Garcia D'avila e sua descendência - Ajuda

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias | Regiões | Títulos | Brasil

Garcia D'avila e sua descendência - Ajuda

#147934 | gustavo35 | 13 mar 2007 21:34

Caros genealogistas e demais integrantes desse forum que, por ventura, possam ajudar, contribuindo com informações.

Já há algum tempo venho estudando minha genealogia.

Segundo o livro "Famílias Bahianas" do renomado genealogista Bulcão Sobrinho, do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro, sou a sexta geração de netos de Joaquim Inácio de Siqueira Bulcão, 1º Barão de São Francisco e sua esposa Joaquina Maurícia de São Miguel e Aragão. Segundo consta de minhas anotações obtidas a partir de pesquisas na internet, Joaquina Maurícia seria irmã da Senhora da Casa da Torre, Ana Maria de São José e Aragão, sendo ambas filhas do casal José Pires de Carvalho e Albuquerque e Leonor Pereira Marinho. Leonor Pereira Marinho, por sua vez, seria filha de Francisco Dias de Ávila, neto de Garcia D'Ávila.

Está correto?

No tocante à genealogia da família Bulcão, tenho-a bem documentada, chegando ao primeiro integrante desta família a tocar o solo brasileiro. Minha dúvida é quanto a minha ascedência que possa a vir a passar por Garcia D'avila. Segundo minha falecida bisavó, essa relação de parentesco é certa, mas gostaria da opinião daqueles que se dedicam ao estudo da genealogia, e possam ajudar.

Os nomes desses meus ancestrais acima mencionados e suas relações de parentesco, estão corretos??

Em caso positivo, seria eu a 10ª geração de netos de Garcia D'ávila??

Qual a bibliografia indicada para aprofundar essa pesquisa??

Desde já, agradeço a todos que possam contribuir para solucionar essa dúvida.

Cordialmente,

Gustavo

Resposta

Link directo:

RE: Garcia D'avila e sua descendência - Ajuda

#148166 | restrela | 14 mar 2007 17:45 | Em resposta a: #147934

Gustavo,
No livro "Caramuru e Catarina", do Francisco Doria, há uma tábua com as gerações de descendentes desse casal, o que inclui os Senhores da Torre. Suas observações acima estão corretas -- você realmente deve descender de Garcia D'Avila.
Abraço,
Rodrigo.

Resposta

Link directo:

RE: Garcia D'avila e sua descendência - Ajuda

#148189 | gustavo35 | 14 mar 2007 18:30 | Em resposta a: #148166

Prezado Rodrigo,

Agradeço-lhe a atenção e sugestão do livro.

Vou já encomenda-lo.

Haveria como você, ou outro companheiro do forum com maior conhecimento, aprofundar o tema?

Essa minha ancestral direta Joaquina Maurícia de São Miguel e Aragão, seria neta, bisneta ou trineta de Garcia D'avila??

Obrigado mais um vez a todos que possam colaborar.

Gustavo

Resposta

Link directo:

RE: Garcia D'avila e sua descendência - Ajuda

#148799 | gustavo35 | 17 mar 2007 01:25 | Em resposta a: #148189

Renovo minha solicitação para ter outras opiniões e assim aprender mais acerca do tema.

Grato a todos.

Gustavo

Resposta

Link directo:

RE: Garcia D'avila e sua descendência - Ajuda

#148904 | Manfredogoes | 18 mar 2007 00:02 | Em resposta a: #148799

Caro Gustavo,

Acesse o site http://www.casadatorre.org.br/ e encontrarás muita informações sobre a história de Garcia D`Avila. Sobre o assunto, há vasta bibliografia e entre elas sugiro: "História da Casa da Tôrre, de Pedro Calmon.
Escreva para "casadatorre@terra.com.br" e o o primo Christovão de Avila, tenho certeza, terá muito prazer em responder-lhe.

Com meus cumprimentos

Manfredo Goes Martins

Resposta

Link directo:

RE: Garcia D'avila e sua descendência - Ajuda

#148950 | gustavo35 | 18 mar 2007 13:37 | Em resposta a: #148904

Prezado Sr. Manfredo,

Obrigado por sua sugestão.

Tentei encontrar alguma informação aqui na base de dados do Genea sobre a ascendência e descendência de Garcia D'avila, mas o que há é muito pouco, com informações incompletas, em que pese a importância dessa figura, tanto sob o ponto de vista histórico como genealógico.

Já estou em contato com o Sr. Christovão de Avila, que vem sendo muito atencioso, com amplos conhecimentos sobre o assunto, tendo sido uma grata surpresa conhece-lo, ainda que por via eletrônico.

Vou procurar também o livro do Pedro Calmon, como sugeriu

Mais uma vez agradeço-lhe a atenção dispensada.

Cordialmente,

Gustavo

Resposta

Link directo:

RE: Garcia D'avila e sua descendência - Ajuda

#293844 | chrisbulcao | 03 jan 2012 06:09 | Em resposta a: #147934

Caro Gustavo,
Meu nome é Maria Christina Corrêa Bulcão e pertenço ao ramo da família Bulcão do Estado de São Paulo. Infelizmente meu avô morreu qunado eu era ainda bebê (estou agora com 62 anos) e, antes de morrer, não deixou muita informação sobre a família. Assim, caso possa, gostaria que me indicasse alguns caminhos onde eu pudesse encontrar informações sobre a família.
Agradeço antecipadamente e aguardo ansiosa uma resposta.
Chris Bulcão

Resposta

Link directo:

RE: Garcia D'avila e sua descendência - Ajuda

#293850 | gustavo35 | 03 jan 2012 13:42 | Em resposta a: #293844

Preazada Maria Christina,

Poderia informar o nome do seu avô ?

Atenciosamente,

Gustavo

Resposta

Link directo:

RE: Garcia D'avila e sua descendência - Ajuda

#293861 | chrisbulcao | 03 jan 2012 18:58 | Em resposta a: #293850

Bem, como disse, sei pouco sobre o meu avô, cujo nome é José Bulcão. Sei que viveu (não sei se nasceu) em Santa Cruz do Rio Pardo, no interior de São Paulo, onde em 04 de julho de 1911, comprou o hebdomadário de perfil republicano "Cidade de Santa Cruz" (tirei este dado do site Historiografia para Santa Cruz do Rio Pardo, seção Imprensa Escrita, porque sabia que meu avô havia tido um jornal nesta cidade). Foi dono do jornal por um ano e o recomprou em maio de 1913. Era também proprietário da Casa Bulcão (livraria e papelaria, à Praça da República n.1). Mais tarde, em 1931, foi Diretor/Gerente do informativo O Trabalho.
Sei que meu avô casou 3 vezes e ficou viuvo das duas primeiras mulheres. Sei apenas o nome da minha avó (a terceira mulher), bem mais nova do que ele: Anna Ravedutti (se não me engano, o sobrenome do meio era Santamaria).
Da família direta do meu avô, sei que teve um irmão: Valêncio Bulcão. Pela internet, vi que existiu um Valêncio Bulcão em São José do Rio Pardo, também interior paulista, que foi dono do jornal "O Rio Pardo" e parece ter tido certa influência na cidade, tendo participado da comissão de construção do Cristo Redentor. Lá existe uma praça e uma rua com seu nome.
Sobre a família Bulcão, sei apenas o que conta a lenda: que chegou ao Brasil com a invasão holandesa no nordeste, que o primeiro Bulcão tornou-se Visconde de São Francisco, na nobreza brasileira, e que o nome, por ser uma corruptela, deu origem a apenas uma família.
Como vê sei muito pouco e gostaria de obter as fontes onde poderia saber mais. Recentemente, entrei em contato (pelo Facebook) com um Bulcão do Rio Grande do Sul que me informou existir um livro sobre a família. Mas não me deu o nome e não respondeu mais quando mostrei interesse em adquirir o livro. Enfim, se souber de algo, agradeço muitíssimo.
Atenciosamente,
Chris Bulcão

Resposta

Link directo:

RE: Garcia D'avila e sua descendência - Ajuda

#293888 | gustavo35 | 04 jan 2012 00:50 | Em resposta a: #293861

Cara Chris,

Aqui no Genea há informação ( linhagem ) do Barão de São Francisco ( não Visconde ).

Se for possível, informe o nome de seu pai/mãe ( Bulcão ) filho de seu avô José Bulcão, eis que, José Bulcão podem haver vários.

Mande uma mensagem para mim, via moderador do site, para que eu informe, em particular, meu email, para podermos traocar mais mensagens.

A linhagem que acabou se notabilizando é a dos Bulcões da Bahia, da qual descendo, cuja a descendência está mapeada com grande precisão até determinada data. Mas há muitos dados que podem ser fornecidos a outros primos distantes, de maneira a se tornar acessível a informação, e as origens a todos.

Atenciosamente,

Gustavo

Resposta

Link directo:

RE: Garcia D'avila e sua descendência - Ajuda

#293896 | chrisbulcao | 04 jan 2012 02:53 | Em resposta a: #293888

Mandei minha mensagem para o Moderador. Espero que a receba. Caso contrário, contate-me, sim?
abs.

Resposta

Link directo:

Garcia D'avila e sua descendência - Ajuda

#420456 | Rilder | 04 jan 2020 19:29 | Em resposta a: #147934

Caríssimo Gustavo,

Tenho pesquisado bastante sobre a família Pereira Bulcão, da qual descendo, e cujo primeira pessoa que tenho registros é Manoel Pereira Bulcão (Nobliarquia Pernambucana) com origem no Faial. Você teria alguma informação sobre esta família?

Resposta

Link directo:

Garcia D'avila e sua descendência - Ajuda

#420480 | Jorge Resende | 05 jan 2020 20:23 | Em resposta a: #147934

Em que ano poderá ter nascido Manuel Bulcão, segundo diz na cidade da Horta freguesia de Castelo Branco???

Resposta

Link directo:

Garcia D'avila e sua descendência - Ajuda

#420636 | Rilder | 11 jan 2020 21:28 | Em resposta a: #147934

Boa noite, Gustavo! Vi que o senhor tem informações da família Bulcão que veio dos Açores para o Brasil. Descendo do ramo Pereira Bulcão, a partir de Manoel Pereira Bulcão casado com Isabel Cunha Bandeira, moradores de Igarassu/PE, no começo dos anos 1700. Deduzo que ele seja neto ou sobrinho do primeiro Manoel Pereira Bulcão que aparece no livro Famílias Faialenses. O senhor teria alguma informação que pudesse me ajudar nessa busca.

Fraternos abraços,

Rilder Medeiros

Resposta

Link directo:

Garcia D'avila e sua descendência - Ajuda

#422002 | Rilder | 24 fev 2020 16:49 | Em resposta a: #420480

Não há como saber com precisão a data do seu nascimento, mas estimo que ele tenha nascido na última década de 1600 ou nos primeiros anos dos 1700.

Resposta

Link directo:

Garcia D'avila e sua descendência - Ajuda

#422003 | Rilder | 24 fev 2020 16:50 | Em resposta a: #420480

Encontrei nos livros de batismo da Horta, um Manoel sendo batizado em 1692.

Resposta

Link directo:

Garcia D'avila e sua descendência - Ajuda

#434215 | Dener Souza | 02 jun 2021 21:50 | Em resposta a: #147934

Olá Gustavo.
Estou com a mesma dificuldade que você falou em 2007. Encontrar mais informações da familia D'Ávila.
Preciso comprovar que Thomazia de Souza, casada com Alferes João da Rocha Pires é realmente filha de Francisco Dias D'Ávila filho com Maria de Souza. e que é realmente neta de Francisco Dias D'Ávila e Leonor Pereira Marinho.
Você pode me dar uma dica de onde posso encontrar alguma fonte que comprove esta conexão?

"Segundo tradição familiar não descrita em registros, Thomazia de Sousa (outra grafia conhecida), era trineta de Tomé de Sousa, 1° Governador do Brasil, descendente de Francisco Dias D'Avila Caramuru, neto de Garcia de Sousa D'Avila.
Local de nascimento em Porto da folha, Sergipe, Brasil.
Na época pertencia a área geográfica da Bahia. Família tinha muitas posses.
O nome Thomazia de Sousa foi colocado em homenagem a Tomé de Sousa segundo informações passadas por seus descentes em 1810."

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 27 abr 2024, 22:06

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen