Chamorro de Queirós

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias | Regiões

Chamorro de Queirós

#156624 | Dsousa | 19 mai 2007 16:20

Caros participantes do fórum,

Procuro informações sobre a família Chamorro de Queirós, da Quinta da Portela, em Gulpilhares, Gaia, que se fixou na primeira metade do séc. XVIII em Avintes, com João Chamorro de Queirós. Este foi avô de José Pedro da Fonseca Queirós Castelo Branco, proprietário da Quinta do Cadeado, em Arnelas.
Gostaria também de saber qual a origem do apelido Chamorro, e se existem armas para esta família.

Cumprimentos,
D. Sousa

Resposta

Link directo:

RE: Chamorro de Queirós

#156980 | Francisco Queiroz | 22 mai 2007 21:26 | Em resposta a: #156624

Posso ter alguma coisa que lhe interesse. Por favor contacte-me pelo email
francisqueiroz[arroba]clix[ponto]pt

Resposta

Link directo:

RE: Chamorro de Queirós

#156988 | nunoinacio | 22 mai 2007 22:00 | Em resposta a: #156624

Boa noite, caro Sousa

Na minha ascendencia tenho um Francisco Rodrigues Xamorro, só que é natural de Portimão.
Conheço-lhe pelo menos um irmão, com o mesmo apelido, que vivia na Quinta da Donalda.
Este apelido surge nesta geração, sem que alguém no passado o tivesse usado (pelo menos até aos avós) e sem que tivesse sido transmitido aos descendentes (pelo menos no meu ramo, o que é normal, pois foi pai de uma filha).
O meu Xamorro, nasceu antes de 1690, pois casou em Portimão, a 03.07.1714.

Quanto à origem do nome, também não sei e tenho todo o interesse.

Cumprimentos

nuno Inácio

Resposta

Link directo:

RE: Chamorro de Queirós

#157060 | Dsousa | 23 mai 2007 16:19 | Em resposta a: #156988

Caro Nuno Inácio,

Felgueiras Gaio faz referência a um Afonso Chamorro, do Algarve, no tt. Carvalhos. Talvez esteja relacionado com os seus.

Tenho procurado a origem do apelido e não encontro nenhuma informação. Trata-se de um apelido que não é muito comum em Portugal, e que também existe em Espanha e na América Latina. Talvez seja originário de Espanha.

Cumprimentos,
D. Sousa

Resposta

Link directo:

RE: Chamorro de Queirós

#157074 | rafael | 23 mai 2007 17:27 | Em resposta a: #157060

Caro Nuno Inácio

CHAMORRO-significa - tosquiado.D.João I ,de Castela ficou agastado por ter sido derrotado po uns poucos de Chamorros, nome usado como desprezo pelos castelhanos contra o portugueses, porque os portugueses usavam os cabelos curtos ao contrário dos castelhanos. Afinal a palavra-chamorro-foi título de glória para a heroicidade portuguesa, a força dos braços, coragem e técnica militar e não as cabeleiras fartas e certamente pouco higiénicas dos castelhanos.
A 1.ºa vez que li este termo foi no romance histórico-Ala dos Namorados- de Campos Júnior,passado no tempo da batalha de Aljubarrota.
( c/ ElucIDÁRIO, de Frei J. Santa Rosa de Viterbo.

Cumprimentos.
Rafael Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Chamorro de Queirós

#157093 | nunoinacio | 23 mai 2007 20:49 | Em resposta a: #157060

Boa tarde, caro Sousa

Obrigado pela sua informação.
Tentarei descobrir se existe alguma ligação entre o Afonso Chamorro e os meus ascendentes.
O nosso confrade Rafael deu uma explicação para a origem do nome, que acho curiosa, mas que mais uma vez nos encaminha para a origem espanhola do nome.
Tendo este ramo ligações com outros espanhóis, não me surpreenderá se for mais um ascendente com origens no país vizinho.

Cumprimentos

Nuno Inácio

Resposta

Link directo:

RE: Chamorro de Queirós

#157199 | jramos | 24 mai 2007 20:49 | Em resposta a: #156624

Caros confrades,

Também descendo de um Chamorro. Domingos Rodrigues Chamorro, natural de Pias-Moura, casou em Barrancos em 1674 com Luzia Martins, de Beringel.
O apelido subsiste em Barrancos e na vizinha aldeia de Santoa Aleixo da Restauração, concelho de Moura.

João Ramos

Resposta

Link directo:

RE: Chamorro de Queirós

#157680 | tmrodrig | 29 mai 2007 16:48 | Em resposta a: #157199

Olá, eu sou de Moura e tenho familia em Barrancos... precisamente um tio - Manuel Baleizão Chamorro. Seu pai, primo irmão de minha avó era descendente de Espanhois - Estremadura. Este meu tio por sua vez tambem tem familia em Moura e Sines. Este apelido é comum aqui na nossa zona. Espero ter dado alguma ajuda.
Teresa

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 02 mai 2024, 05:39

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen