Filhos bastardos dos senhores de Fermedo

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias | Regiões

Filhos bastardos dos senhores de Fermedo

#144983 | Dsousa | 21 fev 2007 20:05

Caros Senhores,

Procuro informações sobre a descendência, se é que ela existe, de:

-João, baptizado no dia 5/9/1611, na Igreja Paroquial do Vale, Feira, filho de Antónia, solteira, do lugar de Cedofeita, Vale, e de Manuel (Álvares) Pereira (da Silva Azevedo), senhor de Fermedo, filho de João Álvares Pereira e de Ana Freire Brandão;

-Maria, baptizada no dia 31/3/1675, na Igreja Paroquial do Vale, Feira, filha de Maria, solteira (filha de Bartolomeu António) e de Fernão Pereira da Silva, senhor de Fermedo.

Agradeço desde já qualquer informação.

Cumprimentos,
D. Sousa

Resposta

Link directo:

RE: Filhos bastardos dos senhores de Fermedo

#145083 | Dsousa | 22 fev 2007 17:11 | Em resposta a: #144983

...

Resposta

Link directo:

RE: Filhos bastardos dos senhores de Fermedo

#161875 | Dsousa | 04 jul 2007 22:19 | Em resposta a: #144983

...

Resposta

Link directo:

RE: Filhos bastardos dos senhores de Fermedo

#192031 | J. Rocha | 10 abr 2008 20:11 | Em resposta a: #144983

Caro D. Sousa,

Sobre os senhores de Fermedo posso dizer-lhe o que consta da Monografia dessa freguesia:


SENHORES DE FERMEDO

Durante a primeira dinastia quase nenhuns senhores de Fermedo conhecemos, devido à lacuna da documentação. As inquirições de 1220 falam dos conventos de Paço de Sousa e Pedroso e Ordem de Oliveira do Hospital. As inquirições de 1284 falam do senhor de Fermedo mas omitem o seu nome.
No capítulo sobre Fermedo e os reis de Portugal observámos ser senhor de Fermedo Afonso Pires Ribeiro no tempo de D. Dinis.
A 29-3-1375 D. Fernando confirmou senhor de Fermedo a Diogo Gomes de Azevedo:
«terra de fermedo a diego gomez d’azevedo
Carta per que o dicto senhor mandou entregar a sua terra de fermedo do almoxarifado do porto a diego gomez d’azevedo, que a teuesse em pagamento de seus méritos, dante em Sanctarem XXIX dias de março de mjl IIII e X annos» (Chancelaria de D. Fernando, livro I folha 118 verso).

Durante a guerra da Independência por causa da sucessão de D. Fernando, muitos nobres seguiram o partido do rei de Castela, perdendo por isso no tempo de D. João I as suas regalias em Portugal. Quanto ao caso que nos ocupa, apenas sabemos que D. João I a 10-12-1385 deu o senhorio de Fermedo a Afonso Madeira.

(…)

Mais tarde, a 30-5-1407, o mesmo rei D. João I concede a terra de Fermedo a Aires Gonçalves de Figueiredo e sua esposa Leonor Pereira (…).
Desde Aires Gonçalves de Figueiredo podemos conhecer todos os senhores de Fermedo até ao último que foi D. António Peixoto Pinto Coelho Pereira da Silva de Sousa Padilha de Seixas Haucourt.

(…)

Segue-se agora a lista dos descendentes de Aires Gonçalves de Figueiredo, que foram senhores de Fermedo, até ao já referido D. António:
1 — Aires Gonçalves de Figueiredo (filho da primeira mulher de Gonçalo Garcia de Figueiredo), casado com Leonor Pereira (filha de João Rodrigues Pereira). Sobre a arte de montaria deste fidalgo, vide Mário Martins, Estudos de Cultura Medieval I. 97.
2 — Genebra Pereira, filha dos anteriores e senhora de Fermedo, casada com Martim Afonso de Miranda (filho doutro Martim Afonso).
3 — Isabel de Miranda, também dita Isabel Pereira, filha dos anteriores e senhora de Fermedo, casada com Vasco (Álvares) Pereira (filho de João Alves Pereira). Este Vasco é dado como primo do Condestável D. Nuno Alvares Pereira. Com estes são aparentados os Pereiras, condes da Feira.
4 — Rui Pereira, filho dos anteriores e senhor de Fermedo, casado com D. Beatriz ou D. Brites (Pereira), dada como filha do prior de Grijó e até de João Alvares de Madureira, comendário de Grijó. Rui Pereira também foi casado com Maria de Azevedo.
5 — João Álvares Pereira, filho dos anteriores e senhor de Fermedo, casado com Joana (Coutinho) de Vilhena (ou Joana de Azevedo) que era filha de Diogo de Azevedo e de Maria de Vilhena.
Daqui se diz procederem os Azevedos, de Paradela.
6 — Rui Pereira (de Berredo ou Azevedo), filho dos anteriores e senhor de Fermedo, casado com Madalena da Silva Freire (filha de Bernardim Freire Andrade e sua segunda mulher Francisca da Silva).
7 — João Álvares Pereira, filho dos anteriores e senhor de Fermedo, casado com Ana Freire Brandão (filha de Jerónimo Brandão e Isabel da Costa).
8 — Manuel (Álvares) Pereira da Silva (Azevedo), filho dos anteriores e senhor de Fermedo, casado com Maria(na) de Sousa (filha de Sebastião Barbosa e sua segunda mulher Briolanja de Sousa).
9 — Rodrigo Pereira, filho dos anteriores, e referido em 1633 na Chancelaria de D. Filipe III (livro 24 f. 369).
10 — Fernão Pereira da Silva, irmão do anterior e senhor de Fermedo, casado a primeira vez com Maria da Silva (e Noronha) que era filha de Belchior Pinto Pereira e de Isabel da Silva, e casado segunda vez com Madalena Josefa de Ataíde (filha de António Pinto Coelho e de Francisca da Silva Coelho). Este Fernão vem referenciado em 1674 no 1 livro do registo paroquial de Fermedo (folha 64), bem como em 1648 (folha 141). Vide supra textos da Chancelaria de D. Afonso VI sobre os antepassados deste Fernão Pereira da Silva.
11 — Mariana Francisca Pereira da Silva de Vilhena, senhora de Fermedo e filha do anterior e de sua primeira mulher (Maria da Silva), casada com o senhor de Felgueiras e Vieira, seu primo, João Pinto Coelho, que foi familiar do Santo Ofício (cfr. Arquivo do Distrito de Aveiro, 1970, p. 159). O marido vem citado em 1738 no registo paroquial de Fermedo (livro III, folha 23).

(…)

12 — António Luís (Vaz) Pinto (Coelho Pereira da Silva), filho dos anteriores e senhor de Fermedo, casado a primeira vez com Ana Maria de Noronha (filha de Luís de Sousa Meneses e Mariana Manuel de Noronha), falecida em Fermedo a 12-3-1700, onde se fizeram as exéquias «com toda a solenidade», no dizer do respectivo livro de registo paroquial (folha 213).
António Luís Pinto casa depois em segundas núpcias com Maria Luísa Madalena da Silveira e Mesquita (filha de Martim Teixeira Coelho e Ana Maria de Mesquita).
António Luís Pinto aparece referenciado em 1708 pelo Pe. António Carvalho da Costa (Corografia Portugueza II.151) e como padrinho no registo paroquial de Fermedo a 2-4-1736 (livro respectivo folha 12 verso) e em 1767 por Paulo Dias de Nisa (Portugal Sacro e Profano I. 234). Foi ainda familiar do Santo Ofício (Arquivo do Distrito de Aveiro, 1970, p. 159).
13 — João Pinto Coelho Pereira da Silva, senhor de Fermedo e filho do citado António Luís Pinto e sua primeira mulher (Ana Maria de Noronha), casado com Antónia Josefa Caetana da Silveira e Noronha (filha de Martim Teixeira Coelho). Não tiveram filhos.
14 — Josefa Margarida Antónia da Silveira (e Noronha), também dita Josefa Margarida Antónia Pinto Coelho Pereira, filha do citado António Luís Pinto e sua segunda mulher (Maria Luísa Madalena da Silveira e Mesquita), foi senhora de Fermedo e como tal referida já em 1777 numa sentença de 14-1-1778 a favor do Pe. Bernardo José da Conceição, de Tanhel.
Casou com Francisco José Xavier Cardoso Alarcão (da casa de Simães, em Moure — Felgueiras), cujo filho Pe. José Peixoto Pinto Coelho da Silva Portugal foi pároco de Fermedo, onde faleceu a 28-7-1794. Este abade era «Fidalgo da Casa de sua Magestade», como se diz no registo paroquial de Fermedo (livro de 1759-1794, folha 168), e teve provisão de comissário do Santo Ofício a 8-6-1773. Os pais também foram familiares do Santo Ofício.
15 — Gonçalo Peixoto (Pinto Coelho Pereira) da Silva, senhor de Fermedo e filho dos anteriores (Josefa Margarida… e Francisco José...), casado com Ana Benedita (Pereira) Pinto de Vilhena.
16 — Francisco (António) Peixoto (Luís) Pinto (Coelho) Pereira (da Silva) da Fonseca Mello, filho dos anteriores e citado já nas Informações Paroquiais de 1758 (artigo 2.°) como senhor de Fermedo.
Casou com Maria do Carmo Pinto (Sousa e Melo).
17 — Francisco Peixoto Coelho de Meio Pinto da Silva, também dito Francisco Peixoto Coelho Pereira da Silva, senhor de Fermedo e filho dos anteriores, casado em 1820 com Maria da Madre de Deus (Rita) Haucourt de Sousa Padilha.
18 — Pedro Maria Peixoto Coelho Pinto da Fonseca Pereira da Silva, filho dos anteriores e senhor de Fermedo, falecido, solteiro, sem descendência, seguindo o senhorio para seu irmão que citamos a seguir.
19 — António Peixoto Pinto Coelho Pereira da Silva de Sousa Padilha de Seixas Haucourt, irmão do anterior e seu herdeiro, como indica Pinho Leal (Portugal Antigo e Moderno IX.402), nasceu a 23-8-1828, tendo falecido no Porto a 21-4-1902. Casou a primeira vez com D. Berta Soares de Albergaria Pereira de Roxas e Meneses (falecida em 1899 como mãe de 3 filhos) e em segundas núpcias com Laura Rosa de Jesus.
D. António foi o último senhor de Fermedo, pois desfez-se dos seus bens nesta terra a partir de 1863 ,tendo, numa procuração datada no Porto a 17-11-1863, dado ao abade de Fermedo, José Ferreira dos Reis, os seguintes poderes: «para podêr vender e remir todos os meus foros e rendas, direitos, dominicaes que se págão a este meu morgado de Fermedo, podendo assinar as competentes escripturas de vendas e remissões, assim como titulos de mão, podendo passar recibos de pagas rasas e quitações. O que pelo dito nosso procurador for feito Daremos por firme e valioso, com a condição que d’entro d’um anno a constar da datta d’esta procuração havemos de estarmos embolçados da emportancia d’essas rendas e remissões e no caso contrairo ficará esta procuração sem effeito e valor algum e os titulos de mão e escripturas nulos e nós com o direito de receber os mesmos foros e rendas dos mesmos caseiros, apesar de os ter remido; porém pelo facto de não estarmos embolçado ainda que seja do mais mínimo foro ficará tudo sem valor, e caseiro ou foreiro não se pode dar à ignorancia» (e no verso:), «Renovo os poderes retro d’esta procuração sem tempo lemitado. Porto dous de Janeiro de 1869 e sessenta e nove. D. Anthonio Peixoto Pinto Coelho Pereira da Silva de Sousa Padilha Seixas d’Aucourt». Em 1874 estava tudo vendido menos a capela, como abaixo veremos.
D. António, muito rico, pois tinha bens em Felgueiras, Vieira, Fermedo, Préstimo da Marinha, Casa da Rede, Rubiães, Calvilhe, Cedro, etc., que, no dizer de Pinho Leal em 1875 (Portugal Antigo e Moderno VI. 478), rendiam mais de 18 contos anuais, tudo dissipou, ainda novo, no jogo e extravagâncias, tendo-se separado da mulher e sendo as suas duas filhas entregues a uma casa de caridade de Lisboa e ficando o filho empregado numa alfândega. Por ter sido mal sucedido num duelo, tentou matar-se, atirando-se ao rio Douro, junto da ponte pênsil no Porto, mas, por ter caído sobre um barco carregado de batatas, a passar na altura, saiu ileso. Segue para o Brasil fugido aos credores, tornando-se lá cocheiro, e depois vai para Montevideu e Buenos Aires, onde se torna médico raspailista. Eis como Camilo Castelo Branco comenta humoristicamente o caso do duelo: «O outro caso, mais cómico pelas consequências, foi um duelo à espada, por motivos melindrosamente caseiros, com um fidalgo portuense chamado D. António Peixoto Pinto Coelho Pereira da Silva Padilha de Sousa Haucourt, simplesmente. Se bem me recordo, Paiva Araújo desarmou, com pouca efusão de sangue, o contendor. D. António, alucinado com o êxito do duelo, atirou-se da ponte Pênsil sobre… um barco rabêlo de batatas que vinha mansamente descendo o Douro. E sahiu sem contusão dentre as batatas que, decerto, não eram tão macias e flácidas como os almadraques de um Califa de Córdova. Francisco Palha, na Fabia, menciona um general... salvador de Roma e das batatas. Neste nosso caso, muito mais histórico do que a Fabia, foram as batatas que salvaram, não um general, mas um médico; porque D. António — raça lídima de Egas Moniz — despedaçados em dez anos uns poucos de vínculos que rendiam 12 contos anuais, foi para Montevideu exercer a medicina homeopática, um modo do vida que, sobre dispensar os enfaclos do tirocínio e dos exames, é, de mais a mais, inocentíssimo, quando a água não é pantanosa» (citada revista Arquivo Histórico Militar, vol. 13, 1943: artigo sobre José Soares de Albergaria). E assim findou o último senhor de Fermedo que ostensivamente se intitulava «décimo milionéssimo descendente de Adão e Eva».

Azevedo, Alfredo G./Moreira, Domingos A. – Fermedo, Aspectos da sua História, Porto, 1973.


Desses filhos bastardos nada sei.

Cumprimentos,
J. Rocha

Resposta

Link directo:

RE: Filhos bastardos dos senhores de Fermedo

#192059 | jacques | 10 abr 2008 23:31 | Em resposta a: #192031

Caro J. Rocha

Sobre a sua dissertação sobre os Senhores de Fermedo apenas vou fazer algumas correcções:

1 - A Terra de Fermedo era da coroa no tempo de D. João I que propôs a Aires Gonçalves de Figueiredo a troca por um terço de Aveiro de que este era sr.

2 - Francisco José Xavier Cardoso de Alarcão era o filho mais novo dos Senhores de Penafiel, do Morgado dito da Rua Escura, em Guimarães, do Morgado dos Macedos Carvalhos, em Alenquer, entre outros domínios, os Peixotos Almeidas Macedos Carvalhos. Nasceu em Guimarães, onde viveu alguns anos e onde terão nascido os filhos, já que a mulher, Josefa Margarida, manteve uma demanda pelos domínios de seu irmão com um sobrinho bastardo que demorou alguns anos a resolver. assim o Morgado de Simães que era pertença dos senhores de Felgueiras e Vieira, de Fermedo, etc. ficou para o tal sobrinho no acordo em tribunal. Creio que a quinta de Simães ainda pertence aos seus descendentes.

3 - D. António Padilha, meu Trisavô, não delapilou a herança como disse Pinho de Leal, antes manteve processo judicial com um primo, filho de uma tia. Meu Tetravô faleceu em vida do pai e o primo acima achava-se com direito aos títulos e respectivos haveres que efectivamente eram muitos. A contenda durou mais de 40 anos.

4 - Minha Bisavó, D. Berta, nunca esteve recolhida em casa de caridade. Teve 2 irmãos, o mais velho, D. Egas Moniz Coelho, renunciou à herança e aos títulos, faleceu sem descendência conhecida; o mais novo, D. Pedro, foi para França com a mãe, que era prima co-irmã do, ao tempo, Conde du Tertre, onde faleceu ainda adolescente.

5 - Minha Bisavó herdou, entre outros bens, a Quinta do Cedro, no Peso da Régua, e a Quinta de Calvilhe, em Lamego, que terão sido vendidas por meu Bisavô, seu marido.

Dos bastardos dos Pereira da Silva nada sei, mas se consultar a lista telefónica de Fermedo encontra algumas pessoas com estes apelidos, será que são descendentes dos acima?

Não sei a certeza, mas penso que os poucos senhores do domínio terão vivido em Fermedo, já que a casa principal é muito tosca e pequena, sinal evidente de que não passariam muito tempo por lá.

Cumprimentos

Júlio Pereyra

Resposta

Link directo:

RE: Filhos bastardos dos senhores de Fermedo

#192123 | QuintaVale | 11 abr 2008 12:22 | Em resposta a: #192031

Caro J. Rocha

O que dispoem como informação é o que tem a monografia de Fermedo, sem querer abusar da bondade tem alguma decumentação que possa provar estes dados pelo facto que penso que nem tudo pode estar certo.
agradecido se poder ajudar.

A. Oliveira

Resposta

Link directo:

RE: Filhos bastardos dos senhores de Fermedo

#192143 | Dsousa | 11 abr 2008 15:06 | Em resposta a: #192031

Caro J. Rocha,

Agradeço as informações. O meu interesse centra-se na possível descendência dos “bastardos” que referi, ou noutra que os senhores de Fermedo possam ter pelas terras da Feira e Arouca. Como se pode observar na citação que fez, os autores levantam a hipótese de os senhores da Casa de Paradela, perto de Fermedo (e meeira da freguesia do Vale, de onde são naturais as duas crianças), serem descendentes da Casa de Fermedo. Alfredo G. Azevedo volta a referir essa ligação (já não como uma mera possibilidade) no seu estudo sobre os senhores de Fermedo. Nas pesquisas que tenho feito, nada me aponta nesse sentido. O aparecimento destes filhos, especialmente do primeiro, veio trazer-me alguma esperança, pois esperava conseguir justificar as afirmações de Alfredo G. Azevedo.

Sei que houve pelo menos um casamento de uma senhora da família dos senhores de Fermedo com uma família local, da Casa do Castelo, mas sem descendência.

Com os melhores cumprimentos,
D. Sousa

Resposta

Link directo:

RE: Filhos bastardos dos senhores de Fermedo

#192156 | J. Rocha | 11 abr 2008 17:06 | Em resposta a: #192059

Caro Júlio Pereyra,

Acho muito pouco provável que os actuais paroquianos de Fermedo que tenham o apelido Pereira da Silva sejam descendentes dos antigos senhores da terra, até porque tanto Pereira como Silva são apelidos comuns (muito comuns).

Cumprimentos,
J. Rocha

Resposta

Link directo:

RE: Filhos bastardos dos senhores de Fermedo

#192157 | J. Rocha | 11 abr 2008 17:07 | Em resposta a: #192123

Caro A. Oliveira,

Não disponho de qualquer documentação ou outras referências bibliográficas sobre a matéria. Tenho apenas a monografia que citei. Vendo este tópico achei que talvez fosse útil o contributo.

Cumprimentos,
J. Rocha

Resposta

Link directo:

RE: Filhos bastardos dos senhores de Fermedo

#192158 | J. Rocha | 11 abr 2008 17:09 | Em resposta a: #192143

Caro D. Sousa,

Como referi, nada sei sobre esses filhos ou outra descendência dos senhores de Fermedo. Se eventualmente me deparar com alguma informação sobre o assunto, entro em contacto.

Cumprimentos,
J. Rocha

Resposta

Link directo:

RE: Filhos bastardos dos senhores de Fermedo

#192163 | artur41 | 11 abr 2008 17:33 | Em resposta a: #192143

Caro D. Sousa,


Escreve o confrade o seguinte, se me permite:

«Sei que houve pelo menos um casamento de uma senhora da família dos senhores de Fermedo com uma família local, da Casa do Castelo, mas sem descendência.»

Deve ser isto: http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=38772

Como descendente de Batista de Araújo e Sousa e de Luisa de Barros pela sua filha Joana Maria de Araújo e Sousa cc João de Sá da Fonseca, eu gostaria de saber o que pode acrescentar.

Desde já agradecido.


Com os meus melhores cumprimentos,

Artur Camisão Soares

Resposta

Link directo:

RE: Filhos bastardos dos senhores de Fermedo

#192166 | Dsousa | 11 abr 2008 18:08 | Em resposta a: #192158

Caro J. Rocha,

Agradeço a sua atenção.

Com os melhores cumprimentos,
D. Sousa

Resposta

Link directo:

RE: Filhos bastardos dos senhores de Fermedo

#192168 | Dsousa | 11 abr 2008 18:10 | Em resposta a: #192163

Caro Artur Camisão Soares,

Referia-me precisamente a esse casamento. Infelizmente nada tenho a acrescentar, além do que consta na base de dados ou do que foi já dito neste fórum.

Com os melhores cumprimentos,
D. Sousa

Resposta

Link directo:

RE: Filhos bastardos dos senhores de Fermedo

#192172 | artur41 | 11 abr 2008 18:49 | Em resposta a: #192168

Caro D. Sousa,


Agradeço-lhe a pronta resposta.


Renovados cumprimentos,

Artur Camisão Soares

Resposta

Link directo:

RE: Filhos bastardos dos senhores de Fermedo

#192213 | jacques | 12 abr 2008 01:05 | Em resposta a: #192156

Caro J. Rocha

Permita-me não concordar. Estive algumas vezes em Fermedo por curiosidade. Queria conhecer melhor esse antigo senhorio dos meus antepassados.
Vi algumas obras oferecidas por um António Pereira da Silva nos anos, creio, 40.
Pode ser descendente dos senhores de Fermedo.

Cumprimentos
Júlio Pereyra

Resposta

Link directo:

RE: Filhos bastardos dos senhores de Fermedo

#196768 | QuintaVale | 17 mai 2008 11:10 | Em resposta a: #192163

Caro Artur Camisão Soares,

Queria perguntar se poder ajudar:

Batista de Araújo e Sousa, Doutor, Licenciado, Alferes, serão dua pessoas diferentes.

Agradecido se poder ajudar.

A. Oliveira

Resposta

Link directo:

RE: Filhos bastardos dos senhores de Fermedo

#196777 | artur41 | 17 mai 2008 12:22 | Em resposta a: #196768

Caro A. Oliveira,


Veja o seguinte tópico: "Baptista de Araújo e Sousa- ascendência". Pode muito bem ser o mesmo:

http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=44913&fview=c#reply

Os dados foram-me fornecidos pelo confrade Pedro França. Gostaria de salientar a sua competência e gentileza!

Quero perceber melhor a sua pergunta. Pode colocar aqui mais dados?


Com os meus melhores cumprimentos,

Artur Camisão Soares

P.S. Caso o pretenda envie- me um e-mail para arturcamisaarrobagmailpontocom

Resposta

Link directo:

RE: Filhos bastardos dos senhores de Fermedo

#227282 | mi2009 | 23 abr 2009 19:28 | Em resposta a: #192143

Caro D. Sousa,

Li a sua mensagem e gostaria me desse uma ajuda, se puder sobre o seguinte.

Tive um trisavô, que penso ter sido residente (não sei se natural) de Fermedo (Arouca). Este trisavô teve um filho (ilegitimo - meu bisavô), de seu nome Eugenio Soares da Rocha Junior. Diz-se na familia que ele era filho de um senhor dos lados de Arouca (Fermedo), que era casado mas não teve filhos e que este a hora da morte o quis perfilhar, mas de tal foi desincentivado por uns padres da região a quem ele teria então deixado toda a sua fortuna.

Como meu bisavô tinha o nome 'Junior', presumo que o nome do pai seria talvez o mesmo. Sei que a mãe se chamava Maria Lina das Dores, era natural de Caminha e teria sido empregada do tal meu trisavô de Fermedo.

Se me puder dar alguma informação, agradeço.

Cpts
Maria Isaura

Resposta

Link directo:

RE: Filhos bastardos dos senhores de Fermedo

#227292 | Dsousa | 23 abr 2009 20:03 | Em resposta a: #227282

Cara Maria,

Gostaria imenso de poder ajudar, mas infelizmente não tenho como. Apenas sei o que já lhe disse em: http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=218870#lista
Já tentou consultar os registos paroquiais de Fermedo? Estão no Arquivo Distrital de Aveiro. Se não poder deslocar-se ao arquivo pode contactá-los por correio, e-mail ou telefone. São extremamente atenciosos e muito eficientes.

Com os melhores cumprimentos,
Daniel Sousa

Resposta

Link directo:

RE: Filhos bastardos dos senhores de Fermedo

#227294 | Dsousa | 23 abr 2009 20:07 | Em resposta a: #227292

Digo “se não puder deslocar-se”.

Resposta

Link directo:

RE: Filhos bastardos dos senhores de Fermedo

#227738 | mi2009 | 27 abr 2009 16:31 | Em resposta a: #227294

Grata pela sua informação.

Vou contactar o Arquivo de Aveiro.
Obrigada.

Maria Isaura Esmeriz

Resposta

Link directo:

RE: Filhos bastardos dos senhores de Fermedo

#275049 | mtt | 23 abr 2011 19:00 | Em resposta a: #192059

Caro Júlio Pereyra
Vim dar a este seu tópico, ao procurar esclarecer de quem poderia ser filho bastardo, um tal Nicolau Ferreira Pinto da Silva, que foi avô materno de um Padre Doutor Francisco Ribeiro de Carvalho da Mesquita Pimentel (1744-1809), Presbítero do Hábito de São Pedro, natural e morador em Vila Real, que obteve em 1780 uma carta de brasão, na qual se diz que era…

filho legítimo de João Ribeiro de Carvalho da Mesquita Pimentel e de Dona Mariana Pereira Pinto da Silva, neto pela parte materna de Manuel Ribeiro de Carvalho e de Paula da Mesquita Pimentel, e bisneto de António da Mesquita Pinto, Fidalgo da Minha Casa Real, e de Dona Paula Coronel; e pela parte materna neto de Nicolau Ferreira Pinto da Silva e de Josefa Pereira Jorgez, todos da dita Vila Real; os quais seus Pais, Avós e mais Ascendentes foram pessoas muito Nobres, etc... etc... sem que em tempo algum cometessem crime de Lesa Magestade Divina ou Humana.

Cito da obra do Dr. Júlio Teixeira − “Fidalgos e morgados de Vila Real e seu termo” (vol. I, p. 29-31) −, onde o autor também comenta o brasão:

Representa o Brasão os quatro nomes − Ribeiro, Carvalho, Mesquita e Pimentel − todos originários de Vila Real, sendo os Ribeiro de Carvalho pertencentes a uma antiga Família de S. Pedro e os Mesquitas Pimentéis, da Família dos Nizas, Morgados de Lordelo.
Não foram gravadas nas armas os apelidos Noronhas e Meneses que lhe vinham do lado materno, por uma bastardia, dos Pintos da Silva de Noronha e Meneses, Senhores de Fermedo e Vieira. No entanto assinava esses nomes.

Sabe, ou pelo menos suspeita, qual seria a proveniência do Nicolau Ferreira, modo como aparece designado nos Paroquiais?
Atenciosamente,
Manuel.

Resposta

Link directo:

Filhos bastardos dos senhores de Fermedo

#414111 | mi2019 | 23 abr 2019 18:26 | Em resposta a: #144983

Boa tarde

Depois de longa ausencia, porvários motivos. alguém saberá dizer algo mais sobre a eventual existência de Eugénio Soares da Rocha, em Fermedo??? Pelos anos de 1882.... e seguintes..

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 28 abr 2024, 19:16

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen