regimento de cavalaria 10 aveiro

Este tópico está classificado nas salas: Formação

regimento de cavalaria 10 aveiro

#156728 | miacalo | 20 mai 2007 21:48

Boa noite,
obrigada pela informação. Já tinha pensado o mesmo, até porque sei exactamente as datas de nascimento e morte, com menos e com mais de 100 anos para os vários casos. E também uma vez lhes pedi uma certidão, que recebi em 2 dias, foram eficientíssimos.
No entanto, eles terão assuntos "talvez" mais importantes a tratar do que a satisfazer a curiosidade de alguém em saber de onde vem...
Só uma pergunta: quando responde aqui, que sala usa? Todas as salas? Arquivo ou Pessoas? É que não o encontro... E já agora, porque é na coluna anterior ao meu tópico não há quadradinhos com ass cores das salas? Desculpe, mas só comecei há pouco tempo e ainda me perco.
Boa noite mais uma vez e obrigada.
Cumprimentos,
Carmo

Resposta

Link directo:

RE: regimento de cavalaria 10 aveiro

#156730 | acardote | 20 mai 2007 22:16 | Em resposta a: #156728

Boa noite D. Carmo,

Em relação as suas questões dos quadradinhos do canto esquerdo, julgo que seja o moderador a colocar em função dos dados da mensagem. Porquê que não responde ás mensagens em vez de criar um novo tópico? Se responder á mensagem, as varias mensagens ficam acumulativamente no tópico já criado e em caso de resposta recebe uma mensagens no seu e-mail pessoal com indicação que teve resposta á sua questão no forum (é muito pratico).
Também tenho pouca experiencia no Forum e nestas pesquisas Genealogicas.
Tenho antepassados também da freguesia da Gloria e de Vera-Cruz. Teve também algum familiar no Regimento de Cavalaria 10 em Aveiro?
Como deve calcular um dos meus apelidos de Aveiro é Cardote, não sei se lhe é familiar o apelido Cardote? e qual é o seu?
Em relação á sua pergunta que "não o encontro", não sei se está a questionar como poderá encontar as minhas outras mensagens?
Cumprimentos,

Antonio Cardote

Resposta

Link directo:

RE: regimento de cavalaria 10 aveiro

#156760 | Genea Portugal | 21 mai 2007 11:02 | Em resposta a: #156730

António Cardote,

Miacalo escreveu em resposta à sua mensagem a que segue, mas fê-lo fora do tópico.

Cumprimentos,

Genea Portugal

"Bom dia,
Re s/última mensagem, depois de receber no meu e-mail indicação de uma resposta, abro o site indicado e leio. Mas quando respondo no Forum, como é pedido, só encontro as minhas e não as suas.
Relativamente ao regimento, interesso-me por todos os tópicos que referem Aveiro, pois toda a minha família é Aveirense. O meu bisavô materno, nascido na Vera-Cruz em 1870, foi militar e talvez tenha andado no de Cavalaria 10, sei que andou no Colégio Militar e o seu nome consta dos arquivos que outro familiar já consultou localmente, mas gostaria de saber mais. Morreu em 1904 no massacre dos Dembos, recebeu a Cruz da Ordem da Torre e Espada postumamente e a rua do Alfena, nas traseiras da casa do Major Pessoa passou a chamar-se Rua Tenente Resende, apelido que se perdeu com a minha mãe.
Quanto ao seu, lamento, mas "it doesn´t ring the bell", perdi o contacto com Aveiro já há alguns anos, vivo em Lisboa. Mas talvez lá chegue. As minhas pesquisas continuam.
Cumprimentos
Carmo"

Resposta

Link directo:

RE: regimento de cavalaria 10 aveiro

#156839 | acardote | 21 mai 2007 21:48 | Em resposta a: #156728

Boa noite D. Carmo,

O meu Bisavô materno também nasceu em 1870, mas na freguesia da Gloria. Ele como o seu pai ( meu Trisavô) foi militar no regimento de Cavalaria 10 em Aveiro.
Também o meu Tetravô foi militar (Médico), foram 3 gerações seguidas.
Não sei se a Carmo já se deslocou ao Arquivo Historico Militar em Santa Apolonia, neste Arquivo pode solicitar a consulta do Processo do seu Bisavô e possivelmente também deverá existir fotografias dele (Arquivo de Oficiais), e assim poderá saber tudo o seu passado militar.
No Arquivo Historico Militar eu encontrei documentação referente ao meu Tetravô e do meu Trisavô, eles funcionam muito bem. Mas em relação ao meu Bisavô o Processo dele encontra-se no Arquivo Geral do Exercito em Chelas, e desde do dia 21 de Dezembro de 2006 e após troca de varios e-mails e também já desloquei-me pessoalmente ao respectivo Arquivo Geral, ainda não tive autorização da consulta do seu Processo ao fim deste tempo, sinceramente não sei se ainda existe tabus do Exercito, devido ele ser filho de Oficial muito especial, do mesmo Regimento, mas no seu Assento de Baptismo era uma criança Exposta, e seu pai é dado como solteiro e sem filhos na sua ficha Militar, não sei se já perceber quem era o meu Trisavô e seu respectivo papel no Regimento?
O meu Trisavô escreveu um livro de poemas, e alguns deles dedicou a colegas do regimento de Cavalaria 10, mas nehum deles se chamava Resende.

Cumprimentos,

Antonio Cardote

Resposta

Link directo:

RE: regimento de cavalaria 10 aveiro

#156886 | Genea Portugal | 22 mai 2007 09:41 | Em resposta a: #156839

António Cardote,

Pelos vistos a nossa confreira Miacalo continua sem prerceber como é que se responde dentro de um tópico. Aqui segue a resposta para si:


"Boa noite, António Cardote,
obrigada pelas suas informações.
1. Se o seu bisavô nasceu em 1870, deve ter feito o mesmo percurso militar que o meu, de nome Francisco, promovido a tenente em 1903. Será que participaram ambos nas campanhas de África, onde o meu morreu em 1904?
2. Se o seu trisavô poeta dedicou poemas a colegas de regimento, é natural que o nome Resende não conste, porque era da idade do próprio filho.
3. É no meu bisavô que as m/pesquisam param por falta de acessibilidade aos assentos da V-Cruz e Glória, sei no entanto que morreram em 1875 e 1877 quatro Francisco Resende, 1 médico que interrompeu o curso para se alistar nas pugnas liberais, um Conselheiro que também lutou nas mesmas e foi administrador do Hosp das Caldas da Rainha, um engenheiro e outro médico, escritor e panfletista. Qual deles terá sido o meu trisavô, casado com quem? É o que tenho tentado averiguar sem sucesso.
Tentarei também contactar o Col.Militar e o Arq.Geral do Exército, talvez de lá venha alguma luz.
Cumprimentos
Carmo"

Resposta

Link directo:

RE: regimento de cavalaria 10 aveiro

#157036 | Metalbrain | 23 mai 2007 11:33 | Em resposta a: #156839

Caro Antonio Cardote,

Existe um bisavô da minha esposa que foi sargento de cavalaria, ele era de Aveiro, apesar de ter estado no Porto algum tempo.
Não sei a que regimento terá pertencido, pois todas as informações que tenho são muito vagas, devido a não ter perfilhado o avô da minha esposa, por isso não tenho qualquer informação do nome dos pais, apenas sei o seu nome completo e freguesia de nascimento.
Haverá alguma hipotese de se descobrir em que regimento esteve e mais alguma informação sobre ele?

Atensiosamente,

Vitor Silva

Resposta

Link directo:

RE: regimento de cavalaria 10 aveiro

#157108 | acardote | 23 mai 2007 22:29 | Em resposta a: #157036

Boa Noite Vitor Silva,

Como o Bisavô da sua esposa foi Sargento, julgo que tem hipotese de ter acesso á sua informação como Militar e ai obter os dados dos Tetravós. Essa informação tem que pedir ao Arquivo Geral do Exercito, situa-se no Largo de Chelas em Lisboa, na pagina da Net do Exercito encontra várias informações sobre o Arquivo do Exercito. Sei que o Exercito tem organizado pelas freguesias e pelo o ano de nascimento, como sabe só a freguesia penso que dando um periodo possivel do seu nascimento que poderão á mesma fazer a pesquisa, não á nada como tentar.
Eu pessoalmente tenho todos os dados, mas estou á espera de receber uma carta do Exercito desde 21 de Dezembro de 2006, para consultar a documentação de um Sargento de Cavalaria 10 de 1892.

Boa sorte,

Antonio Cardote

Resposta

Link directo:

RE: regimento de cavalaria 10 aveiro

#157145 | Metalbrain | 24 mai 2007 09:33 | Em resposta a: #157108

Obrigado pela informação!

Vitor Silva

Resposta

Link directo:

RE: regimento de cavalaria 10 aveiro

#176228 | Trindade | 13 dez 2007 10:24 | Em resposta a: #157108

António Cardote

Desculpe-me a ousadia mas por acaso é da sua família um Ernesto Cardote de Aveiro?

Resposta

Link directo:

RE: regimento de cavalaria 10 aveiro

#176551 | acardote | 15 dez 2007 16:02 | Em resposta a: #176228

Exmo. Sr. Trindade

Não sei de que epoca está a falar. Eu tive um tio-avô que se chamava Ernesto Cardote, não sei se estamos a falar da mesma pessoa. Mas como o apelido Cardote não é muito comum, existe sempre uma grande probabilidade de haver sempre uma relação familiar.
O meu tio-avô era natural de Vera Cruz - Aveiro, como uma grande parte da minha familia, mas julgo que actualmente não existe nenhum Cardote a viver em Aveiro.
Conheçe mais Cardotes?

Um abraço,

Antonio Cardote

Resposta

Link directo:

RE: regimento de cavalaria 10 aveiro

#176561 | Trindade | 15 dez 2007 17:05 | Em resposta a: #176551

Bem neste momento não sei se vive em Aveiro, mas foi um meu amigo de infancia e colega de escola chamado Ernesto Cardote, morador na Vera-Cruz em Aveiro. Terá actualmente 49 anos (+ ou -).
O avô possuía uma vidraria/marmoraria e chamava-se Ernesto Correira da Silva (ou da Cunha, jã não me recordo). Essa marmoraria já não existe e ainda há pouco tempo passei pela casa onde ele (Cardote) morava e estava abandonada.
Creio que ele será Cardote por linha materna...(recordo-me que tinha uma tia paterna mais nova do que ele e na altura nós miúdos achavamos graça).
De momento é o que sei
Cumprimentos

Trindade

Resposta

Link directo:

RE: regimento de cavalaria 10 aveiro

#176574 | acardote | 15 dez 2007 19:34 | Em resposta a: #176561

Não estamos a falar da mesma pessoa. O meu tio-avô nasceu em 1894.
Aproveito a oportunidade para perguntar se conheçe alguma Monografia sobre Esgueira, Cacia, o Regimento de Cavalaria 10 e em geral do distrito de Aveiro?

Cumprimentos,

Antonio Cardote

Resposta

Link directo:

RE: regimento de cavalaria 10 aveiro

#203933 | ECardote | 23 jul 2008 20:25 | Em resposta a: #176551

Olá
Chamo-me Ernesto Cardote e por casualidade vim dar a esta página e ao ver o meu nome entrou-me a curiosidade e comecei a ler as sucessivas mensagens o que me deixou mais curioso ainda. Informo que actualmente ainda vivem Cardotes em Aveiro, os meus pais, uma tia, os meus filhos, o meu irmao e a sua familia e eu é que resido actualmente no estrangeiro. Eu nao tenho grande informaçao dos meus antepassados só sei que o meu avô paterno emigrou para o Brasil e creio que numca mais se soube nada dele. Se puder ajudar em algo contactem para o meu e-mail

Resposta

Link directo:

RE: regimento de cavalaria 10 aveiro

#204311 | acardote | 28 jul 2008 18:54 | Em resposta a: #203933

Olá Sr. Ernesto Cardote,

Ao pesquisar na lista telefonica encontro efectivamente Cardotes em Aveiro actualmente, mas julgo que pelos restantes apelidos a origem não será comum.
No outro tema do forum já lhe deixei o meu e-mail aguardo um contacto.

Um abraço,

Antonio Cardote

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 28 mai 2024, 16:19

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen