Onde Encontro a Certidão de Nascimento

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias | Regiões | Arquivos | Brasil

Onde Encontro a Certidão de Nascimento

#144871 | shigueno3 | 20 fev 2007 12:24

Caro Amigos,
Enviei vários email para diversos distritais e todos eles disseram que era no arquivo distrital do Porto mas hoje obtive a resposta do distrital do porto e eles nao encontraram nada. Agora onde posso procurar? Alguem Pode ajudar?

EMILIA FERANDES (Nasceu em Portugal em São Martinho de Campos 14/05/1888. casou no Brasil em 1906 e faleceu no Brasil em 1968) Filha de Sr João Antonio Fernandes e dona Martha Ferreira Barboza

MANOEL DOS REIS JUNIOR
(Nasceu em Portugal em Venda Nova do Bolho, Provincia do Douro 21/12/1883 , casou no Brasil em 1906 e faleceu no Brasil em 1968) Filho de Sr Manoel Reis e dona Carolina Poitana

MUITISSIMO OBRIGADO

Resposta

Link directo:

RE: Onde Encontro a Certidão de Nascimento

#144881 | ksaraujo | 20 fev 2007 14:22 | Em resposta a: #144871

Prezado shigueno3,
Uma busca no Google por "São Martinho de Campos" não dá nenhum resultado, o que indica que essa freguesia pode ter mudado de nome. Já quanto a Venda Nova do Bolho, apurei que faz parte do Concelho de Cantanhede, cujos registos notariais estão não no Arquivo Distrital do Porto, mas no Arquivo Distrital de Coimbra, ref. CNT02 (Bolho), Concelho de Cantanhede. Consulte a página em: http://www.uc.pt/auc// Espero ter ajudado, boa sorte! Abraços, Kelson dos Santos Araújo - Braga.

Resposta

Link directo:

RE: Onde Encontro a Certidão de Nascimento

#144885 | shigueno3 | 20 fev 2007 14:27 | Em resposta a: #144881

Ola Kelson,

O arquivo distrital de Coimbra respondeu o seguinte.
Em resposta ao pedido que nos enviou, informo que foram efectuadas pesquisas nos livros da freguesia do Bolho, concelho de Cantanhede, referentes aos anos de 1883, 1884 e 1879 e 1880, e não foi localizado o registo de Manuel.
Arquivo da Universidade de Coimbra

A mesma respota tive do Arquivo distrital do porto,

Resposta

Link directo:

RE: Onde Encontro a Certidão de Nascimento

#144897 | Suomi | 20 fev 2007 15:21 | Em resposta a: #144885

Olá,

O ADPorto tentou localização no qual Conselho/Freguesia ?

No distrito do Porto existe Campo (São Martinho) no concelho de Santo Tirso.
Foi lá onde procuraram ?

Maarit

Resposta

Link directo:

RE: Onde Encontro a Certidão de Nascimento

#144898 | 2570 | 20 fev 2007 15:42 | Em resposta a: #144871

Caro Confrade
Parece-me que a sua dificuldade reside no facto de não conseguir efectuar uma ligação entre as freguesias de nascimento, e os respectivos concelhos.
Talvez seja boa ideia pedir primeiro uma certidão do casamento efectuado no Brasil em 1906, para a partir daí ter mais dados.
Outra boa hipotese é possuir os passaportes das pessoas em questão( documento muitas vezes guardado como recordação), pois possuindo o numero de passaporte pode contactar o organismo que em Portugal o emitiu.
Espero ter ajudado
Cordialmente
Martins

Resposta

Link directo:

RE: Onde Encontro a Certidão de Nascimento

#144899 | 2570 | 20 fev 2007 15:42 | Em resposta a: #144871

Caro Confrade
Parece-me que a sua dificuldade reside no facto de não conseguir efectuar uma ligação entre as freguesias de nascimento, e os respectivos concelhos.
Talvez seja boa ideia pedir primeiro uma certidão do casamento efectuado no Brasil em 1906, para a partir daí ter mais dados.
Outra boa hipotese é possuir os passaportes das pessoas em questão( documento muitas vezes guardado como recordação), pois possuindo o numero de passaporte pode contactar o organismo que em Portugal o emitiu.
Espero ter ajudado
Cordialmente
Martins

Resposta

Link directo:

RE: Onde Encontro a Certidão de Nascimento

#144909 | shigueno3 | 20 fev 2007 16:26 | Em resposta a: #144899

Ola Amigo Martins,

A certidão de casamento eu já possuo mas são apenas esses dados que aparecem nela.

O passaporte fica inviavel te-lô pois já se passou 124 anos.

Tem mais alguma opção?
Você está aonde? Portugal?

Obrigado
Henrique

Resposta

Link directo:

RE: Onde Encontro a Certidão de Nascimento

#144958 | pleytao | 21 fev 2007 16:38 | Em resposta a: #144871

Meu Caro "Shigueno"

Lembrei-me que ha uma zona em Portugal chamada Campos no Distrito Viana do Castelo Pode ser que por la encontre os registos de quem procura
Pedi informações
Devo saber resposta amanhã
se tiver sorte comunico-lhe

Ate breve Saudaçoes

no entretanto sou
pleytao@sapo.pt

Resposta

Link directo:

RE: Onde Encontro a Certidão de Nascimento

#144991 | shigueno3 | 21 fev 2007 21:10 | Em resposta a: #144958

Caro Pleytao

Agradeço muito a sua atenção.

Att
Henrique

Resposta

Link directo:

RE: onde encontro a certidão de nascimento

#145007 | amcmoreira | 22 fev 2007 00:47 | Em resposta a: #144871

É a 1ª vez que aqui entro e ao ler Sao Martinho de Campos lembrei-me de S. Martinho do Campo em Santo Tirso (distrito do Porto). O Arquivo Distrital do Porto só tem a partir de 1900. Por experiência e por informação deles tive que ir à conservatória do registo civil pq era uma data anterior a 1900 (1896) e procurar nos registos da igreja que lá se encontram. Será que ajuda? Na certidão de casamento ou de óbito de um dos conjuges, em Portugal, é referida a certidão de nascimento que é anexa ao processo. Poderá haver discrepância entre os dados da certidão de casamento, óbito e nascimento. Falo por experiência própria. Verifique se batem certos. Cumprimentos amcmoreira

Resposta

Link directo:

RE: Onde Encontro a Certidão de Nascimento

#145013 | pleytao | 22 fev 2007 01:19 | Em resposta a: #144871

Meu Caro Shigueno3

Na sequencia de minha primeira resposta, enviada hoje, informo
1) existe Campos no Concelho de Vila Nova de Cerveira
2) tambem existe Campo em Concelho de Vieira do Minho
3) e existe Sao Martinho d0o Campo em Concelho de Valongo
Aguarde ate meu contacto amanha para ver se consegui algo de Vila Nova de Cerveira, cujos registos estao conservados no Arquivo Distrital de Viana Castelo onde tenho amigos.
Em seguida procurarei Vieira do Minho com registos no Arquivo Distrital de Braga.
Amanha mesmo irei comunicar com o Porto, para saber se com mais alguns dados estara por la algo do que lhe interessa; Emilia Fernandes

Veja por favor estes dados retirados do site http://www.familysearch.com:

Title Registros paroquiais, 1589-1867
Authors Igreja Católica. São Martinho (Campo, Porto) (Main Author)

Note Location
Film
Batismos, Casamentos, Óbitos 1860-1867 Batismos, Casamentos, Óbitos 1589-1685 (desordenado; inclui crismas) Batismos 1686-1752 VAULT INTL Film
1361191 Items 2-5

Batismos (inclui crismas) 1752-1762 Casamentos 1686-1724 Óbitos 1686-1780 Casamentos 1724-1780 Batismos 1762-1780 Batismos, Casamentos, Óbitos 1780-1805 Batismos, Casamentos, Óbitos 1802-1828 Batismos, Óbitos 1809-1855 Batismos, Casamentos, Óbitos 1828-1847 VAULT INTL Film
1361192
Batismos, Casamentos, Óbitos 1846-1859 VAULT INTL Film
1361193 Item 1


For a printable version of this record click here then click your browser's Print button.

© 2002 Intellectual Reserve, Inc. All rights reserved.

Saudaçoes do

Pleytao

Resposta

Link directo:

RE: onde encontro a certidão de nascimento

#145014 | shigueno3 | 22 fev 2007 01:27 | Em resposta a: #145007

Ola amigo,
O dificil é que estou no Brasil. E não tenho como ir para realizar a pesquisa. Posso contar com sua ajuda?

Obrigado

Resposta

Link directo:

RE: Onde Encontro a Certidão de Nascimento

#145015 | shigueno3 | 22 fev 2007 01:29 | Em resposta a: #145013

Ola Amigo,
Caso queira posso enviar por email as copias das certidoes de obito e casamento.

Estou muitissimo grato da sua ajuda.

Caso encontra gostaria gratificar em algo para voce.

Obrigado
Henrique

Resposta

Link directo:

RE: Onde Encontro a Certidão de Nascimento

#145024 | fertelde | 22 fev 2007 03:09 | Em resposta a: #145013

Estimado Confrade Pleytao:
Como vejo que conhece bem a zona do Norte, se nâo è muito abusar do seu tempo, pedia-lhe ajuda para encontrar a:
Pedro Gomes de Azevedo da Cunha Rego, nasceu em Caminha cerca de 1707, filho do Cap. Manuel Gonçalves Gomes da Cunha Rego e de Esperança Ribeiro de Azevedo.
Agradecido desde já
Cumprimentos
Fernando de Telde

Resposta

Link directo:

RE: Onde Encontro a Certidão de Nascimento

#145224 | pleytao | 23 fev 2007 19:04 | Em resposta a: #145015

Prezado Henrique
Infelizmente ainda não consegui novidades sobre a seu pedido de busca
Telefonei para Viana do Castelo e pediram-me para aguardar ate 2ª feira
Contactei no entretanto para o Porto tambem por telefone e formalizei o pedido de busca por e-mail
Vamos ver se algo resulta

Se não lhe der incomodo envie para meu e-mail um scan dos registos de que falou acima e-mail: pleytao@sapo.pt
Estou longe do Continente mas tenho por la bons contactos
Saudações no entretanto

Pleytao :o )

Saudações

Resposta

Link directo:

RE: Onde Encontro a Certidão de Nascimento

#145270 | pleytao | 24 fev 2007 13:58 | Em resposta a: #145024

Meu Caro Fernando de Telde
Efectivamenrte conheço bem todo o norte de Portugal desde os meus tres anos
Meu Pai fez questão em que o conhecessemos, assim como outras zonas do Pais
Mas Caminha, tenho-a relacionada com os primeiros dias de convívio com o mar
Foi quando por um mes residimos em Vila Praia de Ancora num período em que meu Pai decidiu fazer Uma comissao de Serviço em Caminha
De momento, mas vai suceder por alguns anos, estou deslocado, por razões de trabalho, aos Açores, Ilha do Fayal, Cidade da Horta. Pelo que me é impossível ter acesso directo a Arquivos
Mas posso sugerir-lhe, até porque recorri a essa via, para estudos de minha familia, que contacte por e-mail ou por carta o Arquivo Histórico Militar.

Arquivo Histórico Militar
Endereço: Largo dos Caminhos de Ferro, 12
1100-105 Lisboa
Telefone: +351 218842563
Fax: +351 218842514
Internet: www.exercito.pt/ahm

Nos meus ascendentes paternos houve militares com patente de Capitão Sei de alguns terem residido com as familias nas respectivos quarteis. Num dos casos no Forte de Valença, alias constando este Forte (à data chamado Praça Forte) como local de nascimento dos filhos
Em Caminha, o Capitao Manuel Gonçalves Gomes da Cunha Rego podera ter estado colocado na Fortaleza de Caminha ou então no Forte da Insula (visivel no GoogleEarth no ponto:

8º 52' 28,95"W 41º 51' 33,07"N

E o Regimento Militar a que pertenceu podera ter sido o regimento de Infantaria 21 (?) ou então o que o precedeu, chamado Regimento de Infantaria de Valença

Vou tambem tentar contacto por carta com o Arquivo Historico MIlitar e se obtiver qq resultado útil comunico

Ate la as minhas melhores saudaçoes e fico ao dispôr

Pedro Leitão
pleytao@sapo.pt

Resposta

Link directo:

RE: Onde Encontro a Certidão de Nascimento

#145277 | fertelde | 24 fev 2007 14:39 | Em resposta a: #145270

Estimado Pedro Leitâo:
Agradeço imenso as informaçôes e indicaçôes que me envia. Nâo me tinha lembrado do recurso ao Arquivo Histórico Militar que também já me foi extremamente útil para conhecer da vida Militar do meu Bisavô paterno. A unica dúvida que tenho è se terâo os processos para èpocas tâo recuadas.

Cumprimentos

Fernando de Telde

Resposta

Link directo:

RE: Onde Encontro a Certidão de Nascimento

#145335 | pleytao | 24 fev 2007 23:08 | Em resposta a: #145277

Prezado Fernando de Telde

So agora, no final de um dia olcupado, verifiquei que se encontra em Portugal e que tem a genealogia publicada no Genea Portugal.
Por outro lado, tambem só agora tive acesso aos meus arquivos
Através deles e acerca de haver conservados processos de épocas recuadas refiro-lhe que os documentos mais antigos que tenho em minha posse são de 1826.
Certo é que com esses dados documentais e a extrema simpatia de todo o grupo de trabalho do Arquivo de Viana do Castelo consegui acesso aos pais e avós de um de meus ascendentes nascido em 1/1/1789
Para outras linhas familiares tive a sorte de haver eclesiasticos nas fratrias e obtive informação, em grandes doses, no Arquivo Distrital de Braga.

Como disse antes fico ao dispôr com amizade

Pedro Leitão d' Azevedo

Resposta

Link directo:

RE: Onde Encontro a Certidão de Nascimento

#145373 | fertelde | 25 fev 2007 01:51 | Em resposta a: #145335

Estimado Pedro Leitâo d'Azevedo:
Efectivamente levo dois anos coleccionando informaçâo e consegui uma base genealogica bastante interessante que está praticamente completa na parte paterna, mas ainda a meio caminho na parte materna... Esta está maioritariamente em Viana pelo que tenho visto até aqui, nâo só pela documentaçâo que já consegui, mas por outra que aparece já disponibilizada na IANTT online, referente aos Cunha -Rego- Azevedo, que sâo práticamente todos dalí...
A documentaçâo militar mais antiga que possuo deste ramo è de 1800...
Terei que ver se há no AHM documentaçâo de 1710, para os Cap. Manuel Gonçalves da Cunha Rego, n.c. 1690 e Cap. André Alvares Oliveira e Rego, que aparece na IANTT on-line como pai de Francisco Tomás de Oliveira Rego em 03.06.1747.-

Meu caro amigo Pedro, nâo resido em Portugal, estou também numa Ilha, em Gran-Canaria, o que tem condicionado bastante as minhas pesquisas, que se teem avançado é graças ao apoio dos confrades do genea.
Tenho também alguns ancestros familiares eclesiasticos, mas nunca me deu para contactar o ADBraga, para genere... È uma via.-
Agradeço mais uma vez, um abraço
Fernando L.V.
P.S. A referencia mais antiga que tenho de Azevedo no ramo materno, è Esperança Ribeiro d'Azevedo casada com o supra Cap. Manuel Gonçalves Gomes da Cunha Rego e creio que è quem introduz o Azevedo na minha familia, que perdura durante 4 geraçôes...

Resposta

Link directo:

RE: Onde Encontro a Certidão de Nascimento

#145378 | pleytao | 25 fev 2007 03:33 | Em resposta a: #145373

Meu Careo Fernando de Telde

Voltei a on-line, ja que é fim de semana, e que houve oportunidade de ensaiar uma das buscas que costumo fazer ao procurar antepassados nortenhos
Achei dados que podem interessar-lhe e que pode conferir em:

Arquivo Distrital Braga, Universidade do Minho
Largo do Paço, 4704-553 Braga
Telef +351 253601178
Fax +351 253601180

e-mail: sec@adb.uminho.pt

Um bom contacto é o Sr Filipe, funcionario da Instituição que telefonicamente informa sobre custos aproximados de documentos

Deixe-me referir-lhe que copias deste Arquivo são mais caras que as fornecidas em qualquer dos outros do Pais. Ainda não consegui saber porquê....

Caso não saiba, desde ha cerca de 2 anos, as copias de documentos a nivel de Cartorios Notariais e Arquivos distritais têm custo simbolico de € 0,50 por pagina, desde que as peça como COPIAS NÃO CERTIFICADAS PARA FINS GENEALÓGICOS

Antonio Gomes Cunha Rego
Número de processo Pasta (onde se encontra) Data de realização
8696 398 1785-10-09

Naturalidade do inquirido

Freguesia Concelho Distrito
CAMINHA-NOSSA SENHORA ASSUNCAO CAMINHA VIANA CASTELO

Filiação e outras informações

Pai Mãe
Antonio Jose Gomes Cunha Rego Benta Josefa Barros

Outras observações relevantes
Sebastiao Gomes Cunha Rego,Irmao.

Registos relacionados por relação de parentesco
Não existe nenhuma relação de parentesco documentada.



Informação detalhada do processo

Jose Cunha Rego
Número de processo Pasta (onde se encontra) Data de realização
11658 524 1777-08-23

Naturalidade do inquirido

Freguesia Concelho Distrito
VIANA CASTELO-SANTA MARIA MAIOR VIANA CASTELO VIANA CASTELO

Filiação e outras informações

Pai Mãe
Bento Cunha Rego Margarida Maria Maciel

Registos relacionados por relação de parentesco
Não existe nenhuma relação de parentesco documentada.



Informação detalhada do processo

Goncalo Cunha Rego
Número de processo Pasta (onde se encontra) Data de realização
20355 897 1714-02-25

Naturalidade do inquirido

Freguesia Concelho Distrito
MOLARES,SANTO ANDRE CELORICO BASTO BRAGA

Filiação e outras informações

Pai Mãe
Gaspar Melo Mariana Cunha

Outras observações relevantes
Manuel Cunha Rego,Irmao. Proc.15099.

Registos relacionados por relação de parentesco

Nome do parente Parentesco Processo
Manuel Cunha Rego (+)Irmao 15099




Informação detalhada do processo

Manuel Cunha Rego
Número de processo Pasta (onde se encontra) Data de realização
15099 642 1696-07-06

Naturalidade do inquirido

Freguesia Concelho Distrito
MOLARES,SANTO ANDRE CELORICO BASTO BRAGA

Filiação e outras informações

Pai Mãe
Gaspar Melo Mariana Cunha

Outras observações relevantes
Anexo: Inquiricao em 1699/06/15. Goncalo Cunha Rego,Irmao. Proc.20355.

Registos relacionados por relação de parentesco

Nome do parente Parentesco Processo
Goncalo Cunha Rego (+)Irmao 20355




Informação detalhada do processo

Jose Antonio Cunha Rego
Número de processo Pasta (onde se encontra) Data de realização
24591 1109 1810-04-14

Naturalidade do inquirido

Freguesia Concelho Distrito
NOGUEIRA,SAO JOAO BATISTA E SAO CLAUDIO VIANA CASTELO VIANA CASTELO

Filiação e outras informações

Pai Mãe
Manuel Jose Cunha Rego Catarina Martins Oliveira

Registos relacionados por relação de parentesco
Não existe nenhuma relação de parentesco documentada.



Informação detalhada do processo

Jose Cunha Rego Alpoim Silva
Número de processo Pasta (onde se encontra) Data de realização
25456 1141 1818-02-07

Naturalidade do inquirido

Freguesia Concelho Distrito
BARCELOS-SANTA MARIA MAIOR BARCELOS BRAGA

Filiação e outras informações

Pai Mãe
Estevao Bernardino Barreto Vitoria Margarida Cunha Alpoim

Registos relacionados por relação de parentesco
Não existe nenhuma relação de parentesco documentada.

Saudações do

Pedro Leitão

Resposta

Link directo:

RE: Onde Encontro a Certidão de Nascimento

#145380 | fertelde | 25 fev 2007 03:50 | Em resposta a: #145378

Estimado Pedro Leitâo d'Azevedo:
Obrigadissimo. O primeiro já o tinha, mas de Sebastiâo para baixo nâo. Acabava de enviar um mail para o ADBraga com outros inquiridos e agora, já irei pedir informaçôes sobre estes que amavelmente me os envia...
Sim que já tenho alguma experiencia com os AD, e já tinha pedido alguma coisa para Viana do Castelo.
Um abraço
Fernando

Resposta

Link directo:

RE: Onde Encontro a Certidão de Nascimento

#147488 | pleytao | 11 mar 2007 05:10 | Em resposta a: #145380

Meu Caro Comandante e Amigo Fernando

So hoje, ao rever participações antigas no forum, descobri de onde me vinha a ideia de fertelde. É que ha cerca de 1 a 2 anos me respondeu sobre uma questao relacionada com a emigração de um antepassado para Belem do Pará

Mas, estou a comunicarlhe que talvez no inicio da proxima semana já disponha de alguns elementos acerca de Pedro Gomes Azevedo da Cunha Rego ou de seu Pai Manuel Gonçalves Gomes da Cunha Rego

Sigo para o Continente no dia dezoito sendo sendo possivel obter elementos directamente em Arquivo Distrital de Viana e Arquivo Historico Militar

Se em algo mais lhe puder ser útil queira dispôr

Entretanto os meus melhores cumprimentos desde os Azores


Pedro Leitao

Resposta

Link directo:

RE: Onde Encontro a Certidão de Nascimento

#147490 | fertelde | 11 mar 2007 10:20 | Em resposta a: #147488

Estimado Pedro:
Agradeço a sua mensagem. Espero ter sido util naquela informaçâo sobre o seu familiar de Belém do Pará.
Pois entâo vivemos na Macronesia. Infelizmente nunca estive pelos Açores, a pesar de tantos anos navegando. È algo que tenho pendente...
Aqui estarei entâo aguardando as informaçôees que consiga sobre estes antepassados.
Uma boa continuaçâo de fim de semana, e uma vez mais obrigado.
Cumprimentos
Fernando

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 28 mai 2024, 09:55

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen