Ze do Telhado

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias | Regiões

Ze do Telhado

#151100 | MafaldaCamões | 03 abr 2007 10:50

Estou a fazer um trabalho, e gostaria de contactar familiares do mesmo. Li aqui mesmo , que alguem diz ser seu familiar, e que a restante familila vive em Rio Tinto. Alguem me pode ajudar, e me dar uma informação mais precisa?

Resposta

Link directo:

RE: Ze do Telhado

#156090 | António Fontinha | 14 mai 2007 17:04 | Em resposta a: #151100

Tenho fotografias tiradas na Campa do Zé do Telhado na beira da Estrada Xinge-Malange, que posso facultar

Resposta

Link directo:

RE: Ze do Telhado

#156093 | Augustus_o | 14 mai 2007 17:53 | Em resposta a: #156090

Caros confrades,

Quero só deixar a minha humilde homenagem a um dos portugueses mais esquecidos pelos intelectuais da cultura portuguesa!

Se houvessesm mais Zé's do Telhado nas diversas áreas do saber, talvez Portugal não fossem tão corrompido pela "socialite" que domina o país...

Com os melhores cumprimentos,
Augusto Costa

Resposta

Link directo:

RE: Ze do Telhado

#156108 | António Fontinha | 14 mai 2007 19:57 | Em resposta a: #156093

O Grupo de Teatro "Os Plebeus Avintenses" levou à cena no ano transato a peça intitulada "O Zé do Telhado", em homenagem a esse português que no seu tempo incomodou muita gente desde o clero à burguesia,passando pelos políticos, essa raça famigerada que só pensa em encher a pança à custa do Zé Povinho., e porque era incomodo o Zé do Telhado lá foi mandado para a Costa d'África, continuando a ser vertical lá como sempre fora.

Resposta

Link directo:

RE: Ze do Telhado

#156114 | rijo | 14 mai 2007 20:19 | Em resposta a: #156108

Continuou ladrão?

Cumprimento
Luís Alves

Resposta

Link directo:

RE: Ze do Telhado

#156168 | MafaldaCamões | 15 mai 2007 10:17 | Em resposta a: #156090

Bom dia,

Agradeço desde já a sua amabilidade. Estou, como pode entender, muito interessada nas fotografias, assim que se puder facultá-las, fica aqui o email para o efeito:
martacinemag@hotmail.com

Mais uma vez muito obrigada pela sua ajuda.

Com os melhores cumprimentos,

Resposta

Link directo:

RE: Ze do Telhado

#156169 | Augustus_o | 15 mai 2007 11:07 | Em resposta a: #156114

Caro confrade Rijo,

Ladrão? Talvez... mas só se for dos que roubam e sangram as gentes portuguesas...

Não tenho dúvida que o Zé do Telhado seja semelhante em valentia, coragem e dignidade, ao Giraldo sem Pavor e que nem D.Afonso Henriques ne D.João I, o fizessem cavaleiro vilão, pois que de certeza era homem honrado...

Ou nunca ouviu dizer que... "ladrão que rouba ladrão tem mil anos de perdão!"

Cpts,
Augusto

Resposta

Link directo:

RE: Ze do Telhado

#156170 | NBA | 15 mai 2007 11:42 | Em resposta a: #156168

Cara Mafalda Camões

É possível que o Luís Gomes, da Livraria Artes e Letras (Largo da Misericórdia, Lisboa) tenha uma imagem fotográfica do seu interesse. Se tiver oportunidade de passar por lá, sugiro que lhe pergunte sobre o Zé do Telhado.

Cumprimentos,

NBA

Resposta

Link directo:

RE: Ze do Telhado

#156193 | MafaldaCamões | 15 mai 2007 12:59 | Em resposta a: #156170

Bom dia,

De certo, sera util. Irei contacta-lo assim que possa, uma vez que vivo no Porto.

Muito obrigada,

Resposta

Link directo:

RE: Ze do Telhado

#157685 | António Fontinha | 29 mai 2007 17:49 | Em resposta a: #156108

Tenho"José do Telhado em África " de Eduardo Noronha 2ª edição acrescida da História da vida do José do Telhado na Lunda - romance histórico baseado em factos históricos. Editor Manuel Barreira , e Livraria Simões Lopes- Porto. Tenho ainda 2 fotos da campa do José do Telhado em Xissa, junto à estrada nas proximidades da Zona Mineira do Kwango, sensivelmente a meio caminho em Malange e Saurimo(Henrique de Carvalho) em 1973 quando por lá trabalhei. Disponha, tem o meu contacto GSM.

Resposta

Link directo:

RE: Ze do Telhado

#157757 | Augustus_o | 30 mai 2007 10:45 | Em resposta a: #157685

Caro António Fontinha,

Chamo-me Augusto Costa, e embora já tenha nascido alfacinha, sei que o meu pai e restante família (paterna), veio de Saurimo, de onde veio em 1975/1976.

Sei que o meu avô tinha um negócio de avicultura, onde (segundo o meu pai) estariam bem instalados e com máquinas bastante modernas, no dizer dele.

O meu pai nasceu em 1949 (em Saurimo, chamada Henrique de Carvalho), e chamava-se Mário Fernando Augusto Jorge Videira da Costa, filho de Zélia(...)Videira e Amílcar(...)Costa.

A minha questão é:
Conheceu a minha família?

Cpts,
Augusto

Resposta

Link directo:

RE: Ze do Telhado

#158189 | António Fontinha | 02 jun 2007 23:09 | Em resposta a: #157757

Caro Augusto, não conheci nem ouvi falar pois os meus conhecimentos em Saurimo eram restritos aos colegas da Diamang. Cumprimentos

Resposta

Link directo:

RE: Ze do Telhado

#161993 | mafabami | 05 jul 2007 22:09 | Em resposta a: #157757

Vivi em Saurimo (Henrique de Carvalho) de 1971 a 1975
Não sei se tem conhecimento mas existe uma Comunidade Virtual de Saurimo onde ex-residentes se reencontram e convivem. Visite-a com seu pai pois existem lá Álbuns de fotos de ex-residentes.
Quem sabe seu pai reconhecerá alguém.

Resposta

Link directo:

RE: Ze do Telhado

#161994 | mafabami | 05 jul 2007 22:10 | Em resposta a: #161993

COMUNIDADE VIRTUAL DE SAURIMO

SITE: http://groups.msn.com/ComunidadeVirtualdeSaurimo

Resposta

Link directo:

RE: Ze do Telhado

#161995 | mafabami | 05 jul 2007 22:14 | Em resposta a: #156090

Porque residi em Saurimo (Henrique de Carvalho) localidade onde Zé do Telhado esteve prisioneiro no Quartel militar durante anos, gostaria de ter fotos da Campa do Zé de Telhado, que por sinal vi numa viagem Saurimo - Malange - Huambo, para as colocar na Comunidade Virtual de Saurimo.
Por favor poderia facultar alguma?

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 16 mai 2024, 03:05

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen