Açores - Espero ajuda

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias | Regiões | Brasil

Açores - Espero ajuda

#155114 | claudiomc | 05 mai 2007 22:53

Há tempos tento localizar mais informações sobre meus ascendentes.

Em relação a minha avó materna - nascida nos Açores - Ilha de São Miguel - Ponta Delgada

Gostaria de localizar alguém por lá que me ajudasse nas pesquisas. Posso oferecer em troca meus préstimos em São Paulo - Capital.

Contato: Cláudio Martins - marconsult@terra.com.br

Resposta

Link directo:

RE: Açores - Espero ajuda

#155251 | abfigueiredo | 07 mai 2007 11:34 | Em resposta a: #155114

Caro Claudio
Sou dos Açores mas da Ilha Terceira, também ando a pesquizar faliliares de S. Miguel.
Para obter ajuda de alguém dos Açores terá que dar mais dados sobre a sua avó, nome data e local de nascimento, ou então com estes dados contactar a Biblioteca de Ponta Delgada e pedir o acento de baptismo caso seja em data anterior a 1910/11.
Boa sorte
Adriana Figueiredo

Resposta

Link directo:

RE: Açores - Espero ajuda

#155288 | claudiomc | 07 mai 2007 19:00 | Em resposta a: #155251

Estimada Adriana:

Obrigado pela atenção. Minha avó - Maria do Espírito Santo - era de Ponta Delgada - porém não sei a freguesia. Ela nasceu, muito provavelmente em 1880. Você saberia me dizer se a biblioteca de Ponta Delgada pode ser acessada pela internet para essa pesquisa? Já achei a lista de emissão de passaportes do século passado - documento muito interessante constando os nomes, bem como dos pais. Tente pesquisar lá tb:

http://pg.azores.gov.pt/drac/neg/basedados.aspx?cat=11

porém, como não sei a data certa tem sido uma tarefa de paciência, uma vez que os livros foram scaneados e a letra muito difícil de entender! Lá vc encontra a lista de alguns navios também.

Acho, contudo, que o passaporte dela tenha sido emitido em Lisboa, pois sei que ela morou por lá antes de vir ao Brasil. Será que a Torre do TOmbo guarda estes documentos? Será acessível pela internet?

Mais uma vez, obrigado pela resposta.

Grande abraço e sucesso!

Cláudio - marconsult@terra.com.br

Resposta

Link directo:

RE: Açores - Espero ajuda

#155289 | claudiomc | 07 mai 2007 19:04 | Em resposta a: #155251

Em tempo:

Adriana, nos próximos dias visiterei a Hospedaria dos Emigrantes em Sâo Paulo - Brasil. Muitos dos portugueses chegados cá passaram por lá. Se tiver o nome correto de seus avós - se é que eles vieram ao Brasil - e data, posso fazer uma pesquisa para ti também.

Abraço

Cláudio

Resposta

Link directo:

RE: Açores - Espero ajuda

#155290 | abfigueiredo | 07 mai 2007 19:34 | Em resposta a: #155289

Caro Claudio
Na verdade ando tb à procura de um tio avô meu de S.M iguel que embarcou para o Brasil, penso que para S.Paulo em 1930 mais ou menos, ele era do Porto Formoso- Ribeira Grande, o nome era Salomõ Ferreira Raposo de Medeiros, com ele foi a mulher cujo nome não sei e 3 filhos de nomes David, Olimpia e Helena, o nome dos pais do meu tio Salomão eram David António de Medeiros e Maria da Glória Ferreira, caso me possa procurar por ele na Hospedaria dos Emigrantes e se se conseguisse saber dos descendentas dele aí no Brasil era mt bom.
O meu mail: adriana_figueiredo_9@hotmail.com

Resposta

Link directo:

RE: Açores - Espero ajuda

#155293 | abfigueiredo | 07 mai 2007 19:43 | Em resposta a: #155288

Caro Claudio
Pode pedir através de mail os dados para a biblioteca de Ponta Delgada que eles fazem a procura e depois enviam à cobrança, mas seria bom ter uma data mais certa sobre o nascimento da sua avó, se ela se casou aqui nos açores ou aí no Brasil, em que data, talvez pela certidão de nascimento do filho/a ,seus pais consiga uma data mais precisa.
De qualquer maneira veja se obtem dados mais precisos e mande-me por mail.
Na Torre de Tombo devem ter esses dados guardados e penso que é também pedir por mail e eles fazem a procura e depois enviam á cobrança, nunca usei os serviços da Torre de Tombo.
Um abraço
Adriana

Resposta

Link directo:

RE: Açores - Espero ajuda

#156417 | fatimaV | 17 mai 2007 17:17 | Em resposta a: #155251

Sra Adriana,
Por acaso a Sra. conhece algum Garcia Valadão morador da Terceira?
Busco entrar em contato com familiares que ainda moram lá, mas desconheço os endereços.
Sei que são de Ribeirinha, Sto Amaro, Feiteira...
Se puder indicar como conseguir contato agradeço.

Sobrenomes da pesquisa com origem na Ilha Terceira:
Silveira de Mendonça, Pacheco Diniz, Galhardo, Cardoso da Costa, Gonçalves do Couto, Machado Bayão, Garcia Valadão.
Os nomes foram pesquisdos em fotocópias de certidões de casamento e bastimo da paróquia de São Pedro da Ribeirinha.

Muito obrigada pela a atenção,
Um abraço!
Fátima Valadão - Rio de Janeiro

Resposta

Link directo:

RE: Açores - Espero ajuda

#156500 | pachancho | 18 mai 2007 06:52 | Em resposta a: #156417

Fátima,

Nas páginas Brancas encontra um Garcia Valadão:

http://pbi.pai.pt/search/Distrito:açores/Garcia_Valadão.html

João Garcia Valadão
R São João
9700-182 ANGRA DO HEROÍSMO

Telefone / Contactos
295 212 062
João Garcia Valadão
R São João
9700-182 ANGRA DO HEROÍSMO

Telefone / Contactos
295 212 064


cumprimentos,
Paula

Resposta

Link directo:

RE: Açores - Espero ajuda

#156538 | fatimaV | 18 mai 2007 16:41 | Em resposta a: #156500

Olá Paula,
Pelo link que vc mandou encontrei vários com sobrenome Valadao.
Gostaria de saber se o nº 9700-182 é o codigo postal.
Teria algum lugar onde eu pudesse encontrar o endereço com o nº destas pessoas para que eu pudesse mandar carta?
Agradeço muito a sua ajuda, com certesa o Sr. João é da família.
Meu pai era João Garcia Valadão
Um grande abraço e muito obrigada,
Fátima Valadão

Resposta

Link directo:

RE: Açores - Espero ajuda

#156543 | pachancho | 18 mai 2007 17:35 | Em resposta a: #156538

Fátima,

O endereço é:
João Garcia Valadão
Rua São João
9700-182 Angra do Heroísmo
Açores
Portugal

Número de telefone
295 212064

cumprimentos
Paula

Resposta

Link directo:

RE: Açores - Espero ajuda

#160810 | MRaposo | 25 jun 2007 00:20 | Em resposta a: #156543

Prezada Paula,
Você, que foi tão gentil em esclarecer as dúvidas da Fátima, será que pode me ajudar também?
Na certidão de casamento de meu 4º avô, aparece o nome de meu 5º avô, José Joaquim Raposo, e a indicação de que ele era "das Ilhas". Ele deve ter nascido por volta de 1800, e o sobrenome parece indicar mais os Açores que a Madeira. Você saberia em que site eu poderia "descolar" essa informação?
Muito Obrigado, do Rio de Janeiro,
Marcos Raposo.

Resposta

Link directo:

RE: Açores - Espero ajuda

#160838 | pachancho | 25 jun 2007 09:44 | Em resposta a: #160810

Marcos,

Tente arranjar elementos mais concretos, como por exemplo a certidão de nascimento do seu 4º avô, para confirmar naturalidade do pai; o seu 5º avô emigrou para o brasil? se emigrou tente junto do arquivo regional dos Açores ou Madeira, arranjar o pedido de pasaporte dele.
Os arquivos dos Açores e Madeira já tem base de dados on-line.

http://pg.azores.gov.pt/drac/neg/basedados.aspx

http://62.48.223.202/item1.php?lang=0&id_channel=19&id_page=242

Por fim pode lançar, aqui no Genea, um apelo sobre os Rapozo das ilhas, pode ser que alguém das ilhas o possa ajudar.


cumprimentos
Paula

Resposta

Link directo:

RE: Açores - Espero ajuda

#160891 | MRaposo | 25 jun 2007 16:35 | Em resposta a: #160838

Obrigado, Paula,
Tenho a certidão de casamento de meu 4º avô com o nome de seus pais, mas não a data em que nasceram, ou o local onde se casaram. Como meu 4º avô nasceu no Brasil, é certo que meus 5ºs avós vieram para cá. Quem sabe, chegaram com D. João VI? :-) ...
Vou tentar usar os links que você sugeriu.
Sempre Agradecido,
Marcos Arruda Raposo.

Resposta

Link directo:

RE: Açores - Espero ajuda

#162464 | adricouto | 12 jul 2007 03:44 | Em resposta a: #155251

Adriana,

Sou brasileira e tenho procurado a origem da minha família em Portugal. Meu avô se chamava Elpidio Cordeiro do Couto, cuja família se estabeleceu no estado do Rio de Janeiro. Em Portugal já localizei um tio do meu avô de nome Vitorino Cordeiro do Couto, nascido na Ilha Terceira-Açores.

Vc pode me indicar onde consigo obter mais informações??

Obrigada,
Adriana Couto

Resposta

Link directo:

RE: Açores - Espero ajuda

#163995 | fatimaV | 31 jul 2007 16:54 | Em resposta a: #162464

Tenho também parentes na Terceira com o sobrenome Couto:

Getrudes nascida em 1862
Pai: João Gonçalves do Couto
Mãe: Maria do Espírito Santo

João Gonçalves do Couto
Pai: João Gonçalves do Couto
Mãe: Francisca Máxima

Sei que são de Ribeirinha e Redondezas ( Santo Amaro, Feiteira...)
Abraços

Resposta

Link directo:

RE: Açores - Espero ajuda

#163997 | adricouto | 31 jul 2007 18:13 | Em resposta a: #163995

Prezada Sra Fátima,

Retificando o que anteriormente registrei, meu trisavô, originário da Ilha Terceira, chamava-se Vitorino Cordeiro do Couto, e era filho de João Jacinto do Couto. Até agora são estas as informações que possuo. Sobre os dados fornecidos pela Sra, vou verificar se consigo estabelecer alguma conexão.

Obrigada pela resposta,

Adriana C.do Couto

Resposta

Link directo:

RE: Açores - Espero ajuda

#239694 | 14131413 | 20 set 2009 17:18 | Em resposta a: #163995

Olá ! Recentemente é que descobri a descendencia dos Açores, no entanto, não sei de qual ilha. Procuro família de José de Carvalho Ramos Valladão Sobrinho. Se houver algum antepassado interessado estarei disponível. sandravalladao@ibest.com.br 20/09/2009

Resposta

Link directo:

RE: Açores - Espero ajuda

#249535 | Sirlei Silva | 08 fev 2010 23:32 | Em resposta a: #155114

MEU BISAVO TAMBEM ERA MANOEL GONCALVES DO COUTO, CASADO COM MARIA CANDIDA DE JESUS, ELES VIERAM PARA O BRASIL POR VOLTA DE 1890, QUERIA MUITO TAMBEM SABER MAIS SOBRE MINHA GENEOLOGIA MAIS NAO TENHO MAIS DADO, SERA QUE PODERIAM ME AJUDAR?

Resposta

Link directo:

RE: Açores - Espero ajuda

#249929 | eliseu | 15 fev 2010 18:58 | Em resposta a: #155290

Cara Adriana Figueiredo,

No índice de nascimentos do Porto Formoso (1860-1911) encontrei o registo de um Salomão, o único que existe nestes anos. Os pais são referidos como sendo David António Medeiros e Maria da Glória Ferreira Medeiros.

Se quiser pedir a cópia da certidão de baptismo à Biblioteca Pública e Arquivo de Ponta Delgada, o número do Assento é o 71 de 1887.


Não me parece que existam dúvidas, uma vez que como já referi, apenas existe um Salomão registado!

Ao dispor,

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 02 mai 2024, 06:57

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen