Sobrenome Marques(Caratão)-Sua varonia

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Regiões

Sobrenome Marques(Caratão)-Sua varonia

#145019 | JoãoGaspar | 22 fev 2007 01:52

Caros Confrades,

O elevado numero de pessoas na mesma região durante seculos com o sobrenome Marques é um facto que pode e é normalmente associado à facil teoria de varias pessoas de nome Marcos, que se tornam em Marques sem que nada tenham em comum.Concordo, mas... e é este mas que me intriga!
No Concelho de Mação e nos seus Concelhos vizinhos, encontramos linhagens de Marques desde o seculo XVII, ou seja se em média um seculo comporta 4 gerações, o primeiro dessa geração tivesse uma média por baixo de 3 filhos e se cada filho e descendente seu tivesse a mesma média teriamos em pouco mais de 100 anos 81 pessoas da mesma familia Marques.
vejamos este exemplo dos Marques em Mação e Vila Velha de Rodão:
http://genealogia.netopia.pt/pessoas/pes_show.php?id=51097
se seguirmos os costados de João Marques do Caratão, vemos que é um Marques de Mação, e varias vezes.Tendo varios avós Marques.
Se seguirem o seu filho Luis Pires do Caratão, vamos continuar a encontrar Marques nesta familia. Veremos que Luis Pires do Caratão casa com uma senhora de seu nome Maria Marques ( que poderia ser sua parente), tal como o seu irmão Francisco Marques Caratão casa com uma prima de seu nome Maria Tomásia Caratão. E têm pelo menos uma filha de seu nome adivinhe-se Maria Marques que casa com José Gaspar, sendo este tambem seu possivel parente ja que é filho de um outro José Gaspar e de uma Maria Marques. Terão então estes Marques um tronco comum? Se sim quem é o Marcos que inspira os seus descendentes? Alguem tem estudos sobre a beira baixa e os Marques e Marcos para que se possa descobrir a sua origem?

Agradeço desde ja qualquer ajuda.
Sinceros Cumprimentos

João da Silva Gaspar

Resposta

Link directo:

RE: Sobrenome Marques(Caratão)-Sua varonia

#145039 | JoãoGaspar | 22 fev 2007 10:54 | Em resposta a: #145019

Volto a colocar o tópico.

João da Silva Gaspar

Resposta

Link directo:

RE: Sobrenome Marques(Caratão)-Sua varonia

#145089 | MSS1 | 22 fev 2007 17:48 | Em resposta a: #145039

João da Silva Gaspar,

Consulte "Monografia e Genealogia de Famílias que se formaram no Fratel" de Joaquim Dias Caratão. Aí encontrará, não só informação genealógica sobre as Famílias que pretende, como também pistas para recuar na investigação.

Tinha interesse em acrescentar à Base de Dados a descendência de José Gaspar e de Maria Marques de que fala, caso saiba.

Ainda sobre a origem comum dos Marques, tratando-se de um patronímico, dificilmente serão descendentes do mesmo. É que "Marcos" somos vários. Receba os cumprimentos deste,

Marcos Soromenho Santos

Resposta

Link directo:

RE: Sobrenome Marques(Caratão)-Sua varonia

#145185 | JoãoGaspar | 23 fev 2007 14:36 | Em resposta a: #145089

Caro Senhor Marcos Soromenho Santos,

Muito obrigado pela sua ajuda e atenção. Sabe por acaso se a " Monografia e Genealogia de Familias que se formaram no Fratel" de Joaquim Dias Caratão pode ser consultada na Biblioteca Geneologica de Lisboa? Ou onde poderei eu comprar um exemplar ?
Quanto à descendencia de José Gaspar e Maria Marques eu tenho estado a enviar as informações para o Genea, mas como é obvio demora o seu tempo visto que tenho de colocar um a um e os pedidos de retificação das paginas do genea são varios e o Senhor Luis Amaral faz o que pode!

Relativamente ao patronimico Marques, eu entendo e compreendo que assim o seja como expresso na minha primeira mensagem neste tópico, mas acho curioso alguns factos, como por exemplo a imensidão de Marques que existem na Região, quando por exemplo no antigo concelho de Riba Tejo por volta do seculo XV encontro bastantes Eanes e Pires e Roiz que desaparecem aparentemente e não encontro Marques, mas existiam Marcos no concelho! entende? o que levaria a um determinado Patronímico ser reconhecido numa região e em outras ser outro patronimico? Alem de que por exemplo tenho uma avó tinha como nome Catarina Roiz Pereira, em alguns documentos aparecia somente como Catarina Roiz, o que para alguem menos atento ou com menos informações pensaria que seria este somente o seu nome, não sabendo que era Catarina Rodrigues Pereira , tal como em outros documentos o próprio Condestável enquanto Cavaleiro ainda de uma reente causa pelo Mestre de Avis aparecia somente como Nuno Alvarez.
Este costume medieval europeu, segundo a minha intuição teve continuidade em portugal pelo menos até ao seculo XVII, fora das grandes cidades onde os nomes começavam ja por ser demasiado compostos e pomposos, ou seja era mais importante o facto de ser Nuno Alvares( Nuno filho de Alvaro), do que o Apelido Pereira que seria conhecido de todos da sua época até pelo uso da cota de malha e do escudo com as suas armas (Pereira).
Posso estar somente a divagar, mas acho uma grande coincidencia nesta imensa concentração de Marques em Mação , Guarda, Seia, Fratel, Castelo Branco, Oliveira do Hospital...etc.

Com os melhores Cumprimenstos

João da Silva Gaspar

Resposta

Link directo:

RE: Sobrenome Marques(Caratão)-Sua varonia

#145213 | MSS1 | 23 fev 2007 17:12 | Em resposta a: #145185

João da Silva Gaspar,

Muitos dos de Seia e Oliveira do Hospital descendem deste Marcos: http://genealogia.netopia.pt/pessoas/pes_show.php?id=316264, como facilmente pode ver ao dedilhar a sua descendência aqui no site (e ainda consulte a obra "Raízes da Beira-Genealogia e Património da Serra da Estrela ao Vale do Mondego" de Eduardo Osório Gonçalves). Era um patronímico de diferenciação genealógica cuja importância ultrapassou varonias, e se manteve por toda essa região durante séculos. Não arriscaria no entanto generalizá-lo às outras regiões de que fala.

Quanto à obra de Joaquim Dias Caratão, vou saber se a Biblioteca a possui, caso contrário, se assim quizer posso disponibilizar o meu exemplar para que o consulte na Biblioteca Genealógica, quando entender.

Os meus cumprimentos,

Marcos Soromenho Santos

Resposta

Link directo:

RE: Sobrenome Marques(Caratão)-Sua varonia

#145233 | JoãoGaspar | 23 fev 2007 20:33 | Em resposta a: #145213

Caro Senhor Marcos Soromenho Santos,

Muito obrigado mais uma vez pela sua ajuda. Sou apenas um amador e um curioso sobre genealogia e sociologia de Portugal. Como tal existe muito que não sei mas que gostaria de aprender.
Respondeu me o senhor que os Marques de Seia e Oliveira do Hospital são alguns descendentes de Maros Pires Pimentel e julgo que tambem de Marcos Garcia Mascarenhas.
Mas e os "nossos" Marques do Caratão , sabe-se alguma coisa?

Quanto à obra, gostaria muito de a consultar, bastanto para o senhor marcar um dia ou pedir ao senhor Luis Amaral o meu e-mail e numero de telémovel e poderemos combinar um dia, eu como por enquanto so tenho o tempo ocupado com a universidade ,umas surfadas na praia e horas a explorar paroquiais e a "chatear" genealogistas com as minhas duvidas e curiosidades.

Sinceros cumprimentos

João da Silva Gaspar

Resposta

Link directo:

RE: Sobrenome Marques(Caratão)-Sua varonia

#146041 | JoãoGaspar | 01 mar 2007 13:52 | Em resposta a: #145213

Caro Marcos Soromenho Santos,

Lamento insistir, mas ja sabe se posso consultar a obra na Biblioteca Genealógica?

Cumprimentos

João Paulo

Resposta

Link directo:

RE: Sobrenome Marques(Caratão)-Sua varonia

#148487 | MSS1 | 15 mar 2007 22:42 | Em resposta a: #146041

Caro João Paulo,

Já lhe deixei o livro na Biblioteca Genealógica.

Um abraço,

Marcos Soromenho Santos

Resposta

Link directo:

RE: Sobrenome Marques(Caratão)-Sua varonia

#148490 | JoãoGaspar | 15 mar 2007 22:59 | Em resposta a: #148487

Caro Marcos Soromenho Santos,

Somente hoje vi a sua resposta, vou assim que possivel consultar o livro!
Muito obrigado pela sua atenção e ajuda.

Sinceros cumprimentos

João Paulo

Resposta

Link directo:

RE: Sobrenome Marques(Caratão)-Sua varonia

#149527 | restrela | 21 mar 2007 17:32 | Em resposta a: #148490

Prezado João Gaspar,

Vi noutro tópico que o Sr. tem especial interesse nas famílias Mendonça Furtado/Furtado de Mendonça. Eu procuro informações sobre possíveis descendentes do Governador do Maranhão Francisco Xavier de Mendonça Furtado (irmão do Marquês de Pombal). Ele teria descendentes no Brasil?
Meu e-mail: rodrigoestrela1974@yahoo.com.br
Muito obrigado,
Rodrigo.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 29 abr 2024, 22:28

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen