Tondela

Este tópico está classificado nas salas: Títulos

Tondela

#14422 | jrs | 18 dez 2001 17:01

Cuales son los titulos cuyo nombre es Tondela (condes, viscondes, etc)?. A quienes pertenecen?
Un saludo.

Resposta

Link directo:

RE: Tondela

#14429 | Genea Portugal | 18 dez 2001 21:20 | Em resposta a: #14422

jrs,

Hay dos titulos nobiliarquicos, de conde e baron de Tondela.
Puede verlos por nuestro indice "Todos os Títulos" y elegir Tondela.

Pero si quiere llegar directamente vaya por:
http://www.geneall.net/titulos/index.php?terra=Tondela&search=1

Saludos,
Genea Portugal

Resposta

Link directo:

RE: Tondela

#14648 | jrs | 24 dez 2001 20:17 | Em resposta a: #14429

querria conocer el estado del titulo visconde de Tondela

Resposta

Link directo:

RE: Tondela

#16066 | almiro63 | 20 jan 2002 15:51 | Em resposta a: #14648

Visconde de Tondela: Fernando António da Silva Novaes, por decreto de 14-08-1889
in: Resenha das famílias e grandes de Portugal
Cordialmente
J. Almiro

Resposta

Link directo:

RE: Tondela

#16156 | jrs | 22 jan 2002 21:23 | Em resposta a: #16066

Sr. J. Almiro:
Como podría saber el estado actual de este título, quien es el actual titular.
Saludos.
José R.

Resposta

Link directo:

RE: Tondela

#16186 | almiro63 | 23 jan 2002 21:34 | Em resposta a: #16156

Caro José
O título de Visconde de Tondela foi de 1 vida.
O Visconde faleceu sem deixar descendentes, no entanto os actuais representantes da família são sobrinhos dele descendentes de um irmão chamado Valentim da Silva Novais.
Eles ainda são meus parentes.
Você é da família?
Cordialmente
J. Almiro

Resposta

Link directo:

RE: Tondela

#16187 | LCM | 23 jan 2002 22:36 | Em resposta a: #16186

Caro J. Almiro,

Este Valentim Novais era casado com uma senhora Teles de Malafaia e pais do célebre Novais que com um Bettencourt matou o primo Augusto Teles de Malafaia, no crime que ficou conhecido por "Casa de Serrazes"?
Em caso afirmativo muito lhe agradecia os elementos relativos a este senhor Novais bem como a sua mulher e descendência, pois não consegui ainda estabelecer o seu parenteso com o assassinado.

Cumprimentos
Lourenço Correia de Matos

Resposta

Link directo:

RE: Tondela

#16355 | almiro63 | 28 jan 2002 22:07 | Em resposta a: #16187

Caro Lourenço de Matos
O Dr Augusto Teles de Malafaia (que foi morto em 1917) era filho de Joaquim Teles de Malafaia e de s/m Amélia Falcão Malafaia.

Este Joaquim Teles Malafaia era irmão de Maria do Ceu Malafaia, casada com Valentim Novais.

Este casal Maria do Ceu e Valentim foram pais do Fernando Novais e de Maria Eugénia Novais.

O Bettencourt que fala casou com esta Maria Eugénia Novais e tornou-se cunhado do Fernando Novais.

Cordialmente
J. Almiro

Resposta

Link directo:

RE: Tondela

#16360 | LCM | 28 jan 2002 22:18 | Em resposta a: #16355

Caro J. Almiro,

Era exactamente destas informações que precisava! Se não fosse muito incomodo pergunto-lhe se não tem as datas e locais de nascimento destes que indica. O Valentimcasado com a Novais é irmão do Visconde de Tondela? Sabe a filiação destes? Qual o parentesco de um "tio", do morto e dos Novais, com eles? Irmão de Joaquim e Maria do Céu, Tio avô? Parece que tinha uyma boa herança e que isso teria sido alegado como motivo do crime.
Desculpe todo este trabalho mas gostaria de "compor" uma nota sobre estes Malafaias no meu título de Pinas.

Mais uma vez muito obrigado.
Cumprimentos
Lourenço Correia de Matos

Resposta

Link directo:

RE: Tondela

#16361 | LCM | 28 jan 2002 22:20 | Em resposta a: #16360

Queria escrever "Valentim casado com a Malafaia" e não Novais. As minhas sinceras desculpas.
O "tio" chamava-se Bernardo Teles de Malafaia.

LCM

Resposta

Link directo:

RE: Tondela

#16372 | vbriteiros | 29 jan 2002 01:31 | Em resposta a: #16066

Caro J. Almiro
Qual o grau de parentesco da D. Maria Glama com os Viscondes de Tondela

Resposta

Link directo:

RE: Tondela

#16396 | almiro63 | 29 jan 2002 22:50 | Em resposta a: #16360

Caro Lourenço de Matos
O Valentim Novaes era irmão do Visconde Fernando Novaes e eram ambos filhos de António Pinto de Almeida Novaes e de s/m Maria Delfina Rosa da Silva.
O tio Bernardo Malafaia, não sei bem se era irmão do Joaquim e da Maria do Ceu ou se era tio destes.
O motivo do crime foi uma questão amorosa, embora alguem tenha alegado questão da herança do tio Bernardo, que tinha muitas propriedades, inclusivé a Quinta de Santa Eulália.
O Dr Augusto Malafaia era irmão da 4ª Marquesa de Belas.
Os pais do Dr. Augusto eram Joaquim Teles de Malafaia Freire de Almeida Mascarenhas e Amélia Augusta de Pina Falcão.
Se quiser mais informações estou à disposição.
Está a fazer algum estudo desta família?
Cordialmente
J. Almiro

Resposta

Link directo:

RE: Tondela

#16398 | almiro63 | 29 jan 2002 22:52 | Em resposta a: #16372

Caro V. Briteiros
Maria Candida Guimarães Ferraz Glama era sobrinha da Viscondessa de Tondela.
Cordialmente
J. Almiro

Resposta

Link directo:

RE: Tondela

#16399 | LCM | 29 jan 2002 23:04 | Em resposta a: #16396

Caro J. Almiro,

Estou a fazer um estudo sobre estes Pinas que são das Torres, Trancoso. Amélia Augusta de Pina Falcão era irmã da minha trisavó Maria Bernarda de Pina Osório. Tenho muitos elementos sobre a ascendência e descendência destas Senhoras.
Gostava era de ter mais elementos dos parentes Novais e dos Malafaias, sobre o tio Bernardo principalmente. Todos os dados sobre estas pessoas me interessam: datas, dados biográficos e genealógicos, referências bibliográficas, etc

Com os melhores cumprimentos,
Lourenço Correia de Matos

Resposta

Link directo:

RE: Tondela

#16425 | vbriteiros | 30 jan 2002 21:51 | Em resposta a: #16398

Meu caro J. Almiro
Muito obrigado.Assim fico com uma informação mais precisa.
Posso perguntar-lhe qual dos Almiros é? A minha mulher é a Milita Valle Figueiredo.
Melhores cumprimentos
Vasco

Resposta

Link directo:

RE: Tondela

#16428 | almiro63 | 30 jan 2002 22:43 | Em resposta a: #16399

Caro Lourenço Matos

Aqui vai alguma descendência dos Malafaia de Serrazes.

1. Joaquim Teles de Malafaia (Fidalgo Cavaleiro da Casa Real) , casou com Amélia Augusta Pina Falcão. Foram Pais de:

2.1 . Dr Augusto Teles Malafaia (falecido em 26-07-1917)

2.2. Palmira Teles Malafaia, que casou com José de Ataíde.

2.3. Eugénia Maria Teles Malafaia, que casou com José Inácio de Vasconcelos e Sousa (4º Marquês de Belas). Foram Pais de:

2.3.1. Maria Amélia de Malafaia Castelo Branco, n. em 1921. Casou com Álvaro José de Castelo Branco Pimenta da Gama, e foram pais de dois filhos: Francisco António, n. em 1953 e Eugénio Maria, n. em 1955.

2.3.2. José das Mercês de Malafaia Castelo Branco, n. em 1925. Casou com Maria Manuela Mascarenhas Garcia de Oliveira e foram pais de quatro filhos: Maria da Piedade, n. em 1954, José Inácio, n. em 1960, Pedro Gonçalo, n. em 1963 e Ana Filipa, n. em 1966. (destes, a Maria da Piedade casou com Francisco de Melo e tiveram um filho chamado António Martim, nascido em Lisboa a 23-10-1978)

Cordialmente
J. Almiro

Resposta

Link directo:

RE: Tondela

#16430 | almiro63 | 30 jan 2002 22:50 | Em resposta a: #16425

Caro Vasco Briteiros

A minha família é oriunda de Nandufe, mas eu moro em Lisboa.
Sou também descendente dos Horta e Valle de Tondela.
De onde são os Valle de sua esposa?
Cordialmente
J. Almiro

Resposta

Link directo:

RE: Tondela

#16433 | vbriteiros | 30 jan 2002 23:55 | Em resposta a: #16430

São de Tondela. Minha mulher é filha de José de Figueiredo Correia do Valle( já falecido) e de Maria Carlota de Arzich Magalhães Lima Correia do Valle e neta paterna do Dr Fernando Figueiredo e de Maria Emília Correia do Valle.
O Dr. Fernando Figueiredo era irmão de D. Alzira Figueiredo mãe de Rui Almiro (falecido) que era casado com a prima Alicinha, que mora em Tondela na rua Visconde de Tondela. A minha sogra mora acima do cemitério numa casa toda cheia de heras. Vou lá poucas vezas.
Aqui há uns anos fizeram um almoço de Valles no Hotel de S. José.Foi organizado por uma prima de Coimbra, creio que se chama Maria Madalena Mota Horta e Valle casada com Manuel Otero dos Santos sg. Na altura deram-me sete folhas dactilografadas com uma relação de Valles, mas percebo muito pouco esta lista porque não tem datas. Na altura não tinha tempo disponível para isto, se bem que já fosse interessado em genealogia. Se pretender posso facultar-lhe uma cópia diga-me como, por fax? por correio?
Cumprimentos
Vasco Brandão Pereira da Gama

Resposta

Link directo:

RE: Tondela

#16441 | LCM | 31 jan 2002 09:11 | Em resposta a: #16428

Caro J. Almiro,

Agradeço as suas informações que já conhecia. Sabe se Palmira e José Ataide tiveram descendência? E quem era ele?
O que mi interessava era mais dados sobre os Malafaia/Novais.

Cumprimentos
Lourenço Correia de Matos

Resposta

Link directo:

RE: Tondela

#16560 | almiro63 | 02 fev 2002 18:42 | Em resposta a: #16441

Caro Lourenço Matos
Da Palmira e José Ataide não sei a descendência.
Sei sim alguma descendência do Valentim Novais e s/m Maria do Ceu Malafaia, que aqui lhe envio, embora estes não sejam Pina Falcão.

Valentim Novais e s/m Maria do Céu Malafaia tiveram 3 filhos:

1. Fernando Novais, que casou com Maria Alice Ferreira e tiveram um filho Fernando que tem solar no Mosteiro de Frágoas

2. Maria Eugénia Novais, que casou com o José Bettencourt e tiveram duas filhas (Maria do Céu e Brites Maria)

3. Maria Delfina Novais, que casou com João Morais, este casal foi viver para Espanha - Badajoz e aí continuou a descendência.

Cordialmente
J. Almiro

Resposta

Link directo:

RE: Tondela

#16562 | almiro63 | 02 fev 2002 19:05 | Em resposta a: #16433

Caro Vasco Gama

Provavelmente nós ainda somo parentes, pois tenho na família alguns Correia do Valle, aqui vai os que eu tenho a certeza serem meus primos:

Carlos Horta e Valle casado com Maria da Piedade Correia do Valle, que foram pais de pelo menos 4 filhos:

1. Jorge Manuel Horta e Vale.

2. Raul Correia Horta e Valle, que casou em 1925 com Maria Amélia Coelho da Mota.

3. Adélia Maria Horta e Valle, que casou em 1926 com António da Cunha e Almeida.

4. Alice Correia Horta e Valle, que casou em 1926 com Paulo José de Melo e Barros.

Será que a sua prima de Coimbra Maria Madalena Mota Horta e Vale é filha do casal nº 2 ?

A Maria Emília Correia do Valle era filha de quem?

Gostaria sim de ter cópia das 7 folhas que refere com a relação dos Valle.
O fax do local onde trabalho (Escola da Cidade Universitária de Lisboa) é 217957473, se enviar para aí é favor dirigir a Dr. João Almiro. Caso prefira enviar por correio, escreva-me para meu e-mail joaoalmiro@netcabo.pt que lhe darei o endereço. Muito obrigado.

O Rui Almiro (falecido) e a Alicinha são meus padrinhos de baptismo.

Cordialmente
J. Almiro

Resposta

Link directo:

RE: Tondela

#16593 | vbriteiros | 03 fev 2002 01:53 | Em resposta a: #16562

Caro Primo
Vou enviar-lhe por correio , as 7 pág dos Horta e Valle assim como a descendência toda de Fernão João do Valle,fidalgo da Casa Real e senhor da Casa do Adro em Tondela, da qual existem só duas janelas e uma porta. Viveu no século XVI.
Maria da Piedade Correia do Valle teve 9 irmãos, entre eles Emília Correia do Valle que casou com Fernando de Sá Pereira Pais de Figueiredo, que tiveram 3 filhos:
Fernando de FIgueiredo Correia do Valle
José de Figueiredo Correia do Valle
Leonor de Figueiredo Correia do Valle
Todos já falecidos e com geração.
O José era meu sogro, teve dois filhos:
José de Magalhães Valle de Figueiredo , c.c.g.
e
Maria Emília Arzich Magalhães Valle de Figueiredo da Gama
( a minha mulher usa o nome de Arzich para perpectuar o nome da avó materna, que era austro-croato).
Cumprimentos
vasco

Resposta

Link directo:

RE: Tondela

#35920 | md | 19 fev 2003 15:01 | Em resposta a: #16433

exm. sr. vasco brandão pereira da gama briteiros
peço desculpa pelo intromisso, mas não pude deixar de me questionar:na mensagem de 30/01/2002 ás 23:55 diz: «dr. fernando figueiredo era irmão de d. alzira figuieiredo mãe de rui almiro casado com a prima alicinha ...».
Queira desculpar mas é também primo da sr. d. alice, visto que também é brandão?ou é por casamento com o rui almiro?pergunta sem qualquer intersse a não ser a curiosidade de um amigo.
grato pela atenção disponibilizada.

Resposta

Link directo:

RE: Tondela

#35929 | vbriteiros | 19 fev 2003 16:29 | Em resposta a: #35920

Para md
Não tem que pedir desculpas, tenho todo o prazer em responder à pergunta que formulou.
O parentesco com a prima Alicinha é por parte da minha mulher , sobrinha-neta da mãe de Rui Almiro. Directamente creio não ter parentesco, mas agora reparo que nem sei os apelidos da prima Alicinha, conhecço-a pessoalmente e é uma simpatia connosco.
Já agora aproveito para lhe perguntar o nome completo da prima Alicinha.
Caso não queira responder aqui poderá escrever-me para o meu e-mail: vbriteirosarrobanetcabopontopt
Cumprimentos
Vasco Briteiros

Resposta

Link directo:

RE: Tondela

#68498 | desousaj_99 | 27 jun 2004 14:22 | Em resposta a: #16430

Mr. J. Almiro:

I have seen your name on various messages regarding the Conselho of Tondela and the parish of Nandufe. I have branchs of my family tree that originate from the same Conselho, specifically the parish of Molelos and the villages of Botulho, Ermida, Molelinhos and Molelos, which are very close to Nandufe (I have been there personally). Do you have any family in this region?

Names that I am researching are Sousa, Bicho, Rodrigues, Gouveia, Neves, Coimbra, Dias and Pereira.

Please feel free to write in Portuguese as I can easily read it. My written portuguese is horrible. I am writing from Toronto, Canada.

Your help would be appreciated.

Thanks in advance
Joao Miguel Coimbra de Sousa

Resposta

Link directo:

RE: Tondela

#108677 | JBrito | 03 jan 2006 01:20 | Em resposta a: #16433

Caro Vasco Briteiros

Interesso-me, também, pelos Vales de Tondela. Na sua mensagem, já antiga, notei "Manuel Otero dos Santos sg".
Não sei se o "sg" tem, aqui, o significado "sem geração". É que o Dr. Otero tinha, se não me engano, seis filhos. E digo tinha porque, infelizmente, faleceu em 2005, deixando um grande vazio não só na sua família mas também no panorama da Radiologia nacional, onde era elemento destacadíssimo no campo da Radiologia de Intervenção.

Cumprimentos do
Jorge de Brito

Resposta

Link directo:

RE: Tondela

#108724 | vbriteiros | 03 jan 2006 23:19 | Em resposta a: #108677

Caro Jorge de Brito.
A frase que cita é uma transcrição de apontamentos de um parente de Coimbra, entretanto falecido. Logo que possa perguntarei a outros familiares para obter uma confirmação.
Cumprimentos
Vasco Briteiros

Resposta

Link directo:

RE: Tondela

#113995 | mpinto | 13 mar 2006 14:48 | Em resposta a: #16433

Caro Vasco Briteiros,

Cá estou novamente a importuná-lo. Posso pedir-lhe cópia das folhas dactilografadas que refere nesta mensagem? (sei que é de 2002, mas só agora "tropecei" nela). O Fax do meu escritório é o 223 323 080. Não sei se aparece o meu ramo, mas agradeço-lhe de qualquer forma (D. Esperança Leocádia Pereira Angélica da Silva, minha sexta avó, filha de António Pereira do Vale e de D. Esperança Angélica da Silva).

Melhores cumprimentos,

Maurício Pereira Pinto

Resposta

Link directo:

RE: Tondela

#114493 | vbriteiros | 19 mar 2006 20:13 | Em resposta a: #113995

Caro Mauricio Pereira Pinto.
Só agora lhe posso responder:
-nos referidos apontamentos não aparecem os nomes que cita e suponho serem do sec 18-19 ; estes que tenho são sec 20.
Se pretende mesmo assim uma cópia , posso mandá -la pelos CTT, porque já não uso fax. Poderá enviar o seu endereço para o meu username na rede netecabo.
Cumprimentos
Vasco Briteiros

Resposta

Link directo:

RE: Tondela

#114529 | mpinto | 20 mar 2006 10:23 | Em resposta a: #114493

Caro Vasco Briteiros,

De facto estes meus antepassados são de finais do sec. XVIII, e o que procuro são os seus ascendentes (Vales) e não a descendência, que conheço. De quaquer modo obrigado pela disponibilidade.

Cumprimentos,

Mauricio Pereira Pinto.

Resposta

Link directo:

RE: Tondela

#114532 | vbriteiros | 20 mar 2006 11:17 | Em resposta a: #108677

Caro Jorge de Brito.
Revendo os ditos apontamentos apresso-me a corrigir a minha informação.
Esses apontamentos foram coligidos pelo próprio Dr Otero e resam o seguinte:
- Posição 61 - Maria Madalena Mota Horta e Vale, casada com
74 - Manuel Otero dos Santos
tiveram os seguintes filhos:
Posição 75 a 81 em branco.
Este casal foi o organisador de um almoço a 6.7.1996 em Tondela onde reuniram os descendentes das familias Horta e Vale, Correia do Vale, Horta Pinto e Carvalho Horta. Foi feita uma pequena acta do acontecimento e onde realmente nas assinaturas de presença se encontram Manuel, Susana,Ricardo, Mariana, Miguel e claro os pais.
Melhores cumprimeentos
Vasco Briteiros

Resposta

Link directo:

RE: Tondela

#139946 | gmg | 11 jan 2007 21:42 | Em resposta a: #35929

Caro Confrade,

Veja o tópico "Gente de Portalegre e Tondela, onde estão?"

Obrigado,

Luís GMG

Resposta

Link directo:

VALES, LOUREIROS e COIMBRAS, de Molelos, Tondela

#145344 | gmg | 24 fev 2007 23:39 | Em resposta a: #114532

Caro Vasco Briteiros,


Queira fazer io favor de consultar os tópicos: "Capit. Ordenanças António Marques de Paula Coimbra" e outro tópico (cujo nome não sei de cor, mas é fácil de localizar) que é "Família Gouveia" (onde surge também as palavras Botulho, Molelos) e ainda outro tópico: "Alguém de Molelos, Tondela?".


Com os melhores cumprimentos,

Luís GMG

Resposta

Link directo:

Tondela

#145425 | gmg | 25 fev 2007 16:17 | Em resposta a: #114532

Aguardo, assim que puder, uma resposta sua sobre as Famílias VALE, LOUREIRO e COIMBRA.

Cumprimentos,

L. GMG

Resposta

Link directo:

Tondela

#404785 | jmcostanunes | 29 jun 2018 00:37 | Em resposta a: #14422

Saudações,
Faço uma pesquisa e consta ter tido o Visconde um filho bastardo (ANTERO) com uma criada (JESUINA MARIA DE CASTELO). Há alguma informação fidedigna sobre isso?

Resposta

Link directo:

Tondela

#412558 | Karmendes | 21 fev 2019 03:30 | Em resposta a: #14422

Sou bisneta de Antero. Meu bisavô, após a morte do pai e tio (ambos lhes deixaram título e herança, cujos documentos estão em posse de seus netos apenas para registro histórico) resolveu mudar-se para o Brasil. Lá se estabeleceu com bastante sucesso empresarial em São Luís (Maranhão), desfrutando de muito prestígio até sua morte. Nunca reivindicou nada da família portuguesa, tendo muita vergonha da disputa por bens que se sucedeu após as mortes dos entes queridos. Casou-se com Herzila do Prado, de família fidalga de origem portuguesa. Com ela teve cinco filhos, já falecidos: José, Fernando, Lelia, Lisle (minha avó) e o irmão mais novo não recordo o nome. Por causa da postura orgulhosa de Antero, nenhum de seus filhos ou netos pleiteou qualquer bem ou naturalidade portuguêsa. O filho José ficou com os documentos de Antero.

Resposta

Link directo:

Tondela

#412576 | almiro63 | 21 fev 2019 21:08 | Em resposta a: #412558

Cara Karmendes

O filho mais novo do Antero era:
Lemart da Silva Novaes, médico e militar n. 1923 e f. 1985.
Era casado com Herme Costa.
Cordialmente
João Almiro

Resposta

Link directo:

Tondela

#448496 | eden7k | 26 jun 2023 13:12 | Em resposta a: #16433

Essa Alzira Figueiredo que vocês falam eram casada por acaso com "Antonio Jorge" e foram morar no Brasil ?

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 03 mai 2024, 17:42

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen