Ajuda no Arquivo Distrital do Porto

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Regiões | Brasil

Ajuda no Arquivo Distrital do Porto

#151573 | Ricardo Bailly | 06 abr 2007 20:54

Caros colegas,

Gostaria de ajuda para obter mais informações a respeito de um ramo de minha ascendência, que conta com pessoas naturais da diocese do Porto. Desde já me ponho a disposição para pesquisas na cúria metropolitana do Rio de Janeiro.

Por ser um "novato" na genealogia acho prudente transcrever toda a certidão de nasciemnto de meu antepassado Manuel, pois oa resumi-la poderia me escapar uma nuance.

CONSERVADOR DO REGISTRO CIVIL DA PRIEMIRA CONSERVATÓRIA DE (Vila Nova de) GAIA

CERTIFICO, QUE NOS LIVROS DE REGISTRO DE NASCIMENTOS DO ANO DE 1877, A FOLHAS 5., SE ENCONTRA UM ASSENTO DO TEOR SEGUINTE:

A margem: registro número 7. MANUEL. Declaro que o indivíduo de que trata este assento foi legitimado per susequeno matrimonium, como consta do assento número dezanove do livro de registro de casamentos desta freguesia, relativo ao corrente ano de 1877.

No texto: Aos 21/01/1877, nesta igreja Paroquial de Mafamude, concelho de Gaia. diocese do Porto, eu Antonio Sá Teixeira, digo, Antonio de Sá Teixeira Cardoso, Paroco Encomendado da mesma freguesia, batisei solenemente um indivíduo do sexo masculino, a que dei o nome de Manuel, que nasceu nesta freguesia, às 9 da noite de 15/01/1877, filho natural de Alberto Teixeira, solteiro, de profissão oficial de sapateiro e de Felicidade de Jesus, solteira, jornaleira, naturais, aquele da freguesia de Almacave, da cidade e diocese de Lamego, ela desta de Mafamude e paroquianos da mesma e nela também moradores à rua do Padrão; neto paterno de José Teixeira e de Rosa do Carmo e materno de Antonio Pereira e de Ana de Jesus. Foi padrinho Manuel da Costa, casado, jornaleiro e madrinha sua mulher Maria de Jesus, governadeira de casa, tia materna do batisado, os quais todos sei serem os próprios..."

O curioso é que Manuel, sujeito do registro, utilizou durante toda a sua vida, inclusive nos ducumentos oficiais aqui no Brasil, o nome de Manuel Teixeira Cardoso. Consta que tem um irmão, Antonio Teixira Cardoso, que foi testemunha de seu casamento, em 1902, no Rio de Janeiro. Será possível que o paroco tenha um grau de parentesco com a criança? Porque ele adotou o Cardoso?

No mais, gostaria de obter, progressivamente, os registros concernentes a seus pais e avós, como o casamento subsequente a seu nascimento, a certidão de nasciemnto dos pais, casamento dos avós, nasciemnto dos mesmos.. o quanto for possível conseguir.

Agradeço imensamente pela paciência e ajuda e me coloco a disposição para pesquisas no Rio de Janeiro.

Um abraço,

Ricardo Eichler Bailly

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no Arquivo Distrital do Porto

#151576 | pachancho | 06 abr 2007 21:44 | Em resposta a: #151573

Ricardo,

Será que me consegue o registo de nascimento de minha bisavó que era natural do Rio de Janeiro.
Os dados são:

Honorina Araújo
Nasceu - 27/7/1879, Rio de Janeiro, S.João d'Alagoas

Seus pais:
Francisco Luis de Araujo e Carolina Luisa de Araujo.

Obrigado
Paula Peixoto

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no Arquivo Distrital do Porto

#151590 | Ricardo Bailly | 06 abr 2007 23:10 | Em resposta a: #151576

Caro Peixoto,

Não há problema, assim que for à Cúria buscarei este registro e o copiarei fielmente. Pretendo ir lá semana que vem.
S. João de Alagoas é uma freguesia? Nunca ouvi falar.. Se estiver nos arquivos da cidade do Rio de Janeiro certamente estará lá!

Um grande abraço,

Ricardo

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no Arquivo Distrital do Porto

#152940 | oli | 19 abr 2007 11:16 | Em resposta a: #151573

Caro Ricardo,
Aproveitando a sua disponibilidade poderia fazer o favor de localizar o assento nascimento de uma cidadâ portuguesa cidadâ potuguesa nascida na Freguesia de Irajá - RJ em 12.05.1899, de nome Maria Emília Loureiro, filha de Francisco Loureiro e de Ana Gertrudes. Gostaria de dispor de cópia desse assento. Aguardo as suas noticias e agradeço antecipadamente.

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no Arquivo Distrital do Porto

#152989 | small | 19 abr 2007 18:44 | Em resposta a: #151573

Caro Ricardo Bailly
Só hoje dei pela sua mensagem, e estou a chegar do Arquivo! Poderei fazer esta pesquisa para a próxima semana. Envie por favor o seu email para que possa enviar directamente a transcrição do que encontrar.
Disponha

Stella Aleixo

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no Arquivo Distrital do Porto

#153052 | luizsillos | 20 abr 2007 01:44 | Em resposta a: #152989

Cara Stella Aleixo,

Desculpe intrometer-me em sua conversa com o senhor Ricardo, porém, gostaria de saber se existe a possibilidade de realizar uma consulta para mim no Arquivo Distrital do Porto.

Eu pesquiso a genealogia de minha família, por meio de microfilmes, de forma que tenho conseguido avançar muito em minhas pesquisas.

Recentemente, conclui minhas pesquisas na freguesia de São Gonçalo de Amarante, do Concelho de Amarante, do Distrito do Porto, onde achei o casamento de um casal de antepassados meus: Gaspar de Oliveira e Paula de Sousa. O casamento encontra-se no Livro Mistos N.º 2 (anos de 1565 a 1589), folha 71-verso, porém, não consigo ler a data em que o mesmo se realizou, devido a microfilmagem. Será que poderia só ver para mim que data foi esta? Não preciso de nenhuma outra informação. Só isso. Será que pode ajudar-me?

Grato.
Luiz Gustavo

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no Arquivo Distrital do Porto

#153083 | small | 20 abr 2007 10:46 | Em resposta a: #153052

Caro Luiz Gustavo

Vou tentar, mas se estiver microfilmado vou ter a mesma dificuldade, pode ser que consiga ter acesso ao livro o que não é muito fácil agora.
Breve dou notícias

Stella

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no Arquivo Distrital do Porto

#153132 | small | 20 abr 2007 18:36 | Em resposta a: #153052

Caro Luiz Gustavo
Tivemos sorte, autorizaram a consulta do livro mesmo assim foi preciso pedir ajuda! A data é 6 de Janeiro de 1582.
Bom fim de semana e disponha

Stella

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no Arquivo Distrital do Porto

#153133 | small | 20 abr 2007 18:39 | Em resposta a: #151573

Caro Ricardo

Tenho já mais elementos para si, fiz a transcrição do casamento de Alberto Teixeira e Felicidade de Jesus, e o nascimento de Felicidade de Jesus. Envie os dados que lhe pedi ou se preferir posso transcrever aqui no fórum.
Aguardo notícias

Stella

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no Arquivo Distrital do Porto

#153135 | luizsillos | 20 abr 2007 18:48 | Em resposta a: #153132

Cara Stella,

O texto estava ruim mesmo! Jamais iria acertar - pensei que era 1577 ou bem menos.

Pelas coordenadas que eu dei, conseguiu achar o casamento fácil?

Muitíssimo obrigado por sua ajuda! Através de sua colaboração praticamente conclui minhas pesquisas no Arquivo Distrital do Porto, faltando apenas localizar o batismo de uma neta dessa Paula, e os óbitos de seus pais.

Bom final de semana p/ você também.
Luiz Gustavo de Sillos

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no Arquivo Distrital do Porto

#153296 | Ricardo Bailly | 22 abr 2007 02:59 | Em resposta a: #153133

Cara Stella,

Desculpe-me pela demora na resposta e aceite meus sinceros agradecimentos pela pesquisa. Muito obrigado!
Meu e-mail pessoal é ricardo@bailly.com.br
Estarei muito grato por receber os referidos assentos via e-mail.
Aproveito a ocasião para colocar-me a disposição para pesquisas no Rio confome anteriormente dito.

Muito obrigado, um abraço,

Ricardo Eichler Bailly

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no Arquivo Distrital do Porto

#153297 | Ricardo Bailly | 22 abr 2007 03:08 | Em resposta a: #152940

Caro Oli,

Com muito prazer te ajudaria, mas ocorre que no Brasil somente até 1889 (ano da proclamação da República) os registros eram controlados pela Igreja Católica. Minhas pesquisas na Cúria Metroplitana se limitam, portanto, a esta data.
Todavia, penso que seria possível obter a Certidão de Nascimento civil da citada senhora junto ao cartório de registro de pessoas naturais da dita freguisia, o que incorreria em taxas emoluentes de aproximadamente R$ 90 ( sei disso pq já tentei obter a mesma espécie de certidão de antepassados meus ).
Seria o caso de perguntar ao cartório sobre a existência (ou melhor, localização) da certidão e tratar diretamente com eles.
Coloco-me a disposição para mais esclarecimentos e/ou ajuda.

Cumprimentos,

Ricardo Bailly

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no Arquivo Distrital do Porto

#153445 | oli | 23 abr 2007 18:00 | Em resposta a: #153297

Caro Ricardo,
Nesse caso, e porque de facto tenho muito interesse em dispor de cópia dessa certidão e já procuro a forma de a obter à bastante tempo, como é que se processaria, i.e., pedido, pagamento, etc?
Aguardo e cumprimento
Nuno Oliveira

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no Arquivo Distrital do Porto

#153454 | Ricardo Bailly | 23 abr 2007 19:09 | Em resposta a: #153445

Prezado Nuno,

O registro dessa senhora foi feito na então 14a Pretoria do Distrito Federal (Irajá, Jacarepaguá e Madureira) que corresponde atualmente, S.M.J., a 12a Circunscrição de Registro Civil de Pessoas Naturais, cujas coordenadas vão abaixo:

12ª CIRCUNSCRIÇÃO RCPN
a)Sucursal Penha
Ano de instalação- 1926
endereço- Av Braz de Pina, 287– CEP-21070-030
tel- 3392-1588 e 3392-1596
fax- 3392-1429
email- rcpn@terra.com.br
abrangência- Penha, Irajá

Consulte o seguinte link para maiores esclarecimentos: http://www.cbg.org.br/links_registro.html

Sugiro que o sr. mande um e-mail para o endereço eletrônico indicado inquirindo a circunscrição a respeito da certidão que deseja.

Espero ter ajudado, caso não receba uma pronta resposta me coloco a disposição para ligar para a Circunscrição e obter as informações desejadas.

Um abraço,

Ricardo Eichler Bailly

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no Arquivo Distrital do Porto

#153976 | oli | 27 abr 2007 09:52 | Em resposta a: #153454

Caro Ricardo,
Infelizmente o endereço electronico que me indicou não está a funcionar. Agradeço a sua disponibilidade em tentar o contacto directamente com a Circunscrição.
Aguardo as suas noticias e coloco-me ao seu dispor se precisar de alguma colaboração da minha parte.
Obrigado
Nuno Oliveira

Resposta

Link directo:

Ajuda no Arquivo Distrital do Porto

#196346 | Francisca258 | 14 mai 2008 11:48 | Em resposta a: #151573

Caros amigos,

peço ajuda no arquivo distrital do Porto.O meu bisavô - Francisco Ferreira da Silva - nasceu na Granja por volta de 1880 (em diante).Como não tenho possibilidade em delocar-me ao Porto agradecia qualquer ajuda.
No entanto ofereço-me para ajudar no Arquivo Distrital de Braga.
Com os meus maiores cumprimentos,

Francisca.

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no Arquivo Distrital do Porto

#254566 | marcelo teixeira | 12 mai 2010 00:25 | Em resposta a: #196346

Estou a procura de informações sobre meu bisavó, dados como sua certidão de nascimento,distrito,conselho e freguesia onde ele nasceu e outras informações que me possam mandar sobre ele.estou no Brasil e preciso muito dessa documentação

nome do meu bisavó : António da silva Teixeira
filho de :Joaquim da silva Teixeira e Maria Cecília

nascido em 9 de Junho de 1874 no porto
desde já agradeço , muito obrigado

meu email. marcel.ts@ig.com.br ( o mesmo para o msn )

obrigado

Marcelo Teixeira

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 24 mai 2024, 19:58

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen