Antepassada escrava do Marquês de Pombal

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas

Antepassada escrava do Marquês de Pombal

#154170 | Marmello | 28 abr 2007 17:25

Caros confrades

Sempre ouvi dizer que o Marquês de Pombal tinha uma antepassada escrava e negra, propriedade de um religioso com quem teve filhos.

Se é verdade gostaria de saber quem foi e mais algum dado sobre a senhora.

Cumprimentos
Marmello

Resposta

Link directo:

RE: Antepassada escrava do Marquês de Pombal

#156882 | Saba | 22 mai 2007 07:00 | Em resposta a: #154170

tambem li isso. Talvez tenha sido no livro "Os negros em portugal".

Resposta

Link directo:

RE: Antepassada escrava do Marquês de Pombal

#156889 | MSS1 | 22 mai 2007 09:55 | Em resposta a: #156882

Caros confrades,

Parece tratar-se de uma "lenda genealógica" que, como muitas, não sendo verdade dá uma boa pista para os investigadores. Terá começado por correr que o Marquês era "neto de uma brasileira". De facto era bisneto de uma: http://genealogia.netopia.pt/pessoas/pes_show.php?id=111515 . Por sua vez essa sua bisavó tinha sangue índio, por ser 3ª neta quer pelo lado paterno, quer pelo lado materno, de Maria do Espírito Santo (http://genealogia.netopia.pt/pessoas/pes_show.php?id=111482), filha do cacique Arcoverde, da tribo dos tabajaras, de quem Jerónimo de Albuquerque deixou descendência.

Cumprimentos,

MSS1

Resposta

Link directo:

RE: Antepassada escrava do Marquês de Pombal

#244368 | dvujok 89 | 17 nov 2009 09:23 | Em resposta a: #154170

LEMBRO-ME QUE A PRIMEIRA VEZ QUE OUVI QUE MARQUES DE POMBAL TINHA DESCENDÊNCIA AFRICANA FOI DA MINHA PROFESSORA DE PORTUGUÊS, QUE EXPLICAVA QUE AQUELE TIPO DE PERUCA QUE MARQUES DE POMBAL USVA ERA MODA NAQUELA EPOCA POIS ELE TINHA CABELOS CREPOS. A PROFESSORA DE PORTUGUÊS QUE TINHA CONHECIMENTO DE FACTO CHAMA-SE STELA E DEU AULAS NA ESCOLA TÉCNICA ELEMENTAR EMÍDIO NAVARRO EM LUANDA NOS ANOS SESSENTA.

Resposta

Link directo:

RE: Antepassada escrava do Marquês de Pombal

#244377 | NISGM | 17 nov 2009 11:32 | Em resposta a: #244368

Que aulas bonitas.

Então as classes altas da Europa do século XVIII usavam peruca por causa do cabelo crespo do nosso marquês?

Confesso que não sabia que o nosso Pombal era dotado dos atributos físicos de uns irmãos Guedes e da influência persuasora de uma Mary Quant.

Lisboa do Terramoto também conhecida como a Milão de Setecentos (ou a Paris, é escolher).

Resposta

Link directo:

RE: Antepassada escrava do Marquês de Pombal

#244400 | luso | 17 nov 2009 17:53 | Em resposta a: #244368

Pois é bem verdade ! Até existem pinturas do Marquês, quando jovem, de tanga, osso no nariz e lança.
Quanto à Stela deveria ser uma professora de mão cheia , talvez no degredo em Luanda .....

Resposta

Link directo:

RE: Antepassada escrava do Marquês de Pombal

#244401 | luso | 17 nov 2009 17:55 | Em resposta a: #244400

Também ouvi dizer que o marquês era primo dos Olhão só não sei se eram da mesma tribo, lolo

Resposta

Link directo:

RE: Antepassada escrava do Marquês de Pombal

#244429 | tmacedo | 17 nov 2009 22:28 | Em resposta a: #244377

Caro NISGM:


Segundo creio, essa fama veio-lhe do abade negro de S. João da Pesqueira. Veja:

http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=451028

Julgo que o saudoso professor Luis de Melo Vaz de S. Paio estudou bem esse costado do Marquês.

Cumprimentos.


António Taveira

Resposta

Link directo:

RE: Antepassada escrava do Marquês de Pombal

#244432 | tmacedo | 17 nov 2009 22:51 | Em resposta a: #244368

Caro dvujok89:

Veja este remoto tio do marquês, irmão do seu trisavô por varonia:

http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=451028 (abade em São João da Pesqueira e em Vila Nova de Fozcôa, conhecido posteriormente por "Abade Negro")

O seu quinto avô na varonia, Sebastião de Carvalho de seu nome, veja: http://www.geneall.net/P/per_page.phpid=111612
era beneficiado em Sernancelhe, avô paterno do tal abade negro e, "acusado" duzentos anos depois, pelos detractores do Marquês, de ter tido geração de uma escrava negra. Daí seu neto ser apelidado do abade negro pela cor da tez.

Cumprimentos.


António Taveira

Resposta

Link directo:

RE: Antepassada escrava do Marquês de Pombal

#244463 | NISGM | 18 nov 2009 11:53 | Em resposta a: #244429

Caro António Taveira, Eu não renego a fama e nem tenho razões para duvidar dela.

O que eu renego é a leveza e a falta de fundamentação de certas afirmações, como a que comentei: De que Pombal usaria cabeleira para esconder os cabelos crespos.

Quer ser queira quer não a genealogia é para fazer com rigor, até como ciência auxiliar da história - que ganhou autonomia, ou sempre a teve.

O genea tem para cima de um milhão de tópicos e é impossível separar o trigo do joio mas basta um bocadinho mais de cuidado para não propalar erros. O rigor científico é exigível num sítio que pode gerar tantos erros se levado a cabo sem contraditório.

Basta olhar um bocadinho para as pinturas da época - que também são fontes e documentos da História - para ver que aquelas cabeleiras se usavam em toda a Europa.

A justificação da Prof. Stella não passa pois de uma boutade que convinha não fosse repassada. Mais atenção ao mundo, à história e à geografia impediam que os erros morressem onde foram criados.

Não sei se Pombal tinha ou não sangue subsariano ou se tinha os cabelos crespos, mas era pouco provável que os grandes da época usassem todos cabeleira (como se vê em centenas de pinturas) e que ele não a usasse.

Além do mais, a representação dada por pintura nem sequer quer dizer que ele andasse sempre de cabeleira. Só quer dizer que o cânone da moda era esse e que ele era representado como um homem do seu tempo. Um grande senhor, um líder reformador e à moda. Alguém tem dúvidas que os pintores embelezavam os seus retratados? Para quê meter-lhe um caricato chinó quando podiam apenas alisar o cabelo, como a uns tiravam verrugas e a outros davam um ar inteligente?

Atentamente, Nuno de M,

Resposta

Link directo:

RE: Antepassada escrava do Marquês de Pombal

#244469 | tiago792001 | 18 nov 2009 12:30 | Em resposta a: #244401

Da familia Olhão, matural da cidade do mesmo nome?
Tenho alguns elementos sobre esta familia

Henrique Olhão, nasceu em 1689. c. com Maria Fernandes, de Tavira. Tiveram:

Matias Fernades Olhão, smn.

Pela cronologia até podiam ser primos direitos.

Resposta

Link directo:

RE: Antepassada escrava do Marquês de Pombal

#244522 | tmacedo | 19 nov 2009 09:29 | Em resposta a: #244463

Caro Nuno de M.:

Deu uma interpretação diversa da minha ao comentário expresso por “dvujok 89”. Não entendi que ele, ou a sua professora de ensino elementar duma escola de Luanda, tivesse dito que Pombal usaria cabeleira com o objectivo de esconder os seus cabelos crespos...("...era moda naquela época...")

Uma professora de português...”explicava que aquele tipo de peruca que Marquês de Pombal usava era moda naquela época pois ele tinha cabelos crespos”. Eu entendi que a explicação que quiz dar (em África no ensino elementar) era que, tendo cabelos crespos, nunca aquele farta cabeleira com que é retratado nos livros de história poderia ser natural. Pois se ele até tinha os cabelos crespos....Explicação dada a alunos duma escola técnica elementar de... Luanda.

Quanto ao mais, concordo com os seus comentários.

Cumprimentos,

António Taveira

Resposta

Link directo:

RE: Antepassada escrava do Marquês de Pombal

#244602 | dvujok 89 | 20 nov 2009 13:48 | Em resposta a: #244400

Antes do mais, eu peço as minhas desculpas se ofendi a sensibilidade de alguém.
Em segundo lugar eu não utilizei a palavra esconder.
Vou traduzuir o que disse: naquela época,isto é, no século dezoito, era moda os homens usarem peruca.
Eu não disse que que o Marquês de Pombal usava peruca para esconder os cabelos crespos.
De qualquer forma se ofendi a sensibilidade de alguém mais uma vez peço as minhas profundas desculpas.
Quanto a professora Stela náo era degredada. Era , ou é, formada em Coimbra. Os degredados não podiam desempenhar oficialmente funçoes de Ensino. Por Angola passaram degredados de cultura unversitária, que davam explicaçoes em casa. Graças aos conhecimentos por eles transmitidos eu entrei para a universidade.
As minhas profundas desculpas.

Resposta

Link directo:

RE: Antepassada escrava do Marquês de Pombal

#244609 | tmacedo | 20 nov 2009 15:14 | Em resposta a: #244602

Caro(a)dvujok 89:

Não tem que se desculpar de nada pois em nada foi ofensivo. Se alguém interpretou mal as suas palavras a culpa não lhe pode ser imputada. Este é um espaço aberto que será tanto mais enriquecido quanto mais participado e plural se tornar. Seja bem vindo.

Com os melhores cumprimentos,

António Taveira

Resposta

Link directo:

RE: Antepassada escrava do Marquês de Pombal

#244610 | NISGM | 20 nov 2009 15:31 | Em resposta a: #244602

Caro dvujok 89,

A professora "EXPLICAVA QUE AQUELE TIPO DE PERUCA QUE MARQUES DE POMBAL USVA ERA MODA NAQUELA EPOCA POIS ELE TINHA CABELOS CREPOS".

Acho que disse. "Era moda naquela época" está ligada por um "pois" que estabelece um nexo de causalidade com os cabelos pretos.

Mas pronto, parece que não era o que queria dizer.

Não é uma questão de ofender sensibilidades, é uma questão de não disseminar matéria sem suporte.

As conversas sobre degredos já não são minhas.

Atentamente, nuno de m.

Resposta

Link directo:

RE: Antepassada escrava do Marquês de Pombal

#244612 | luso | 20 nov 2009 16:13 | Em resposta a: #244463

Então , não percebo nada ....o Sebastião era negro ou branco?????

Resposta

Link directo:

RE: Antepassada escrava do Marquês de Pombal

#244618 | aeiou2 | 20 nov 2009 18:14 | Em resposta a: #244612

Era mestiço.

Resposta

Link directo:

RE: Antepassada escrava do Marquês de Pombal

#244803 | dvujok 89 | 23 nov 2009 16:51 | Em resposta a: #244432

Caro António Macedo,
obrigado por esta informaçao muito importante.
Os meus cumprimentos.
Henrique de Anapaz

Resposta

Link directo:

Descendentes do Marquês de Pombal

#284043 | Peña Rey | 06 ago 2011 11:11 | Em resposta a: #156889

Caro MSS1:

Vejo que conhece bem a biografia do Marquês de Pombal.
Minha quinta avó CÂNDIDA MARIA DE MELLO PEIRES foi batizada na Igreja Matriz do Desterro em 03 de julho de 1808. Filha de Francisco José Pires e de Maria Rosa de Jesus. Avós de Cândida: Paternos - José Francisco Pires e Quitéria Clara de Jesus. Maternos - Francisco Martins da Rocha e Catharina Rosa. Estou adiantado na pesquisa dos ancestrais deles - naturais da Ilha Terceira.

Entretanto não tenho como esclarecida a origem do apelido Melo ou Mello. Isto é importante para a verificação que faço em relação ao vínculo deles com a descendência do Marquês de Pombal, que era um Melo. Peço por favor, se possível, informar sobre descendentes do Marquês eventualmente relacionados com estes meus ancestrais ?

Agradecido,

Clovis Manoel Pena
Curitiba, Paraná - Brasil
clovispena@terra.com.br

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 30 abr 2024, 00:11

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen