Documentos do meu pai português

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos

Documentos do meu pai português

#159200 | papainoel | 12 jun 2007 23:51

Prezado Sr. Fernando,
Verificando aqui do Brasil (Ribeirão Preto/São Paulo) que o senhor é mestre em tomar e dar informações, e assim sendo, tomo a liberdade de lhe perguntar como é que eu posso descobrir o local de nascimento de meu pai português, isto é, onde encontrar seu registro de nascimento, uma vez que tenho poucas informações consistentes. Estou sabendo que ele embarcou para o Brasil de posse de seus documentos, provando sua identidade conforme "termo de justificação de identidade nº10.619". Que tipo de documento seria este e onde estariam os registros de sua emigração? Consta que ele embarcou no Navio Samara, partindo do Porto de Leixões, viajou desacompanhado, com 15 anos de idade, desembarcando no porto de Santos/ Brasil em 10/05/1919. O Sr. Joaquim Hipólito Moreira Campos, meu pai, já falecido, nasceu em Oliveira ( Oliveira de Azeméis ou Oliveira do Bairro?) em 30/01/1904, filho natural de Amélia Moreira Campos, anteriormente emigrada para o Brasil, conforme informações do Consulado de Portugal em São Paulo. O Consulado não dá maiores informações dos primeiros documentos apresentados pelo imigrante. Diz apenas que necessito fazer correções nos mesmos por divergência de dados em outros documentos posteriores a sua chegada ao Brasil. Estou com 62 anos e não tenho mais nenhum parente vivo daí, muito embora todos meus avós fossem portugueses. Os maternos, que não vem aqui ao caso, eram de Esgueira. Tenho três filhas e duas netas, todas bem encaminhas, porém gostaria de deixar o meu legado de cidadania portuguêsa a elas. Já faz dois anos que procuro pelo local de seu assento de nascimento e nada! Será que o Senhor não poderia me indicar ou, até mesmo, pesquisar em meu nome por seu documento? Ficaria-lhe muito grato se obtivesse sucesso. Atenciosamente, Sílvio Albano Moreira Campos,( e-mail silvioalbano,arroba,uol.uol.br) Muito Obrigado.

Resposta

Link directo:

RE: Documentos do meu pai português

#159224 | abribas | 13 jun 2007 12:10 | Em resposta a: #159200

Caro Senhor,

Pela indicação de que nasceu em Oliveira poderá verificar aqui no site, pesquisando em Mapas, que existem muito mais do que duas hipóteses para a localização da referida Oliveira:
http://genealogia.netopia.pt/mapas/index.php?nome=oliveira&tipo_pesquisa=..%2Fmapas%2Findex.php&Pesquisar.x=5&Pesquisar.y=4&search=1
Tente através do Arquivo Distrital do Porto, se nos registos de passaportes próximo da data de embarque haverá alguma informação. Não sei se lá efectuam este tipo de pesquisa, mas tente contacta-los.

Cumprimentos e boa sorte

Resposta

Link directo:

RE: Documentos do meu pai português

#159276 | papainoel | 13 jun 2007 23:04 | Em resposta a: #159224

(abribas)
Prezado Senhor, Agradeço muito sua informação, uma vez que estou começando a me familiarizar com este sítio, tendo alguma dificuldade ainda em transitar com desenvoltura nas pesquisas. Aceito qualquer outra informação que por ventura possa me dar. Grato, Sílvio Albano

Resposta

Link directo:

RE: Documentos do meu pai português

#159287 | papainoel | 14 jun 2007 00:15 | Em resposta a: #159224

(abribas) Prezado Senhor, Acabei de pesquisar os 22 registros conforme sua informação. Achei que poucos nomes aparecem nos registros de nascimentos das freguesias (batismo). Muito bem, estes nomes são de pessoas que se interessaram por ter seu nome no Genea ou é são registros oficiais de nascimento?
No convite de morte da minha avó (santinho de missa) consta nascida em Porto de Oliveira de Azeméis em 1883. Ela também não existe nos registros pesquisados. O que é isto então? Muito Obrigado, mas devo procurar em outras fontes! Sílvio.

Resposta

Link directo:

RE: Documentos do meu pai português

#159319 | roz | 14 jun 2007 12:46 | Em resposta a: #159287

Caro papainoel

Oliveira de Azemeis 'e um concelho que tem hoje 19 freguesias entre elas a de Oliveira de Azemeis mesmo. Assim embora o santinho diga Oliveira de Azemeis pode ser que seja uma das outras freguesias. Claro que em 1883 provavelmente teria menos.
Tambem, hoje pertence ao Distrito de Aveiro embora nesse tempo pudesse ter pertencido ao Distrito do Porto.
Eu tentava pedir para os dois a ver o que da'. Arquivo Distrital do Porto:
adprt@adporto.iantt.pt
Arquivo Distrital de Aveiro:
adavr@adaveiro.iantt.pt

Se entrar no site do AD do Porto tambem pode pesquisar em linha algumas coisas. w w w . adporto . org (sem os espacos, ja se ve)

Espero que isto lhe seja util.
Cumprimentos
Roz

Resposta

Link directo:

RE: Documentos do meu pai português

#159404 | papainoel | 14 jun 2007 21:40 | Em resposta a: #159319

Caro(a) Roz, toda ajuda é bem vinda. Agradeço e se necessitar algo mais lhe pedirei. Muito obrigado, Sílvio Albano.

Resposta

Link directo:

RE: Documentos do meu pai português

#159588 | recio | 16 jun 2007 00:51 | Em resposta a: #159200

Caro Silvio
É natural que que seja Oliveira de Azemeis,Aveiro ,estive no arquivo dia 12 e 13 por isso não li a sua mensagem vou telefonar para o Arquivo e conservatoria para saber se está lá o nascimento do Joaquim, se estiver no arquivo posso pedir que me enviam mas se estiver na conservatoria vai ser mais dificil porque o Joaquim é filho natural de Amelia.
Vamos esperar segunda feira
Cumps
Ana Recio

Resposta

Link directo:

RE: Documentos do meu pai português

#159604 | papainoel | 16 jun 2007 04:08 | Em resposta a: #159588

Prezada Ana Recio,
É com grande e alegria que recebo sua mensagem, pois já estou desacorçoado com tantos 'vais-e-vens' e nada de positivo. Estou com muita anciedade em resolver isto o mais breve possível. Tudo o que a Senhora fizer será bem vindo e recompensado, uma vez que não tenho a quem recorrer aí em Portugal. Abraços e fica com Deus. Muito Obrigado, Sílvio Albano, às suas órdens aqui no Brasil.

Resposta

Link directo:

RE: Documentos do meu pai português

#159683 | recio | 16 jun 2007 20:17 | Em resposta a: #159604

Olá Silvio
Segunda feira já telefono e dou a resposta logo .
meu bisa tambem foi para o Brasil em 1895/7mas não sei para onde deve ter mudado de nome porque foi fugido e muitos amigos já teem procurado mas sem efeito seu nome João Antonio Fernandes Carrada natural da Murtosa-Aveiro, sei que nasceu um filho mais ou menos em 1905
Se tiver noticias eu tambem agradeço Abraços
Ana Recio

Resposta

Link directo:

RE: Documentos do meu pai português

#159711 | papainoel | 16 jun 2007 22:45 | Em resposta a: #159683

Bem Ana,
Embora seja bem difícel achar o seu bisa, ou tentar em dois arquivos: o Arquivo Nacional, onde encontrei alguns documentos do meu pai e também no Memorial do Imigrante, onde achei o registro do seu desembarque. Quem sabe encontre alguma coisa do seu bisa!? Coincidência ou não, meu pai, e eu também, conhecemos um português/brasileiro, Sr. Antônio Fernandes e espôsa, Dona Carolina, proprietários, de terras com vinhas e bananas! Poderia se até o filho do seu bisa pois a idade regulava com a de meu pai. Abraços, Silvio A. M. Campos.

Resposta

Link directo:

RE: Documentos do meu pai português

#159893 | papainoel | 18 jun 2007 16:33 | Em resposta a: #159683

Estimada Ana Recio,
A respeito do seu bisaavô, consultei o Memorial do Imigrante aqui em São Paulo/Brasil e, infelizmente, eles só tem dados das chegadas entre 1882 e 1923. Na MINHA segunda tentativa, passo ao seu conhecimento o que foi respondido, esperando jududá-la:
De: "Ouvidoria" ouvidoria@arquivonacional.gov.br
Para: silvioalbano@uol.com.br
Data: Mon, 18 Jun 2007 09:04:53 -0300
Assunto: Paradeiro de Imigrante Português
Rio de Janeiro, 18 de junho de 2007
Prezado Senhor Albano,
Existem dois caminhos para se realizar pesquisas a distância sobre estrangeiros no acervo do Arquivo Nacional, do Brasil:
1) No portal do Arquivo Nacional www.arquivonacional.gov.br na Seção de "Serviços aos Usuários" > "Atendimento a Distância" > leia o texto "Perguntas freqüentes" que lhe oferece orientação sobre como proceder a pesquisas de estrangeiros > então preencha o "Formulário" disponibilizado para esse tipo de pesquisa.
2) A Coordenação de Atendimento a Distância (COADI) é o setor do Arquivo Nacional encarregado de atender aos usuários de fora da cidade do Rio de Janeiro. Para contatar a COADI o senhor pode usar o e-mail: consultas@arquivonacional.gov.br
Para aqueles que se encontram na cidade do Rio de Janeiro é possível realizar a pesquisa, com o auxílio de servidores treinados para tal, na Sala de Consultas da sede do Arquivo Nacional, na Praça da República, n° 173 - Centro (próximo à estação de metrô Central, saída Campo de Santana). A Sala de Consultas funciona das 8h30 às 16h00 de segunda a sexta-feira.
Atenciosamente,
Maria Elisa Bustamante, Assistente da Direção-Geral, Arquivo Nacional do Brasil.

ACHO QUE A SENHORA TERIA CONDIÇÕES DE PESSOALMENTE, POSSUINDO MAIS INFORMAÇÕES, ENTRAR DIRETAMENTE EM CONTATO COM O ARQUIVO AQUI DO BRASIL. FICO AGUARDANDO POR SUAS BOAS NOTÍCIAS DAÍ. ESPERO QUE ESTAS INFORMAÇÕES POSSAM TAMBÉM AJUDAR A TERCEIROS INTERESSADOS SOBRE O TEMA EM PAUTA.
Atenciosamente, Sílvio Albano.

Resposta

Link directo:

RE: Documentos do meu pai português

#159910 | recio | 18 jun 2007 19:06 | Em resposta a: #159893

Caro Silvio
Telefonei para a Conservatoria do registo Civil de Oliv. de Azemeis , Logo me disseram que existiam 19 Freguesias e que só procuravam na de Oliv de Azemeis ,depois de longa espera me disseram que os livros desse ano já se escontravam no Arquivo de Aveiro( que sorte pensei ) e com um telefonema se prontificaram a pesquisar em todas (19)mais (6) de Oliv do Bairro , pediram-me o nº de telefone para me comunicarem ,como são 25 freguesias já não tiveram tempo pois so´telefonei ás 14 h 30 mas amanhã terei a resposta se for afirmativo quer a certidão?posso pedir logo e me será enviada no mesmo dia tenho conta no arquivo no dia 12 estive a pesquisar para a directora que por sinal entra na minha genealogia,no dia 13 encontrei lá uma participante do Genea que não sei como ela me perguntou se eu era a Ana Recio(já sou mais conhecida que o Papa:))))... )
Logo lhe darei noticias
Cumps
Ana Recio

Resposta

Link directo:

RE: Documentos do meu pai português

#159919 | papainoel | 18 jun 2007 19:49 | Em resposta a: #159910

Estimada Ana Recia, ..."Fica tudo mais fácil quando se tem boa vontade". Ano passado/retrasado, já tinha falado em telefonema internacional com a Consevatória de Oliveira. Na época falei com uma Senhora, nome "Lassalete", que muito vagarozamente me informou a respeito do que fazer. Assim, depois disto, dei providências e, como a Senhora já deve ter desconfiado, o motivo do logro foi a data da pesquisa foi que o documento "devia estar em transito"! Sua maravilhosa notícia me fez ficar novamente na esperança de encontrar o documento do meu pai. Bem, como nada acontece sem despesas, quero saber o quenho de providenciar para reembolsar as despesas com a emissão do documento, etc.? Mandei notícias do seu bisa que andei vendo por aqui. É pouca coisa mas....Com meus sinceros agradecimentos, Sílvio.

Resposta

Link directo:

RE: Documentos do meu pai português

#159957 | recio | 18 jun 2007 23:20 | Em resposta a: #159919

Ola Silvio
na mensgem anterior não tive tempo de responder sobre as noticias que me deu sobre o meu bisa á segunda feira tenho reunião familiar das 20 h as 22 h hoje demorou mais um pouco estivemos a ver um filme .
Meu bisa foi para o Brasil entre 1895/7 ,João Antonio Fernandes Carrada nasceu em 1860 na Fregesia da Murtosa, Aveiro tinha perto de 37 anos eu ja pesquisei no memorial do imigrante ,os microfilmes de desembarque de imigrantes e nada encontraram.
em 1957 apareceu em minha casa um homem que dizia ser Bispo e irmão de minha avó tinha 50 e poucos anos e falava estrangeiro(Brasileiro) pois minha tia que era analfabeta compreendeu tudo que ele disse ,minha mãe estava hospitalizada pelo nascimento de um filho e minha avó tinha falecido em 1955 ,desde pequena eu ouvia contar a historia da sua fuga e as saudades que minha Avó tinha dele fiquei com esse bichinho de encontrar descendentes dele. dia 9 encontrei-me com uma cidadã Brasileira e por graça disse:será que somos parentes contei a historia não é que o bisa dela tem o mesmo motivo para a fuga, ela vai ao Brasil em breve e vai procurar informações sobre ele mas ela diz que ele mudou de nome ,eu também desconfio que o meu também.
Pode dar-me mais informações desse seu amigo ou o Telefone se tiver para eu entrar em contacto?
Amanhã logo que me telefonem lhe darei noticias.
Cumps
Ana Recio

Resposta

Link directo:

RE: Documentos do meu pai português

#159968 | papainoel | 19 jun 2007 00:37 | Em resposta a: #159957

Olá Ana,
Outro dia ao mencionar uma pessoa (Antônio Fernandes) conhecida de meu pai, devo informar que foi apenas uma menção a propósito da semelhança de nomes. Nada sério. Ele já está morto a uns 30/40 anos e de sua família não soube mais nada. Seria muita coincidência haver qualquer relação entre as parte. Mas quem sabe? Se quiser saber mesmo por ele, ou melhor, pelos seus descendentes, a muito custo posso tentar conseguir alguma coisa. Por outro lado, deixei de mencionar que, aqui no Brasil, a partir de 1938 foi obrigatório o cadastro na Policia Federal de todos os cidadãos portugueses com menos de 65 anos. No caso seu bisa teria 78 anos se estivesse vivo e se desejasse se inscrever para obter novos documentos de estrangeiro. Esse foi o caso do meu pai que na época estava com 34 anos e tirou novos documentos. O que mais me ofende é que o Consulado de Portugal em São Paulo deveria ter os documentos originais dos portugueses, ou pelo menos a informação da origem desses documentos. Onde será que foram parar os arquivos dessa época recente? Acho que no seu caso o difícil é saber onde e por quem procurar? “As lembranças dos tempos passados, principalmente na minha idade, aos 62 anos, trás curiosidades aguçadas dos tempos que não vivemos, mas que por tanto escutar histórias, parece que vivemos a época da infância de nossos pais.” Bem, estou começando a tomar gosto por esta matéria e, muito provavelmente, poderei até escrever um livro com as histórias que tenho por lembranças das famílias de meus pais. Todos portugueses. Meus avós materno nasceram aí próximo a Aveiro em +/- 1980/5. Ganharam dinheiro no Brasil e depois voltaram a Portugal, morando em Esgueira por três ocasiões, entre 1910/1930 onde minha mãe aprendeu a ler e escrever. Após obter o documento do meu pai para acertar outros documentos aqui no Brasil, vou procurar informações do resto da família. Com exceção de minhas três filhas e dois primos mais velhos, sou o único descendente vivo. Espero contar sempre com sua ajuda, se possível.
Muito grato e a seu dispor. Abraços Sílvio.

Resposta

Link directo:

RE: Documentos do meu pai português

#160277 | papainoel | 20 jun 2007 20:47 | Em resposta a: #159957

Olá Ana,
Hoje, quarta-feira, provavelmente 19:40 horas aí em PT. Então, como é que foi o dia, teve alguma notícia daquela certidão do meu pai? Estou ancioso por notícias positivas, mas como já passou um dia de sua promessa, tenho impressão que a senhora não obteve sucesso. Acabei não respondendo a sua pergunda de quer ou não a certidão . É evidente que quero que a senhora faça o favor de obtê-la. Estou só esperando para saber o quanto tenho de mandar em dinheiro para o resgate do documento. Abraços. Sílvio.

Resposta

Link directo:

RE: Documentos do meu pai português

#160317 | recio | 20 jun 2007 23:32 | Em resposta a: #160277

Olá Silvio
Não está esquecido, hoje telefonei para o arquivo e metade do pessoal está em formação em Lisboa por isso está um pouco mais lento mas não vamos perder a esperança assim que tiver informação passo.
Abraços
Ana Recio

Resposta

Link directo:

RE: Documentos do meu pai português

#160713 | papainoel | 24 jun 2007 03:43 | Em resposta a: #160317

Cara Ana Recio,
Como faço periodicamente vou me ausentar pelos próximos 10 dias, assim, espero que ao voltar, tenhamos sucessos em nossas pesquisas, digo, a senhora tenha sucesso! Esta minha anciedade me devora, mas fazer o que? Desejo-lhe um ótimo domingo e...até a volta se Deus quizer. Abraços, Sílvio.

Resposta

Link directo:

RE: Documentos do meu pai português

#162057 | papainoel | 06 jul 2007 20:36 | Em resposta a: #160713

Prezada Senhora Ana,
Estou de volta após duas semanas de ausencia, com extrema aflição em não receber nenhuma notícia daí, pois fico em local com pouca comunicação. É um paraiso, muito bonito, mas sem os confortos da vida cidadina como aqui e aí em sua cidade milenar. Estou ansioso por suas boas novas! Por favor me escreva....Abraços Sílvio.

Resposta

Link directo:

RE: Documentos do meu pai português

#162068 | recio | 06 jul 2007 23:40 | Em resposta a: #162057

Olá Silvio
Como lhe disse o pessoal está de ferias mas quando á tempo elas procuram, quando eu faço algum pedido a diretorapôe alguem a procurar mas sem pessoal é mais difici, eu telefonei na quarta feira dia 8 vou 1 semana para Madrid PENSO IR AO ARQUIVO NO DIA 17/18 irei ver o que faltar se não encontrarem antes posso trazer logo a certidão e talves mais algumas gerações.
Abraços
Ana Recio

Resposta

Link directo:

RE: Documentos do meu pai português

#162077 | papainoel | 07 jul 2007 00:13 | Em resposta a: #162068

Olá... muito obrigado pelo pronto atendimento! Caso eu soubesse como encontrar tais documentos, arriscaria um voo até aí. Mas, fica para depois, quanto tudo estiver resolvido, para comemorarmos com um bom vinho da raça. Tá bom?
Abraços, Sílvio

Resposta

Link directo:

RE: Documentos do meu pai português

#162103 | recio | 07 jul 2007 15:25 | Em resposta a: #162077

Olá Silvio
Tomara que venha até cá é bom sinal ,mas essa de comemorar co o tal vinho para mim é impossivel só se for com agua... e da torneira.
Abraços
Ana Recio

Resposta

Link directo:

RE: Documentos do meu pai português

#162119 | papainoel | 07 jul 2007 19:28 | Em resposta a: #162103

Querida Ana, agua de torneira?, você merece mais que issso, só por sua boa vontade, porem pendendo do pais, a agua é ótima, mas por que não um bom champgnhe? Com todo meus respeitos, se é de vossa vontade, beberemos água santa,que assim seja...Amém###Sílvio

Resposta

Link directo:

RE: Documentos do meu pai português

#162788 | papainoel | 16 jul 2007 04:38 | Em resposta a: #162103

Olá Ana, estou um pouco decepcionado com a resposta a minha consulta por e-mail ao Arquivo Distrital de Aveiro, recebida em 26/06/07,a saber:
"Ex.mo Senhor, Venho por este meio informar que foram feitas buscas nos passaportes nas datas de Maio de 1918 a Maio de 1919 e não foi encontrado o passaporte solicitado.Com os melhores cumprimentos. Isabel". Acredito que essa pessoa seja do vosso conhecimento lá no ADV. Bem, não muda muito o rumo dos fatos mas confesso que estou totalmente sem rumo. Será que ela só procurou por passaportes emitidos? Forneci os dados do meu pai, nome, data de nascimento, local,etc, será que ela não procurou por seu registro de nascimento? Bem Ana, conto com sua preciosa ajuda nesse sentido. Muito Obrigado. Fico aguardando notícias daí ou então orientação no que fazer! Abraços, Sílvio Albano

Resposta

Link directo:

RE: Documentos do meu pai português

#200917 | papainoel | 19 jun 2008 00:24 | Em resposta a: #162068

Cara Ana Recio,
Faz um ano, interrompemos nossas mensagens devido ao fato de não ter sido encontrado o assento do passaporte de meu pai, embarcado aí em Leixões, 1919.
Este fato interrompeu minhas pesquisas por este período, e agora, volto a sua presença, solicitando sua ajuda na continuidade de encontrar o assento do nascimento do meu pai portugues, Joaquim Hipólito Moreira Campos, nascido em 30/01/1904, em Oliveira de Azemeis. Conto novamente com sua ajuda.Muito Obrigado, aguardo por sua resposta.
Atenciosamente, Sílvio Albano Moreira Campos.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 05 mai 2024, 15:37

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen