Familia Melo e a freguesa de Meruge

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Regiões

Familia Melo e a freguesa de Meruge

#147086 | pedropinanobrega | 08 mar 2007 17:48

Bom Dia

Procuro documentação e bibliografia sobre a ligação dos Melos e a Freguesia de Meruge, que pertencia ao concelho de Seia e hoje pertence ao concelho de Oliveira do Hospital.
Segundo a Memória Paroquial de 1758 eles foram os padroeiros da Igreja Paroquial e possuiam propriedades nesta freguesia, onde tinham uma Casa para o seu "rendeiro".

Resposta

Link directo:

RE: Familia Melo e a freguesa de Meruge

#147244 | E. Osório | 09 mar 2007 17:37 | Em resposta a: #147086

Caro Pedro Pina Nóbrega,

No sec. XVI, os donatários da igreja de Meruge eram Freires de Andrade, nomeadamente na pessoa de João Freire, casado com Leonor de Pina (filha do cronista Rui de Pina), assim como do seu neto Gaspar Freire de Andrade, que casou em 1571 com Antónia Cardoso e morreu sem sucessão em 1588. Sucedeu-lhe Manuel de Oliveira Freire, seu parente, que vem a casar com Antónia de Melo, srª de Melo (ver F. Gaio, ttº Melos, § 1, N15). O senhorio de Meruge passou assim para os Melos. A actual igreja ainda tem as suas armas na fachada (Melos, pleno). Na capela-mor conserva-se uma sepultura do João Freire, acima referido.

Cumprimentos
Eduardo Osório

Resposta

Link directo:

RE: Familia Melo e a freguesa de Meruge

#147327 | E. Osório | 09 mar 2007 22:58 | Em resposta a: #147244

Corrijo: não era senhorio de Meruge, mas padroado da igreja.

EO

Resposta

Link directo:

RE: Familia Melo e a freguesa de Meruge

#151010 | pedropinanobrega | 02 abr 2007 19:03 | Em resposta a: #147244

Caro Eduardo Osório

Obrigado pela informação. Será que João Freire foi mesmo Senhor de Meruge, ou apenas donatário da Igreja? Na Pedatura surge Gaspar Freire de Andrade como 1º Senhor, e como seu sucessor Manuel de Oliveira Freire.

Resposta

Link directo:

RE: Familia Melo e a freguesa de Meruge

#151017 | E. Osório | 02 abr 2007 19:41 | Em resposta a: #151010

Caro Pedro Pina Nóbrega,

De facto não sei, mas julgo que seria apenas donatário. Peço-lhe entretanto a ascendência de Gaspar Freire de Andrade na Pedatura Lusitana, visto ser uma referência que até agora me escapou.

Cumprimentos
Eduardo Osório

Resposta

Link directo:

RE: Familia Melo e a freguesa de Meruge

#151026 | pedropinanobrega | 02 abr 2007 20:25 | Em resposta a: #151010

Caro Eduardo Osório

Tanto a Pedatura como o Silva Gayo estão disponíveis na Internet em pdf, aquela em http://purl.pt/12118/4/, e este em http://purl.pt/12151/3/

Eu não tenho agora aqui os dados. envio amanhã a ascendência do Gaspar Freire de Andrade

cumprimentos
Pedro Pina

Resposta

Link directo:

RE: Familia Melo e a freguesa de Meruge

#151123 | pedropinanobrega | 03 abr 2007 15:11 | Em resposta a: #151017

Caro Eduardo

É para mim mais fácil lhe enviar os ascendentes de GFA na PL por mail, pois tenho-os inseridos num programa e basta gerar p pdf e enviar por mail.

Poderá indicar o seu mail.

Cumprimentos
Pedro Pina Nóbrega

Resposta

Link directo:

RE: Familia Melo e a freguesa de Meruge

#151211 | E. Osório | 04 abr 2007 00:39 | Em resposta a: #151123

Caro Pedro Pina Nóbrega,

O meu e-mail é: osorio2004 arroba sapo ponto pt

Obrigado e cumprimentos
Eduardo Osório

Resposta

Link directo:

RE: Familia Melo e a freguesa de Meruge

#226175 | jobe00 | 12 abr 2009 11:29 | Em resposta a: #151026

Esclareço que a Igreja de Meruge é moderna e o túmulo de João Freire de Andrade filho de Luís Machado de Sandomil está na Igreja Matriz de Nogueirinha que confina com Meruge. É talvez interessante neste assento de Gaspar Freire de Andrade, atentar no facto de uma testemunha - Álvaro de Monchique, ser morador em Trancoso onde há Freires de Andrade assim como no Carapito e em Aguiar. A pergunta que lhe queria fazer nasce do facto de aparecer no Carapito um Martim Afonso nascido ainda no sec. XVI que não sei se será Melo porque está relacionado com os Andrades. Tem notícia dele? Só sei que foi casado com Francisca Henriques. Gostava de ter os seus comentários sem abusar da sua paciência.
Muito grato
João Bettencourt

Resposta

Link directo:

RE: Familia Melo e a freguesa de Meruge

#226184 | SC | 12 abr 2009 17:23 | Em resposta a: #147244

Caro Eduardo Osório,

Julgo que Gaspar Freire de Andrade morreu em Setembro de 1596

http://193.137.201.197/pesquisa/ODDisplay.aspx?move=next&DOId=3118&NodeID=_264132

Antónia Cardoso terá morrido em 1588

http://193.137.201.197/pesquisa/ODDisplay.aspx?move=previous&DOId=3118&NodeID=_264131

Cumprimentos,
José Cabral

Resposta

Link directo:

RE: Familia Melo e a freguesa de Meruge

#226189 | E. Osório | 12 abr 2009 18:55 | Em resposta a: #226184

Caro José Cabral,

Muito obrigado. Eu de facto já tinha esses elementos, apenas não os publiquei porque não está provada a ligação das pessoas em questão aos Freires de São Gião, pelo que a informação me pareceu lateral.

Cumprimentos
Eduardo Osório

Resposta

Link directo:

RE: Familia Melo e a freguesa de Meruge

#226266 | pedropinanobrega | 13 abr 2009 13:40 | Em resposta a: #226175

caro João
Quando falo na Igreja de Meruge, refiro-me à paroquial que fica entre os dois povos de Meruge e Nogueirinha. Esta paroquial tem o nome da freguesia, ou seja, Meruge. Em cada um dos povos existe a sua capela, ambas do séc. XX.
Quanto ao martim Afonso não tenho qualquer dado. A minha investigação incidiu apenas sobre a freguesia de Meruge e não teve um carácter geneológico, por isso não o poderei ajudar.
cumprimentos
PPN

Resposta

Link directo:

RE: Familia Melo e a freguesa de Meruge

#226284 | jobe00 | 13 abr 2009 17:32 | Em resposta a: #226266

Meu caro Pedro
Exactamente entre os dois povos junto a uma cemitério, mas funciona hoje como Matriz de Nogueirinha. Se me der o seu email mando-lhe uma foto do túmulo. Verifico na correspondência trocada um erro dum seu correspondente relativo ao óbito de Gaspar Freire de Andrade que ainda vivia em 1594 quando manda rezar uma missa pela mãe duma sua criada.
A mulher Dona Antónia Cardoso morreu ab intestata a 29 de Junho de 1588 e ele a 6 de Setembro de 1596 sendo padroeiro da Igreja de Meruge onde ficou sepultado na sua capela. Fez testamento. Dentro em breve sairá um interessante trabalho sobre os Machados de Sandomil.

Resposta

Link directo:

RE: Familia Melo e a freguesa de Meruge

#226285 | pedropinanobrega | 13 abr 2009 17:41 | Em resposta a: #226284

Caro João
Quanto à Igreja Paroquial, que é essa mesma que está junto ao cemitério é Paroquial de Meruge (registo oficial da própria diocese) pode aliás consultar o anuário católico para confirmar.
Quanto à restante informação fico grato por ela. será que me consegue informar sobre os ascendentes e descendentes do gaspar freire.
Fico contente por sair em breve um trabalho sobre os Machados de Sandomil.
Se quiser contactar por mail ele é geral[arroba]pedropinanobrega[ponto]net

Resposta

Link directo:

RE: Familia Melo e a freguesa de Meruge

#226317 | ffarrajota | 14 abr 2009 00:08 | Em resposta a: #226285

Boa noite caro Pedro Pina:
O seu apelido Pina vem dos Aragão Pina, em caso afirmativo gostaria de saber quais os antepassados que o ligam.
Os meus cumprimentos,
Fernanda Farrajota

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 09 mai 2024, 01:21

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen