antunes

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias | Regiões | Arquivos | Brasil

antunes

#144638 | UZI2307 | 18 fev 2007 19:37

Gostaria de obter informações sobre José Antunes, nascido em Lisboa, em 1900, filho de Albano Antunes e de D. Maria da Conceição. Meu avô veio para o Brasil com o pai e deixou em Portugal irmãos.
Preciso saber onde posso obter 2a. via da Certidão de Nascimento de meu avô, para tentar a dupla cidadania portuguesa

Lúcia

Resposta

Link directo:

RE: antunes

#144652 | ksaraujo | 18 fev 2007 20:39 | Em resposta a: #144638

Olá, Lúcia.
Tente obter primeiro informações adicionais sobre a data de nascimento correcta e a Freguesia de origem do seu avô. Lisboa é muito grande e possui muitas freguesias. Veja se consegue obter mais informações com base na tradição oral dos parentes ainda vivos, em consulta às certidões brasileiras (se for o caso) de casamento e de óbito. Pelo visto, "só" lhe falta o nome da Freguesia e a data correcta do nascimento dele. Veja também se ele chegou a se registrar como estrangeiro no Brasil, pois isso passou a ser obrigatório após 1939. Poderá fazer uma consulta sobre Entrada, Registo e Naturalização de Estrangeiros no sítio do Arquivo Nacional (não posso colocar o endereço aqui, mas é fácil de achar). Pela nova Lei, você, na qualidade de neta do português, tem o direito de requerer a naturalização, não a cidadania. Contudo, se seu progenitor (o filho ou a filha do português José Antunes) ainda estiver vivo, aí sim, ele ou ela poderá pedir a dupla cidadania e, após isso, poderá passá-la para si. Poderá ser uma agulha no palheiro encontrar a certidão portuguesa para comprovação da nacionalidade do seu avô, mas não desanime e leia bastante as mensagens daqui deste forum onde poderá aprender ainda mais sobre os métodos de investigação genealógica. É uma ciência apaixonante, aliciadora! Desejo-lhe toda a sorte do mundo! Abraço, Kelson dos Santos Araújo - Braga

Resposta

Link directo:

RE: antunes

#144718 | ksaraujo | 19 fev 2007 10:47 | Em resposta a: #144638

Acho que posso colocar aqui mais informações para lhe ajudar. Poderá obter informações adicionais sobre a chegada dele ao Brasil mediante o Projeto Imigrantes. Consulte o sítio http://www.projetoimigrantes.com.br/int.php?dest=listagens e peça a listagem completa pelo sobrenome Antunes. Você poderá localizar o registo de entrada do seu avô e, daí, pedir uma cópia do registo de entrada específico dele. Se tiver sorte, seu avô terá informado mais que apenas "Lisboa" como localidade de origem. Senão, a outra possibilidade é, com base nas informações do navio obtidas no Projeto Imigrantes, descobrir o porto de saída dele em Portugal. Daí, então, tentar descobrir se o passaporte dele foi emitido nesse mesmo porto e ver que outras informações adicionais existem sobre a localidade de origem. Também, se ele viveu até depois de 1939, foi "obrigado" a se registrar como estrangeiro pelo Decreto de Getúlio Vargas. Pelos dados que já tem, poderá fazer uma busca no Arquivo Nacional no Rio de Janeiro em http://www.arquivonacional.gov.br/serv_pub/trans_cert.htm se ele chegou a se registrar. Vá em busca das certidões de casamento e de óbito dele nos Cartórios e por aí vai... É uma verdadeira caça às informações, mas pode ser que você tenha sorte e vá obtendo as pistas de que precisa... Boa sorte em sua empreitada! Abraços, Kelson dos Santos Araújo - Braga

Resposta

Link directo:

RE: antunes

#145034 | UZI2307 | 22 fev 2007 09:55 | Em resposta a: #144718

Prezado Kelson,

Agradeço muito suas orientações. Estava perdida, não sabia onde procurar.
Pesqusarei nos sites que você me passou. Acredito que descobrirei alguma coisa.
Achei, também, no Fórum a informação que na Torre do Tombo em Lisboa estão arquivados todos os registros paróquiais de Lisboa e de algumas outras cidades próximas. O único problema é que a pesquisa deve ser feita pessoalmente. Espero poder voltar, em breve, para Portugal e fazer esta busca.

Obrigada

Lúcia Helena Antunes de Moraes
Assis/São Paulo/Brasil

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 25 mai 2024, 04:09

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen