carlos Pires

Resposta

Link directo:

Que azar, não foi?

#144272 | salen | 15 fev 2007 23:39 | Em resposta a: #144234

[que confusão...]
Fim de bate-boca.
Victor Ferreira

Resposta

Link directo:

RE: familia pereira de moraes

#175240 | antoniolacerdabarros | 04 dez 2007 20:50 | Em resposta a: #144152

Prezados Companheiros,


Procuro o destino de D. Maria Tere3sa Pereira Cardoso de Moraes, que viveu no Brasil e hora, penso, se encontra em Portugal.

Desde já agradeço.

Cumprimenta-os cordialmente,

Antonio Lacerda de Barros

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 06 mai 2024, 12:15

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen