Para orientar pesquisadores: Diocese da Guarda

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Regiões

Para orientar pesquisadores: Diocese da Guarda

#157075 | salen | 23 mai 2007 17:30

[... ou para desorientá-los de todo.]

Porque tem sido muito frequente a confusão entre Dioceses (ou Bispados) e Distritos (organização civil do território, bem mais recente) aqui vai mais um elemento de orientação para quem encontre
"Fulano de Tal, nascido em Cambalhós de Baixo, Bispado de X ou Y"
e que tenha tendência de ir à procura de Cambalhós no Distrito de X ou Y
e que não encontrando nada que se pareça com essa localidade no Distrital perca a paciência, comece a arrancar os cabelos, os próprios e os da funcionária do Arquivo.

Transcrevo aqui um pequeno trecho do site da Diocese da Guarda:

"...
Ao ser transferida para a cidade da Guarda (1199), a Diocese
Egitaniense teve como primeiro Bispo D. Martinho. Ficou sufragânea de Santiago
de Compostela e o seu vasto território estendia-se até ao sul do Tejo. Com
a criação da diocese de Portalegre (1549), sofreu uma primeira redução,
e mais tarde, nos fins do séc. XVIII, nova redução. Pela reorganização eclesiástica
de 1882, os seus limites foram alargados, com a incorporação da extinta
diocese de Pinhel e parte das dioceses de Coimbra e Castelo Branco.
Actualmente, é sufragânea de Lisboa.
O seu território abrange, no distrito de Castelo Branco, os concelhos de Belmonte, Covilhã, Fundão e Penamacor, e ainda quatro freguesias do concelho de Castelo Branco (Almaceda, Louriçal do Campo, Ninho do Açor e S.Vicente da Beira); no distrito de Coimbra, a freguesia de S.Gião (conc. de Oliveira do Hospital); no distrito da Guarda, os concelhos de Almeida, Celorico da Beira, Figueira de Castelo Rodrigo, Gouveia, Guarda, Manteigas, Pinhel, Sabugal, Seia, Trancoso, três freguesias do concelho de Fornos de Algodres (Juncais, Vila Ruiva e Vila Soeiro do Chão, sendo esta apenas civil) e duas freguesias de Vila Nova de Foz Coa (Almendra e Castelo Melhor).
..."

Por isso, até o que eu venho divulgando - que Foz Côa é Diocese de Lamego, que Fornos de Algodres é D. de Viseu -, como diria o Ricardo Araújo Pereira, 'tá mal! 'tá maal! Porque nem toda Côa é Lamego, nem todo Fornos é Viseu ... Mais esta! Ô Diocesezinhas difíceis.

Façam bom proveito e cumprimentos.
VF

Resposta

Link directo:

RE: Para orientar pesquisadores: Diocese da Guarda

#314529 | MariaDavid | 30 set 2012 14:39 | Em resposta a: #157075

Aos pesquisadores da Guarda, concelho do Sabugal

Caros confrades

Como surgem, por vezes, informações de confrades que têm microfilmes de vários concelhos, venho solicitar ajuda para o concelho do Sabugal, mais propriamente freguesia da Urgeira.
As minhas deslocações ao Arquivo Distrital têm-se revelado infrutíferas.

Tenho uma Maria Justa, nascida em 29.10.1753 (Registo de Baptismo: ANTT, Registos Paroquiais, freguesia da Urgeira, concelho do Sabugal, distrito da Guarda, Livro 2 de Baptismos, item 1, fl.20v.Foi baptizada em 15.11.1753), filha de Manuel da Silva/Nunes e Justa Maria. Casou com Francisco Henriques. Tiveram apenas dois filhos, um nascido em 1784 e outro em 1786. Francisco Henriques morreu em 1787.

Como é usual a noiva casar na sua freguesia de baptismo, precisava de descobrir o assento de casamento desta Maria Justa com o dito Francisco Henriques, pelo que apelo a quem tenha em mãos algum microfilme desta região o especial favor de ver se encontra tal assento. É muito importante para mim para esclarecer dúvidas e desbloquear uma situação.

Agradeço, reconhecida, qualquer diligência efectuada.
Com os meus melhores cumprimentos

Maria

Resposta

Link directo:

RE: Para orientar pesquisadores: Diocese da Guarda

#314775 | Saba | 04 out 2012 17:56 | Em resposta a: #314529

Ja procurou no genregis ponto com? Tem la milhares de registos do Sabugal.

Cumprimentos,

Luis Ramos

Resposta

Link directo:

RE: Para orientar pesquisadores: Diocese da Guarda

#314779 | MariaDavid | 04 out 2012 22:22 | Em resposta a: #314775

Boa noite, caro Luís Ramos

Já conheço o genregis.com e tentei procurar vários registos, sem resultados. Agradeço na mesma a sugestão. Muito obrigada.

Maria

Resposta

Link directo:

RE: Para orientar pesquisadores: Diocese da Guarda

#314782 | Saba | 04 out 2012 22:40 | Em resposta a: #314779

Cara Maria,

Agora recordo-me que os poucos (cerca de 30) registos da Urgueira que eles tem foram enviados por mim. Infelizmente nao cheguei a fotografar mais registos dessa freguesia.

Os Melhores Cumprimentos,

Luis

Resposta

Link directo:

RE: Para orientar pesquisadores: Diocese da Guarda

#314783 | MariaDavid | 04 out 2012 22:59 | Em resposta a: #314782

Muito obrigada, caríssimo Luís. Logo que tenha mais elementos diga-me, por favor.

Maria

Resposta

Link directo:

RE: Para orientar pesquisadores: Diocese da Guarda

#315260 | Saba | 13 out 2012 08:20 | Em resposta a: #314529

Esqueci-me de mencionar que tambem tenho um antepassado da Urgueira. Um Jose Lourenco nascido a cerca de 1700, que casou com Maria Jorge Ruiva natural do Casteleiro, e tiveram filhos na Urgencia, Sabugal, e netos na Bendada, Sabugal.

Cumprimentos,

Luis

Resposta

Link directo:

RE: Para orientar pesquisadores: Diocese da Guarda

#316237 | alcard8 | 29 out 2012 02:02 | Em resposta a: #157075

O que passa e que os limites dos bispados ou dioceses, de uma maneira geral sao muito mais antigos que as circunscricoes civis!
Estaram mal as Dioceses? Ou os Distritos, estes criados pelo regime liberal no seculo XIX?!

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 10 mai 2024, 10:30

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen