Paços de Ferreira - Famílias Alves Martins

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias | Regiões | Brasil

Paços de Ferreira - Famílias Alves Martins

#157617 | renatomercante | 28 mai 2007 22:34

O meu nome completo é José Renato MARTINS Mercante. Sou jornalista brasileiro. Esse “MARTINS” do meu nome herdei do meu avô materno, JOAQUIM MARTINS, que era português. Inclusive, é possível que o nome completo dele fosse JOAQUIM ALVES MARTINS. Isto, porque, o único documento original que tenho sobre a existência dele é uma carta enviada pela irmã dele, ALINA ALVES MARTINS, minha tia-avó, que morava em Portugal. JOAQUIM MARTINS, meu avô materno, e o irmão dele, HENRIQUE MARTINS, vieram de Portugal para o Brasil no começo do século XX, acredito eu. Fixaram residência na cidade do Rio de Janeiro, que, naquela época, era a capital do Brasil. JOAQUIM MARTINS casou-se com a minha avó materna, Rita Costa Ribeiro, que, depois de casada com ele, passou a ter o nome de Rita Ribeiro Martins.
Esta carta original que tenho em mãos, escrita pela ALINA ALVES MARTINS, foi postada no dia 9/11/1961, no posto (ou agência) dos correios de Paços Ferreira, em Portugal. Dentro da carta, ela mandou uma foto dela, que, conforme impresso na mesma, foi tirada no “FOTO SALVADOR”, na cidade do Porto. Por isso, acredito que ela morasse na região da cidade do Porto. Também me recordo que minha avó sempre dizia que ela nascera na cidade do Porto.
Na carta acima referida, a ALINA ALVES MARTINS começa escrevendo assim: “São Brás, 9/11/1961”...
Não sei se esse “São Brás” é o nome do lugar onde ela morava lá em Portugal, ou apenas uma referência ao santo de mesmo nome, pois também me recordo que minha avó, quando eu era criança (tenho 50 anos hoje), sempre que acontecia alguma coisa, ela dizia: “São Brás”.
Pesquisas que fiz pela Internet me levam a crer que a família do meu avô materno Joaquim Martins em Portugal está em:
1) LOCALIDADE: São Brás, porque minha tia-avó Alina Alves Martins (irmã do meu avô Joaquim) começa a sua carta escrevendo: "São Brás, 9/11/1961"...
2) FREGUESIA: Frazão, porque este é o nome da freguesia que está junto ao nome Paços de Ferreira, no local do remetente da carta da tia-avó Alina.
3) CONCELHO: Paços de Ferreira, porque é este o nome que está no carimbo dos Correios onde a carta foi postada em Portugal.
4) DISTRITO: Porto, porque, como eu disse, minha avó Rita Ribeiro Martins, que era cunhada de Alina, sempre dizia que eles eram todos do Porto.
Quero muito encontrar esse ramo da minha família, sobre o qual nunca tive qualquer notícia, a não ser esta carta (original).
Meus avós portugueses JOAQUIM MARTINS (ou JOAQUIM ALVES MARTINS) e Rita Ribeiro MARTINS tiveram dois filhos:
1) Irene Ribeiro Martins, minha mãe, viva, graças a Deus, que, após casar-se com o meu pai, Rosário Mercante, teve o seu nome mudado para Irene MARTINS Mercante; e
2) Armando Ribeiro Martins, meu tio, já falecido.
Desde já fico grato por qualquer informação que possa levar-me a encontrar meus parentes em Portugal.

Resposta

Link directo:

RE: Paços de Ferreira - Famílias Alves Martins

#157624 | jose930 | 28 mai 2007 22:59 | Em resposta a: #157617

Caro Confrade
Creio que a localizacao de S.Bras contida neste site:
http://mapadeportugal.net/localidade.asp?n=saobras&c=1309&l=53991&t=gr
pode ser um ponto de partida para a sua pesquisa.
Cordiais saudacoes
Jose.S

Resposta

Link directo:

RE: Paços de Ferreira - Famílias Alves Martins

#157629 | renatomercante | 28 mai 2007 23:14 | Em resposta a: #157624

Caro amigo Jose.
Muito grato por sua informação. Um forte abraço.

RENATO MERCANTE

Resposta

Link directo:

RE: Paços de Ferreira - Famílias Alves Martins

#158881 | cristianomcosta | 09 jun 2007 02:25 | Em resposta a: #157617

Caro confrade:

Posso confirmar-lhe que os seus dados estão correctos, está no bom caminho!
São Brás é um lugar da freguesia de Frazão, concelho de Paços de Ferreira e distrito do Porto, no norte de Portugal. Fica a cerca de 25km da cidade do Porto.
O lugar tem esse nome porque nesse local existe uma Capela dedicada a S. Brás, onde anualmente se realiza uma romaria antiquíssima em honra deste santo, a 3 de Fevereiro, precedida da festa de Nossa Senhora das Candeias no dia anterior.
O apelido "Martins" é bastante comum nesta região, sobretudo no concelho de Paços de Ferreira.
Como resido a cerca de 10 km de S. Brás, prometo que logo que me surja uma oportunidade irei tentar procurar informações sobre a sua tia Alina.

Cumprimentos,

Cristiano Marques

Resposta

Link directo:

RE: Paços de Ferreira - Famílias Alves Martins

#158893 | pachancho | 09 jun 2007 10:37 | Em resposta a: #157617

José,

dê uma vista de olhos à lista telefónica:

http://pbi.pai.pt/search/paços_de_ferreira,_s._brás/MARTINS.html

A junta de freguesia de Frazão também o poderá ajudar:
Junta de Freguesia de Frazão
255 862 361
Horário de atendimento: Terças e Quartas-Feiras das 19h. às 20h.


cumprimentos
Paula

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Alves Martins - Portugal/Brasil

#272232 | Isabel Alves | 10 mar 2011 11:01 | Em resposta a: #157617

Prezados Senhores

Me chamo Isabel M Alves e não fosse declarada a Republica no Brasil seguramente traria o nome Alves Martins para meus descendentes.
Tenho um interesse imenso sobre a família Alves Martins e disponibilizo as informações que se seguem no intuito de encontrar alguma referência que me vincule a pesquisa dos senhores.

Sou bisneta de Germano Alves Martins (+/_ 1850) cc Josephina Antonia de Souza. Não tenho os ancestrais de Germano, porém supõe-se que seja filho de Joaquim Alves "Guimarães" Martins (coloquei o Guimarães entre aspas conforme consta em registro em cartório no Brasil). Outros prováveis filhos (?) de Germano = Antonio Alves Martins, Alfredo Alves Martins (sob pesquisa)

Josephina A de Souza (prima de Germano) é filha de Emiliario/Emiliano Alves Martins (tio de Germano) cc ? Antonia de Souza.

Todos os filhos de Germano trazem o nome da família Alves Martins e meu avô Sebastião Alves Martins também o reproduz em suas filhas e filhos = Rosalvo Alves Martins, Rosalina Alves Martins, Marieta Alves Martins, Laura Alves Martins, Laurita Alves Martins, Antonieta Alves Martins, Maria Dolores Alves Martins, Anita Alves Martins, Maria Aparecida Alves Martins.

Os filhos de Germano Alves Martins = Sebastião Alves Martins, José Alves Martins, João Alves Martins, Manoel Alves Martins, Adelina Alves Martins, Maria Alves Martins, Josephina Alves Martins e possivelmente outros.

Se puderem me ajudar a avançar na pesquisa ficarei imensamente grata e no que mais puder ajudar me será muito prazeroso.

Abraços

Isabel

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 21 mai 2024, 20:18

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen