Livros Paroquiais de Trás-os-Montes, fotocopiados.

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Regiões

Livros Paroquiais de Trás-os-Montes, fotocopiados.

#145248 | gmg | 23 fev 2007 22:45

Caríssimos Confrades,

Inicio um novo tópico, intitulado: LIVROS PAROQUIAIS DE TRÁS-OS-MONTES, fotocopiados.

Muitos dos Livros Paroquiais, que deviam estar à guarda nos respectivos Arquivos Distritais, ou Eclesiásticos e de livre acesso aos utilizadores e genealogistas (amadores ou profissionais), onde poderiam ser devidamente tratados, desinfectados e catalogados, estão na posse de alguns párocos que não dispensam os respectivos Livros aos Arquivos, que se encarregariam da sua preservação.

Casos há, em que por especial favor e deferência, alguns de nós tivemos o "privilégio" de os poder consultar nas respectivas Igrejas onde ainda permanecem, deteriorando-se, por sermos "gente conhecida" ou com "conhecimentos".

Interpelo a quem tenha conseguido fotocopiar livros paroquiais, que não constam do Inventário dos Arquivos Distritais, e que queira partilhar essa informação, o favor de intervirem neste tópico.

Procuro Livros Paroquiais pertencentes ao DISTRITO DE VILA REAL:

Freguesia: ERVÕES, Concelho: VALPAÇOS
Freguesia: POSSACOS, Concelho: VALPAÇOS
Freguesia: RIO TORTO, Concelho: VALPAÇOS
Freguesia: ARGERIZ, Concelho: VALPAÇOS
Freguesia: SANTIAGO DA RIBEIRA DE ALHERIZ, Concelho: VALPAÇOS
Freguesia: VALPAÇOS, Concelho: VALPAÇOS

Freguesia: FAIÕES, Concelho: CHAVES
Freguesia: SANTO ESTÊVÃO (DE FAIÕES), Concelho: Chaves
Freguesia: PARADELA, Concelho: Chaves

DISTRITO DE BRAGANÇA

Freguesia: ABAMBRES, Concelho: MIRANDELA
Freguesia: MASCARENHAS, Concelho: MIRANDELA
Freguesia: SÃO PEDRO VELHO, Concelho: MIRANDELA
Freguesia: MÚRIAS, Concelho: MIRANDELA
Freguesia: VALE DE TELHAS, Concelho: MIRANDELA

Freguesia: REBORDELO, Concelho: VINHAIS

Freguesia: ALA, Concelho: MACEDO DE CAVALEIROS
Freguesia: LAMALONGA, Concelho: MACEDO DE CAVALEIROS
Freguesia: VALE BENFEITO; Concelho: MACEDO DE CAVALEIROS

Com os melhores cumprimentos,

Luís GMG

Resposta

Link directo:

RE: Livros Paroquiais de Trás-os-Montes, fotocopia

#145297 | gmg | 24 fev 2007 17:19 | Em resposta a: #145248

Renovo o tópico

Resposta

Link directo:

Livros Paroquiais de Trás-os-Montes, fotocopia

#145366 | gmg | 25 fev 2007 01:14 | Em resposta a: #145297

Por achar que este tópico poderá ser bastante útil a todos os Confrades que tenhas ascendência transmontana, volto a renová-lo.

Melhores cumprimentos,

Luís GMG

Resposta

Link directo:

RE: Livros Paroquiais de Trás-os-Montes, fotocopia

#145405 | gmg | 25 fev 2007 14:24 | Em resposta a: #145366

??

Resposta

Link directo:

RE: Livros Paroquiais de Trás-os-Montes, fotocopia

#145439 | gmg | 25 fev 2007 18:52 | Em resposta a: #145405

A todos os Transmontanos, ou a todos aqueles te tenham ascendência Transmontana, este tópico será bastante interessante.

Resposta

Link directo:

RE: Livros Paroquiais de Trás-os-Montes, fotocopia

#145505 | Escorcio | 26 fev 2007 11:01 | Em resposta a: #145439

Caro Luís,

Tem muita razão. O que é que se pode fazer?

Cumprimentos,
Paula

Resposta

Link directo:

RE: Livros Paroquiais de Trás-os-Montes, fotocopiados.

#145512 | fercar | 26 fev 2007 11:44 | Em resposta a: #145248

Caro Confrede Luís.

Sem lhe tirar parte de razão, devo dizer, pela verdade, que nas paróquias os livros são de consulta gratuita, e nas que pude visitar e consultar (freguesias de Cinfães) estão com a conservação que encontramos nos arquivos onde nos cobram para pesquisar e para fotocopiar.
É óbvio que existem paróquias e paróquias, no entanto os livros paroquiais anteriores a 1910 foram roubados das igrejas pelo estado. As paróquias apenas têm os livros de 1910 para a cá, e nesse caso existem os assentos de nascimento nas respectivas conservatórias que até são mais completos que os baptismos.
Antes de terminar digo-lhe que tem razão de que os livros deveriam estar nos Arquivos, mas também lhe confesso que os Arquivos Portugueses deverão estar mais bem apetrechados de pessoal qualificado para responder a todos os pedidos, que já são muitos.
Cumprimentos
Peixoto Cardoso

Resposta

Link directo:

RE: Livros Paroquiais de Trás-os-Montes, fotocopia

#145529 | gmg | 26 fev 2007 14:04 | Em resposta a: #145512

Caro Confrade,

Agradeço a sua resposta, mas não posso em todo concordar com ela. É verdade que muitos Livros do século XVII e XVIII estyão ainda em algumas paróquias, onde a muito custo...... podem ser consultados se formos "gente com conhecimentos"!


Cumprimentos e mais uma vez agradeço a sua intervenção neste tópico.

Luís GMG

Resposta

Link directo:

RE: Livros Paroquiais de Trás-os-Montes, fotocopia

#145530 | gmg | 26 fev 2007 14:05 | Em resposta a: #145505

O que se poderá fazer? Pergunta bem, caríssima Paula!

Se souber de livros paroquiais que estejam ainda nas respectivas Igrejas, tente entrar em contacto com os párocos e pedir para consultar e tirar fotocópias!

Cumprimentos,

Luís GMG

Resposta

Link directo:

RE: Livros Paroquiais de Trás-os-Montes, fotocopia

#145541 | fercar | 26 fev 2007 14:36 | Em resposta a: #145529

Caro confrade,

Na minha resposta apenas me referia ao concelho de Cinfães, onde não foi necessário ser "conhecido" para ter todo o acesso aos paroquiais existentes. Aliás, vou até mais longe, sem lhe referir por motivos óbvios quais as paróquias, os livros de 1840 até 1911 foram-me emprestados por algum tempo, para que pudesse com o tempo que este tipo de pesquisas requer, me servir dos mesmos.
Como disse na anterior mensagem, "Há Paróquias e Paróquias"

Boa sorte nas pesquisas.
Cumprimentos,
Peixoto Cardoso

Resposta

Link directo:

RE: Livros Paroquiais de Trás-os-Montes, fotocopia

#145546 | gmg | 26 fev 2007 14:51 | Em resposta a: #145541

Sim, é verdade! Há paróquias e paróquias! Contudo, caríssimo Confrade se tiver ascendência transmontana e livros que estejam fotocopiados e quiser dizer, não hesite em participar neste tópico!

Cumprimentos,

Luís GMG

Resposta

Link directo:

RE: Livros Paroquiais de Trás-os-Montes, fotocopia

#145550 | fercar | 26 fev 2007 14:58 | Em resposta a: #145546

Caro Luís,

Se tivesse alguma coisa, não hesitaria, apenas tenho de Cinfães e Porto, se lhe servir não hesite em pedir, disponha.

Cumprimentos,

Peixoto Cardoso

Resposta

Link directo:

RE: Livros Paroquiais de Trás-os-Montes, fotocopia

#145575 | Rogério Zuchelli | 26 fev 2007 16:47 | Em resposta a: #145550

Carmo(RJ), 26/02/07

Prezado Senhor,

Moro em Carmo-RJ-Brasil. estou fazendo uma pesquisa sobre dois padres que estiveram aqui na paróquia, são eles: Padre Pedro Garcia Monteiro Brêtas (foi padre aqui no período de 1859 a 1871) e o padre José Ribeiro Gonçalves (se formou padre no colégio de padres de Bragança), mais conhecido como Cônego Gonçalves ( período de 1872 a 1893). Ambos vieram de Portugal para o Brasil.
Estou fazendo esta pesquisa pois foram de grande importância para a cidade.
Gostaria de obter informações tais como: genealogia, local de nascimento, fotos, dentre o que puder me ajudar.
Obrigado
Rogério Zuchelli

Resposta

Link directo:

RE: Livros Paroquiais de Trás-os-Montes, fotocopia

#145577 | fercar | 26 fev 2007 16:52 | Em resposta a: #145575

Caro Rogério,

Não tenho qualquer elemento sobre Bragança. Apenas poderei ajudar no Porto e em Cinfães do Douro.
Cumprimentos.
Peixoto Cardoso

Resposta

Link directo:

RE: Livros Paroquiais de Trás-os-Montes, fotocopia

#145585 | Rogério Zuchelli | 26 fev 2007 17:35 | Em resposta a: #145577

Caro Peixoto,

Você poderia me orientar onde encontrar estas informações?
Rogério

Resposta

Link directo:

RE: Livros Paroquiais de Trás-os-Montes, fotocopia

#145586 | fercar | 26 fev 2007 17:43 | Em resposta a: #145585

Caro Rogério,

Procure no Arquivo Distrial de Bragança: adbgc@adbraganca.iantt.pt
Ou através do site www.iantt.pt

Boa sorte!
Cumprimentos.
Peixoto Cardoso

Resposta

Link directo:

RE: Livros Paroquiais de Trás-os-Montes, fotocopia

#145619 | 2570 | 26 fev 2007 21:01 | Em resposta a: #145550

Caro Peixoto
Já agora, e não querendo abusar da sua vontade, gostaria de saber o que posui do Porto
Cordialmente
Martins

Resposta

Link directo:

RE: Livros Paroquiais de Trás-os-Montes, fotocopia

#145632 | ksaraujo | 26 fev 2007 21:50 | Em resposta a: #145577

Prezado Confrade Peixoto Cardoso,
Igualmente, não querendo abusar de sua boa vontade, gostava de confirmar se os meus bisavós paternos, Joaquim dos Santos Reis e Anna (Maria) Joaquina da Silva (?) realmente se casaram (antes de Janeiro de 1896) na Freguesia da Senhora da Hora, no Concelho de Matosinhos, Distrito do Porto, conforme relato de parentes deles ainda vivos.
O Arquivo Distrital não encontrou o assento de nascimento da primeira filha deles, minha tia-avó, Emília, que teria ocorrido em 17 de Outubro de 1896. Assim, presumo que meus bisavós tenham se casado algum tempo antes de Janeiro de 1896, mas sem uma data precisa fica muito difícil a busca. Será que o Confrade teria a fotocópia do livro de assentos de casamentos de tal Freguesia que pudesse consultar de bom grado para mim, digamos assim, os anos de 1893 a 1896? Ficar-lhe-ei extremamente agradecido e em dívida para o que desejar aqui do Arquivo Distrital de Braga. Com os melhores cumprimentos, Kelson dos Santos Araújo - Braga.

Resposta

Link directo:

RE: Livros Paroquiais de Trás-os-Montes, fotocopia

#145695 | fercar | 27 fev 2007 09:50 | Em resposta a: #145632

Caro Confrade,

Não tenho cópias de Matosinhos, apenas lhe posso garantir que se realmente eles se casaram entre 1893 e 1896 o Arquivo Distrital do Porto terá de certo esse assento.
Faça o seguinte: Envie o pedido por mail para info@adporto.org, solicitando o seguinte:
CASAMENTO:
Joaquim com Anna ou Maria
Filiação de ambos
Data aprox. 1894

No entanto ao consultar o cadastro do ADP reparei que a freguesia da Senhora da Hora não existe. Tente saber ao certo qual a freguesia na altura ou à qual deu lugar.
Não esqueça que tem que ter a filiação para o exito das buscas.
Por fim lhe digo que ao dar a data de 1894 eles irão pesquisar de 1889 a 1901.

Se tiver alguma dificuldade disponha.
Irei ao ADP só em Abril, nessa altura poderei fazer a pesquisa.
Cumprimentos e boa sorte.
Peixoto Cardoso

Resposta

Link directo:

RE: Livros Paroquiais de Trás-os-Montes, fotocopia

#145696 | fercar | 27 fev 2007 09:55 | Em resposta a: #145619

Caro confrade,
Não tenho nada fotocopiado do Porto. Aliás não sei se alguem o terá, acho dificil. No entanto tenho feito pesquisas do inicio doi seculo passado na freguesia do Bonfim (1890 a 1910), para além disso apenas tenho cópias de algumas freguesias de Cinfães.
Cumprimentos.
Peixoto Cardoso

Resposta

Link directo:

RE: Livros Paroquiais de Trás-os-Montes, fotocopia

#145709 | ksaraujo | 27 fev 2007 11:04 | Em resposta a: #145695

Caro Confrade,
Grato pela resposta.
De facto, numa pesquisa que fiz, a Freguesia da Senhora da Hora deu lugar à Freguesia de São Mamede Infesta! Assim, já enviei o pedido de consulta ao ADP e estou no aguardo da resposta. Normalmente, leva-se de 15 a 20 dias para eles responderem. Vamos ver se a pesquisa tem êxito. Penso que o intervalo dos anos não precisa de ser tão alargado, pois a primeira filha do casal nasceu em 1896 e acredito que eles devem ter se casado um pouco antes disso e não depois... De todas as maneiras, agradeço muito pela ajuda do Confrade. Com os melhores cumprimentos, Kelson dos Santos Araújo - Braga.

Resposta

Link directo:

RE: Livros Paroquiais de Trás-os-Montes, fotocopia

#145715 | ksaraujo | 27 fev 2007 11:14 | Em resposta a: #145696

Caros Confrades,
Permitam-me uma intervenção positiva. As páginas dos livros de assentos paroquiais do Arquivo Distrital do Porto estão a ser digitalizados pouco a pouco e colocados à disposição para consulta via Internet. O caminho completo para aceder aos ficheiros no formato tiff é:

http://www.adporto.org/
Clicar em "Pesquisar no arquivo"
Clicar outra vez em "Pesquisar no arquivo" (à esquerda do ecrã)
Clicar em "Pesquisa Avançada" (ao centro do ecrã)
Marcar a caixa "Pesquisar apenas documentos com imagem" e, no campo "Título", escrever: baptismos. Em seguida, clicar em "Pesquisar" (botão azul ao pé da página).
Aparecerá uma lista com todos os registos de baptismos já digitalizados até a altura. As Freguesias já existentes estão na letra "A". Infelizmente, a que me interessa, São Mamede Infesta, ainda demorará a estar disponível. Boas pesquisas a quem já tem a sua Freguesia de interesse digitalizada. Melhores cumprimentos, Kelson dos Santos Araújo - Braga.

Resposta

Link directo:

RE: Livros Paroquiais de Trás-os-Montes, fotocopia

#145716 | fercar | 27 fev 2007 11:14 | Em resposta a: #145709

Caro confrade,

Pode dar-se o caso do casamento ter sido realizado depois, no entanto nesse caso a filha teria no baptismo apenas mencionado o nome de sua mãe (pai incognito), podendo na altura do casamento ser-lhe atribuida a paternidade. Baseio isto num tataravô em que o mesmo sucedeu. No entanto penso que em 1896 isso já não se verificaria. Só chamo a atenção para este pormenor, porque na genealogia acontecem(iam) coisas deste tipo.
Disponha.
M. Cumprimentos,
Peixoto Cardoso

Resposta

Link directo:

RE: Livros Paroquiais de Trás-os-Montes, fotocopia

#145720 | ksaraujo | 27 fev 2007 11:25 | Em resposta a: #145716

Prezado Confrade,
Grato por compartilhar vossa experiência. Sim, claro que seria uma possibilidade a não ser descartada no caso de não ser bem sucedida a pesquisa menos abrangente. Vamos ver o que o ADP consegue encontrar. Disponha no que precisar cá de Braga. Melhores cumprimentos, Kelson dos Santos Araújo.

Resposta

Link directo:

RE: Livros Paroquiais de Trás-os-Montes, fotocopiados.

#145738 | IsabelFont | 27 fev 2007 12:46 | Em resposta a: #145248

Caros confrades pesquisando antepassados de Trás os Montes,

Vejo que há esta possibilidade completamente estranha para uma leiga como eu nestas andanças; então faço um apelo a quem tenha estes livros, para me pesquisarem Valpaços e Mirandela. Estou há muito tempo procurando a naturalidade de um ascendente:
José António Lopes, que teria nascido provavelmente em 1765 em Valpaços, filho de José Martins e Maria Gomes.
Já procurei em Mirandela, que era a 1º hipótese, já que sua mulher, Ana Joaquina Conceição Guedes de Guerra seria natural de Mirandela e o ADBragança diz-me não encontrar registos para essa data, bem como não consigo confirmar a naturalidade desta minha antepassada.
Seria possível alguém dar-me uma ajuda neste campo?
Muito agradeço porque já não sei onde e como procurar.

Maria Isabel Fontoura

Resposta

Link directo:

RE: Livros Paroquiais de Trás-os-Montes, fotocopia

#145761 | gmg | 27 fev 2007 17:00 | Em resposta a: #145738

Cara Mª Isabel,

O ADVila Real tem os Registos de Baptismo de Valpaços de 1765!

Envie um mail para lá!

Cumprimentos,

Luís GMG

Resposta

Link directo:

RE: Livros Paroquiais de Trás-os-Montes, fotocopia

#145781 | IsabelFont | 27 fev 2007 18:39 | Em resposta a: #145761

Caro Luís GMG,
Obrigadíssima, vou tentar.
Quanto a Mirandela, para a mesma época, sabe se podem estar noutro lado que não ADBragança?
Já agora agradeço a informação.
Cumprimentos
Mª Isabel Fontoura

Resposta

Link directo:

RE: Livros Paroquiais de Trás-os-Montes, fotocopia

#145786 | AlferesPereira | 27 fev 2007 20:40 | Em resposta a: #145781

Caro Peixoto Cardoso

Tenho estado atento a este tópico e reparo que menciona Cinfães e refere fotocopias dos livros.
Tenho uma trisavó natural de Nossa Senhora da Graça da Gralheira, Concelho de Cinfães, Diocese de Lamego que não encontro. Disseram-me que estariam em Viseu, depois já tive a informação, aqui no forum, que estariam na C.E.Lamego, mas o que é certo é que em Viseu não estavam (Há cerca de 2 anos) e verdade é que em Lamego ainda não procurei por indisponibilidade de tempo.
A avozinha chama-se Maria Custódia e é filha de João Pereira e Maria Theodora.
Há um "erro" na certidão. O pároco escreve primeiro Aregos e depois, "digo da Gralheira..."
Seja como for, não encontro o registo de baptismo. Nem da avó, nem do avô que se chamava José Thomé e era natural de S. Pedro de Gosende, Castro Daire, Viseu. Filho de Ignácio Thomé e Maria Leonarda.
Se casaram em 1854, devem ter nascido por volta de finais dos anos 20, princípios dos anos 30...

Será que o confrade me pode dizer alguma coisa "sobre este particular"?
Agradecia que, mesmo não tendo informação concreta, me desse a sua opinião sobre o paradeiro de algum registo que me permita "avançar para tráz".

Grato pela sua atenção
Antonio Alferes Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Livros Paroquiais de Trás-os-Montes, fotocopia

#145787 | AlferesPereira | 27 fev 2007 20:46 | Em resposta a: #145786

"Trás" com S, obviamente.

obrigado António Alferes Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Livros Paroquiais de Trás-os-Montes, fotocopia

#145788 | IsabelFont | 27 fev 2007 20:49 | Em resposta a: #145786

Caro António Alferes Pereira,
Enganou-se na Pergunta/ resposta e a veio-me parar a mim.
Talvez seja melhor redirecioná-la.
Mª Isabel Fontoura

Resposta

Link directo:

RE: Livros Paroquiais de Trás-os-Montes, fotocopia

#145820 | AlferesPereira | 27 fev 2007 23:26 | Em resposta a: #145788

Cara Maria Isabel Fontoura

Obrigado pelo aviso
Peço perdão, isto são coisas de novato

Cumprimentos
António Alferes Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Livros Paroquiais de Trás-os-Montes, fotocopia

#145821 | AlferesPereira | 27 fev 2007 23:30 | Em resposta a: #145696

Caro Peixoto Cardoso

Tenho estado atento a este tópico e reparo que menciona Cinfães e refere fotocopias dos livros.
Tenho uma trisavó natural de Nossa Senhora da Graça da Gralheira, Concelho de Cinfães, Diocese de Lamego que não encontro. Disseram-me que estariam em Viseu, depois já tive a informação, aqui no forum, que estariam na C.E.Lamego, mas o que é certo é que em Viseu não estavam (Há cerca de 2 anos) e verdade é que em Lamego ainda não procurei por indisponibilidade de tempo.
A avozinha chama-se Maria Custódia e é filha de João Pereira e Maria Theodora.
Há um "erro" na certidão. O pároco escreve primeiro Aregos e depois, "digo da Gralheira..."
Seja como for, não encontro o registo de baptismo. Nem da avó, nem do avô que se chamava José Thomé e era natural de S. Pedro de Gosende, Castro Daire, Viseu. Filho de Ignácio Thomé e Maria Leonarda.
Se casaram em 1854, devem ter nascido por volta de finais dos anos 20, princípios dos anos 30...

Será que o confrade me pode dizer alguma coisa "sobre este particular"?
Agradecia que, mesmo não tendo informação concreta, me desse a sua opinião sobre o paradeiro de algum registo que me permita "avançar para trás".

Grato pela sua atenção
Antonio Alferes Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Livros Paroquiais de Trás-os-Montes, fotocopia

#145846 | fercar | 28 fev 2007 08:54 | Em resposta a: #145821

Caro Confrade,

Dessa paróquia não tenho nada, aliás mesmo no cadastro existente no ADV não é mencionada a dita freguesia da Gralheira. No entanto poderei sugerir aquilo que acho ser o melhor. Ligue para Lamego, fale com o Sr. Henrique, e peça a possivel existência do que procura. O telefone é 254612147.
Cumprimentos,
Peixoto Cardoso

Resposta

Link directo:

RE: Livros Paroquiais de Trás-os-Montes, fotocopia

#145865 | AlferesPereira | 28 fev 2007 12:48 | Em resposta a: #145846

Caro Confrade

Agradeço a resposta. Vou seguir o seu conselho.

Cumprimentos
António Alferes Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Livros Paroquiais de Trás-os-Montes, fotocopia

#145869 | gmg | 28 fev 2007 12:59 | Em resposta a: #145781

Julgo que para Mirandela, é melhor perguntar ao Arquivo Distrital de Bragança. Eles poderão informá-la melhor!

Cumprimentos,

Luís GMG

Resposta

Link directo:

TRÁS-OS-MONTES

#145870 | gmg | 28 fev 2007 13:02 | Em resposta a: #145248

Volto a interpelar a todos os pesquisadores e confrades, para a importância deste tópico sobre TRÁS-OS-MONTES!

Com os sinceros cumprimentos,

Luís GMG

Resposta

Link directo:

RE: TRÁS-OS-MONTES

#145876 | florisbellagennare | 28 fev 2007 13:23 | Em resposta a: #145870

Certidão de batismo de Manoel Correa da Costa, nascido em Vila Marim, em 1860, filho de Josá Correa da Silva e Ana Costa.

Resposta

Link directo:

Livros Paroquiais de TRÁS-OS-MONTES

#146280 | gmg | 03 mar 2007 18:27 | Em resposta a: #145248

Procuro Livros Paroquiais pertencentes ao DISTRITO DE VILA REAL:

Freguesia: ERVÕES, Concelho: VALPAÇOS
Freguesia: POSSACOS, Concelho: VALPAÇOS
Freguesia: RIO TORTO, Concelho: VALPAÇOS
Freguesia: ARGERIZ, Concelho: VALPAÇOS
Freguesia: SANTIAGO DA RIBEIRA DE ALHERIZ, Concelho: VALPAÇOS
Freguesia: VALPAÇOS, Concelho: VALPAÇOS

Freguesia: FAIÕES, Concelho: CHAVES
Freguesia: SANTO ESTÊVÃO (DE FAIÕES), Concelho: Chaves
Freguesia: PARADELA, Concelho: Chaves

DISTRITO DE BRAGANÇA

Freguesia: ABAMBRES, Concelho: MIRANDELA
Freguesia: MASCARENHAS, Concelho: MIRANDELA
Freguesia: SÃO PEDRO VELHO, Concelho: MIRANDELA
Freguesia: MÚRIAS, Concelho: MIRANDELA
Freguesia: VALE DE TELHAS, Concelho: MIRANDELA

Freguesia: REBORDELO, Concelho: VINHAIS

Freguesia: ALA, Concelho: MACEDO DE CAVALEIROS
Freguesia: LAMALONGA, Concelho: MACEDO DE CAVALEIROS
Freguesia: VALE BENFEITO; Concelho: MACEDO DE CAVALEIROS

Com os melhores cumprimentos,

Luís GMG

Resposta

Link directo:

RE: Livros Paroquiais de TRÁS-OS-MONTES

#146372 | gmg | 04 mar 2007 11:27 | Em resposta a: #146280

??

Resposta

Link directo:

RE: Livros Paroquiais de Trás-os-Montes, fotocopia

#146396 | fertelde | 04 mar 2007 14:37 | Em resposta a: #145541

Sr. Peixoto Cardoso:
Nâo posso estar mais em desacordo com a sua apreciaçâo sobre a posse dos documentos paroquiais, que antes de 1910 eram propriedade privada da igreja e na actualidade sâo propriedade de todos os portugueses, independentemente de afiliaçâo religiosa. Assim o Estado somos todos e o estado NÂO ROUBA documentos, apenas os conserva e coloca, (como nâo poderia ser de outra forma), os mesmos ao serviço dos cidadâos. E o que aqui comenta sobre o emprestimo de livros ou documentos por parte dos parocos, esse è mais um motivo para que estes documentos passem URGENTEMENTE para um arquivo custodiado por gente preparada e que impeçâo a possibilidade de que possam ser sonegados documentos por praticas tâo incorrectas como colocar na rua documentos que a todos os cidadâos pertencem. E quanto a fotocópias, a manipulaçâo constante de livros seculares, sem o minimo conhecimento do tratamento a que tal material deve ter, só è uma forma de depredaçâo do património Nacional. Aqui, só cabe denunciar essas situaçôes, exigir a esses parocos incultos que cumpram a lei que obriga a que esses documentos passem para os Arquivos distritais ou nacionais, todos eles supervisionados e custodiados pela Torre do tombo...
Nâo se esqueça que muitos documentos se perderam para sempre quer pela incuria dos que os custidiavam, quer por incendios por estarem em locais nâo devidamente preparados para tal, quer por apropriaçâo abusiva de utilizadores que os levam emprestados, e logo roubam o ducumento que creem ser seu património pessoal, quer por coleccionistas do alheio, sem escrupulos.-
Cumprimentos
Fernando de Telde

Resposta

Link directo:

RE: Livros Paroquiais de Trás-os-Montes, fotocopiados.

#146398 | fertelde | 04 mar 2007 14:47 | Em resposta a: #145512

Sr. Peixoto: O estado nâo roubou os livros anteriores a 1910. Pura e simplesmente como até aquela data, os registos Civiles digo CIVILES, eram elaborados pelas igrejas, e todos os portugueses OBRIGADOS a passar pela sacristia, e a partir da Republica passaram a ser feitos também em registos Civiles sem que os portugueses tivessem que passar obrigatoriamente pela sacristia, liberdade de culto portanto, aqueles livors anteriores a 1910, sâo propriedade e patrimonio Nacional e como tal devem estar custodiados pelo estado. POr haver liberdade de culto, os libros de batismos e casamento liturgico depñois de 1910, permanecem nas igrejas uma vez que os registos civis sâo obrigados, havendo assim dois registos: um eclesiàstico e outro civil... LIBERDADE e igualdade, pois o Estado já nâo necessita na actualidade dos registos da igreja.-
Cumprimentos
Fernando de Telde

Resposta

Link directo:

RE: Livros Paroquiais de Trás-os-Montes, fotocopiados.

#146399 | fertelde | 04 mar 2007 14:48 | Em resposta a: #146398

corrigenda:Deveria ter dito Civis, CIVIS

Resposta

Link directo:

RE: Livros Paroquiais de Trás-os-Montes, fotocopia

#146411 | small | 04 mar 2007 15:58 | Em resposta a: #145632

Prezado K.Santos Araújo

Só agora dei por esta mensagem, se quiser posso fazer esta pesquisa na próxima 2ª feira. Depois de ler as mensagens seguintes fiquei com a ideia que o que procura é o casamento de seus bisavós na "actual" freguesia de S.Mamede de Infesta, correcto? Aguardo a sua resposta

Stella Aleixo

Resposta

Link directo:

RE: Livros Paroquiais de Trás-os-Montes, fotocopia

#146418 | ksaraujo | 04 mar 2007 16:30 | Em resposta a: #146411

Prezada Sra. Stella Aleixo,
Sim, os nomes das pessoas a quem respeitam são: Joaquim dos Santos Reis e Anna (Maria) Joaquina da Silva (?). Eles devem ter se casado entre 1893 e 1896, com base no facto de que a primeira filha deles, Emília, nasceu em 17 de Outubro de 1896. Pela tradição oral dos remanescentes da família no Brasil, acredita-se que eles vieram da Freguesia da Senhora da Hora, Concelho de Matosinhos, Distrito do Porto. Só que, pelos vistos, os registos notariais da Freguesia da Senhora da Hora estão abrangidos por São Mamede de Infesta e, como têm mais de 100 anos, devem estar no Arquivo Distrital do Porto. Ficar-lhe-ei imensamente grato se conseguir encontrar o assento de casamento dos meus bisavós Joaquim e Anna dos quais tenho apenas uma foto muito antiga que havia na casa da minha avó. Assim, poderei também descobrir os nomes dos meus trisavós e expandir a árvore genealógica da minha família. Fico no aguardo ansioso e esperançoso. Melhores cumprimentos, Kelson dos Santos Araújo - Braga.

Resposta

Link directo:

RE: Livros Paroquiais de Trás-os-Montes, fotocopiados.

#146421 | fercar | 04 mar 2007 16:52 | Em resposta a: #146398

Caro Confrade,

Nunca disse o contrário. O que disse vai de encontro às suas duas mensagens. Pelo contrário, também sou de opinião que tudo deveria de estar nos AD. Quanto à referência que fiz com o termo roubar, poderá ter sido pesada talvez devesse usar um desviar. Desvio esse que pelo que me foi dado a entender por todas as paróquias por onde passei, foi feito contra a vontade da igreja.
Mas no geral tudo o que o Sr. Fernando de Telde diz eu sublinho como o melhor para o presente e para o futuro, desde que, como antes referi os AD estejam perfeitamente equipados de meios para responder aos pedidos que são feitos.
Quanto à forma como o Sr. Fernando de Telde se refere aos Párocos, não estou de acordo, é lógico que eu não cai de para-quedas dentro da igreja e desde logo me foram emprestados os livros, quando os mesmos me foram emprestados já existia um conhecimento e confiança para o efeito. E não tem que se preocupar quanto à forma como foram duplicados pois cumpri todos os requisitos, e após o qual, e por estar dentro da minha área, ainda os entreguei em melhores condições daquelas em que me foram confiados.
E já agora, que num futuro muito próximo não venha o estado transformar um serviço público, numa indústria lucrativa.

Com os respeitosos cumprimentos,
Peixoto Cardoso

Resposta

Link directo:

RE: Livros Paroquiais de Trás-os-Montes, fotocopia

#146431 | small | 04 mar 2007 17:37 | Em resposta a: #146418

Vou tentar, será que é de excluir Matosinhos? Não me recordo agora até quando é que os registos estão nas respectivas conservatórias, sei que nos registos centrais só estão a partir de Abril de 1911, anteriores e até.....estão nas respectivas conservatórias. Será que alguem deste fórum nos pode elucidar?
Cumprimentos
Stella Aleixo

Resposta

Link directo:

RE: Livros Paroquiais de Trás-os-Montes, fotocopiados.

#146449 | fertelde | 04 mar 2007 18:50 | Em resposta a: #146421

Estimado Sr. Peixoto Cardoso:
Os Párocos sâo pessoas a quem admiro e respeito, mas como na vinha do senhor, de tudo há, pois existem inclusivé pessoas que se preocupam em entregar os livros emprestados nas mesmas condiçôes ou melhor que aquelas em que o receberam e outras que jamais devolvem livros emprestados, conhecendo isto, sempre me opus a que a minha filha tornasse um habito emprestar livros...
Logo para que nâo haja forma de que se percam livros, nem que sejam mal manipulados ou que sejam devolvidos em más condiçôes, os Srs Párocos dessas Igrejas, que se limitem a copiar o que la vem a pedido dos utentes e até terâo o direito de cobrar um canone, pois tem o seu trabalho também... Isso de se levaren livros e fotocopiar a destro e a sinestro, pode levar mesmo a isso: a uma manipulaçâo abusiva e uma apropriaçâo de informaçâo com fins mercantilistas...
O Estado em documentos que sâo de uso publico/privado, nâo os poderá usar nem vender a empresas particulares mercantilistas porque a informaçâo que ali há também me pertence. O meu registo posso nâo o autorizar a que seja manipulado com fins mercantilistas... pertence- me por direito próprio... e os dos meus familiares directos também...
Cumprimentos
Fernando de Telde

Resposta

Link directo:

RE: Livros Paroquiais de Trás-os-Montes, fotocopia

#146464 | ksaraujo | 04 mar 2007 19:35 | Em resposta a: #146431

Também não tenho certeza quanto a esse aspecto. O problema se agrava pelo facto de que os anos em causa estão muito próximos do período limite de 100 anos para a transferência dos registos das Conservatórias para o Arquivo Distrital. Isto significa que as conservatórias podem até nem ter feito ainda a transferência do assento que solicito. Contudo, não sei se isto está a ocorrer no meu caso pois, após uma consulta que fiz à Conservatória do Registo Civil de Matosinhos no início de Fevereiro passado, eles me responderam o seguinte: "Informo V.Exo. [sic] que os livros respeitantes ao ano em causa (+ de 100 anos) se encontram no Arquivo Distrital do Porto na Rua das Taipas, no. 90...." Então, minha esperança é o assento do casamento dos meus bisavós realmente se encontrar no Porto. Caso possa me ajudar mesmo neste sentido, ficar-lhe-ei muito agradecido. Melhores cumprimentos, Kelson dos Santos Araújo.

Resposta

Link directo:

RE: Livros Paroquiais de Trás-os-Montes, fotocopia

#146477 | small | 04 mar 2007 20:00 | Em resposta a: #146464

Esteja descansado farei a pesquisa no ADP.
Cumprimentos
Stella Aleixo

Resposta

Link directo:

RE: Livros Paroquiais de Trás-os-Montes, fotocopia

#146600 | small | 05 mar 2007 19:07 | Em resposta a: #146464

Estimado Kelson dos S.Araújo

Lamento muito mas não encontrei o casamento dos seus bisavós na pesquisa que efectuei, em S.Mamede de Infesta e Matosinhos, anos 1893/1896. Não haverá mais dados que nos possam ajudar ? Veja o que consegue e se entretanto achar que poderá haver essa eventualidade quando lá voltar mais para o final da semana
poderei tentar nas mesmas freguesias, 2 ou 3 anos para trás ou para a frente.
Disponha
Stella

Resposta

Link directo:

RE: Livros Paroquiais de Trás-os-Montes, fotocopia

#146637 | ksaraujo | 06 mar 2007 00:51 | Em resposta a: #146600

Prezada Stella,
Os únicos dados indirectos que possuo dizem respeito à primeira filha deles, minha tia-avó, Emília, presumivelmente nascida em 17 de Outubro de 1896. Infelizmente, já busquei em todas as fontes possíveis de informações sobre meus bisavós, mas as certidões de óbito deles não estão fáceis de obter por desconhecimento da localização das campas. De todos os modos, dificilmente os documentos brasileiros trariam a informação da Freguesia de origem para confirmar a tradição oral da Senhora da Hora. Quanto aos dados da minha avó, ela só teve registado o nascimento à idade de 26 anos quando foi se casar com o meu avô e a única referência aos meus bisavós diz que eles eram "portugueses, já falecidos". Se eles realmente se casaram na Senhora da Hora por volta desses anos de 1893 a 1896 (estimados com base no nascimento da primeira filha), é possível que haja o registo do assento na paróquia de lá que, por um acaso infeliz, não tenha sido transferido para o Arquivo Distrital. É só o que posso esperar que tenha acontecido. Contudo, não desisti de obter informações adicionais com mais parentes no Brasil, haja visto que meu bisavô se casou novamente após o falecimento da minha bisavó e estou em pesquisas junto aos remanescentes dessa nova família dele. Caso eu consiga informações adicionais, entrarei em contacto novamente para um novo e tão gentil auxílio de sua parte. Muito grato mais uma vez, grande abraço e melhores cumprimentos, Kelson dos Santos Araújo - Braga.

Resposta

Link directo:

RE: Livros Paroquiais de Trбs-os-Montes, fotocopiados.

#146706 | Granja | 06 mar 2007 15:11 | Em resposta a: #145248

Caro Confrade

Alguns dos livros relativos a Valpaços posso dar-lhe indicações

Como também busca Rebordelo aproveito para perguntar que familia em concreto.

Com amizade

Filipe Pinheiro de Campos
Bragança

Resposta

Link directo:

Livros de Valpaços e Rebordelo.

#146738 | gmg | 06 mar 2007 17:55 | Em resposta a: #146706

Sobre REBORDELO, procuro a Família VEIGA.

E sobre VALPAÇOS, já sabe o que procuro: A Família MEDEIROS, que se estende desde Rio Torto, Possacos e Valpaços! O Casamento de Francisco Fernandes Eiró (ou Fernandes Passeado) com uma Sra. Vaz (cujo primeiro nome não me lembro) e também de Ciríaco (não me recordo agora dos apelidos) de Possacos

Sinceros cumprimentos,

Luís GMG

Resposta

Link directo:

MEDEIROS

#146747 | gmg | 06 mar 2007 18:25 | Em resposta a: #146706

Procuro recuar na minha ascendência MEDEIROS.

O que possuo é o seguinte:

I- JACINTA DE MEDEIROS, f.ª de BRITES DE MEDEIROS e Matias Gonçalves, nat. de Rito Torto. n.c. 1700 e casou em Rito Torto em 1721 com FRANCISCO FERNANDES EIRÓ (FERNANDES PASSEADO), que terá nascido entre 1680 – 1700.
Tiveram, pelo menos:
II- ISABEL DE MEDEIROS, que segue:
II- ANTÓNIO, nat. de Valverde, Valpaços, n. 1 de Abril de 1729.


II- ISABEL DE MEDEIROS, nat. do lugar de Valverde, freg.ª e concelho de Valpaços, nasceu em 1722. Casou, no dia 15 de Abril de 1744 em Valpaços com ANTÓNIO FERNANDES DA RUA, nat. de Valverde, Valpaços, f.º de António Fernandes e de Comba Alves.
Tiveram, pelo menos:
III- JOÃO DE MEDEIROS que c.c. Isabel Gonçalves, f.ª de Manuel Gonçalves e de Caetana Maria, de Valongo.
Tiveram, pelo menos:
IV- RITA.. S.m.n.
III- FRANCISCO DE MEDEIROS, c.g.

Resposta

Link directo:

RE: Livros Paroquiais de Trás-os-Montes, fotocopia

#146780 | small | 06 mar 2007 20:43 | Em resposta a: #146637

Prezado Kelson
A pesquisa que efectuei foi mesmo nos livros dos assentos de casamento quer de Matosinhos quer de S.Mamede, será que foi mesmo na Senhora da Hora? Extravio não uma vez que os livros originais estão lá assinados pelo pároco! Alguma vez referiram a igreja? Por acaso moro perto dessa zona se souber o nome da igreja onde eles casaram posso tentar ir lá.
Esta sua tia avó Emília tambem nasceu na Senhora da Hora? Podemos pesquisar o nascimento dela já que temos o nome dos Pais, quem sabe nos traz mais alguma pista
Cumprimentos e diga em que posso ajudar mais.
Stella

Resposta

Link directo:

RE: Livros Paroquiais de Trás-os-Montes, fotocopia

#146783 | ksaraujo | 06 mar 2007 21:01 | Em resposta a: #146780

Prezada Stella,

Uma vez que sua pesquisa no Arquivo infelizmente não teve êxito, a esperança é mesmo encontrar os assentos na Igreja. Pena é que não sei qual foi a Igreja específica porque a maioria dos descendentes da minha tia-avó, Emília, que tiveram mais contacto pessoal quando miúdos com meus bisavós, já morreram ou estão muito velhinhos e não puderam me fornecer mais detalhes. Os documentos que eles trouxeram de Portugal foram todos perdidos numa inundação (olhe só que maçada!) e só se tem essa referência oral da Senhora da Hora. Será que há muitas Igrejas católicas por lá? Não me sinto bem em dar-lhe trabalho demais. Contudo, essa é a minha esperança de que sejam encontrados o assento de casamento dos meus bisavós ou o nascimento da tia Emília para se conseguir alguma pista adicional. Se existe essa indicação da Senhora da Hora antes de eles terem ido para o Brasil, então pode ser que tenham ocorrido lá o casamento deles (entre 1893 e 1896, se calhar, um pouco antes ou depois...) ou o nascimento da filha Emília (em 17 de Outubro de 1896, se a Certidão de Óbito dela no Brasil não estiver errada, espero eu). O que puder pesquisar para mim com estas parcas indicações já será de minha imensa gratidão! Melhores cumprimentos, Kelson dos Santos Araújo - Braga.

Resposta

Link directo:

RE: Livros Paroquiais de Trбs-os-Montes, fotocopiados.

#146787 | miro | 06 mar 2007 21:57 | Em resposta a: #146706

boa noite,
tenho um gomes da freguesia do bilhó que terá casado em rebordelo no final do século XVII inicio do século XVIII, tem alguma informação?
cump
belmiro ribeiro
www.travassos1.blogspot.com

Resposta

Link directo:

RE: Livros Paroquiais de Trбs-os-Montes, fotocopiados.

#146899 | Granja | 07 mar 2007 15:26 | Em resposta a: #146787

Nao

Mas se tiver mais algum dado posso verifcar

Um abraço

Resposta

Link directo:

RE: Livros Paroquiais de Trás-os-Montes, fotocopia

#146960 | small | 07 mar 2007 21:04 | Em resposta a: #146783

Estimado Kelson
Vou tentar saber quais as igrejas existentes na Senhora da Hora. Entretanto quando voltar ao Arquivo tentarei o assento de nascimento de sua tia-avó e faço mais uma pesquisa em S.Mamede recuando alguns anos e avençando outros.
Cumprimentos
Stella

Resposta

Link directo:

RE: Livros Paroquiais de Trás-os-Montes, fotocopia

#146967 | ksaraujo | 07 mar 2007 21:31 | Em resposta a: #146960

Estimada Stella,
Não tenho palavras para lhe agradecer por tanta prestimosidade no meu caso. Caso eu consiga escarafunchar alguma informação adicional, pois sempre acaba aparecendo alguma pista que de momento não nos é clara, voltarei a este tópico. Se precisar de alguma ajuda cá de Braga, estou à disposição. Melhores cumprimentos, Kelson dos Santos Araújo.

Resposta

Link directo:

RE: Livros Paroquiais de Trás-os-Montes, fotocopia

#147115 | small | 08 mar 2007 20:28 | Em resposta a: #146967

Estimado Kelson
Fui hoje à Igreja da Senhora da Hora, a igreja nova, a outra onde seus bisavós podem ter casado é próxima desta e funciona lá um centro para a juventude penso não estar a dizer nenhuma asneira. O pároco é o mesmo da igreja nova e tirei de lá o endereço para onde peço entre em contacto visto serem seus familiares "paroquiasenhoradahora@diocese-porto.pt" tem também um site http://paroquiasenhoradahora.diocese-porto.pt que poderá visitar.
Dê noticias entretanto, pois pessoalmente, é dificil encontrar o pároco só às horas das cerimónias, e aí, não estão disponíveis.
Melhores cumprimentos
Stella

Resposta

Link directo:

RE: Livros Paroquiais de Trás-os-Montes, fotocopia

#147163 | ksaraujo | 09 mar 2007 01:25 | Em resposta a: #147115

Estimada Stella,
Após suas preciosas indicações, fiz contacto com o pároco da Senhora da Hora e ele gentilmente me informou que a paróquia sob a responsabilidade dele só tem registos formados a partir de 1918. Pediu-me, então, para contactar a Secretaria Geral da Diocese e forneceu-me os dados de contacto. Assim o farei o quanto antes possível. Entrementes, tentarei obter mais informações sobre a localidade de origem do meu bisavô com base na certidão do segundo casamento dele no Brasil. Falta-me ainda encontrar descendentes dele desse segundo casamento ainda vivos que tenham a possibilidade de acrescentar alguma informação nova e significativa para a busca. A esperança é a última que morre, não é? Muito grato por tudo, um grande abraço. Kelson dos Santos Araújo - Braga

Resposta

Link directo:

RE: Livros Paroquiais de Trás-os-Montes, fotocopia

#147279 | small | 09 mar 2007 19:58 | Em resposta a: #147163

Estimado Kelson
Também lá fui hoje ocasionalmente passei perto e entrei.Tenho comigo um pequeno livro publicado no cinquentenário da paróquia, precisamente 1918/1968 e vi inclusive os primeiros assentos efectuados. Estou quase certa que teremos de procurar em Matosinhos por tudo que li,principalmente porque em 1853 a sede do concelho passou para Matosinhos. O concelho de Bouças, assim se chamava. Vou tentar na próxima ida ao arquivo ver outras datas, inclusivé o assento de baptismo da sua tia avó.Terei muito gosto em Lhe enviar este pequeno livro, peça ao moderador o meu contacto por favor.
Melhores cumprimentos
Stella

Resposta

Link directo:

RE: Livros Paroquiais de Trás-os-Montes, fotocopia

#147283 | ksaraujo | 09 mar 2007 20:10 | Em resposta a: #147279

Prezada Stella,
Enviei mensagem ao moderador conforme sugerido. Contudo, dada a grande actividade do Genea, não sei qual será a velocidade de resposta. Fiquei muito interessado no livro e agradeço sua enorme gentileza. Sendo assim, para adiantar, se desejar enviar-me um e-mail com suas informações de contacto, meu endereço é k e l s o n (arroba) h o t m a i l . c o m (por favor, escreva tudo junto; digitei-o desta forma para evitar colecta indevida por spammers). Fico no aguardo ansioso. Melhores cumprimentos, Kelson dos Santos Araújo - Braga.

Resposta

Link directo:

RE: Livros Paroquiais de Trás-os-Montes, fotocopia

#147375 | BROGGIATO | 10 mar 2007 14:49 | Em resposta a: #146960

Estimados,

Gostaria de saber se algum de vocês tem informações sobre família "de Jesus Capela" ou "de Jesus Teixeira". Minha bisavó chamava-se, primeiramente, Teresa de Jesus Capela, depois, provavelmente por motivo de um casamento, Teresa de Jesus Teixeira. Teve dois filhos, Hermínio de Jesus Teixeira, meu avô, nascido em 6/1/1898, e Constantino de Jesus Teixeira. Meu avô veio para o Brasil aos 13 anos de idade. Sei que ele nasceu em Ferradoza, na comarca de Mirandela, freguesia de Bouça. Ele enviava cartas à sua mãe, D. Tereza, para a torre de d. Chama, também em Mirandela. Como encontro informações e documentações a respeito. Se alguém tiver informações sobre essa família agradeço. Rio Grande do Sul - Brasil.

Resposta

Link directo:

RE: Livros Paroquiais de Trás-os-Montes, fotocopia

#147392 | ksaraujo | 10 mar 2007 19:26 | Em resposta a: #147375

Olá, Broggiato.
Visite o sítio do Arquivo Distrital de Bragança onde deverá estar o assento de baptismo do seu avô Hermínio e peça a certidão pelo formulário disponível em:

www.empresasglobais.com/adbraganca/certidoes.asp?tipo=1

Boa sorte em sua pesquisa!
Abraços, Kelson dos Santos Araújo - Braga

Resposta

Link directo:

RE: Livros Paroquiais de Trás-os-Montes, fotocopia

#147442 | BROGGIATO | 10 mar 2007 22:14 | Em resposta a: #147392

Olá Kelson! Não tenho palavras para agradecer seu retorno. Já estávamos perdendo as esperanças de conseguir alguma ajuda neste caso, não sabíamos nem qual caminho seguir e eu quero muito dar a minha mãe, filha do meu avô Hermínio, esse presente. Mesmo não o tendo conhecido tenho orgulho de sua, da nossa, história.

Já preenchi a ficha a qual você indicou e mandei via internet, agora é só esperar o retorno deles.

Em agosto próximo devo estar em Mirandela, caso eu não consiga um retorno deles você saberia me indicar se posso ir até o Arquivo Distrital de Bragança? Se eles não acharem a certidão de batismo do meu avô, em Bouça é possível que eu encontre alguma informação através de algum órgão do governo, ou igreja da região?

Mil desculpas fazer tantas perguntas, mas nunca fui à Portugal, e como estamos aqui no Brasil temos um pouco de dificuldade em entender como as coisas se passam aí. Mais uma vez agradeço imensamente sua ajuda.

Resposta

Link directo:

Dados do Arq. Distrital de Bragança

#147491 | ksaraujo | 11 mar 2007 10:50 | Em resposta a: #147442

Ciao, Broggiato!

Além de Portugal, tens também um pé na Itália, è vero?
:)

Não tem de quê se desculpar. No início de uma pesquisa de origens como essa pode-se ficar um pouco perdido, mas depois vai-se encontrando pistas e informações valiosas. O segredo é ler bastante as mensagens daqui do fórum sobre os diversos assuntos e ir colectando as informações. Aprende-se muito mesmo.

Já que virá a Portugal, então, ficará mais fácil obter em mãos a certidão do seu avô. A página do Arquivo Distrital de Bragança lhe fornece todas as informações de que precisa. Porém, lhe avanço as seguintes:

Contacto do ADBragança
Tel: 273 300 270
Fax: 273 300 279
Correio electrónico:
adbgc@adbraganca.iantt.pt
geral@adbraganca.org

Endereço:
Convento de S. Francisco
Apartado 125
5301-902 BRAGANÇA

Horário de atendimento público:
Todos os dias úteis das 9.30 às 12.30h e das 14.00 às 17.30h

Se os dados que me indicou sobre seu avô Hermínio estiverem correctos, dificilmente eles não conseguirão encontrar o assento. Porém, se isso acontecer, eles deverão explicar o motivo. Para uma busca fora do Arquivo, terá que se dirigir à Igreja da Freguesia onde ele nasceu e deve ter sido baptizado pois os párocos devem manter o registo em seus livros. Vamos aguardar os acontecimentos e desejo-lhe toda a sorte do mundo nesse resgate às origens. Abraços, Kelson dos Santos Araújo - Braga.

Resposta

Link directo:

RE: Dados do Arq. Distrital de Bragança

#147678 | BROGGIATO | 12 mar 2007 19:39 | Em resposta a: #147491

Oi Kelson! O pé italiano vem da parte do meu marido!!

Meu dois pés estão mesmo é na Santa Terrinha, aí em Portugal! Famílias Teixeira e Moreira! Mas apenas do meu lado Teixeira tenho condições de descobrir mais sobre meus antepassados - ainda há um pouquinho de históriá que posso resgatar.

Agradeço sua ajuda, visto que é muito difícil conseguir alguma informação precisa estando tão longe geograficamente. Minha mãe está muito feliz e com muita esperança de que eu consiga achar provas documentais de meu avô. E, por mais que eu tente controlar minha ansiedade, eu também compartilho com ela essa esperança. Além disso o assunto é muitíssimo interessante e faz com que tenhamos vontade de saber mais e mais, e para tal esse site é simplesmente fantástico!

Assim que tiver notícias do arquivo distrital te comunico. Mais uma vez agradeço muito sua ajuda. Abraço, Marcia Broggiato - Brasil.

Resposta

Link directo:

RE: TRÁS-OS-MONTES

#149293 | aglobo | 20 mar 2007 14:56 | Em resposta a: #145870

Sobre os Teixeira de Sampaio de (Vassal - valpçaos) , alguém sabe?

Manuela

Resposta

Link directo:

RE: TRÁS-OS-MONTES

#150609 | titihelena | 29 mar 2007 20:00 | Em resposta a: #149293

boa noite,

estou a procura dos dados dos pais dos meus avós paternos
aldeia Nozedo, freguesia Sao João da Corveira, concelho de Valpaços

avo : Alcino Dos Santos nascido 27.04.1924
pai : Manuel Marcelino Dos Santos
mãe : Maria dos Prazeres

avô : Maria Fernandes Matias nascida 05.10.1925
pai : João Matias
mãe : Adelia Fernandes

Se alguem pode me ajudar ?
Vivo em França e só vou a Portugal durante as férias do verão.

Obrigado
Cumprimentos
Helena Margarida Dos Santos

Resposta

Link directo:

Livros Paroquiais de Trбs-os-Montes, fotocopiados.

#150680 | Vanda J. | 30 mar 2007 12:29 | Em resposta a: #146899

Bom dia
Procuro saber a freguesia onde nasceu a 10 de Novembro de 1907, Marcelina Augusta, filha de Felisberto José Gonçalves e Anna dos Santos.
A unica referência que tenho é que poderá ser de Valpaços.
Obrigada

Vanda

Resposta

Link directo:

RE: Livros Paroquiais de Trбs-os-Montes, fot

#150694 | titihelena | 30 mar 2007 16:22 | Em resposta a: #150680

Caros Confrades,

estou a procura dos dados dos pais dos meus avós paternos
aldeia Nozedo, freguesia Sao João da Corveira, concelho de Valpaços

avo : Alcino Dos Santos nascido 27.04.1924
pai : Manuel Marcelino Dos Santos
mãe : Maria dos Prazeres

avô : Maria Fernandes Matias nascida 05.10.1925
pai : João Matias
mãe : Adelia Fernandes

Se alguem pode me ajudar ?
Vivo em França e só vou a Portugal durante as férias do verão.

Obrigado
Cumprimentos
Helena Margarida Dos Santos

Resposta

Link directo:

RE: Livros Paroquiais de Trás-os-Montes, fotocopia

#150711 | pachancho | 30 mar 2007 19:08 | Em resposta a: #147442

Boa Tarde,

será que alguém me pode conseguir a certidão de nascimento da minha bisavó?
Os dados que eu tenho são:

Maria Emilia Rebelo Feio Vale
Nasceu no ano de 1857
Natural de Guiães - Vila Real
Filha de :
Francisco Pereira Rebelo Feio
Maria Lucia Adelaide de Azevedo

Faleceu em Braga em 1955 com 98 anos.

Casou com Francisco Feio Vale

Obrigado
Paula

Resposta

Link directo:

RE: Livros Paroquiais de Trás-os-Montes, fotocopia

#151292 | gloria maria | 04 abr 2007 16:52 | Em resposta a: #145550

bom dia luis

vc possui copia dos livros paroquiais de cinfães e porto vc poderia pesquisar para mim o nome dos meus bisavos FRANCISCO PINTO DE ARRUDA nasceu em junho de 1829 e de JOÃO LEITE DA SILVA FREIRE nasceu no ano de 1839.

grato


gloria

Resposta

Link directo:

RE: Livros Paroquiais de Trás-os-Montes, fotocopia

#151296 | fercar | 04 abr 2007 17:00 | Em resposta a: #151292

Caro Amigo,
Tenho só de duas freguesias de cinfães.
Tem que dizer o que procura.
Cumprimentos
Peixoto Cardoso

Resposta

Link directo:

RE: TRÁS-OS-MONTES

#152038 | amguedes | 11 abr 2007 13:39 | Em resposta a: #149293

Cara Manuela,

Estive a pesquisar os livros de Valpaços e cruzei-me com esses apelidos.
Eu pesquiso Lemos Teixeira Loureiro Medeiros.
Se me der mais dados talvez eu consiga entroncar nos dados que tenho.

Ana Maria

Resposta

Link directo:

RE: TRÁS-OS-MONTES

#152046 | aglobo | 11 abr 2007 14:39 | Em resposta a: #152038

Os Teixeira de Sampaio da minha famíla são oriundos de Vassal
Filipe Teixeira de Sampaio (nascido em Vassal 1838)casado com Maria Benedita da Costa Pinto (de S. Martinho de Bornes)
filho de Filipe Teixeira de Sampaio (nascido em Vassal 1809)casado com Joana Maria Lopes Maia
filho de Filipe Teixeira de Sampaio (nascido em Santiago de Alhariz 1766)casado com Luzia de Morais (filha de António José Vieira e Maria José de Morais de Vassal)
fiho de Antonio Teixeira de Sampaio (nascido em sadoncelhe-Ervões 1729)casado com Anna Maria (do lugar de Alfonge - Ervões - Vassal)
filho de Filipe Teixeira de Sampaio (nascido em Santiago de Alhariz 1684)
filho de Ana de Sampaio (nascida em Alhariz)
filha de Isabel de Sampaio (nascida em Alhariz)

Resposta

Link directo:

RE: Livros Paroquiais de Trás-os-Montes, fotocopia

#152484 | recio | 15 abr 2007 21:45 | Em resposta a: #150711

Cara Paula
Terei todo o gosto em ajudá-la pois tenho acesso aos microfilmes mas vai demorar um pouco penso que só no proximo domingo o poderei fazer. vou tomar nota dos dados e logo lhe darei resposta
cumps
Ana Recio

Resposta

Link directo:

RE: Livros Paroquiais de Trás-os-Montes, fotocopia

#152513 | pachancho | 16 abr 2007 08:49 | Em resposta a: #152484

Ana,

Agradeço muito a sua ajuda mas entretanto ´recebi cópia do arquivo de vila real. Peço-lhe ajuda, para localizar outros baptismos e certidão de casamento.

Maria Emilia nasceu 27/9/1857 , Guiães - Vila Real
era filha de:
-Francisco pereira Rebello Feio
-Dona Maria Lucia Adelaide Azevedo

Neta paterna:
-Bernardo Pereira Rebello, natural da Granja, Freguesia de Vilarinho dos Freires, Peso da Régua - V.Real
- D. Mariana Ezequiel Feyo de Figueiredo Correia, Vila Real, S.Pedro (n-7/11/1801)

Precisava de localizar:
-- a certidão de casamento de Maria Emilia Rebello Feio que casou com Luiz Candido Fernandes Vale. Este casamento deve ter acontecido na freguesia de Guiâes por volta de 1870 (isto porque a Emilia nasceu 1857, nessa freguesia).
-- É que com a certidão de casamento talvez consigua saber a naturalidade de seus pais.


Muito obrigado pela sua generosidade e ponho-me ao dispôr para o que precisar do Arquivo Distrital de Braga.

Paula

Resposta

Link directo:

RE: Dados do Arq. Distrital de Bragança

#152514 | ILencastre | 16 abr 2007 09:24 | Em resposta a: #147678

Cara Marcia,
saiu no final de 2006, um importante livro sobre a família Teixeira de Trás-os-montes, da autoria do dr. Francisco Pinheiro de Campos. Deve ter imensas pistas.
Maria Isabel

Resposta

Link directo:

RE: Dados do Arq. Distrital de Bragança

#152563 | BROGGIATO | 16 abr 2007 15:49 | Em resposta a: #152514

Cara Maria Isabel, muito obrigada pela atenção. Você saberia me indicar como conseguir este livro? Moro no Brasil, mas devo ir à Portugal em agosto, onde encontro a publicação? Alguma livraria especializada? É possível eu comprar aqui do Brasil pela internet? Desculpe o incômodo e desde já agradeço muitíssimo sua colaboração.
Marcia.

Resposta

Link directo:

RE: Dados do Arq. Distrital de Bragança

#152657 | ILencastre | 17 abr 2007 11:01 | Em resposta a: #152563

Cara Márcia,
creio que o livro em questão está esgotado, porém o autor (PinheirodeCampos)frequentador deste forúm, poderá dar-lhe mais informação, eventualmente se o que procura estará no referida obra. Caso esteja interessada, pode pedir ao moderador o e-mail.
Maria Isabel

Resposta

Link directo:

RE: Dados do Arq. Distrital de Bragança

#152694 | BROGGIATO | 17 abr 2007 14:48 | Em resposta a: #152657

Cara Maria Isabel
Mais uma vez obrigada pela dica. Farei como recomendou.
abraço,
Marcia.

Resposta

Link directo:

RE: Livros Paroquiais de Trás-os-Montes, fotocopia

#152757 | roz | 17 abr 2007 21:10 | Em resposta a: #152484

Cara Ana

Desculpe perguntar, mas diz ter acesso a microfilmes. Sao dos Mormons ou do Arquivo? Eu tenho familia de Tourem que preciso de pesquisar mas procurei nos Mormons e diz que nao tem nada de Tourem. Ja tambem enviei 2 mails ao Arquivo e nao encontram os registos. Assim, fiquei curiosa a que microfilmes se refere.
Desde ja muito obrigada.

Rosario

Resposta

Link directo:

RE: Livros Paroquiais de Trás-os-Montes, fotocopia

#153061 | apcos | 20 abr 2007 03:16 | Em resposta a: #152484

Cara Ana
Desculpe a invasão. Gostaria de saber se há condições de obter informações sobre o registro de batismo de meu bisavô transmontano, os dados são:

Nome: Antonio dos Santos Adão
Pai: Manoel José Adão
Mãe: Felizarda Maria
Nacimento: 1857/1858

Não sei qual o local do registro.
Obtive informações no Forum de que esta família é de Aldeia de Nacomba, Concelho de Moiementa da Beira, Viseu, Câmara Eclesiástica de Lamego.
Agradeço desde já a atenção. mais uma vez pedindo desculpas.
Cumprimentos,
André

Resposta

Link directo:

RE: Livros Paroquiais de Trбs-os-Montes, fot

#153238 | Omar | 21 abr 2007 15:34 | Em resposta a: #150694

Por favor, alguém poderia me orientar em como conseguir o assento de batismo ou nascimento de meu avô Manoel de Almeida, nascido em 3 de maio de 1904, em Moimenta da Beira, Vizeu, e filho de José de Almeida e Anna de Jesus.
Estou tentando reconstruir a Árvore da Família, e acredito que com este documento descubra a data de nascimento de meus bisavós e , pelo menos, os nomes de meus trisavós.
Obrigado pela ajuda,
Omar de Almeida - Rio de Janeiro - Brasil

Resposta

Link directo:

RE: Livros Paroquiais de Trás-os-Montes, fotocopia

#153428 | Libânea | 23 abr 2007 15:06 | Em resposta a: #145366

O meu avô nasceu em Bragança freguesia da Sé, chamava-se João Emilio e era filho de Maria Amélia ou Maria Amàlia e neto de Luis dos santos Pimentel e de Francisca Cruz e nasceu em 23 de Março de 1890. Peço ajuda pelo seguinte: Foi sempre para mim motivo de grande curosidade, o facto de mais tarde o meu avô ter aparecido com o apelido de Araùjo e o mesmo foi passado ao meu pai e meu tio, seus filhos, e por sua vez a mim própia.Gostaria de ter mais conhecimento desta minha origem transmontana, da qual me orgulho mas me é desconhecida, pois meu avô morreu bem cedo com tão só 25 ou 26 anos em Braga onde era militar. Obrigada

Resposta

Link directo:

RE: Livros Paroquiais de Trбs-os-Montes, fot

#153441 | fertelde | 23 abr 2007 17:05 | Em resposta a: #153238

Escreva directamente para o arquivo Distrital de Viseu e peça uma fotocópia simples do assento de seu avô.
Procure num motor de busca pelo AD de Viseu.-

Cumprimentos
Fertelde

Resposta

Link directo:

RE: Livros Paroquiais de Trбs-os-Montes, fot

#153503 | Libânea | 23 abr 2007 23:12 | Em resposta a: #153441

Obrigada, fiz exactamente como me sugeriu. Cumprimentos

Resposta

Link directo:

RE: Livros Paroquiais de Trбs-os-Montes,

#153517 | Omar | 24 abr 2007 00:51 | Em resposta a: #153441

Já fiz isto, mas o assento naõ se encontral neste arquivo, segundo eles na Conservatória de Moimenta da Beira.
Obrigado pela ajuda.
Omar

Resposta

Link directo:

RE: Livros Paroquiais de Trбs-os-Montes,

#153520 | fertelde | 24 abr 2007 01:02 | Em resposta a: #153517

Já suspeitava que estivessem ainda na Conservatória de Moimenta da Beira, ao serem registos recentes de 1904.
Pois agora è so escrever para essa Conservatória do Registo Civil de Moimenta da Beira e pedir o que pretende. Espero que o AD Viseu lhe tenha facilitado a direcçâo e-mail.-

Mande sempre,
Cumprimentos
Fernando de Telde

Resposta

Link directo:

RE: Livros Paroquiais de Trбs-os-Montes,

#153521 | Omar | 24 abr 2007 01:24 | Em resposta a: #153520

Bem o AD não facilitou minha vida, pois enviaram apenas o telefone, como estou no Brasil, não ajudou muito. Mas, já consegui o e-mail deles através de outro forum. Ainda hoje devo escrever pedindo informações.
Obrigado pela ajuda e pela atenção.
Cordialmente,
Omar

Resposta

Link directo:

RE: Livros Paroquiais de TRÁS-OS-MONTES

#153728 | IsabelFont | 25 abr 2007 12:59 | Em resposta a: #146280

Boa tarde caro confrade Luís GMG,
Dado que vejo os conhecimentos que tem de Trás os Montes, e sendo que os meus ancestrais, são quase todos de lá, pergunto:
Por acaso saber-me-á indicar a que freguesia, concelho pertencerá o lugar (?) de Cortiços? Pensei que era Mirandela, mas do ADBragança dizem-me que não encontram nada do que pretendo.
Desde já grata pela informação.
Mª Isabel Fontoura

Resposta

Link directo:

RE: Livros Paroquiais de TRÁS-OS-MONTES

#153827 | gmg | 26 abr 2007 11:34 | Em resposta a: #153728

Caríssima,

Se for freguesia de Cortiços, pertençe a Macedo de Cavaleiros!

Contudo se for um local, o melghor é consultar um dicionário corográfico e ver a que freguesia pertence Cortiços.

Cumprimentos,
Luís GMG

Resposta

Link directo:

RE: Livros Paroquiais de Trás-os-Montes, fotocopia

#155327 | Libânea | 07 mai 2007 23:46 | Em resposta a: #153428

Pedindo desculpas pela intromissão, vinha pedir ajuda para descobrir algo mais sobre a minha bisavó, Maria Amália, que teve um filho (meu avô) em 1890,que foi baptizado na freguesia da Sé com o nome de João Emilio. Maria Amália era filha de Luís dos Santos Pimentel e de Francisca da Cruz e morava na rua nova. Tudo isto consta da certidão de nascimento emitida pelo Arquivo Distrital de Bragança, onde me desloquei pessoalmente mas gostaria de saber o nome completo e outras informações sobre esta minha familiar. Muito obrigada. Cumprimentos

Resposta

Link directo:

RE: Livros Paroquiais de Trás-os-Montes, fotocopiados.

#155358 | Libânea | 08 mai 2007 09:26 | Em resposta a: #145248

Entendi. Obrigada

Resposta

Link directo:

RE: Livros Paroquiais de Trás-os-Montes, fotocopia

#155597 | LILIANAGS | 09 mai 2007 19:16 | Em resposta a: #145761

Caro Luis GMG
Gostaria de saber se v possui as cópias de Abreiro e Vilarinho.Não consigo encontrar uma pessoa que nasceu num desses locais.
grata
Lilian

Resposta

Link directo:

RE: Livros Paroquiais de Trás-os-Montes, fotocopia

#155783 | gmg | 11 mai 2007 13:51 | Em resposta a: #155597

Não possuo fotocópias de livro algum. Também ando à procura.

Melhores cumprimentos,

Luís GMG

Resposta

Link directo:

RE: Livros Paroquiais de Trás-os-Montes, fotocopiados.

#156782 | Machens | 21 mai 2007 14:56 | Em resposta a: #145248

Luís,
Moro no Brasil e procuro ascendentes com o popularíssimo sobrenome Almeida que vem da região Trás-os-montes, portanto, missão impossível... Gostaria de saber se já foi microfilmado algum arquivo de livros paroquiais desta região (a Igreja dos mórmons já microfilmou em diversas regiões do mundo, será que fez algo assim sobre Trás-os-montes?) Caso a resposta seja negativa, será que não seria o caso de alguém entrar em contato com eles e sugerir a microfilmagem desta região???
Isto seria de grande valia para todos os pesquisadores da região.
Machens

Resposta

Link directo:

RE: Livros Paroquiais de Trás-os-Montes, fotocopia

#156797 | gmg | 21 mai 2007 16:00 | Em resposta a: #156782

Caro Machens,

Isso de entrar em contacto com eles é mais dofícil. Algumas das microfilmagens que se fizeram foram nos anos 80 e 90 do passado século. Quanto a haver paroquiais microfilmados, há. Depende da freguesia, mas há.

Não tem mais referências (específicas) sobre esses seus Almeida de Trás-os-Montes e Alto Douro?

Cumprimentos,

Luís GMG

Resposta

Link directo:

Ainda sem resposta

#156929 | BROGGIATO | 22 mai 2007 16:05 | Em resposta a: #147491

Prezado Kelson
Olá, tudo bem? Estou aqui novamente para tirar uma dúvida, e como o Sr. virou meu conselheiro... escrevi para o Arquivo Distrital no mês de março e até agora eles não me responderam, é normal a demora? O Sr. saberia me indicar se devo esperar mais ou escrever para eles novamente? De qualquer forma em agosto estarei 3 dias em Portugal e vou até Mirandela, talvez lá encontre alguma pista do meu avô.

abraço, grata pela atenção.

Resposta

Link directo:

Esqueci de perguntar

#156930 | BROGGIATO | 22 mai 2007 16:12 | Em resposta a: #156929

Sr. Kelson, desculpe o incomodar, mas uma confrade aqui do fórum, D. Maria Isabel me escreveu há um tempo atrás, informando que há um importante livro sobre a família Teixeira de Trás-os-montes, da autoria do dr. Francisco Pinheiro de Campos. Não consegui descobri nada sobre esgte livro/autor, em minhas pesquisas aqui pela internet, O Sr. saberia me direcionar onde encontrar a publicação, ou como entrar em contato com o autor da obra?
grata mais uma vez.

Resposta

Link directo:

RE: Livros Paroquiais de Trás-os-Montes, fotocopia

#156934 | ksaraujo | 22 mai 2007 16:24 | Em resposta a: #147442

Olá, Márcia!
Só agora é que recebi a comunicação do Genea sobre suas mensagens.
Insista com o Arquivo Distrital de Bragança. Mande um fax para eles renovando o pedido de localização do assento de nascimento/batismo do seu avô Hermínio. Como a sua mãe está viva, ela poderá dar entrada no processo de obtenção da dupla cidadania e, assim, terá condições de, posteriormente, passá-la para você que, depois, poderá repassá-la a seus filhos e assim por diante. É um processo trabalhoso junto ao Consulado de Portugal no Brasil, mas é um direito que sua mãe tem e não perca essa oportunidade! Você precisará regularizar toda a vida cível do seu avô Hermínio no Consulado de Portugal, ou seja, precisará fornecer a informação de localização do assento de nascimento dele em Portugal, comprovar que ele casou no Brasil (se for o caso) e averbar a Certidão de Casamento brasileira e, por fim, averbar o Atestado de Óbito brasileiro dele. Depois disso tudo, precisará comprovar que sua mãe é mesmo filha dele e ela iniciará o processo de obtenção da dupla cidadania conforme as instruções e documentos pedidos pelo Consulado. Depois de ela finalmente conseguir a dupla cidadania, então, você poderá iniciar o processo no seu caso, comprovando que é filha dela etc. e tal. Confira todos os detalhes em: http://www.acime.gov.pt/modules.php?name=FAQ&myfaq=yes&id_cat=32&categories=Nacionalidade#907 e leia com bastante calma todas as formas hoje existentes para obtenção da cidadania plena ou da naturalização de acordo com cada caso de descendência. Boa sorte e não desista, força! Abraços, Kelson dos Santos Araújo (com bisavós de Guifões e de Fajões, Porto, e da Trofa, Aveiro e tataravós da Ilha de São Jorge, Açores!), actualmente em Braga - Portugal.

Resposta

Link directo:

RE: Livros Paroquiais de Trás-os-Montes, fotocopia

#156939 | Machens | 22 mai 2007 17:10 | Em resposta a: #156797

Caro Luís,

Sei muito pouco a respeito deles, sei que se chamava José Abel de Almeida e que veio para o Brasil, estou tentando descobrir a data de nascimento dele, mas ninguém sabe me dizer. A mulher dele chamava-se Leocadia... nem o sobrenome dela sei. Imagino que ele tenha nascido entre 1824 e 1828; o filho dele que também se chamava José Abel de Almeida nasceu em 19.03.1848.
Como pode deduzir é procurar por uma agulha em um palheiro; acho que é mais fácil ser sorteado na loteria.
Gostaria muito de poder fazer buscas em microfilmes, talvez assim tivesse sorte de descobrir algo ou quem sabe se descobrisse em que navio ele veio para o Brasil; soube que atracou no porto na Bahia. Há também um Alfredo Abel de Almeida, mas não consegui descobrir se era tio ou irmão do meu bisavô.
Também não sei se este José (tataravô) que nasceu em 1848 era português ou brasileiro porque um historiador espertinho se "apropriou" dos livros paroquiais da localidade onde o meu tataravô morou e faleceu aqui no Brasil. Quando a gente conversa com o historiador ele faz de conta que desconhece o assunto do sumiço dos livros paroquiais... embora muita gente da cidade saiba que eles estão com o historiador. Incrível, não acha?
Talvez a grande chance esteja em descobrir a lista de passageiros dos vapores...
Agradecida,
Maria Lucia Machens

Resposta

Link directo:

RE: Livros Paroquiais de Trás-os-Montes, fotocopia

#156965 | BROGGIATO | 22 mai 2007 19:26 | Em resposta a: #156934

Sr. Kelson, muito obrigada pelo retorno! Vou procurar o arquivo mais uma vez então, e se eu for lá é rápida essa procura? Bem desculpe o incomodar mais um pouquinho..... mandei essa msg q estou colando a seguir.... mas acho q mandei pra mim mesma e não pro Sr. ....
... uma confrade aqui do fórum, D. Maria Isabel me escreveu há um tempo atrás, informando que há um importante livro sobre a família Teixeira de Trás-os-montes, da autoria do dr. Francisco Pinheiro de Campos. Não consegui descobri nada sobre esgte livro/autor, em minhas pesquisas aqui pela internet, O Sr. saberia me direcionar onde encontrar a publicação, ou como entrar em contato com o autor da obra?
grata mais uma vez.

Resposta

Link directo:

RE: Livros Paroquiais de Trás-os-Montes, fotocopia

#156975 | ksaraujo | 22 mai 2007 20:54 | Em resposta a: #156965

Não tem de quê. É um prazer quando se consegue ajudar... A pesquisa no arquivo pode ser rápida, sim, se os dados informados estiverem correctos. Tendo a data de nascimento (que pode não ser igual à do batismo), o nome do pai e da mãe e o local e a freguesia do nascimento, bastará consultar o livro paroquial e apenas ter a felicidade de os assentos terem sido escritos de forma legível. Há alguns párocos cuja caligrafia não era muito fácil de ler, o que se agrava conforme o estado de conservação dos livros.
Infelizmente, não conheço essa obra sobre a família Teixeira de Trás-os-Montes, do Dr. Francisco. Também fiz umas pesquisas rápidas na Internet sobre esse livro e não encontrei nada. Sugestão: crie uma nova mensagem com uma nova linha de assunto específica para esse livro aqui no Genea e, quem sabe, terá mais sorte de alguém lhe ajudar, OK? Boa sorte, abraços. Kelson dos Santos Araújo - Braga, Portugal.

Resposta

Link directo:

RE: Livros Paroquiais de Trás-os-Montes, fotocopiados.

#157712 | Libânea | 29 mai 2007 22:01 | Em resposta a: #145248

Caro Luís GMG
Pedindo desculpas pela intromissão, venho solicitar ajuda para conseguir o registo de nascimento da minha bisavó, Maria Amália, filha de Luís dos Santos Pimentel e Francisca Cruz. No registo Paroquial do nascimento do meu avô, seu filho, que nasceu na freguesia da Sé em 23 de Março em 1890, figura como natural da freguesia de Santa Maria também de Bragança. Recorri ao Arq.Dist.Bragança por vária vezes e a resposta foi a de que nada tinham encontrado. Agradecendo antecipadamente,Cumprimentos, Libânea

Resposta

Link directo:

RE: Livros Paroquiais de Trás-os-Montes, fotocopia

#157718 | gmg | 29 mai 2007 23:04 | Em resposta a: #157712

Cara Libânea,

Nada lhe posso acrescentar. Tente recorrer ao Arquivo de Bragança novamente mas para outras freguesias!

Cumprimentos,

Luís GMG

Resposta

Link directo:

RE: Livros Paroquiais de Trás-os-Montes, fotocopia

#157719 | gmg | 29 mai 2007 23:04 | Em resposta a: #157712

Cara Libânea,

Nada lhe posso acrescentar. Tente recorrer ao Arquivo de Bragança novamente mas para outras freguesias!

Cumprimentos,

Luís GMG

Resposta

Link directo:

RE: Livros Paroquiais de Trás-os-Montes, fotocopia

#157746 | Libânea | 30 mai 2007 10:01 | Em resposta a: #157719

Caro Luís GMG
Bom-Dia

Muito obrigada, vou tentar então outras freguesia. Sempre tive vaidade das minhas raizes Bragantinas, mas já tenho dúvidas.
Cumprimentos
Libânea

Resposta

Link directo:

RE: TRÁS-OS-MONTES

#158501 | gmfilipe | 05 jun 2007 17:14 | Em resposta a: #149293

Caro Aglobo

O que tem sobre os Teixeiras de Sampaio? Têm alguma referência deles em S. Mamede de Riba Tua?

Graça Filipe

Resposta

Link directo:

RE: Livros Paroquiais de Trás-os-Montes, fotocopiados.

#161043 | angela_pingitore | 27 jun 2007 02:17 | Em resposta a: #145248

Preciso de ajuda :
Estou tentando, pelo portal do cidadão, certidão atualizada do meu avô, para requerer cidadania portuguesa para minha mãe, mas estou tendo dificuldades.
Sei que ele nasceu em Tras os Montes em 27/10/1913, chamava-se MANOEL AGOSTINHO, filho de João de Deus Agostinho e Anna da Purificação. Não sei a data exata de sua vinda para o Brasil, mas aqui contraiu matrimônio, teve dois filhos e faleceu em 1950.
Para que eu possa pedir a certidão pelo portal, preciso saber o Distrito e o Cartório/Conservatória a que me dirigir.
Por favor, preciso de ajuda.

Resposta

Link directo:

RE: Livros Paroquiais de Trás-os-Montes, fotocopiados.

#161520 | vanessan | 01 jul 2007 23:23 | Em resposta a: #145512

Ola... Aqui estou novamente
Acredito que meu avo tenha nascido entre 1895 a 1911 em tras os montes chaves onde posso procurar o assento de nascimento dele?

Resposta

Link directo:

RE: Livros Paroquiais de Tr#1073;s-os-Montes, fotocopiados.

#184405 | palotas | 10 fev 2008 20:01 | Em resposta a: #146706

Caro Confrade,

A minha família tem origens em Rebordelo. O meu bisavô Manuel José de Morais nasceu a 20.01.1866, e era filho de Manuel de Jesus de Morais cc Maria Bárbara, ele filho de Luis de Morais cc Maria de Jesus e ela filha de João António Lopes ( João Galego ) cc Maria Bárbara.

Poderá ajudar-me a descobrir as datas de nascimento e de falecimento destes antepassados ?.

Fico-lhe muito agradecido por qualquer ajuda que me possa prestar.

Muitos cumprimentos,

JPauloMorais

Resposta

Link directo:

RE: Livros Paroquiais de Trás-os-Montes, fotocopia

#184926 | Lages | 15 fev 2008 13:13 | Em resposta a: #156939

Cara Maria Lucia:
Sou português, moro no Brasil há mais de 50 anos, atualmente pesquisando minha árvore genealógica nos microfilmes dos mórmons. Com os dados que você tem, esse caminho é inviável. Sei, através de Mrs.Dawis, voluntária aqui no CHF do templo do Recife, que os Mórmons estão fazendo um índice de todos os dados que existem nos microfilmes, do qual ela participa, mas é coisa para 10 anos ou mais. Talvez este ano já estejam na internet os microfilmes digitalizados e poder-se-á pesquisar como se estivéssemos lendo os livros das Igrejas, mas neste caso é preciso ter alguma idéia de onde é o antepassado. Aqui no Recife, como também deve ser assim em Salvador, há os livros de chegadas de navios ao Porto do Recife. O meu bisavô, por exemplo, chegou em julho de 1866, mas só fornece o nome da pessoa que chegou, não fala de onde ela veio. Soube que existe em Portugal um órgão que tem guarda os registros de emissão de passaportes emitidos para os portugueses que emigraram para o Brasil no século XIX , com todas as informações sobre as pessoas. A meu ver, seria este o caminho mais viável para você conseguir o fio da meada que levaria à região de Portugal de onde veio seu antepassado. Se conseguir isto, com os microfilmes dos Mórmons terá campo para pesquisas muito grande. Eu já consegui encontrar registros de 1538 ! Tente no Genea saber algo sobre esses passaportes, para ver se consegue algum resultado. Um abraço. Antonio Lages.

Resposta

Link directo:

RE: Livros Paroquiais de Trás-os-Montes, fotocopia

#185379 | Machens | 19 fev 2008 15:01 | Em resposta a: #184926

Caro Antonio,

Obrigada pelas informações. Vou tentar descobrir o órgão em Portugal que tem guarda dos registros de emissão de passaportes que emigraram para o Brasil no séc.XIX. Anteriormente já pesquisei inúmeros microfilmes no CHF, mas como os dois antepassados que procuro ,um tataravô paterno e um tataravô materno, tem o sobrenome Almeida Amado e Almeida, que são bem comuns, esta tarefa se torna bem difícil. Também já consegui registros mais antigos de outros parentes, mas ainda não descobri o fio da meada dos Almeida e Almeida Amado
Um abraço,
Maria Lucia Machens

Resposta

Link directo:

RE: TRÁS-OS-MONTES

#185808 | filu | 22 fev 2008 22:53 | Em resposta a: #152038

Cara Ana Maria,

Lendo esse forum encontrei sua participação.

Como estou buscando meus familiares na região de trás os Montes,nos concelhos de Carrazeda de Ansiães e também de Vila flor e verifiquei coincidencia de nomes resolvi perguntar.
Tenho sobrenome Loureiro por parte de meu Bisavo
Manuel gomes Pereira Loureiro/filho de Maria de Jesus Garcia (não sei o nome do pai,impossivel a leitura)
Morador de Belver/Carrazeda - Nascido em Candoso /Vila Flor
em suas pesquisas encontrou alguém nesses lugares?este nome?
agradeço qualquer ajuda.
Nádia Loureiro-Brasil

Resposta

Link directo:

RE: Livros Paroquiais de Trás-os-Montes, fotocopiados.

#192250 | Siqueira | 12 abr 2008 15:20 | Em resposta a: #145248

Certidões em Portugal
Ola gente por favor gostaria de ajuda
estamos tentando levantar dados dos avós do meu esposo

sabemos de alguns dados e tb precisamos da certidão de nascimento dele


Faustino Moreira
nome dos pais
Antonio Roberto Candido Moreira
Maria Ribeiro Moreira

nascido no dia:13/12/1873
na certidão de óbito consta que ele é Portugal
falecida: 22/10/1956

segundo informações de um tio do meu esposo ele veio pelo RJ e tinha em média 18 anos e veio de Trás-os-Montes sem maiores detalhes

pelo que vi Tras_os_montes tem bastantes freguesias e conselhos e agora qual seria a melhor maneira de desvendar???
Valew mesmo pela oportunidade
conto com vcs
Obrigado

Resposta

Link directo:

RE: Dados do Arq. Distrital de Bragança

#193471 | PDS | 21 abr 2008 01:10 | Em resposta a: #152563

Cara Marcia:

Pode comprar o livro pela internet. Para isso aceda ao site da Camâra Mnicipal de Bragança, http://www.cm-braganca.pt/PageGen.aspx?WMCM_PaginaId=12519, procurando o separador de cultura e publicações. O seu preço é de 20 euros.

Existe uma família designada de Teixeira de Bragança, sendo a utilização de "Bragança" um previlégio real dado à família Teixeira de utilização do nome da família real em virtude do seu relevante papel na Restauração de 1640.

No entanto, este livro consta da descendência de um membro da familia Teixeira, António José Teixeira, farmacêutico, Comendador, Administrador e Presidente da Câmara municipal. Um ramo da família Teixeira foi objecto deste estudo, elaborado pelo Engrº Filipe Pinheiro de Campos

Será o principio de um conjunto de publicações sobre “Genealogias Brigantinas” do século XVI até à actualidade.

Cumprimentos:

PDS

Resposta

Link directo:

RE: Livros Paroquiais de Trás-os-Montes, fotocopia

#193957 | cinthya pires | 23 abr 2008 16:50 | Em resposta a: #145297

olá.gostaria de tirar uma duvida,estou buscando a certidao de nascimento de meu avô que é natural de Agrochão,trás-os-montes,foi encontrada uma certidao nos arquivos de agrochão,porem ñ tenho certeza de que se trata da mesma pessoa.como posso saber,se essa pessoa,nasceu,casou,no mesmo país e origuem Portugal,se não imigrou pra outro país?pois assim saberei se é a mesma pessoa que busco.agradesço.

Resposta

Link directo:

RE: Livros Paroquiais de Trás-os-Montes, fotocopiados.

#196156 | ELEIANA | 12 mai 2008 16:11 | Em resposta a: #145248

Bom dia!!
Preciso de informações sobre a freguesia de nascimento do meu avô, Domingos Peixoto Novo. Ele nasceu no dia 19 de maio de 1894 na região
Trás-os- montes. filho de José Peixoto novo e Maria rodrigues da Torre.
Tirou seu passaporte em Viana do Castelo em 09/02/1912. Partiou de lisboa ao Rio de Janeiro em 1912 com seu irmão Adolfo Peixoto Novo. Serafim Peixoto Novo outro irmão que mais tarde seguiu o mesmo caminho.
Como posso conseguir informações ????


Atenciosamente.

Resposta

Link directo:

RE: Livros Paroquiais de Trás-os-Montes, fotocopia

#196173 | ELEIANA | 12 mai 2008 18:54 | Em resposta a: #145550

Caro Peixoto Cardoso, procuro a familia Peixoto Novo. preciso descobrir a freguesia onde meu avô, Domingos Peixoto Novo nasceu.
Ele é filho de José Peixoto Novo e Maria Rodrigues da Torre.
Nasceu em 19 de maio de 1894. Tirou seu passaporte em Viana do Castelo em fevereiro de 1912 e partiu para o Brasil daindo de Lisboa em 1912.
Vejo que voce é um Peixoto. poderia me ajudar com informações da familia Peixoto em Portugal região trás-os-montes.


Atenciosamente
Eliana Peixoto.

Resposta

Link directo:

Ajuda

#216874 | Sergiorp | 31 dez 2008 00:57 | Em resposta a: #145248

Caro,

Meus bisavós: Jeronymo Ferreira e Maria Efigenia Alves Mattos Ferreira são da freguesia de Guiães, Vila Real. Como faço para certificar-me de que eles realmente são de lá e que meu avô, filho deles - Julio Ferreira, foi registrado lá?

Resposta

Link directo:

AJUDA!!

#216876 | Sergiorp | 31 dez 2008 01:06 | Em resposta a: #157746

Caro,

Meus bisavós: Jeronymo Ferreira (nascimento: 21/02/1886) e Maria Efigenia Alves Mattos Ferreira (nascimento: 17/09/1881) são da freguesia de Guiães, Vila Real. Como faço para certificar-me de que eles realmente são de lá e que meu avô, filho deles - Julio Ferreira (nascimento: 06/04/1911), foi registrado lá?

Grato,

Sérgio

Resposta

Link directo:

Livros Paroquiais de Ribeira de Pena

#217011 | joaopenha | 01 jan 2009 21:19 | Em resposta a: #216876

Caros Confrades,

No seguimento deste tópico, aberto em boa hora, transcrevo um inventário manuscrito feito pela Conservatória do Registo Cívil e Notarial de Ribeira de Pena dos livros que estavam aí depositados e que deveriam estar hoje no Arquivo Distrital de Vila Real. MAS NÃO ESTÃO!!! Nessa altura, e estamos a falar já no ano de 2000, ainda aí estavam depositados os livros Notariais, e que tal como os paroquiais mais antigos, também desapareceram.
Alguém sabe do paradeiro destas CENTENAS de livros? Perdem-se todos estes livros já no XXI!!!!!!!??!?! Não é um só livrinho ou um opúsculo que fica escondido num canto qualquer, ou minguém consegue ver kilos e kilos, metros e metros de lombadas de livros. Será como aquela história de Alexandre Herculano que os livros que saíram de um antigo convento e que foram levados num carro de bois se foram perdendo ao longo do caminho. Será que o carro dos bóis (boys) perdeu os livros na serra do Alvão a caminho de Vila Real?

REGISTOS PAROQUIAIS do concelho de RIBEIRA DE PENA, distrito de VILA REAL

REGISTOS PAROQUIAIS

Freguesia de São Salvador de Ribeira de Pena

Nascimentos = 1675 a1702 = 1 [livro]
= 1726 a 1734 = 1 [livro]
= 1844 a 1882 = 35 [livros]

Casamentos = 1829 a 1882 = 22 [livros]

Óbitos = 1669 a 1688 = 1 [livro]
= 1735 a 1782 = 1 [livro]
= 1753 a 1787 = 1 [livro]
= 1772 a 1808 = 1 [livro]
= 1829 a 1882 = 22 [livros]

85 [Livros]

Freguesia de Santa Marinha

Nascimentos = 1669 a 1713 = 1 [livro]
= 1781 a 1851 = 1 [livro]
= 1807 a 1823 = 1 [livro]
= 1823 a 1835 = 1 [livro]
= 1835 a 1847 = 1 [livro]
= 1853 a 1870 = 1 [livro]
= 1870 a 1878 = 1 [livro]

Casamentos = 1679 a 1785 = 1 [livro]
= 1808 a 1846 = 1 [livro]

Óbitos = 1741 a 1792 = 1 [livro]
= 1812 a 1862 = 1 [livro]
= 1863 a 1872 = 1 [livro]

Freguesia de Santo Aleixo de Além Tâmega

Mistos = 1668 a 1728 = 1 [livro] = Nascimentos 1668 a 1714
= Casamentos 1668 a 1704
= Óbitos 1668 a 1728

Nascimentos = 1715 a 1764 = 1 [livro]
= 1764 a 1810 = 1 [livro]
= 1793 a 1806 = 1 [livro]
= 1811 a 1836 = 1 [livro]
= 1833 a 1863 = 1 [livro]

Casamentos = 1707 a 1806 = 1 [livro]
= 1806 a 1837 = 1 [livro]
= 1859 a 1887 = 1 [livro]

Óbitos = 1710 a 1785 = 1 [livro]
= 1786 a 1809 = 1 [livro]
= 1811 a 1852 = 1 [livro]

NOTARIAIS

Maço nº 1 = 1633 a 1700 = 15 [livros]
Maço nº 2 = 1700 a 1720 = 11 [livros]
Maço nº 3 = 1720 a 1730 = 11 [livros]
Maço nº 4 = 1730 a 1740 = 12 [livros]
Maço nº 5 = 1740 a 1750 = 12 [livros]
Maço nº 6 = 1750 a 1760 = 18 [livros]
Maço nº 7 = 1760 a 1770 = 16 [livros]
Maço nº 8 = 1770 a 1780 = 18 [livros]
Maço nº 9 = 1780 a 1790 = 15 [livros]
Maço nº 10 = 1790 a 1800 = 17 [livros]
= 141 [livros]
Datas e Diversas

Maço nº 1 = 14 [livros]
Maço nº 2 = 16 [livros]
Maço nº 3 = 15 [livros]
Maço nº 4 = 13 [livros]
Maço nº 5 = 18 [livros]
Maço nº 6 = 18 [livros]
Maço nº 7 = 20 [livros]
= 114 [livros]

Total 255 (livros Notariais)

No arquivo distrital de Vila Real só se encontram depositados os livros mais recentes da lista acima, apenas do séc XIX. Se alguém tiver noticias onde se encontram hoje os outros livros paroquiais, acima, ficaria muito agradecido.

Cordialmente,

João Penha Ferreira

Resposta

Link directo:

RE: Livros Paroquiais de Trás-os-Montes, fotocopiados.

#294961 | pileco | 17 jan 2012 21:21 | Em resposta a: #145248

Eu acho um absurdo a igreja se apoderar de tais informações. É de direito de cada um poder investigar sua genealogia. Se a igreja se acha dona de tais arquivos, qual o motivo? Não vejo qualquer um... ou vejo?

Resposta

Link directo:

RE: Livros Paroquiais de Trás-os-Montes, fotocopiados.

#294977 | tmacedo | 18 jan 2012 01:31 | Em resposta a: #294961

Caro confrade Pileco,

Não é a igreja que se apodera "de tais informações". Foi ela que registou a nível paroquial os diversos actos sacramentais, mantendo o seu registo. Tais registos não foram feitos para deleite de futuros pesquisadores genealógicos.

Quem não fosse baptizado não era registado. Nada mais natural que algumas paróquias queiram deter os seus registos e não obedeçam à lei de 1911 (?) que obrigava à sua entrega.

Cumprimentos,
António Taveira

Resposta

Link directo:

RE: Livros Paroquiais de Trás-os-Montes, fotocopiados.

#295001 | JCC | 18 jan 2012 14:26 | Em resposta a: #294961

Caro pileco

Se você não vê nenhuma razão, desculpe que lhe diga, mas está a ver mal...

Imagine que você regista uma série de acontecimentos e que alguém, depois, lhe exige que lhos entregue. Acha normal? Eu não acho...

Pelos vistos desconhece a razão de ser dos registos paroquiais. Nesse caso, passo a explicar:

Na sequência do Concílio de Trento, em meados do século XVI, a Igreja entendeu que se tornava necessário que fossem registados os principais sacramentos que eram administrados. Duma forma simplista diria que procurou ter a certeza, entre outro motivos eventualmente tão ou mais importantes, que não administrava o sacramento do matrimónio a quem não fosse baptizado ou, pior ainda, a quem já se tivesse casado.

É por isso que, a par dos assentos, surgem as "proclamas" ou "banhos" que procuravam identificar alguma objecção à celebração do matrimónio.

Como pode verificar nenhum destes motivos se prende com investigações genealógicas ou quaisquer preocupações de registo da população.

Em 1911 o Estado, laico e anti-religiososo, resolveu nacionalizar estes registos. Isto porque, apesar de ter sido criado o Registo Civil no inícios do sec. XIX, ninguém lhe ligava… E, assim, de uma assentada, retirou todos estes registos à Igreja, dificultando a sua missão no que à sua criação havia levado, e entendeu basear neles o que o seu Registo Civil não proporcionava.

Diríamos hoje que esta apropriação lesa os mais elementares direitos de Protecção de Dados Pessoais, na medida em que os assentos dão informações sobre as opções religiosas dos indivíduos… E já não falo da autorização dada a entidades estrangeiras para a cópia e guarda de todo esse acervo. Mas, mais grave, criou nas pessoas uma mentalidade que leva a juízos como o seu.

Assim, em vez de reclamar contra a Igreja que não lhe permite o acesso a dados privados e de sua propriedade, talvez fosse melhor agradecer o facto de, apesar do esbulho, a Igreja continuar a permitir que, mesmo nos livros que não foram entregues, os investigadores possam realizar pesquisas, embora com as limitações daí decorrentes.

E, quanto a conservação, nem sempre os AD ap odem fazer, quanto mais não seja porque não têm verbas ou as desviam para outros fundos considerados mais importantes… Dou-lhe apenas, como exemplo, o estado lamentável das Habilitações de Genere existentes no AD de Évora.

Cumprimentos

João Cordovil Cardoso

Resposta

Link directo:

RE: Livros Paroquiais de Trás-os-Montes, fotocopiados.

#295121 | Gilson Nazareth | 19 jan 2012 19:52 | Em resposta a: #145248

caro Luiz
Estamos republicando trabalho de 1908:Genealogia transmontana.Trata-se de pesquisa sobre genealogia medieval do padre Francisco Manuel Alvez.
O texto pode se lido na Revista João do Rio nº52:www.joaodorio.com
Atentamente,
Gilson Nazareth

Resposta

Link directo:

RE: Livros Paroquiais de Trás-os-Montes, fotocopia

#305764 | dionea | 13 mai 2012 18:40 | Em resposta a: #156939

macheans, olha, há muito mais coisas do que podemos imaginar. estou tb nessa psquisa. ha inclusive site de lista s de passageiros de navios. Há arquivos de hospedagem de imigrantes. No rio temo o arquivo nacional. ha arquivos nas curias de cada estado etc. nao desiste. eu estou quase finalizando com sucesso a minha pesquisa.

Resposta

Link directo:

RE: Livros Paroquiais de Trás-os-Montes, fotocopiados.

#331034 | hquintel | 17 jun 2013 01:25 | Em resposta a: #145248

Prezados srs

Gostaria de ajuda para localizar certidao de batismo de Domingos Joaquim d’ Araujo Osorio natural de Chaves (distrito de Vila Real em Trás-os-montes) e de casamento de seus pais Francisco José Ozorio e Maria da Conceição todos naturais de Chaves (distrito de Vila Real em Trás-os-montes).

Domingos migrou para o Brasil e surge em assentos paroquiais de Mangaratiba Rio de Janeiro antes de 1836 quando registrou o nascimento de uma filha Gertrudes.

Alguem pode me ajudar indicando fontes de informação para deslindar este caso? Preciso de direcoes de genealogistas e arquivos para consulta digitalizada ou mesmo presencial.

Grato

Prof Dr Heitor Luiz Murat de Meirelles Quintella

Resposta

Link directo:

RE: Livros Paroquiais de Trás-os-Montes, fotocopiados - Alguma novidade LP de Valpaços.

#331099 | PauloBraga | 17 jun 2013 23:21 | Em resposta a: #331034

Por acaso algum dos confrades saberá dos livros paroquiais de baptismo de Valpaços entre 1657 e 1726 e também entre 1741 e 1771?
Na ADVR não se encontra, estará ainda na Igreja Paroquial de Valpaços?

Os melhores cumprimentos,

Paulo Braga

Resposta

Link directo:

RE: Livros Paroquiais de Trás-os-Montes, fotocopiados - Alguma novidade LP de Valpaços.

#331104 | aglobo | 18 jun 2013 00:09 | Em resposta a: #331099

Caro confrade,

Ouvi dizer que há livros que foram entregues na diocese de Vila Real. Se conseguir confirmar, também vou precisar deles

Cumprimentos

M. Lobo

Resposta

Link directo:

Arquivo Histórico Diocesano de Vila Real

#331125 | cavaleirofidalgo | 18 jun 2013 13:51 | Em resposta a: #331104

Boa tarde,


Tente o Arquivo Histórico Diocesano de Vila Real: ahdvrl@gmail.com. Pode ser que lá estejam.



Cumprimentos,
Luís

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo Histórico Diocesano de Vila Real

#331190 | PauloBraga | 19 jun 2013 11:21 | Em resposta a: #331125

Caros confrades,

realmente existem Livros Paroquiais na Diocese de Vila Real e não é só de Valpaços.
Dá para ver isso no seu site, mas ao que parece só se podem consultar por essa via pagando um x a uma empresa que colocou esses dados no site do AHDVR. Ainda não tive tempo para ver isso ao pormenor.


Os melhores cumprimentos,

Paulo Braga

Resposta

Link directo:

RE: Livros Paroquiais de Trás-os-Montes

#337194 | JNBGT2021 | 24 out 2013 15:12 | Em resposta a: #157718

Caros Amigos Genealogistas:

Estou a fazer uma pesquisa no Arquivo Distrital de Vila Real, livro de Paróquias. Consegui chegar até aos meus trisavós, mas depois não sei qual o melhor critério para procurar , uma vez que a partir do trisávos , desaparece o nome de família... Será melhor dirigir-me ao Arquivo Físico em Vila Real? ... Os Arquivos da Conservatória do Registo Civil com mais de cem anos estão no Arquivo Distrital?

Grato pela informações .

M Cumprimentos

JNBGT

Resposta

Link directo:

Livros Paroquiais de Trás-os-Montes, fotocopiados.

#348468 | MaríliaSouzaFrança | 20 jul 2014 16:26 | Em resposta a: #145248

Bom Dia, Sou brasileira, do Rio de Janeiro e meus bisavós vieram de trás-os-montes. Acontece que minha mãe e tios não sabem de que cidade. Gostaria muito de localizar a cidade de onde vieram. Podem me dar dicas de como começar?
meu email é maranfrancas@gmail.com
Muito obrigada

Resposta

Link directo:

Livros Paroquiais de Trás-os-Montes, fotocopiados.

#348475 | mila1000 | 20 jul 2014 18:11 | Em resposta a: #145248

Dr Heitor,

Mangaratiba se tornou independente em 1831,e estava subordinado desde 1818ao municipio de Itaguai,e,antes disso era subordinado a Angra dos Reis.Há registros microfilmados nestes municipios para pesquisa.
https://familysearch.org/search/image/index#uri=https%3A%2F%2Ffamilysearch.org%2Frecapi%2Fsord%2Fwaypoint%2FM6ZG-B6J%3A131773801%3Fcc%3D1719212

https://familysearch.org/search/image/index#uri=https%3A%2F%2Ffamilysearch.org%2Frecapi%2Fsord%2Fwaypoint%2FM6ZG-B3L%3A131776401%2C131774602%3Fcc%3D1719212

https://familysearch.org/search/image/index#uri=https%3A%2F%2Ffamilysearch.org%2Frecapi%2Fsord%2Fwaypoint%2FM6ZG-YZX%3A131776801%2C131776802%3Fcc%3D1719212

Quanto a documento de batismo entre no http://tombo.pt, em Vila Real e depois em Chaves,terá que pesquisar nas freguesias,no periodo do nascimento

Mila
Brasil

Resposta

Link directo:

Livros Paroquiais de Trás-os-Montes, fotocopiados.

#388176 | heloiza2012 | 07 jan 2018 19:31 | Em resposta a: #145248

Voce consegue alguma informação sobre o Conego Paracho João Manoel de Moraes - Bragança (Fé)?

Resposta

Link directo:

Livros Paroquiais de Trás-os-Montes, fotocopiados.

#389407 | albertopeixoto | 20 fev 2018 17:06 | Em resposta a: #145546

Senhores, meu avô nasceu em Trás-os-Montes, poderiam ajudar-me a conseguir a certidão de nascimento dele.

Avô: Antonio Rodrigues de Carvalho
Nascimento: 18/01/1898
Filiação: Francisco Rodrigues de Carvalho e Germana da Conceição.

Obrigado,
Alberto

Resposta

Link directo:

Livros Paroquiais de Trás-os-Montes, fotocopiados.

#389408 | aeiou2 | 20 fev 2018 17:20 | Em resposta a: #389407

Lugar freguesia, Concelho, Distrito. Sem estes dados será muito difícil ajudar

Resposta

Link directo:

Livros Paroquiais de Trás-os-Montes, fotocopiados.

#389416 | apcos | 20 fev 2018 20:23 | Em resposta a: #348468

Cara Marília,

Se seus bisavós casaram no Brasil eles tiveram de apresentar a certidão de batismo/nascimento para o processo de habilitação para casamento.
Se eles casaram no Rio de Janeiro, peça uma busca nos livros do Arquivo da Mitra Arquiepiscopal, situada na Catedral do Rio de Janeiro, com data de casamento, Paróquia onde casaram e nome completo.
Boa sorte !

Resposta

Link directo:

Livros Paroquiais de Trás-os-Montes, fotocopiados.

#389417 | apcos | 20 fev 2018 20:27 | Em resposta a: #389407

Caro Alberto,

Se seu avô casou no Brasil ele teve de apresentar a certidão de batismo/nascimento para o processo de habilitação para casamento.
Se ele casou no Rio de Janeiro, peça uma busca nos livros do Arquivo da Mitra Arquiepiscopal, situada na Catedral do Rio de Janeiro, com data de casamento, Paróquia onde casou e nome completo.
Boa sorte !

Resposta

Link directo:

Livros Paroquiais de Trás-os-Montes, fotocopiados.

#389822 | albertopeixoto | 07 mar 2018 16:26 | Em resposta a: #389417

Obrigado apcos, vou tentar.

Resposta

Link directo:

Livros Paroquiais de Trás-os-Montes, fotocopiados.

#414936 | albertopeixoto | 23 mai 2019 15:42 | Em resposta a: #389417

Bom dia amigo.
Até hoje não consegui encontrar a certidão de batismo do meu avô.
Segui os passos que você sugeriu, porém em nenhum documento dele no Brasil consta o local de nascimento dele.
Se ainda tiver tempo para ajudar-me agradeceriam muito.

Meu avô Antônio Rodrigues de Carvalho, nasceu em 18/01/1898 em Portugal. Sabemos que ele nasceu em Trás-os-Montes.
Filiação: Francisco Rodrigues de Carvalho e Germana da Conceição.

Resposta

Link directo:

Livros Paroquiais de Trás-os-Montes, fotocopiados.

#414951 | apcos | 23 mai 2019 22:18 | Em resposta a: #414936

Caro Alberto,

Se seu avô casou no Rio de Janeiro/Brasil, você pode conseguir localizar o processo de habilitação para casamento, onde pode constar a certidão de batismo dele, com as informações de que necessita.

Você tem de descobrir a cidade em que ele nasceu em Portugal, pois a região de Trás-os-Montes abrange muitas freguesias.

Procure esses registros e informações no seguinte endereço:

Arquivo da Cúria Metropolitana do Rio de Janeiro, situado na
Catedral Metropolitana do Rio de Janeiro, Endereço: Av. Chile, 245, subsolo - Centro, Rio de Janeiro - RJ, Brasil, CEP 20031-170
Email: catedral@ catedral.com.br
Tels. (21) 2240-2669 / 2869 ou 2262-1797 (pedir p/ direcionar p/ Arquivo)

Foi assim que consegui informações iniciais sobre meus ascendentes portugueses (eu não sabia qual o local de nascimento).
Boa sorte !

Resposta

Link directo:

Livros Paroquiais de Trás-os-Montes, fotocopiados.

#414956 | malimo | 24 mai 2019 02:11 | Em resposta a: #414951

caro Alberto,

O Arquivo da Cúria metropolitana abre ao público a partir das 14 horas.
Terça, quarta e quinta-feira.

Os arquivistas são incansáveis.

Vão lhe ajudar

Att.,

Maria Alice

Resposta

Link directo:

Livros Paroquiais de Trás-os-Montes, fotocopiados.

#414957 | malimo | 24 mai 2019 02:26 | Em resposta a: #414956

https://digitarq.advrl.arquivos.pt/viewer?id=1027442

https://digitarq.adbgc.arquivos.pt/viewer?id=1228241

Acima estão links de passaportes emitidos em Bragança e Vila real para 1898. os passaportes eram pedidos próximos às viagens. Poderá procurar um a um. Talvez traga o local de nascimento de seu avô.
Antônio Rodrigues de carvalho não é um nome comum e não há uma lista onde se possa procurar.

Tentou o CEPESE ?

Você conheceu seu avô? Ele viveu e morreu no Rio ? Tinha negócios?, Pertencia a alguma associação ?
Traga alguma pista. Pode ser que tenha um irmão José Rodrigues Carvalho de quem se tenha informação. Até um amigo. Pelo grupo que frequentava é possível conseguir dados. Trás os Montes é tão vago como o plano de governo de alguns governantes, resulta em nada. Ajude-nos por favor.

Dê notícias

Att.,

Maria Alice

Resposta

Link directo:

Livros Paroquiais de Trás-os-Montes, fotocopiados.

#418396 | rosana17 | 02 out 2019 18:21 | Em resposta a: #145366

Gostaria de achar registro de meu avó Antonio Alberto Pinto seu Pai Carlos Alberto Pinto

Resposta

Link directo:

Livros Paroquiais de Trás-os-Montes, fotocopiados.

#418397 | rosana17 | 02 out 2019 18:24 | Em resposta a: #145366

Gostaria de achar batismo de meu avó sou do Brasil e preciso de Antonio Alberto Pinto sei que é de trás dos Montes seu pai era Carlos Alberto Pinto

Resposta

Link directo:

Livros Paroquiais de Trás-os-Montes, fotocopiados.

#418398 | rosana17 | 02 out 2019 18:27 | Em resposta a: #145405

Oi procuro a paroquia em que meu avõ Antonio Alberto Pinto foi batizado seu pai era Carlos Alberto Pinto

Resposta

Link directo:

Livros Paroquiais de Trás-os-Montes, fotocopiados.

#426402 | drikets | 13 ago 2020 01:52 | Em resposta a: #145248

Minha avó Maria das Dores costa - nasceu em 15/05/1889 e faleceu em 08/08/1962, sua mãe chama Virginia do Nascimento e seu pai jose miguel da costa, a unica coisa que eu sei é que era de tras-os-montes, (pode ser que seja de trindade ou vila flor, ou mirandela, porque a minha tia (filha da maria das dores costa eu consegui por mirandela). Conseguem me auxiliar na busca dos dados de minha bisavó Virginia do nascimento e do meu bisavô jose miguel da costa .?
meu muito obrigada, Adriana

Resposta

Link directo:

Livros Paroquiais de Trás-os-Montes, fotocopiados.

#426723 | pjcardoso | 26 ago 2020 15:37 | Em resposta a: #146747

Exmo. confrade
Luís GMG,

Boa tarde.
Passados muitos anos deste tópico, "de MEDEIROS", venho perguntar-lhe se por acaso nas suas pesquisas sobre esta família, se deparou com o registo de;
- Manuel António de Medeiros, natural da Torre-D.-Chama, concelho de Mirandela.
Manuel é pai da minha 4.ª Avó, Ana Joaquina (de Medeiros) a qual casou em Barreiros a 30/8/1813 - Valpaços, donde era natural, com João António Barreira de Vilar de Lomba, e tendo como testemunhas o Reverendo Alexandre José Sarmento e seu irmão Francisco José Sarmento.
Os meus cumprimentos, ao dispor.
Paulo B. V. Cardoso

Resposta

Link directo:

Livros Paroquiais de Trás-os-Montes, fotocopiados.

#436023 | ricardovalpassos | 02 set 2021 04:53 | Em resposta a: #145248

Também procuro registros paroquiais da extinta Paróquia de Nossa Senhora do Pranto de Pardelhas, anexada à de São Miguel de Nogueira da Montanha, no Concelho de Chaves, Distrito de Vila Real.
Parte dos meus ascendentes Valle-Passos, Val Passos e Valpassos têm assentos nesses livros.
Já escrevi ao ADVRL, sem sucesso.

Resposta

Link directo:

Livros Paroquiais de Trás-os-Montes, fotocopiados.

#440051 | calepi | 20 mar 2022 21:46 | Em resposta a: #145248

Carissimos Confrades,
Estou iniciando uma pesquisa de minha Bisavó.
As unicas informações que tenho:
Nome de Casada: Ermelinda da Purificação Pinto
Local de Nascida: Valpaços
Ano aproximado de Nascimento: 1892

Faleceu no Rio de Janeiro em 07/01/1970 (78 anos e 6 meses, segundo a certidão de obto)

Resposta

Link directo:

Livros Paroquiais de Trás-os-Montes, fotocopiados.

#440052 | ADB | 20 mar 2022 23:26 | Em resposta a: #440051

Caro ... (agradeço que se identifique)

É necessário o nome dos pais.

Cumprimentos,

Filipe

Resposta

Link directo:

Livros Paroquiais de Trás-os-Montes, fotocopiados.

#440150 | maria alexa | 24 mar 2022 22:31 | Em resposta a: #337194

Boa noite


Estou neste preciso momento a pesquisar nos arquivos de vila real e já vou nos meus oitavos avós, 1658...
Não sei como está a fazer a pesquisa... Normalmente os registos de casamento são os que fornecem mais indicações...

ao dispor

alexandra sampaio montenegro

Resposta

Link directo:

Livros Paroquiais de Trás-os-Montes, fotocopiados.

#440151 | albertopeixoto | 24 mar 2022 22:48 | Em resposta a: #414956

Muito obrigado, vou tentar.

Resposta

Link directo:

Livros Paroquiais de Trás-os-Montes, fotocopiados.

#440152 | albertopeixoto | 24 mar 2022 22:51 | Em resposta a: #414951

Muito obrigado apcos, vou tentar.

Resposta

Link directo:

Livros Paroquiais de Trás-os-Montes, fotocopiados.

#440153 | albertopeixoto | 24 mar 2022 22:56 | Em resposta a: #414957

Boa noite Maria Alice. Meu avô nasceu em 1898 e ele só chegou no Brasil em 15/05/1922, então o passporte deve ter sido tirado antes de maio de 1922, mas não muito. O que você acha?

Resposta

Link directo:

Livros Paroquiais de Trás-os-Montes, fotocopiados.

#452380 | Maria Godoy Castro | 05 fev 2024 20:43 | Em resposta a: #146421

Boa tarde, Sr. Peixoto Cardoso.

Resido no Brasil e estou fazendo uma busca acerca de um ancestral (não meu) e sim de um amigo de longa data que seu Bisavô veio de Trás-os-Montes.
Seu nome é Antonio Cardoso e seguem os dados que obtive em longas horas de buscas.

Livro de Batismo de Sanhoane
Página 8 Verso, assento nº 22


Aos 24 dias do mês de Julho do anno de 1881, nesta parochial Igreja de Santo André de Medim, Concelho de Santa Martha de Penaguião, Diocese do Porto, batizei solenemente, a um indivíduo do sexo masculino a quem dei o nome d’ Antonio, que nasceu no lugar do Bom Viver, desta Freguesia as seis horas da tarde, do dia dois do mês de Junho do corrente anno.

Filho legítimo de Manuel Cardoso e Agatha da Leopoldina, jornaleiros, naturais e moradores nesta Freguesia, recebidos nesta Igreja e parochianos da mesma.

Neto Paterno de João Cardoso e Victória da Silva

Neto materno de Antonio Pinto e Anna da Conceição.
Foram padrinhos Antonio Cardozo e Anna Correa, casados, proprietários.

Minha dúvida reside se Santa Martha de Penaguião era em torno de 1910 referida como parte de Trás- os - Montes.

No Brasil os registros estão impedidos de pesquisas por restrição do familysearch.

Antonio Cardoso casou-se com uma senhorita Portuguesa também de nome Lucinda Pereira, filha de Albertino Alves e Maria Pereira.

Encontrei o batismo da Irmã de com batismo em Sidielos, Peso da Regua.

Peço apenas uma Luz, sobre as localidades e, se caso tiver conhecimento da Família Cardoso por favor me avise.

Atenciosamente e desde Já Grata,

Maria Godoy de Azevedo de Castro Faria.

email: mariaagodoy@gmail.com

Resposta

Link directo:

Livros Paroquiais de Trás-os-Montes, fotocopiados.

#452384 | ADB | 05 fev 2024 21:20 | Em resposta a: #452380

Prezada Maria Godoy

Todo o distrito de Vila Real pertencia e pertence à região de Trás-os-Montes, bem como o de Bragança.

Cumprimentos,

Filipe

Resposta

Link directo:

Livros Paroquiais de Trás-os-Montes, fotocopiados.

#452475 | tmacedo | 13 fev 2024 15:47 | Em resposta a: #452384

Caro confrade Filipe,

Se fizer um exame mais fino verá que nem todo o distrito de Vila Real faz parte da histórica província de Trás-os-Montes.
A título de exemplo, as terras aquém (para quem se posiciona no litoral) do Marão e Alvão, no vale do Tâmega, estão na antiga terra de Basto ou em parte da terra da Pena situada aquém da cordilheira montanhosa que limita a província.

Cumprimentos,
António Taveira

Resposta

Link directo:

Livros Paroquiais de Trás-os-Montes, fotocopiados.

#452486 | pgirao | 14 fev 2024 13:22 | Em resposta a: #452475

Caro António Taveira, desculpe incomodar por esta via (e peço desculpa pelo abuso ao autor deste tópico), mas preciso de contactar directamente consigo por causa de um tópico de investigação em comum. Mail: pmgmgirao@gmail.com
Muito obrigado e um abraço
Pedro Girão

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 27 abr 2024, 11:05

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen