Encontrar registo em Lisboa: Toulson

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Cargos | Famílias | Regiões

Encontrar registo em Lisboa: Toulson

#158821 | fertelde | 08 jun 2007 06:26

Estimados Confrades:

Necessito ajuda para encontrar o registo de nascimento de:

Joâo Osmundo Toulson, natural de Lisboa, cidadâo Inglês, nascido no ano de 1832. Faleceu em Luanda Angola a 06 de Março de 1873. Era filho de Joâo Carlos Toulson e de Maria Herculana Toulson.

Datos relevantes: No ano de 1872 recebeu a comenda da Ordem de Cristo.

O Passamento de Joâo Osmundo Toulson foi publicada pela 3ª repartiçâo da secçâo civíl da secretaria do Governo-Geral de Angola, datada de 20 de Março de 1873.-

Desconheço a freguesia onde terá sido registado.
---------
Haverá alguém que possa ter acesso aos comendadores da Ordem de cristo para ver se alí há alguma informaçâo adicional?

Agradecido de antemâo,

Fernando de Telde

Resposta

Link directo:

RE: Encontrar registo em Lisboa: Toulson

#158871 | JCALD | 09 jun 2007 00:55 | Em resposta a: #158821

Caro Fernando de Telde:

Talvez tenha sido baptizado em São Paulo, depois de 1930, pois os pais casaram aí nesse ano.

Arquivo Distrital de Lisboa; Lisboa, São Paulo, 16-8-1830 (L.º 5-C - F.º 61)
Casamento de João Carlos Toulson com Maria Herculana.

Cumprimentos,
José Caldeira

Resposta

Link directo:

RE: Encontrar registo em Lisboa: Toulson

#158874 | fertelde | 09 jun 2007 01:20 | Em resposta a: #158871

Caro José Caldeira:

Agradeço imenso a sua resposta, mas fico bastante curioso sobre essa informaçâo do casamento dos pais. Onde conseguio essa informaçâo? através de alguma pesquisa no AD Lisboa?
Eu estive tentando pesquisar alí, mas nâo tinha obtido qualquer resultado.
Agradeço se tiver alguma informaçâo adicional, que me o ponha em conhecimento, pois estou há bastante tempo procurando como continuar as minhas pesquisas deste antepassado.-

Melhores cumprimentos
Fernando Toulson

Resposta

Link directo:

RE: Encontrar registo em Lisboa: Toulson

#158954 | jmariz | 10 jun 2007 02:12 | Em resposta a: #158874

Fernando Toulson:
Não tenho qualquer informação sobre a ascendência Toulson.
No entanto, tenho conhecimento de um ...Toulson casado, muito provavelmente em Luanda, ca. 1900, com Mary Hewson (ou Heweson), filha de Elizabeth Hewson e Eduardo (de Sequeira Henriques) Ayala dos Prazeres.
Poderá ser um filho de João Osmundo Toulson (Juvêncio?)?
Terei prazer em partilhar off line informações (ainda inseguras): josepontomarizarrobasapopontopt

José Mariz

Resposta

Link directo:

RE: Encontrar registo em Lisboa: Toulson

#158955 | JCALD | 10 jun 2007 02:20 | Em resposta a: #158874

Caro Fernando Toulson:

Foi através da Secção «Guarda-Mor», neste mesmo sítio, na rubrica «Registos Paroquiais», uma fabulosa base de dados elaborada pelo nosso anfitrião com índices de assentos paroquiais, onde figuram, entre outros, todos os assentos de casamento de todas as 40 e tal freguesias de Lisboa, na 1.ª metade do século XIX.

A informação que se obtém é a que lhe enviei. Para saber mais é necessário consultar pessoalmente o respectivo microfilme na Torre do Tombo ou numa biblioteca dos Mórmons. Ou então pedir cópia para Arquivo Distrital de Lisboa, que tem sítio na Internet.

Já a busca do assento de baptismo do filho será mais difícil, uma vez que não tem data certa, nem sabemos se os pais continuaram a viver na mesma freguesia.

Cumprimentos,
José Caldeira

Resposta

Link directo:

RE: Encontrar registo em Lisboa: Toulson

#158958 | fertelde | 10 jun 2007 04:54 | Em resposta a: #158955

Estimado José Caldeira:
Obrigado uma vez mais. Nâo estava informado desta facilidade de pesquisa.
Quanto ao filho, sei que nasceu dois anos depois, mas sem a data certa nem freguesia. Vou tentar entâo as minhas buscas no referido sitio do genea.
Já pedi entretanto para Lisboa o acento de casamento com as indicaçôes que teve a amabilidade de me enviar.
Melhores cumprimentos,
Fernando

Resposta

Link directo:

RE: Encontrar registo em Lisboa: Toulson

#158959 | fertelde | 10 jun 2007 05:01 | Em resposta a: #158954

Estimado José Mariz:
Entrarei em seguida em contacto consigo.
È Juvêncio filho do que indica.-
Cheguei a conhecer a um Ayala Prazeres, Cmt da marinha mercante.-

Cumprimentos,
Fernando

Resposta

Link directo:

RE: Encontrar registo em Lisboa: Toulson

#158974 | manuela | 10 jun 2007 16:41 | Em resposta a: #158959

Caro Fernando

Uma vez que refere pessoas de Luanda o primeiro casamento que menciona poderá ser de S. Paulo mas de Luanda? Deixo-lhe aqui a dúvida que me surgiu ao ler as mensagens e desculpe se por acaso está tudo esclarecido e é mesmo do Brasil.
Com os melhores cumprimentos,
Manuela

Resposta

Link directo:

RE: Encontrar registo em Lisboa: Toulson

#159090 | fertelde | 12 jun 2007 01:34 | Em resposta a: #158974

Estimada Manuela:
Agradeço a sua mensagem, mas veja o que escreve o nosso confrade Caldeira na sua mensagem JCALD 09-06-2007, 00:55.
Nâo tenho entretanto qualquer noticia destes Toulson no Brasil. Apenas Lisboa, Luanda, Benguela e Huila, e mais tarde Cabo Verde.

Também para sí, os meus melhores cumprimentos,
Fernando

Resposta

Link directo:

RE: Encontrar registo em Lisboa: Toulson

#159102 | manuela | 12 jun 2007 04:22 | Em resposta a: #159090

Caro Fernando
Vi a mensagem do confrade Caldeira e a minha dúvida é mesmo relativa a esse registo. Será que foi uma transcrição incompleta ou não há mesmo dúvida. Desculpe insistir mas eu mesma sou natural de S. Paulo, mas S. Paulo de Luanda. Há 50 anos os documentos referiam como naturalidade S. Paulo e mais adiante percebia-se então que era de Luanda. Fora do contexto da cidade de Luanda ou mesmo de Angola um registo poderia ter sido mal interpretado... Bem, isto foi o que pensei. Em caso de permanecer a dúvida poderia tentar um contacto com Luanda.
Com os meus melhores cumprimentos,
Manuela

Resposta

Link directo:

RE: Encontrar registo em Lisboa: Toulson

#159157 | fertelde | 12 jun 2007 17:48 | Em resposta a: #159102

Estimada manuela:
O registo em causa que transmite o nosso caro contertulio Caldeira, foi retirado do fundo do genea aqui acima nos registos paroquiais de Lisboa, como nos indica o confrade na outra mensagem.
Vejo que somos da mesma terra, mas eu do Lobito. Fico è sorpreendido que me indique a possibilidade de se fazer pesquisas em Luanda. Tem alguém por alí que nos possa dar uma mâo? È que eu tentei alguma pesquisa em Luanda e nada consegui, mas se a Manuela sabe de alguma ajuda alí, bem vinda seja. Diga-me algo e obrigado pelo interesse demosntrado em ajudar.
Melhores cumprimentos,
Fernando

Resposta

Link directo:

RE: Encontrar registo em Lisboa: Toulson

#159164 | roz | 12 jun 2007 18:47 | Em resposta a: #158955

Caro Jose Caldeira,

Comeco por pedir desculpa de me intrometer neste topico mas vi a informacao que deu ao confrade Fernando Telde sobre o "Guarda-Mor" e que eu ignorava. Seria uma ajuda imensa se me pudesse encontrar o casamento dos meus trizavos Luiza Theodora de Sa Carneiro com Joaquim Jose Duarte Ferreira, cerca de 1819 (mais ano menos ano), em Lisboa. A unica data que tenho e' do nascimento do filho, Joao Severiano, a 8 de Novembro de 1821. Desconheco as freguesias. Como devo ir a Portugal em Julho, essa informacao iria facilitar e apressar muitissimo o resto das pesquisas que necessito fazer.

Desde ja muito obrigada.
Com os melhores cumprimentos.
Maria do Rosario

Resposta

Link directo:

RE: Encontrar registo em Lisboa: Toulson

#159204 | JCALD | 13 jun 2007 00:30 | Em resposta a: #159164

Cara Maria do Rosário:

Estive a pesquisar os seus trisavós na referida base de dados e não os encontrei. Experimentei até várias versões dos nomes e nada.
Provavelmente não casaram em Lisboa. Como os casamentos são por norma na freguesia da noiva e os apelidos da sua trisavó apontam para o Norte...

Lamento não ter podido ser útil. Cumprimentos,
José Caldeira

Resposta

Link directo:

RE: Encontrar registo em Lisboa: Toulson

#159256 | roz | 13 jun 2007 18:16 | Em resposta a: #159204

Caro Jose Caldeira,

Muito agradecida pela sua atencao. Isso do Norte 'e realmente uma possibilidade a tentar. Uma vez mais obrigada.

Cumprimentos
Maria do Rosario

Resposta

Link directo:

RE: Encontrar registo em Lisboa: Toulson

#159301 | manuela | 14 jun 2007 04:38 | Em resposta a: #159157

Olá Fernando!
Fico contente por saber que estou a falar com um angolano.
Não tenho acesso a essa base de dados do Genea e apenas me surgiu naturalmente a dúvida uma vez que indica pessoas de Luanda e por outro lado eu mesma tinha há muitos anos um registo que referia como naturalidade S. Paulo, como expliquei. Não sei portanto que probabilidades existem de haver algum engano e bem entendido, não estou a colocar nada em causa, apenas a participar e tentar ajudar como bem percebeu. À medida que vamos tendo mais experiência nestes trabalhos percebemos que por vezes há enganos. Por exemplo, eu tinha uma antepassada numa base de dados com um apelido "James" o que me deu muito que fazer até perceber que era uma transcrição errada e que a senhora era afinal "Gomes". Não faço ideia onde se encontrarão os livros das paróquias de Luanda ou se ainda permanecem nas mesmas. Para o Lubango foi possível solicitar ajuda, é certo já há alguns anos, mas houve resposta da parte do pároco. Pensei que poderia contactar uma das Igrejas, eu apostaria na do Carmo, não fica no bairro de S. Paulo mas muitas pessoas que aí residiam iam casar ou baptizar os filhos à Igreja do Carmo (também não sei o motivo). Se não conseguir o contacto directo, talvez através de uma igreja junto de si consigam colocá-lo em contacto. Em último caso, embora eu não tenha em Luanda ninguém em especial que faça este tipo de pesquisa, poderei tentar através de velhos colegas e amigos, mas não prometo nada.
Desejo-lhe sorte nesta sua busca e envio aquele forte e amigo abraço angolano.
Manuela

Resposta

Link directo:

RE: Encontrar registo em Lisboa: Toulson

#159302 | fertelde | 14 jun 2007 07:13 | Em resposta a: #159301

Estimada Manuela:
Também fico grato por estar a falar com uma Angolana.
Eu tentei várias vezes encontrar os livros paroquiais de Luanda através de familiares que ali vivem, mas foi de todo impossivel aceder às pesquisas, porque alí há que marcar o dia para o paroco abrir os livros e fazer as investigaçôes. Uma série de contratempos que muitas vezes è dificil de conciliar com o tempo das pessoas. POr isso a pergunta se tinha alguma facilidade em pedir essas buscas. Mas, uma vez que já pedi para Lisboa o certificado em causa, pois os de Luanda, práticamente sobram, porque estes que pedi, sâo os pais do que nasceu em Luanda, assim, dei um salto na pesquisa e os datos que necessitava de Luanda, vâo aparecer nesta de Lisboa. Em boa hora coloquei o pedido aqui no genea, pois estava desesperando com os familiares de Angola... Por acaso tenho mais familiares que foram batizados no Carmo, e creio que seria por uma questâo de que essa Igreja seria a de mais prestigio. Apenas suposiçôes minhas.-
De qualquer modo agradeço a sua disposiçâo em ajudar.
Já agora de onde è exactamente de Luanda? Eu estive a viver na rua Vasco da Gama, frente à Saratoga, nos anos que alí estive no serviço militar, logo mudei um pouco mais para baixo, justo em frente onde è actualmente a Embaixada de Portugal, na mesma rua... Logo, já na vida profissional, estive numa casa da marinha, mesmo em frente ao Palácio do Governo. Enfim, como passa o tempo.-
Um forte abraço amigo,
Fernando

Resposta

Link directo:

RE: Encontrar registo em Lisboa: Toulson

#159443 | manuela | 15 jun 2007 03:09 | Em resposta a: #159302

Caro Fernando
Vejo que as pesquisas estão encaminhadas e fico contente por isso. Não tenho mais facilidades de contacto que o Fernando que lá tem família.
Poderá pedir o meu endereço ao nosso moderador.
Fui baptizada na Igreja do Carmo e morei no largo da Mutamba, num andar, depois numa vivenda num bairro mais acima. As minhas memórias desse tempo são poucas, era muito pequena. Saí de Luanda em 1964 e só lá voltei de visita. Vivi depois no Sul de Angola.
Com um abraço,
Manuela

Resposta

Link directo:

RE: Encontrar registo em Lisboa: Toulson

#159446 | fertelde | 15 jun 2007 03:19 | Em resposta a: #159443

Estimada Manuela:
Pode entrar em contacto comigo para:
fertelde@hotmail.com

Abraço,
Fernando

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 08 jun 2024, 04:32

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen