Família Pereira

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias | Regiões | Brasil

Família Pereira

#157410 | JLPAMORIM | 27 mai 2007 01:44

Gostaria de receber informacoes da familia pereira que se vivia na localidade do boi em mosteirinho tondela, por volta de 1900. Meu bisavo chamava-se Jose Maria Pereira e Meu avo que veio para o Brasil Jose Pereira. Sei que tinha como irmãos Adelino, Gracinda e Maria.

Resposta

Link directo:

RE: Família Pereira

#157467 | A-Pereira | 27 mai 2007 20:26 | Em resposta a: #157410

Caro Amorim

A família da minha mulher pertence aos Pereira de Castelões, Tondela.
No entanto , com os dados que disponibiliza, não vamos muito longa. Terá masi dados que possam ajudar?
Aguardo
António Alferes Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Família Pereira

#157521 | JLPAMORIM | 28 mai 2007 14:06 | Em resposta a: #157467

Caro Antonio,

Grato pela atencao. O que poderia acrescentar é que soube que meu bisavo tinha uma propriedade que ainda se encontra no Lugar do Boi/ Mosteirinho, localizada no endereco que me deram de: Urbano V51, sendo uma casa de Palheiro em ruinas. Meu bisavo chamava-se Jose Maria Pereira e pelo que meu avo conta o local onde morava era distante da estrada principal. Estive pesquisando na Internet e sei que o lugar é realmente ermo. O que gostaria de saber é que atividades existiam no local no início do seculo passada, se essas terras hoje sao aproveitadas para alguma atividade. Nunca perguntei ao meu avo como era o local onde morava, porem hoje gostaria de entender por que ele deixou uma regiao tao linda para vir ao Brasil e nao mais retornar.
Agradeco desde ja qualquer referencias que tenham dos tempos de meu avo em Portugal.
Creio que seria interessante descobrir as origens de minha familia em Portugal e fornecer alguns dados para que se algum parente deseje poder acessar.

Resposta

Link directo:

RE: Família Pereira

#157734 | JLPAMORIM | 30 mai 2007 02:13 | Em resposta a: #157467

Caro Antonio,
Existem alguns nomes que estao associados as terras que meu avo herdou em Portugal, que nao sei se sao antepassados de meu avo que sao os seguintes:
Afonso Domingues Pereira Rego, Isaura Antunes Pereira Viso, Custodio Amadeu Pereira, Horacio Antunes Pereira, Mario Pereira, Manuel Antunes Pereira, Maria Irene Antunes Pereira. Será que sua esposa conheceu algum desses nomes?

Resposta

Link directo:

RE: Família Pereira

#157869 | GiseleCamacho | 31 mai 2007 01:26 | Em resposta a: #157734

Alguém sabe sobre os Pereiras d algarve?

Resposta

Link directo:

RE: Família Pereira

#158082 | A-Pereira | 02 jun 2007 00:01 | Em resposta a: #157734

Caro JLPAmorim

Realmente não me dozem nada estes nomes, mas confesso que não tenho essa parte da árvore nada desenvolvida. Vou procurar avançar e digo-lhe algo se for caso disso

Cumprimentos
António Alferes Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Família Pereira

#158110 | roz | 02 jun 2007 09:54 | Em resposta a: #157734

Caro confrade

Se procurar na lista telefonica on line vera' que ha varios "Pereira" em Mosteirinho, e alguns "Antunes Pereira" na regiao de Tondela.
http://pbi.pai.pt/search/mosteirinho/pereira/html
http://pbi.pai.pt/search/tondela/pereira/html

Talvez lhe de uma pista.
Cumprimentos
Rosario

Resposta

Link directo:

RE: Família Pereira

#158119 | JLPAMORIM | 02 jun 2007 12:11 | Em resposta a: #158110

Rosario,
Boa dica, anotei alguns telefones e endereços para fazer contato.
Grato
Jorge Amorim

Resposta

Link directo:

RE: Família Pereira

#158254 | rmfrp | 03 jun 2007 20:31 | Em resposta a: #157869

Cara Gisele Camacho:

Os Pereiras que procura no Algarve são de que local, exactamente? E de que época?

Com os melhores cumprimentos,

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Família Pereira

#158283 | manuela | 04 jun 2007 03:26 | Em resposta a: #157410

Caros Confrades

Aqui deixo mais dois ramos "Pereira" - séc. XIX
- Pereira - em Ervedal da Beira;
- Pereira - no Alentejo - Alandroal
Aparentemente não há ligações mas nunca se sabe...
A todos cumprimento, especialmente o meu caro primo António A. Pereira, desejando felicidades para esta pesquisa. Destes dois ramos, não tenho praticamente nada.
Manuela

Resposta

Link directo:

RE: Família Pereira

#158285 | manuela | 04 jun 2007 03:59 | Em resposta a: #157410

Caro Jorge Amorim

Mosteirinho, Tondela, está situado na zona Sul do Distrito de Viseu e assim fica próximo da zona Norte do Distrito de Coimbra onde se situa Oliveira do Hospital e a Freguesia de Ervedal da Beira. Portanto, vendo melhor, talvez exista alguma possibilidade dos "Pereira" que mencionei de Ervedal da Beira serem parentes dos seus "Pereira" de Mosteirinho. No próximo domingo tentarei obter os nomes.
Quanto a informações sobre a região, talvez já tenha obtido na net mas deixo-lhe de qualquer modo a sugestão de no Google introduzir na caixa de pesquisa "Mosteirinho, Tondela", aparecem uma série de páginas que pode explorar, nomeadamente a do município.
Com os meus melhores cumprimentos,
Manuela

Resposta

Link directo:

RE: Família Pereira

#158318 | JLPAMORIM | 04 jun 2007 15:55 | Em resposta a: #158285

Cara Manuela,

Embora neto de Portugues, já quase me sinto um Luso, pois, tenho pesquisado bastante na Internet os locais da infância de meu avo. Também sei muito do conselho de Tondela que ao que parece está crescendo bastante com uma boa administração.
Gostaria de deixar registrado o carinho com que os membro do GENEA atenderam minha solicitação. A força de vontade de ajudar, mesmo não tendo nenhuma informação, indo a procura, e até se comprometendo em pesquisas, merece um agradecimento imenso de minha parte.
A cada dia entendo menos o porque de meu avo ter deixado a sua Pátria, para tentar a vida no Brasil. Sei que na época havia muita miséria, e não havia trabalho em Portugal, porém como morava em área rural, que pelo que li, faziam culturas de subsistência.
Creio que muitos que daí sairam estavam influenciados pelo novo, e pelas oportunidades que por aqui diziam existir.
Realmente muitos portugueses fizeram fortuna no Brasil, mas também muitos apenas subsistiram. O que tenho absoluta certeza é que se o Brasil hoje é o que é no mundo, com certeza, os Portugueses que deixaram aí seus familiares contribuiram em muito com a nossa grandeza.
Um abraço
Jorge Amorim

Resposta

Link directo:

RE: Família Pereira

#158368 | Saba | 04 jun 2007 22:15 | Em resposta a: #158285

Tambem descendo de Pereiras, mas ainda mal pesquisei esse ramo: Meu pai era Virgilio Pereira Ramos filho de Vital Pereira Ramos filho de Jose Pereira Ramos filho de Jose Pereira. Meu avo Vital era de Vale de Espinho (zona da Guarda), mas nao estou certo se os antepassados Pereira dele eram ou nao.

Luis Ramos

Resposta

Link directo:

RE: Família Pereira

#158404 | A-Pereira | 05 jun 2007 00:24 | Em resposta a: #158368

Caros Senhores

Mais um Pereira!

Os meus "Pereira" são ou de Gosende, Castro d'Aire, Viseu; ou de Gralheira, Lamego. Digo "ou" porque ainda não consegui ir mais para trás. Até há relativamente pouco tempo desconhecia a "Câmara Ecl. de Lamego" que é onde devem estar os livros que me dizem respeito. Sem eles, nada feito!
Mas a região é a mesma... será que os Pereira são os mesmos. Os meus vieram par o Alentejo em meados do séc. XIX, mais concretamente para a zona de Montemor-o-Novo.

Perdão por aproveitar a ocasião, mas não posso deixar de retribuir um abralo à prima Manuela e dizer-lhe que estou em falta. Fim de Ano... Um abraço, então

Cumprimentos aos restantes confrades
António Alferes Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Família Pereira

#158425 | manuela | 05 jun 2007 02:49 | Em resposta a: #158318

Caro Jorge
Concordo! Concordo com o encantamento que o local nos provoca (tive de lá ir em trabalho no passado ano lectivo e fiquei maravilhada com o verde, com o ar puro e com a enorme tranquilidade da zona de Lafões e fui também muitíssimo bem recebida) e concordo quando se refere aos portugueses e ao que conseguiram espalhar pelo mundo. Ainda recentemente, estando em Singapura, o nosso anfitrião definia-se como euro-asiático, (teve um avô português) e comentava que em casa dos avós e dos pais se falava a língua portuguesa mas que ele já não o fazia (com pena). Quer visitar Portugal pois também sente esse apelo. Tive todo o gosto em dar-lhe alguns roteiros...
Quanto às nossas pesquisas sobre "Pereira", como referi não possuo elementos deste ramo nem pensava agora ir em busca deles (onde estou não é fácil) o que vou fazer é no domingo quando falar com os meus sogros pedir à minha sogra que me dê o nome da sua avó Pereira pois terá sido da mesma geração dos Pereira que refere.
Retribuo o abraço,
Manuela

Resposta

Link directo:

RE: Família Pereira

#158427 | Saba | 05 jun 2007 03:09 | Em resposta a: #158404

Fiz um pedido a' ADGuarda....espero em breve saber mais sobre os meus Pereiras....

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 04 mai 2024, 00:20

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen