Os intocáveis genovistas

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Bibliografia

Os intocáveis genovistas

#144769 | Decarvalho | 19 fev 2007 18:32

Caros confrades,
Dia após dia, hora após hora, são despejadas neste forum longas transcrições de documentos de "consagrados" autores estrangeiros, para provar que o Descobridor foi o Colombo italiano.
O raciocínio é: se os estrangeiros o escreveram é porque está correcto!
Por isso vou aqui transcrever dois excertos (muito curtos, para que todos tenham tempo de ler) de mais um grande apologista do genovês.
Nome: Felipe Fernandéz-Armesto; Livro: Cristóvão Colombo, Edit. Presença, 1992

"Conseguiu-se melhor resultado nas tentativas de exploração das costas brasileiras para sul. O Brasil foi descoberto por Vicente Yáñez Pinzón, ..." (pág.191)

"A bula de 1496, em que o papa Alexandre VI estabelecera a base jurídica da presença espanhola nas Índias, baseava os direitos dos castelhanos no encargo da evangelizar os nativos, que atribuíu aos monarcas. Na prática, esta condição poderia ter sido ignorada como o foi pelos Portugueses, que actuaram em África com um encargo semelhante, a que raramente atenderam; mas Colombo, bem como os seus soberanos, tinham já iniciado a tarefa com cordialidade, antes do papa a determinar..." (pág. 169)

Cumprimentos
A. de Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Os intocáveis genovistas

#144771 | costa do castelo | 19 fev 2007 18:42 | Em resposta a: #144769

Caro A. de Carvalho

Muito significativos os excertos qu aqui colocou.

Muito obrigada por ter escolhido trechos curtos e por não despejar aqui páginas completas pois a quantidade não significa qualidade, como faz o "ilustre confrade" e que já não há pachorra para ler.

Cumprimentos
Isabel Alegre

Resposta

Link directo:

RE: Os intocáveis genovistas

#144877 | Luis K. W. | 20 fev 2007 13:37 | Em resposta a: #144769

Isso nada tem de estranho.
Os nuestros hermanos, e alguns portugueses, sempre defenderam que esse Pinzón "...En 1500 arriba a la costa brasileña, descubriendo la desembocadura del Marañón (Amazonas),...".
Agora se foi dias antes ou meses depois do Pedro Álvares...

Para além destes há ainda as hipóteses de Alonso de Ojeda e Diego de Lepe para os espanhóis, e de Duarte Pacheco Pereira para os Portugueses.

Tenho pena que nos concentremos tanto em C. Colon quando a viagem de VASCO DA GAMA foi muito mais importante (e épica) na época. Foi o culminar de uma gesta de TODO um povo, com um objectivo fixo e bem definico, que levou várias gerações a cumprir.
Enquanto que a "descoberta" de C.C. foi um erro e um acaso, levado a cabo por um charlatão (desculpem os apaixonados de C.C., mas não consigo encontrar outro nome para um homem que tentou enfiar um barrete ao rei de Portugal e conseguiu fazê-lo aos Católicos vizinhos).

Luis K W
Lisboa-Portugal

Resposta

Link directo:

RE: Os intocáveis genovistas

#144888 | Mavasc | 20 fev 2007 14:40 | Em resposta a: #144877

Caro Luís KW

Partilho inteiramente da sua opinião, deviamos debruçar-nos sobre o grande Gama , Fernão de Magalhães ( anda aí um tópico sobre ele) e deixar o Colombo de vez. Costuma dizer-se que a galinha da vizinha é sempre melhor que a minha e parece que estamos nessa mesmo com galinha torpe, esquálida e decaída.
Serão os ovos de oiro a falar? O mistério é que vende!
Que os italianos e espanhois puxem por Colombo, enfim, é o que têm, mas no nosso caso, que temos muito melhor e aproveitamos mal...

Melhores cumprimentos

Maria benedita

Resposta

Link directo:

RE: Os intocáveis genovistas

#144943 | Decarvalho | 21 fev 2007 15:17 | Em resposta a: #144888

Cara Maria Benedita,
Não lhe quero vender nada. Este tópico serviu apenas para mostrar que os grandes autores, propagandistas do Colombo tecelão genovês, não estão com meias medidas. vá por eles, e qualquer dia arrisca-se a ver escrito que o Gama foi na esteira de um qualquer outro estrangeiro.
Aproveite para ler este livro, e vai descobrir que os navegadores portugueses quase nada fizeram, o que fizeram foi por acaso, e foi mal feito. Depois diga-me.
cumprimentos
A. de Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Os intocáveis genovistas

#144961 | Mavasc | 21 fev 2007 16:45 | Em resposta a: #144943

Caro A. de Carvalho

Se esse livro diz isso não vou perder tempo a lê-lo, já expliquei que não é nos genovistas que me baseio, é nos nossos autores! E se algum autor estrangeiro ou português me vier dizer que o Gama e os nossos descobridores nada fizeram sou a primeira a entrar em pé de guerra!

Melhores cumprimentos
Maria Benedita

Resposta

Link directo:

RE: Os intocáveis genovistas

#144965 | valedezebro | 21 fev 2007 17:12 | Em resposta a: #144771

Minha Senhora

É isso mesmo, quanto mais curto melhor, aliás os livros deviam ter limite obrigatório de páginas! Só folhetos, chega perfeitamente para adormecer na 2ª página! Compreendo perfeitamente a sua falta de pachorra, eu, por mim, só li um livro na vida, e pronto, já sei o que é, não vale a pena repetir.

Cumprimentos

Vasco

Resposta

Link directo:

RE: Os intocáveis genovistas

#145000 | joão pombo | 21 fev 2007 22:40 | Em resposta a: #144965

Quem participa, por vontade própria, num fórum público, tem de sujeitar-se a tudo, ou a quase tudo.....mas confesso alguma tristeza em ver este fórum que tanto prezo e frequento assiduamente (nem que seja como leitor) a transformar-se num espaço cada vez dedicado a um (único) tema: Colombo....
Como diria um célebre actor cómico da n/praça, é Colombo a mais...
Qualquer dia a administração do Genea vai ter de criar uma sala específica para o tema Colombo.... o que por um lado era bom, pelo menos concentrava tudo o que sobre o navegador aqui circula numa única sala....
Devo dizer que tb. não concordo muito com a utilização do fórum para promover publicações e anunciar conferências, mas enfim....
João Pombo

Resposta

Link directo:

RE: Os intocáveis genovistas

#145027 | artur41 | 22 fev 2007 03:38 | Em resposta a: #144961

Minha Cara Maria Benedita,

Estou-me a lembrar do filme "The Untouchables" (1987), do Brian de Palma. Soberba interpretação do Kevin Kostner!

Relativamente a "intocáveis genovistas", onde estão eles...? Pobres de nós se passarmos a duvidar, de forma sistemática, dos nossos autores.

Grande abraço,

Artur João

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 04 mai 2024, 14:28

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen