D. Pedro II visita Sant'Ana do Livramento

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Eventos | Famílias | Títulos | Regiões

D. Pedro II visita Sant'Ana do Livramento

#152359 | wanda marisa | 14 abr 2007 06:07

Gostaria de receber informações sobre a visita de D.Pedro II a Sant'Ana do Livramento (município localizado no Rio Grande do Sul- Brasil, fronteira com o Uruguai). Meu bisavô Boaventura José Gomes recebeu o título de Barão do Itaquatiá. Existem dados registrados sobre esse assunto?Quais? nde podem ser pesquisados?Tem fotografias da época? Sabe-se (de ouvir falar) que a fronteira com o Uruguai foi demarcada por D. Pedro II e meu bisavô mas não temos documentos que comprovem. Gostaria de resgatar essa história em respeito ao significado da visita do imperador ao nosso município. Atenciosamente . Wanda

Resposta

Link directo:

RE: D. Pedro II visita Sant'Ana do Livramento

#152360 | wanda marisa | 14 abr 2007 06:12 | Em resposta a: #152359

Qual a origem da família Gomes que veio para o Rio Grande do Sul? Quais os antepassados do Barão de Itaquatiá , Boaventura José Gomes?Att. Wanda

Resposta

Link directo:

RE: D. Pedro II visita Sant'Ana do Livramento

#152419 | aniset | 15 abr 2007 02:31 | Em resposta a: #152359

Cara Wanda:

Por acaso o seu bisavô descende de António Candido Gomes da Silva ( brigadeiro do exercito brasileiro que participou na conquista do Uruguai)?

ou de

Joaquim José Gomes da Silva?

ou de

Joaquim Guilherme Gomes da Silva?

aguardo suas notícias

M.Cristina Albuquerque

Resposta

Link directo:

RE: D. Pedro II visita Sant'Ana do Livramento

#152495 | wanda marisa | 16 abr 2007 01:05 | Em resposta a: #152419

Cara M. Cristina
Sei que meus antepassados participaram de muitas revoluções e que em 1851 o Brasil assinou convênios com o Uruguai e as províncias de Entre-Rios e Corrientes, revoltadas contra Buenos Aires-em virtude desse tratado foi organizado o Exército Libertador sob o comando do Conde de Caxias.
Não sei se ele é descendente de Joaquim José Gomes da Silva ou de Joaquim Guilherme Gomes da Silva.
Obrigada
Wanda

Resposta

Link directo:

RE: D. Pedro II visita Sant'Ana do Livramento

#152499 | aniset | 16 abr 2007 02:00 | Em resposta a: #152495

Poderá averiguar aí. Pode ser descendente do António Candido , que deixou muita descendencia ( casou 3 vezes) no Rio grande do Sul, Argentina e Uruguai.

cumprimentos
M.Cristina

Resposta

Link directo:

RE: D. Pedro II visita Sant'Ana do Livramento

#152511 | wanda marisa | 16 abr 2007 07:06 | Em resposta a: #152499

Nome dos pais, esposa e avós de Boaventura José Gomes Barão de Itaquatiá

Resposta

Link directo:

RE: D. Pedro II visita Sant'Ana do Livramento

#152518 | aniset | 16 abr 2007 10:21 | Em resposta a: #152511

Como não tem nome de pais do 1º Barão tem que tentar lá chegar pela certidão de nascimento dos filhos:

1 -Ataliba Gomes

2 -Mesofante Gomes

3 - Gentil Gomes


Cumprimentos

M.Cristina Albuquerque

Resposta

Link directo:

RE: D. Pedro II visita Sant'Ana do Livramento

#153254 | wanda marisa | 21 abr 2007 19:07 | Em resposta a: #152499

no dia 11 de outubro de 1865 o Imperdor d. Pedro Ii chegou à Sant'ana do Livramento, procedente de Uruguaiana. Foi recebido com calorosos aplausos e elevads distinções.A ruas da cidade foram enfeitadas para receber o sábio monarca para demonstar o quanto o povo o admirava e respeitava como soberano de todos os brasileiros.O Imperado percorreu vilas , visitou escolas e o teatro. No diário de viagem o Conde D'Eu, que fazia parte da comitiva do Imperador cnstam registros muito significativos da viagem, como por exemplo: D.Pedro teria dito qu estava muito satisfeitode visitar Sant'Ana do Livramento. referiu-se ao clima muito saudávele, servindo-se de água, disse que era a melhor que havia bebidodurante dsua viagem so sul. Acerta altura , afirmou o monarca: " se fosse possível viria residir em Sant'Ana...

Resposta

Link directo:

RE: D. Pedro II visita Sant'Ana do Livramento

#153255 | wanda marisa | 21 abr 2007 19:11 | Em resposta a: #153254

Favor corrigir erros de digitação . Obrigada Wanda Gomes Siqueira

Resposta

Link directo:

Barão de Itaquatiá

#153302 | wanda | 22 abr 2007 06:32 | Em resposta a: #152499

Boaventura José Gomes , Barão de Itaquatiá e seus filhos Ataliba Gomes e Mesofante Gomes integraram a comissão que movimentou Sant'Ana do Livramento no dia 29 de novembro de 1895 para assegurar a construção da estrada de ferro Cacequi-Livramento.A comissão presidida pelo vigário Jobim convidou a população santanense para um meeting na Intendência Municipal ,através das colunas do jornal "Debate", com o objetivo de obter autorização para que em nome de Sant'Ana do Livramento a comissão pudesse dirigir-se ao Presidente da República, as duas casas do Congresso Nacional , a Assembléia dos Representantes do Estado e a imprensa fluminense, pedindo-lhes em nome do patriotismo e em prol da grandeza , prosperidade e futuro do Brasil e do Rio Grande, que não fosse alterada nem procrastinada a construção da estrada de ferro - a linha estava ameaçada de alteração com um projeto do Poder Executivo publicado no Diário do Congresso no dia 17 de outubro de 1895. Centenas e centenas de santanenses compareceram ao concorridommeting onde tocaram as bandas das unidades militares .
Foram enviados telegramas ao presidente da República , aos senadores Pinheiro Machado e Ramiro Barcelos,a Julio de Castilhos e a imprensa. esses telegramas foram entregues ao coronel ataliba gomes que, imediatamente , seguiu para pelotas afim de transmití-los pela linha telegráfica Nacional.

Resposta

Link directo:

Barão de Itaquatiá

#153303 | wanda | 22 abr 2007 06:32 | Em resposta a: #152499

Boaventura José Gomes , Barão de Itaquatiá e seus filhos Ataliba Gomes e Mesofante Gomes integraram a comissão que movimentou Sant'Ana do Livramento no dia 29 de novembro de 1895 para assegurar a construção da estrada de ferro Cacequi-Livramento.A comissão presidida pelo vigário Jobim convidou a população santanense para um meeting na Intendência Municipal ,através das colunas do jornal "Debate", com o objetivo de obter autorização para que em nome de Sant'Ana do Livramento a comissão pudesse dirigir-se ao Presidente da República, as duas casas do Congresso Nacional , a Assembléia dos Representantes do Estado e a imprensa fluminense, pedindo-lhes em nome do patriotismo e em prol da grandeza , prosperidade e futuro do Brasil e do Rio Grande, que não fosse alterada nem procrastinada a construção da estrada de ferro - a linha estava ameaçada de alteração com um projeto do Poder Executivo publicado no Diário do Congresso no dia 17 de outubro de 1895. Centenas e centenas de santanenses compareceram ao concorridommeting onde tocaram as bandas das unidades militares .
Foram enviados telegramas ao presidente da República , aos senadores Pinheiro Machado e Ramiro Barcelos,a Julio de Castilhos e a imprensa. esses telegramas foram entregues ao coronel ataliba gomes que, imediatamente , seguiu para pelotas afim de transmití-los pela linha telegráfica Nacional.

Resposta

Link directo:

Boaventura José Gomes Barão de Itaquatiá

#153812 | wanda | 26 abr 2007 08:04 | Em resposta a: #152511

Nome da esposa de Boaventura José Gomes : Maria Aldina Rolim Gomes
Favor acrescentar noa dados de Boaventura José Gomes - Barão de Itaquatiá

Resposta

Link directo:

RE: Barão de Itaquatiá

#156160 | wanda | 15 mai 2007 04:45 | Em resposta a: #153303

Solicito que os dados acima sejam colocados na biografia do barão de itaquatiá
obrigada wanda

Resposta

Link directo:

RE: Barão de Itaquatiá

#158258 | wanda | 03 jun 2007 21:02 | Em resposta a: #153303

HÁ POSSIBILIDADE DE COLOCAR ESSE DADOS NA BIOGRAFIA DE BOAVENTURA JOSÉ GOMES , BARÃO DE ITAQUATIÁ? Wanda

Resposta

Link directo:

RE: Barão de Itaquatiá

#237572 | andresscorrea | 27 ago 2009 04:25 | Em resposta a: #158258

Wanda .. sei que ja fazem 3 anos desde o ultimo post, mas eu estava a procura de informações úteis a respeito do meu Tetravô Boaventura Gomes Barão de Itaquatiá.. peço-te que me retorne outro post para discutirmos..

-> Andres..

Resposta

Link directo:

RE: Barão de Itaquatiá

#244679 | Sabrina Silva | 21 nov 2009 17:11 | Em resposta a: #237572

Oi. Estou escrevendo para dizer que sou bisneta do Barão do Itaquatiá. Meu pai é filho de Lucas Martins Gomes, que por sua vez é filho do Coronel Ataliba José Gomes, descendente do Barão. Gostaria de receber mais informações sobre a vida do meu bisavô, já que temos algo em comum. Se puderes responda. Fico muito grata desde já. Sabrina.

Resposta

Link directo:

RE: Barão de Itaquatiá

#244680 | Sabrina Silva | 21 nov 2009 17:16 | Em resposta a: #244679

Desculpa, só corrigindo, o Barão é meu Tataravô. o Cel. Ataliba que é meu bisavô. Agora sim tá correto.

Resposta

Link directo:

RE: Barão de Itaquatiá

#259750 | BereniceC | 01 ago 2010 03:46 | Em resposta a: #244680

Olá pessoal! Eu, Maria Berenice Costaguta , também sou tataraneta do Barão de Itaquatiá, Boaventura José Gomes. Meu pai,Jose Luiz Nelson Costaguta que faleceu há dois anos, muito me falava sobre ele; deixou-me informações da arvore genealógica e fotos dele e sua esposa. Meu pai era filho de Aristeu Gomes Costaguta, que por sua vez era filho de Jeanette Gomes, filha de Boaventura J. Gomes.
Gostaria de saber mais a respeito da família.
Muito obrigada e felicidades a todos.

Resposta

Link directo:

RE: Barão de Itaquatiá

#260462 | BereniceC | 13 ago 2010 23:05 | Em resposta a: #158258

Olá Wanda! Temos uma ascendência em comum; também gostaria de saber mais detalhes sobre a família e parentescos entre os que vivem hoje. Abraços, Berenice.

Resposta

Link directo:

RE: Barão de Itaquatiá

#260464 | BereniceC | 13 ago 2010 23:10 | Em resposta a: #237572

Andres, eu também gostaria de saber mais informações sobre a familia e parentes, onde vivem e o que fazem. Pelo visto a Wanda tem conhecimento da história do Barão de Itaquatiá. Gostaria que os parentes entrassem em contato comigo também.

Resposta

Link directo:

D. Pedro II visita Sant'Ana do Livramento

#422734 | estebanscorrea | 27 mar 2020 02:33 | Em resposta a: #152359

Pessoal, estou pesquisando a fundo a História da Família de Boaventura José Gomes, consegui bastante informação, registros e também fotos. Se alguém desejar, estou disposto a trocar informações com todos.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 27 abr 2024, 12:57

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen