cidadania Portuguesa

Este tópico está classificado nas salas: Direito | Brasil

cidadania Portuguesa

#145367 | fernandoportela | 25 fev 2007 01:16

Sou neto de Português e tenho interesse em adquirir a cidadania Portuguesa para mim e para meu filho que hoje tem 7 anos, gostaria de saber se realmente tenho direito e se meu filho também pode adquirir referida cidadania. Gostaria também de saber quais os documentos necessários e se consigo fazer o processo aqui no Brasil através do Consulado ou se preciso de algum advogado em Portugal para desenrolar a papelada. Abraços.

Resposta

Link directo:

RE: cidadania Portuguesa

#154187 | portellabrandão | 28 abr 2007 20:27 | Em resposta a: #145367

Olá Fernando, Não sou "expert" no assunto, mas li muito a respeito. Acredito que a “cidadania adquirida/ naturalização” por vc ser neto poderá ser transmitida ao seu filho, pois ele é menor de idade. Mas é mais difícil obter este tipo de cidadania, posto que baseada em pelo menos um argumento subjetivo – laços efetivos com Portugal- que poderá ser contestado pelo MP. Não é garantido. A cidadania transmitida por seu pai ou mãe é um direito (cidadania mediante atribuição- título originário). Estava na mesma situação e optei por solicitar a cidadania por atribuição para minha mãe, que é filha de portugueses, que transmitirá para mim e então poderei transmitir para meus filhos (maiores de idade).
Optei por solicitar a “cidadania a título originário” diretamente ao Consulado (RIO), pois achei os preços das firmas de advocacia muito caros e o meu processo é longo. Esta via só é possível caso seu pai ou mãe, descendentes de portugueses, estiverem vivos. Meu pai também é filho de portugueses, mas, infelizmente, falecido. Caso o seu pai ou mãe filho (a) de português for falecido (a), só lhe resta tentar a cidadania adquirida por ser neto de português. Em qualquer caso vc precisa da certidão de nascimento do seu avô ou avó português(a) que pode ser obtida “on line” através do Portal do Cidadão caso o nascimento seja anterior a 100 anos no “site” http://www.portaldocidadao.pt/PORTAL/pt . Certidões com mais de cem anos estão arquivadas nos “arquivos distritais”. O casamento e óbito se for o caso, deverão estar averbados na referida certidão. No meu caso já tenho o casamento e óbito do meu avô português averbados. Depois de findo o procedimento da minha mãe que está em curso, ainda tenho que averbar o casamento dos meus pais, proceder ao meu pedido de cidadania, averbar o meu casamento, para então proceder ao pedido de cidadania para os meus filhos. : )) Pesquise bastante na internet, muitas informações vc encontra neste fórum. Boa sorte!.PortellaBrandão

Resposta

Link directo:

RE: cidadania Portuguesa

#154214 | jujafortuna | 28 abr 2007 23:33 | Em resposta a: #154187

A cidadania portuguesa pode ser passada por pais e avós. Bisavós não? O meu bisavô era português, de Lisboa, nascido em 1855. Veio com os pais, menino ainda. Os pais eram de família conhecida de músicos portugueses. Vieram abrir aqui uma casa de músicas, editora de partituras, etc., como a que a família tinha em Lisboa e no Porto. Tiveram sucesso na época e foram ficando por aqui (Rio de Janeiro). Sou membro da Academia Brasileira de Poesia-Casa de Raul de Leoni, em Petrópolis-RJ. Tenho livros de poesia publicados e estou escrevendo agora um livro de fatos reais, romanceados, com história da família que minha avó me contava. Já venci um concurso de trovas do Elos-Club, com o tema Brasil-Portugal.
Sou também professora de História e Pedagoga. Haveria alguma chance de conseguir cidadania portuguesa? Tenho sangue português pelos quatro avós, mas o português menos remoto acho que foi esse meu bisavô. Os outros foram "trisavôs" e "trisavós". Se houver chances, gostaria de saber. Agradeço a quem puder me informar.

Resposta

Link directo:

RE: cidadania Portuguesa

#209683 | lucianaatun | 02 out 2008 18:38 | Em resposta a: #154187

Portellabrandão,
Como você averbou o casamento e óbito?
Pelo consulado?Estou tentando por outros meios.
Obrigada!

Resposta

Link directo:

RE: cidadania Portuguesa

#209684 | lucianaatun | 02 out 2008 18:38 | Em resposta a: #209683

Portellabrandão,
Como você averbou o casamento e óbito?
Pelo consulado?Estou tentando por outros meios.
Obrigada!

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 04 mai 2024, 15:47

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen