Feira de Santana - São Salvador da Bahia

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias | Regiões | Brasil

Feira de Santana - São Salvador da Bahia

#155917 | Abreu Coutinho | 12 mai 2007 18:00

Prezados confrades e genealogistas Brasileiros

Já algum tempo que investigo os acentos da família de Dr. Alberto Bastos da Costa e Silva, cidadão Luso-brasileiro, nascido em Feira de Santana no Estado da Baía a 8 de Abril de 1878.
Foi licenciado em Medicina pela U.C., Administrador do Concelho da Figueira da Foz (Portugal), vice-presidente da Câmara Municipal da mesma cidade, etc.
Casou duas vezes e deixou numerosa descendência aqui em Portugal, faleceu na Figueira da Foz a 3 de Dezembro 1961.

Este ilustre Médico tendo-o que seria filho de um cidadão Brasileiro, Licínio Alfredo da Silva e de Dulce Bastos da Costa, mas não tenho mais notícia relativamente a esta filiação; ao seu domicílio e ascendentes! Curiosamente na matrícula da Universidade de Coimbra de seu filho Alberto, apenas diz que o aluno é filho do Licenciado Licínio Alfredo da Silva, Brasileiro mas nada mais acrescenta ao dito documento quanto à sua origem, tornando inexequível a investigação desta notável família Figueirense!

Perante esta exposição peço encarecidamente que os meus Confrades e estudiosos Brasileiros, que por ventura tiverem em seu poder alguma informação sobre este indivíduo, informem-me por este meio o que desde já fico imensamente grato.

Com os meus cumprimentos,

João de Magalhães e Moraes de Abreu Coutinho
(abreu_coutinhoarrobanet.sapo.pt)

Resposta

Link directo:

RE: Feira de Santana - São Salvador da Bahia

#155964 | Augusto Tavares | 13 mai 2007 11:36 | Em resposta a: #155917

Caríssimo João de Abreu Coutinho,

Se Alberto Bastos da Costa e Silva foi lic. em Medicina (U.C.), o mais natural é que aí exista a sua certidão de idade, cuja entrega era obrigatória na 1.ª matrícula desde 1772.
Em alternativa existe um livro publicado sobre alunos barsileiros na UC, que, se não me engano, tem informações relativas à filiação, data e local de nascimento, etc.

Cumprimentos,

Augusto Tavares

Resposta

Link directo:

RE: Feira de Santana - São Salvador da Bahia

#155978 | Abreu Coutinho | 13 mai 2007 15:49 | Em resposta a: #155964

Caríssimo Augusto Tavares

O acento de nascimento referente ao Dr. Alberto Bastos da Costa e Silva e a certidão de idade da Universidade de Coimbra aquando da sua matrícula, esclarece em absoluto o local e data de nascimento e respectiva filiação, contudo não elucida a proveniência dos pais, apenas indica o progenitor Licínio Alfredo da Silva como cidadão Brasileiro e licenciado. Também indaguei na Torre do Tombo (Registo geral de Mercês), o pedido que lhe foi concedido em 1907 ao Dr. Alberto Bastos da Costa e Silva para a adquirir a Nacionalidade Portuguesa, que mais uma vês constatei o irrelevante resultado genealógico.

Grato pelo seu cuidado.

Cumprimentos,

João de Abreu Coutinho

Resposta

Link directo:

RE: Feira de Santana - São Salvador da Bahia

#156049 | Abreu Coutinho | 14 mai 2007 07:50 | Em resposta a: #155978

Renovo o pedido

Resposta

Link directo:

RE: Feira de Santana - São Salvador da Bahia

#156268 | Abreu Coutinho | 16 mai 2007 12:11 | Em resposta a: #156049

Renovo o pedido

Resposta

Link directo:

Feira de Santana - São Salvador da Bahia

#405550 | Helton02 | 19 jul 2018 04:26 | Em resposta a: #155917

No meu trabalho de TCC encontrei uma procuração com o nome de Licinio Alfredo da Silva e seus familiares.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 03 mai 2024, 09:43

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen